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quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

ESTER

Ester

Providência Divina na vida desta mulher, eis que esse império se estendia até a Casimira nas Índias-Oriental. muito pouco comentado entre os pastores e palestrantes, mas é de suma importância a motivação espiritual, na integra um texto com o credito do autor segue abaixo.

Comentário:
O livro de Ester descreve graficamente as lutas vitoriosas dos judeus dispersos, durante o período do rei persa Assuero, contra as iníquas conspirações de certo primeiro-ministro por nome Hamã. Embora nunca se mencione neste livro o nome de Deus, sua mão se manifesta continuamente em todos os pormenores circunstanciais da narrativa. Ester, por sua beleza, é escolhida rainha em lugar de Vasti; Mardoqueu, em virtude de sua capacidade, toma o lugar de Hamã no cargo de primeiro-ministro. Todos os personagens desde o rei até ao escravo obsequioso, desempenham seu papel no momento oportuno. Hamã é encarnado do mal; Mardoqueu, a essência da bondade; Assuero, inflexível, possui também traços vigorosos. Ester, prima de Mardoqueu e sob a tutela deste, converte-se na heroína da história devido à sua boa vontade de arriscar a vida e sua posição, a pedido de Mardoqueu, em benefício de seu próprio povo em época de profunda necessidade.

Autor:
Não se pode conseguir evidência certa com respeito ao autor do livro de Ester. A paternidade literária tem sido atribuída a vários personagens (Esdras, Joaquim, Mardoqueu, homens da Grande Sinagoga).
Intrinsecamente nada há de improvável em se atribuir o livro a Mardoqueu, destacado personagem guardador dos fatos principais narrados no livro.
Diferentemente das obras de ficção e romance, o livro de Ester está profundamente saturado de história e documentado com datas específicas. Este livro, à semelhança da profecia de Ageu (1:1, 15; 2:1, 10, 20) está datado segundo o reinado de Assuero, a quem se identifica comumente como Xerxes I (485 a 465 a.C.) da antiguidade. Segundo escavações realizadas na era moderna, em Susã, tem-se comprovado de forma substancial a exatidão do autor, que deve ter tido conhecimento pessoal do povo e da história.
Talvez nenhum outro livro da Bíblia tenha sido atacado tão acerbamente nem com tanta veemência como o livro de Ester. Devido a seu espírito de nacionalismo e vingança, os críticos o têm declarado indigno de ocupar lugar no cânon sagrado. Contudo, se lermos a história com reverência, dependendo humildemente do Espírito Santo para que nos ensine, acharemos verdades que satisfarão nossa mente e edificarão a alma. Quanto mais estudarmos esta história incomparável, tanto mais chegaremos à conclusão de que suas profundas verdades deverão ser desenterradas como se fossem pepitas de ouro.

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Wick Broomall
Doutor em Teologia

 Wick Broomall, professor e teólogo presbiteriano tem uma seção em seu livro A Bíblia e o Futuro sobre Dispensational vs. Premillennialism Historic. Ele fornece um gráfico interessante comparar as diferenças entre estes dois pontos de vista. Se você está interessado no assunto este extrato do livro de Br0omall será útil:

sábado, 17 de janeiro de 2015

CRISTO, SUMO SACERDOTE SUPERIOR A ARÃO

Hebreus 5.1-10: Porque todo sumo sacerdote, tomado dentre os homens, é constituído a favor dos homens nas coisas concernentes a Deus, para que ofereça dons e sacrifícios pelos pecados, 2 e possa compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados, pois também ele mesmo está rodeado de fraqueza. 3 E, por esta causa, deve ele, tanto pelo povo como também por si mesmo, fazer oferta pelos pecados. 4 E ninguém toma para si essa honra, senão o que é chamado por Deus, como Arão. 5 Assim, também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. 6 Como também diz noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem de Melquisedeque. 7 O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, foi ouvido quanto ao que temia. 8 Ainda que era filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu. 9 E, sendo Ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem. 10 Chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.

INTRODUÇÃO: Os sumos sacerdotes do Antigo Testamento, apesar de serem santos, eram limitados e imperfeitos. Arão, por exemplo, ainda que grandemente honrado ao ser separado para o ofício de sumo sacerdote, cometeu uma falha indecorosa: levantou um ídolo em forma de bezerro de ouro e levou o povo a pecar.
Mas Cristo, nosso Sumo Sacerdote, é superior a Arão, não somente por sua infalibilidade e perfeição, mas porque cumpriu cabalmente o plano divino de redenção de toda a humanidade.

I. O SUMO SACERDOTE DO ANTIGO TESTAMENTO

1. Características básicas (v. 2).

A.“Tomado dentre os homens”. O sumo sacerdote na Antiga Aliança era uma pessoa comum que, apesar de separada por Deus, levava para o sacerdócio suas virtudes e defeitos. Ele não era tomado dentre anjos ou espíritos, mas “dentre os homens”. E essa é uma característica muito importante.

B. “Constituído a favor dos homens”. O sumo sacerdote não era eleito pelos seus pares, nem pelo povo em geral. Sua investidura no cargo era por nomeação direta da parte de Deus. Hoje, há diversas formas utilizadas na escolha e consagração de um pastor, porém, acima de tudo é indispensável que o pastor seja constituído por Deus.

C. “Nas coisas concernentes a Deus”. O sacerdote falava e agia em nome de Deus, no que concernia à sua expressa vontade. Por outro lado, ouvia os homens e intercedia por eles diante do Altíssimo. Em tudo, a missão sacerdotal era cuidar dos interesses de Deus em relação ao povo e os do povo em relação a Deus. Era um mediador, um representante do Eterno.

2. Funções primordiais. De modo geral as principais funções do sumo sacerdote eram ensinar a lei de Deus e interceder pelo povo.

A. “Oferecer dons e sacrifícios pelos pecados” (v. 1b). Na Antiga Aliança os oferentes não podiam dirigir-se diretamente a Deus. Traziam suas dádivas e ofertas e as apresentavam ao sacerdote. Segundo estudiosos do Antigo Testamento, os dons eram ofertas de cereais e os sacrifícios eram “ofertas de sangue”. No Novo Testamento, Jesus, nosso Sumo Sacerdote quanto a nossa salvação, é tanto o oferente como a própria oferta vicária: “ofereceu-se a si mesmo [por nós] a Deus”.

B. “Compadecer-se ternamente dos ignorantes e errados” (v. 2). O sumo sacerdote deveria ter simpatia, ou seja, capacidade para compartir as alegrias ou as tristezas das pessoas que lhe procuravam e, ao mesmo tempo, ter empatia, capacidade para se colocar na situação do outro. Só quem tem essas qualidades pode de fato ser um intercessor. Da mesma forma devem proceder os obreiros do Senhor no trato com os que erram por ignorância ou por fraqueza.

II. DIFERENÇA FUNDAMENTAL ENTRE CRISTO E ARÃO


1. Jesus, sacerdote perfeito. A Lei previa a possibilidade de erro ou pecado por parte dos sacerdotes (v. 3; Lv 4.3). O próprio sumo sacerdote Arão tinha a orientação de Deus para oferecer sacrifícios não só pelo povo (Lv 16.15ss), mas por si próprio (Lv 16.11-14). Enquanto o sumo sacerdote do Antigo Testamento estava sujeito a pecar, Jesus nunca pecou. Ele é perfeito. Satisfez todas as condições para o perfeito sacerdócio. Foi ungido como Rei, como Filho ( Sm 2.6,7); e Sacerdote Eterno (Sl 110.4); foi enviado por Deus (Jo 5.30); veio em nome do Pai (Jo 4.43), Jesus não se glorificou a si mesmo para fazer-se sumo sacerdote (v. 6). Diante de todas essas qualificações, o Mestre nunca ofereceu sacrifícios por si próprio. Ele deu-se a si mesmo por nossos pecados (Gl 1.4).

2. Sacerdote eterno (v. 6). O escritor aos hebreus faz referência a dois textos bíblicos no livro de Salmos para demonstrar o caráter especial do sacerdócio de Cristo: um sacerdócio que não tem fim: “Tu és meu filho; hoje te gerei” (Sl 2.7); e “Tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque” (Sl 110.4).

III. A MISSÃO TERRENA DE JESUS


1. “Nos dias de sua carne” (v. 1). É uma referência direta à vida humana de Jesus. O escritor já houvera acentuado esse aspecto no cap. 2.14-17. Aqui, mais uma vez, ele demonstra que o nosso Sumo Sacerdote, mesmo provindo de uma linhagem especial, encarnou-se, tomando a forma de homem, como vemos no Evangelho de João (1.14): “E o verbo se fez carne...”. O Verbo refere-se a Jesus Cristo (cf. Ap 19.13).
Os gnósticos ensinavam que o corpo é intrinsecamente mau. Mas Jesus, o Verbo divino, provou o contrário. Ele se fez carne, “e habitou entre nós”, tornando-se homem completo, pleno, perfeito. E não apenas se fez carne, mas tomou a “forma de servo” (Fp 2.7); na semelhança da “carne do pecado” (Rm 8.3), suportou a “paixão da morte” (Hb 2.9).

2. Clamor, lágrimas, orações e súplicas (v. 7). A Escritura diz que Jesus clamou a Deus, com “lágrimas, orações e súplicas ao que o podia livrar da morte”. No Evangelho segundo João 11.35 está escrito que Jesus chorou, mas aquela não foi a única vez, como atesta o v. 7. É por isso que Jesus entende de lágrimas e, um dia, como Deus, enxugará dos olhos toda a lágrima (Ap 7.17. 21.4).

3. Aprendeu a obediência (v. 8). Haverá prova mais autêntica da humanidade de Jesus? “Ainda que era Filho, aprendeu a obediência, por aquilo que padeceu” (Hb 5.8). Ele, sendo divino, obedeceu a Deus. A mente humana é, por vezes, levada a indagar: “Afinal, se Ele era Deus, porque deveria obediência a alguém?”. Esse é um mistério que só a fé pode aceitar.
Jesus como ser humano teve um desenvolvimento humano normal: “E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens” (Lc 2.52). Como Filho de Deus, Ele obedeceu ao Pai.

4. “Por aquilo que padeceu” (v. 8b). A prova suprema da obediência de Cristo foi a sua paixão e morte. O Diabo tudo fez para que Jesus não executasse o plano da salvação. Na tentação no deserto, seu objetivo era que o Senhor obedecesse suas sugestões (Mt 4.1-11); na crucificação, o inimigo usou alguém para lhe sugerir que “provasse” que Ele era o Filho de Deus, descendo da cruz (Mt 27.40).

5. Trouxe eterna salvação (v. 9). “E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem”. (grifo nosso) Jesus declarou ao Pai: “Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer” (Jo 17.4). Na cruz, no momento supremo de seu sacrifício em favor dos pecadores, Ele exclamou: “Está consumado...” (Jo 19.30).
Nesse aspecto, é oportuno lembrar que alguns teólogos, baseados no versículo em foco e em outras referências, pregam a doutrina da predestinação absoluta, resumida na sentença “uma vez salvo, para sempre salvo”. Entretanto, o versículo mostra inequivocamente que a salvação não é eterna a priori, mas sim condicional. Ela é eterna para “todos os que lhe obedecem”. Desse modo, exclusivamente é salvo quem crê e segue a Cristo em obediência.

6. Chamado por Deus (v. 10). Jesus pertenceu a uma ordem sacerdotal singular, diferente da de Arão. Nisto, vemos mais uma importante distinção entre o sacerdócio de Cristo e o sacerdócio arônico. Jesus, como diz o v. 10, foi “chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque” (v. 10).

CONCLUSÃO: Como podemos constatar no capítulo cinco de Hebreus, o texto revela com clareza meridiana a superioridade do sacerdócio de Cristo em relação ao de Arão. Outro ponto importante diz respeito a humanidade de Cristo: o escritor assevera que Jesus foi humano o suficiente para buscar a Deus, o Pai, em oração, súplicas e lágrimas, sendo obediente como Filho. Trata-se de um exemplo inigualável e uma lição incomparável para nós, mortais, que, às vezes somos relapsos em fazer a vontade do Senhor, em obediência irrestrita.
Pr. Elias Ribas 

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

JUDÁ E SEU FIM

FIM DE JUDÁ
 
Josias aproveitando o enfraquecimento, posterior a queda do poderio assírio para tentar reconquistar territórios de Israel, estes territórios eram defendidos somente por estrangeiros, depois Josias tendo alcançado sua meta, proibiu o culto aos deuses, tendo assírios  e  criou uma reforma religiosa. Esta reforma teve como catalisador a descoberta, no decurso das restaurações efetuadas no templo de Jerusalém, no livro da Lei “no momento em que se retirava o dinheiro que havia sido levado ao templo do Senhor (para pagar os operários que trabalhavam nas restaurações), sacerdote Hilquias descobriu o Livro da lei do Senhor, dada por Moisés,” (II Crônicas 34:14).
Procuraram uma profetisa porque, com o desaparecimento do jugo estrangeiro, profetas e profetisas cresciam em imprecações contra os cultos ímpios e o rei Josias “obrigou todos que se encontravam em Israel a servir o Senhor, seu Deus”.(II Cr. 34:33). A partir  deste momento é que o culto de Yahwé é que foi restaurado no templo de Jerusalém e os cronistas da Judéia tomando como exemplo o livro encontrado decidiram perpetuar a história como eles conheciam, e seus pais lhes aviam ensinados.
Os livros de Josué, dos Juizes, de Samuel e dos Reis, foram então compostos. Josias teve morte atingida pelo uma flecha egípcia diante a batalha de Megido, ao colocar-se diante do exercito de Necao, Joacaz que havia sucedido ao seu pai Josias e substituído por seu irmão Joaquim em 609 a C. Necao foi obrigado a render-se a Nabucodonosor diante de karkemish, em 605, e tudo do Egito passou a babilônias e o Estado de Judá tornou-se automaticamente vassalo de Nabucodonosor e teve que pagar um grande tributo para o Egito, antes que fosse forçado abandonar suas possessões aos babilônios, que ocuparam toda costa da Palestina. Judá ficou sem rei, os anciões elegeram o tio de Joaquim, que subiu ao trono com nome de Sedecias (597-a.C), os profetas entre eles : Jeremias, continuaram agitando a região, o povo dividiu entre Joaquim e os Sedecias, analises mostra que havia textos indicando naquele tempo soluções para os problemas e projetava uma luz para a vida dos israelitas numa época mais terrível da historia de Judá. O profeta Jeremias denuncia uma tentativa de coalizão anti-babilonica, Jeremias e Sedecias enviaram uma embaixada de paz à Babilônia. O país estava completamente arrasado, suas cidades estavam destruídas, as deportações em sucessões avançadas, a província de Judá era incorporada à de Samaria, calcula-se que só ficaram na Judéia camponeses pobres, naquela época a cidade Judá era de 20.000 habitantes (587) e começava o difícil: Exílio para os Israelitas e Judá não mais existiu!

Leia: Oficial do Ministério Brasil Novo 
Fonte:A arqueologia e enigma da Bíblia

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

ÊXODO E OSÉIAS SEMPRE NAS VIGÍLIAS NOTURNAS

VIGÍLIA É UMA NOITE SANTA
Você sabia que muitos cristãos só podia ser batizados quando a morte era confirmada eminente, outros diziam que os pagãos acusavam os cristãos de canibalismo, incesto e ateísmo, os cristãos foram os primeiros a escrever a bíblia em paginas de livro, em vez de rolo como era de costume, as mulheres ocuparam cargos proeminentes na igreja antiga. Só no séc IV, provavelmente, a cruz apareceu como símbolo na arte cristã, o primeiro pais em que o cristianismo tornou-se uma religião foi a Armênia desde 254 d.C., e estes dados são apenas alguns dos fatos fascinantes por trás da espantosa história de como o cristianismo se propagou por todo o mundo antigo e mudou para sempre o pensamento, mas ainda hoje encontramos resistência em obedecer muitos princípios de suma importância para o cristão.
 É de se observar que as condições de hoje são diferentes, mas pelo lado da fé ela tem um posicionamento muito modificado sempre para favorecer os fieis de sacrifícios cansáveis momentos noites adentro ou madrugadas frias. Quero falar das “Vigílias noturnas” será que estamos corretos nas condições fáceis de orar a Deus, muitos fiéis se cansam por ficarem duas horas em vigília, acham que é demorado e geralmente acontecem como eram no primitivo ou seja aos sábados. Se convidar alguém para esta cerimônia pascal, arranjam mil desculpas, onde estas a sua dedicação e crença na ressurreição Cristo há de vir julgar os vivos e também os mortos. Deus é o Deus dos vivos, e não dos mortos, pois os mortos não mais poderão fazer sacrifícios, leia I Co. 10:1 até o final do capitulo. A festa pascoal é até hoje objeto de controvérsia conforme as denominações de igrejas, mas elas são realizadas conforme seu povo e sua fé em Jesus Cristo.
A festa pascal constitui a ocorrência mais solene do ano cristão, para estas festas, os fieis preparam-se com jejuns, no menos durante a véspera. Um dia antes quando ocorrem no sábado, efetivamente reúnem-se desde o pôr do sol e passam a noite em orações, à luz de lâmpadas. É o grande serão, “a mais augusta de todas as vigílias” que se prolonga ate ao amanhecer. Em seguida ao recolhimento, aos cristãos esperam com confiança a volta do Senhor Jesus Cristo ressuscitado, recorrendo a textos bíblicos referentes ao ministério pascal; a narrativa do cordeiro no livro de Êxodo, recomenda-se que leia o livro de Êxodo, e o capitulo 6 do profeta Oséias, (sobre Roma*). O celebrante faz um paralelo entre a páscoa Judaica e a Páscoa Cristã. Ao cantar do galo como lembra o momento de aproximação da negação de Pedro a Cristo, anuncia um novo dia, a festa começa com a mais brilhante alegria: compartilha-se a “refeição do Senhor” que adquire mais do que nunca seu pleno sentido da ressurreição de Cristo. A Didascália, um tratado sírio da primeira metade do séc. III, indica o duplo aspecto desta cerimônia, feita com espera e dedicação, na meditação e na oração, seguida de uma explosão de alegria no momento do reencontro com o ressuscitado:” Vós vos reunireis e não dormireis, velarás a noite toda em orações e em lagrimas, lereis as profecias, (profetas), os evangelhos e os Salmos, até a terceira hora da noite que segue ao sábado. Então, cessareis o jejum, ofereceis o sacrifício, comereis e estareis na alegria e no jubilo, porque o Cristo, prelúdio da nossa ressurreição, ressuscitou, (I Co. 10:31-33)” A vigília pascoal que se estende pela noite toda e simbolicamente termina com aparição do Sol, não pode deixar de constituir, para o fiel, um momento de fervor religioso inteiramente privilegiado. O canto que se segue mostra bem o valor que a sensibilidade dos cristãos daquela época dava a esta festa. Leia (Marcos 12:20-27).
OUTRAS FESTAS CRISTÃ.

Foi originada no judaico e as quais foram dadas uma significativa na vida cristã, assim no séc. III, o quinquagésimo dia da festa das Semanas dá lugar à celebração cristã Pentecostes ou descida do Espírito Santo. O quadragésimo dia, aniversário da subida de Moisés ao monte Sinai, da lugar à celebração da festa da ascensão. Nada permite afirmar categoricamente que uma liturgia especifica tenha sido preparada pelas comunidades para comemorar os mistérios. A intervenção de Cristo na Historia e suas conseqüências para os homens estão, assim, no âmago do culto cristão, culto que permite ao fiel conservar a esperança neste mundo terreno, e nele agir como o fermento na massa. Porque, longe de encorajar os cristãos a fugirem das responsabilidades terrestres e a desertarem deste mundo, na espera passiva do Reino de Deus, a Boa Nova exorta os fieis a transformarem todos os passos da vida cotidiana em expressões da sua fé, e dela serem testemunhas na cidade, na profissão e no meio familiar e social. (Fonte Teologia Histórica:) O cristianismo primitivo.