Pesquisar este blog

quarta-feira, 28 de julho de 2021

TUDO NAS MÃOS DE DEUS - VOL. 2

 1 Valdeci Fidelis Tudo nas Mãos de Deus Vol 2

2 O Deus Pai Tu és soberano, poderoso e sábio de justiça que não tem prazer nela, tem misericórdia pelas falhas, mandou que o sol de abrisse e desse luz para a vida a nossa terra, dai-me o divina unção o Senhor e soberano, que eu possa alcançar com virtude e amor, eis-me aqui Senhor, pronto a te agradecer por mais uma oportunidade de te adorar em verdade. Faça com que a cada medida que isso aconteça, nós muitas vezes deixamos de ser adoradores e esquecemos que somos dirigidos por Deus. Jesus disse que as coisas que entesouramos em nosso coração se transformaram em pequenos deuses que passaram a controlar nossa vida, vamos correr atrás de nossos sonhos, vamos saber mais de Deus e de seus Filho amado Jesus Cristo de Nazaré, a quem confiamos plenamente, 1.

3 em Deus combatendo os conflitos que existem em nós. Conflitos espirituais que tem muito a ver com nossa alma, pela recusa ou dificuldade de andar segundo a vontade de Deus, isso tem nos afetados nos nossos relacionamentos familiares, vamos sonhar o sonho de Deus, Jesus afirma Você pode ter um senho melhor" Que sempre seja Deus que presida sua alegria. É preciso pedir perdão. Já começamos a oração assim: Creio em um só Deus, Pai todo poderoso criador dos Céus e da Terra, Jesus disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5:17, ainda que não sejamos capaz de curar uma pessoa doente, é sempre possível cuidar dela, não desista de participar conheça as pessoas ao seu convívio, conde-os para uma conversa que essa conversa seja o melhor que voce conheça; podemos falar muitas coisas bonitas, mas nada se compara com a cordialidade de deixar nosso convidado falar e se não entendermos a sua fala convidar-lhe para uma outra oportunidade já familiarizado talvez com

4 todas as coisas visíveis e invisíveis. Falamos que Jesus é o Filho Unigênito de Deus, que Deus é verdadeiro, afirmo que Ele foi nascido antes de todos os séculos, e veio para que os homens tenham salvação, e por que foi Crucificado, padeceu e sepultaram, confirmamos que foi por Pôncio Pilatos. Tudo isso está confirmadonas nos Evangelhos. Nas Escrituras Sagradas, aceitamos que ele há de vir em sua glória e o seu reino não terá fim. Creio em Deus é a mais importante, a fonte das outras verdades respeitantes do homem. Ao mundo e à nossa vida. Recorde sempre o agravo, porque o homem não deve esquecer o que foi grato, e o que foi ingrato, como dizem os manuais de boa conduta esqueça tudo e vida nova, uma coisa alenta o Espírito, outra adestra o nosso juízo, devemos amortecer (leia: O Salmista escreveu: Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. Salmo 139:14)...

5 seus efeitos de causa em sobre o nosso coração, sobre a alma, tornar sua mente e seu coração um superador e consolador de dificuldade permanecer livre de todos e jamais cometam a leviandade de se deixar levar sua atenção por nenhuma outra pessoa oferecida que não conheça seu caráter, você deseja superar espiritualmente, digo; você aspira a uma posição confortada e confiável, deverá esperá sem pressa, pois o Senhor Deus deve cuidar de tudo por você e sem pressa alcançará de você. E que você é algo sagrado, porque sagrados foram as lutas e padecimentos que você teve através da fé em Cristo, obedeça ao desejo de Jesus, o Apostolo Paulo diz: (Gl 13:26). Você não deve se preocupar com as festas e natais, isso é uma fração no tempo, que muito tem haver com nossa vida, deve aproveitá-lo, se não o fizer, ele passará em silencio, e só nos restará a velhice sem ação como uma sombra.

6 Cuide bem de sua renda econômica, seu gasto pode comprometê-lo um desequilíbrio, lembre-se que o pouco que temos, como o muito, tem que ser preservado (Ef. 2:4). Lembre-se que o maior bem que você tem é sua própria cultura espiritual e intelectual, sua ascensão à erudição e absorção aos pináculos do saber sobre a vida daquele que é o nosso Redentor, seja um guardião permanente desses bens, vigia os movimentos e atos de sua vontade e se arme com a armadura de Cristo Jesus (Efésios 6:13)- (Jesus disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Mateus 18:3). O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. Isaias. 58:11)

7 O ser humano é propenso a se deixar invadir pelas emoções, tristes, violentas, amargas, ou ingrata que recebe, isso altera o caráter e a azeda a saúde, ao sentir que as coisas estão saindo de seu controle, valendo mais a vontade de si mesmo do a razão de obediência com Jesus Cristo filho de Deus. Portanto devemos sentir aliviados ao descobrir que Deus pode e transforma o homem comum em extraordinário, dia após dia isto pode acontecer com você, conforme seguirmos o caminho de Deus, sonhe o sonho de Deus, repare por mais que as grandes tarefas sejam enorme, os pequenos atos que praticamos cada instante podem ter maior impacto do que possamos imaginar. Nós não estamos restritos e nem somos pressionados a seguir o Mestre Jesus, seu filho poderá mudar o mundo para Deus? Sabemos que Deus anda ao nosso lado, ainda que você não veja, deve confiar na oração e saber que a paz vive em nome de Jesus.

8 As coisas que mais aflige amargam sempre, estão ao nosso caminho, sem oração jamais podemos ser confortados. A dor, a angustia, a entristece e tortura é como uma prisão escura e tudo se tornam triste. Se você quer se aperfeiçoar sua vida em Deus, seja um outro novo homem, não deixe nada nela em parte alguma sem modificar. Muda totalmente, o temor se houver, pelo valor, e sentirá alegria de um novo renascer em Cristo. Não desperdice a vida jamais, não a malgaste. O contrário, poupe-a, porque poderá fazer uso dessa poupança, ao chegar à idade em que declina os ardores da sua juventude, essa seiva será o Espírito Santo, que habitará e te conduzirá em toda existência estendida ao longo de sua vida, prolongando sua vida aqui na terra. Você tem que ser luz para o mundo, a lua tem suas estações e só brilha a noite, ela é auxiliadora e recebe a luz do sol, sejamos como o sol, não devemos se esconder da luz que é Jesus.

9 "Em meio as lutas, trabalhou duro e sempre com muito entusiasmo e empenho, os que viveram confiados sempre na fé em Deus, e ouviam a palavra, o que jamais defraudou". O valor da fé é uma força em extremo e prática da fé e te levará ao triunfo. Você não remedeia nada, siga o exemplo de o pensar e atuar, o medo é um deprimente: Aflige, amargura, angustia, entristece e tortura como uma prisão escura e tudo se torna triste ao seu redor. Tem uma posição de provar a Deus o seu amor do que sofrendo com alegria, auxiliados pela certeza que tais sofrimentos são de pouca duração. Se você quer se aperfeiçoar sua vida em Deus, seja um outro novo homem, não deixe nada nela em parte alguma sem modificar. Mude-a totalmente, o temor se houver, pelo valor e sentirá alegria de um novo renascer em Cristo. Não desperdice a vida jamais, não a malgaste dizia o Salmista Davi (De manhã, Senhor, ouve a minha voz; de manhã te apresento a minha oração e fico esperando. Sl 5:3)

10 O contrário, poupe-a, porque poderá fazer uso dessa poupança, ao chegar à idade em que declina os ardores da sua juventude, essa seiva será o Espírito Santo, que habitará e te conduzirá em toda existência estendida ao longo de sua vida. Dá vida presente são brevidade da vida é uma das razões verdadeiras e mais salutares que se refere à paciência na adversidade da vida, de desapego na prosperidade e em qualquer circunstância deve levarnos a praticar o bem. A vida terrestre é luta continua, um combate sem trégua, com toda a razão, nos lembra que este mundo é um vale de lagrimas, mas onde houver força e resignação para suportar e vencer... Os que têm muita fé e verdadeiro amor a Deus compreendem ser o sofrimento uma grande virtude como foi ao patriarca Jó (1:2-19), uma grande graça, certos de que não há melhor. 

Acesse o site voce poerá gostar poderá baixar gratuitamente com 101 paginas, Valdeci Fidelis. Titulo: Tudo nas Mãos de Deus Vol 2 - PDF Download grátis

domingo, 25 de julho de 2021

TEOLOGIA SISTEMÁTICA

 TEOLOGIA SISTEMÁTICA Teologia Sistemática é a organização da teologia em diversos temas, seguindo fatos teológicos, de modo a formar um sistema específico de estudo: Próprio estudo de Deus, o Pai. 

Cristologia: estudo de Deus, o Filho, o Senhor Jesus Cristo. Pneumatologia: estudo do Espírito Santo. Bibliologia: estudo da Bíblia. Eclesiologia: estudo das igrejas. Angelologia: estudo dos anjos. Soteriologia: estudo da salvação. Hamartiologia: estudo do pecado. Escatologia: estudo do fim dos tempos. Antropologia cristã: estudo da humanidade. Demonologia: estudo dos demônios sob sua perspectiva cristã. TEOLOGIA DA LIBERTAÇÃO Teologia da Libertação é uma corrente teológica humanista, fundada pelo sacerdote peruano Gustavo Gutierrez, que procura interpretar a Bíblia através do sofrimento dos pobres e pela luta a favor da libertação das comunidades cristãs diante das injustiças sociais. Com tendências marxistas, a Teologia da Libertação, praticadas pelos bispos e sacerdotes da América Latina foi criticada pela hierarquia católica, por apoiar revoluções violentas e lutas de classes. No Brasil o teólogo Leonardo Boff, grande defensor da Teologia da Libertação, ficou conhecido pela defesa das causas sociais. TEOLOGIA DA PROSPERIDADE Teologia da Prosperidade, também conhecida como confissões positivas ou Evangelho da saúde e da prosperidade, é um conjunto de princípios que busca a interpretação de textos bíblicos para fazer com que os fiéis entendam que Deus tem saúde e bênçãos materiais para entregar ao povo, bastando para isso que tenham fé. As ideias básicas da confissão positiva surgiram de algumas seitas sincréticas, nos Estados Unidos, no início do século XX. Baseados na metafísica ensinam que a verdadeira realidade está além do âmbito físico e que a mente humana pode controlar a esfera espiritual, principalmente no que diz respeito à cura de enfermidades. A teologia da prosperidade foi criada pelo pastor americano Essek William Kenyon, divulgada por Kenneth Hagin e adotada pelas igrejas neopentecostais, inseridas no grupo de religiões evangélicas, entre elas a Internacional da Graça de Deus, Universal do Reino de Deus, Renascer em Cristo e a Igreja mundial do Poder de Deus. TEOLOGIA REFORMADA Teologia Reformada é a teologia que estabelece qualquer sistema de crença que traça suas raízes na Reforma Protestante do século 16, na obra de Calvino e de outros reformadores, como também nos documentos produzidos nesse período. Não é uma 14

15 teologia uniforme, mas apresenta diferentes manifestações. Reúnem as igrejas presbiterianas e muitas igrejas congregacionais, batistas, entre outras. TEOLOGIA CONTEMPORANEA Teologia Contemporânea é a teologia dos tempos atuais. Surgiu no início do século XX, com o pastor Karl Barth, na busca de reaver a natureza e sentido da Bíblia como padrão de fé e prática da igreja. É o estudo de Deus no contexto atual e a evolução dos dogmas e dos pensamentos formados a respeito das doutrinas bíblicas no contexto que estamos inseridos. A Teologia Contemporânea recebeu influência de diversas outras tendências teológicas, entre elas: a Teologia Bíblica, a Teologia Católica, a Teologia Protestante, a Teologia Natural e a Teologia Especulativa. Conforme as direções que vai tomando, a Teologia Contemporânea recebe várias designações, entre elas: Teologia Modernista, Teologia Neomodernista, Teologia da Esperança e Teologia do Evangelho Social. A NATUREZA DA DOUTRINA A Bíblia Sagrada dá grande relevância à doutrina, e afirma fornecer o material próprio para seu conteúdo. Ela é enfática em sua condenação contra o que é falso. Adverte contra as "doutrinas dos homens" (Cl. 2.22); contra a doutrina dos fariseus" (Mt ); contra os "ensinos de demônios" (I Tim. 4.1); contra os que ensinam "doutrinas que são preceitos de homens" (Mc. 7.7); contra os que são levados ao redor por todo vento de doutrina" (Ef.4.14). No entanto, se por um lado a Bíblia condena o falso profeta, por outro exorta e recomenda a verdadeira doutrina. Entre outras coisas para a doutrina que "da Escritura é... útil para o ensino" (2 Tim. 3.16). Portanto, nas Escrituras a doutrina é reputada como "boa" (I Tim. 4.6); "sã" (I Tm. 1.10); "segundo a piedade" (ITm. 6.3); "de Deus" (Tt. 2.10), e "de Cristo" (II Jo.9). Para alguns cristãos, a palavra "doutrina" pode se mostrar um tanto ameaçadora. Ela evoca visões de crenças muito técnicas, difíceis e abstratas, talvez apresentadas de forma dogmática. Doutrina, entretanto, não é isso. A doutrina cristã é apenas a declaração das crenças mais fundamentais do cristão: crenças sobre a natureza de Deus; sobre sua ação; sobre nós, que somos suas criaturas; e sobre o que Deus fez para nos trazer à comunhão com ele. Longe de serem áridas ou abstratas, são as espécies mais importantes de verdades. São declarações sobre as questões fundamentais da vida, ou seja, quem sou eu? Qual é o sentido último do universo? Para onde vou? A doutrina cristã, portanto, constitui-se das respostas que o cristão dá àquelas perguntas que todos os seres humanos fazem. 15

sábado, 19 de junho de 2021

QUEM MORRERÁ EM SANTO MONTE? DIZ O SENHOR.

 17 QUEM MORRERÁ EM SANTO MONTE? DIZ O SENHOR.

Texto do Livro: Pela Graça de Deus. autor: Valdeci Fidelis

 Irmãos tenham cuidados com as filosofias pastorais que existem por aí, cuidado com pregações enganosas que tende a fundamentar-se em tradições humanas e nos princípios elementares do mundo, e não em Jesus Cristo. Cristo habita corporalmente a toda plenitude da divindade, Cristo é cabeça da igreja, ele nasceu de um útero materno, teve fome, sede, sono, dormiu cansado em um navio, enfrento tempestades em mares, viveu em frente a idolatras, foi desafiado, humilhado, venceu a todos e a tudo. Revesti-vos de toda armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as ciladas do diabo Efésios 6:11. Você está firme no Senhor?

 Contra as astutas ciladas do inimigo, é preciso está firme e inabalável como uma muralha, mas preste atenção não participe de murmurações em sua igreja, blasfêmias e tititi, se isto acontecer procure destruir estas tentações, do contrário ela pode se represar e formar um grande lago de sofrimento e você e seus irmãos serão engolidos pela corrente em forma de caracol ou rodamoinho formado em torno de seus diáconos, presbíteros e pastores.

 Cuidados com líderes que escolhem as ovelhas gordas e se alimenta da gordura, ovelha gorda no popular são pessoas que ganham bons ordenados e fazem generosidade para o líder ou líderes, veem aquelas magrinhas, não como as outras, sendo como as demais, vistas miúdas e desprezadas, e você têm medo de falar das coisas negativas que acontece em seu ministério, será que você está nos caminhos de Deus? Na palavra imutável e transformadora de pecadores e gentios, oferendo o caminho do Senhor, não ouça pessoas que dizem que ouviu através da televisão uma palavra num programa religiosa, mesmo porque "Todos falam de Deus" sem exceção, os maiores incrédulos dos evangelhos são macumbeiro, feiticeiros, espíritas, budista que fazem de Deus uma analogia genérica dizendo ser a mesma razão da Lei, causa e efeito, mutações e por aí a fora.       (Politeismo)        

18 Basta um mal professador da lei de Deus para mudar e conduzir muitos ao seu redor, aqueles que querem mudar as coisas do evangelho de Cristo fazendo que muitos neo-evangélico que só se convenceu de seus pecados e nunca se converteu ao Espírito Santo e vive na carne dizendo que é crente e até diz "Fui batizado com o Espirito Santo falo em línguas". Eles preferem ouvir ideias de homens. Será isto que Deus quer? Estas confusões religiosas se deram em Judá, o povo não importância a palavra de Deus, O Senhor não pediu para que ouvisse à todos. 

Disse o senhor Não deis ouvidos às palavras de profetas que entre vós profetizam e vos enchem de vãs esperanças; fala as visões do seu coração, não o que vem da boca do Senhor. Julgou a causa do aflito e necessitado; então lhe sucedeu bem; porventura não é isto conhecer-me? Diz o SENHOR (Jeremias 22:16). Tem profetas que apontam o dedo para uma pessoa e diz: Ei você, Deus está falando que você e começa a profetizar como ainda estivesse nos primórdios dos deuses, vivemos no tempo da graça, Jesus é o nosso redentor, quando Jesus mostrou aos discípulos, que aquele menino endemoniado, surdo e mudo morresse ali diante dos olhos do povo que se achegavam a ele e seus discípulos confessaram que não conseguiam expulsá-lo, Jesus tomou o menino pela mão e deu-lhe vida. 

E os demônios foram embora. Ali o Mestre antecipava aos discípulos que Ele iria à cruz e morreria diante do fariseu e vivia para a eternidade pela a morte e ressurreição. Deus se fez homem, em seu Filho Jesus, nasceu de sua mãe e um pai descendência de Davi, e mostrou que desde o passado de Esaú e Jacó a fome o fez o irmão traiu e assim quando Jesus triste e cansado e com fome o Satanás quis lhe convencer com pão, mas o Senhor preferiu permanecer na obediência de Deus. Basta o necessário para Deus, para tua alma só basta o necessário que seja com excelência; como afirma Davi no Salmo 16: Ó Deus, porque em ti confio a minha alma disse ao Senhor tu és o meu Senhor, e minha bondade não chegará a tua presença. (Sl 16:1 e 2)

19 Basta uma pequena fresta numa parede de contenção onde são represadas as iniquidades para cair e romperem-se as paredes da muralha, não represe suas magoas, não macule seu coração em coisas que não agradam a Deus, Ele é soberano e digno de toda honra e glória. Você pode ser vitoriosos, viver é mais importante do que está a detectar problemas, só detectar não é tudo, temos que enfrentá-los e solucioná-los com o melhor de Deus. As dores se multiplicarão àqueles que fazem oferendas a outro deus; eu não oferecerei as minhas libações de sangue, nem tomarei os seus nomes nos meus lábios (Sl 16:4) Tem traição de muitas formas, que magoa de muitas formas também, pois toda desordem que procedem dentro da igreja tem que ser resolvidas dentro da igreja, dentro significa está de acordo com Jesus Cristo o nosso pastor maior e Senhor. 

Quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que fala a verdade, "Aquele que anda sinceramente e pratica a justiça, e fala a verdade no seu coração. (Sl 15:1-2) Pres. Prudente Sp-domingo 13 de julho de 2014 UNIÃO HARMONIOSA! Dia de Batismo Quero dar parabéns a todos vocês e as orações que, se não fosse não teríamos um batismo tão lindo! O que impactou foram aquelas crianças; o que não foi uma coincidência, pois, foi o filho do Pr. Marcos e depois no apelo o filho do Pr. Almir, que me disse ao pé do ouvido. Palavras lindas que vou guardar no meu coração, o filho do Sidnei, vocês perceberam o que foi aquilo? Irmãos, estamos envelhecendo e aquilo que Deus fez ontem é um recado: Estou levantando uma geração de novos pastores, me emocionei demais. Aleluia!

20 Que maravilha! A unidade dos Pastores deste ministério isso muito agrada o coração de Deus". Após o batismo de novos membros na celebração em Cristo. Pastores celebrantes da cerimônia de batismo: Pastores: Marcos Gonçalves, Almir Vicente e Paulo Henrique, Pastores: Marcos, Wellington, José Viana, Bp. Tiago, Pr. Jorge Santos, Antônio Mecias, Wilson Rodrigues, Almir, Bispo. Jaime, Paulo Henrique e Rônie Silveira. Palavras do bispo Jaime Carrijo, pela celebração e agradecimentos aos que foram batizados na noite de 12 de julho de 2014 às 20 horas, na ocasião a presença de todos os pastores, membros, convidados e familiares no Templo Maior do Ministério. Que maravilha! A unidade dos Pastores deste Ministério Brasil novo, isso muito agrada o coração de Deus. Essa harmonia, estes esforços, estes sacrifícios além de exercerem o seu ministério ainda tem seus trabalhos seculares. Esses pastores esforçam-se para manterem a unidade entre eles e o ministério que ora tem suas funções quase que voluntárias, suas razões nas circunstâncias que mais que pequena seja a causa pode estar, ao desviar suas condutas por pequena que possa parecer, poderá arruinar moral e natural tudo aquilo que eles e seu ministério vêm construindo durante este tempo. Porque uma igreja vive para o seu povo, o que se faz para seu povo são para Deus, disso eles estão conscientes que através das orientações do bispo, eles têm demonstrado fidelidade com Deus. Tem zelado pelo maior número de almas que são trazidas para Jesus, como o que estamos vivendo nesta noite de batismo. Ao levantarem crianças nesta noite para ser batizado nas águas, com certeza o Espírito Santo de Deus conduziu-os estas pequenas crianças ainda, para um futuro promissor deste ministério, isso é continuação queridos irmãos. Ser concorde com o modo de ver a opinião geral; a igreja em Cristo, não pode contrariar o povo, ela não deve irritar pessoas, não deve provocar más vontades em servir a obra, não deve incendiar ódios, nem colaborar para o êxito das paixões ruins com outros irmãos e para Deus.

21 São delicadíssimas as circunstâncias de uma Igreja, esta missão de ministério, veio para viver e prosperar, firmar- se, merecer os aplausos do Senhor e da opinião dos seus fiéis. Eis porque cada ano de sua existência, este ministério tão novo com apenas dez anos representa pessoas de trabalhos seculares envolvidos em sua liderança com probidades e honras ao Senhor Deus misericordioso. Dedicaremos todos os nossos esforços pela unidade em espírito e verdade, no zelo, abnegações a serviço dele agradeceram a Deus, que pela prova de estima e consideração recebidas dos nossos líderes no ministério a qual sempre procurou corresponder em nome do Senhor, com o incondicional auxilio daquilo que Deus tem nos mostrado, e se manifestado útil com honras e glorias do Senhor. Aqui serei somente o que devo ser:

 Um membro, um sacerdote, um ouvidor de Cristo, preocupado com esta instituição que junto com vocês celebramos para os mais altos fins para Glória de Deus, e não para o de servir mesquinhos interesses ou de satisfazer ingloriosas e vaidades ou caprichos de quem quer que seja. Eis porque tão jubiloso são hoje os vossos olhares, e tão alegre os vossos risos! Porque Deus mandou-o o seu filho Jesus Cristo, para encher-vos de O Novo o coração, dos vossos distantes momentos alegres. Parabéns a todos vocês pelas as orações, que se não fosse não teríamos um batismo tão lindo! O 

que impactou foram aquelas crianças; o que não foi uma coincidência, pois, foi o filho do Pr. Marcos e depois no apelo o filho do Pr. Almir, que me disse ao pé do ouvido palavras lindas que vou guardar no coração, depois veio o filho do presbítero e também em desespero pelo batismo do filho de Sidnei Timóteo e da Solange. Vocês perceberam o que foi aquilo? Os Irmãos estão envelhecendo e aquilo que Deus fez ontem é um recado: Estou levantando uma geração de novos pastores, me emocionei demais. Que esse renascer de novos tempos, eles vos acompanhe sempre, e que o vejais um dia tão venturoso como, por certo, como grandes pastores na obra divina do Jesus, nesta igreja ou em algum lugar onde forem chamados para ides e semeai o nome Santo do Senhor.

.Acesse o link e faça Download gratis (239 paginas)  (Noite de Batismo 13 de 07 de 2014).VALDECI FIDELI - PELA GRAÇA DE DEUS EM JESUS CRISTO. Pregações proferidas: O seguidor de Jesus Cristo. Quem não tem uma causa pela qual morrer, não tem motivo para viver (M. L. King). Valdeci Fidelis é pastor evangélico, bacharel em teologia com mestrado em teologia, com ênfase teologia histórica e Sistematica - PDF Download grátis. Compartilhe

terça-feira, 15 de junho de 2021

domingo, 23 de maio de 2021

IGRELA ASSEMBLEIA DE DEUS É PENTECOSTAL

 UMA BOLACHA E UMA BANANA FOI ASSIM QUE ELE COMEÇOU. BERG E VINGREN

Missionário, evangelista, pastor e fundador das Assembleias de Deus no Brasil. Nasceu em 19 de abril de 1884, na pequena cidade de Vargön, na Suécia, às margens do lago de Vernern. Quando recém-nascido, o padre da cidade visitou inúmeras vezes a casa de seus pais para convencê-los a batizá-lo, mas nada conseguiu. Por isso, desde criança, Daniel era mal visto pelo padre, que, desprestigiado, passou a dizer que a criança que não fosse batizada por ele jamais sairia de Vargön. “Já naquele tempo pude observar a desvantagem e o perigo de o povo ter uma fé dirigida, sem liberdade. A religião que dominava minha cidadezinha e arredores impossibilitava as almas de terem um encontro com o Salvador”, conta o pioneiro em suas memórias.


Quando o evangelho começou a entrar nos lares de Vargön, seus pais, Gustav Verner Högberg e Fredrika Högberg, o receberam e ingressaram na Igreja Batista. Logo procuraram educar o filho segundo os princípios cristãos. Em 1899, quando contava 15 anos de idade, Daniel converteu-se e foi batizado nas águas na Igreja Batista de Ranum.

Em 1902, aos 18 anos, pouco antes do início da primavera nórdica, deixou seu país. Embarcou a 5 de março de 1902, no porto báltico de Gothemburgo, no navio M.S. Romeu, com destino aos Estados Unidos. “Como tantos outros haviam feito antes de mim”, frisava. O motivo foi a grande depressão financeira que dominara a Suécia naquele ano.

Em 25 de março de 1902, Daniel desembarcou em Boston. No Novo Mundo, sonhava, como tantos outros de sua época, em realizar-se profissionalmente. Mas Deus tinha um plano diferente e especial para sua vida.

De Boston, viajou para Providence, Rhode Island, para se encontrar com amigos suecos, que lhe conseguiram um emprego numa fazenda. Permaneceu nos Estados Unidos por sete anos, onde se especializou como fundidor. Com saudades do lar, retornou à cidade natal, onde o tempo parecia parado. Nada havia se modificado. Só Lewi Pethrus*, seu melhor amigo, companheiro de infância, não morava mais ali. “Vive em uma cidade próxima, onde prega o evangelho”, explicou sua mãe.

Logo chegou a seu conhecimento que seu amigo recebera o batismo no Espírito Santo, coisa nova para sua família. A mãe do amigo insistiu para que Daniel o visitasse. Aceitou o convite. No caminho, estudou as passagens bíblicas onde se baseava a “nova doutrina”.

Chegando à igreja do amigo Lewi Pethrus (Igreja Batista de Lidköping), encontrou-o pregando. Sentou e prestou atenção na mensagem. Após o culto, conversaram longamente sobre a nova doutrina. Daniel demonstrou ser favorável. Em seguida, despediu de seus pais e partiu, pois sua intenção não era permanecer na Suécia, mas retornar à América do Norte.

Em 1909, em meio à viagem de retorno aos Estados Unidos, Daniel orou com insistência a Deus, pedindo o batismo no Espírito Santo. Como não estava preocupado como da primeira vez, posto que já conhecia os EUA, canalizou toda a sua atenção à busca da bênção.

Ao aproximar-se das plagas norte-americanas, sua oração foi respondida. A partir de então, sua vida mudou. Daniel passou a pregar mais a Palavra de Deus e a contar seu testemunho a todos.

Ainda em 1909, por ocasião de uma conferência em Chicago, Daniel encontrou-se com o pastor batista Gunnar Vingren, que também fora batizado no Espírito Santo. Os dois conversaram horas sobre as convicções que tinham. Uma delas é que tanto um como o outro acreditava que tinham uma chamada missionária. Quanto mais dialogavam, mais suas chamadas eram fortalecidas.

Quando Vingren estava em South Bend, Daniel Berg estava trabalhando em uma quitanda em Chicago quando o Espírito Santo mandou que se mudasse para South Bend. Berg abandonou seu emprego e foi até lá, onde encontrou Vingren pastoreando a igreja Batista dali. “Irmão Gunnar, Jesus ordenou-me que eu viesse me encontrar com o irmão para juntos louvarmos o seu nome”, disse Berg. “Está bem!”, respondeu Vingren com singeleza. Passaram, então, a encontrar-se diariamente para estudarem as Escrituras e orarem juntos, esperando uma orientação de Deus.

Após a revelação divina dada ao irmão Olof Uldin de que o lugar para onde deveriam ir era o Pará, no Brasil, Daniel Berg, contra a vontade dos seus patrões, abandonou o emprego. Eles argumentaram: “Aqui você pode pregar o Evangelho também, Daniel; não precisa sair de Chicago”. Mas ele estava convicto da chamada e não voltou atrás.

Ao se despedir, Berg recebeu de seu patrão uma bolacha e uma banana. Essa era uma tradição antiga nos Estados Unidos. Simbolizava o desejo de que jamais faltasse alimento para a pessoa que recebesse a oferta.

Esse gesto serviu de consolo para Berg, que em seguida partiu com Vingren para Nova Iorque, e de lá para o Brasil em um navio.

No Pará, Daniel, com 26 anos de idade, logo se empregou como caldereiro e fundidor na Companhia Port of Pará, recebendo salário mensal de 12 mil réis, passou a custear as aulas de português ministradas a Vingren por um professor particular. No fim do dia, Vingren ensinava o que aprendera a Daniel. Justamente por isso, Berg nunca aprendeu bem a língua portuguesa. O dinheiro que sobrava era usado na compra de Bíblias nos Estados Unidos.

Tão logo começou a se fazer entender na língua portuguesa, passou a evangelizar nas cidades e vilas ao longo da Estrada de Ferro Belém-Bragança, enquanto Vingren cuidava do trabalho recém-nascido na capital. Como o evangelho era praticamente desconhecido no interior do Pará, Berg se tornou o pioneiro da evangelização na região. É que as igrejas evangélicas existentes na época não tinham recursos suficientes para promover a evangelização no interior.

Após a evangelização de Bragança, tornou-se também o pioneiro na evangelização da Ilha de Marajó, onde peregrinou por muitos anos, a bordo de pequenas e grandes canoas. Berg ia de ilha em ilha, levando a mensagem bíblica aos pequenos grupos evangélicos que iam se formando por onde passava.

No início de 1920, Daniel visitou a Suécia, onde se enamorou com a jovem Sara, com quem se casou em 31 de julho daquele ano. Em março de 1921, retornou ao Brasil, acompanhado por sua esposa. O casal teve dois filhos: David e Débora.

Em 1922, seguiu para Vitória (ES) para estabelecer a Assembleia de Deus naquela capital, permanecendo até 1924, quando foi para Santos fundar a AD no Estado de São Paulo. Em 1927, o casal Berg mudou-se para a capital São Paulo, onde Daniel continuou fazendo seu trabalho de evangelismo até 1930.

Depois de um período de descanso, seguiu para a obra missionária em Portugal, entre os anos 1932-1936, na cidade de Porto. Após passar pela Suécia, retornou ao Brasil, em 11 de maio de 1949. Permaneceu na cidade de Santo André (SP) até 1962, quando retornou definitivamente para a Suécia.

Daniel Berg sempre foi muito humilde e simples. Em suas pregações e diálogos, sempre demonstrou essas virtudes. Ninguém o via irritado ou desanimado. Sempre que surgia algum problema, estas eram suas palavras: “Jesus é bom. Glória a Jesus! Aleluia! Jesus é muito bom. Ele salva, batiza no Espírito Santo e cura os enfermos. Ele faz tudo por nós. Glória a Jesus! Aleluia!”.

No Jubileu de Ouro das Assembleias de Deus no Brasil, comemorado em Belém, Berg estava lá, inalterado, enquanto os irmãos faziam referência a sua atuação no início da obra. Para ele, a glória era única e exclusivamente para Jesus. Berg considerava-se apenas um instrumento de Deus.

Nas comemorações do Jubileu no Rio de Janeiro, no Maracanãzinho, quando pastor Paulo Leivas Macalão colocou em sua lapela uma medalha de ouro, Berg externou visivelmente em seu rosto a ideia de que não merecia tal honraria.

Até 1960, Berg recebeu, diretamente de Deus, a cura de suas enfermidades mediante a oração da fé. Mas, a respeito de suas condições de vida nos seus anos finais, pode-se inferir que não tinha o amparo que merecia. A esse respeito, o pioneiro Adrião Nobre protestou na revista A Seara, edição de novembro-dezembro de 1957, p. 32: “O irmão Berg reside em São Paulo (cidade de Santo André). Não sei como ele vive ultimamente; tive, contudo, notícias desagradáveis com relação à sua condição de vida – não tem, segundo soube, o descanso que merece, nem o conforto que lhe devemos proporcionar. Irmãos, não sejamos injustos, lembremo-nos de auxiliar o tão amado pioneiro da obra pentecostal no Brasil”.

Em 1963, foi hospitalizado na Suécia. Mesmo assim, ainda trabalhava para o Senhor. Ele saía da enfermaria para distribuir folhetos e orar pelos que se decidiam. A disciplina interna do hospital não lhe permitia fazer esse trabalho, por isso uma enfermeira foi designada para impor-lhe a proibição. Porém, ao deparar-se com o homem de Deus alquebrado pelo peso dos anos, mas vigoroso em sua tarefa espiritual, não teve coragem e desistiu da tarefa. Berg, então, continuou a oferecer literaturas.

Finalmente, em 27 de maio de 1963, aos 79 anos, Daniel Berg morreu. Sua esposa, Sara, faleceu em 11 de abril de 1981.

BIBLIOGRAFIA

Fontes: BERG, Daniel. Enviado por Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 8ª edição, 2000, 208 pp; VINGREN, Ivar. O diário do pioneiro – Gunnar Vingren. Rio de Janeiro: CPAD, 1ª edição, 1973, 222 pp; CONDE, Emílio. História das Assembleias de Deus no Brasil. Rio de Janeiro: CPAD, 1ª edição, 2000. pp. 19- 50; Ivar Vingren skriver om svensk pingstmission i Brasilien – Från missionsInstitutes serie av missionärsberättelser (Ivar Vingren escreve sobre a missão pentecostal sueca no Brasil – Da série de relatos de missionários do Instituto de Missões). Suécia, 1994, pp. 20-27; DESPERTAMENTO apostólico no Brasil. Tradução: Ivar Vingren. Rio de Janeiro: CPAD, 1987, pp. 7-44; VINGREN, Ivar. Det började i Pará – Svensk Pingstmission i Brasilien (Tudo começou no Pará – missão pentecostal sueca no Brasil). Ekrö, Suécia: Missions Institutet-PMU, 1994, pp. 28-34; Boa Semente, Belém (PA), setembro 1930, p. 5; Mensageiro da Paz, CPAD, setembro 1999; janeiro 1997; dezembro 1985; junho 1980; março 1980; agosto 1936, p. 5, 1a quinzena; julho 1936, p. 7, 2a quinzena; fevereiro 1933, p. 7, 2a quinzena; julho 1963 p. 1 2a quinzena; novembro 1933, p. 6, 2a quinzena; novembro 1989, p. 12; setembro 1981; Obreiro, CPAD, jan-mar 1979, pp.42-45; A Seara, CPAD, janeiro 1957, pp. 23-26, 36; julho 1963, pp. 4, 5.

Texto extraído do Dicionário do Movimento Pentecostal, editora CPAD, 1ª edição, 2007, Rio

quinta-feira, 29 de abril de 2021

A IGREJA EVANGELICA BRASILEIRA E SUA TEOLOGIA

 A igreja brasileira se tornará insignificante.” A avaliação — que vai na contramão da projeção do IBGE de expansão dos evangélicos — é do pastor Ariovaldo Ramos. Para ele, os religiosos dessa doutrina escolheram esse caminho, ao se submeterem às escolhas e ao negacionismo do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Em entrevista ao Metrópoles, Ramos, que é presbítero da Comunidade Cristã Reformada e coordenador da Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito, e foi conselheiro do Programa Fome Zero na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lamentou o atual momento da igreja no Brasil. O pastor evangélico a vê se distanciando do que seria uma entidade cristã.

Para justificar a avaliação de que a igreja brasileira perderá o seu lugar de poder, ele lembra o que houve com a alemã, ao apoiar Hitler. “Ela nunca mais foi a mesma. Por mais que houvesse cristãos que resistiram à violência do nazismo, ela perdeu o seu significado”, explica o pastor.

Os posicionamentos do pastor batem de frente com os muitos líderes evangélicos em evidência no Brasil, como Silas Malafaia. Hoje, Ramos se reconhece como um “cancelado” da igreja evangélica. Por outro lado, avalia que representa resistência em tempos em que seus antigos amigos “abraçaram a tirania”.

Leia trechos da entrevista:

Como ocorreu o alinhamento entre a igreja evangélica e o governo atual?

O primeiro movimento foi o de adesão à ditadura militar. Houve um golpe dentro da igreja evangélica, quando lideranças conservadoras assumiram o poder e muitos evangélicos foram presos, torturados ou exilados, porque foram entregues por bispos, líderes e convenções de igrejas.

Depois, chegou a pregação da prosperidade, uma pregação para sustentar o capitalismo, principalmente o capitalismo estadunidense. Juntamente com ela, chegou a pregação da batalha espiritual, que considera que a gente tem de atacar o diabo nas suas ações estruturais e institucionais.

Com isso, eles começam a identificar “instituições diabólicas”. Aí incluem maçons, partidos políticos de esquerda, enfim, um montão de entidades e posturas vão sendo categorizadas como essas instituições. Dentre elas, o Partido dos Trabalhadores.

Em relação ao PT, por causa do Lula, aconteceu uma cena muito curiosa nos bastidores da pregação da batalha espiritual. Houve uma parte do movimento que apoiou o Lula. Inclusive, entendia que era vontade de Deus a reeleição dele. Outra parte acreditava que ele era a ponta de lança das instituições satânicas. Isso gerou uma ruptura, mas, na ocasião, a maioria ficou com Lula e com o movimento progressista. Eles eram beneficiados por todo o trabalho do Lula no combate à fome e na valorização do salário mínimo.

A igreja ficou meio dividida nesse processo, mas, com a chegada da [ex-presidente] Dilma [Rousseff], o quadro mudou. Primeiro, por causa da misoginia. Os evangélicos, na maioria dos casos, não conseguiam ver uma mulher governar. Depois passaram a entender que ela representava a extrema esquerda, por ter sido guerrilheira. E que ela não deveria estar onde estava.

A igreja – que estava no centro, porque ela nunca foi para a esquerda, e considerando intoleráveis as posturas do PT – voltou para a direita com força total. Passou a denunciar o governo Dilma como esse movimento temerário de esquerda.

Além disso, outro fator determinante foi o medo da devassidão moral. Fake news diziam que o PT estava fechado com a agenda LGBT e que essa agenda queria erotizar os nossos filhos e causar uma devassidão moral.

Isso foi ajudado pelo PL nº 122 da senadora Marta Suplicy, porque, embora o conteúdo fosse justo, ele resvalava na possibilidade de igrejas serem interditadas se não aceitassem, por exemplo, o casamento homoafetivo. Aí os pastores – que já estavam caminhando do centro para a direita – pularam na direita com tudo, de forma impressionante e assustadora.

Na verdade, voltando para direita, porque a maioria das igrejas evangélicas tomou partido da ditadura e, depois, ficava naquela oscilação com os governos da hora. Enfim, esse é o quadro que eu desenho hoje, observando o passado.

O que leva a igreja a se inclinar para esse lado, como o apoio a ditadura militar ou até mesmo à própria política instaurada hoje no país?

É incompreensível. A igreja sempre acreditou na recuperação humana. A gente sempre acreditou no arrependimento. Nós fomos o primeiro grupo a reagir em favor dos encarcerados, dos usuários de drogas. Criamos casas de recuperação, clínicas. A gente foi, sem dúvida nenhuma, uma das primeiras instituições a reagir em favor do explorado.

De repente, um discurso como “bandido bom é bandido morto” começou a ser acolhido da forma mais acrítica possível. Muitos desses “bandidos” que iriam morrer são filhos de evangélicos da periferia. Não faz nem sentido, porque a maioria da igreja evangélica é da periferia. Esta periferia é negra, é feminina, é empobrecida. A minoria da igreja evangélica atingiu a classe média ou alta. A massa evangélica é empobrecida, negra e trabalhadora.

Em que momento a teologia da prosperidade entra nessa história?

A pregação da prosperidade trouxe o capitalismo mais selvagem como se fosse parte da nossa declaração de fé. E transformou a fé de algo recebido por Deus e de Deus, para a nossa redenção, em um poder sobre Deus. Então a fé da prosperidade é uma ferramenta de poder sobre Deus. Por isso eles determinam, decretam.

Na fé cristã, a pobreza é uma injustiça. O evangelho, inclusive, é pregado aos empobrecidos para levar justiça até eles, para exigir igualdade, exigir partilha pra condenar toda acumulação. A pregação da prosperidade mudou isso. Ela transformou a pobreza em maldição e em demonstração de falta de fé.

Com a pregação da prosperidade e a pregação da batalha espiritual, a igreja evangélica abandonou a doutrina da graça e reassumiu a doutrina das obras. Você investe pouco, não dá o dizimo ou oferta, então Deus não multiplica, e por aí vai. Pastores passaram a ser verdadeiros ladrões, um covil de demônios vivendo às custas da pobreza das suas ovelhas prometendo-lhes o que jamais iriam entregar.

Essa ideia de conquista, de determinismo, fez a igreja voltar ao pensamento de governo teocêntrico. Com isso, decidiram que agora era a vez de os evangélicos mandarem no país. E disseram sim à tirania. Mas existem grupos que resistem a tudo isso.

Quais grupos são esses?

São as comunidades de resistência. Por exemplo, a minha comunidade é ativa. Mesmo virtualmente, mantemos a lógica da comunhão. Cristo nos ensinou a criar comunidades de amor como meios efetivos na luta contra os impérios. Somos uma comunidade de resistência à direita, à tirania, ao neoliberalismo, à injustiça. Antes e acima de tudo, pregando a mensagem de Cristo, que é uma mensagem de amor, de arrependimento, de um novo jeito de ser gente.

Agora, o grupo da resistência tem um problema que precisa enfrentar. Muitos dos que decidiram resistir abandonaram a lógica da comunidade de Cristo. Abriram mão da ideia de comunidade, da vida comunitária, até porque foram contaminados por esse templocentrísmo e não perceberam isso. Embora eles fossem contra a pregação de direita, eles eram templocentristas também. E quando eles romperam com a pregação, eles romperam com a comunhão. Isso é um agravante, porque enfraquece a força da fé cristã.

A gente tá sempre incentivando as pessoas a montarem outras comunidades. Jesus Cristo disse: “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estarei lá” [curiosamente, o pastor usa o mesmo trecho bíblico esgrimido por um advogado no julgamento do Supremo Tribunal Federal para defender a liberação de cultos e missas presenciais durante a pandemia]. Não precisa de estrutura institucional, não precisa de nada disso. A ideia é comunhão, a ideia não é instituição.

Pegando esse gancho, qual a sua opinião quanto à decisão do ministro do STF Nunes Marques, que permitiu a realização de cultos e missas no pior momento da pandemia no país?

Essa decisão do ministro Kassio é uma aberração, e coopera com o crime de genocídio. Ela vai intensificar ainda mais as mortes [a entrevista foi concedida antes de o STF decidir, no dia 8 de abril, manter a validade dos decretos estaduais e municipais vetando celebrações religiosas presenciais]. Muitos evangélicos morreram. A maioria desse grupo foi relapsa, não fez distanciamento, não usou máscara e não usou álcool em gel, como deveria. Banalizou o vírus, seguindo a linha negacionista do presidente Jair Bolsonaro. E pagaram por isso.

Isso tem que ficar muito claro pra todo mundo: os evangélicos estão pagando um preço altíssimo pelo seu negacionismo. E estão vendo seus pastores, pastoras e membros de suas igrejas morrerem. Gente que era reserva de sabedoria está indo embora prematuramente. Uma morte que poderia ter sido evitada. Essa decisão do ministro é estapafúrdia, uma aberração.

Você fala de resistência: a gente pode dizer que um novo modelo de igreja está surgindo? Houve uma cisão na igreja evangélica brasileira?

Eu diria que sim, que não tem retorno. A ruptura foi tão profunda que causou uma relação de ódio. Não foi uma coisa que se ateve ao discurso. Houve, de fato, cisões.

Nós temos uma experiência histórica – que foi o nazismo. Apenas um grupo diminuto de evangélicos resistiu ao nazismo. Esse grupo é simbolizado por Dietrich Bonhoeffer [teólogo e pastor membro da resistência alemã antinazista que se envolveu em uma trama para matar Hitler. Acabou sendo preso e morto].

Com isso, a igreja alemã perdeu muito da sua força e credibilidade. Uma igreja que morreu porque tomou partido do nazismo, do holocausto, da barbárie. Claro, com a grande exceção dos evangélicos que resistiram. Apesar disso, eles não conseguiram mais se estabelecer como opção de fé. Sobreviveram à guerra, mas não recuperaram a força que um dia tiveram.

Pode ser que aconteça alguma coisa com a igreja que tá no Brasil, que a gente até consiga se reencontrar de alguma maneira. Mas quem é que vai acreditar nos presbiterianos, nos batistas, nos congregacionais, na Assembleia de Deus, na Universal…? Isso tudo se mancomunou com o genocídio. Essa gente foi lá e beijou as mãos do presidente. Alguns se tornaram ministros ideológicos.

Eu não sei se tem retorno, porque esse negócio foi muito profundo. Pensamentos e teologias foram remodelados. Se tiver uma reacomodação, como houve na Alemanha, vai ser com essa lógica de tirar a autoridade de todos, até mesmo de nós que resistimos. A única saída que eu vejo é oferecer outros modelos de vida e de comunidade cristã.

Em um determinado momento da sua caminhada, você se posicionou em defesa da Dilma e do Lula. Isso, de alguma maneira, impactou sua vivência como pastor. Ainda há impactos na sua vida?

Quando começaram a falar em impeachment, eu fui a Brasília, conversei com um monte de gente, de ambas as posições, e cheguei à conclusão de que a presidenta não tinha cometido crime nenhum. Portanto, ela não era passível de impeachment.

E aí comecei a protestar. A gente fez um manifesto pedindo respeito às eleições e pedindo observância ao Estado Democrático de Direito. Nesse momento, começou o problema. Na ocasião, mais de 5 mil pessoas assinaram o texto em menos de 48h. A adesão foi fantástica. Mas, em seguida, aqueles que assinaram começaram a sentir a reação da suas igrejas locais, compostas por muita gente da classe média.

Eu fazia parte do Missão na Íntegra, um grupo que pregava a partir da ênfase de que a igreja tinha que ser relevante. Cerca de 10 pessoas compunham o grupo. Eles me chamaram pra uma reunião. Quando cheguei lá, os colegas já tinham decidido contra mim. Eles entendiam que eu tinha me envolvido em questões de ordem político-partidária. Aí que me dei conta de que eles já estavam sob a pressão dos antipetistas. E praticamente todos saíram do Missão.

Esse grupo se desfez, e eu comecei a ser o que hoje se chama de cancelado. Estavam me cancelando por entenderem que eu tinha ficado do lado do PT.

Nos processos contra o Lula, comecei a dizer que não havia sustentação para aquele tipo de acusação – e, depois, prisão.

Nesse contexto, criei, com outros irmãos, a Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito. E o cancelamento cresceu. Começaram acusações de toda sorte, e as calúnias se multiplicaram. Por exemplo, diziam que eu estava desviando dinheiro do governo e que eu era pago para defender o PT. Nunca recebi nada de ninguém. Até quando fui do Conselho de Segurança Alimentar, no governo Lula, eu não ganhava nada, tirando as passagens para estar em Brasília. Eu abri mão até do meu direito de ficar em hotel, porque eu tinha onde me hospedar.

Você foi conselheiro do Programa Fome Zero, que ajudou a tirar o Brasil do Mapa da Fome. Agora, o país está voltando para esse mapa. O que governo poderia ter feito para que isso não acontecesse novamente?

O governo tinha de repensar e adotar outra política econômica. Já se sabe que neoliberalismo, não só no Brasil, mas no mundo, é incapaz de produzir riqueza e justiça. Ele só serve para acumular riqueza na mão de poucos, mas não para produzir riqueza para a nação.

Além disso, o governo precisa intensificar as rendas básicas mínimas. O governo não fez isso, e a fome voltou. O povo ficou sem renda básica. Pequenos e médios empresários, que geram empregos, ficaram sem o seu negócio.

A Frente Evangélica participa da campanha “Se tem gente com fome, dá de comer”, da Coalizão Negra por Direitos, mas as doações despencaram.

A comida que tem tá pela hora da morte. Só quem tem dinheiro consegue comprar comida. Não tem mais produção suficiente de arroz, feijão, mandioca, milho e batata, que é o menu básico do brasileiro. Resta a ajuda do pessoal da reforma agrária, o MST (Movimento Sem-Terra), que produz e está tentando salvar a situação, como pode.

Fonte: Metrópoles (Leandro Barbosa)

sábado, 27 de março de 2021

A teologia histórica o que Deus quer de mim e você

A História de Teologia Cristã é marcado por duas características significantes que a distinguem da maioria dos outros trabalhos de seu tipo, O primeiro é a audiência que ele quer alcançar. No início, Olson oferece sua razão para escrever este livro, observando que enquanto muitos trabalhos em teologia histórica estão disponíveis, pouco tem sido escritos para alcançar aqueles com pouca ou nenhuma formação teológica ou histórica. 

Olson buscou tapar este buraco na literatura escrevendo principalmente para “leigos e estudantes cristãos interessados numa ‘recapitulação’ da teologia histórica” (pag. 14). O autor não faz nenhuma reivindicação de originalidade; ao contrário, busca fazer uma contribuição a este campo especifico provendo um “panorama modesto dos pontos de especial interesse na teologia histórica cristã, para leitores que talvez não tenham o menor conhecimento ou noção desta história fascinante” (pag. 15).

Para este fim, Olson preparou um texto da fácil assimilação, com quase nenhuma menção de termos técnicos e com explicações claras de terminologia citada, onde seu uso é requerido. Além disso, Olson claramente prepara o contexto na qual foram desenvolvidas as ideias que ele discute e explica a importância delas para vida cristã e fé.

Uma segunda característica significante de seu trabalho é seu emprego da história ou narrativa. Olson explica que enquanto a “história” é percebida frequentemente como pouco mais que uma recitação enfadonha de datas e fatos, a narração de uma história extrai uma resposta mais positiva e evoca a atenção de leitores modernos. Ainda, como Olson aponta, a história consiste em grande parte na recontagem de histórias sobre as pessoas, eventos, e ideias que amoldaram o passado e que continua, para melhor ou pior, a influenciar o presente. A história de teologia não é nenhuma exceção a esta regra.

Então, Olson conclui que “pode, e deve, ser contada como uma história” e este livro “é fruto do esforço de contar bem essa história e de tratar com imparcialidade cada uma das suas tramas secundarias” (pag.13) 

Fonte da pesquisa: Franklin Ferreira doutorando em teologia, professor de Teologia Sistemática e História da Igreja no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil

Por conclusão, os evangelhos e seus principios elevados na teologia paulina na evangelização levam ao encontro e o acordo de que a transformação da cultura da sociedade a criar uma nova atitude da Igreja no sentido de vivenciar seus principios elevados com a transformação, abriu-se a probabilidade das mulheres  terem sua ordenação no ministério feminino e liderar as comunidades onde antes só seria permitido aos homens, mudanças que fazem de um sistema arcaico e seculares compreender melhor o que é a teologia histórica como frisou o escritor OLSON no seu trabalho simples de uma linguagem moderada ao alcance de todos que busque na fé e pela fé em Cristo.

O QUE DEUS QUER DE MIM?  "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é que o SENHOR requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu DEUS?." (Miquéias 6:8) Será que você, assim como eu, já fez essa pergunta? Será que nunca passou em sua mente ou te deu aquela vontade de saber o que DEUS realmente quer de você? Nós como cristãos fazemos tantas coisas buscando unicamente agradar a DEUS. Mas chega um certo ponto que bate aquela "dúvida" (se é que se pode chamar de dúvida), onde pensamos que tudo que estamos fazendo talvez não seja realmente do agrado de DEUS. "O QUE DEUS QUER DE MIM?". Mas saibam que essa pergunta tem resposta. No Novo Testamento encontramos a razão pela qual fomos criados: "Porque somos feitura Sua, CRIADOS em CRISTO JESUS para boas obras, as quais DEUS antes preparou para que andássemos nelas." (Efésios 2:10). Portanto, fomos criados por DEUS para praticarmos as boas obras pela fé. E quais são essas boas obras? O versículo em destaque dessa mensagem diz claramente o que DEUS quer de mim e de você, e quais são as boas obras que devemos realizar. Para entendermos o porque desse versículo, precisamos ler os dois versículos anteriores a esse. "Com que me apresentarei diante do SENHOR, e me prostrarei perante o DEUS Excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o SENHOR de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu

Primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma?" (Miquéias 6:6-7). Sabe o que isso tudo significa? Não são os muitos sacrifícios que DEUS quer. JESUS resumiu esses dois versículos em uma frase: "Misericórdia quero, e não sacrifícios." (Mateus 12:7). O que DEUS quer de mim não é o muito FAZER, mas é o SER a todo instante. Ter o caráter de CRISTO vale muito mais do que fazer sacrifícios para mostrar para DEUS alguma coisa. E o que DEUS quer de nós é que realizemos as boas obras sem cessar. Quais são essas boas obras? Vamos citar as três que estão no versículo chave, pois já é um grande passo para você cumprir o seu chamado. A primeira boa obra é PRATICAR A JUSTIÇA. " Aquele que segue a justiça e a bondade achará a vida, a justiça e a honra." (Provérbios 21:21). O que DEUS quer de mim é que eu viva segundo a justiça de DEUS, pois se viver assim, encontrarei a vida, a justiça e a honra. Em outras palavras, se praticarmos a justiça, encontraremos a DEUS, pois só nele existe vida, a justiça e a honra. Além disso, o que vai dizer se sou filho de DEUS ou não são minhas atitudes de justiça. Acredite, isso é muito importante: "Nisto são manifestos os filhos de DEUS, e os filhos do diabo: QUEM NÃO PRATICA A JUSTIÇA NÃO É DE DEUS, nem o que não ama a seu irmão." (1ª João 3:10). O que DEUS quer de mim é que eu promova a justiça do Reino na vida de todos. Quanto à justiça divina, não podemos nos enganar. "Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica justiça é justo, assim como ELE é justo." (1ª João 3:7). Sabemos que não é fácil, mas precisamos nos esforçar para sermos justos a todo instante. A segunda boa obra citada nesse versículo é AMAR A MISERICÓRDIA. Isso vem a ser amar incondicionalmente. Amar com o Amor de CRISTO, estando disposta a dar a vida por alguém se necessário. É ter compaixão e piedade, mesmo que as pessoas não mereçam (assim como nós não merecemos a Misericórdia de DEUS). Dentro dessa palavra, encontramos várias virtudes, mas a maior delas é o PERDÃO. Perdoar é amar a misericórdia. Em Mateus capítulo 5, quando JESUS abriu Sua boca para ensinar ao povo, anunciou as bem-aventuranças. Interessante que a misericórdia é a única que aparece no ato de "ser e receber". Por exemplo, os mansos herdarão a terra (Mateus 5:5), os limpos de coração verão a DEUS (Mateus 5:8), mas os misericordiosos são bem-aventurados porque eles alcançarão misericórdia. Agora, para entendermos a virtude do PERDÃO dentro da palavra misericórdia, vamos trocar essas duas palavras e citarmos a frase desse versículo novamente: 3 / 6

 "Bem-aventurados os que perdoam, porque eles alcançarão o perdão.". No capítulo seguinte do Evangelho segundo Mateus, JESUS confirma essas palavras: "Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso PAI Celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso PAI vos não perdoará as vossas ofensas." (Mateus 6:14-15). O que DEUS quer de mim é que eu ame a misericórdia, liberando perdão a qualquer custo (sendo que o maior custo pelo perdão já foi pago naquela CRUZ). E a terceira boa obra é ANDAR HUMILDEMENTE. A soberba é algo que nem mesmo DEUS suporta. "Antes, ELE dá maior graça. Portanto diz: DEUS resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (Tiago 4:6). Se quero mesmo estar debaixo da Graça de DEUS, preciso andar em humildade. Ser humilde é considerar os outros superiores a mim mesmos, buscando não somente os meus interesse, mas também os deles. "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos interesse dos outros." (Filipenses 2:3-4). O que DEUS quer de mim é que eu ande humildemente. Se tenho algum cargo superior no templo, isso não me faz ser superior aos outros membros, mas muito pelo contrário, pois não fui chamado para ser servido, mas sim para ser humilde, servindo a igreja com o coração aberto. Amados, não se deixem enganar. O que DEUS quer de nós é que tenhamos caráter para SER. Isso é muito mais do que ter forças para sacrificar. O maior sacrifício que você pode oferecer a DEUS é a sua própria vida, para que ela seja usada para abençoar a vida de outros. Amados, apesar desse maravilhoso versículo parecer estar "escondido" nesse livro do profeta Miquéias, nada do que foi dito aqui é novidade para nós. JESUS já tinha dito que muito mais importante do que viver dentro de quatro paredes fazendo sacrifícios, é ter misericórdia daqueles dos irmãos e daqueles que ainda não são. Quanto mais você amar as pessoas, mais você vai conhecer a DEUS. "Porque EU quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de DEUS, mais do que os holocaustos." (Oséias 6:6). Misericórdia é muito maior do que sacrifícios. O sacrifício aceitável a DEUS até hoje é unicamente sua vida. Sua própria vida em sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS é o que DEUS quer de você, pois somente assim você conseguirá realizar a Sua Vontade, praticando a justiça, amando a misericórdia e andando humildemente.no seu caminho, conhecendo a verdade e buscando naquele que sempre te ama e deus seu Filho unigenito para lavar os nossos pecados pregado no madeiro para nos dar a salvação em nome de Cristo Jesus somos salvos.



 TEOLOGIA HISTÓRICA POR QUE ESTUDAR

O escritor Roger Olson oferece uma introdução à teologia histórica que leva a sério as necessidades do leitor, de ter um texto acessível e interessante, sem sacrificar a profundidade de seu assunto. Olson ensinou na Faculdade Bethel, em Saint Paul, Minnesota, por mais de 15 anos, inclusive ministrando um curso no qual este livro foi baseado. Ele também é autor de vários livros de trabalhos populares acadêmicos. Ele assumiu recentemente a posição de professor de teologia do Seminário Teológico Truett, da Universidade Baylor.

A História de Teologia Cristã é marcado por duas características significantes que a distinguem da maioria dos outros trabalhos de seu tipo, O primeiro é a audiência que ele quer alcançar. No início, Olson oferece sua razão para escrever este livro, observando que enquanto muitos trabalhos em teologia histórica estão disponíveis, pouco tem sido escritos para alcançar aqueles com pouca ou nenhuma formação teológica ou histórica.

Olson buscou tapar este buraco na literatura escrevendo principalmente para “leigos e estudantes cristãos interessados numa ‘recapitulação’ da teologia histórica” (pag. 14). O autor não faz nenhuma reivindicação de originalidade; ao contrário, busca fazer uma contribuição a este campo especifico provendo um “panorama modesto dos pontos de especial interesse na teologia histórica cristã, para leitores que talvez não tenham o menor conhecimento ou noção desta história fascinante” (pag. 15).

Para este fim, Olson preparou um texto da fácil assimilação, com quase nenhuma menção de termos técnicos e com explicações claras de terminologia citada, onde seu uso é requerido. Além disso, Olson claramente prepara o contexto na qual foram desenvolvidas as idéis que ele discute e explica a importância delas para vida cristã e fé.

Uma segunda característica significante de seu trabalho é seu emprego da história ou narrativa. Olson explica que enquanto a “história” é percebida frequentemente como pouco mais que uma recitação enfadonha de datas e fatos, a narração de uma história extrai uma resposta mais positiva e evoca a atenção de leitores modernos. Ainda, como Olson aponta, a história consiste em grande parte na recontagem de histórias sobre as pessoas, eventos, e ideias que amoldaram o passado e que continua, para melhor ou pior, a influenciar o presente. A história de teologia não é nenhuma exceção a esta regra.

Então, Olson conclui que “pode, e deve, ser contada como uma história” e este livro “é fruto do esforço de contar bem essa história e de tratar com imparcialidade cada uma das suas tramas secundarias” (pag.13)

Fonte da pesquisa: Franklin Ferreira doutorando em teologia, professor de Teologia Sistemática e História da Igreja no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.

Porque há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens, jesus Cristo, homem, (1º Tm 2.5), Jesus Cristo é a segunda Pessoas da trindade isto é Pai, O Filho e O Espirito Santo, o Eterno que entro no tempo, o infinito e Imenso que se esvazio, o deus que se fez homem, o Senhor do universo que se fez servo. Sendo bendito pela vontade do Pai fez-se maldição, para que nós, filhos da ira, filhos do pecado fossemos abençoados com toda sorte de benção.

Sendo santo fez-se pecado para que fossemos resgatados da condenação, do poder e da presença do pecado. Jesus é o Caminho que nos leva até Deus através do seu filho Jesus Cristo nosso mediador que mesmo sendo verbo se fez carne e se vestiu de pele humana para revelar-nos a graça e a glória do Pai Celestial, Jesus é o caminho que nos conduz a Deus, é a porta de entrada por ela sendo revelada ao entrarmos a graça do céu Jesus é o nosso conciliador, mediador, e vem para nos reconciliar com Deus, Jesus mesmo sendo o  singular pela natureza de pessoa como pela exclusividade da sua obra.

São categóricas ao afirmarem as Escrituras Sagradas em dizer que há somente um Deus e um Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem. Só tem uma porta de acesso ao céu e essa porta é Jesus; tem outros caminhos que te leva a algum lugar, isso é pode te levar a morte sem Jesus, e isso não é nenhuma alegria para o Senhor.

Com Jesus nós estamos comissionados a derrubar os muros que nos separa das bençãos do Senhor, para isso são necessários força de vontade e muita fé, pensar em travessar os mares das águas que nos separa do Senhor e dos nossos irmãos, derrubar os muros, mas não apenas deixar os entulhos atrapalhando ‘o caminho’ para seguirmos, nesta fase devemos olhar o outro a distancia nas ondas, levando aqueles que ainda não conheceram a jesus e devemos fazermos ligações com eles através de uma ponte para conduzi-las ao caminho da fé e da felicidade para encontrar a porta verdadeira que é jesus o nosso salvador