Pesquisar este blog

SALA DE ESTUDO DE TEOLOGIA ON LINE raft.blogger.com/blog/page/edit/5691875700188774378/8201243861639108439

Apresentação do Canal #shorts

Lillith

120 visualizaçõeshá 4 meses

A Bíblia Kolbrin

215 visualizaçõeshá 4 meses

Refutando o Judaísmo

189 visualizaçõeshá 4 meses

O que se estuda na faculdade de Teologia?

1,3 mil visualizaçõeshá 5 meses

LOGOS

116 visualizaçõeshá 5 meses

A doutrina mais dificil de toda a Teologia !!!

65 visualizaçõeshá 5 meses

Shorts

Quem se suicida vai para o céu? #shorts

Cristão pode consumir bebida alcoólica? #shorts

Por que os judeus não consideram Jesus o Messias? #shorts

O que é pecar contra o Espírito Santo? #shorts

Se Deus sabia que Adão pecaria, por que deixou acontecer? #shorts

Existe mercado de trabalho para Teólogos? #shortsPágina: editar





Livros de Ajuda



Livros do autor Valdeci Fidelis (11)

 
 
 
 
 
 
 

Livros do autor Valdeci Fidelis (11)

 
 
 
 
 
 
 


Nesta máteria

Igreja Presbiteriana reafirma proibição de ordenação feminina ao     pastorado

Por

 Folha Gospel

 -

 02/08/2018

 

 

Esta foto e da matéria publicada e autorizada  conforme lei de imprensa a internet

Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil

https://img1.blogblog.com/img/video_object.png

Entre os dias 22 e 28 de julho aconteceu o Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), onde os líderes da denominações decidiram diversos assuntos, entre eles a proibição de pregações feitas por mulheres.

Em texto publicado pelo reverendo Augustus Nicodemus Lopes, nas redes sociais, os debates entre os pastores foram acalorados, com direito a vaias entre os religiosos favoráveis e contrários ao ordenamento feminino.

No mesmo texto, onde Nicodemus alerta para circulação de um áudio com a montagem da sua voz e do Rev. Josafá Vasconcelos, ele resume as decisões do Supremo Concílio, entre as quais a que afirma que as mulheres só poderão pregar na falta de oficiais do sexo masculino e sempre sob a autoridade do pastor.

Para alguns presbiterianos a decisão foi um avanço, mas para outros, tal permissão foi um absurdo. Muitos criticaram nas redes sociais.

Outra decisão afirma que pastoras e bispas de outras denominações não poderão mais ser convidadas para ministrarem nas igrejas da IPB.

“É bom lembrar que não havia uma posição do SC sobre esse assunto e que abusos estavam acontecendo no âmbito da denominação, onde igrejas realizavam cultos com pastoras e bispas de igrejas neopentecostais e de outras linhas, e onde mulheres ocupavam regularmente os púlpitos”, explicou Nicodemus.

Leia abaixo a íntegra do texto publicado pelo reverendo Augustus Nicodemus Lopes nas redes sociais:

“Seis coisas o Senhor aborrece, e a sétima a sua alma abomina: … o que semeia contendas entre irmãos” (Prov. 6.16-19).

Tomei conhecimento, para minha tristeza, de um áudio montado com falas minhas e do Rev. Josafá Vasconcelos durante as discussões no plenário do Supremo Concílio da IPB realizado na semana passada (22-28/07/2018). As falas são referentes à interpretação da pergunta 158 do Catecismo Maior sobre quem pode pregar.

Após muitos debates no plenário, o Supremo Concílio aprovou uma decisão que segue em resumo:

1) a pregação regular nas igrejas é feita pelos seus oficiais (pastores e presbíteros); 

2) exceção a candidatos ao sagrado ministério; 

3) excepcionalmente, mulheres podem pregar, quando não houver disponibilidade de oficiais para pregar e sempre sob a autoridade do pastor (decisão com a qual o Rev. Josafá não concorda); 

4) proibição de mulheres ordenadas em outras denominações de ocuparem os púlpitos presbiterianos; 

5) reafirmação de todas as decisões anteriores que proíbem a ordenação de mulheres no âmbito da IPB.

É bom lembrar que não havia uma posição do SC sobre esse assunto e que abusos estavam acontecendo no âmbito da denominação, onde igrejas realizavam cultos com pastoras e bispas de igrejas neopentecostais e de outras linhas, e onde mulheres ocupavam regularmente os púlpitos.

Dezenas de pastores e presbíteros se inscreveram para falar sobre o assunto. Infelizmente, em alguns momentos (poucos, graças a Deus) houve vaias a oradores, críticas duras feitas de maneira descaridosa, gritos de repúdio a oradores que falavam tanto a favor quanto contra.

A fala do Rev. Josafá Vasconcelos aconteceu bem antes da minha fala. Entre o pronunciamento dele e o meu falaram cerca de meia dúzia de pastores e presbíteros. Portanto, nem Rev. Josafá estava se dirigindo a mim, e muito menos eu a ele. A preocupação dele e a minha foi e é que a IPB permaneça fiel à Palavra de Deus, embora discordemos do que isso significa na questão da participação das mulheres no culto.

O áudio montado passa a impressão que houve uma discussão entre nós dois, agravado com vaias e apupos. Pode não ter sido a intenção de quem o montou, mas o resultado final é calunioso, mentiroso, maligno e tem trazido mais destruição e cisma do que qualquer outra coisa.

Falei hoje com o Rev. Josafá, meu amigo de longa data, a quem muito amo e respeito. Temos diferenças sobre esse assunto, mas nunca nos faltaram o amor e o respeito mútuos. Ele leu esse texto que escrevi e me autoriza a colocar o nome dele em aprovação. Juntos, lamentamos o acontecido, repudiamos esse áudio, e rogamos à igreja de Cristo que proceda segundo o ensino do Senhor, em respeito e amor fraterno, mesmo quando há discordância entre nós. Deus tenha misericórdia de sua igreja.

Rev. Augustus Nicodemus Lopes

 

 

Perguntas Freqüentes: Mulheres pastoras, mulheres pregadoras, mulheres no ministério

PERGUNTA

Mulheres pastoras ou pregadoras? O que a Bíblia diz sobre as mulheres no ministério?

Google Play Livros

 

 

RESPOSTA

Talvez não haja assunto mais debatido nas igrejas hoje do que a questão das mulheres servindo como pastoras e pregadoras no ministério. Por este motivo, é muito importante que não se veja esta questão como uma competição entre homens e mulheres. Há mulheres que acreditam que mulheres não devam servir como pastoras e que a Bíblia coloque restrições ao ministério das mulheres - e há homens que creem que as mulheres possam servir como pregadoras e que não haja restrições quanto à atuação das mulheres no ministério. Esta não é uma questão de machismo ou discriminação. É uma questão de interpretação bíblica.

A Palavra de Deus proclama: “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio” (I Timóteo 2:11-12). Na igreja, Deus designa papéis diferentes a homens e mulheres. Isto é resultado da forma como a humanidade foi criada (I Timóteo 2:13) e da forma pela qual o pecado entrou no mundo (II Timóteo 2:14). Deus, através do Apóstolo Paulo, restringe as mulheres de exercerem papéis de ensino e/ou autoridade espiritual sobre os homens. Isto impede as mulheres de servirem como pastoras, o que definitivamente inclui pregar, ensinar e ter autoridade espiritual sobre os homens.

Há muitas “objeções” a esta visão de mulheres no ministério. Uma objeção comum é que Paulo restringe as mulheres de ensinar porque, no primeiro século, as mulheres tipicamente não possuíam uma educação formal. Entretanto, I Timóteo 2:11-14 em nenhum momento menciona a posição acadêmica. Se a educação formal constituísse uma qualificação para o ministério, a maioria dos discípulos de Jesus provavelmente não teria sido qualificada. Uma segunda objeção comum é que Paulo restringiu apenas as mulheres de Éfeso de poderem ensinar (I Timóteo foi escrito a Timóteo, o qual era pastor da igreja em Éfeso). A cidade de Éfeso era conhecida por seu templo a Ártemis, a falsa deusa greco-romana. As mulheres eram a autoridade na adoração a Ártemis. Entretanto, o livro de I Timóteo em momento algum menciona Ártemis, tampouco Paulo menciona a adoração a Ártemis como razão para as restrições em I Timóteo 2:11-12.

Uma terceira objeção comum é que Paulo estivesse se referindo apenas a maridos e esposas, não a homens e mulheres em geral. As palavras gregas em I Timóteo 2:11-14 poderiam se referir a maridos e esposas, entretanto, o significado básico das palavras se refere a homem e mulher. Além disso, as mesmas palavras gregas são usadas nos versículos 8-10. Apenas os maridos devem levantar as mãos santas em oração sem iras ou contendas (verso 8)? Somente as esposas devem se vestir com recato, com boas obras e adoração a Deus (versos 9-10)? Claro que não! Os versículos 8-10 se referem claramente a homens e mulheres em geral, não apenas a maridos e esposas. Não há nada no contexto que possa indicar uma mudança para maridos e esposas nos versos 11-14.

"Mais uma objeção frequente a esta interpretação sobre mulheres no ministério é em relação a mulheres que ocupavam posições de liderança na Bíblia, principalmente Miriã, Débora e Hulda no Antigo Testamento. Esta objeção falha em perceber alguns fatores relevantes. Primeiro, Débora era a única juíza entre 13 juízes homens. Hulda era a única profeta mulher entre dúzias de profetas homens mencionados na Bíblia. A única ligação de Miriã com a liderança era por ser irmã de Moisés e Arão. As duas mulheres mais importantes do tempo dos reis foram Atalia e Jezabel – péssimos exemplos de boa liderança feminina. Mais importante ainda, porém, a autoridade das mulheres no Antigo Testamento não é relevante para a questão. O livro de 1 Timóteo e as Epístolas Pastorais apresentam um novo paradigma para a igreja - o corpo de Cristo - e esse paradigma envolve".

 Argumentos semelhantes são feitos usando Priscila e Febe no Novo Testamento. Em Atos 18, Priscila e Áquila são apresentados como ministros fiéis de Cristo. O nome de Priscila é mencionado primeiro, talvez indicando que fosse mais "importante" no ministério do que o seu marido. No entanto, Priscila em nenhum lugar é mencionada como participando de uma atividade ministerial que estivesse em contradição com 1 Timóteo 2:11-14. Priscila e Áquila trouxeram Apolo à sua casa e o discipularam, explicando-lhe a Palavra de Deus com mais precisão (Atos 18:26).

Em Romanos 16:1, mesmo que Febe seja considerada uma “diaconisa” ao invés de “serva”, isto não indica que fosse uma mestra na igreja. “Apto a ensinar” é dado como uma qualificação aos presbíteros, mas não aos diáconos (I Timóteo 3:1-13; Tito 1:6-9). Os anciãos/bispos/diáconos são descritos como “maridos de uma só esposa”, “um homem cujos filhos creem” e “homem digno de respeito”. É bem claro que essas qualificações se referem a homens. Além disso, em I Timóteo 3:1-13 e Tito 1:6-9, apenas pronomes masculinos são usados para se referir a anciãos/bispos/diáconos.

A estrutura de I Timóteo 2:11-14 torna a “razão” perfeitamente clara. O verso 13 inicia com “porque” e dá o “motivo” do que Paulo afirmou nos versos 11-12. Por que não devem as mulheres ensinar ou ter autoridade sobre os homens? Porque “primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” Este é o motivo. Deus criou Adão primeiro, e depois criou Eva para ser uma “auxiliadora” de Adão. Esta ordem da Criação tem aplicação universal na família (Efésios 5:22-33) e na igreja. O fato de Eva ter sido enganada também é dado como razão para as mulheres não poderem servir como pastoras ou ter autoridade espiritual sobre os homens. Isto leva alguns a crerem que as mulheres não devam ensinar por serem mais facilmente enganadas. Este conceito é discutível, mas se as mulheres forem mais facilmente enganadas, por que deixar que ensinassem crianças (que são facilmente enganadas) e outras mulheres (que supostamente são mais facilmente enganadas)? Não é isso o que diz o texto. As mulheres não devem ensinar ou ter autoridade espiritual sobre os homens porque Eva foi enganada. Como resultado, Deus deu aos homens a autoridade primária de ensinar na igreja.

As mulheres são excelentes em dons de hospitalidade, misericórdia, ensino e ajuda. Muito do ministério da igreja depende das mulheres. As mulheres na igreja não são restritas do ministério de orar em público ou profetizar (I Coríntios 11:5), apenas de exercerem autoridade de ensino espiritual sobre os homens. A Bíblia em nenhum lugar faz restrições quanto a mulheres exercendo os dons do Espírito Santo (I Coríntios 12). As mulheres, assim como os homens, são chamadas a ministrar aos outros, a demonstrar o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) e a proclamar o Evangelho aos perdidos (Mateus 28:18-20; Atos 1:8; I Pedro 3:15).

Deus ordenou que somente homens servissem em posições de autoridade de ensino espiritual na igreja. Isto não é porque os homens sejam necessariamente melhores professores ou porque as mulheres sejam inferiores ou menos inteligentes (o que não é o caso). É simplesmente a maneira que Deus designou para o funcionamento da igreja. Os homens devem dar o exemplo na liderança espiritual – em suas vidas e através de suas palavras. As mulheres devem ter um papel de menos autoridade. As mulheres são encorajadas a ensinar a outras mulheres (Tito 2:3-5). A Bíblia também não restringe as mulheres de ensinarem crianças. A única atividade que as mulheres são impedidas de fazer é ensinar ou ter autoridade espiritual sobre homens. Isto logicamente inclui mulheres servindo como pastoras e pregadoras. Isto não faz, de jeito algum, com que as mulheres sejam menos importantes, mas, ao invés, dá a elas um foco ministerial mais de acordo com o dom que lhes foi dado por Deus.

Fonte pesquisada: Got Questions.gov.

 


domingo, 25 de outubro de 2020


A MULHER PODE SER PASTORA EVANGÉLICA

APERFEIÇOAMENTO PARA LIDERANÇA E ACONSELHAMENTO PASTORAL.

   Gostaria de fazer aqui um pequeno resumo de “O Paraíso Perdido” que Deus criou para Adão e Eva, é desnecessário dizer que este trabalho foi baseado na concepção judaico-cristã da criação do homem. Entretanto, gostaria de discuti-lo do ponto de vista de sua profunda percepção da psique humana. Em Gênesis 2:18-24 repare que no momento da criação da mulher Deus não disse nada no sentido de ela ser dominada pelo homem. A determinação "o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) foi um juízo de Deus que só viria depois, como consequência do pecado.

"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele... E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: 

Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gn 2:18-24). Claro que nos meios evangélicos cristãs não devemos dar muita ênfase as historias seculares, mas é preciso ao palestrante da Palavra de Deus conhecer assuntos que não valha como prova de amor para o mundo trinitário, mas como conhecimento para ma boa interpretação, o escritor Milton (1608-1674) "Paraíso Perdido”, (1634) como o seu titulo indica, é uma estória épica a respeito do paraíso.

 Ele descreve como Adão e Eva, os progenitores bíblicos, são tentados por Satã a trair as instruções de Deus, e assim, são expulsos do Jardim do Edem. Satã foi originalmente um anjo que ocupava uma alta posição sob as ordens de Deus. Entretanto, ele luta e lidera outros anjos em uma rebelião contra o poder divino. É expulso do céu e cai no inferno. Mas, Deus determina no livro de Gênesis que "teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) seriam as limitações da mulher, mostradas na doutrina dos apóstolos, por ela ter dado ouvidos ao diabo e por ter entabulado com ele uma certa amizade. Para neutralizar a rápida amizade entre a mulher e a serpente ocorrida no Éden, Deus colocou inimizade entre Satanás e a mulher, e desde então ela vem sendo o alvo preferido dos ataques do diabo. 

Veja o que diz: o escritor insiste em seu livro que Satanás acalentando sua ambição de controlar o Céu, convoca os anjos que haviam descidos ao inferno com ele para construírem o Pandemônio, o Palácio de Satã. Satã então parte sozinho para o novo mundo criado por Deus para os seres humanos. Seu intento é corromper os seres humanos e destruir os planos de Deus. Curiosamente, quando Satã aproxima-se deste novo mundo, sente-se ansioso em implementar seu projeto, experimentado, experimentando tanto a duvida  quanto o medo, e, finalmente o desespero. Ele repetidamente questionava-se sobre seu confronto com Deus. 

Milton retrata a mente de Satã, da seguinte forma: Eu, miserável!. Que modo deve eu espalhar um infinito ódio e um infinito desespero? Esse modo é o inferno; eu mesmo sou o inferno, um abismo mais profundo ainda ameaçando devorar-me completamente. Observamos que ele mesmo tem duvida que não muita coisa diante do poder divino de Deus e descreve suas duvidas. A lamentação de desespero de Satã de que “eu mesmo sou o inferno” é real e perspicaz. Mais adiante, quanto Satã tenta Eva no Jardim do Edem, Milton diz “Mas o quente inferno que nele arde, embora no céu...”

O inferno não existe ou reside em nenhum outro lugar fora da vida de uma pessoa.
Para quem está sofrendo na condição de inferno uma vida fora da presença do Senhor Deus do altíssimo, ainda que viva em um ambiente mais bonito tornasse-se um lugar de agonia. Se a mente de uma pessoa é impura, tudo ao seu redor tornar-se-á impuro.

Por que Satã sofreu em seu inferno interior? Por que ele caiu do céu no caminho do inferno? Porque deixou de vigiar conforme as Escrituras Sagradas chama nossa atenção em cartas de Paulo quando na prisão Cartas aos Efésios: Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Efésios 5:6 (NVI) Apostolo Paulo continua: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher" (Efésios 5:22-23), aos maridos coube uma responsabilidade não só difícil, mas até mesmo impossível de ser cumprida na carne do velho homem: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5:25). "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.

 Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus." (1 Co 11:11-12). "Vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos... Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." (1 Pe 3:1, 6-7). Neste contexto fica claro um relato de Milton que ele descreve: O que poderia ser menos do que proporcionar-lhe louvor. A mais fácil recompensa, e retribuir-lhe agradecimentos. 

Quão devidos! Mas seu bem todo em mim tornou-se mal, e forjado não pela malícia. Tão alto elevado à sujeição repugna; Ao mais sublime grau quer elevar-me. Vejamos que em outras palavras, mesmo que ele desfrutasse da mais alta posição e gloria entre os anjos, Satanás perdera seu senso de estima e tornara-se escravo de sua ambição, como vemos hoje as ambições e egoísmo nas pessoas ainda que vivam nos meios que se digam evangélicos, assim foi com Satanás para usurpar o poder absoluto para si. Sua  arrogância se fez consumir-se ele foi incapaz de agir com justiça ou tolerância com os fatos que havia alguém acima dele. Assim ele traiu Deus e influenciou outros anjos ao mal. Com sua mente ambiciosa e vaidosa, porque ambição egoística e vaidade resultam em pecados, Satanás assim tornou-se a causa para sua queda ao inferno, para Satanás seus seguidores esta não é apenas uma estória do mundo mítico.
Essa mesma mentalidade pode ser vista naqueles que são lideres de igrejas e que abandonam a fé após anos de lutas, onde muitos ocupavam-se altas posições em ministérios e por egoísmo deixam por convites de outros lideres para fazerem parte de suas equipes. No evangelho de Jesus Cristo a Bíblia é a base de tudo, aqueles que querem obstruir a propagação do evangelho de Cristo, isto é o avanço da evangelização, estar violando o poder que o Espírito Santo da como dom à aquele e à quem, pessoas assim já são arrogantes e querem dominar o mundo que vive, se esquece que Deus não tolera aquele o que quer destruir a fé com a corrupção.
Aquele que comete caluniar qualquer uma das duas leis do mandamento de Deus escolhido por Jesus, que são “amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como nós mesmo” é tido como caluniador, e o caluniador desde que não venha se arrepender e vir para Jesus em batismo, está propenso ao inferno do lago de fogo.
Satanás antes de executar o seu plano, hesita, mas resolve finalmente colocá-lo em ação. Ele sente que não pode alterar mais seu curso, uma vez que, assim fazendo, seria desprezado pelos outros anjos que arregimentara para o seu intento, isso prova que ele foi, é sempre será egoísta, andando ao derredor rugindo como um leão decaído, de sua corte tentando os filhos de Deus. Existe, obviamente, um princípio de hierarquia nesse ato, o qual todo casal cristão saberá respeitar, "porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem." (1 Co 11:8-9). Todavia vemos que naquele juízo do Éden a vontade da mulher ficou subordinada à vontade do marido e ao domínio deste sobre ela, coisas que vieram como consequências do pecado, e não do projeto original de Deus para a mulher.

 



Conclusão Teologia: 7/9/2014




"Respostas separadas das perguntas; como referência  5-RE: 
resposta da pergunta 5"
contrar com Cristo o homem não pode fazer nada que agrade o coração de
Deus. Ele não vê, não percebe e nem sente o melhor da vida. Um cadáver não vê, nãoouve, não sente, não tem fome e nem sede. É assim um homem sem Deus e nodomínio do pecado.
O
homem na prática e domínio do pecado está morto, separado de Deus, dominadopelo diabo e sem esperança no mundo.
0
2.
O homem na prática do pecado é desobediente, VV. 2,3ª.
Amados, devemos entender sempre que o pecado escraviza, domina, prende emassacra o ser humano. A vida em pecado é a causa do caos do mundo atual, tudo de ruimque acontece no mundo é por causa do pecado do ser humano.
O
pecado é a causa dadesgraça e da miséria do mundo atual. Vejamos algumas coisas sobre isso:
Uma das piores conseqüências do pecado é a desobediência.
O
homem no domínio dopecado é por natureza desobediente, não consegue se engradar, não consegueobedecer.
uando falamos de obediência é claro que estamos falando em obedecer a Deus, aseus ensinamentos, à sua Palavra.
O
homem no domínio do pecado não conseguefazer isso. Por quê? Porque ele está morto espiritualmente. Ele ainda não conseguever e sentir o melhor da vida, que são as coisas espirituais.
H
á três forças que levam o homem a essa desobediência:
O
mundo, o diabo e a carne.
O
mundo não é a natureza criada por Deus.
O
mundo é osistema que oprime,aprisiona, e domina o homem sem Deus.
O
mundo é tudo aquilo que tenta nosdistanciar de Deus. Por isso, Paulo disse:
E 
não vos conformeis com este mundo, mas,transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual sejaboa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Rm. 12:2.
O
diabo, amados, é o espírito que atua nos filhos da desobediência.
O
diabo é opatrono dos desobedientes. Ele rebelou-se contra Deus e deseja que os homenstambém desobedeçam a Deus. Ele tentou Eva no principio e levou nossos primeirospais à desobediência.
O
diabo é o inimigo invisível, porém real. Ele não dorme e nem tira férias. Ele éviolento como um dragão e venenoso como uma serpente. Por isso, Pedro disse:
I
Ped.5:8.
A carne amados irmãos não é o nosso corpo físico, mas a nossa natureza caída,inclinada para fazer coisas erradas e com a qual todos nós nascemos Sal. 51:5.
A carne é a inclinação que tenta controlar a nossa mente e o nosso corpo, levando-nosa desobedecer a Deus.
H
á um impulso em nosso interior que tenta constantementenos levar a fazer o mal.
O
ser humano pratica o mal porque a sua inclinação é todapara o mal. É exatamente isso que nós chamamos carne ou inclinação da carne. 
0
3.
O homem na prática do pecado é depravado, v 3b;
Amados irmãos, Paulo fala claramente que o homem na pratica do pecado, ou seja, nodomínio do pecado segue os desejos da carne, faz a vontade da carne e da mente.
ue perigoé este homem, fazendo o que a carne e mente quer e deseja. Vamos aprender algumas coisa
  1. P 14 pecado
A palavra Pecado é um termo comumente utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas

P 12 curso Pr.
Introdução
Durante meu trabalho como professor de teologia acadêmica acabei deparando-me com um tema de grande relevância para o debate sobre bioética e religião: a velha questão da “origem da alma humana”. Neste sentido decidi escrever este pequeno texto como forma de orientar meus alunos, paroquianos e amigos sobre como a teologia cristã tem pensado esse tema em seus 2000 anos.
Espero que seja útil.
God mais “material” das teorias. Nesse sentido, há muita ênfase no aspecto da formação corporal na criação da alma. Ou seja, seria preciso considerar a alma como algo ligado ao material, não sendo independente deste. Essa idéia contraria a própria noção de alma vigente, como algo autônomo e proveniente da própria divindade.

P 12

-----------------------------------

P 11


Rev. Pe. Rodson Ricardo

Introdução

Durante meu trabalho como professor de teologia acadêmica acabei deparando-me com um tema de grande relevância para o debate sobre bioética e religião: a velha questão da “origem da alma humana”. Neste sentido decidi escrever este pequeno texto como forma de orientar meus alunos, paroquianos e amigos sobre como a teologia cristã tem pensado esse tema em seus 2000 anos.
Espero que seja útil. 
God blee you!

1. Corpo e alma na teologia cristã

Como era de se esperar desde cedo os teólogos cristãos especularam sobre a relação entre a forma

material e a imaterial. A constituição do ser humano foi objeto de grande preocupação para a tradição


 teológica cristã. Esta tradição de pensamento esteve intimamente ligada a compressões filosóficas e científicas seculares do sentido da criatura humana. A cada época os teólogos estiveram alerta ao que o conhecimento secular poderia dizer sobre a natureza física do homo sapiens.Os próprios termos “corpo”, “alma” e “espírito” são provenientes do universo grego-romano. Na verdade estes termos se prestam a tornar a concepção teológica do ser humano bastante complicada e, por vezes inacessível a uma interpretação fácil. Um exemplo disso é o conceito de “corpo”, geralmente compreendido como oposição a “espírito”, fonte de muitos dualismos e maniqueísmos, geralmente interpretados sob as lentes do dualismo corpo-alma de Platão ou da revisão deste dualismo realizada por Aristóteles (chamada de “hilemofismo”) que da concepção judaica e paulina do ser humano.
Para a antropologia bíblica o ser humano é uma unidade psicofísica, corpo e alma, matéria e espíritoO homem é um todo organizado pelo “corp blee you!

1. Corpo e alma na teologia cristã
Como era de se esperar desde cedo os teólogos cristãos especularam sobre a relação entre a forma material e a imaterial. A constituição do ser humano foi objeto de grande preocupação para a tradição teológica cristã. Esta tradição de pensamento esteve intimamente ligada a compressões filosóficas e científicas seculares do sentido da criatura humana. A cada época os teólogos estiveram alerta ao que o conhecimento secular poderia dizer sobre a natureza física do homo sapiens.
Os próprios termos “corpo”, “alma” e “espírito” são provenientes do universo grego-romano. Na verdade estes termos se prestam a tornar a concepção teológica do ser humano bastante complicada e, por vezes inacessível a uma interpretação fácil. Um exemplo disso é o conceito de “corpo”, geralmente compreendido como oposição a “espírito”, fonte de muitos dualismos e maniqueísmos, geralmente interpretados sob as lentes do dualismo corpo-alma de Platão ou da revisão deste dualismo realizada por Aristóteles (chamada de “hilemofismo”) que da concepção judaica e paulina do ser humano.
Para a antropologia bíblica o ser humano é uma unidade psicofísica, corpo e alma, matéria e espírito. O homem é um todo organizado pelo “corpo” (basar), a condição do homem enquanto ser histórico, com vínculos e obrigações de parentesco e solidariedade; pela “alma” (nefesh), ser vivente, que sonha e respira e “espírito” (ruach), a sua relação de abertura ao Criador. Essa antropologia é mantida e ampliada por São Paulo no Novo Testamento (Copo/soma; alma/psiche e espírito/pneuma).
Por outro lado a compreensão científica e filosófica contemporânea do ser humano e da sua personalidade tende a enfatizar sua unidade radical. O ser humano não apenas “tem” um corpo e uma mente, mas “é” esse corpo e a essa mente, embora não haja consenso sobre a relação entre esse corpo, essa mente e esse espírito. Nem mesmo há total acordo a respeito de como essa mente deveria ser descrita.
Junte-se a isso o próprio caráter ambíguo e complexo da espécie humana, que apesar de ter os olhos voltados para as estrelas possui origem no pó da terra. São Gregório de Nissa (335-385) expressou este sentimento ao falar do ser humano como fator intermediário entre o âmbito terreno animal e o âmbito espiritual, divino. Essa mesma idéia é nos dada pela salmista: “Quanto olho para o céu, que tu criastes, para a lua e para as estrelas, que pusestes nos seus lugares-/que é um simples ser humano para que penses nele?Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?/No entanto, fizestes o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste glória e poder e a honra de um rei [...]” (Salmo 8. 4-6).
Quem somos nós? Há três formas de conceber essa resposta, três modos de explicar a origem da pessoa humana. Falamos em visão “tricotômica” ao falarmos de corpo, alma e espírito, enquanto de uma visão “dicotômica” somente em corpo e alma. Já os monistas afirmam que não há separação radical entre o corpo e a alma, a não ser metaforicamente.
Quanto à origem há também três teorias cristas sobre esse tema: a preexistência, a criação e a tradução. Comecemos pela mais antiga e polemica delas.
A) A teoria da preexistência. Para os defensores do pré-existencialismo, as almas humanas já existiam em um estado anterior, e qualquer deficiência moral que demonstrasse neste estado, teria grande implicação na vida material desta alma. Alguns ícones teológicos desse pensamento são: Orígenes (185-254) e Scotus Erígena (810-877). De acordo com esta teoria as almas já tiveram uma existência separada, consciente e pessoal, em um estado prévio; que havendo pecado nesse estado pré-existente, elas são condenadas a nascer nesse mundo em um estado de pecado e em conexão com um corpo material em algum ponto do começo do seu desenvolvimento.
Segundo Orígenes, no Peri Arkhôn (“No princípio”) há três elementos no homem: o corpo, a alma e o espírito. Somente este último é imortal. Deus criou, desde toda a eternidade, um universo de seres espirituais unidos a corpos de natureza sutil, etéreos, dotados de livre arbítrio e igualdade. Acontece que eles pecaram, afastando-se da presença divina. Segundo a gravidade de sua falta, foram condenados a habitarem um corpo diferenciado (demônios ou humanos, saudáveis ou doentes, sábios ou tolos etc.). Muitos acham que os discípulos de Cristo foram influenciados por essa idéia quando disseram a respeito do homem que havia nascido cego: “Mestre quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” (João 9:2). Dessa forma cada alma teria uma vida espiritual anterior a essa encarnação, devendo ser responsável nessa vida pelos seus pecados herdados.
Porém pela prática da vida cristã e da contemplação, os seres humanos poderão desprende-se de sua situação atual e reencontrar a condição superior original. No fim dos tempos, os corpos ressuscitados vão recuperar sua condição sutil, tornando-se corpos espirituais novamente (Cf. 1 Cor 15, 42-49).
Nas formas mais modernas desse pensamento, podemos encontrar Kant. Para ele a depravação da vontade, ou sua deficiência moral, só pode ser real a partir de um ato pessoal de autodeterminação em um estado anterior ao da vida material. Assim, todos os homens que vivem materialmente, tem suas definições finais determinadas por esse ato pré-temporal.
Já o criacionismo e o traducionismo derivam da doutrina da criação. O primeiro afirma que Deus cria uma alma para cada corpo gerado, enquanto que o segundo ensina que as almas são geradas das almas, da mesma forma e ao mesmo tempo que os corpos o são dos corpos. A partir de Tertuliano, de cuja obra De anima (c. 210; Sobre a alma) surgiu o traducionismo e, por analogia, o criacionismo, muitas foram às polêmicas em torno das duas doutrinas e sua relação com o pecado original.

B) O Criacionismo. A teoria criacionista afirma a clara existência de uma dupla natureza humana: a corporal e a espiritual. Deus cria diariamente almas para acoplar em corpos que estão sendo gerados. De acordo com esta escola, o espírito é criado por Deus e agregado ao corpo do minúsculo ser, no momento do ato gerativo, ou ao longo do desenvolvimento fetal ou, ainda, no dia do nascimento. O criacionismo se opõe a teoria preexistencialista, a qual preconiza que os espíritos foram criados antes da geração humana, e ficaram à espera de corpos que lhes fossem preparados para sua agregação e a teoria traducionista que parece não leva em consideração a diferença entre a criação da alma e do corpo (Cf. Ecl.12,7; Isa 42,5 e Hb 12,9).
O criacionismo, ao contrário, ensina que Deus cria um espírito para cada corpo, no momento da geração. Não significa que a alma é criada primeiro “separadamente do corpo”, mas que ela é “chamada à existência” por Deus num dado momento, pré-formada na vida física do feto, ou seja, na vida dos pais. Entre os adeptos da teoria do criacionismo estão Ambrósio (337-397), Jerônimo (331-419), Anselmo (1034-1109), Aquino (1225-1274), Calvino (1509-1564) a maioria dos católicos romanos, ortodoxos e anglicanos.
Nesta escola há dualidade sem dualismo, separação sem antagonismo, como podemos ver na teoria de São Tomaz de Aquino, para quem a ligação da alma com o corpo não é composto de duas substâncias que poderiam subsistir por elas mesmas. Alma e corpo estão intimamente unidos. A alma é a forma do corpo. Há nessa teoria uma forte influencia das idéias de Aristóteles para quem “forma” e “substancia”, corpo e alma são intimamente ligados.
C) O Traducionismo. O termo “traduciano” provém do verbo latino “traducere” (“levar ou trazer por cima”, “transportar”, “transferir”). Sustenta que a espécie humana foi criada imediatamente a partir do primeiro ser humano, Adão, no que diz respeito à alma como também ao corpo, e que ambos são propagados da parte dele para a geração natural. O traducionismo tende ao monismo, negação da dualidade corpo - espírito. Em outras palavras, Deus outorgou aos primeiros seres humanos, Adão e Eva, os meios pelos quais eles (e todos os seres humanos) teriam descendentes à sua própria imagem, perfazendo, assim, a totalidade da pessoa material e imaterial (Cf. Gn 1, 28;2,7; Hb 7, 9,10). Entre os defensores dessa teoria termos Tertuliano (155-22), Gregório de Nissa e Lutero (1483-1546). O criacionismo foi a teoria grandemente aceita pelo Oriente, enquanto o traducionismo, pelo Ocidente.
A teoria traducionista explica que a alma de uma pessoa tem sua origem na alma dos pais. Segundo essa visão, não existiria uma alma que reencarna, mas apenas uma alma, espírito ou princípio de vida que é transmitida no momento da concepção pelos pais. A alma da criança tem supostamente sua origem na cisão da alma dos pais. Os pais, por sua vez, a receberam de seus pais e assim por diante.
Como afirma um dos seus defensores: “durante a concepção física da criança partes das almas dos pais se separam e se unem em torno do embrião para formar uma nova alma”. O traducionismo não explica o modo como se dá essa transmissão e indica que a passagem de alma dos pais para a alma da criança pode até mesmo ser inexplicável.
O traducionismo é ao” (basar), a condição do homem enquanto ser histórico, com vínculos e obrigações de parentesco e solidariedade; pela “alma” (nefesh), ser vivente, que sonha e respira e “espírito” (ruach), a sua relação de abertura ao Criador. Essa antropologia é mantida e ampliada por São Paulo no Novo Testamento (Copo/soma; alma/psiche e espírito/pneuma). Por outro lado a compreensão científica e filosófica contemporânea do ser humano e da sua personalidade tende a enfatizar sua unidade radical. O ser humano não apenas “tem” um corpo e uma mente, mas “é” esse corpo e a essa mente, embora não haja consenso sobre a relação entre esse corpo, essa mente e esse espírito. Nem mesmo há total acordo a respeito de como essa mente deveria ser descrita. Junte-se a isso o próprio caráter ambíguo e complexo da espécie humana, que apesar de ter os olhos voltados para as estrelas possui origem no pó da terra. São Gregório de Nissa (335-385) expressou este sentimento ao falar do ser humano como fator intermediário entre o âmbito terreno animal e o âmbito espiritual, divino. Essa mesma idéia é nos dada pela salmista: “Quanto olho para o céu, que tu criastes, para a lua e para as estrelas, que pusestes nos seus lugares-/que é um simples ser humano para que penses nele?Que é um ser mortal para que te preocupes com ele?/No entanto, fizestes o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste glória e poder e a honra de um rei [...]” (Salmo 8. 4-6). Quem somos nós? Há três formas de conceber essa resposta, três modos de explicar a origem da pessoa humana. Falamos em visão “tricotômica” ao falarmos de corpo, alma e espírito, enquanto de uma visão “dicotômica” somente em corpo e alma. Já os monistas afirmam que não há separação radical entre o corpo e a alma, a não ser metaforicamente.
Quanto à origem há também três teorias cristas sobre esse tema: a preexistência, a criação e a

tradução. Comecemos pela mais antiga e polemica delas. A) A teoria da preexistência. Para os defensores do pré-existencialismo, as almas humanas já existiam em um estado anterior, e qualquer deficiência moral que demonstrasse neste estado, teria grande implicação na vida material desta alma. Alguns ícones teológicos desse pensamento são: Orígenes (185-254) e Scotus Erígena (810-877). De acordo com esta teoria as almas já tiveram uma existência separada, consciente e pessoal, em um estado prévio; que havendo pecado nesse estado pré-existente, elas são condenadas a nascer nesse mundo em um estado de pecado e em conexão com um corpo material em algum ponto do começo do seu desenvolvimento. 
Segundo Orígenes, no Peri Arkhôn (“No princípio”) há três elementos no homem: o corpo, a alma e o espírito. Somente este último é imortal. Deus criou, desde toda a eternidade, um universo de seres espirituais unidos a corpos de natureza sutil, etéreos, dotados de livre arbítrio e igualdade. Acontece que eles pecaram, afastando-se da presença divina. Segundo a gravidade de sua falta, foram condenados a habitarem um corpo diferenciado (demônios ou humanos, saudáveis ou doentes, sábios ou tolos etc.). Muitos acham que os discípulos de Cristo foram influenciados por essa idéia quando disseram a respeito do homem que havia nascido cego: “Mestre quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?” (João 9:2). Dessa forma cada alma teria uma vida espiritual anterior a essa encarnação, devendo ser responsável nessa vida pelos seus pecados herdados. Porém pela prática da vida cristã e da contemplação, os seres humanos poderão desprende-se de sua situação atual e reencontrar a condição superior original. No fim dos tempos, os corpos ressuscitados vão recuperar sua condição sutil, tornando-se corpos espirituais novamente (Cf. 1 Cor 15, 42-49).
Nas formas mais modernas desse pensamento, podemos encontrar Kant. Para ele a depravação da
vontade, ou sua deficiência moral, só pode ser real a partir de um ato pessoal de autodeterminação em um estado anterior ao da vida material. Assim, todos os homens que vivem materialmente, tem suas definições finais determinadas por esse ato pré-temporal. Já o criacionismo e o traducionismo derivam da doutrina da criação. O primeiro afirma que Deus cria uma alma para cada corpo gerado, enquanto que o segundo ensina que as almas são geradas das almas, da mesma forma e ao mesmo tempo que os corpos o são dos corpos. A partir de Tertuliano, de cuja obra De anima (c. 210; Sobre a alma) surgiu o traducionismo e, por analogia, o criacionismo, muitas foram às polêmicas em torno das duas doutrinas e sua relação com o pecado original.

B) O Criacionismo. A teoria criacionista afirma a clara existência de uma dupla natureza humana: a
corporal e a espiritual. Deus cria diariamente almas para acoplar em corpos que estão sendo gerados. De acordo com esta escola, o espírito é criado por Deus e agregado ao corpo do minúsculo ser, no momento do ato gerativo, ou ao longo do desenvolvimento fetal ou, ainda, no dia do nascimento. O criacionismo se opõe a teoria preexistencialista, a qual preconiza que os espíritos foram criados antes da geração humana, e ficaram à espera de corpos que lhes fossem preparados para sua agregação e a teoria traducionista que parece não leva em consideração a diferença entre a criação da alma e do corpo (Cf. Ecl.12,7; Isa 42,5 e Hb 12,9). O criacionismo, ao contrário, ensina que Deus cria um espírito para cada corpo, no momento dgeração. Não significa que a alma é criada primeiro “separadamente do corpo”, mas que ela é “chamada à existência” por Deus num dado momento, pré-formada na vida física do feto, ou seja, na vida dos pais. Entre os adeptos da teoria do criacionismo estão Ambrósio (337-397), Jerônimo (331-419), Anselmo (1034-1109), Aquino (1225-1274), Calvino (1509-1564) a maioria dos católicos romanos, ortodoxos e anglicanos. Nesta escola há dualidade sem dualismo, separação sem antagonismo, como podemos ver na teoria de São Tomaz de Aquino, para quem a ligação da alma com o corpo não é composto de duas substâncias que poderiam subsistir por elas mesmas. Alma e corpo estão intimamente unidos. A alma é a forma do corpo. Há nessa teoria uma forte influencia das idéias de Aristóteles para quem “forma” e “substancia”, corpo e alma são intimamente ligados.  C) O Traducionismo. O termo “traduciano” provém do verbo latino “traducere” (“levar ou trazer por cima”, “transportar”, “transferir”). Sustenta que a espécie humana foi criada imediatamente a partir do primeiro ser humano, Adão, no que diz respeito à alma como também ao corpo, e que ambos são propagados da parte dele para a geração natural. O traducionismo tende ao monismo, negação da dualidade corpo - espírito. Em outras palavras, Deus outorgou aos primeiros seres humanos, Adão e Eva, os meios pelos quais eles (e todos os seres humanos) teriam descendentes à sua própria imagem, perfazendo, assim, a totalidade da pessoa material e imaterial (Cf. Gn 1, 28;2,7; Hb 7, 9,10). Entre os defensores dessa teoria termos Tertuliano (155-22), Gregório de Nissa e Lutero (1483-1546). O criacionismo foi a teoria grandemente aceita pelo Oriente, enquanto o traducionismo, pelo Ocidente.  A teoria traducionista explica que a alma de uma pessoa tem sua origem na alma dos pais. Segundo essa visão, não existiria uma alma que reencarna, mas apenas uma alma, espírito ou princípio de vida que é transmitida no momento da concepção pelos pais. A alma da criança tem supostamente sua origem na cisão da alma dos pais. Os pais, por sua vez, a receberam de seus pais e assim por diante. Como afirma um dos seus defensores: “durante a concepção física da criança partes das almas dos pais se separam e se unem em torno do embrião para formar uma nova alma”. O traducionismo não explica o modo como se dá essa transmissão e indica que a passagem de alma dos pais para a alma da criança pode até mesmo ser inexplicável. 
O traducionismo é a mais “material” das teorias. Nesse sentido, há muita ênfase no aspecto da formação corporal na criação da alma. Ou seja, seria preciso considerar a alma como algo ligado ao material, não sendo independente deste. 

P 11-

P 10 A doutrina que  estuda o homem do ponto de vista teologico chama-se?

OS ELEMENTOS ESSENCIAIS DA NATUREZA HUMANA

Há duas teorias com referência aos elementos essenciais da natureza humana. Notamo-las na seguinte ordem:

I. A TEORIA TRICOTÔMICA

As duas passagens seguintes são tidas por alguns para ensinar uma divisão tríplice da natureza humana em corpo, alma e espírito, estas constituindo três elementos distintos em a natureza do homem:
"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo" (1 Tessalonicenses 5:23).
"A Palavra de Deus é viva e eficaz, mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, que penetra até à divisão da alma e do espírito e das juntas e medulas, que é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).
Rejeitemos esta teoria pelas seguintes razões:
1. SE A ENUMERAÇÃO TRÍPLICE EM 1 TESSALONICENSES 5:23 DEVE SER TOMADA COMO SIGNIFICANDO TRÊS ELEMENTOS DISTINTOS NO HOMEM, ENTÃO MATEUS 22:37 DEVE SER TOMADO COMO NOMEANDO, NOMÍNIMO, UM ELEMENTO ADICIONAL, FAZENDO-OS QUATRO AO TODO.
Mateus 22:37 reza: "Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu pensamento." Precisa ser notado que essa passagem, à luz da interpretação de 1 Tessalonicenses 5:23 pelos advogados da teoria tricotômica, faz de coração e mente elementos diferentes em a natureza do homem. Diga-se agora que a "mente" nesta passagem é idêntica a "espírito" em 1 Tessalonicenses 5:23; mas o "coração" não pode ser identificado com coisa alguma em 1 Tessalonicenses 5:23, desde que "alma", bem como coração, está mencionada em Mateus 22:37. Assim, para os advogados da teoria tricotômica à luz de sua interpretação de 1 Tessalonicenses 5:23, não há escapar da necessidade de sustentar uma divisão quádrupla da natureza humana.
2. TÃO CERTO COMO ESTÁ MANIFESTO PELA ESCRITURA QUE "CORAÇÃO" E "MENTE" NÃO DESIGNAM ELEMENTOS SEPARADOS DA NATUREZA HUMANA, ASSIM TAMBÉM ESTÁ MANIFESTO QUE "ALMA" E "ESPIRITO" NÃO DESIGNAM.
Presumimos que todos concordarão em que "coração" e "mente" representam não dois elementos distintos da natureza humana, mas apenas duas faculdades; sendo a mente especialmente a faculdade do conhecimento e o coração a faculdade do sentimento. Mais tarde mostraremos que é justamente tão manifesto que alma e espírito não são distintos.
3. HEBREUS 4:12 NÃO DEVE SER TOMADO COMO SE REFERINDO A UMA DIVISÃO ENTRE A ALMA E O ESPÍRITO COMO SE FOSSEM ELEMENTOS SEPARADOS.
Antes pensamos que se refere a "penetração" da alma e do espírito até mesmo às suas juntas e medula, a saber, às mesmas profundezas da natureza espiritual"(A. H. Strong).
4. OS TERMOS "ESPÍRITO" E "ALMA" SÃO USADOS UM PELO OUTRO NA ESCRITURA.
Vide Gênesis 41:8 comparado com Salmos 42:6; João 12:27 comparado com João 13:21 e Hebreus 12:23 comparado com Apocalipse 6:9. Este uso intermudável de ambos os termos é fatal à doutrina tricotômica.
5. DOIS ELEMENTOS APENAS DA NATUREZA HUMANA ESTÃO MENCIONADOS NA CRIAÇÃO DO HOMEM.
Primeiro, Deus criou o corpo do homem. Então Ele assoprou nas ventas desse corpo o fôlego (espírito) de vida e assim o homem se tornou alma vivente. Cf. Gênesis 2:7. O homem não veio a ser primeiro alma vivente ou a possuir uma alma e então receber o espírito em adição: foi a recepção do espírito que o fez alma vivente.
6. JESUS DIVIDIU A NATUREZA HUMANA SÓ EM DOIS ELEMENTOS.
Em Mateus 10:28 disse Jesus: "Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; antes temei o que pode destruir tanto a alma e o corpo no inferno". Se há três elementos em a natureza humana, que sucede ao terceiro quando corpo e alma vão para o inferno? Se Eclesiastes 12:7 se oferece em resposta a esta pergunta, respondemos a palavra hebraica traduzida "espírito" nesta passagem, não pode ser tomada como significando "espírito" no sentido em que a usamos aqui: significa meramente "fôlego". Em resposta, pode ser dito que, se a palavra hebraica aqui significa apenas fôlego, então ela significa o mesmo em Gênesis 2:7, onde a temos interpretado como significando espírito. Mas desde que, após a partida do fôlego, o homem continua a ser uma alma vivente, como evidenciado por seu sofrimento cônscio eterno, no caso de ele ir para o inferno (Gehenna), deve ser entendido que a palavra em Gênesis 2:7 significa mais do que fôlego.
Não fique entendido que o que estamos dizendo aqui é que não há nunca qualquer distinção que seja entre alma e espírito. Enquanto elas são muito freqüentemente usadas como sinônimos, contudo, algumas vezes, traça-se uma vaga distinção; mas esta distinção não é entre elementos diferentes da natureza humana. Quando se faz uma distinção, ambos os termos meramente "designam o princípio imaterial de diferentes pontos de vista" (A. H. Strong). "Concluímos que a parte imaterial do homem, vista como uma vida individual e cônscia, capaz de possuir e animar um organismo físico, chama-se "psuke" (alma); vista como um agente moral e racional, suscetível de influência e habitação, esta mesma parte imaterial chama-se "pneuma" (espírito). O "pneuma" (espírito), pois, é a natureza do homem olhando para Deus e capaz de receber e manifestar o "Pneuma Hagion" (Espírito Santo); a "psuke" (alma) é a natureza do homem olhando para a terra e tocando o mundo dos sentidos. O "pneuma" (espírito) é a parte mais elevada do homem como relacionada às realidades espirituais ou como capaz de tal relação; a "psuke" (alma) é a parte mais elevada do homem como relacionada com o corpo ou como capaz de tal relação. O ser do homem, portanto, não é tricotômico senão dicotômico e a sua parte imaterial, enquanto na posse de dualidade de faculdades, tem unidade de substância. A natureza do homem não é uma casa de três andares senão de dois, com janelas no andar de cima dando para duas direções: para a terra e para o céu. O "andar térreo" é a nossa parte física: o corpo. Mas o "andar superior" do homem tem dois aspectos: há uma visão para as coisas embaixo e uma clarabóia através da qual se vêem estrelas" (Strong, Systematic Theology, pág. 246). "A alma é espírito modificada pela união com o corpo" (Hovey).

II. A TEORIA DICATÔMICA

Em vista de todas as considerações precedentes, somos pela teoria dicatômica da natureza humana antes que pela tricotômica: a primeira encara o homem como se compondo de duas partes, uma material (corpo) e outra imaterial (alma ou espírito).
Já justificamos a primeira, ao menos para nossa própria satisfação, contra a segunda. Só nos resta agora responder aos que recusam até mesmo uma dupla divisão da natureza humana e negam que a alma seja um elemento atual, distinto do corpo. Como prova que o corpo e alma são dois elementos distintos, oferecemos os seguintes argumentos:
1. DISSE JESUS QUE O HOMEM NÃO PODE MATAR A ALMA.
Vide Mateus 10:28. E, na mesma passagem Ele também disse que o homem pode matar o corpo; logo, corpo e alma são elementos distintos.
2. O HOMEM CONTINUA A EXISTIR DEPOIS DE O CORPO VOLTAR AO PÓ.
Para prova disto vide o capítulo sobre "O Estado Presente dos Mortos".
3. A MORTE FÍSICA É TRATADA COMO A PARTIDA DA ALMA DO CORPO E A VINDA À VIDA OUTRA VEZ É TRATADA COMO A VINDA DA ALMA OUTRA VEZ AO CORPO.
Vide Gênesis 35:18; 1 Reis 17:22. Algumas vezes a palavra hebraica "alma" nestas passagens (nephesh) significa meramente vida; mas um tal sentido da bem em 1 Reis 17:22, porque aí se afirma que "a alma da criança lhe voltou e ela reviveu" ou viveu outra vez. Traduzir "nephesh" aqui por "vida" faria as palavras rezarem: "A vida da criança veio-lhe outra vez e ela viveu outra vez".
4. PAULO CHAMA O CORPO MERAMENTE NOSSA CASA TERRESTRE E DIZ QUE TEREMOS UMA OUTRA CASA APÓS A DISSOLUÇÃO DO CORPO.
Vide 2 Coríntios 5:1-4. Esta outra casa é o corpo espiritual que os crentes receberão na ressurreição. Assim o homem interior ou a alma pode mudar-se desta casa para outra e é, portanto, tão distinta em substância e separável em natureza como o corpo humano o é da casa em que mora. O corpo físico é somente a moradia terrena da alma.

A NATUREZA MORAL DO HOMEM

O homem é uma criatura moral. Com isto queremos dizer que ele é responsável pelas suas ações. Isto é um dos sinais por que o homem se distingue da besta. O homem se constitui criatura moral por aquelas faculdades que o fazem responsável pelas suas ações. Essas faculdades são três:

I. INTELECTO

Intelecto é a faculdade da percepção ou pensamento. É o poder de o homem saber ou receber conhecimento. Sem isto o homem não seria uma criatura moral. Isto está ensinado por Jesus em João 9:41.

II. CONSCIÊNCIA

De um ponto de vista estritamente psicológico a consciência não é considerada como uma faculdade separada. Deste ponto de vista as três faculdades são intelecto, sensibilidade e vontade; sendo a consciência considerada como a ação combinada dessas três faculdades dando ao homem um senso íntimo de sua responsabilidade moral e julgando entre o bem e o mal. Todavia, a consciência pode, num sentido, ser considerado como uma faculdade, porque é poder da mente conhecer o bem e o mal e sentir-se obrigado a fazer o bem. Assim o juízo está envolvido na consciência. E a razão está envolvida no juízo.
Em suma, a consciência é o guia final do homem. Errôneo é fazer uma distinção entre seguir a própria consciência e seguir a Lei de Deus. A Lei de Deus não tem meio de nos alcançar exceto através da consciência. Quando fazemos o bem, só o pode ser como resultado de incitação da consciência, que obra segundo o padrão aceitado pela mente. Assim a consciência nos guia direito só em proporção à justeza do padrão que tivermos aceitado como nosso guia. Daí a necessidade de conhecimento correto da Palavra de Deus.

III. VONTADE

A vontade do homem está definida por A. H. Strong como "o poder da alma de escolher entre motivos e dirigir sua atividade subseqüente de acordo com o motivo assim escolhido, em outras palavras, o poder da alma de escolher tanto o fim como os meios de atingir o escolhido". Diz o mesmo autor: "A escolha de um fim último chamamos preferência imanente; a escolha dos meios chamamos volição executiva".
Como observamos em considerarmos a vontade de Deus, a vontade não é independente da natureza do seu possuidor. Não é, como fosse, um outro eu dentro de nós. O caráter da vontade é o caráter do indivíduo que a possui. A vontade é, simplesmente, um poder da alma.
Os atos da vontade são determinados por dois fatores: motivos e caráter. Usamos o termo "motivos" significando razões e induzimentos influenciando na direção de certos atos da vontade. Destes dois fatores, o caráter é o mais dominante, porque em todo ato da vontade fazemos escolha entre dois ou mais motivos e é o nosso caráter que determina que motivo escolhemos.
Todo ato da vontade é uma expressão de caráter em vista de motivos e todo ato da vontade tende a modificar ou confirmar o caráter. Isto explica porque uma dada escolha da vontade se torna mais fácil cada vez em que ela se faz.
 

O ESTADO ORIGINAL E A QUEDA DO HOMEM ( Pecado )

Em Eclesiastes 7:29 lemos: "Eis-que, só isto achei: que Deus fez o homem direito, mas eles buscaram muitas invenções". Nada é mais evidente do que os dois fatos mencionados nesta passagem; a saber, a justiça original do homem e a sua queda mais tarde.

I. O ESTADO ORIGINAL DO HOMEM

1. O FATO EM SI.
A passagem a pouco citada nos diz que Deus fez o homem justo. É isto evidente da natureza de Deus: sendo infinitamente santo. Ele só podia criar aquilo que é justo. Então se nos diz em Gênesis 1:31 que Deus viu que tudo quanto Ele fez foi muito bom. Isto inclui o homem. Mais ainda, se nos diz que Deus fez o homem na Sua própria imagem (Gênesis 1:27).
2. A IMAGEM DE DEUS NO HOMEM.
(1) Considerada Negativamente.
A imagem de Deus no homem não consistiu de uma trindade análoga à trindade divina. Já discutimos isto circunstanciadamente no capítulo sobre "Os Elementos da Natureza Humana". Nesse capítulo mostramos que o homem consiste não de três partes senão de duas; e, se ele consistisse de três partes, que membro da trindade representaria o corpo do homem?
(2) Considerada Positivamente.
A imagem de Deus no homem consistiu de duas coisas, a saber:
A. Santidade.
Nisto teve o homem uma semelhança moral com Deus. Ao afirmarmos que santidade foi uma parte da imagem de Deus no homem, queremos dizer que, na criação do homem, Deus comunicou as faculdades humanas uma inclinação reta. A santidade deve ter sido parte da imagem de Deus no homem porque santidade é o atributo fundamental de Deus. Que santidade foi uma parte da imagem original de Deus no homem está também confirmado pelo fato que ela se comunica na renovação da imagem de Deus na regeneração (Efésios 4:24; Colossenses 3:10). Isto está confirmado mais além por Eclesiastes 7:29.
A semelhança moral original do homem com Deus constitui em mais que mera inocência. Foi santidade positiva. Só isto pode satisfazer a afirmação que o homem foi feito à imagem de Deus. Se inocência fosse bastante para satisfazer essa afirmação, então seriamos obrigados a concluir que cada criancinha nasce na imagem moral de Deus, o que a Escritura nega (Salmos 51:5; 58:3; Jeremias 17:9).
B. Personalidade.
Nisto o homem tem uma semelhança natural com Deus. A personalidade pode ser definida como auto-concienciosidade e autodeterminação. A primeira é a habilidade do homem em conhecer-se distintamente de tudo o mais e de analizar-se. A segunda é o poder de fazer escolhas em vista de motivos. Tais escolhas envolvem a razão e o juízo; e, quando se relacionam com assuntos morais, envolvem consciência.
É a personalidade que distingue o homem num modo natural do bruto. O bruto tem senso íntimo, mas não auto-concienciosidade. Nenhum bruto jamais pensou "Eu". Nenhum bruto jamais se deteve para analizar-se. Um bruto nunca reflete sobre sua própria natureza em distinção de tudo mais. Ele nunca se empenha em introspecção. Nem o bruto faz escolhas em vista de motivos. Suas ações são determinadas por instintos e por influencias de fora. Assim, o bruto tem determinação, mas não autodeterminação. Que o bruto se move por instinto mais do que por escolha em vista de motivos está evidenciado pelo fato que os brutos nunca melhoram nos seus métodos de fazer as coisas.
Que a personalidade foi uma parte da imagem de Deus no homem está evidenciado pelo fato que o homem decaído, falto de santidade, ainda se diz estar na imagem de Deus. Vide Gênesis 9:6; I Coríntios 11:7; Tiago 3:9.

II. A QUEDA DO HOMEM

A santidade original do homem não era imutável. A mutabilidade é uma característica necessária da natureza humana. Imutabilidade requer infinidade de conhecimento e poder. A infinidade é uma característica só da divindade. Portanto, desde que Deus desejou criar o homem e não um deus, Ele fez Adão mutável. Isto tornou possível a queda. Notemos, então, em referência à queda:
1. O FATO EM SI.
Em Gênesis 3 temos a narrativa da queda. De modo que a queda é um fato revelado. Também é um fato que é evidente, como já o indicamos.
2. O PROBLEMA EM SI.
Quando vimos estudar a queda do homem, somos abordados pelo problema de como um tal ser, como Adão foi, pode cair. Notemos a respeito deste problema:
(1) Uma explicação errônea.
Algumas vezes uma explicação do problema da queda do homem é tentada por representar-se o seu estado original como um de mero equilíbrio no qual foi tão fácil escolher o erro como foi escolher o direito. Em outras palavras, a vontade estava tal estado de indiferença e tão suscetível de agir de um modo como de outro. Uma noção tam como esta reduz o estado original do homem a uma condição de mera inocência em vez de santidade positiva. Já tocamos nisto e confiamos em que mostramos que, mera inocência, não satisfaz a afirmação que o homem foi criado na imagem de Deus.
(2) A explicação direita.
Não devemos ver a dificuldade insuperável aqui reconhecida por muitos. Pensamos que a dificuldade encontra uma explicação satisfatória nos seguintes fatos:
A. Adão era mudável.
Já discutimos este fato.
B. Sendo mudável, só podia permanecer firme no seu estado original pelo poder de Deus.
Vide o capítulo sobre "A Relação de Deus com o Universo". Nada fica na sua própria força inalterado exceto aquilo que é imutável.
C. Deus podia justa e santamente permitir a Adão cair se Lhe agradasse.
Desde que Deus permitiu o pecado, ninguém objeta à permissão da queda, salvo aqueles que queiram criticar Deus.
D. Deus, tendo escolhido permitir a queda, retirou de Adão o Seu poder sustentador e a natureza de Adão degenerou tanto como o universo inteiro cairia aos pedaços se Deus retirasse o Seu poder sustentador e conservador por um só instante.
3. OS RESULTADOS EM SI.
(1) O primado de Adão.
Quando Adão provou a corrupção de sua natureza, ele não ficou como simples individuo senão como o cabeça natural da raça. O primado natural de Adão está claramente ensinado no capítulo quinto de Romanos. O seu primado ali não se apresenta como simples primado federal. Adão não pecou meramente por nós, como se ele fosse o mero cabeça federal da raça; nós pecamos nele (Romanos 5:12).
(2) Os efeitos da queda.
A. Sobre Adão e Eva.
Adão e Eva sofreram a corrupção de sua natureza, a qual lhes trouxe ao mesmo tempo morte natural e espiritual.
B. Sobre a Raça.
O efeito total da queda de Adão sobre a raça é a corrupção da natureza da raça, a qual traz a raça a um estado de morte espiritual e a torna sujeita à morte física.
Os descendentes de Adão são feitos responsáveis, não pelo ato manifesto de Adão em participar do fruto proibido senão pela apostasia interior de sua natureza de Deus. Não somos pessoalmente responsáveis pelo ato manifesto de Adão porque o seu ato manifesto foi o ato de sua própria vontade individual. Mas, nossa natureza, sendo uma com a dele, corrompeu-se na apostasia de sua natureza dele. Daí, o efeito da queda sobre a raça não consiste tanto da culpa pessoal pelo ato manifesto de Adão como da corrupção da natureza da raça. Não somos responsáveis por qualquer coisa de que não podemos arrepender- nos quando vivificados pelo Espírito de Deus. Está qualquer homem hoje convicto do pecado de Adão de participar do fruto proibido? Mas nós nos sentimos convictos e podemos e nos arrependemos da corrupção de nossas naturezas, corrupção que se manifesta em rebelião contra Deus e em transgressões pessoais. Não cremos que a Escritura ensine mais do que isto a respeito dos efeitos da queda sobre o raça. Para uma discussão de João 1:29 a este respeito, vide o capítulo sobre a expiação.  
4. A DIFERENÇA ENTRE ADÃO E EVA NA QUEDA.
A narrativa do Gênesis não faz diferença vital entre Adão e Eva na queda, mas uma distinção está claramente apresentada em 1 Timóteo 2:14, onde se diz que Eva foi enganada e Adão não. Isto quer dizer que Eva caiu em transgressão porque ela foi levada a pensar que o aviso de Deus não era verdade e que ela não morreria como uma penalidade por participar do fruto proibido. Mas com Adão foi diferente: ele não duvidou da Palavra de Deus; ele pecou porque preferiu ser expulso do Éden com sua esposa antes que ficar no Éden sem sua esposa.
Muita vez se pensa que os fatos acima ligam maior culpa ao pecado da mulher do que ao pecado de Adão, ao passo que o reverso é que é verdade. O homem pecou por meio da escolha voluntária e cônscia da amizade de sua esposa, antes que a de Deus. Nada disto foi verdade do pecado de Eva.
5. POR QUE DEUS PERMITIU A QUEDA?
Não foi porque Deus foi compelido a permiti-la. Deus é soberano e faz tudo livremente. Não foi porque Lhe faltasse o poder. Conquanto Deus fez o homem mudável, o que foi necessário, como temos mostrado, contudo Ele podia ter conservado o homem do pecado sem a violação da vontade ou de qualquer princípio. Podemos dar apenas uma resposta à pergunta acima. É que Deus permitiu a queda para prover o meio para a glorificação do Seu Filho na redenção.
6. A QUEDA E A SANTIDADE DE DEUS.
Talvez a razão carnal jamais fique satisfeita com qualquer explicação da queda em relação com a santidade de Deus. Como podia um Deus santo permitir o pecado quando Ele teve todo o poder de impedir? De que Ele teve esse poder não pode ser duvidado. E ao passo que a razão carnal não se satisfaça nunca, contudo a fé na Palavra de Deus satisfaz a nova mente em que a permissão do pecado por Deus está perfeitamente consiste com a Sua santidade. Teve-se o poder de impedir o pecado e não o fizemos, seriamos culpados do mal, mas Deus é diferente de nós: somos dependentes e, portanto, responsáveis. Deus é independente e, portanto, responsável a ninguém. Quando nós conhecermos como somos conhecidos, então poderemos entender completamente como a permissão para pecar é perfeitamente compatível com a perfeita santidade de Deus.
 
Apostila Setes
Teologia Sistemática

P9-

A Providência de Deus

Rev. Ronald Hanko

Tradução: Felipe Sabino de Araújo Neto1
A palavra providência não é encontrada na Bíblia. Ela é usada como um nome para o ensino bíblico que Deus é o Governador sempre presente de toda a criação.
Como Governador soberano da criação, Deus cuida e supre as necessidades de todas as suas criaturas. Observe que a palavra prover é encontrada na palavra providência.2 Providência, contudo, não se refere somente a essa provisão, mas também ao controle, direção e uso de todas as coisas por Deus para os seus propósitos. "Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?" (Daniel 4:35). Isso, também, é sua providência.
Providência significa que nada acontece por acontecer. Não existe tal coisa como acaso ou sorte (Mt. 10:29-30). Todas as coisas são obra de Deus. Mesmo os atos pecaminosos dos ímpios e a atividade do diabo estão completamente sob o controle de Deus (Ex. 4:21; I Sm. 2:25; II Sm. 16:10; 24:1; I Reis 22:19-22; Sl. 139:1-16; Pv. 16:1, 4, 9; 21:1; Is. 10:15; 45:7; 63:17; Jr. 10:23; Dn. 4:17; Amós 3:6; Mt. 8:31; Atos 2:23; 17:28; Rm. 9:18). Todavia, Deus é tão grande que ele não é responsável por nenhuma das impiedades que os homens praticam. Verdadeiramente, seus caminhos não são os nossos caminhos, e os seus pensamentos não são os nossos pensamentos (Is. 55:8).
Quando a Escritura fala da providência de Deus, ela na maioria das vezes fala de sua "mão" (Sl. 109:27; I Pe. 5:6). É por sua mão que ele provê para as suas criaturas e lhes dá vida e fôlego. É com sua mão que ele guia e dirige o curso de todas as cosias, de forma que sirvam ao seu propósito maravilhoso. Sua mão é seu poder soberano e todo-poderoso.
Algumas vezes até mesmo homens são descritos como a mão de Deus, quando ele usa-os para realizar o seu propósito (Sl. 17:13-14) ou quando eles são os instrumentos de seu propósito (Gn. 49:24; Sl. 17:13; Is. 10:15). E o que é mais, esses homens são incapazes de questionar os tratamentos de Deus (Is. 45:9), mesmo quando eles são os instrumentos que Deus usa.
Deve existir terror indizível neste pensamento para o ímpio, pois não importa o que eles façam ou pra onde vão, eles estão nas mãos de Deus e não podem fazer nada à parte daquele que é o seu Juiz e Executor. Ao mesmo tempo, há conforto sem fim na providência de Deus para os crentes, pois a mão que os sustém é a mão de seu Pai (João 10:28-29), que os amou eternamente e soberana e graciosamente cuida deles. A Escritura fala até mesmo deles sendo gravados nas mãos de Deus (Is. 49:16).
Sabendo, então, que ele é o seu Pai celestial, os crentes aprendem dessa doutrina da providência que o seu Pai é todo-poderoso. Ele é capaz de fazer todas as coisas necessárias para a sua salvação. Ele controla todas as circunstâncias de sua vida, incluindo as coisas que parecem ser contra eles. Doença, morte, pobreza, aflição, e perseguição não chegam por mero acaso, mas estão sob o controle soberano daquele que ama o seu povo e deu o seu Filho unigênito por eles. Sem dúvida, então, todas as coisas devem cooperar juntamente para o bem daqueles que amam a Deus (Rm. 8:28), e nada pode separá-los do amor de Deus em Jesus Cristo (v. 39).

Fonte (original): Doctrine according to Godliness, Ronald Hanko, Reformed Free Publishing Association, pp. 90-91.

1E-mail para contato: felipe@monergismo.com. Traduzido em junho/2007.

2Nota do tradutor: Em inglês, os termos são "provide" e "providence."



P 8-VERDADE PRÁTICA:

 A doutrina da Santíssima Trindade é uma verdade bíblica fundamental e não pode ser ignorada nem desprezada por aqueles que aceitaram a CRISTO como Salvador.
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE : MATEUS 3.13-17
 13 Então, veio JESUS da Galiléia ter com João junto do Jordão, para ser batizado por ele.
 14 Mas João opunha-se-lhe, dizendo: Eu careço de ser batizado por ti, e vens tu a mim?
 15 JESUS, porém, respondendo, disse-lhe: Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então, ele o permitiu.
 16 E, sendo JESUS batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de DEUS descendo como pomba e vindo sobre ele.
 17 E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu FILHO amado, em quem me comprazo.
 
3.13 O BATISMO DE JESUS. JESUS foi batizado por João pelas seguintes razões:
(1) Para cumprir toda a justiça (v. 15; cf. Lv 16.4; Gl 4.4,5). CRISTO, mediante o batismo, consagrou-se publicamente a DEUS, e assim cumpriu a justa exigência de DEUS.
(2) Para identificar-se com os pecadores embora o próprio JESUS não precisasse de arrependimento de pecado (2 Co 5.21; 1 Pe 2.24).
(3) Para associar-se com o novo movimento da parte de DEUS, pelo qual Ele chamava todos ao arrependimento. Este movimento teve início com João Batista como o precursor do Messias (Jo l.23,32,33).
3.16 O ESPÍRITO DE DEUS DESCENDO... SOBRE ELE. Tudo quanto JESUS fez sua pregação, seu sofrimento, sua vitória sobre o pecado Ele o fez pelo poder do ESPÍRITO SANTO. Se JESUS nada podia fazer sem a operação do ESPÍRITO SANTO, quanto precisa o povo de DEUS da capacitação do ESPÍRITO SANTO! (cf. Lc 4.1,14, 18; Jo 3.34; At 1.2; 10.38). O ESPÍRITO veio sobre JESUS para dotá-lo de poder para efetuar a obra da redenção (ver Lc 3.22). O próprio JESUS posteriormente iria batizar seus seguidores com o ESPÍRITO SANTO a fim de que eles também tivessem a capacitação do ESPÍRITO (ver 3.11; At 1.5,8; 2.4).
3.17 ESTE É O MEU FILHO AMADO. O batismo de JESUS é uma grandiosa manifestação da realidade da Trindade.
(1) JESUS CRISTO, declarado igual a DEUS (Jo 10.30), é batizado no Jordão.
(2) O ESPÍRITO SANTO, que também é igual ao PAI (At 5.3,4), desce sobre JESUS em forma de pomba.
(3) O PAI declara que se compraz em JESUS. Temos, portanto, neste ato três pessoas divinas iguais. Contraria a integridade das Escrituras explanar este evento de qualquer outra maneira. A doutrina da Trindade mostra que as três pessoas divinas subsistem em tal unidade que constituem o DEUS uno (ver Mc 1.11, sobre a Trindade; cf. Mt 28.19; Jo 15.26; 1 Co 12.4-6; Ef 2.18; 1 Pe 1.2).

 

VOZ:
Isaías 40.3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do SENHOR; endireitai no ermo vereda a nosso DEUS.
 Marcos 1.3 Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
 Lucas 3.4 segundo o que está escrito no livro das palavras do profeta Isaías, que diz: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; endireitai as suas veredas.
 João 1.23 Disse: Eu sou a voz do que clama no deserto:  Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.
 Lucas 1.76 E tu, ó menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque hás de ir ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos,
 
ESPÍRITO:
Isaías 4.4 Quando o Senhor lavar a imundícia das filhas de Sião e limpar o sangue de Jerusalém do meio dela, com o espírito de justiça e com o espírito de ardor,
 Isaías 44.3 Porque derramarei água sobre o sedento e rios, sobre a terra seca; derramarei o meu ESPÍRITO sobre a tua posteridade e a minha bênção, sobre os teus descendentes.
 Malaquias 3.2 Mas quem suportará o dia da sua vinda? E quem subsistirá, quando ele aparecer? Porque ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros.
 Atos dos Apóstolos 2.3 E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
   4 E todos foram cheios do ESPÍRITO SANTO e começaram a falar em outras línguas, conforme o ESPÍRITO SANTO lhes concedia que falassem.
 1 Coríntios 12.13 Pois todos nós fomos batizados em um ESPÍRITO, formando um corpo, quer Judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um ESPÍRITO.

 

A TRINDADE (Willian W.Menzies e Stanley M.Horton - Doutrinas Bíblicas - CPAD - 1995 - RJ)
Um grande mistério está à nossa espreita: há somente um DEUS, e uma só Trindade (ou "triunidade"). Para desvendar tal mistério, não dispomos de analogias ou comparações adequadas. Mas a realidade da Palavra de DEUS aí está: o Supremo Ser subsiste numa unidade de três pessoas igualmente divinas e distintas.

 

Por mais difícil que nos seja compreender toda essa verdade, temos aí, não obstante, uma doutrina vital e urgente. A história eclesiástica traz dramáticos relatos de grupos cristãos que teimaram em não fazer caso da Trindade.

 

A oração familiar e cotidiana dos judeus, extraída de Deuteronômio 6.4, enfatiza a suprema grandeza da unidade divina: "Ouve, Israel, o Senhor nosso DEUS é o único Senhor". A palavra "único", aqui usada, corresponde ao hebraico, "echad", que pode representar uma unidade composta ou complexa. Embora o hebraico possua uma palavra que signifique "somente um" ou "o único", "yachid", esta jamais é usada em relação a DEUS.

 

Paralelamente a unidade de DEUS, deparamo-nos com o conceito de sua personalidade. A personalidade envolve o conhecimento (ou inteligência), os sentimentos (ou afetos) e a vontade. O PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO, cada um de per si, revelam tais características à sua própria maneira.

 

O ESPÍRITO SANTO, por exemplo, faz coisas que o mostram realmente como uma pessoa distinta, e não como mero poder impessoal (At 8.29; 11.12; 13.2,4; 16.6,7; Rm 8.27; 15.30; 1Co 2.11; 12.11). A personalidade também requer comunhão. Todavia, antes da existência do Universo, onde estava a possibilidade de comunhão? A resposta jaz no complexo arranjo dentro da deidade.

 

A unidade de DEUS não exclui a possibilidade de nela haver personalidades compostas. Há três personalidades distintas, cada qual inteiramente divina, mas encontram-se tão harmonicamente inter-relacionadas que resultam numa única essência. Como se vê, seria totalmente errado afirmar que na Trindade haja três deuses e Uma maneira de se desvendar as distinções das pessoas, na divindade, consiste em se observar as funções atribuídas especificamente a cada uma delas.

 

Exemplificando: DEUS PAI é relacionado à obra da criação; DEUS FILHO é o principal agente da obra de redenção da humanidade; e DEUS ESPÍRITO SANTO é a garantia de nossa herança futura. Esta tríplice distinção é esboçada no primeiro capítulo de Efésios.

 

Contudo, não devemos pressionar tais distinções, pois há abundante testemunho bíblico quanto à cooperação do FILHO e do ESPÍRITO SANTO na obra da criação: o PAI criou através do FILHO (Jo 1.3); o ESPÍRITO SANTO pairava gentilmente sobre a terra, preparando-a para os seis dias da criação (Gn 1.2). O PAI enviou o FILHO ao mundo para efetuar a redenção (Jo 3.16), e o próprio FILHO, em seu ministério, veio "no poder do ESPÍRITO" (Lc4.14).

 

O PAI e o FILHO, de igual modo, tomam parte no ministério do ESPÍRITO SANTO, que consiste em santificar o crente. A Trindade é uma comunhão harmoniosa dentro da deidade. Essa comunhão é amorosa, porque DEUS é amor. Mas esse amor é expansivo, e não auto-centralizado.

 

Ele requeria que, antes da criação, houvesse mais de uma Pessoa dentro do Divino Ser. Um importante vocábulo para se guardar, no tocante à doutrina da Trindade, é "subordinação". Há uma espécie de subordinação na ordem das relações das pessoas da Trindade, mas sem qualquer implicação quanto à natureza de cada uma delas.

 

O FILHO e o ESPÍRITO são declarados como "procedentes" do PAI. É uma subordinação, pois, quanto às relações, mas não quanto à essência. O ESPÍRITO, por sua vez, é declarado procedente do PAI e do FILHO. Esta é a declaração ortodoxa da Igreja Ocidental, adotada por ocasião do Concílio de Nicéia, em 325 d.C, e incorporada em diversos credos.

 

Duas notórias heresias opuseram-se à Igreja quanto à doutrina da Trindade: sabelianismo e arianismo.

 

Por volta do século III, Sabélio, numa tentativa de evitar a possibilidade de que se ensinasse a existência de três deuses, promoveu a idéia de que há apenas um DEUS. Embora, segundo ele, possua o Ser Supremo uma única personalidade, manifesta-se de três diferentes modos. Primeiramente, há o DEUS PAI, o Criador. que, posteriormente, manifestou-se como o FILHO, o Redentor. E, finalmente, veio Ele a se revelar como o ESPÍRITO SANTO. Para Sabélio, DEUS estava apenas exibindo-se sob três "máscaras" diferentes. Uma modalidade dessa heresia irrompeu nos círculos pentecostais por volta de 1915, assumindo o epíteto de "JESUS Somente" ou de "Unidade". Usualmente apontam eles para o fato de que a palavra "nome", em Mateus 28.19, é singular, e arrematam, dizendo que esse "nome" é JESUS. Entretanto, nos tempos bíblicos, o substantivo "nome" incluía tanto os nomes pessoais como os títulos (Lc6.13), e somente era usado no singular quando dado a uma pessoa - como em Rute 1.2, onde "nome" aparece no singular hebraico. Notemos ainda que, em Mateus 28.19, o mandamento foi, literalmente, batizar os convertidos "no nome", que era a maneira de se referir à adoração e serviço do PAI, do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Todavia, em Atos 2.38, há uma forma diferente usada no original grego, e que significa "no nome de JESUS": era a maneira de se realçar a expressão "sob a autoridade de JESUS"; autoridade esta expressa em Mateus 28.19. Lucas usou igual terminologia para distinguir o batismo de CRISTO do batismo de João Batista. Essa espécie de unitarismo simplifica demasiadamente a Trindade.

 

Os defensores dessa posição usam a seguinte ilustração: O Dr. William Jones é tratado por seu título, Dr. Jones, em seu consultório. No bairro, os amigos chamam-no por seu nome pessoal, William. Em casa, seus filhos chamam-no de pai ou papai. O problema com tal ilustração é que William Jones, numa reunião na sede comunitária de seu bairro, não irá ao telefone falar com o pai Jones, em casa, ou para com o Dr. Jones, em seu consultório. E, no entanto, JESUS orou ao PAI, e o PAI declarou: "Tu és o meu FILHO amado, em ti me comprazo" (Lc 3.22).

 

A simplificação unitarista, pois, arrasta DEUS para o nível humano. Ora, no nível humano só há uma pessoa para cada ser. Sem importar qual seja a parte de uma pessoa (vontade, emoções etc) que esteja agindo, ela deverá dizer: "Eu fiz isso". No nível divino, porém, há três pessoas para um só Ser. A maioria dos que seguem a doutrina do "JESUS Somente", ensinam que só pode considerar-se salvo o que é batizado no ESPÍRITO SANTO, e fala línguas estranhas. Tal confusão deriva-se de sua falha em não distinguir entre a redenção operada por CRISTO e a unção que nos proporciona o ESPÍRITO SANTO.

 

Outra heresia que tem afligido periodicamente certos segmentos da Igreja é o arianismo.
Em 325 d.C., Ario descambou para um outro extremo. Ele enfatizou de tal forma a distinção entre as pessoas da divindade, que acabou por dividi-la em três essências distintas. E o resultado foi a subordinação não só entre as relações pessoais, mas também quanto à natureza do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Semelhante arremedo doutrinário esvaziou a divindade tanto de CRISTO quanto do ESPÍRITO SANTO. Ario negava a eterna filiação de CRISTO, sugerindo ter Ele começado a existir nalgum ponto do tempo após o PAI. Além disso, declarou que o ESPÍRITO SANTO teria vindo à existência através da operação do PAI e do FILHO, tornando-lhe a deidade inferior à deidade do FILHO. Há vários grupos hoje que negam igualmente a divindade do FILHO e do ESPÍRITO SANTO. Tais grupos consideram,se herdeiros espirituais de Ário.

 

Eis algumas passagens que refutam a tal subordinação: Jo 15.26; 16.13; 17.1,18,23; 1 Co12.4,6; Ef 4.1,6 e Hb 10.7,17.

 

VEJA ESTES EXEMPLOS:
Jo 15.26 Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.
1 Co 12.4 Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.5 E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.6 E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.
Ef 4.1 ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, 2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, 3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz. 4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; 5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo; 6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

 

Embora o termo "trindade" não seja encontrado em nenhum lugar da Bíblia, há numerosas passagens que lhe fazem alusão. Um vívido exemplo é visto de maneira clara nos eventos que cercam o batismo de JESUS no rio Jordão: -Batizado JESUS, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO de DEUS descendo como pomba, vindo sobre ele. E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é meu FILHO amado, em quem me comprazo" (Mt 3.16,17).

 

Admitimos ser a Trindade um mistério; um mistério mui profundo: não pode ser compreendido pela mente humana. Mas o ESPÍRITO da Verdade ajuda-nos em nossa fraqueza e incapacidade (1 Co 2.13-16). Adoramos o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO.Reconhecemos-Ihes suas respectivas personalidades por suas atuações descritas pela Bíblia. Por conseguinte, humildemente reconhecemos serem Eles Um em comunhão, propósito e substância.
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda
Gn 1.2
A Trindade na criação do Universo.
Terça
 Gn 1.26
A Trindade na criação do homem.
Quarta
Co 13.13
A Trindade na bênção apostólica.
Quinta
Mt 3.13-17
A Trindade no batismo de CRISTO.
Sexta
Jo 1.32-34
A Trindade no testemunho de João Batista.
Sábado
Jo 14.16,26
A Trindade testemunhada pelo próprio CRISTO.
 
 
OBJETIVOS:  Após esta aula, seu aluno deverá estar apto a:
Definir o termo Trindade.
Descrever a Trindade no Antigo e Novo Testamento.
Defender a doutrina da Trindade.
 
 PONTO DE CONTATO
Professor, o termo “trindade” foi empregado por Teófilo de Antioquia, no século II d.C.  Entretanto, é possível que essa expressão tenha sido usada pelos cristãos nos primórdios da igreja. Esse vocábulo era usado para designar o mistério de uma só divindade coexistindo em três Pessoas absolutamente distintas e co-iguais. Todavia, o estabelecimento do termo é atribuído ao apologista cristão, Tertuliano de Cartago. Coube ao bispo de Alexandria, Atanásio, a elaboração do credo que sedimentou a ortodoxia trinitária.
Nesta lição, evite tropeçar em questões básicas a respeito dessa doutrina. Não se precipite nas questões cujas respostas você não tenha firmeza. Sobre esse tema, portemo-nos como o salmista: “Tal ciência é para mim maravilhosíssima, tão alta que não posso atingir” (Sl 139.6).
 
 SÍNTESE TEXTUAL
Entendemos, mediante a Doutrina da Trindade, que a divindade subsiste eterna e plenamente em três pessoas: o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO. Não são três Deuses como falsamente afirmam os hereges, mas um só DEUS. Uma é a pessoa do PAI, outra, a do FILHO, e outra, a do ESPÍRITO SANTO. O PAI não é maior do que o FILHO. O FILHO não é maior do que o ESPÍRITO SANTO, e assim respectivamente. O PAI não é o FILHO. O FILHO não é o ESPÍRITO SANTO. E o ESPÍRITO SANTO não é nenhuma das Pessoas anteriores. Todavia, a divindade pertence a cada uma das três pessoas, constituindo um só DEUS. Conforme afirmou Atanásio de Alexandria: “Adoramos um só DEUS na Trindade, a Trindade na Unidade, sem confusão de pessoas, e sem separação de substância”.
 
ORIENTAÇÃO DIDÁTICA:
 Prezado professor, a doutrina da Santíssima Trindade é uma verdade incontestável. As Sagradas Escrituras, tanto no Antigo quanto em o Novo Testamento, atestam a veracidade desse ensinamento. No estudo desta semana, devemos evitar dois erros:
1) o erro do modalismo – afirma que o PAI, o FILHO e o ESPÍRITO SANTO são a manifestação da mesma pessoa;
2) o erro do subordinacionismo – afirma que o PAI é maior do que o FILHO e o ESPÍRITO SANTO, e que tanto o FILHO quanto o ESPÍRITO SANTO, estão subordinados ao PAI. Todavia, sabemos que a Trindade é Una, pois só há uma deidade; e Trina, pois são três distintas pessoas que participam da mesma deidade.
O triângulo eqüilátero é uma excelente figura para facilitar a compreensão da Trindade. Reproduza-o conforme os recursos disponíveis.

 



P 7-




10. Definição do que é Trindade.
A doutrina cristã de Deus é caracterizada por sua ênfase numa divindade de três em um, ou seja, a coexistência eterna do Pai, Filho e Espírito Santo na vida pessoal eterna da divindade. A trindade, portanto, são três pessoas eternamente inter-constituidas, inter-relacionadas, inter-existentes e, por conseguinte, inseparáveis dentro de um único ser e de uma única substancia e essência. Dt 6:4; Is 43:10; 44:6; 45:5. O Deus único, o tema de toda revelação divina é auto-revelado como a Bíblia autoritariamente ensina – como Pai invisível (de quem procede toda revelação), o Filho (que media e objetivamente encarna esta revelação em uma manifestação histórica) e o Espírito Santo (que é divinamente derramado e subjetivamente aplica essa revelação aos homens).
11. Justifique biblicamente a existência da trindade no velho e no Novo Testamento.
Assim diz o SENHOR, rei de Israel, seu Redentor, o SENHOR dos exércitos: “Eu sou o primeiro e o ultimo, e além de mim não há Deus.”
O Antigo Testamento insiste constantemente em que há somente um Deus, o auto-revelado Criador, que deve ser adorado e amado com exclusividade (Dt 6:4, 5; Is 44:6; 45:25), O Novo Testamento confirma-o (Mc 12:29,30; 1 Co 8:4; Ef: 4,6; 1 Tm 2:5), porém fala de três agentes pessoais, Pai, Filho e Espírito Santo, que operam juntos em forma de equipe para efetivar a salvação (Ef 1:3-14; 2 Ts 2:13,14; 1 Pe 1:2).
Em Genesis 1 e 26 deixa bem claro a  operação da Trindade na criação do homem. João 1 e 1 confirma a existência da Trindade. A revelação no Antigo Testamento era perfeita, mas incompleta; no Novo Testamento é perfeita e completa (Jo 14:9; Hb 1:1, 2). O verbo era Deus. O verbo tinha a natureza divina. O Filho está destacado na trindade assim como o Pai e o Espírito Santo. Outra afirmação da trindade em exercício na criação se encontra em Cl 1:16,17.  
12. O que é a providencia de Deus? Cite três fatos bíblicos onde a providencia de Deus pode ser observada.
As obras da providencia de Deus são a mais santa, sábia e poderosa preservação e direção de todas as criaturas e de todas as ações. Se a Criação foi um exercício único da energia divina ao fazer que o mundo existisse, a providencia é um exercício continuo da mesma energia, pela qual o Criador, de acordo com sua própria vontade, (a) mantém todas as criaturas como seres, (b) envolve-se em todos os eventos, e (c) dirige todas as coisas a seu fim determinado. “A sorte se lança ao regaço, mas do SENHOR procede toda decisão. Provérbios 16.33”.  

 Fenômenos da Natureza

Os fenômenos da natureza como o vento e o terremoto, por exemplo, são usados para o cumprimento dos propósitos providenciais de Deus. Eles são instrumentos do Todo-Poderoso que tem todas os elementos da criação nas suas mãos para que ele se sirva deles.
Um exemplo típico dessa uso está na libertação que Deus deu a Paulo e a Silas da prisão. Enquanto eles cantavam louvores a Deus, certamente pela glória de sofrerem pelo nome de Cristo, At 16.26 - “de repente sobreveio tamanho terremoto, que sacudiu os alicerces da prisão; abriram-se todas as portas; soltaram-se as cadeias de todos”.
Deus age providencialmente em todos os estágios da vida humana.

1. Ele age providencialmente na multiplicação da raça humana.

Deus está preocupado com a procriação. Ele ordenou a multiplicação dos seres humanos para a preservação da raça. Uma das primeiras ordens que Deus deu a Adão e Eva foi “Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra” (Gn 1.28). Mesmo depois da eliminação quase que total da raça, por causa do pecado, nos tempos de Noé, Deus preservou a família de Noé e novamente a ordem originária da criação reapareceu: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra” (Gn 9.1). Esta ordem nunca foi retirada. As famílias são a célula básica da sociedade humana até o final. Portanto, não há nenhuma objeção e nenhum impedimento para que os membros da raça das gerações futuras casem-se e tenham filhos. Esse mandamento deve ser obedecido, conquanto seja uma obediência consciente, responsável onde os filhos colocados no mundo desfrutem, no mínimo, das condições básicas da vida, ou seja, que tenham pão, veste e l2. E ugar onde morar com decência.

2.Ele age providencialmente na concepção e nascimento dos seres humanos

Deus cuida de nós desde a nossa concepção. Extasiado com o modo como Deus nos faz, o salmista diz: “Graças de dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem.”(Sl 139.14). Então, o salmista , nos versos subseqüentes, passa a descrever o cuidado de Deus na formação do ser humano e não podemos escapar de partilhar também do espanto de Davi. É assombroso como a providência encontra meios tão lindos e preciosos para nos trazer à existência e nos dar forma!
Também ele cuida de nós, providenciando o lugar de nosso nascimento, o tempo do nosso nascimento e as pessoas de quem somos nascidos. Nada escapa do controle e governo maravilhoso de nosso Deus. Não é por acaso que nascemos num determinado lugar; não é por acaso que nascemos num determinado tempo; não é por acaso que nascemos dos nossos pais. Tudo de nossa vida é produto da vontade providencial de Deus. O autor de Eclesiastes diz de maneira muito clara e simples: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu: há tempo de nascer e tempo de morrer” (3.1-2).

3. Ele age providencialmente em todos os dias dos seres humanos

Depois que nascemos de nossa mãe, Deus em sua providência, faz com que o corpo materno produza naturalmente o leite para o nosso sustento, produção essa que independe da vontade da mãe. É parte das providências o sustento dos recém nascidos. É um “dom de Deus para o homem poder comer, beber e desfrutar todo bem de todo o seu trabalho” (Ec 3.13). Não é somente o dom de poder comer e beber que Deus nos dá, mas o conteúdo do que bebemos e comemos. Por isso, o salmista diz que Deus “dá de comer a toda a carne” (Sl 136.25). providenciou água no deserto através da rocha que é Cristo (Êx 17.6).
13. A doutrina que estuda o homem do ponto de vista teológico chama-se  como?
Antropologia é derivada das palavras gregas anthrõpos (humano) e  logos (palavra), isto é, palavras ou ensino sobre a humanidade. A antropologia em geral se refere a qualquer estudo das condiçoes, habitos, costumes, relacionamentos e cultura da humanidade. Em sentido mais especifico e teológico, a antropologia apresenta os ensinamentos biblicos sobre o ser humano como criatura de Deus. A antropologia cristã reconhece ser o homem criado a imagem de Deus (IMAGO DEI), mas entende que de algumaforma o pecado afetou negativamente essa imagem. A antropologia interessa-se também pela constituição do ser humano, ou seja, a relação entre corpo, alma, Espírito e assim por diante.
14. Em relação à constituição do homem, descorra sobre as teorias existentes. Embase com a Bíblia a sua preferencia.
Em todo individuo normalhá um desejo intimo de conhecer algo sobre sua linhagem e historia ancestrais. E o que é verdade a nosso respeito na qualidade de homens e mulheres individuais, no que concerne à nossa origem, tembém é verdade acerca de nós na qualidade de representantes raciais da especie humana ou ordem de seres. Que é o homem e de onde ele veio?  
(1)  A teoria da evolução apresenta o homem como alguém se elevou de uma ordem inferior; ao passo que as Escrituras declaram que sua origem é derivada à ação criadora de Deus.
(2)  A teoria da evolução apresenta o homem como o resultado de sucessivas alteraçoes nas formas materiais devidas às latentes na materia; ao passo que as Escrituras declaram que o ser fisico do homem é resultado da ação de Deus, que partiu do exterior.





(3) A teoria da evolução apresenta o homem como o climax do desenvolvimento que ascendeu desde as formas mais inferiores de vida animal; ao passo que as Escrituras declaram que o homem pertence à ordem humana, distinta de todas as outras, e que passou a ter seu ser de modo imediato e direto. 

 Pb. João Batista de Lima.  







O que é a Trindade?



Geralmente costumamos usar a palavra "Trindade" para dar a idéia de pluradidade de Pessoas da Divindade. A palavra não está na Bíblia, mas para a mente guiada pelo Espírito fica fácil perceber sua existência.




A existência da Trindade foi revelada no batismo do Senhor Jesus. O Espírito Santo desceu na forma de uma pomba e pousou sobre Ele; e Deus Pai declarou: "Este é meu Filho amado em quem me comprazo". Há, na cena, três personagens: O Pai, falando do céu, o Filho, sendo batizado, e o Espírito, assumindo a forma de uma pomba:



"E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba e vindo sobre ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo." Mt 3:16,17



Fica claro também em passagens como João 20.17 que o Pai é uma Pessoa distinta e que é Deus. Muitas outras passagens provam que Jesus é Deus, como 1 Jo 5.20. E as passagens seguintes provam que o Espírito Santo é uma Pessoa e é Deus: Gn 1.2; Mt 4.1; Jo 16.13; At 10.19; 13.2,4; 20.28; Rm 15.30; 1 Co 2.10.



Para entender melhor o Espírito Santo com Pessoa divina, sugiro a leitura de http://respondi.blogspot.com/2005/11/quem-o-esprito-santo.html



As três Pessoas são citadas na fórmula instituida por Cristo no batismo (Mt 28.19). No entanto, há um só Deus (1 Tm 2.5). Satanás terá uma imitação da Trindade, representada na Besta, no falso profeta e no próprio Satanás (Ap 13.4,11; 20.10).

-----------------------------------------------------------

P 6 Os Atributos Morais de Deus

por
Dr. Louis Berkhof


Os atributos morais de Deus são geralmente considerados como as perfeições divinas mais gloriosas. Não que um atributo de Deus seja em si mesmo mais perfeito e mais glorioso que outro, mas, relativamente ao homem, as perfeições morais de Deus refulgem com um esplendor todo seu. Geralmente são discutidos sob três títulos: (1) a bondade de Deus; (2) a santidade de Deus; e (3) a justiça de Deus.
1. A BONDADE DE DEUS. Esta geralmente é tratada como uma concepção genérica, incluindo diversas variedades que se distinguem de acordo com os seus objetos. Não se deve confundir a bondade de Deus com Sua benevolência, que é um conceito mais restrito. Falamos que uma coisa é boa quando ela corresponde em todas as suas partes ao ideal. Daí, em nossa atribuição de bondade de Deus, a idéia fundamental é que Ele é, em todos os aspectos e por todos os modos, tudo aquilo que deve ser como Deus, e, portanto, corresponde perfeitamente ao ideal expresso pela palavra “Deus”. Ele é bom na acepção metafísica da palavra, é perfeição absoluta e felicidade perfeita em Si mesmo. É neste sentido que Jesus disse ao homem de posição: “Ninguém é bom senão um só, que é Deus”, Mc 10.18; Lc 18.18, 19. Mas, desde que Deus é bom em Si mesmo, é também bom para as Suas criaturas e, portanto, pode ser chamado a fons omnium bonorum. Ele é a fonte de todo bem, e assim é apresentado de várias maneiras na Bíblia toda. O poeta canta: “Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz”, Sl 36.9. Todas as boas coisas que as criaturas fruem no presente e esperam no futuro, fluem para elas deste manancial inexaurível. E não somente isso, mas Deus é também o summum bonum, o sumo bem, para todas as Suas criaturas, embora em diferentes graus e na medida em que correspondem ao propósito da sua existência. Na presente conexão, naturalmente damos ênfase à bondade ética de Deus e a seus diferentes aspectos, como determinados pela natureza dos seus objetos.
a. A bondade de Deus para com Suas criaturas em geral. Esta pode ser definida como a perfeição de Deus que O leva a tratar benévola e generosamente todas as Suas criaturas. É a afeição que o Criador sente para com as Suas criaturas dotadas de sensibilidade consciente como tais. O salmista a exalta com as bem conhecidas palavras: “O Senhor é bom para todos, e as suas ternas misericórdias permeiam todas as suas obras... Em ti esperam os olhos de todos, e tu, a seu tempo, lhes dás o alimento. Abres a tua mão e satisfazes de benevolência a todo vivente”, Sl 145.9, 15, 16. Este benévolo interesse de Deus é revelado em Seu cuidado pelo bem-estar da criatura e corresponde à natureza e às circunstâncias da criatura. Varia naturalmente em grau, de acordo com a capacidade que os seus objetos têm de recebe-lo. E embora não se restrinja aos crentes, somente estes manifestam apropriada apreciação das bênçãos que dela provêm, desejo de usa-las no serviço do seu Deus e, assim, desfrutam-na em medida mais rica e mais completa. A Bíblia refere-se a esta bondade de Deus em muitas passagens, como Sl 36.6; 104.21; Mt 5.45; 6.26; Lc 6.35; At 14.17.
b. O amor de Deus. Quando a bondade de Deus é exercida para com as Suas criaturas racionais, assume o caráter mais elevado de amor, e ainda se pode distinguir este amor de acordo com os objetos aos quais se limita. Em distinção da bondade de Deus em geral, o Seu amor pode ser definido como a perfeição de Deus pela qual Ele é movido eternamente à Sua própria comunicação. Desde que Deus é absolutamente bom em Si mesmo, Seu amor não pode achar completa satisfação em nenhum objeto falto de perfeição absoluta. Ele ama as Suas criaturas racionais por amor a Si mesmo, ou, para expressá-lo doutra forma, neles Ele se ama a Si mesmo, Suas virtudes, Sua obra e Seus dons. Ele nem mesmo retira completamente o Seu amor do pecador em seu estado pecaminoso atual, apesar de que o pecado deste é uma abominação para Ele, visto que, mesmo no pecador, Ele reconhece um portador da Sua imagem. Jo 3.16; Mt 5.44, 45. Ao mesmo tempo, Ele ama os crentes com amor especial, dado que os vê como Seus filhos espirituais em Cristo. É a estes que Ele se comunica no sentido mais rico e mais completo, com toda a plenitude da Sua graça e misericórdia. Jo 16.27; Rm 5.8; 1 Jo 3.1.
c. A graça de Deus. A significativa palavra “graça” é uma tradução do termo hebraico chanan e do grego charis. Segundo a Escritura, é manifestada não só por Deus, mas também pelos homens, caso em que denota o favor de um homem a outro, Gn 33.8, 10, 18; 39.4; 47.25; Rt 2.2; 1 Sm 1.18; 16.22. Nestes casos não implica necessariamente que o favor é imerecido. Em geral se pode dizer, porém, que a graça é a concessão de bondade a alguém que não tem nenhum direito a ela. É este particularmente o caso em que a graça a que se faz referência é a graça de Deus. Seu amor ao ser humano é sempre imerecido e, quando mostrado a pecadores, estes são até privados dele. A Bíblia geralmente emprega apalavra para indicar a imerecida bondade ou amor de Deus aos que perderam o direito a ela e, por natureza, estão sob a sentença de condenação. A graça de Deus é a fonte de todas as bênçãos espirituais concedidas aos pecadores. Como tal, lemos a seu respeito em Ef 1. 6.7; 2.7-9; Tt 2.11; 3.4-7. Embora a Bíblia fale muitas vezes da graça de Deus como graça salvadora, também faz menção dela num sentido mais amplo, como em Is 26.10; Jr 16.13. A graça de Deus é da maior significação prática para os pecadores. É pela graça que o caminho da redenção foi aberto para eles, Rm 3.24; 2 Co 8.9, e que a mensagem da redenção foi levada ao mundo, At 14.3. pela graça os pecadores recebem o dom de Deus em Jesus Cristo, At 18.27; Ef 2.8. Pela graça eles são justificados, Rm 3.24; 4.16; Tt 3.7, são enriquecidos de bênçãos espirituais, Jo 1,16; 2 Co 8.9; 2 Ts 2.16, e finalmente herdam a salvação, Ef 2.8; Tt 2.11. Vendo-se absolutamente sem méritos próprios ficam na total dependência da graça de Deus em Cristo. No modernismo teológico, com sua crença na bondade inerente do homem e em sua capacidade de bastar-se a si próprio, a doutrina da salvação pela graça tornou-se praticamente um “acorde perdido”, e mesmo a palavra “graça” foi esvaziada de toda significação espiritual e desapareceu dos discursos religiosos. Só foi conservada no sentido de “graciosidade”, coisa inteiramente externa. Felizmente há algumas evidências de uma renovada ênfase ao pecado, e de uma recém-despertada consciência da necessidade da graça divina.
d. A misericórdia de Deus. Outro importante aspecto da bondade e amor de Deus é a Sua misericórdia ou terna compaixão. A palavra hebraica mais geralmente empregada para esta perfeição é chesed. Há outra palavra, porém, que expressa uma terna e profunda compaixão, a saber, a palavraracham, às vezes lindamente traduzida por “terna misericórdia”. A Septuaginta e o Novo Testamento empregam a palavra grega eleos para designar a misericórdia de Deus. Se a graça de Deus vê o homem como culpado diante de Deus e, portanto, necessitado de perdão, a misericórdia de Deus o vê como um ser que está suportando as conseqüências do pecado, que se acha em lastimável condição, e que, portanto, necessita do socorro divino. Pode-se definir a misericórdia divina como a bondade ou amor de Deus demonstrado para com os que se acham na miséria ou na desgraça, independentemente dos seus méritos. Em Sua misericórdia Deus se revela um Deus compassivo, que tem pena dos que se acham na miséria e está sempre pronto a aliviar a sua desgraça. Esta misericórdia é generosa, Dt 5.10; Sl 57.10; 86.5, e os poetas de Israel se dedicam em entoar canções descrevendo-a como duradoura e eterna, 1 Cr 16.34; 2 Cr 7.6; Sl 136; Ed 3.11. No Novo Testamento é muitas vezes mencionada ao lado da graça de Deus, especialmente nas saudações, 1 Tm 1.2; 2 Tm 1.1; Tt 1.4. Repetidamente se nos diz que essa perfeição divina é demonstrada para com os que temem a Deus, ex 20.2; Dt 7.9; Sl 86.5; Lc 1.50. Não significa, porém, que se limita a eles, conquanto a desfrutem em medida especial. As ternas misericórdias de Deus estão sobre todas as Suas obras, Sl 145.9, e até os que não O temem compartilham delas, Ez 18.23, 32; 33.11; Lc 6.35, 36. Não se pode apresentar a misericórdia de Deus como oposta à Sua justiça. Ela é exercida somente em harmonia com a mais estrita justiça de Deus, em vista dos méritos de Jesus Cristo. Outros termos empregados para expressar a misericórdia de Deus são “piedade”, “compaixão”, “benignidade”.
e. A longanimidade de Deus. A longanimidade de Deus é ainda outro aspecto da Sua grande bondade ou amor. O hebraico emprega a expressão ‘erek ‘aph, que significa literalmente “grande de rosto” e daí também “lento para a ira”, enquanto que o grego expressa a mesma idéia com a palavramakrothymia. É o aspecto da bondade ou amor de Deus em virtude do qual Ele tolera os rebeldes e maus, a despeito da sua prolongada desobediência. No exercício deste atributo o pecador é visto como permanecendo em pecado, não obstante as admoestações e advertências que lhe vêm. Revela-se no adiantamento do merecido julgamento. A Escritura fala da longanimidade de Deus em Êx 34.6; Sl 86.15; Rm 2.4; 1 Pe 3.20; 2 Pe 3.15. Um termo sinônimo, com uma conotação ligeiramente diversa, é a palavra “paciência”.

2. A SANTIDADE DE DEUS.
 A palavra hebraica para “ser santo”, qadash, deriva da raiz qad, que significa cortar ou separar. É uma das palavras religiosas mais proeminentes do Velho Testamento, e é aplicada primariamente a Deus. A mesma idéia é comunicada pelas palavras hagiazo e hagios, no Novo Testamento. Disto já se vê que não é correto pensar na santidade primariamente como uma qualidade moral ou religiosa, como geralmente se faz. Sua idéia fundamental é a de uma posição ou relação existente entre Deus e uma pessoa ou coisa.
a. Sua natureza. A idéia escriturística da santidade de Deus é dupla. Em sentido original denota que Ele é absolutamente distinto de todas as Suas criaturas, e é exaltado acima delas em majestade infinita. Assim entendida, a santidade de Deus é um dos Seus atributos transcendentais e às vezes é mencionada como a Sua perfeição central e suprema. Não parece próprio falar de um atributo de Deus como sendo mais central e mais fundamental que outro; mas, se fosse permissível isto, a ênfase da Escritura à santidade de Deus pareceria justificar a sua escolha. Contudo, é evidente que, neste sentido da palavra, a santidade não é realmente um atributo moral, que possa ser coordenado com outros, como o amor, a graça e a misericórdia, mas é antes uma coisa de amplitude igual à de todos os predicados de Deus e a eles aplicável. Ele é santo em tudo aquilo que O revela, em Sua graça e bondade como também em Sua ira e justiça. Pode-se-lhe chamar “majestade-santidade” de Deus e passagens como ex 15.11; 1 Sm 2.2; Is 57.15 e Os 11.9 se referem a ela. É a santidade de Deus que Otto, em sua importante obra sobre o Santo (Das Heilige), considera como aquilo que é mais essencial em Deus, e que ele designa como “o numinoso”. Ele a considera como parte do não-racional em Deus, em que não se pode pensar conceptualmente, e que inclui idéias como “inacessibilidade absoluta” e “domínio absoluto” ou “majestade temível”. Desperta no homem um sentimento de nulidade absoluta, uma “consciência” ou “sentimento de condição de criatura” que leva a um auto-rebaixamento absoluto.
Mas a santidade de Deus tem também um aspecto especificamente ético na Escritura, e é neste seu aspecto que estamos mais interessados nesta conexão. A idéia ética da santidade divina não pode ser dissociada da idéia da majestade-santidade de Deus. Aquela desenvolve-se a partir desta. A idéia fundamental da santidade ética de Deus também é a de separação, mas, neste caso, a separação é do mal moral, isto é, do pecado. Em virtude da sua santidade, Deus não pode ter comunhão com o pecado, Jô 34.10; Hc 1.13. Empregada neste sentido, a palavra “santidade” indica a pureza majestosa de Deus, ou a Sua majestade ética. Mas a idéia de santidade não é meramente negativa (separação do pecado); tem igualmente um conteúdo positivo, a saber, o de excelência moral, ou perfeição ética. Se o homem reage à santidade majestosa de Deus com um sentimento de completa insignificância e temor, sua reação à santidade ética revela-se num senso de impureza, numa consciência de pecado, Is 6.5. Otto reconhece também este elemento na santidade de Deus, embora acentue o outro, e a respeito da resposta ele diz: “O simples temor, a simples necessidade de refúgio face ao ‘tremendum’, elevou-se aqui ao sentimento de que o homem, em sua condição de ‘profano’, não é digno de ficar na presença do Santo, e de que a sua inteira indignidade pessoal poderia contaminar até mesmo a própria santidade”. Esta santidade ética de Deus pode ser definida como a perfeição de Deus, em virtude da qual Ele eternamente quer manter e mantém a Sua excelência moral, aborrece o pecado, e exige pureza moral em Suas criaturas.
b. Sua manifestação. A santidade de Deus é revelada na lei moral implantada no coração do homem e que fala por meio da consciência e, mais particularmente, na revelação especial de Deus. Expressa-se proeminentemente na lei dada a Israel. Essa lei, em todos os seus aspectos, foi planejada para imprimir em Israel a idéia da santidade de Deus, e para leva-lo a sentir fortemente a necessidade de levar vida santa. A este propósito atendem símbolos e tipos como a nação, a terra santa, a cidade santa, o lugar santo e o sacerdócio santo. Além disso, foi revelada na maneira como Deus recompensava a observância da lei e visitava os transgressores com terríveis punições. A suprema revelação da santidade de Deus foi dada em Jesus Cristo, que é chamado “o Santo e o Justo”, At 3.14. Ele refletiu em Sua vida a perfeita santidade de Deus. Finalmente, a santidade de Deus é também revelada na Igreja como o corpo de Cristo. É um fato notável, para o qual muitas vezes se chama a atenção, que se atribui santidade a Deus com muito maior freqüência no Velho Testamento que no Novo, conquanto isto seja feito ocasionalmente no Novo Testamento, Jo 17.11; 1 Pe 1.16; Ap 4.8; 6.10. Isto se deve provavelmente ao fato de que o Novo Testamento destina mais particularmente o termo para qualificar a terceira Pessoa da Trindade Santa como Aquele cuja tarefa especial, na economia da redenção, consiste em comunicar santidade ao Seu povo.

3. A JUSTIÇA DE DEUS. 
Este atributo relaciona-se estreitamente com o da santidade de Deus. Shedd fala da justiça de Deus como “um modo de Sua santidade”, e Strong lhe chama simplesmente “santidade transitiva”. Contudo, estes termos só se aplicam à geralmente denominada justiça relativa de Deus, em distinção de Sua justiça absoluta.
a. A idéia fundamental de justiça. A idéia fundamental de justiça é a de estrito apego à lei. Entre os homens ela pressupõe que há uma lei à qual eles devem ajustar-se. Às vezes se diz que não podemos falar de justiça em Deus, porque não há lei à qual Ele esteja sujeito. Mas, embora não haja lei acima de Deus, certamente há uma lei na própria natureza de Deus, e esta constitui o mais elevado padrão possível, pelo qual todas as outras leis são julgadas. Geralmente se faz distinção entre a justiça absoluta de Deus e a relativa. Aquela é a retidão da natureza divina, em virtude da qual Deus é infinitamente reto em Si mesmo, enquanto que esta é a perfeição de Deus pela qual Ele se mantém contra toda violação da Sua santidade e mostra, em tudo e por tudo, que Ele é Santo. É a esta retidão que o termo “justiça” se aplica mais particularmente. A justiça se manifesta especialmente em dar a cada homem o que lhe é devido, em trata-lo de acordo com os seus merecimentos. A inerente retidão de Deus é naturalmente básica para a retidão que Ele revela no trato de Suas criaturas, mas é especialmente esta última, também denominada justiça de Deus, que requer especial consideração aqui. Os termos hebraicos para “justo” e “justiça” são tsaddiktsedhek e tsedhakah, e os termos gregos correspondentes são dikaios e dikaiosyne, todos os quais contêm a idéia de conformidade a um padrão. Esta perfeição é repetidamente atribuída a Deus na Escritura, Ed 9.15; Ne 9.8; Sl 119.137; 145.17; Jr 12.1; Lm 1.18, Dn 9.14; Jo 17.25; 2 Tm 4.8; 1 Jo 2.29; 3.7; Ap 16.5.
b. Distinções aplicadas à justiça de Deus. Há em primeiro lugar uma justiça rectoral de Deus. Esta justiça, como está implícito no nome, é a retidão que Deus manifesta como o Governador que exerce domínio tanto sobre o bem como sobre o mal. Em virtude de Sua justiça rectoral, Deus instituiu um governo moral no mundo, e impôs ao homem uma lei justa, com promessas de recompensa ao obediente e ameaças de punição ao transgressor. No Velho Testamento Deus sobressai proeminentemente como o Legislador de Israel, Is 33.11, e do povo em geral, Tg 4.12, e Suas leis são justas, Dt 4.8. A Bíblia refere-se a esta obra rectoral de Deus também em Sl 99.4 e Rm 1.32.
Estreitamente relacionada com a justiça rectoral de Deus está a Sua justiça distributiva. Este termo habitualmente serve para designar a retidão de Deus na execução da lei, e se relaciona com a distribuição de recompensas e punições, Is 3.10, 11; Rm 2.6; 1 Pe 1.17. É de duas classes: (1) Justiça remunerativa, que se manifesta na distribuição de recompensas a homens e anjos, Dt 7.9, 12, 13; 2 Cr 6.16; Sl 58.11; Mq 7.20; Mt 25.21, 34; Rm 2.7; Hb 11.26. É realmente uma expressão do amor divino distribuindo a Sua generosidade, não com base em méritos propriamente ditos, pois a criatura não pode dar prova de nenhum mérito absoluto diante do Criador, mas segundo promessa e acordo, Lc 17.10; 1 Co 4.7. As recompensas de Deus são fruto da sua graça e decorrem de uma relação pactual estabelecida por ele. (2) Justiça retributiva, que se relaciona com a imposição de castigos. É uma expressão da ira divina. Enquanto que num mundo isento de pecado não haveria lugar para a sua aplicação, necessariamente tem proeminente lugar num mundo cheio de pecado. A Bíblia em geral dá mais ênfase à recompensa dos justos que à punição dos ímpios; mas mesmo esta é bastante proeminente, Rm 1.32; 12.19; 2 Ts 1.8, e muitas outras passagens. Deve-se notar que, ao passo que o homem não merece a recompensa que recebe, merece a punição que lhe é dada. A justiça divina está originária e necessariamente obrigada a punir o mal, não porém a recompensar o bem, Lc 17.10; 1 Co 4.7; Jo 41.11. Muitos negam a estrita justiça punitiva de Deus e alegam que Deus pune o pecador para reforma-lo, ou para dissuadir outros de pecar; mas estas posições não são sustentáveis. O propósito primordial da punição do pecado é a manutenção do direito e da justiça. É certo que ela pode, incidentalmente, servir para reformar o pecador e impedir que outros pequem, e, secundariamente, isso pode estar incluído em seus propósitos. 
Fonte: Louis Berkhof, Teologia Sistemática, Editora Cultura Cristã.

---------------------------------------------------------------------------------------------------

P5- ATRIBUTOS NATURAIS DE DEUS - Significado 
Tipo: Pesquisas / Autor: Autores Diversos
Dentre os atributos naturais de Deus, os mais conhecidos são os seguintes: 1) a Eternidade de Deus: o atributo da auto-existência sugere o atributo de eternidade, podendo-se afirmar que um atributo sugere o outro. Deus não teve princípio e nunca terá fim. Ele conhece os acontecimentos na sua sucessão do tempo, mas não está limitado de nenhum modo pelo tempo. Ele reconhece que alguns acontecimentos são passados e que outros são futuros em relação aos acontecimentos presentes. Contudo, o passado, o presente e o futuro são igualmente conhecidos para Ele. O Deus da Bíblia é o Único Ser que é absolutamente eterno, pois Sua existência não conhece princípio ou fim. A Bíblia ensina claramente que Deus é eterno (e.g. Gn 21:32-34; Dt 33:27; Sl 90:2; Hb 1:12; Ap 1:8); 2) a Imutabilidade de Deus: Por "imutabilidade", quando essa palavra é usada em relação a Deus, se entende que Deus, em Sua natureza, Seus atributos e conselhos é imutável ou seja, não muda jamais, pois tais coisas pertencendo a um Ser Infinito como Ele é, são absolutamente perfeitas e, portanto, não admitem possibilidade de variação (e.g. Nm 23:19; 1Sm 15:29; Ml 3:6; Hb 13:8; Tg 1:17); 3) a Onisciência de Deus: como Pessoa, Deus conhece tudo. Esse conhecimento Divi­no não tem limites, restrições ou defeitos. A própria filosofia nos ensina que o termo latino omni é de uma abrangência tremenda, a ponto de não podermos compreender plenamente o seu significado. Isto é, Deus tem um conhecimento tal, que nosso intelecto sequer pode imaginar. O conhecimento de Deus se estende no tempo e no espaço, porque Ele não conhece essas barreiras (e.g. 1Rs 8:39; Jó 11:7,8; Sl 139:2,11,12; Is 40:28; Jr 16:17; Lc 16:15; Rm 8:27); 4) a Onipotência de Deus: o poder de Deus é demonstrado na Bíblia como "ilimita­do", o que pode ser observado na criação, como também é demons­trado na sustentação da mesma (Gn 1 e 2; Cl 1:16). Ele pode cum­prir todos os Seus desejos (Ef 1:11; Rm 9). Assim, Ele é o Todo-Poderoso (Gn 17:1; Nm 24:4,16; Sl 19:1; 2Co 6:18, entre outros). Em suma, a Bíblia demonstra que Deus tem todo o Poder. Em relação à expressão "Todo Poderoso", precisamos apresentar algumas considerações pertinentes. "Todo Poderoso", é um dos títulos divinos, utilizado por quarenta e oito vezes no AT, sempre para traduzir o termo hebraico shaddai, cuja raiz tem significado incerto. É fato muitíssimo interessante que todas estas citações incluem uma auto-apresentação de Deus: "Eu Sou o Deus Todo-Poderoso". Alguns supõem que o título divino hebraico El Shaddai tem o significado de "Poderoso", ao passo que outros vinculam esta expressão à palavra acadiana que significa "monte", o que daria a este título o significado de "Altíssimo". O que fica bem claro é que esta expressão alude à onipotência de Deus; 5) a Onipresença de Deus: o termo "Onipresença" vem do latim omnis, "toda" e prae­sens, "presença". Indica aquela qualidade ou capacidade de estar presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Essa qualidade é considerada um dos tradicionais atributos de Deus. A doutrina cristã não ensina que Deus não está em parte nenhuma. Pelo contrário, ela ensina que Deus está "imanente" em tudo. A palavra "imanente" se deriva do latim, immanere, "habi­tar". É utilizada em relação a ações e princípios relativos a Deus, e também relativo a outras entidades espirituais de grande poder. A mente divina é toda-penetrante, toda-presente, estando presente em todos os lugares ao mesmo tempo. Quando se fala em onipresença, está-se referindo à imensidade, pois é preciso um Deus imenso para ser todo-presente. O conceito da Onipresença de Deus se torna mais claro quando afirmamos que a mente divina está em toda parte. Existem indícios bíblicos da Onipresença de Deus. Deus vive livre das restrições do tempo e do espaço esses conceitos pertencem aos homens. Várias passagens escriturísticas nos funda­mentam nessa idéia. O Salmo 139, por exemplo, nos assevera que não existe lugar algum para onde o ser humano possa ir, a fim de escapar de Deus Espírito (Sl 139:7). O profeta Jeremias nos informa que Deus preenche os céus e a terra (Jr 23:23). Essa idéia está presente, também, em textos como At 17:27,28, especialmente a parte final do v. 27, que diz: "...não está longe de cada um de nós"; e tam­bém em textos como Hb 1:3.

FONTE: Dicionário Teológico Brasileiro Lázaro Soares de Assis


P-4 Amor: O amor é uma parte tão importante do caráter de Deus que o apóstolo João escreveu: "Deus é amor". Isto significa que Deus mantém o bem-estar dos outros como a Sua principal preocupação. Para uma definição completa do amor, leia 1 Coríntios 13. Para ver o amor em ação, estude a vida de Jesus. O Seu sacrifício na cruz pelos pecados dos outros é o supremo ato de amor

----------------------------------------------------------------------

O DIACONATO

Subsídio para lição bíblica


O presente texto trata-se de um breve esboço sobre as fundamentações bíblicas para o exercício (ministério, serviço) do diaconato na igreja.
1 - A instituição dos Diáconos
Apesar das divergências quanto ao fato de Atos 6 tratar da origem do diaconato, por exemplo, Stott[1] afirma categoricamente, seguindo Kelly[2]: “[...] mesmo que Atos 6 não seja a origem histórica do diaconato”, seguiremos Arrington, que comenta: “Lucas não usa a palavra ‘diácono’ (gr. diakonos) para descrever os sete homens, mas as palavras para “servir” e “diáconos” derivam da mesma raiz grega. 'Diáconos' são mencionados em Filipenses 1.1 e 1 Timóteo 3.8-13. Assim, é apropriado usar este título para os sete homens, sobretudo à luz do trabalho feito pelos diáconos em tempos recentes (que incluía a manipulação de finanças, o cuidado pelos necessitados e outros assuntos ministeriais práticos).”[3]Strong[4], Berkhof[5] e Thiessen[6] acreditam na possibilidade de Atos 6 tratar da instituição do diaconato. Williams, comenta que: “Segundo a tradição, a nomeação desses sete marcou o início desta ordem de oficiais (veja Irineu, Against Heresis [Contra Heresias], 1.26; 3.12; 4.15; Cipriano, Epistles [Epístolas], 3.3); Eusébio, Ecclesiastical History [História Eclesiástica], 6.43, mas o Novo Testamento dá ínfimo apoio à tradição.”[7] Vamos ao texto bíblico:
1 Ora, naqueles dias, crescendo o número dos discípulos, houve uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram desprezadas no ministério cotidiano. 2 E os doze, convocando a multidão dos discípulos, disseram: Não é razoável que nós deixemos a palavra de Deus e sirvamos às mesas. 3 Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. 4 Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra. 5 E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; 6 e os apresentaram ante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. (At 6.1-6, ARC)
1 Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária. 2 Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas. 3 Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; 4 e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério da palavra. 5 O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia. 6 Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhes impuseram as mãos. (At 6.1-6, ARA)
- Boa Reputação (gr. martyrouménous): boa fama, alguém de quem se fala bem, louvado, recomendável (esposa, filhos, vizinhos, patrão, igreja, pastor, etc.)
 - Cheios do Espírito (gr. plêreis pneúmatos): repletos, plenos do Espírito (c/ Ef 5.18). O termo “Santo” não aparece nas edições críticas da Vulgata e no N.T. Grego (27ª ed. Nestle-Aland). Pode estar implícito aqui o Batismo com o Espírito Santo (At 2.1-4), a manifestação dos dons do Espírito (1 Co 12-14) e o fruto do Espírito (Gl 5.22-25).
- De Sabedoria (gr.sophías): habilidade, tato, bom senso, juízo sensato, experiência nas questões da vida (Tg 1.5-7).
- Negócio (gr. chréias): trabalho, serviço, tarefa necessária. O termo “importante” foi traduzido na versão ARC para dar ênfase ao serviço.
2 – As Qualificações para o Diaconato nas Epístolas de Paulo
8 Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância, 9 guardando o mistério da fé em uma pura consciência. 10 E também estes sejam primeiro provados, depois sirvam, se forem irrepreensíveis. (1 Tm 3.8-10, ARC)
12 Os diáconos sejam maridos de uma mulher e governem bem seus filhos e suas próprias casas. 13 Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus. (1 Tm 3.12-13, ARC)
a) Honestos (gr. semnous): respeitável, honorável, digno. Envolve condição interior e postura exterior.[8]
b) Não de língua dobre (gr. mê dilogous): sem palavra, não de duas palavras, que tenha uma só palavra. Que não muda de opinião por conveniência.[9]
c) Não dados (gr. proséchontas, inclinados) a muito vinho: sobriedade.
d) Não cobiçosos de torpe ganância (gr. aischpokepdeís): Uma advertência em relação às tentações que poderiam ficar expostos na administração das esmolas, à assistência aos pobres e às finanças da congregação em geral.[10]Paganelli comenta que: “A advertência de Paulo não proíbe diáconos terem riquezas [...]. O problema reside no modo como tal riqueza é adquirida [...]".[11]
e) Guardando o mistério da fé (gr. mystêrion tês písteos): devem ter convicções ortodoxas, pois “mistério” representa a soma total de todas as verdades reveladas da fé.[12]
f) Provados (gr. dokimazésthosan): Experimentados. Apenas depois de uma triagem (exame) cuidadosa a respeito do seu caráter, da sua conduta, e da sua adequabilidade, se mostrarem irrepreensíveis (gr. anégkletoi, inculpáveis, não acusáveis), devem ter licença para exercer o diaconato.[13] Andrade, apropriadamente adverte: “[...] muitos pastores, não sabendo como provar, ou experimentar, os seus aspirantes ao ministério, acabam por confundir as legítimas e bíblicas provações com caprichos acintosamente humanos.”[14]
g) Maridos de uma mulher e governem (gr. proistámenoi, liderem, dirijam, cuidem) bem seus filhos e suas próprias casas: Stott, em seu comentário acerca de 1 Tm 3. 2, cita cinco possibilidades de interpretação quanto a “maridos de uma mulher”: (1) Os que nunca se casaram; (2) Os polígamos; (3) Os que se divorciaram, e casaram-se de novo; (4) Os que tendo enviuvado, casaram-se novamente; (5) Os que cometem o pecado da infidelidade no casamento. Não existe, nem mesmo na perspectiva intradenominacional, unanimidade acerca da questão. Quanto a questão de governo ou liderança, aquele que não é bom administrador de sua própria casa, certamente reproduzirá os mesmos erros no trato com a congregação (igreja local).

Conclusão
No que resultará o bom desempenho do diácono em seu serviço? O texto de 1 Tm 3.13 é claro e enfático: “Porque os que servirem bem como diáconos adquirirão para si uma boa posição e muita confiança na fé que há em Cristo Jesus.”
Em primeiro lugar, o diácono que bem servir alcançará para si uma boa posição. O termo grego traduzido por “posição” é bathmón, e pode significar “degrau”, “grau”, “reputação”. A versão de Almeida Revista e Atualizada traduziu por “preeminência”. 
Kelly entende o significado de “boa posição” como: “[...] garantem que seu cargo, apesar do seu título modesto e da sua aparência de subordinação, seja um de influência e respeito na comunidade em geral.”[15]Sua ênfase está na reputação. Ele ainda afirma: “Uma exegese que se aceita de modo generalizado, portanto, refere a palavra aqui a um passo no ministério; Paulo está prometendo aos diáconos que, se servirem lealmente, podem esperar que serão promovidos para a posição de superintendentes. Embora este seja o significado da palavra em escritores e liturgias posteriores, parece fora do contexto aqui, e, de qualquer maneira, é improvável que qualquer coisa como uma escada precisamente ordenada de promoção eclesiástica estivesse em vigor no século I, ou até mesmo no começo do século II.”[16] Stott entende a ideia de “carreira” ou “promoção” como anacrônica.[17] Arrington, não descarta tal interpretação.[18]
Em segundo lugar, o diácono que bem servir alcançará muita confiança na fé. O termo grego para “confiança” é parresían, que pode ser traduzido por “liberdade de falar”, “intrepidez”, “ousadia”.[19] Tal postura pode ser exercida diante dos homens, na proclamação do evangelho, e diante de Deus, em se aproximar dele.[20]

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA (Além da citada nas notas de rodapé)
Bíblia de Estudo Almeida. Barueri-SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico-Grego. Texto Bíblico Almeida Revista e Corrigida, 4ª ed., 2009 – Sociedade Bíblica do Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em Português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida. Edição de 1995. Flórida-EUA: CPAD/Life Publishers, 1995.
Bíblia Sacra Vulgata. Germany: Deutsche Bibbelgesellschaft, 1994.
GERMANO, Altair. Uma igreja com saúde. São Paulo: Arte Editorial, 2011.
HAUBECK, Wilfrid; SIEBENTHAL, Heinrich Von. Nova chave linguística do Novo Testamento Grego: Mateus-Apocalipse. São Paulo: Hagnos, 2009.
Novo Testamento interlinear grego-português. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004.
O Novo Testamento grego: com introdução em português e dicionário grego-português. 4ª ed. Revisada. Barueri, SP: Deustsche Bibelgesellschaft/Sociedade Bíblica do Brasil, 2009.
OMANSON, Roger L. Variantes textuais do Novo Testamento. Análise e avaliação do aparato crítico de “O Novo Testamento Grego”. Tradução e adaptação de Vilson Scholz. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2010.
RIENECKER, Fritz; ROGERS, Cleon. Chave linguística do Novo Testameto Grego.Tradução de Gordon Chown e Júlio Paulo T. Zabatiero. São Paulo: Vida Nova, 1995.

[1] STOTT, John. A mensagem de I Timóteo e Tito. São Paulo. ABU, 2004, p. 99.
[2] KELLY, J. N. I e II Timóteo e Tito: introdução e comentário. São Paulo: Vida Nova, 2008, p. 82.
[3] ARRINGTON, French L.; STRONSTAD, Roger. Comentário bíblico Pentecostal : Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, p. 657.
[4] STRONG, Augustus Hopkins. Teologia Sistemática. São Paulo: Hagnos, 2003, p. 679, v. II.
[5] BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática. São Paulo: Cultura Cristã, 2001, p. 539.
[6] THIESSEN, Henry Clarence. Palestras Introdutórias à Teologia Sistemática. São Paulo: IBRB, 1987, p. 300.
[7] WILLIAMS, David J. Novo Comentário Bíblico Contemporâneo: Atos. São Paulo: Vida, 1996.
[8] KELLY, ibid., p. 83.
[9] STOTT, ibid., p. 100.
[10] KELLY, ibid.
[11] PAGANELLI, Magno. O livro dos diáconos: entenda melhor as atribuições do ofício e o perfil deste obreiro. 5ª ed. São Paulo: Arte Editorial, 2010, p. 66.
[12] STOTT, ibid.
[13] KELLY, ibid., p. 84.
[14] ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Manual do diácono. 4ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2002, p. 62.
[15] KELLY, ibid., p. 85-86.
[16] Ibid., p. 86.
[17] STOTT, ibid., p. 101.
[18] ARRINGTON, ibid.,p. 1465.
[19] KELLY, ibid., e STOTT, ibid.
[20] Ibid.


Perguntas Bíblica

1. Em 2 Coríntios 11:9 e Fp 4:16, lemos que os filipenses supriram as necessidades de Paulo enquanto ele trabalhou entre os Coríntios.

2. Os edomitas do Monte Seir permitiram que Israel passasse pela terra (Dt 2:29). O edomitas de Cades fizeram oposição a eles (Nm 20:18).

3. Quando Josué atacou Ai havia apenas doze mil pessoas na mesma (Js 8:25).

4. O pai de Elimas, o mágico (Atos 13:6) e Jesus conhecido por Justo (Cl 4:11).

5. Havia vinte e três mil levitas e quarenta e oito cidades levíticas (Js 21:41 e Nm 26:62). Isso daria quatrocentos e setenta e nove levitas para cada cidade.

6. Em Tito 1:5 temos a evidência de que Paulo visitou a ilha de Creta, embora nenhuma menção seja feita em Atos dos Apóstolos.

7. Gideão, um judeu de Israel, foi escolhido da tribo de Manassés (Jz 6:15).

8. Abner, filho de Ner, era primo de Saul (1 Sm 14:50).

9. Eunice era o nome da mãe de Timóteo (2 Tm 1:5).

10. Quando Paulo partiu de Mileto (At 20: 4), deixou seu amigo Trófimo lá (2 Tm 4:20).

11. O falso profeta Hananias teve conhecimento da sua morte dois meses antes (Jr 28: 1, 17).

12. Ananias tinha ouvido falar do objetivo de Saulo em visitar Damasco, pois disse que ele tinha autorização para prender todos os cristãos (Atos 9:13, 14).

13. Barnabé era o tio de João, que tinha por sobrenome Marcos (Cl 4:10).

14. Os midianitas moravam no leste do Jordão, e Gaza estava no Mediterrâneo, no oeste; assim eles devem ter devastado toda a extensão do país.

15. Em Gálatas 2:3, lemos que Tito era grego.

16. Quando a nuvem se retirava, os sacerdotes entravam no lugar santo para preparar os vasos sagrados para a remoção (Nm 4:5).

17. A família de Merari tinha mais homens aptos do que as outras. Dos seis mil e duzentos homens, havia três mil e duzentos aptos para o serviço (Compare Nm 3:22, 28, 34 com Nm 4:44).

18. O único apóstolo cuja morte é mencionada no Novo Testamento é Tiago (Atos 12:2).

19. Temos um relato da viagem de Paulo para a Arábia em Gálatas 1:17.

20. José estava no Egito há 13 anos quando foi liberto da prisão. Ele tinha 17 anos quando seus irmãos o venderam (Gn 37:2); e 30 quando se apresentou diante de Faraó (Gn 41:46).

21. Depois do desapontamento mencionado em 2 Coríntios 2:12-13, Paulo e Tito se reuniram na Macedônia (2 Co 7: 5-6).

22. Aarão era o mais velho dos dois. Veja Êxodo 7:7, e compare Números 33:39 com Deuteronômio 34:7.


Extraído de: Wesleyan Sunday-School Journal and Educational Journal, New Series - Volume I, 1866.
Tradução e Adaptação ©Editora Letras




-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A CONFIANÇA FUNDAMENTO DA SIMPLICIDADE.a publicar 18/6/2014

Temos considerado que a criança é naturalmente fraca e pequenina, nada possuindo por si mesma. Vimos que tudo quanto ela é por natureza, devemo-nos serem as almas que seguem o caminho da infância espiritual, por virtude e por vontade. Agora o que vai nos interessar, do modo particular, não é tanto o que a criança é em si e o que daí resulta, mas a atitude que toma instintamente em consequência do seu estado. Certamente ela não tem, e este respeito consciência formada; porem sente que nada pode fazer, mas age e age não segundo atitudes refletidas e sim por um impulso natural. Nós, em relação à vida espiritual, deveríamos ter atitudes semelhantes, não por inclinação natural, e sim deliberadamente, por vontade e reflexão. A Atitude que devemos ter em     proteção e providencia. Jamais pensar que, em tempo algum, possa Ele deixar de interessar por nós, mesmo se não o pedimos expressamente. Esta atitude é adequada de um filho para com o pai. E’ o que chamamos na ascese: a simplicidade da meninice espiritual. Suposto este princípio, havemos de tirar as seguintes conclusões: Devemos ter verdadeira e solida confianças em Deus e, para isto, exercitarmo-nos nossa virtude a fim de desenvolvê-la constantemente. A confiança filial, como toda virtude que diz, respeito à vida espiritual, é dom insigne e gratuito de Deus, efeito de sua graça, glória e liberdade. Se, portanto, não nos é dado adquiri-la por vontade própria, podemos, contudo dispor-nos a recebê-la por meio de uma grande fidelidade para com a graça do Senhor e, de certo modo, merece-la pelo ardor dos nossos desejos. A confiança absoluta em Deus, em todas as circunstâncias da vida, é característico saliente de toda alma verdadeiramente santa, é o distintivo mais visível da infância espiritual. Desejar de verdade esta virtude é preciso estar convencido de sua alta razão de ser, e de sua essência na alma torna esta extraordinariamente deliciosa a Deus. Para aprofundar esta convicção é preciso meditar nos fundamentos da confiança em Deus. O principio de todos os fundamentos é o imenso amor de Deus para conosco; o segundo, a sua incompreensível misericórdia. O amor de Jesus Cristo tem todas as qualidades para favorecer a confiança; ternura, bondade, generosidade e benquerença infinitas e imensas. As lágrimas de Belém, as fadigas e suores da galileia, o sangue derramado no Golgota ilustra vivamente a imensidade deste amor. Perante provas tais, está mais que justificada a frase “Jamais se poderá ter demasiada confiança num Deus tão bom”. Para concluir: “Assim com a ambição de um coração desregrado se manifesta tanto mais vivamente quanto maior for à honra que deseja conquistar, do mesmo modo a misericórdia de um coração bondoso se patenteia tanto mais, quanto maior a miséria que se lhe apresenta, seja a tua fé um remédio espiritual para o povo de Deus”.



------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

BBNBI - Portugues



Querido Valdeci

Ficamos muito felizes com  a sua decisão. A decisão de seguir a Cristo é uma decisão única, quando reconhecemos a nossa situação de pecadores, pedimos perdão a Deus e através da fé, cremos que Jesus Cristo morreu por nós, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia.

 Talvez agora você esteja perguntando: “Agora o que faço?” Como começo minha jornada com Deus?” Os cinco passos mencionados abaixo darão a você orientações da Bíblia.

1. Tenha certeza de que você entende a salvação.

1 João 5:13 nos diz: “Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus.” Deus quer que entendamos a salvação. Deus quer que tenhamos a confiança e convicção de que somos salvos. Vamos de maneira rápida olhar cada ponto-chave da salvação:
(a) Todos pecamos. Todos nós fazemos coisas que desagradam a Deus (Romanos 3:23). (b) Por causa do nosso pecado, nós merecemos o castigo de separação eterna de Deus (Romanos 6:23). (c) Jesus morreu na cruz para pagar o castigo que nossos pecados mereciam (Romanos 5:8; 2 Coríntios 5:21). Jesus morreu em nosso lugar, tomando o castigo que merecíamos. Sua ressurreição provou que a morte de Jesus foi suficiente para pagar por nossos pecados. (d) Deus dá perdão e salvação a todos os que colocam sua fé em Jesus-  confiando na Sua morte como pagamento de nossos pecados (João 3:16; Romanos 5:1; Romanos 8:1).

Esta é a mensagem da salvação! Se você colocou sua fé em Jesus Cristo como seu Salvador, você é salvo! Todos os seus pecados são perdoados e Deus promete nunca deixar ou abandonar você (Romanos 8:38-39; Mateus 28:20). Lembre-se que sua salvação é segura em Jesus Cristo (João 10:28-29). Se você confia somente em Jesus como seu Salvador, você pode ter certeza de que você irá passar a eternidade com Deus no céu!

2. Encontre uma boa igreja que ensine a Bíblia.


Não pense em uma igreja como um edifício. A igreja são as pessoas. É de suma importância que crentes em Jesus Cristo congreguem uns com os outros. Isto é um dos principais propósitos da igreja. Agora que você colocou sua fé em Jesus Cristo, nós encorajamos você a encontrar, em sua área, uma igreja que pregue a Bíblia. Converse com o pastor. Fale com ele sobre sua nova fé em Jesus Cristo.


Um segundo propósito da igreja é ensinar a Bíblia. Você pode aprender como aplicar os princípios de Deus na sua vida. Entender a Bíblia é essencial para viver uma vida cristã forte e vibrante. 2 Timóteo 3:16-17 diz: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

O terceiro propósito da igreja é adoração. Adoração é nossa expressão de gratidão a Deus por tudo que Ele tem feito! Deus nos salvou. Deus nos ama. Deus nos sustenta. Deus nos guia e dirige. Como poderíamos ser ingratos? Deus é santo, justo, amoroso, misericordioso e cheio de graça. Apocalipse 4:11 declara: “Tu és Digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder, porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.”

3. Reserve tempo todo dia para focalizar em Deus.

É muito importante que tenhamos tempo cada dia para focalizar em Deus. Algumas pessoas se referem a este tempo como seu “tempo a sós.” Outros chamam de “devocional”, porque é um tempo em que nos devotamos a Deus. Alguns preferem reservar tempo de manhã, enquanto outros preferem à noite. Não importa como você chama este tempo ou quando você faz isto. O que realmente importa é que você regularmente ocupe tempo com Deus. Que eventos são componentes do nosso tempo com Deus?

(a) Oração. Oração é simplesmente conversar com Deus. Converse com Deus sobre suas preocupações ou problemas. Peça a Deus que lhe dê sabedoria e guie. Peça que Deus providencie por suas necessidades. Diga a Deus quanto você o ama e quanto você aprecia tudo que Ele faz por você. É isto que oração realmente é.

(b) Leitura da Bíblia. Além de aprender sobre a Bíblia na igreja — você precisa estar lendo a Bíblia por si mesmo. A Bíblia contém tudo que você precisa saber para viver uma vida cristã de sucesso. Ela contém a luz da Palavra de Deus que o guia a tomar decisões sábias, como conhecer a vontade de Deus, como ministrar a outros e como crescer espiritualmente. A Bíblia é a Palavra de Deus para nós. A Bíblia é essencialmente o manual de instrução de Deus de como devemos viver nossas vidas de uma forma que agrada a Ele e nos faz feliz.

4. Desenvolva relacionamentos com pessoas que o podem edificar espiritualmente.

1 Coríntios 15:33 nos diz: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” A Bíblia está cheia de advertências sobre a influência que pessoas “más” têm em nossas vidas. Passar tempo com aqueles que se engajam em práticas pecaminosas fará com que sejamos tentados por estas atividades. O caráter daqueles com quem nos associamos é “refletido” em nós. Por isso é tão importante nos rodearmos de pessoas que amam ao Senhor e estão comprometidas com Ele.

Tente ter um ou dois amigos, talvez de sua igreja, que possam ajudá-lo e encorajá-lo (Hebreus 3:13; 10:24). Peça que seus amigos o lembrem sempre a ser fiel em ter seu tempo devocional e na sua caminhada com Deus. Pergunte se você pode fazer o mesmo por eles. Isto não significa que você deva abandonar todos os seus amigos que não conhecem ao Senhor Jesus como seu Salvador. Continue sendo amigo deles e ame-os. Simplesmente informe a eles que Jesus transformou a sua vida e que você não pode mais fazer as mesmas coisas que você costumava fazer. Peça que Deus lhe dê oportunidades de compartilhar de Jesus com seus amigos.

5. Seja batizado.

Muitas pessoas entendem mal o significado do batismo. A palavra “batizar” significa imergir. Batismo é a maneira bíblica de proclamar publicamente sua nova fé em Cristo e seu compromisso de seguí-lo. O ato de ser imergido nas águas ilustra ser sepultado com Cristo. A ação de sair das águas é um retrato da ressurreição de Cristo. Ser batizado é identificar-se com a morte, sepultamento, e ressurreição de Jesus (Romanos 6:3-4).

Batismo não o salva. Batismo não lava seus pecados. Batismo é um simples passo de obediência e uma proclamação pública de sua fé em Cristo para salvação. Batismo é importante porque é um passo de obediência – publicamente declarando sua fé em Cristo e seu compromisso com Ele. Se você está pronto para ser batizado, você deve falar com um pastor.


Gostaríamos de encorajá-lo a fazer o curso: Novo Nascimento  no Instituto Bíblico da BBN.  

Deus o abençoe ricamente!
Equipe do Instituto Bíblico da BBN


-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




12/04/2014
O ESTADO DOS MORTOS
Para atestar que os mortos estão inconscientes, os defensores da alma mortal apresentam os seguintes razões: Salmos 94.17, 115.17 e Isaías 38.18, que falam em "silêncio"; Salmos 6.5, fala em "esquecimento"; Eclesiastes 9.5, 6 e 10, de "inconsciência"; Daniel 12.2; Jó 14.12; Salmos 13.3, João 11.11 a 14; 1 Ts 4.13-15, falam de "sono"; Dn 12.13; Ap 6.11; 14.13, falam de "repouso".
Contestação - A Bíblia ensina que ao separar-se do corpo a alma sobrevive e permanece num estado consciente de conhecimento. Portanto, quando a Bíblia fala em silêncio, esquecimento, descanso está se referindo à situação do corpo na sepultura, uma vez que a Palavra não pode contradizer-se. Já examinamos a questão do "sono da alma", em tópico anterior. Os textos citados podem ser esclarecidos unicamente através do exame de Eclesiastes 9.5: "Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma...a sua memória ficou entregue ao esquecimento".

O próprio Salomão explica onde se dá essa falta de memória dos mortos. Vejam: "Tudo o que te vier à mão fazer, faze-o conforme as tuas forças, pois na sepultura, para onde vás, não há obra, nem projetos, nem conhecimento, nem sabedoria alguma" (v.10). Então, a palavra se refere ao corpo morto, inconsciente, que não mais terá qualquer atividade "debaixo do sol" (Ec 9.6), na terra, mas com certeza saberá o que estiver ocorrendo no céu (cf Lc 16.19-31; 2 Co 5.8; Fp 1.13; Ap 6.9).








18 de fevereiro: dia de Simeão: (São Simeão)

São Simeão foi bispo de Jerusalém. Filho de Cleófas, São Simeão era primo de Jesus. Ele foi um dos primeiros apóstolos, tendo inclusive recebido o Espírito Santo no dia de Pentecostes.


Depois do assassinato de São Tiago, o menor, pelos judeus, os apóstolos e discípulos se reuniram para escolher seu sucessor na sede de Jerusalém. O escolhido foi Simeão. No ano 66 começou na Palestina a guerra civil em conseqüência da oposição dos judeus aos romanos e parece que os cristãos de Jerusalém receberam do céu o aviso de que a cidade seria destruída e que deviam sair dela sem demora, refugiando-se com o santo na cidade de Péla.



Depois da tomada e destruição de Jerusalém, os cristãos voltaram e se estabeleceram nas ruínas. Simeão voltou e recomeçou com os fiéis a reconstrução das casas. Houve muitas conversões, pois o acontecimento fez muita gente refletir sobre a mensagem evangélica. Numerosos judeus converteram-se ao cristianismo devido aos milagres feitos pelos santos. Os imperadores Vespasiano e Domiciano mandaram matar todos os membros descendentes de Davi, mas Simeão conseguiu escapar.



Contudo, durante a perseguição do Imperador Trajano, foi denunciado às autoridades, torturado, crucificado e morto. Simeão, com 120 anos de idade, recebeu ordem de prisão e intimação de prestar homenagem aos deuses. O santo negou-se corajosamente a trair aquele que era seu Mestre e Senhor. No meio da cruel flagelação, Simeão louvou e bendisse o nome de Deus e o de Jesus Cristo.



Do alto da cruz, ainda confessou o nome do divino Mestre, rezou pelos inimigos e entregou o espírito nas mãos de Deus.



Morreu com 120 anos, depois de ter governado durante 43 anos a Igreja. Sua simplicidade e a fidelidade uniu os cristãos em torno do Evangelho de Jesus.



Reflexão:

Histórias de amor ao Cristo são comuns no início da Igreja. São Simeão, já na velhice, conservou sua fidelidade ao seu Mestre Jesus e entregou sua vida por amor a Igreja. Ele era membro da primeira geração de cristãos, conheceu Jesus e aprendeu dele a virtude da caridade e da fidelidade. Hoje somos convidados a reafirmar nossa profissão de fé em Jesus Cristo. Que nossa vida, na juventude e na velhice, seja sempre uma testemunha da Ressurreição.

Oração:

Querido Pai, Deus Uno e Trino, pela intercessão do bispo São Simeão, conserve em nós a fidelidade ao projeto de amor aos mais abandonados e sofredores e que o testemunho deste apóstolo seja alimento de nossa fidelidade ao evangelho. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Colaboração: Padre Evaldo César de Souza, CSsR








Pra Wilma Pres.Prudente, 14/2/2014


Manassés significa “esqueceu”, “Deus me fez esquecer todo sofrimento”.


1 994307691


Não há presente feliz e nem esperança no futuro quando o passado não é resolvido. José tinha tudo para ficar amargurado com seus irmãos que o venderam para a caravana Ismaelitas que descia para o Egito. José tinha todo direito de ter ficado derrotado na cadeia, amargurado com a mulher de Pontifar e com Deus que o deixou 14 anos ali. José sabia dos sonhos de Deus para ele e quando ele se deu a conhecer para seus irmãos (capítulos à frente), ele disse a eles: “foi para bem que Deus usou tudo isto, para que nossa descendência pudesse ser guardada”. José resolveu dentro dele a amargura, o ódio e o desejo de vingança. José não ficou preso, acorrentado ao passado. O perdão bíblico ensinado por Jesus é para que você se libere das amarras que te prende ao seu desafeto. O diabo sabe como as pessoas ficam presas e alimenta-as com setas para elas fiquem presas no ódio e na amargura e não produzam o sonho de Deus.





Efraim significa “prosperidade”, Deus me fez prosperar na terra da minha tristeza, disse José (trad. Contem. A Mensagem).




2




“Durante os sete anos de fartura a terra produziu a mancheias; e José ajuntou todo o mantimento dos sete anos, que houve na terra do Egito, e o guardou nas cidades; o mantimento do campo que estava ao redor de cada cidade, guardou-o dentro da mesma”. Assim José ajuntou muitíssimo trigo, como a areia do mar, até que cessou de contar; porque não se podia mais contá-lo.




Antes que viesse o ano da fome, nasceram a José dois filhos, que lhe deu Asenate, filha de Potífera, sacerdote de Om. E chamou José ao primogênito Manassés; porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. Ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição” (Gênesis 41.47.57).










José era um sonhador por excelência. Se você tirasse o sonho de José e os sonhos de Abraão você os secaria. Estes homens foram movidos por um sonho de Deus. Eles aceitaram os dias ruins crendo que estariam sendo preparados para dias melhores. Os homens que sonham passam por crises, até pensam em desistir, como qualquer de nós, mas acabam recordando dos seus sonhos e continuam na jornada.



Vê como é fantástica esta passagem da Palavra, como ela representa toda vida de José nos nomes de seus dois filhos. Que lição José nos traz de perdão e entendimento do que é “propósito”.
· 
3


Agora associa uma coisa com a outra, um filho com o outro. José entende que para que os sonhos de Deus para ele acontecessem ele teria que eliminar a força do passado que também prende a prosperidade quando não é resolvida. Existem muitas pessoas presas em suas finanças porque estão presas no passado. Quando José disse Efraim ele estava livre para o futuro. Manasses resolve o passado e Efraim prospera o futuro. A sua prosperidade na saúde, na família, nos amigos, na sua conta bancária virá se você estiver com “Efraim” resolvido, isto é, estiver livre para que ela venha. Ela será abundante e cheia de graça porque veio do Senhor. Deus fez a terra do Egito render tantos grãos pela unção de prosperidade que estava sobre José. Não havia mais como guardar os grãos das colheitas. Fique atento, leitor, faça uma busca em seu passado, se estiver algo a perdoar ou resolver faça como Davi: “a alguém da família de Saul para eu possa abençoar”.




No capítulo 48 quando Israel foi abençoar seus netos ele troca as mãos e coloca a mão direita na cabeça de Efraim. A bênção de Deus que vem depois do esquecimento é tão maior por nós liberarmos que Israel disse que os dois netos seriam grandes, “mas que a descendência de Efraim enriqueceria as nações” (48.20).



Resolva tudo para que teus sonhos não fiquem parados na estrada. Olhe para o que Deus mandou você fazer e não para outro ao seu lado. Caminhe com sua bênção e prospere em tudo.



A paz do Verbo,

Pra.wilma








O interessante é que todo mundo lembra da semente da mostarda citada na bíblia e que ela é minúscula, pouco mais que um grão de poeira. Não é mesmo? Então muitos ousam afirmar que se tivéssemos uma fé deste tamaninho ordenaríamos aos montes e estes se lançariam ao mar, e enfatizam que é o diz a palavra do Senhor. Você já ouviu isso? Pois é, mas não é bem assim, não! Pra começar, vamos ao versículo de onde tem se originado essa má interpretação. “Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” (Mateus 17:20) Este versículo vem como uma explicação aos discípulos que não conseguiram expulsar um demônio  Ou seja, seus seguidores, aqueles que já haviam visto e até operado milagres em nome de Jesus, mas que ainda duvidavam. Não apresentavam uma fé crescente, semelhante a uma semente que brotava e crescia em solo fértil. Entenda, nos dias de Jesus a mostarda negra era a mais conhecida. A mostarda era uma planta que, em terra fértil, crescia rapidamente até três ou quatro metros de altura. A melhor forma de justificar minha afirmação é citar: “É semelhante ao grão de mostarda que um homem, tomando-o, lançou na sua horta; e cresceu, e fez-se grande árvore, e em seus ramos se aninharam as aves do céu.” (Lucas 13:19) Sendo que nesta Jesus nos fala do reino do céus, mas o paralelismo é o mesmo. Uma pequenina semente que cresce e torna-se grande como uma árvore. Assim devia ser a fé dos discípulos e a nossa também. Ainda que comece pequena, e pareça até mesmo insignificante, não deve se limitar a isso, antes cresça na presença de Deus. Por isso, se você anseia por ver os montes se lançando ao mar, opte por dar o 1° lugar em seu coração a Jesus; ame ao seu próximo intensamente; leia e pratique o que nos ensina a palavra de Deus e viva o sobrenatural de Cristo com intrepidez e sem duvidar.  Então, “nada vos será impossível.”
                          



Últimas perguntas respondidas

Todas as respostas




Ivanildo Gomes 12/2/2014


" JESUS ESCOLHEU JUDAS PARA UM PROPÓSITO , JESUS CONHECIA O CARÁTER DE JUDAS , AS VEZES TEMOS A MANIA DE COMPARAR NOSSAS DECEPÇÕES COM AS PESSOAS COM O EPISÓDIO DA TRAIÇÃO DE JUDAS , MAS TEMOS QUE LEVAR EM CONTA QUE MUITOS OUTROS HOMENS NA BÍBLIA TRAIU JESUS DE ALGUMA FORMA E ACHARAM LUGAR DE ARREPENDIMENTO , LEMBRANDO QUE O MAIOR ERRO DE JUDAS FOI O SUICÍDIO, SE ELE TIVESSE SE ARREPENDIDO COM CERTEZA JESUS O RECEBERIA COM COMPAIXÃO E MISERICÓRDIA"





QUEM SOMOS NÓS PARA DIZER OU JULGAR QUE FULANO ERROU TOMOU UMA DECISÃO ERRADA , SE NÃO CONHECEMOS TODO O PROPÓSITO DE DEUS PARA A VIDA DE ALGUÉM





SANSÃO SE APAIXONOU POR UMA FILISTÉIA E OS PAIS DE SANSÃO NÃO SABIAM QUE DEUS ESTAVA NO CONTROLE




PAULO E BARNABÉ BRIGARAM A PONTO DE SE SEPARAREM E NEM POR ISSO DEIXARAM DE SER HOMENS DE DEUS E USADOS POR DEUS


"JESUS TE CONHECE MUITO BEM " 










Por que estavam Miguel e Satanás disputando pelo corpo de Moisés (Judas 9)?






Pergunta: "Por que estavam Miguel e Satanás disputando pelo corpo de Moisés (Judas 9)?"




Resposta: Judas versículo 9 refere-se a um evento que não é encontrado em nenhum outro lugar nas Escrituras. Miguel teve de lutar ou disputar com Satanás pelo corpo de Moisés, mas o que isso implicava não é descrito. Uma outra luta angelical é relatada por Daniel, o qual descreve um anjo vindo a ele em uma visão. Este anjo, chamado Gabriel em Daniel 8:16 e 9:21, diz a Daniel que ele foi "resistido" por um demônio chamado "príncipe da Pérsia" até o arcanjo Miguel vir em seu auxílio (Daniel 10:13). Assim, podemos aprender com Daniel que os anjos e demônios lutam batalhas espirituais pelas nações e almas dos homens, e que os demônios resistem aos anjos e tentam impedi-los de fazer a vontade de Deus. Judas nos diz que Miguel foi enviado por Deus para lidar de alguma forma com o corpo de Moisés, o qual o próprio Deus havia enterrado depois da sua morte (Deuteronômio 34:5-6).




Várias teorias têm sido formuladas quanto ao que esta luta sobre o corpo de Moisés era. Uma delas é que Satanás, o acusador do povo de Deus (Apocalipse 12:10), pode ter tentado evitar que Moisés tivesse a vida eterna devido ao pecado de Moisés em Meribá (Deuteronômio 32:51) e ao seu assassinato do egípcio (Êxodo 2:12).




Alguns supõem que a referência em Judas seja a mesma que a passagem em Zacarias 3:1-2: "Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o anjo do Senhor disse a Satanás: Que o Senhor te repreenda, ó Satanás." Entretanto, as objeções a essa hipótese são óbvias: (1) A única semelhança entre as duas passagens é a expressão: 'O Senhor te repreenda, ó Satanás!' (2) o nome "Miguel" não é mencionado na passagem em Zacarias. (3) Não há qualquer menção ou alusão feita do "corpo de Moisés" em Zacarias.




Também tem sido suposto que Judas esteja citando um livro apócrifo que continha esta narrativa e que isso serve para confirmar que a narrativa é verdadeira. Orígenes (c. 185-254), um estudioso e teólogo cristão primitivo, menciona o livro "A Assunção de Moisés" como existente em seu tempo, contendo essa mesma narrativa sobre a disputa entre Miguel e o diabo pelo corpo de Moisés. Esse livro, agora perdido, era um livro judeu grego e Orígenes supôs que esta era a fonte da narrativa em Judas.




A questão essencial é, então, se a história é "verdadeira". Qualquer que seja a origem da narrativa, Judas de fato aparenta referir-se à disputa entre Miguel e o diabo como verdadeira. Ele fala dela da mesma forma em que teria feito se tivesse falado da morte de Moisés ou de quando ele feriu a rocha. E quem pode provar que não é verdade? Qual a evidência de que não é? Há muitas alusões aos anjos na Bíblia. Sabemos que o arcanjo Miguel é real, há menção frequente do diabo e há inúmeras afirmações de que os anjos bons e maus fazem parte de transações importantes na terra. Como a natureza dessa disputa particular sobre o corpo de Moisés é totalmente desconhecida, a conjetura é inútil. Não sabemos se houve uma discussão sobre a posse do corpo, o enterro do corpo ou qualquer outra coisa.
















Pergunta: "Deus criou o mal?"



Resposta: À primeira vista pode parecer que, se Deus criou todas as coisas, então deve também ter criado o mal. Entretanto, há aqui um pressuposto que deve ser esclarecido. O mal não é uma “coisa”, como uma pedra ou a eletricidade. Você não pode ter um pote de mal! Mas o mal é algo que acontece, como o ato de correr. O mal não tem uma existência própria, mas na verdade, é a ausência do bem. Por exemplo, os buracos são reais, mas somente existem em outra coisa. À ausência de terra, damos o nome de buraco, mas o buraco não pode ser separado da terra. Quando Deus criou todas as coisas, é verdade que tudo o que existia era bom. Uma das boas coisas criadas por Deus foram criaturas que tinham a liberdade em escolher o bem. Para que tivessem uma real escolha, Deus deveria permitir a existência de algo além do bem para escolher. Então Deus permitiu que esses anjos livres e humanos escolhessem o bem ou o não-bem (mal). Quando um mau relacionamento existe entre duas coisas boas, a isso chamamos de mal, mas não se torna uma “coisa” que exige ter sido criada por Deus.



Examine o exemplo de Jó em Jó capítulos 1 e 2. Satanás quis destruir Jó, e Deus permitiu que Satanás fizesse tudo, exceto matá-lo. Deus permitiu que isto acontecesse para provar a Satanás que Jó era reto porque amava a Deus, e não porque Deus o tinha tão ricamente abençoado. Deus é soberano, e no controle máximo de tudo o que acontece. Satanás nada pode fazer a não ser que tenha a “permissão” de Deus. Deus não criou o mal, mas Ele permite o mal. Se Deus não houvesse permitido a possibilidade do mal, tanto a espécie humana quanto os anjos estariam servindo a Deus por obrigação, não por escolha. Ele não quis “robôs” que simplesmente fizessem o que Ele gostaria que fizessem por causa de sua “programação”.



A resposta que a Bíblia nos dá é: Deus tem um propósito perfeitamente bom para a existência do mal. Vejamos a seguir. A Bíblia não só ensina que Deus sabe de todas as coisas, mas que Ele determinou, com precisão, o Seu plano para toda a história do universo. Deus detalhadamente determinou a existência e história para cada criatura desde antes da criação. Ele escreveu a história do mundo para a Sua glória, de sorte que tudo ocorre de acordo com o Seu perfeito plano e nada acontece sem ser previamente decretado por Deus. Em Isaías 46:9-10, Deus apresenta como evidência de Sua divindade o fato de que Ele tem determinado e declarado o fim desde o início. Ele diz: “...Eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim... o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade” (Isaías 46:10).



Não existe um átomo sequer em todo o universo que não esteja a cada momento sendo sustentado e guiado por Deus. Em Colossenses 1:16-17, Paulo diz: “...Tudo foi criado por meio dele e para Ele... Nele, tudo subsiste.” Hebreus 1:3 explicitamente diz que Ele “sustenta todas as coisas pela palavra do Seu poder.” Vimos então que Deus tem planejado e determinado o percurso de toda a criação (incluindo Satanás e todas as suas ações, como sua queda e as tentações que ele apresenta a nós, seres humanos). O mal que existe hoje não ocorre por acidente, mas porque Deus tem determinado em Seu perfeito plano que deveria ser assim. Isto pode ser surpreendente ou até vergonhoso para muitos, mas para Deus, não. Ele diz: “Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas cousas (Isaías 45:7). É notável que neste versículo Ele até usa o verbo mais forte (bara no Hebraico é a mesma palavra usada em Gênesis 1:1) para referir-se ao Seu envolvimento intencional com o mal. De fato, Ele até apresenta isto como evidência de Sua divindade, em contraste com os ídolos que são incapazes de fazer bem ou mal (Isaías 41:23). O inspirado profeta Jeremias apresenta a pergunta retórica: “Quem é aquele que diz, e assim acontece, quando o Senhor o não mande? Acaso, não procede do Altíssimo tanto o mal como o bem?” (Lamentações 3:37-38). É claro que a resposta esperada é que nada de bom ou mau ocorre sem que proceda de Deus. Semelhantemente, o profeta Amós pergunta: “Sucederá algum mal à cidade, sem que o SENHOR o tenha feito?” (Amós 3:6).



Basicamente, não há uma resposta a estas perguntas que possamos compreender totalmente. Como seres humanos limitados, jamais podemos compreender inteiramente um Deus infinito (Romanos 11:33-34). Às vezes pensamos que compreendemos por que Deus faz determinada coisa, e mais tarde descobrimos que era para um propósito diferente daquele que havíamos pensado. Deus vê as coisas sob uma perspectiva eterna. Nós vemos as coisas sob uma perspectiva terrena. Infelizmente, por natureza, preferimos a nossa própria concepção de Deus àquela do Deus verdadeiro.



Concluindo, a Bíblia ensina claramente que tudo que Deus criou era “muito bom” (Gênesis 1:31). Semelhantemente, a Bíblia termina descrevendo em Apocalipse 21 e 22 um período futuro quando tudo voltará a ser muito bom. Apocalipse 21:4 diz: “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras cousas passaram.” Isto significa que quase toda a Bíblia, de Gênesis 3 a Apocalipse 20, trata do tempo quando o mal existe. Este é o tempo em que nós vivemos. Entretanto, é confortador, mesmo quando entendemos pouco do propósito de Deus para o mal, saber que tudo começou “muito bom” e há de terminar assim também!









Por Gospel+ - Biblia Online

Por Gospel+ - Biblia Online





  
Aliança com Davi projeta-se numa epifania do Cristo.
No meu entendimento, as doutrinas do Dispensacionalismo e do Milênio que constam na maioria dos catecismos evangélicos não passam de uma engenhosa arquitetura que desfigura o Reinado de Cristo que após a Sua ressurreição se assentou ao lado do Pai, no Trono, como está escrito:
“Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés” Sl 110:1.
A compreensão desta Aliança permitirá ao Leitor conhecer a revelação e os acontecimentos finais sobre a vinda gloriosa do Messias. A minha oração é para que Deus ilumine a mente e o coração com este breve texto.
Chamou o Senhor Deus a Josué, para suceder a Moisés, que conduziu o Povo de Deus à vitória com os cananeus, povo idólatra, imoral e que sacrificava seus filhos a deuses pagãos. Entretanto, o Povo de Deus começou a envolver-se com outros povos vizinhos e com seus ídolos. Então se dirá: Porque desprezaram a aliança que o Senhor, Deus de seus pais, fez com eles, quando os tirou do Egipto; e se foram e serviram a outros deuses, e os adoraram, deuses que não conheceram e que ele não lhes havia designado. Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra esta terra, trazendo sobre ela toda a maldição que está escrita neste livro. O Senhor os arrancou, com ira, de sua terra, mas também com indignação e grande furor, e os lançou para outra terra, como hoje se vê” Dt 29:25-28.
Porque naquele tempo, Israel, nação de Deus, era uma teocracia, governada por juízes que eram regentes, homens de Deus, a fim de libertar o povo de Deus dos seus opressores. O último dos juízes foi o piedoso profeta Samuel. Foi nessa altura, que o povo de Deus pediu que se lhes desse um rei, como tinham os outros povos, regeitando, deste modo, o governo de Deus. O Senhor lhes concedeu o rei Saul que, infelizmente, prestou mau governo.
Então em sua provisão, Deus, misericordiosamente, enviou o profeta Natã a David, o qual lhe propôs aliança, dizendo:
“Agora, pois, assim dirás ao meu servo David: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel. E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes teêm na terra. Preparei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado, e jamais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes, desde o dia em que mandei houvesse juízes sobre o meu povo de Israel. Dar-te-ei porém, descanso de todos os teus inimigos; também o Senhor te faz saber que Ele, o Senhor te fará casa. Quando os teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti e, estabelecerei o seu reino. Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei o trono do seu reino. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com vara de homens e com açoites de filhos de homens. Mas a minha misericórdia não se apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti. Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti, teu trono será estabelecido para sempre. Segundo todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi” II Samuel 7:8-17.






Paz. Estava a ouvir num canal de televisão um grupo de pastores que apresentaram seus planos para anunciar Jesus nos próximos Mega-Eventos, Copa e Jogos [...]




Graça e Paz. A celebração da Páscoa judaica, consta no calendário como a data em que o povo de Israel foi liberto do Egito, a [...]










Graça e Paz. Todos os remidos do Senhor, serão perseguidos. No dia, em que pela graça de Deus, recebemos Jesus como Salvador e Senhor, Ele [...]






Graça e Paz, Na Carta aos Coríntios o apóstolo Paulo escreveu que não lhe era possível comunicar espiritualmente, porque eles não podiam suportar. Os Coríntios [...]






“Pelo que, nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento”.  (I Co 3:7) O crescimento espiritual [...]








No próximo mês de outubro Papa Francisco, com oito Cardeais por ele escolhidos, vão tentar colocar remendo novo em pano velho, uma imprudência segundo as [...]



CULTO DA FAMÍLIA-DOMINGO, IGREJA MARIO AMATO


Pr.Marcos ,pregação na Congregação Mario Amato
By Fidélis



O culto de domingo dia 03 de março de 2013, que teve inicio pontualmente as 19:30, com muitos dos fieis da daquela congregação, no populoso bairro, como também membros que moram em bairros distantes, simpatizante e convidados, teve  como pregador o líder da Congregação da  Igreja Mario Amato, do Ministério Brasil Novo, Pr.Marcos Aurélio Gonçalves, falou aos presente sempre com o seu carisma e atitude de um bom servo de Deus, inicialmente falou do A.T, do livro de I Reis 19:9. "E ali entrou numa caverna e passou ali a noite. Eis eis que a palavra do Senhor veio a ele, e lhe disse: Que fazes aqui, Elias? Ele disse: Tenho sido muito zeloso pelo Senhor Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu concerto, derribaram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem. E ele disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante a face do Senhor, E eis que passava o Senhor, como também um grande e forte vento que vendia os montes e quebrava as penhas diante da face do Senhor, porem o Senhor não estava no vento; e depois do vento um terremoto, também o Senhor não estava no terremoto. No inicio do verso 9, Elias entrou na caverna, aqui diz que a partir do verso  13, Elias saiu da caverna e posse a entrada com seu rosto coberto pela sua capa, diz: E eis que  veio a ele uma voz, que dizia: Veja o que disse no começo do verso 9: E eis que a  palavra do senhor veio a ele, e lhe  disse:" Deus falou com Elias, como também fala com você e com  todos seu povo. Amem


Fez uma pregação sobre a vida e importância  que tinha os profetas no velho testamente levado aos dias de hoje, que não devemos imitar, devemos seguir como exemplo de um povo que Deus tem escolhido para Ele. O profeta Elias, foi o primeiro dos profeta que vieram, depois Eliseu  diante de situações difícil  para aquele povo, diante de secas terríveis  sofrimentos e provações, Elias reconheceu a veracidade de Deus quando já desacreditado no deserto vivia em caverna  ao despertar tinha uma sombra, um pão e água  para comer, bebe, descanso, fez uma escolha embasada na obediência com Deus, escolheu Eliseu para lhe suceder.




Nota : Concerto  com "C" e não interpretar  Conserto com"S" pois são fundamentos de  fé,  outro é fundamento substancial. La diz : Teu concerto... 



CULTO DE CURA E LIBERTAÇÃO - IGREJA MARIO AMATO



Com  Pastora Norma




Pres.Prudente,02/03/2013 by Fidélis


 Quem  faltou ao culto de sexta feira, dia 01/03/2013, na Igreja Casa de Oração no Mario, no populoso bairro  Amato, deixou de presenciar palavras de grande validade em nossas vidas. 
O culto foi dirigido pelo pregador Élvis, que  fez abertura e falou sobre cura e libertação, mas o momento da palavrar que deixou todos presentes exaltados em nome do Senhor, uma auto estima para o coração daqueles que esperavam uma palavra de acalento para o coração, estimulo para enfrentar o amanhã nas palavras do pregador  presbítero-evangélico Élvis, conduzindo o povo presentes a clamar e suplicar pela  vida de todos.
Todos ficaram de pé para ouvir a palavra de Jesus Cristo, por que ele é o ponto alto da Igreja que uniu ao amor de Deus, explicou para toda Igreja como ser útil para o crescimento de sua fé,  disse que devemos ouvir com atenção o sentido da palavra de Deus.
A Bispa-Evangélica, Norma, pregou a palavra baseado em Atos dos Apóstolos capitulo 3, mas ela presidiu a igreja em oração na ausência do Pr. Marcos Aurélio, líder da congregação, que se encontrava em outra congregação pregando, ela termina expressando seu desejo de que o Pai aceite a igreja com suas falhas e imperfeições e a torne digna de poder  um dia fazer isso eternamente diante do Pai.
Este é um momento de muita algaria e gratidão de toda Igreja, em que entenda, como é bom servir a Jesus,  como é bom está aqui, neste dia para celebrar e louvar ao Senhor.
Todos de pé  em oração, buscar  satisfazer seu  coração pela palavra, mas uma graça você já recebeu, lhes foi dada por está aqui hoje, benção do Senhor . Amem   +eliane_mjp@hotmail.com  +Emílio Fidélis +Dani Oliveira +alexandre flausino +pastor Walmir Andrade +david henrique +cris-spp@hotmail.com +soniaregina ninha                          





Presidente Prudente, 14/02 2013



RENUNCIA DO PAPA-DEPOIS DE CINCO DIAS DE SILENCIO MINISTRO BRASILEIRO SE PRONUNCIA, PORTAL VEJA .COM



Depois de um silêncio de dois dias sobre a renúncia do papa Bento XVI, o governo brasileiro se manifestou nesta quarta-feira, pela primeira vez, quanto à decisão do pontífice, anunciada na segunda-feira. Quem se manifestou não foi a presidente Dilma, mas o ministro-chefe da secretaria-geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho. Ele afirmou que a posição do governo é, acima de tudo, de respeito e de solidariedade à Igreja neste momento. 
“Quero atestar que a nossa posição frente a essa decisão é acima de tudo de respeito, de reverência, de um respeito muito forte para que ele possa continuar contribuindo para a Igreja na vida que está escolhendo”, disse Carvalho. “O governo tem uma gratidão ao o que Bento XVI vem desempenhando desde 2005.”  
Ao ressaltar que os representantes brasileiros não se apressaram em fazer um grande pronunciamento porque “as atitudes são mais importantes”, Carvalho descartou que exista uma relação fria entre o governo e o papa ou a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2010, a CNBB divulgou carta poucos dias antes das eleições na qual pediu para que os fieis não votassem na candidata, que havia se posicionado a favor da legalização do aborto no passado e vinha mudando o discurso ao longo da campanha. A manifestação da CNBB seguiu orientação do próprio papa Bento XVI, que havia dito a um grupo de bispos brasileiros em visita ao Vaticano que eles deveriam ajudar os fieis a usar o voto para a promoção do bem comum. 
Carvalho classifica o episódio como superado e afirma que a presidente, após eleita, jamais se manifestou sobre ele. “A CNBB sabe o respeito que Dilma tem pela presença da Igreja no Brasil. Não houve nenhum desconforto”, garantiu. O ministro também comparou o comportamento brasileiro ao de outros países da América Latina, que, segundo ele, também não se manifestaram. 
Nacionalidade - Nesta quarta-feira, Carvalho participou da cerimônia de lançamento da Campanha da Fraternidade 2013, na CNBB, em Brasília. Na ocasião, o secretário-geral da entidade, Dom Leonardo Steiner, disse que não tem preferência pela nacionalidade do novo papa. Ele ressaltou que é mais importante, neste momento, a chegada de um pontífice que consiga tratar de questões como o meio ambiente, a pobreza e as relações em busca de uma nova economia. “Se é europeu, da América Latina, da Ásia ou África, não importa. Se ele nos ajudar nesses pontos, exercerá um grande trabalho”, ponderou. 

SUA INFLUÊNCIA



PRESIDENTE PRUDENTE 01/02/2013


Bispo Jaime

Todo aquele que tem fé poderá ver Jesus Cristo, mas nossa fé tem que ser pura e verdadeira, sem esses quesitos torna um pouco fraca nossa fé.

Quando Jesus ressuscitou, poucas pessoas acreditaram, queriam ver sinais que mostrasse  que ele ressuscitou a primeira mulher a ver Jesus foi Maria Madalena, logo em seguida foi perdoada dos seus sete pecados, Ela correu e foi contar aos Apóstolos eles não acreditaram.


Maria Madalena era de Magdala, aldeia de pescadores, na Galileia, conta que ela se retirou e seguiu o Apostolo João a Efésio, ali morreu. Madalena foi quem usou seu perfume caríssimo par lavar os pés de Jesus e secou com seus cabelos, na casa de Simão, o leproso em Betânia. A pecadora de acordo com manuscritos latin lê-se: “Não desesperes se és pecadora habitual; Segue o meu exemplo e reconcilia-se com Deus”.

Também Jesus aparece aos apóstolos que comeram com ele a mesa da última ceia, eles não acreditam ainda, foi preciso muita fé para isso ser consumado na vida deles, porque estavam vivendo em um mundo já dominado pelos poderes romanos e seitas que as dominavam todos.

É preciso muita fé para viver em Cristo, buscar nEle toda esperança, como este escrito em Ester, 4,1-17, que o rei da ordem para matar todos Judeus, ele sem saber que ela sua esposa, que um dia foi miss a mais bela mulher, era uma Judia, seu pai adotivo pede para ela interceder pelo seu povo junto ao rei.
Ele lança a Ester este desafio:
“Quem sabe não foi para um momento como este que você chegou à posição de rainha”! Então toda salvação ocorre um risco em nossas vidas, abrir mão de muitas coisas seculares e isso nos dificulta muito essa decisão.

Em Mateus, diz: Vocês são luzes do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. (Mt. 5-14), então Jesus disse que todos nos somos luz do mundo, quer queira que não, sua vida tem influencia sobre outros, a vida de Jesus faz a diferença em você e influencia outras pessoas, com sabedoria e graça aproveite o momento para comunicar a boa nova da salvação.


CASA DE ORAÇÃO-MINISTÉRIO BRASIL NOVO

UMA NOITE DE VITORIAS EM CRISTO
Presidente Prudente-SP-Brasil-Por: Fidelis
Sábado, noite de vitória em Cristo, festa no Ministério Brasil Novo, podemos ver com muitas alegrias a manifestação publica das pessoas, cinquenta e seis pessoas se batizaram, muita gente  presentes no primeiro culto de batismo de novos convertidos em 2013, quando  entre as águas da piscina de batismo, já no final, o bispo líder do ministério, disse: Há tempo para aqueles que se arrependerem vir para Jesus!.
 Foi uma corrida de pessoas jovens sem precedente, o bispo Jaime levou sua face ao chão em nome de Deus, de d entro das águas que momentos antes lhe foi entregue as suas mãos para confirmar o batismo; seu neto Pedro Carrijo Cunha, com apenas treze aninhos, se integrou a família abençoada como a terceira geração da família Carrijo. Foi confirmado e emitidos a certificação dos novos fiéis em numero de 56 novas almas para Jesus.
Onde podemos encontrar esperança na historia humana, na verdade e na luta contra o inimigo, podemos vencer tudo em nome de Jesus Cristo, estamos unidos pela fé Cristã, podemos engrandecer com uma forte salva de palmas o nome do dEle neste momento de entrega.
O Bispo falou da fundação: Desde que foi fundado (criado) este Ministério, que surgiu em uma garagem, há nove anos, tem atuado para cumprir sem exceção, sucessivamente a palavra de Deus, para com seu povo, criando base para uma vida de salvação e gloria eterna.
Nestes poucos anos, hoje é um dos mais alegres dias para Casa de Oração- Ministério Brasil Novo, atingiu o numero de três mil batismos, frente a tudo está Jesus neste ministério, dou graças a Deus em tudo que Ele realizou.
Vivemos intensamente em favor da superação humana, trazemos pessoas do mundo das drogas e outros que estão perdidos, resgatamos para Jesus Cristo, como o Salmista afirma em (Sal.104:26).
O bispo Jaime, um determinado vencedor em todas as campanhas, hoje ultrapassou a marca de três mil convertidos e batizados,nestes nove anos  de ministério, o Espirito Santo se fez presente essa noite, e ampliava a cada momento em que o bispo chamava para o batismo os indecisos, eles atenderam.
Realmente um novo amanhecer, coberto de luz:- "Ele cobre de luz como de um vestido, estende os céus como uma cortina"Salmo 104:2).
Foi de grande emoção para a família Carrijo, a terceira geração, foi quando desce as águas e já se encontrava la dentro o bispo conduzindo a cerimonia, o seu neto Pedro Carrijo cunha, com apenas treze anos, tornou o mais novo membro irmão em Cristo na família, fortes emoções e todos que  aplaudiram, o céu está em festa! Disse o bispo-avo do irmão Pedro.




CULTO DE DOMINGO COM O BISPO
10 de junho de 2012

Com a presença de muitos fieis à Igreja Casa de Oração Ministério Brasil Novo, no bairro Mario Amato, sob a liderança do pastor Marcos e da pastora Cristina, o culto de Santa Ceia, domingo dia 10-06-2012, na pregação da palavra esteve o bispo..., falando sobre o amor, discorreu sobre vários capítulos e versículos bíblico, mostrando, à palavra de Deus como ela vem movendo os casais, respectivamente no que foi oferecido, todos namorados que são membros da Igreja, é também uma data onde as mulheres casadas e as solteiras com seus namorados pretendentes devem ser admiradas por entenderem o que é amar até as ultimas conseqüências. O bispo pediu que não esquecêssemos do começo de nossas vidas, quando conhecemos a pessoa amada, de quem nos faz feliz, presentear com o melhor.
Palavra:
De certa forma são esposas e esposos, namorados e namoradas, que tem como principio seu amor primeiro Jesus Cristo, a Igreja têm muito motivo de se orgulhar, na Bíblia lê-se: A mulher nasceu de um sono profundo do homem, tirada de sua costela, falava por imagem, se sua noção de Deus é a de um ser perfeito que não improvisa, você entenderá que, desde toda a eternidade ele decidira criar o homem e mulher, ela não nasceu como complemento ou peça que, depois de um tempo Deus viu que faltava. 
Aprendemos na palavra de Cristo Jesus, que o amor tudo suporta, ele espera, tudo crê, tudo sofre, se regozija com a verdade, não se alegra com injustiça, não se ressente do mal, não procura só interesses, o amor é paciente, o amor não queima com o fogo do ciúme, não tem inconveniente, o amor é benigno.
Você que perdeu por não ter tempo de ir ao Culto de domingo, lembre que Deus te deu 168 horas semanais, como pode se negar à uma hora com os irmãos apenas no domingo?
Vejamos que são gastas vinte horas com TV, diversões e outros, cinco horas; os solteiros gastam de cinco a  dez horas namorando, as mulheres, quatro horas só com cabeleireiro; duas  a três horas nos shoppings ou cinema.
Ainda encontra justificativa para não ir a Igreja, por duas horas, ao culto de domingo, no culto de terça, no culto de sexta, alegando que prefere orar em sua casa.

Será que fica uma hora em oração? Pasmem. Se assim fizerem, lembre-se que juntos têm mais poder e força em Jesus.

Eles cristãos vivem a realidade, o termo Cristo que era usado por outros como: Davi e Saul, também foram Cristo, um cristo transitório, porque eles ungidos foram para servirem ao povo de Deus, a diferença é que Jesus não é um Cristo: Ele é O CRISTO DE DEUS; O UNGIDO; O ESCOLHIDO. Por isso usamos a termo: Jesus Cristo é a Resposta.





--------------------------------------------------------------------------------------
Filho do Homem

Presta atenção enquanto Jesus Cristo, falava aos Hebreus, sobre o batismo de João, e sua missão, ele conta uma parábola:
Que certo grande e respeitado latifundiário tinha dois filhos.
Desejando que o ajudassem na administração de suas terras, chamou um deles e disse-lhe: “filho, vai trabalhar hoje na vinha”
E este filho, sem pensar, respondeu ao pai: “não quero ir”, mas logo depois se arrependeu e foi.

Quando o pai encontrou o segundo filho, disse-lhe: “filho, vai trabalhar na vinha”. E este filho, hipócrita e desleal, disse-lhe: “Sim, pai, já vou”. Mas quando seu pai se afastou ele não foi para vinha. Jesus perguntou: Qual destes filhos fez realmente a vontade de pai?

Jesus replicou, assim eu declaro que os  taberneiros e prostitutas, ainda que pareçam recusar o apelo do arrependimento, adverti-se-ão do erro do seu caminho e entrarão no Reino de Deus, antes de vós que tendes grandes pretensões de servir ao Pai do Céu, mas rechaçais os trabalhos do Pai. Não fostes vós, escribas e fariseus, que creste em João, mas sim os taberneiros e prostitutas.
 Havia um conceito de “corporações de escribas”, tinha o aspirante ao cargo chamado de talmid ou aluno, ele tinha que cursar numerosos estudos que se iniciava na juventude, ao dominar a matéria tradicional e o método das determinadas seções da literatura rabínica de argumentos legais, até o ponto de ser considerado uma pessoa capacitada para tomar decisões pessoais em questões de legislação religiosa e direito penal, ou seja, era chamado de “doutor não ordenado”. A ordenação só pederia ser feita completada quarenta anos sua idade, idade canônica para ordenação, o aspirante à escriba poderia entrar para corporação. “Ai ele estava autorizado versar por si mesmo: Em direito religioso, ritual, a ser juiz em uma corte, ou individual, direito ao titulo de “rabi” e tomar decisões de “atar” e “desatar” para sempre os judeus do mundo inteiro”.
Nicodemos, amigo de Jesus era um destes prestigiosos escribas, que deveriam levantar-se todos os filhos de Israel. 


PRESIDENTE PRUDENTE-A Igreja Casa de Oração do Ministério Brasil Novo, realizará dia 2 de setembro de 2012, uma grande manifestação Passeata para Jesus, saída da passeata as 09 horas da sede no bairro Brasil Novo,  convida  todas pessoas que ama  Jesus, junte-se a eles você também.




Carro de Som e diversos módulos (blocos de pessoas em grupos )  visitas aos bairros e adjacências, em Presidente Prudente SP, conforme anunciou o Bispo Jaime e todos os pastores, obreiros, membros e simpatizantes de Cristo. AQUI É UMA CASA DE ORAÇÃO. visite o nosso site de fotos: http://picasaweb.google.com. Ou clique em galeria de fotos    


_________________________________________________________________________________
Presidente Prudente 22-09-2012 por Valdeci Fidelis





Esse texto pode ser copiado, para uso religioso ou filosófico

 LOUVOR DE ENTRADA: Você se prepara com os irmãos, para o começo de mais um culto, com amor a igreja, todos  irmãos vieram oferecer ao Pai o trigo e a uva esmagados, frutos do trabalho e dignidade do homem justo, agora tem forma de pão e vinho.

É mais uma semana que passou, outra que começa! O irmão veio inicia-la com os demais aqui nesta igreja diante do Pai, por Jesus Cristo, em quem escolhemos para viver.
Razão porque transborda de alegria, cantando louvores com a igreja e todos nós aguardando o nosso Pastor para início do culto.
O pastor irá pedir a igreja que se prepare, a fim de poder oferecer, com pureza e humildade, um sacrifício digno de quem viver no amor de Cristo.
Devemos fazer um exame de consciência e reconhecimento público dos pecados cometidos, cada um deve orar pelo outro, a igreja se perdoa e pede perdão.
O pastor é quem preside a igreja em oração. Termina expressando seu desejo de que o Pai aceite a igreja com suas falhas e imperfeições e a torne digna de poder um dia fazer isso eternamente diante do Pai.
O sentido da solidariedade com a igreja deve ser total neste momento, a igreja deve orar então pelos que não vieram e suplicar ao Senhor Eterno, a piedade de seu povo: Senhor tende piedade de nós. Esta consciência de que temos faltas incessantes e imensas, une e santifica na humildade esse povo que propõe santificar o mundo diante de ti  Ó Pai.
Uma atitude de confiança diante de Deus, que perdoa, é sua vez de dizer quantas coisas filiais a Deus Pai, a Deus filho, e a Deus espirito Santo, um só Deus de grandeza e glória, isso é como se fosse o mesmo hino que Maria cantou e os outros pastores ouviram e entenderam e entoaram também, Simeão cantou, Zacarias tinha entoado; um Deus que nunca esquece seu povo.
Este é um momento de muita alegria e gratidão de toda Igreja, que entende como é bom está aqui, neste dia para celebrar e louvar ao Senhor Criador.
 LEITURAS: Nós vamos ouvir um irmão falar de Deus, ou de um povo que escolheu Cristo, ou algum dos conselhos que os apóstolos davam as  igrejas que nasciam. Ouvir leitura do A. T. e leituras do N.E., como Marcos, Lucas, cartas de Paulo e outros, compare, o tempo na verdade nada mudaram e continuamos precisando dessas orientações e reflexões, neste seculo.
O EVANGELHO: Ponha-se de pé para ouvir a palavra de Cristo, ELE é o ponto alto da igreja de Cristo com nosso Mestre, que a uniu no amor. O pastor proferirá para toda à igreja, explicando e poderá ser útil para o crescimento de sua fé, ouça com atenção o sentido da Palavra de Deus, fique atento, nem todos pregadores pode satisfazer seu gosto, mas de acordo com a graça que lhes foi dada será bença. no fidelis.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: