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sábado, 27 de março de 2021

A teologia histórica o que Deus quer de mim e você

A História de Teologia Cristã é marcado por duas características significantes que a distinguem da maioria dos outros trabalhos de seu tipo, O primeiro é a audiência que ele quer alcançar. No início, Olson oferece sua razão para escrever este livro, observando que enquanto muitos trabalhos em teologia histórica estão disponíveis, pouco tem sido escritos para alcançar aqueles com pouca ou nenhuma formação teológica ou histórica. 

Olson buscou tapar este buraco na literatura escrevendo principalmente para “leigos e estudantes cristãos interessados numa ‘recapitulação’ da teologia histórica” (pag. 14). O autor não faz nenhuma reivindicação de originalidade; ao contrário, busca fazer uma contribuição a este campo especifico provendo um “panorama modesto dos pontos de especial interesse na teologia histórica cristã, para leitores que talvez não tenham o menor conhecimento ou noção desta história fascinante” (pag. 15).

Para este fim, Olson preparou um texto da fácil assimilação, com quase nenhuma menção de termos técnicos e com explicações claras de terminologia citada, onde seu uso é requerido. Além disso, Olson claramente prepara o contexto na qual foram desenvolvidas as ideias que ele discute e explica a importância delas para vida cristã e fé.

Uma segunda característica significante de seu trabalho é seu emprego da história ou narrativa. Olson explica que enquanto a “história” é percebida frequentemente como pouco mais que uma recitação enfadonha de datas e fatos, a narração de uma história extrai uma resposta mais positiva e evoca a atenção de leitores modernos. Ainda, como Olson aponta, a história consiste em grande parte na recontagem de histórias sobre as pessoas, eventos, e ideias que amoldaram o passado e que continua, para melhor ou pior, a influenciar o presente. A história de teologia não é nenhuma exceção a esta regra.

Então, Olson conclui que “pode, e deve, ser contada como uma história” e este livro “é fruto do esforço de contar bem essa história e de tratar com imparcialidade cada uma das suas tramas secundarias” (pag.13) 

Fonte da pesquisa: Franklin Ferreira doutorando em teologia, professor de Teologia Sistemática e História da Igreja no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil

Por conclusão, os evangelhos e seus principios elevados na teologia paulina na evangelização levam ao encontro e o acordo de que a transformação da cultura da sociedade a criar uma nova atitude da Igreja no sentido de vivenciar seus principios elevados com a transformação, abriu-se a probabilidade das mulheres  terem sua ordenação no ministério feminino e liderar as comunidades onde antes só seria permitido aos homens, mudanças que fazem de um sistema arcaico e seculares compreender melhor o que é a teologia histórica como frisou o escritor OLSON no seu trabalho simples de uma linguagem moderada ao alcance de todos que busque na fé e pela fé em Cristo.

O QUE DEUS QUER DE MIM?  "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é que o SENHOR requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu DEUS?." (Miquéias 6:8) Será que você, assim como eu, já fez essa pergunta? Será que nunca passou em sua mente ou te deu aquela vontade de saber o que DEUS realmente quer de você? Nós como cristãos fazemos tantas coisas buscando unicamente agradar a DEUS. Mas chega um certo ponto que bate aquela "dúvida" (se é que se pode chamar de dúvida), onde pensamos que tudo que estamos fazendo talvez não seja realmente do agrado de DEUS. "O QUE DEUS QUER DE MIM?". Mas saibam que essa pergunta tem resposta. No Novo Testamento encontramos a razão pela qual fomos criados: "Porque somos feitura Sua, CRIADOS em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS antes preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:10). Portanto, fomos criados por DEUS para praticarmos as boas obras pela fé. E quais são essas boas obras? O versículo em destaque dessa mensagem diz claramente o que DEUS quer de mim e de você, e quais são as boas obras que devemos realizar. Para entendermos o porque desse versículo, precisamos ler os dois versículos anteriores a esse. "Com que me apresentarei diante do SENHOR, e me prostrarei perante o DEUS Excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu

Primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma?" (Miquéias 6:6-7). Sabe o que isso tudo significa? Não são os muitos sacrifícios que DEUS quer. JESUS resumiu esses dois versículos em uma frase: "Misericórdia quero, e não sacrifícios." (Mateus 12:7). O que DEUS quer de mim não é o muito FAZER, mas é o SER a todo instante. Ter o caráter de CRISTO vale muito mais do que fazer sacrifícios para mostrar para DEUS alguma coisa. E o que DEUS quer de nós é que realizemos as boas obras sem cessar. Quais são essas boas obras? Vamos citar as três que estão no versículo chave, pois já é um grande passo para você cumprir o seu chamado. A primeira boa obra é PRATICAR A JUSTIÇA. " Aquele que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra." (Provérbios 21:21). O que DEUS quer de mim é que eu viva segundo a justiça de DEUS, pois se viver assim, encontrarei a vida, a justiça e a honra. Em outras palavras, se praticarmos a justiça, encontraremos a DEUS, pois só nele existe vida, a justiça e a honra. Além disso, o que vai dizer se sou filho de DEUS ou não são minhas atitudes de justiça. Acredite, isso é muito importante: "Nisto são manifestos os filhos de DEUS, e os filhos do diabo: QUEM NÃO PRATICA A JUSTIÇA NÃO É DE DEUS, nem o que não ama a seu irmão." (1ª João 3:10). O que DEUS quer de mim é que eu promova a justiça do Reino na vida de todos. Quanto à justiça divina, não podemos nos enganar. "Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ELE é justo." (1ª João 3:7). Sabemos que não é fácil, mas precisamos nos esforçar para sermos justos a todo instante. A segunda boa obra citada nesse versículo é AMAR A MISERICÓRDIA. Isso vem a ser amar incondicionalmente. Amar com o Amor de CRISTO, estando disposta a dar a vida por alguém se necessário. É ter compaixão e piedade, mesmo que as pessoas não mereçam (assim como nós não merecemos a Misericórdia de DEUS). Dentro dessa palavra, encontramos várias virtudes, mas a maior delas é o PERDÃO. Perdoar é amar a misericórdia. Em Mateus capítulo 5, quando JESUS abriu Sua boca para ensinar ao povo, anunciou as bem-aventuranças. Interessante que a misericórdia é a única que aparece no ato de "ser e receber". Por exemplo, os mansos herdarão a terra (Mateus 5:5), os limpos de coração verão a DEUS (Mateus 5:8), mas os misericordiosos são bem-aventurados porque eles alcançarão misericórdia. Agora, para entendermos a virtude do PERDÃO dentro da palavra misericórdia, vamos trocar essas duas palavras e citarmos a frase desse versículo novamente: 3 / 6

 "Bem-aventurados os que perdoam, porque eles alcançarão o perdão.". No capítulo seguinte do Evangelho segundo Mateus, JESUS confirma essas palavras: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso PAI Celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso PAI vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14-15). O que DEUS quer de mim é que eu ame a misericórdia, liberando perdão a qualquer custo (sendo que o maior custo pelo perdão já foi pago naquela CRUZ). E a terceira boa obra é ANDAR HUMILDEMENTE. A soberba é algo que nem mesmo DEUS suporta. "Antes, ELE dá maior graça. Portanto diz: DEUS resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4:6). Se quero mesmo estar debaixo da Graça de DEUS, preciso andar em humildade. Ser humilde é considerar os outros superiores a mim mesmos, buscando não somente os meus interesse, mas também os deles. "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos interesse dos outros." (Filipenses 2:3-4). O que DEUS quer de mim é que eu ande humildemente. Se tenho algum cargo superior no templo, isso não me faz ser superior aos outros membros, mas muito pelo contrário, pois não fui chamado para ser servido, mas sim para ser humilde, servindo a igreja com o coração aberto. Amados, não se deixem enganar. O que DEUS quer de nós é que tenhamos caráter para SER. Isso é muito mais do que ter forças para sacrificar. O maior sacrifício que você pode oferecer a DEUS é a sua própria vida, para que ela seja usada para abençoar a vida de outros. Amados, apesar desse maravilhoso versículo parecer estar "escondido" nesse livro do profeta Miquéias, nada do que foi dito aqui é novidade para nós. JESUS já tinha dito que muito mais importante do que viver dentro de quatro paredes fazendo sacrifícios, é ter misericórdia daqueles dos irmãos e daqueles que ainda não são. Quanto mais você amar as pessoas, mais você vai conhecer a DEUS. "Porque EU quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de DEUS, mais do que os holocaustos." (Oséias 6:6). Misericórdia é muito maior do que sacrifícios. O sacrifício aceitável a DEUS até hoje é unicamente sua vida. Sua própria vida em sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS é o que DEUS quer de você, pois somente assim você conseguirá realizar a Sua Vontade, praticando a justiça, amando a misericórdia e andando humildemente.no seu caminho, conhecendo a verdade e buscando naquele que sempre te ama e deus seu Filho unigenito para lavar os nossos pecados pregado no madeiro para nos dar a salvação em nome de Cristo Jesus somos salvos.



 TEOLOGIA HISTÓRICA POR QUE ESTUDAR

O escritor Roger Olson oferece uma introdução à teologia histórica que leva a sério as necessidades do leitor, de ter um texto acessível e interessante, sem sacrificar a profundidade de seu assunto. Olson ensinou na Faculdade Bethel, em Saint Paul, Minnesota, por mais de 15 anos, inclusive ministrando um curso no qual este livro foi baseado. Ele também é autor de vários livros de trabalhos populares acadêmicos. Ele assumiu recentemente a posição de professor de teologia do Seminário Teológico Truett, da Universidade Baylor.

A História de Teologia Cristã é marcado por duas características significantes que a distinguem da maioria dos outros trabalhos de seu tipo, O primeiro é a audiência que ele quer alcançar. No início, Olson oferece sua razão para escrever este livro, observando que enquanto muitos trabalhos em teologia histórica estão disponíveis, pouco tem sido escritos para alcançar aqueles com pouca ou nenhuma formação teológica ou histórica.

Olson buscou tapar este buraco na literatura escrevendo principalmente para “leigos e estudantes cristãos interessados numa ‘recapitulação’ da teologia histórica” (pag. 14). O autor não faz nenhuma reivindicação de originalidade; ao contrário, busca fazer uma contribuição a este campo especifico provendo um “panorama modesto dos pontos de especial interesse na teologia histórica cristã, para leitores que talvez não tenham o menor conhecimento ou noção desta história fascinante” (pag. 15).

Para este fim, Olson preparou um texto da fácil assimilação, com quase nenhuma menção de termos técnicos e com explicações claras de terminologia citada, onde seu uso é requerido. Além disso, Olson claramente prepara o contexto na qual foram desenvolvidas as idéis que ele discute e explica a importância delas para vida cristã e fé.

Uma segunda característica significante de seu trabalho é seu emprego da história ou narrativa. Olson explica que enquanto a “história” é percebida frequentemente como pouco mais que uma recitação enfadonha de datas e fatos, a narração de uma história extrai uma resposta mais positiva e evoca a atenção de leitores modernos. Ainda, como Olson aponta, a história consiste em grande parte na recontagem de histórias sobre as pessoas, eventos, e ideias que amoldaram o passado e que continua, para melhor ou pior, a influenciar o presente. A história de teologia não é nenhuma exceção a esta regra.

Então, Olson conclui que “pode, e deve, ser contada como uma história” e este livro “é fruto do esforço de contar bem essa história e de tratar com imparcialidade cada uma das suas tramas secundarias” (pag.13)

Fonte da pesquisa: Franklin Ferreira doutorando em teologia, professor de Teologia Sistemática e História da Igreja no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.

Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, jesus Cristo, homem, (1º Tm 2.5), Jesus Cristo é a segunda Pessoas da trindade isto é Pai, O Filho e O Espirito Santo, o Eterno que entro no tempo, o infinito e Imenso que se esvazio, o deus que se fez homem, o Senhor do universo que se fez servo. Sendo bendito pela vontade do Pai fez-se maldição, para que nós, filhos da ira, filhos do pecado fossemos abençoados com toda sorte de benção.

Sendo santo fez-se pecado para que fossemos resgatados da condenação, do poder e da presença do pecado. Jesus é o Caminho que nos leva até Deus através do seu filho Jesus Cristo nosso mediador que mesmo sendo verbo se fez carne e se vestiu de pele humana para revelar-nos a graça e a glória do Pai Celestial, Jesus é o caminho que nos conduz a Deus, é a porta de entrada por ela sendo revelada ao entrarmos a graça do céu Jesus é o nosso conciliador, mediador, e vem para nos reconciliar com Deus, Jesus mesmo sendo o  singular pela natureza de pessoa como pela exclusividade da sua obra.

São categóricas ao afirmarem as Escrituras Sagradas em dizer que há somente um Deus e um Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem. Só tem uma porta de acesso ao céu e essa porta é Jesus; tem outros caminhos que te leva a algum lugar, isso é pode te levar a morte sem Jesus, e isso não é nenhuma alegria para o Senhor.

Com Jesus nós estamos comissionados a derrubar os muros que nos separa das bençãos do Senhor, para isso são necessários força de vontade e muita fé, pensar em travessar os mares das águas que nos separa do Senhor e dos nossos irmãos, derrubar os muros, mas não apenas deixar os entulhos atrapalhando ‘o caminho’ para seguirmos, nesta fase devemos olhar o outro a distancia nas ondas, levando aqueles que ainda não conheceram a jesus e devemos fazermos ligações com eles através de uma ponte para conduzi-las ao caminho da fé e da felicidade para encontrar a porta verdadeira que é jesus o nosso salvador

 

sexta-feira, 19 de março de 2021

A PALAVRA DE DEUS Colossenses 3.21

  

A DISCIPLINA É IMPORTANTE

 

Como os textos referidos no versículo (Mt 23:30). A disciplina é um processo que leva vinte anos e envolve pais, escola, igreja, e outros elementos. A tarefa dos pais são guias para uma vida de responsabilidade e amadurecida. E isso demanda tempo, e exige muita atenção, aliás, atenção dobrada se quer preparar os filhos para uma vida de respeito, uma vida reta, decente para seu bem e o dos outros.

 

Parece missão tão pesada e difícil, mas a disciplina se torna fácil quando a criança se sente amada. Quando se sente rejeitada, a disciplina fica muito pesada. E a reação com ira, com hostilidade, com ressentimento somente surge quando não existe um elo de amor forte.

 

E que diz a Palavra de Deus? Colossenses 3.21 diz: “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fique desanimado, lembre-se que a criança é um feixe de energias e emoções que precisam ser Eles demonstram qual tipo de educação lhe é aplicada, onde muitas vezes não é dele a culpa e sim por mimar muito, é tarefa ordenadas”. A criança, então, é o cartão de visita dos pais. Não se esqueçam disso; dos pais coordenarem o comportamento dos filhos.

 

Terapeutas de família, psicólogos já têm um resumo da história da família e dos relacionamentos internos, das alianças dentro daquela casa somente pela conduta da criança quando entra no consultório ou quando está com os pais. Esses profissionais veem a criança, e percebem como é a vida em casa. Isso quer dizer que para a criança ser disciplinada, necessário é que os pais se disciplinam.

 

Há uma diferença entre "castigar" e "disciplinar". São coisas diferentes. Não estamos falando de castigo, mas, de disciplina. Porque castigar é vingar-se, disciplinar é colocar em ordem. Esses textos de Provérbios: O que retém a sua vara aborrece a seu filho; mas o que o ama, há seu tempo o castiga (Pv 13: 24)

"Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga". "Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a a ti com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol”.

Mas vamos lembrar que a vara era usada pelo pastor no Oriente (com o ainda o é). Era usada para guiar, e não para bater ou espancar a ovelha; o lobo sim era espancado. A vara era usada para consolar, é como diz o Salmo 23.4.

 

"Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”.

Lembre-se de que Deus o colocou como responsável pela disciplina dos seus filhos. E se isso acontecer de acordo com a Sua Palavra, você vai ter a Sua aprovação, e a bênção dos céus. E a obediência do filho não é opcional nem é desejável.

 

A Bíblia diz que a obediência é exigida. Lembre-se de que você é uma autoridade na sua casa, é autoridade para os seus filhos porque Deus o fez assim, e se ele não aprender autoridade que é o irmão, a irmã, lá fora ele também não vai dar muito valor à autoridade. Mas ela vai buscá-lo onde ele estiver.

 

Os pais foram feitos para dar. Há uma história contada por Jesus na qual o pai deu tudo o que tinha: deu ao Filho Perdulário que retornou para casa: um abraço, novas vestes, um banquete, uma nova dignidade. E diz a Bíblia que também Deus nos deu: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16)

Procure na sua Concordância Bíblica a palavra "dar". Veja que enorme lista do verbo "dar" na Bíblia, porque a Bíblia é o livro da doação, é o livro do grande amor de Deus, do Grande Amor todo o tempo. A paternidade e a maternidade têm um preço, um alto preço, um elevado custo. A Deus, a paternidade custou o próprio Filho, Jesus; e a nós, a paternidade ou a maternidade custa tudo! Mas sabe o que a Bíblia diz a esse propósito? Diz: "Eis que pela terceira vez estou pronto a ir ter convosco, e não vos serei pesado, porque não busco o que é vosso, mas sim a vós; pois não são os filhos que devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos”.

 

E disse: Se ouvires atentos a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara. (Êxodo 15:26) Deus é pai, ele quando te recebe com festa nos céus ele te recebe por inteiro, não fica dando uma mãozinha que Deus não precisa, Ele te quer por inteiro, e como foste uma criança, Deus se alegrou com o teu primeiro engatinhar, teu primeiro passo, agora cresceu ao lado de Ele, venha para Ele.

 

Impossível um pai se alegrar somente porque o nenê deu o primeiro passo, ele ora e pede a todos os momentos que o cresça e torne-se um homem, ele jamais gostaria de ter um filho engatinhando por toda uma vida, e vivendo apenas no secular. Jesus tem essa alegria para com o pai, porque Jesus foi o único filho gerado por DEUS, nosso filho é criado por Deus, ninguém faz filho como dizem por aí com essa juventude fazer filho, quem faz filho são os artistas de escultura, isso eles fazem, exemplo popular de um escultor, quando esculpiu a estátua de Pedro em Roma pela perfeição disse fala? E chamou atenção com desfecho de um martelo no dedo da escultura e quebrou o pedaço, aí sim ele fez, eles fazem, Deus gerou, Deus criou e filhos nossos são crias.

 O DIA DAS MÃES

Em muitas igrejas celebram dia das mães, houve algumas homenagens, umas louvaram ao Senhor Jesus, pela mãe que lhe concebeu Maria, outras e muitas outras viram em figuras expressivas na história como o monge Martinho Lutero; (1483-1546); o grande teólogo Jerônimo, doutor da igreja, teólogo, historiador cristão ortodoxo (347-320). Outros seguiram o pensamento para este dia no contemporâneo de uma figura expressiva do evangelho Billy Graham (1918-2018). Mas poucos exaltaram o nome de mulheres na vida cristã como exemplo bíblico, já que estou falando de um culto evangélico em dia das mães, explano alguns nomes a seguir:

"MAMÃE" O que é ser mãe? Esta é uma pergunta que gera muitas respostas. O dicionário Aurélio de língua portuguêsa, além de lembrar da característica da geração de filhos, qualifica a palavra “mãe” como uma “pessoa muito boa, dedicada, desvelada”; alguns falam que ser mãe é uma missão; outras, um privilégio.

Mas como em qualquer outro lugar, existem “mães” e mães,quando chegar a data comermoraqtiva ao dia das mães, lembre-se que todas elas nós devemos lembrar, respeitar e queremos desejar as mais ricas bênçãos e desafiá-las: será que vocês, mamães, conhecem os variados temperamentos e atitudes (tanto boas como ruins) de mães na Palavra de Deus? Desejamos a mostrar algumas mães na história cristã:

 

1) A MÃE CHAMADA EVA: Eva foi a primeira mulher, espôsa de Adão e mãe da humanidade (Gn 3.20). Junto com Adão, Eva foi enganada por Satanás (Gn 3).

2) A MÃE CHAMADA SARA: Esta foi uma mãe que teve um filho na velhice (Gn 21.1-2). Em outras palavras: foi mãe porque creu na bênção de Deus sobre sua casa.

3) A MÃE CHAMADA REBECA: Ela foi mãe de dois povos. (Gn 25.21-22). Ela é considerada mãe da igreja.

4) A MÃE CHAMADA LIA: Mães, não sejam aborrecidas como Lia (Gn 29.31).

5) A MÃE CHAMADA JOQUEBEDE: Agraciada por Deus, criou o seu filho com uma pensão dada pelo Estado (Ex 2.7-9). Parece até o programa bolsa família, não é? Isso foi por causa da filha de Faraó que queria o menino, chamou de Moisés e salvou o povo pelo deserto, quando deixa o palácio e deixou de viver nele.

6) A MÃE DE SÍSERA: esta foi uma mãe que esperou o filho que nunca voltou do campo de batalha. Sísera foi morto por outra mulher, conforme Juízes 5.28.

7) A MÃE CHAMADA NOEMI: esta foi uma mãe que muito sofreu (Rt 1.19-21).

8) A MÃE CHAMADA RUTE: mãe estrangeira e protegida pelo Senhor (Rt 4.10).

9) A MÃE CHAMADA ANA: Perseverante em oração por seu filho (I Sm 1.10-11).

10) A MÃE CHAMADA ABIGAIL: Você conhece a mãe prudente (I Sm 25.18-35)?

11) A MÃE CHAMADA BATE-SEBA: apesar de toda história, esta foi uma mãe que fez um pedido inadequado para o filho de outra mulher (I Re 2.19-24).

12) A MÃE CHAMADA JEZABEL: Além se ser péssima esposa, incitando o esposo para o mal, era uma mãe com o coração perverso (I Re 21.7,25).

13) A MÃE CHAMADA ATALIA: usurpadora do trono do rei de Judá (II Re 11.11).

14) UMA MÃE DE SAMARIA: que tristeza; esta foi uma mãe que matou, cozeu e comeu seu próprio filho numa época de terrível escassez em Israel (II Re 6.28-29).

15) UMA MÃE SULAMITA: mãe que, mesmo tendo o seu filho falecido, disse ao profeta Eliseu, homem de Deus, que tudo ia bem. Que exemplo! (II Re 4.26).

16) A MÃE CHAMADA RISPA: protetora. Esta mãe não permitiu que as aves do céu nem os animais do campo dilacerassem os corpos de seus filhos (II Sm 21.9-10).

17) A MÃE CHAMADA MARIA: mãe de Jesus; procurou ser uma mãe submissa à vontade de Deus e que ensinou seus filhos a temerem ao Senhor (Lc 1.38).

18) A MÃE CHAMADA ISABEL: sendo esposa de Zacarias, teve um filho especial (no bom sentido): João Batista, homem cheio do Espírito Santo já no seu ventre (Lc 1.15,41).

19) A MÃE CANANÉIA: com grande fé luta por sua filha (Mt 15.28).

20) A MÃE DE RUFO: A Palavra de Deus menciona que a mãe de Rufo era como uma mãe para o apóstolo Paulo (Rm 16.13).

21) A MÃE CHAMADA EUNICE: Eunice, mãe de Timóteo, foi mãe de uma fé não fingida. Seu filho tornou-se um grande Pastor (II Tm 1.5).

Lembre-se de demonstrar todo amor para com sua mãe neste dia. Faça como o Salmo 131.2: “como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”.


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sexta-feira, 12 de março de 2021

BUSCAI NO SENHOR a sua causa Pr. Valdeci Fidelis - PDF Download grátis

BUSCAI NO SENHOR a sua causa Pr. Valdeci Fidelis - PDF Download grátis

 
Estarei publicando semanalmente capitulos deste pequeno livro de minha autoria: Buscai no Senhor a Sua Causa. Deus abençoe!


BUSCAI NO SENHOR a sua causa 2021 Valdeci Fidelis 
Deus Pai soberano, poderoso e sábio de justiças que não falhas, mandou que o sol se abrisse e produzisse luz para da vida. 4  Nós começamos a oração assim: Creio em um só Deus, Pai, todo poderoso criador dos Céus e da Terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Falamos que Jesus é o Filho Unigênito de Deus, que Deus é verdadeiro, afirmo que Ele foi nascido antes de todos os séculos, e veio para que os homens tenham salvação, e por que foi crucificado, padeceu e sepultaram, confirmamos que foi por Pôncio Pilatos. Tudo isso está confirmado nas Escrituras Sagradas, aceitamos que ele há de vir em sua glória e o seu reino não terá fim. Creio em Deus é mais importante, a fonte das outras verdades respeitantes do homem. Ao mundo e á nossa vida de crentes em Deus. Recorde sempre o agravo, porque o homem não deve esquecer o que foi lhe grato, e o que foi ingrato, como dizem os manuais de boa conduta esqueça tudo e vida nova, uma coisa alenta o Espírito, outra adestra o nosso juízo, devemos amortecer seus efeitos de causa em tudo dai graça, sobre o nosso coração, sobre a alma, tornar sua mente e seu coração um superador e consolador de dificuldades e permanecer livre de todos os efeitos nocivos.

6 Jamais cometa a leviandade de se deixar levar sua atenção por nenhuma outra pessoa oferecida que você não conheça seu caráter; você deseja superar espiritualmente, digo: você aspire a uma posição confortada e confiável, deverá esperar sem pressa, pois o Senhor Deus deve cuidar de tudo por você e sem pressa alcançará seus objetivos, do contrário à oportunidade se afastará de você. E deve compreender que você é algo sagrado, porque sagrados foram às tuas lutas e padecimentos que você teve através da fé em Cristo, obedeça ao desejo de Jesus, o apostolo Paulo escreveu: Irmãos, vocês foram chamados para a liberdade para dar ocasião à vontade de da carne ; ao contrário sirvam uns aos outros mediante o amor. Toda a Lei se resume num só mandamento: Ame o seu próximo como a ti mesmo. Mas se vocês se mordem e se devoram uns aos outros, cuidados para não se destruírem mutuamente. (Gl 5:13-15). Não se preocupe com as festa; ainda que comerem o natal, pois é uma fração no tempo, que muito tem haver com nossa vida, e você deve aproveitá-lo porque se não o fizer, ele passará em silencio, é como a sombra do corpo, sem ação.

7  Por isso digo: Vivam pelo Espirito, e de modo nenhum satisfarão o desejo da carne, pois a carne deseja o que é contrario ao Espirito; e o Espirito o que é contrário a carne. Cuide bem de sua renda econômica, seu gasto pode comprometê-lo em um desequilíbrio, lembre que o pouco que temos como o muito, tem que ser preservado (Ef. 2:4). Lembre-se que o maior bem que você tem é sua própria cultura espiritual e intelectual, sua ascensão à erudição e absorção aos pináculos do saber sobre a vida daquele que é o nosso Redentor, seja um guardião permanente desses bens, vigia os movimentos e atos de sua vontade e se arme com a armadura de Cristo Jesus (Cf. Efésios 6:13). O ser humano é propenso a se deixar invadir pelas emoções, tristezas, coisas violentas, amargas, ou ingrata que recebe isso alteram o caráter e azeda a saúde, ao sentir que suas dificuldades aumentaram, e forem duras, não a suavize. Faça da fé sua arma de lutas; da vitória um ensinamento, derrube estas fortalezas (Hb 11:30), torne doce seu sabor se for amarga, e verificará que este conselho com base na fé.

8  Muitos homens vencedores afirmam: em meio às lutas, trabalhou duro e sempre com muito entusiasmo e empenho, os que viveram confiados sempre na fé em Deus, e ouviam a palavra, o que jamais defraudou. O valor da fé é uma força em extremo na pratica da fé, e te levará ao triunfo. Você não deverá remediar nada, siga o exemplo no pensar e no atuar, o medo é um deprimente: Aflige, amargura, angustia, entristece e tortura como uma prisão escura e tudo se tornam triste. Se você quer aperfeiçoar sua vida em Deus, seja outro novo homem, não deixe nada nela em parte alguma sem modificar. Mude-a totalmente, o temor se houver, pelo valor, e sentirá alegria de um novo renascer em Cristo. Não desperdice a vida nada fútil jamais, não a malgaste. O contrário poupe-a, porque poderá fazer uso dessa poupança, ao chegar à idade em que declina os ardores da sua juventude, essa seiva será o Espírito Santo, que habitará e te conduzirá em toda existência estendida ao longo de sua vida.

9  Em meio às lutas, quem trabalhou duro e sempre com muito entusiasmo e empenho, os que viveram confiados sempre na fé em Deus, e ouviam a palavra, o que jamais defraudou. O valor da fé é uma força em extremo, praticar a fé te levará ao triunfo. Você não remedeia nada, siga o exemplo de, no pensar e no atuar, o medo é um deprimente: aflige-te, ansiedade, aborrece, desgosta e mortificação como um cárcere tenebroso e tudo se desandam deixa infeliz. Se Deus tem todo poder e você buscar no Senhor de todo coração, sem murmurações, pensamentos contrários, sem ações que são maculadas na sua congregação, sua igreja que é sua casa santa de Deus, como falou "Eu e minha casa serviremos ao Senhor" Jesus te ouvirá e te abençoará. Apesar da era é de admirar que essa seção de orientação comece com a buscai no Senhor, não sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas, você percebe que não deve ser tão simples assim como seria as ovelhas no meio dos lobos, sendo bom que vigiemos sempre as nossas atitudes para com os outros, não corrigir defeitos por que sendo cristão deve-se mostrar um caminho melhor que leve a felicidade.

 10  Se você quer se aperfeiçoar em Deus, um novo homem, não deixe nada nela em parte alguma sem transformar pelo valor que você tem para Deus, e sentirá alegria de um novo renascer em Cristo. Não desperdice a vida jamais. Ao chegar à idade em que declina os ardores da sua juventude, o Espírito Santo, que habitará e te conduzirá em toda existência estendida ao longo de sua vida. Dá vida presente, é brevidade, e da vida é uma das razões verdadeiras e mais salutares que se refere à paciência na adversidade da própria vida, de desapego na prosperidade e em qualquer circunstância deve levar-nos a praticar o bem. A vida terrena é luta contínuo, um combate sem trégua, com toda a razão, nos lembra de que este mundo é um vale de lagrimas, mas onde houver força e resignação para suportar e vencer será vitorioso. O verdadeiro amor a Deus compreende ser o sofrimento uma grande virtude como foi ao patriarca Jó (1:2-19), uma grande graça, certos de que não há melhor ocasião de provar a Deus o seu amor do que sofrendo com alegria.

11 10 Dá vida presente são brevidades, a vida é uma das razões verdadeiras e mais salutares que se refere à paciência na adversidade da vida de desapego na prosperidade e em qualquer circunstância; deve levarnos a praticar o bem. A vida terrestre é luta continua, um combate sem tr égua, com toda a razão, lembrar de que este mundo é um verdadeiro vale de ossos secos; vale de lagrimas, mas onde houver força e resignação para suportar e vencer.11 Aqueles que têm muita fé e verdadeiro amor a Deus compreendem ser o sofrimento uma grande virtude como foi aos patriarcas uma grande graça, certos de que não há melhor ocasião de provar a Deus o seu amor do que sofrendo com alegria, auxiliados pela certeza que tais sofrimentos são de pouca duração.12 Toda alma cristã que vive da fé se conforta e sente-se animado em saber que as misérias das histórias diante de Deus e digna de recompensa, o Senhor em sua bondade infinita dispôs tudo tão indispensáveis na ordem das coisas que o tempo de provação seja de pouca duração e a recompensa é eterna. Apostolo Paulo aconselha: Consolai-vos uns aos outros com estas palavras. Que o próprio Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou e nos deu eterna consolação e boa esperança pela graça, Deem ânimo ao coração de vocês, e os fortaleçam para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras (1Tess 4: O pouco tempo de vida presente é um motivo para desapegar o nosso coração, na prosperidade, se o sofrimento e a provação podem ser perigosos, expondonos às murmurações, ao desânimo e à revolta, a prosperidade é ainda mais perigosa. Poderá induzir-nos ao esquecimento de Deus e da vida eterna, a negligenciar a salvação da nossa alma e apegar-nos aos bens terrestres. "usa-me Senhor.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL


 

 RESTAURAÇÃO ESPIRITUAL É BOM PARA SAÚDE

Sabemos que para cada nação tem havido, em cada época, um ideal dominante. Para os gregos foi o desenvolvimento intectual e artístico; para os romanos as conquistas militares; para os indús. a calma filosófica; para os egípcios a erudição religiosa. Essas coisas ficaram no passado. No presente momento, o ideal que vemos cativar os povos livres é a acumulação de riquezas.

O homem e a mulher de hoje, busca o sucesso simultâneo de aquisição de bens materiais, em todos os ideais, é este o que menor valor tem de real. Quando Jesus Cristo disse E ainda vos digo que é mais fácil a um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que a um ricaço entrar no céu (Mt 19.22-24) o que fez e o que faz o homem para ser candidato ao reino de Deus, quando  se esforça para ajuntar riquezas, ele se distrai do propósito de se aperfeiçoar, moral, mental e fisicamente, e perde de vista o seu grande alvo, a exemplo do aluno  estudioso, que não se capacita para a provação final.

Como O Filho de Deus vai te aprovar para você se apresentar diante do Senhor Jesus como verdadeiro ceifeiro da casa do Senhor? Ainda é tempo e podemos lutar vitoriosamente em prol da nossa própria salvação. Somos fracos, estúpidos incapazes? Temos menos virtudes que nossos semelhantes?  Consideramo-nos incapaz inferiormente aos outros? Será que fracassamos sempre nos momentos críticos? A consciência das nossas falhas acometidas por nós mesmos afasta a esperança do êxito? Se for assim a culpa cabe a nós mesmos.

Precisamos observar que a cada dia, a cada hora, cada minuto podemos construir ou destruir. Estamos sempre edificando ou demolindo, o que? A nossa natureza moral, física e espiritual, a nossa pessoa como um todo, esse processo de restauração ou recuperação do indivíduo não depende inteiramente dos pais, nem do ambiente, nem do acaso, e menos das circunstâncias; depende principalmente de nós mesmos, da nossa boa vontade e honestidade para com nós mesmos, agora que já somos adultos, não existem desvantagens; há, isso sim, oportunidade para pensar decidir e agir.

A nossa vida por si mesma é complexa, suas leis, porém, são simples.  A saúde é difícil de defini-la, mas suas leis são fáceis de enunciar e de seguir. É tornar essas leis conhecidas – ministrar os homens e as mulheres a serem sadios em todos os sentidos e auxiliá-los a realizar o mais nobre de todos os ideais, que é a "restauração" de si mesmos – essa é a missão que nos propomos a cumprir em nossas vidas.

Precisamos entender que Jesus quis dizer com suas palavras sobre o rico, de o camelo entrar no reino do céu; é que a luz das leis da saúde, as doenças não são hereditárias. Podemos, sem nenhuma incerteza e sem dúvida, herdar fraquezas, tendencias, predisposições, que, não sendo combatidas, desempenham sua parte na gênese ou (começo) de doenças crônicas conhecidamente como as hipertensões, diabetes e outras, em geral desenvolvem, porém, a enfermidade é o resultado das próprias extravagancias pessoais.

O livro do profeta Isaías  descreve “ Mesmo na sua velhice, quando tiverem cabelos brancos, sou Eu aquele, Eu os fiz e Eu os levarei; Eu os salvarei (Isaías 46.4). Assim como na velhice em si mesma também não são hereditária, podemos, sem dúvida, como as ambições caminham para bens materiais;  também não acarreta doença, não há razão para uma pessoa  da casa dos cinquenta anos ou sessenta sofrer do fígado, do estômago, do intestino, da bexiga, dos rins, do coração, ou para queixar-se de arteriosclerose ou hipertensão arterial. São resultados dos abusos, e são causas de sofrimentos patológicos e não fisiológicos.

São resultados dos abusos contra a natureza e não pela idade. É verdade que nossas forças vão se diminuindo, porém os tecidos não se arruínam com o avanço da velhice. A saúde e a doença, tudo é uma lei de causa e efeito. Não acalentamos, que nosso Deus tenha feito uns fracos e doentes e outros são fortes. Essa idéia é errônea e blasfêmia. Nós humanos infringimos as leis da natureza. Essas leis são leis de Deus o criador de todas as coisas conforme o livro de Gênesis 1.1-31 ou João 1.3; Salmos 33.6. Sãs leis de Deus, e, por isso, ficamos enfermos por culpa exclusivamente nossa.

É, pois, nosso dever religioso viver em obediência as regras da higiene mental, espiritual e física, para conservar a saúde. Ficar doente segundo as Escrituras é pecado. Doença nunca vem sem uma causa, todos os médicos que consultamos dizem as mesmas coisas; sem dúvida é o próprio ser humano o homem que provoca as causas de suas enfermidades. Nós mesmo é que fazemos doentes e culpamos alguém dizendo que é hereditário ou alguma coisa de – Deus, os médicos, os micróbios, o clima e não nos lembramos de culpar-nos a nós mesmas. Creio que o que precisamos é deixar de fugir das nossas responsabilidades: fazer uma revisão cabal do nosso modo de viver, uma completa reforma e restauração dos nossos hábitos, que não tão difícil de controlar se buscar-nos no respeito a natureza.

Não existem alegria maior do que a saúde em nossa vida, diz o Senhor Jesus sobre o maior dos tesouros, livro de 2 Coríntios diz: Mesmo sendo nós fracos, Deus nos escolheu, para colocar em nós o seu tesouro (2 Co 4.7) Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, sejais de nós quando temos em nós o precioso tesouro que é Jesus, assim não sentimos a falta de nada. Você poder ser um gigante intelectual, mas se viver adoentado, suas ações serão semelhantes às de um anão. Se tiver boa saúde a circulação boa, sangue limpo, digestão eficaz, trânsito intestinal livre, fígado, pulmão, etc, hígidos, a sua capacidade de realização quase não conhecerá limites

Mesmo que você não possua muito preparo escolar, mais cedo ou mais tarde terá sucesso, desde que você tenha boa saúde, porque coexistem no mesmo individuo um bom ou ótimo intelecto e um mau fígado, em muitos casos, é preferível que tenha uma mente menos brilhante aliada a uma constituição mais vigorosa. A boa saúde vale pelo menos metade dos dotes intelectuais. Uma arroba de energia com um quilo de talento, a imaginação e o critério, a firmeza e a eloquência, o conhecimento cientifico e a inteligência, são tanto mais úteis quanto mais ajudadas pela saúde física integral.  Nosso corpo consome aproximadamente um terço daquilo que comemos, os outros dois terços vão sendo levando aos postos de saúde as UBS’s, dai esses dois terços ficam com os médicos que tenta te controlar para que você recupere a saúde perfeita, que muitas das vezes já se encontra deteriorado por causa das doenças crônicas

O Brasil tem uma média de dois médicos para cada mil habitantes, incluindo o SUS e outros planos; dimensão bem abaixo do ideal, sem falar da distribuição desigual dos profissionais pelo território nacional. O pagamento inferior à da rede privada afasta os médicos de nobreza do SUS e a falta de incentivos que estimulem sua participação ativa acaba desinteressando os colaboradores (médicos, enfermeiros, radiologistas. Você sempre houve a frase quanto antes se inscrever na fila do SUS melhor porque está sempre no começo.

Algumas medidas podem ser tomadas para melhorar a produtividade dos profissionais da saúde, dentre elas, promover treinamentos para os novos colaboradores ou fornecer aos colegas capacitações e palestras para mantê-los atualizados sobre as inovações na área. Estabelecer metas qualitativas e quantitativas em conjunto com o time é um passo para estimular o trabalho da equipe e formar mais produtividade. Assim como gratificações por desempenho com base nos resultados obtidos. Tenha hora certa de comer, tenha um intervalo de cinco (5) horas ou seis entre uma comida e outra, faça duas ou três refeições diária e seja vegetariano, lembrar que as refeições devem ser de até 3 vezes ao dia no máximo, sendo a primeira mais forte do que a segunda, e a terceira a mais leve

Beber de seis ou mais copos de água por dia. Evite bebidas prejudiciais à saúde. Levantar sedo e deitar-se a hora certa. Dormir 8 horas por noite. Distribua seu tralho de maneira que possa atendê-los no tempo determinado por você que tenha horas para recreio, meditar e estudar outras coisas. Faça exercícios físicos, espirar ar puro, no campo, ficar fora da cidade o tempo que poder; evitar a sensualidade, preservando as paixões animais com o domínio da razão. Fuja dos aborrecimentos em todas sortes de emoções, cuide do seu intestino com uma limpeza intestinal, que tenha sempre o trânsito livre, evite fumo, álcool, as drogas, a carne, os temperos picantes, também o cafezinho, porque quase tudo são prejudiciais a saúde.  

Este texto tenta explorar a mente humana do homem e da mulher para dizer que Deus não fez sua imagem e semelhança para morrer, a morte vem do pecado pela desobediência, a obediência de Jesus com o Pai era tão perfeita que Deus permitiu que se cumprisse  a promessa de salvação, Jesus quando na sepultura não estava morto, vieram os anjos e tiraram Ele e o levaram, prova disso é que ele apareceu depois de 40 dias a Simão Pedro, Tomé, Natanael, no Lago Tiberíades, no Atos dos Apóstolos,  Lucas descreve que Jesus aparece para os seus discípulos após a sua morte e fica com eles por 40 dias antes de ascender. Lucas ainda descreve aparição de Jesus a Paulo, uma voz poderosa fala ao apóstolo e uma luz cega na estrada para damasco.

Lembre-se do Salmista Davi,  no momento de angustia ele rogava a Deus assim: 

"Ouve, Senhor, a minha oração, e inclina os teus ouvidos ao meu clamor; não te cales perante as minhas lágrimas, porque sou para contigo como um estranho, e  e pregrino como todos os meus pais". (Sl 39.12)

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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

BUSCAI NO SENHOR. a sua causa Valdeci Fidelis - PDF Download grátis

BUSCAI NO SENHOR. a sua causa Valdeci Fidelis - PDF Download grátis: BUSCAI NO SENHOR a sua causa 2021 Valdeci Fidelis Deus Pai soberano, poderoso e sábio de justiças que não falhas, mandou que o sol se abrisse e produzisse luz para da vida na terra, dai-me a divina unção

domingo, 17 de janeiro de 2021

OBREIRO COMO SE PORTAR NOS CULTOS

 Credito: Por Amanda Natal Carlos Fonte: Docplayer.com para Igreja Evangélica de Missões

 1 Postura do Obreiro nos Cultos Nossos cultos e reuniões são importantes e solenes, exigindo de nós a mesma postura tanto em um culto de domingo a noite cheio de visitantes quanto em uma madrugada só com a igreja. A responsabilidade e seriedade é a mesma. Lembramos que a igreja é dividida em grupos de assistências, mas, o obreiro deve cuidar da igreja como um todo (Corpo) tem sua responsabilidade todos os dias com cultos, independente do grupo de assistência que estiver atuando naquele dia. Reunião do Grupo de Assistência A reunião do grupo de assistência não deve exceder 10 minutos. O obreiro deve identificar os enfermos do grupo, marcar visitas,consultando ao Senhor no corpo, levar ao grupo a oração pelas necessidades dos irmãos e pelo crescimento espiritual do grupo de assistência e pela manifestação dos dons espirituais para o culto do dia. Nesta reunião é definido também quem ficará na porta, quem participará da limpeza e outros, tudo sem perder a comunhão com Deus. É função do obreiro levar o grupo de assistência a entender a responsabilidade com o culto profético. Madrugada Deve-se fazer orações relacionadas ao motivo do mês, motivos da coordenação e os motivos da igreja local. O obreiro deve estar vestido adequadamente, com camisa por dentro da calça, sapato ou tênis, evitar calça de moletom, chinelos e camisas com estampas estranhas. Nada impede a manifestação dos dons espirituais em nossas reuniões, especialmente nas madrugadas. Porta/ Portão Receber bem a igreja a os visitantes saudando-os com a paz do Senhor indiscriminadamente, auxiliar os idosos, conduzir os visitantes até o lugar aonde vão se assentar, sempre com sorriso nos lábios e simpatia. Nada de cara feia, mal-humorado. É melhor que indique outro para essa função se estiver com algum problema. As mãos devem estar livres para qualquer eventualidade sem bíblia e coletânea nas mãos quando estiver na porta e no portão. Reunião Para Busca do Culto Profético Esta Reunião geralmente se inicia às 19:00hs com a presença dos irmãos do grupo do dia. O obreiro deve levar os irmão a comunhão e sensibilidade

2 para ouvir a voz do Senhor e alcançar pela misericórdia de Deus os dons espirituais para o culto (lembrando que os dons devem vir de casa). Após a consulta dos dons alcançados deve-se compartilhar com todo o grupo a interpretação dos dons, nunca desprezar as colocações feitas pelos irmãos especialmente dos novos na fé. A relação de louvores deve seguir a seguinte ordem: Clamor pelo sangue de Jesus; Dedicação; Glorificação / corinhos e outros. Período de louvor.  O período de louvor não é apenas um momento em que cantamos louvores ao Senhor, é um momento em que a igreja precisa alcançar comunhão com Deus, momento de libertação. O obreiro que estiver no período de louvor deve ser o primeiro a receber a sua porção e depois com o coração cheio levar a igreja à comunhão com o Senhor fazendo-a transbordar com o Espírito Santo. Às vezes não se faz necessário cantar todos os louvores da lista, porque em um só louvor, o Senhor pode derramar a sua porção para aquele culto. 

O obreiro deve estar sensível a voz do Senhor e discernir o momento em que o Espírito Santo está operando no meio da igreja através do louvor, o obreiro não deve ter pressa em pedir o próximo louvor da lista. Nunca pedir entre louvores três (3) glorificações consecutivas. Se uma oração for longa demais e fora do Espírito, apaga o fogo em que a igreja se encontra e interrompe a comunhão com o Senhor... Mensagem: Em primeiro lugar só devemos pregar aquilo que vivemos; lembramos que a palavra é uma espada de dois gumes, corta dos dois lados, ou seja: É para quem ouve e para quem prega também. Exemplo: Se você pregar amor, Deus vai te provar para saber se você realmente tem amor, se você pregar fé, Deus vai provar sua fé. A mensagem tem que ser atual: Pregar aquilo que está sendo pregado na Obra como um todo, o que está sendo pregado nos seminários. Ex: Salvação, heresia e apostasia, mordomia e servo devedor. Por este motivo é importante a participação dos obreiros nos seminários. A mensagem tem que ter começo, meio, e fim. Introdução Desenvolvimento Conclusão

3 Após a leitura da palavra deve-se explicar o que foi lido para entendimento dos visitantes, aplicando em seguida a revelação da palavra e concluindo com o apelo final conforme o objetivo da mensagem, seja para salvação, encorajamento ou exortação. Os dons espirutais devem ser inseridos na entrega da mensagem, o visitante nem sempre está preparado pra ouvir os dons na integra. É aconselhável ler poucos versículos para não tomar muito tempo e para não tornar a leitura da palavra Ascansativa. Assistência Após o Culto Após o culto os obreiros devem se posicionar na frente da igreja para iniciar a assistência do púlpito para o final do templo. Após orar pelo visitante, não se deve formar um paredão de homens no fundo do templo, isso assusta qualquer visitante, após a oração o obreiro deve retornar para frente da igreja, desta maneira ele poderá visualizar o rebanho e saber quem mais deseja oração no meio da igreja. Independente de mãos erguidas ou não o obreiro deve ter sensibilidade para saber o estado das ovelhas ou quem nos visita. A oração deve ser objetiva e clara, evitar orações longas, constrangendo o visitante e atrasando o encerramento do culto, pois só depois do atendimento a todos que o culto se encerra. Ao orar pelas Crianças, Intermediários e Adolescentes, incline-se para que os mesmos possam ouvir sua oração. 

Outra coisa ao orar por uma pessoa lembre-se que a oração é para ela e não para toda a igreja, ou seja, orar, mas que não incomode quem está ao lado. Três campos da oração: Família; Vida profissional; Saúde Qualquer falha em um desses campos, automaticamente a vida espiritual será abalada (se forem servos). Na nossa oração o Senhor pode revelar a necessidade do visitante, neste caso na oração mesmo deve-se colocar o motivo que o Senhor revelou. Visitas: De preferência que as visitas sejam agendadas para não constranger aquele que iremos visitar (não estava esperando a visita).

4 Para cada visita escolher as pessoas certas, nem todos estão preparados para certas visitas. Ex.: A visita a uma pessoa doente que está em fase terminal; Ex.: Lares divididos nos quais os familiares são resistentes a Obra. Ex.: Visita a irmão em hospitais. Não levar muita gente, às vezes a sala é pequena, não tendo assento para todos causando constrangimento para a pessoa visitada. Se houver alguma manifestação do Senhor saber se ali é o momento certo para entregar ou levar para o pastor. Conclusão Não temos uma norma, mas precisamos ter discernimentos e sabedoria para que a Obra do Senhor tenha o seu lugar. Seja na igreja através do Culto ou nas visitar, pois as mesmas nada mais são do que um prolongamento dos nossos cultos. Obs.: Entende-se por obreiro: todos que fazem uso do púlpito. MARANATA! O Senhor Jesus Vem!

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AJUDA PARA ENTENDER AS ESCRITURAS

  

Jó 

 

Introdução: Espere em Deus, mas temos que agir. Jó foi considerado por alguns escritores como um homem de tamanha covardia diante das reações com seu sofrimento, esperava em Deus sem nada fazer para mudar, acreditava que seu sofrimento eram seus pecados, um carma do passado e do presente, e Deus vendo o seu sofrer e covardia, teve misericórdia e lhe manda os três amigos para ajudá-lo. Mas sua fé em Deus do Altíssimo superou em tudo.

 

Percorremos as Escrituras Sagradas vamos encontrar Jó, o santo patriarca de Hur, cujo viver está é repleto e de salutares instruções. Profeta Isaias diz; “Eis como morre o justo e ninguém reflete em seu coração” em Jó vemos como Deus estava e Jó estava com ele no coração; que motivo levaria o Todo Poderoso a prová-lo tão duramente... Não era ele varão simples, reto e sumamente grato pelos inúmeros béns com que cumulava o Senhor... E que em seus impenetráveis desígnios Deus tudo ordenou para sua maior glória e santificação dos eleitos. No crisol dos sofrimentos sempre mais purifica a alma e a sua união com Deus vai se aperfeiçoar a cada momento, “O Senhor não falou a Jó quando ele se fartava de glórias e deleitos-embora deles gozasse em Deus, senão quando este nu sentou-se no monturo, o chão coalhado de vermes, cheio de angústia e amargura e até perseguido pelos amigos. Foi então, só então, que desceu o Altíssimo e falou face a face com seu servidor, descobrindo-lhe as maravilhas de sua sabedoria, como nunca havia feito em tempo de prosperidade” Sofrimento bem recebido, sinal inequívoco das complacências de Deus em relação à alma de quem serve com obediência ele poderá receber a visita do Senhor como fez com Jó, a suprema cruz de Cristo é a prova de amor para a humanidade. (vf)

 

Jó.

Chave: Provação

 

Comentário:

A apresentação claramente visível do livro - prólogo, discurso e epílogo, além dos ciclos dentro dos próprios discursos - demonstra-nos que se trata de uma interpretação teológica de certos acontecimentos da vida de um homem chamado Jó. Do começo até ao fim o autor procura com diligência responder a uma pergunta básica. Qual é o significado da fé?

Chefe tribal de extraordinária piedade e integridade, Jó é abençoado por Deus com prosperidade terrena que o converte no homem "maior do que todos os do oriente" (1:3). De repente, Jó sofre vários reveses de fortuna. Vítima de uma série de grandes calamidades vê-se privado primeiro de seus bens e de seus filhos (1:13-19). Seu corpo se cobre de uma enfermidade repulsiva (2:7). Três amigos, que se apresentam com a intenção evidente de consolar Jó, insistem em que seu sofrimento é castigo pelo pecado, e por isso mesmo, seu único recurso é o arrependimento. Mas Jó repudia com veemência esta solução, afirmando sua integridade, e admitindo ao mesmo tempo sua incapacidade de entender sua própria condição. Outro amigo, Eliú, sugere que Jó está passando por um período de disciplina de amor ordenada por Deus, para impedi-lo de continuar pecando. Jó rejeita também esta interpretação. Finalmente, Deus responde às contínuas solicitações de Jó, de uma explicação direta de seus sofrimentos. Deus responde, não mediante uma justificação de sua conduta, nem mediante uma solução imediata, mas em virtude de sua apresentação de si mesmo com sabedoria e poder. Esta apresentação é suficiente para Jó; observa ele que, por ser Deus quem é, deve haver uma solução, e nela apóia sua fé.

Conquanto o tema do sofrimento e suas causas sejam predominantes no livro, este preenche um fim mais amplo na mente do autor: o de demonstrar que a certeza da fé não depende das circunstâncias externas nem das explicações conjeturais, mas do encontro da fé com um Deus onipotente e onisciente.

 

Autor:

O livro não nos dá indicações certas do autor nem do tempo em que foi escrito. Embora muitos, atualmente, afirmem que foi escrito no exílio ou em época pós-exílio (sexto a terceiro século a. C), tradicionalmente tem-se fixado a data na época dos patriarcas (século XVI a.C.), ou nos dias de Salomão (século X a.C.).

 

Fonte de pesquisa: Robert B. Laurin. Doutor em Filosofia e Letras


 JERICÓ

Já vimos que este período Natufiano... Que representa o sito de Jericó, a aldeia que se desenvolveu no local das choupanas natufanianas era composta de casas redond­­­a em terra batida, construída muito próximos uma das outras (entre si) e podia abrigar aproximadamente duas mil pessoas. Um fato notável, e que parece testemunhar a insegurança da época, é que a aldeia estava rodeada de muralhas de mais de cinco metros de altura, precedidas de um fosso talhado na rocha com nove (9) metros de largura por três (3) de profundidade. Uma torre circulava com nove (9) metros de diâmetro, em tijolo cru, e tinha no seu interior, uma escada, em caracol, protegida que protegia a cidade. Mas é provável que as fortificações não tivessem resistido a um ataque, (Veja Bíblia), porque o sitio apresentava sinais de ter sido destruído, abandonado e repovoado por homens diferentes..., (cite texto bíblico) As casas dos novos habitantes são retangulares e, na aldeia, existiam duas (2) construções que podia ter sido santuários de um culto desconhecido. O santuário maior tinha no centro uma espécie de tanque com lados rebocados. Sob o piso das casas tinha objetos, representava crenças em cultuados em outras vidas.

Mas isso só não basta para termos uma ideia do fato da destruição por Josué durante as sete volta mais uma que se ruíram as muralhas e todos que sobraram vivos o Senhor ordenou a passar a fio de espada.

 

 

 

sexta-feira, 1 de janeiro de 2021

O SAPO E O VAGALUME

 OS INVEJOSOS: Sendo a inveja um culto involuntário do mérito, os invejosos são, a-pesar-de  tudo seus próprios sacerdotes.

Há duas espécies de invejosos: Passivo e Ativo

O HOMEM invejoso pertence a uma espécie moral raquítica, mesquinha, digno de compaixão ou de desprezo. Sem dúvida sem coragem para ser assassino, resigna-se a ser vil. Rebaixa os outros, não tendo esperança na própria elevação. A família oferece variedades infinitas, pela combinação de outros estigmas com fundamental.

 O invejoso passivo: é solene como sempre vemos por ai ele é sentencioso;  o principal ativo é como um escorpião venenoso atrabiliário. Mas, um lúgubre ou mesmo bilioso, nunca sabe rir, o riso inteligente do invejoso não o riso sadio, ri contra-apelo.

  O invejoso passivo é cepa servil, se preocupando a praticar o bem se engana até o assassínio: Dir-se-á que é um cirurgião míope, predestinado a ferir os órgãos vitais e respeitar a víscera cancerosa, aquela que mata o ser vivo. O invejoso não retrocede diante da baixeza alguma quando alguém se levanta como astro ele persegue até dentro da cova da 'sepultura' este é o caráter de um invejoso.

  A alegria dos satisfeitos lhe incomoda e atormenta, ele sabe que seus parceiros lhe aprova com essas hipocrisias que só serve de escudo à irremediável inferioridade: ele não vacila em sacrificar a vida de seus próprios filhos, impelindo-se, se for preciso, até a beira da sepultura.

  O invejoso ativo: possuem uma eloquência intrépida. Dissimulando, com Niágara de palavras, a sua esterilidade de ideias. Pretende sondar os abismos do espirito alheio, sem nunca ter podido desenredar o próprio. Parece possuir mil línguas, como o clássico monstro rebelesiano. Por todas elas desfila a sua insidia de uma cobra ou víbora, em forma de um galanteio reservado, mas não se engane cuidado com este tipo de invejoso ativo com elogios reticente, pois a sua viscosidade é como urtiga ou uma urticante do seu falso louvor ou elogio, é o máximo de sua valentia moral, se afã de um pequeno motivo pode chegar ao pico de desabafar coisas que não supormos e multiplica-se até o infinito; porque tem mil pernas com uma centopeia venenosa, e fica se insinuando por onde for ou por onde passa; semeia á intriga entre os seus próprios cúmplices, e, chagada a oportunidade ele e atraiçoa-os por prazer. 

  Sabendo que é repudiado pela gloria, se refugia em lugar distante, fica nessas academias dos medíocres que se ensopa de vaidade; e se alguma paternidade complicada aparecer complica sua quietude de sua madureza estéril, pode jurar que a sua obra é fruto de esforço alheio ao seu.

   E é covarde ao ponto de jurar fidelidade de sua parte para ser completo; arrasta-se diante dos que lhes perturbam as suas noite com auréolas do engenho luminoso, beija a mão do que o concebeu e despreza depois na ausência no que concebe e despreza, se humilha diante dele. Sabe que é inferior. Mas a sua vaidade aspira galgar somente a desquitar-se  com frágeis penações dos ardis por ele praticados aqui na terra sobre a nível de pedagogia terrena.

  Ele serve de argamassa heterogêneos para agrupar mais  os invejosos em camaradinhas ou em círculos em comum sofrimento em face da felicidade alheia, ele desafoga sua mágoa, sua pena íntima, difamando os invejados, e vertendo todo seu fel para si mesma, como sendo uma homenagem à superioridade  do seu talento que humilha.  São somente capaz de invejar  os grandes mortos como se os detestassem pessoalmente.

  Tem os que invejam Napoleão Bonaparte, quem queira se igualar ao filósofo Sócrates, ao rebaixa-los: por isso, serão eles capazes de endeusar um Brunnettière ou o professor Boulanger. Com esses prazeres muito malignos, entretanto em pouco diminuem a sua desventura, que está pautada em sofrer de toda felicidade, e em martirizar-se com a consequência de toda glória. "Porque sendo a inveja um culto involuntário do mérito, os invejosos são, apesar de tudo, seus sacerdotes naturais". Mesmo porque a inveja é uma covardia própria dos débeis, um ódio imponente, uma incapacidade manifesta de competir ou odiar. 

"2 Vejamos Por certo, o ressentimento destrói o insensato, e a inveja mata o tolo.  3 Observei que os insensatos têm sucesso por um tempo, mas desgraça repentina vem sobre ele" (Jó 5.2-3)...Bíblia NVI.

Vejamos embasado nestes versículos que o invejoso é um tolo, pois a inveja mata , mas o invejoso acha fascinante desdenhar das coisas serias e complicar as simples

 Ele o inveja, preserva a inveja e ouve ecos de vozes digamos mesmo proféticas, ao ler os escritos de grandes escritores pensadores; aquele que sente gravarem-se, em seu coração, caracteres profundo como cicatrizes, o seu clamor visionário e divino; aquele que se extasia, contemplando as supremas criações plásticas; aquele que sente intimo calafrios, em face das obras primas acessíveis ao seu sentido, e entrega a vida  que nela  palpita, e  se comove até  que seus olhos se encham de  lagrimas, e o coração;  aquele que seu coração irrequieto seja arrebatado por febres de emoção; aquele tem um nobre espirito,  e pode alimentar o desejo de criar coisas tão grandes como  as que sabe admirar.

 No mundo secular podemos mudar e muito nosso caráter; para não se emudecer diante das obras lendo livros como Dante,  conhecer o Leonardo da Vinci;  ouvindo musicas de Beethoven, assim podemos compreender por que ele conseguiu e não posso?

Resumo: Sabemos que toda psicologia da inveja está sintetizada numa fábula, digna de ser incluída nos livros de leitura infantil, mesmo porque as leituras infantis são fábulas que talvez poucos saibam da sua origem; conta um certo sapo ventrudo coaxava  em um pântano, quando viu resplandecer,  no ponto mais alto de uma rocha,  um vagalume. O sapo pensou que nenhum ser tinha o direito de revelar qualidade que só ele próprio jamais poderia possuir.  Mortificado pela impotência, saltou até o local onde estava o vagalume, e o cobriu seu ventre gelado. O inocente vagalume ousou perguntar-lhe: “Por que me cobres?” e o sapo, congestionado pela inveja, só conseguiu interrogar por sua vez: “Por que brilhas”? ’.

 

Assim também é a vida do invejoso, Mude seu jeito de ser e pensar, Deus é Luz, saia da escuridão? O H M 168/70

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