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segunda-feira, 16 de outubro de 2017

A Teologia da Unção e o Combate à feitiçaria gospel

A TEOLOGIA DA UNÇÃO E O COMBATE À FEITIÇARIA GOSPEL
Embora à primeira vista pareça um assunto simples de ser entendido, este é um tema que gera muita polêmica. Por exemplo, os protestantes “históricos” tendem a rejeitar o uso do óleo de unção na atualidade, enquanto os “pentecostais” defendem com convicção esse ato. Portanto, iremos aqui procurar entender o que as Escrituras realmente dizem sobre isso, independentemente do que as diferentes denominações evangélicas defendem.


O óleo, na bíblia, segundo alguns, simboliza o Espírito Santo, assim como o fogo, a pomba, entre outros. Porém, nela, não há uma afirmação explícita quanto a isso. Portanto, quando se fala em unção com óleo, pode ser que se pretenda produzir uma simbolização do Espírito Santo atingindo alguém.

Há inúmeras referências nas Escrituras sobre esse tipo de unção, tanto no Velho, quanto no Novo Testamento. Para facilitar, separaremos em dois blocos:

1 - Velho Testamento: O óleo representava a consagração/separação a Deus de pessoas ou objetos.
- Êxodo 30:26-29; 40:9-11 e Levítico 8:10 = Havia o azeite da santa unção, que era usado para ungir objetos (tendas, utensílios diversos, altar, tenda), com o intuito de santificá-los (separá-los, consagrá-los) a Deus. A partir daí, tudo o que tocasse esses objetos tornar-se-ia santo.
- Êxodo 30:30 e Levítico 8:12  = Uso do azeite para ungir pessoas, com o intuito de santificá-los como sacerdotes.
- I Samuel 10:1; 16:13; I Reis 1:39 = Uso de azeite para ungir reis (pessoas).
- I Reis 19:16 = Unção de profetas (pessoas).

2 - Novo Testamento: O óleo tinha diferentes simbolismos e/ou utilidade.
- Marcos 6:13 = Discípulos usando óleo para ungir os doentes.
- Tiago 5:14 = Recomendação de Paulo para que presbíteros usassem azeite para ungir doentes. Essa unção é o ponto de maior discórdia atualmente, pois alguns defendem que era a unção tradicional (como o uso de um pouco de óleo sobre a cabeça), enquanto outros alegam que era o uso medicinal do azeite. Discutiremos isso um pouco à frente.
- Marcos 14:8 e Lucas 23:56 = Mulheres realizando unção em Jesus (como parte de um processo de “embalsamento” para a sepultura).
- Lucas 7:38 e 7:46 = Uma mulher, pecadora, demonstrando sincera alegria, unge os pés de Jesus, como gesto de “boas vindas” (era costume na época).

Atualmente observamos muito misticismo, magia e superstição quando o assunto é óleo de unção. O que seria uma simbolização ou um uso medicinal (é discutível e veremos logo em seguida) tornou-se uma espécie de “macumba cristã”, em que o óleo é tido como detentor de um poder sobrenatural.

Como era de se esperar, muitas seitas defensoras da teologia da prosperidade até comercializam supostos óleos milagrosos, que seriam capazes de curar, expulsar demônios, trazer riquezas e a paz. Ou seja, o poder não está mais na Palavra e no sangue de Jesus e sim, engarrafado nas mãos de falsos profetas.
   
Nos tempos bíblicos existiam vários tipos de óleos e várias aplicações.
Por exemplo:
- Azeite de oliva = simbolizava vida útil, saudável e alegre. (Salmo 92:10)
- Óleo medicinal = era muito usado na medicina judaica antiga, seja puro ou misturado com ervas. O incenso e a mirra eram muito utilizados. (Isaías 1:6; Lucas 10:34)
- Unguento = Incenso, mirra ou azeite de oliva associado a perfumes. Era muito usado até mesmo pelos pobres (embora fosse uma substância de alto valor) quando recebiam uma visita em casa, como sinal de boas-vindas.(Lucas 7:46)
- Unguento fúnebre = na cultura da época, fazia parte do processo de preparo para o sepultamento. (Mateus 26:12; Lucas 23:55,56)

A aplicação era feita na cabeça, na face, nos pés ou sobre as lesões de pele. Devemos salientar que os principais líderes da Reforma Protestante não aprovavam a continuidade da unção com óleo, porém, posteriormente, outros líderes foram adotando esta prática, como podemos ver no predomínio desta aplicação entre pentecostais e neopentecostais.

Analisando Tiago 5:14 :
Primeiramente devemos observar que o contexto desse versículo nos traz um ensino sobre o poder e a importância da oração. A unção foi um “detalhe” colocado no assunto do texto. Tanto é que há os dizeres: “a oração da fé salvará o doente”. Ou seja, o resultado virá da oração e não, da unção.

Porém a dúvida persiste. Seria essa unção a aplicação de um medicamento da época (que era usado para uma infinidade de problemas de saúde) no doente ou seria um ritual que simbolizaria a ação do Espírito Santo? Não podemos cravar uma resposta, mas tudo leva a crer que tanto essa unção quanto aquela citada por Jesus em Marcos 6:13 se referiam não a essa aplicação de óleo com finalidade espiritual e sim, como medicação para cura do enfermo. Era como se o presbítero chegasse, desse o remédio que fizesse parte do tratamento médico e em seguida fizesse uma oração para que Deus atuasse no processo de cura do doente. Chegamos a essa conclusão quando olhamos para o termo grego que foi traduzido por “unção”. Em grego, a palavra é “aleipho”, que significa “passar gordura, óleo ou unguento” ou ainda: “passar perfume ou substância aromática”. Ou seja, esse termo tem um significado cotidiano, referindo-se a um processo muito usado na época para aplicar óleos. Se essa unção tivesse um sentido espiritual, como para representar a ação divina, o termo usado provavelmente seria “christos”, que significa: “conceder autoridade por meio de unção”.

Há, porém, aqueles que discordam dessa visão e insistem que o óleo usado era sim uma unção na cabeça da pessoa e que foi uma recomendação apostólica e de Cristo. Porém, mesmo para este grupo, que fique claro: essa unção seria para o doente e não, para a doença. Portanto, jamais deve ser feito o que muitos realizam, que é ungir a barriga, quando a pessoa tem um problema no estômago ou até mesmo o cúmulo de ungir a genitália de pessoas com problemas reprodutivos. Isso é um fetichismo ridículo (ou até mesmo um assédio sexual), uma idolatria, uma superstição e um paganismo sem tamanho, que deve ser combatido por qualquer pessoa, independentemente do que pensar sobre a unção.
  
 - A extrema unção (católica) é válida?
O catolicismo defende a necessidade de “preparar a alma para a morte”, quando a pessoa tem uma doença grave e está prestes a falecer. Justificam essa visão distorcendo o texto de Tiago 5:14,15. Alegam que os apóstolos já faziam isso, pois interpretam que essa unção seria para a morte. Porém, essa visão é desmentida quando se confronta o Evangelho como um todo com essa distorção. Além disso, podemos descartar essa ideia quando observarmos a história, pois a unção para sepultamento era apenas uma das possibilidades de uso do óleo. A maioria das aplicações não era para morte e sim, para vida. Tanto é que Jesus disse para os apóstolos orarem para os doentes e ungi-los. Seria um preparo para a morte dessas pessoas? Obviamente não. Portanto, a extrema unção não tem nenhum respaldo no Evangelho.

 – O óleo tem ou não tem poder?
De forma alguma! No Novo Testamento Jesus curava a todo momento, os discípulos e apóstolos também e quantas vezes o óleo foi citado? São raras as referências de orações por doentes acompanhada de uso de óleo. A cura se dá pelo poder da Palavra e não, pelo azeite.

O Espírito Santo também não precisa de óleo para alcançar uma pessoa (leia e comprove: Atos 8:17; I João 2:20,27). Em Tiago 5:14,15 lemos que é a oração da fé que salvará o doente e não o óleo em si.

Se alguém tentar expulsar demônios com óleo, é mais fácil o demônio fritar um ovo do que sair do indivíduo. Jesus ensinou a expulsarmos demônios no nome dEle (Marcos 16:17) e não com rituais ou amuletos.

Portanto, se o óleo não carrega nenhuma magia e poder, não faz o mínimo sentido o comércio que alguns líderes religiosos, ou melhor, falsos profetas fazem com o mesmo. Dizem que é óleo de Israel, azeite da Oliveira X e coisas semelhantes. Se o óleo é de soja, de milho, de granola ou de peixe não faz a mínima diferença, a menos que você esteja preparando um belo prato para o almoço.

No Antigo Testamento observamos que objetos eram ungidos com óleo para que fossem santificados ao Senhor. E sabemos que os rituais da Velha Aliança tinham uma simbolização e tudo era sombra do que havia de acontecer, ou seja, tudo apontava e representava Jesus Cristo. No Novo Testamento aprendemos que Deus não habita em templos (e objetos) feitos por homens (Atos 7:48), logo, não há sentido em ungir casas, templos, instrumentos musicais, móveis, veículos, fotos ou utensílios domésticos. Jesus ensinou que quando chegássemos em uma casa, deveríamos saudá-la, dizendo: “Paz seja nesta casa” (Lucas 10:5). Ele não mandou ungi-la. Temos aí mais um exemplo do poder da Palavra e não de uma substância.

Deus habita em pessoas, em vidas, ou seja, em nós, que somos o templo de Deus (I Coríntios 3:16). Sendo assim, deve-se ungir uma pessoa?

Enquanto no Velho Testamento pessoas eram “separadas” por unção, no Novo Testamento ocorre imposição de mãos (Atos 6:6, I Timóteo 4:14).

Nós devemos viver segundo o Evangelho de Cristo, que nos mostra apenas 3 formas de unção: para sepultamento, como forma de hospedagem e para aplicação nos enfermos. Nos dois primeiros casos não é necessário nem detalhes, pois qualquer livro sobre cultura judaica deixa evidente que esses usos eram uma tradição entre eles, fazendo parte daquela cultura. Portanto, resta-nos apenas a última forma: unção para os doentes.

Conclusão

Não podemos confundir “recomendação” com “ordenança”. O uso de óleo, seja para unção como ritual ou para uso medicinal foi uma recomendação de Cristo e de Paulo. Se interpretarmos essa unção como uso medicinal do óleo, não há a mínima necessidade do seu uso atualmente, pois a medicina evoluiu muito, a ponto de existirem medicamentos eficazes para boa parte das doenças; se interpretarmos como uma forma de simbolismo do derramamento do Espírito Santo sobre a pessoa (alguns tem essa interpretação devido a Zacarias 4:1-14), só terá valor se quem unge e quem é ungido tiverem plena consciência desse simbolismo. Vimos que o Novo Testamento não dá suporte para unção de objetos e apenas cita a unção de pessoas. E mais: não era qualquer pessoa e sim, as enfermas! Temos que ter prudência, pois uma pessoa pode pedir a unção com óleo porque ficou assistindo esses programas de TV que anunciam um antievangelho. Para esses, o óleo é uma substância mágica, cheia de poderes, que pode mudar a vida da pessoa que for ungida. Assim, o indivíduo desinformado que assiste pode cair nesse paganismo, desejar para si esse tipo de “macumba gospel” e perder a consciência e a fé no poder da Palavra de Deus.

Quando olhamos para o Evangelho, observamos que essa questão de unção com óleo não tem nenhum poder de salvação, portanto, não será esse tipo de discordância teológica (quanto à possibilidade ou não de utilizar esse tipo de “procedimento” na atualidade) que determinará a salvação ou condenação de alguém. O que temos são apenas evidências que nos levam a entender que isso não é mais necessário. Porém, desde que não estejamos defendendo uma visão por comodidade ou por outros interesses pessoais, isso não influenciará a nossa vida cristã. Portanto, busque servir a Deus com sinceridade, buscando sempre seguir o Evangelho puro e simples. Jamais acredite que uma substância ou um objeto possa ter algum poder. Não troque o poder da Palavra e do sangue de Cristo por um frasco de óleo oferecido por um líder religioso. E lembre-se: Deus é Deus, com ou sem azeite.



Postado por Pr. Reinaldo Ribeiro às 11:23 
Marcadores: REFLEXÃO TEOLÓGICA

sábado, 7 de outubro de 2017

Batismo no Espirito Santo

Como posso acreditar no batismo no Espirito Santo?

O batismo é o caminho para minha fé, e é o recebimento do prometido consolador afim de revestir o crente com poder do alto, conforme  (João 14:16-17; Atos 8:17).
Precisamos crer que é a vontade de Deus que vivamos e andamos no Espirito, Efésios 4:30 diz também em Gálatas o apostolo Paulo em  (Gl 5:16; 5:25).

Você tem dúvidas sobre o crente que diz que foi abençoado pelo poder do Espirito Santo? Vejamos juntos o que as Sagradas Escrituras falam: Cremos que o Espirito Santo tem diversos dons concedidos a Igreja, o crente fiel ao Senhor Jesus, basta que pesquisamos nos capítulos e versos citados: (1:Co 12:4; 12:5; 12:7 e 14:1; 14:12).

Todos são confirmados pela palavra do Senhor através dos apóstolos aqui em especial Paulo,  o fruto do Espirito Santos é uma verdadeira característica da vida cristã, já que estamos com Jesus somos cristãos e precisamos sermos moderados pois é dever do crente e notória a todos os homens e jamais devem ser lavadas a extremos fanáticos, manifestações escandalosas, calunias murmurações, mas que sua sóbria experiencia cristã seja de uma firme retidão, sensatez, humildade que o crente deve ser em seu falar, andar, vestir-se, alimentar; em tudo conforme determina a palavra (Ef 4:14 e Fl 4:5).

Dúvidas sobre a cura se ela é divina ou não? Sim ela é divina, é uma manifestação do poder do Senhor Jesus Cristo, sobre todos os que creem em seu nome, para curar os enfermos, quando nós somos comissionados a este trabalho, ficamos aflitos tanto quanto os enfermos em resposta á fé, mas quando oramos ao Senhor (Mt 8:17; Mc 17:18; Tg 5:15), tendo aceitado o Senhor como Salvador pessoal e rei, e tendo quando esteja em seu poder identificar-se com a Igreja visível de Cristo, sobre a terra e trabalharmos com maior entusiasmo e fidelidade pela edificação do reino de Deus ( Sl 111:1; Hb 10:24-25; Mt 3:16-17).

Pergunta sobre a segunda vinda de Cristo? Sim Ele virá, descerá dos céus segundo as Escrituras; nas nuvens, de glória com vos arcanjo e com trombetas de Deus e que esta hora que ninguém sabe antecipadamente, os mortos em Cristo se levantarão e os remidos que estiverem vivos serão levados juntos com ele nas nuvens a encontrar com o Senhor (1 Tess 4:16-17; Mt 24:36-42) como foi com Enoque lembram dessa passagem?

Aqui na terra os governos são instituições também divina para a promoção da ordem na sociedade humana e dos interesses da mesma e que se deve orar pelos governantes, devendo eles ser obedecidos e apoiados em tudo, exceto as coisas contrarias a vontade do Senhor Jesus Cristo que é soberano conforme (Rm 13:13; At 5:29;Mt 10:28 e 23:10).

E os mortos: Tanto grandes como pequenos serão ressuscitados, estarão com os vivos perante o trono para julgamento de Deus, e que aí uma solene e terrível separação se dará em que os maus serão condenados à punição eterna e os justos à vida eterna. E esse julgamento estabelecerá para sempre o todo amém estado dos homens no céu ou no inferno, conforme a Palavra Santa de Deus. Apocalipses 20:12; 20:15)

Jesus é o Filho de Deus, grande sumo sacerdote que foi aos céus, mantemos firmes e conservemos a nossa firme fé de confissão (Hb 4:14), pois só Nosso Senhor Jesus Cristo tem o poder de Salvar todos aqueles que nele creem.

Espero ter ajudado entender o poder de Deus e do Espirito Santo em sua vida, leia a Bíblia, converse com outras pessoas e procure andar nos caminhos que Jesus lhe mostrar, então tudo passa e passará quer queira ou não, Deus é o dono de todas as coisas. Pense assim.
  Amém

sexta-feira, 6 de outubro de 2017

É preciso que os pregadores voltem as suas atenções para o evangelho, e procure as redes sociais para chegarem com a palavra de Deus onde pessoalmente não podemos irmos. Não venha com essa que as redes sociais não tem conteúdo nas palavras escritas; assim também diziam aqueles que queriam desvirtuar as Sagradas Escrituras.

domingo, 17 de setembro de 2017

Eu também cantarei a canção ao Senhor

Um dia subiu um homem ao mirante da sua casa, que era muito alto, e de lá olhou para baixo.
E viu outro homem, que estava em pé, parado junto á boca d’uma pedreira.
E em quanto estava a olhar, soprava o vento em redor dele, e o ruído, que o vento lhe fazia aos ouvidos, atordoava-a e o ofuscava.
E disse para si: Eu, que aqui estou, sou maior que aquela criatura que vejo acola (lá) em baixo, e que me parece tão pequena.
E falava deste modo, porque fazia como fazem quase todos os homens, que, medindo sua própria altura, se esquecem de sempre de descontar a do pedestal em que se acham.
Ora, em quanto o homem do mirante tinha abaixada a vista, com desdém, para o homem do chão, aconteceu sentir ele alguma coisa que lhe caíra na cabeça; e tendo levantado a vista, viu á encosta da sua casa uma torre muito mais alta; e na torre havia também outro homem.
E este homem, reparando que o do mirante lhe ficava debaixo, acreditou que o podia desprezar, e escarrou-lhe desdenhosamente na cabeça.
Mas o homem do mirante encheu-se de indigna e disse: Por que não me é permitido chegar até acolá (até ele)? E ameaçou o homem da torre. E o homem da torre, como visse que as ameaças do outro eram impolentes, ria e escarnecia-o (Sl 1:1).
Ora, ao tempo que ele ria, eis que sentiu ele mesmo cair-lhe uma coisa na cabeça; e levantando os olhos enxergou no ar um balão, que se balanceava majestosamente; e na barquinha do balão ia um homem.
E tendo o homem do balão feito reparo no homem que estava na torre por baixo dele, acreditou que podia trata-lo- com desdém, e divertia-se lhe despejando na cabeça sacos de areia e de cascalho.
Mas o homem da torre indignou-se também, e disse: Por que não posso subir aquela barquinha? E ameaçou com toda a fúria o homem do balão; e suas ameaças tinham tanta força como as do homem do mirante.
Durante este tempo, tendo o homem do chão olhado também para cima, distinguiu o do mirante, o da torre, e o do balão.
E disse: como é bom estar tão alto! Como se deve ver ao longe e respirar livremente! Se eu estivera ao menos no mirante, teria ar, e o calor não me sufocaria, como aqui no chão.
Ora, em quanto ele assim falava, ouviu uma voz que de um cavouqueiro, que dizia: Que triste sorte é passar a vida debaixo do chão, e derramar o seu suor no meio d’um ar emprestado e húmido, ao triste clarão de uma lanterna, em quanto que os outros andam lá por cima, passeando sobre a relva, e respirando ao sol!
Ora, em quanto estas coisas se passavam, tinham-se amontoados as nuvens no céu, e veio a desabar uma violenta tempestade. O trovão rolava com estrondo medonho, e os relâmpagos rasgavam as nuvens.
E o balão era tão violentamente agitado  no ar, que o homem da barquinha já não despejava areia, nem se divertia com alguém, porque naquela ocasião não quereria estar tão alto, e de boa mente trocaria a sua posição por outra menos brilhantes.
Mas em quanto dava gemidos inúteis, e baldados gritos de terror, caiu um raio que abrazou o balão, e o homem da barquinha foi precipitado, e o seu corpo todo despedaçado.
E pouco depois caiu também outro raio na torre, e o homem que lá estava ficou fulminado.
E tendo o raio arrancado pedras da torre, caiu uma no mirante, e o homem que nele estava levou com uma, que lhe partiu um braço.
E o homem que estava no chão livrou-se com ficar molhado pelas torrentes de chuva que as nuvens derramavam.
E o homem que estava na pedreira nem se quer presenciou que desabara  em cima uma trovoada; e tendo chegado o instante de descansar, não mais se queixou,  mas pôs-se a cantar.
Então, ouvindo o homem do chão, que ele cantava, debruçou-se para a entrada da pedreira, e falou ao carvoqueiro: narrando o que acabava de acontecer.
E tendo narrado estas coisas, acrescentou: Não tornes a queixar-te por estares em lugar tão baixo; porque aquele que se achava mais alto, estando mais chegado á tempestade, foi o que primeiro e mais asperamente a sentiu.
O golpe também foi mortal na torre, e bastante pesado no mirante. Eu mesmo, por me achar em lugar algum tanto mais alto que o teu, tive também a minha pequena parte.
Queixavas-te em quanto os outros riam; agora tens razão de cantar, pois que a tormenta, que os abateu, não interrompeu nem o teu trabalho nem o teu descanso.
Eu vou também cantar, e não mais me queixarei, pois que só me molhou a chuva, e posso secar-me ao sol.
Estas palavras fizeram refletir o homem da pedreira, que disse consigo: Consolemo-nos de ser pequeno, pois que a grandeza neste mundo custa muito caro, e que os cuidados, os perigos e os contratempos são a moeda com que se ela paga.
E ainda por este preço não se pode chegar tão alto, que se deixe de encontrar quem esteja mais elevado; pois só Deus goza pacificamente de sua grandeza, não vê ninguém que lhe seja superior, e nunca pode decair. 
Fonte: História de Felipe o mercador de feira ou Simão de Nantua

sábado, 2 de setembro de 2017

EM PRIMEIRA MÃO: CASA DE ORAÇÃO DE SÃO PAULO - CAPITAL


EXPANSÃO DA IGREJA CASA DE ORAÇÃO MINISTÉRIO BRASIL NOVO



Fachada externa da igreja em São Paulo - Brasil
Missão: Igreja casa de oração-Ministério Brasil Novo - une-se em parceria com PASTOR [...] ainda sem uma organização em bairro paulistano e toma a iniciativa de abrir com a  mesma denominação para um propósito: De ver o Evangelho de Jesus Cristo espalhado por todo o Estado de São Paulo e o mundo, com o maior número de discípulos feitos e ver Deus glorificado em tudo o que dizemos e fazemos - para ajudar a cumprir a Grande Comissão que foi escolhida por seu chamado em Cristo, isso foi, é, e sempre será nossa Missão de um Deus Único, assim constituída.

Dentro em breve a casa de oração terá uma “Nova Congregação na capital paulista”, ou seja, em São Paulo, conforme informou o presidente fundador do ministério Bispo Jaime Carrijo, visto que já foi separado o Pastor que presidirá a pastorália com os laboriosos trabalhos pastorais, e educacionais, teóricos e práticos nesta nova congregação.

 Bp. Jaime Carrijo
Deus se inclinou por ajuda-lo prometendo um Redentor vindouro conforme o homem perdeu a obediência, mas Deus prometeu o arrependimento, Jesus “Aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens” (João 1:14).

É louvável essa iniciativa, uma igreja “Pentecostal” nos moldes das do Ministério Brasil Novo “Casa de Oração" também na capital do Estado.

A Igreja cresceu conforme o desejo do Espirito Santo, no qual Lucas escreve em seu Livro de Atos. A nomeação dos Sete (6:1-7).

Os cinco primeiros capítulos de Atos testemunharam a implantação da igreja em Jerusalém, e os começos da oposição a ela por causa da sua pregação de Jesus. Na seção principal seguinte de Atos, vemos como a obra missionária da igreja começou a expandir-se de várias maneiras. Em primeiro lugar, temos a história do aumento da igreja em Jerusalém, e sua difu­são entre os judeus de língua grega; foi isto que levou ao martírio de Estê­vão (6:l-8:3). Em segundo lugar, temos a extensão da igreja para a Samaria (8:4-25). Em terceiro lugar, há a conversão de um etíope (8:26-40). Em quarto lugar, há a conversão de Saulo, que haveria de ser o missionário mais importante aos gentios (9:1-30). A perseguição judaica dos gen­tios chegou ao cúmulo na morte de Estêvão, mas, ao mesmo tempo, este incidente leva à expansão geográfica da igreja e, portanto, ao início do tes­temunho fora dos rigorosos limites do judaísmo; prepara-se o terreno pa­ra a questão crítica do lugar dos não judeus dentro da igreja.


segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Martinho Lutero o Reformador Religioso

 

LUTERO, MARTINHO (1483-1546).
Comemoram os 500 anos da Reforma protestantes, ou reformador religioso alemão, nasceu em Eisleben, Saxônia. Seus pais, camponeses pobres, mas esclarecidos, desejavam que o filho fosse advogado e não mediram sacrifícios para manda-lo estudar.
Lutero criou-se numa atmosfera piedosa, baseada nas crenças religiosas e nas superstições do seu tempo. Aos 14 anos, transferiu-se para Magdeburgo, a fim de continuar os seus estudos, e, de acordo com os hábitos da época, ganhava a vida como cantor ambulante.
Tornou-se depois, aliás, um dos mais admiráveis hinologistas e um dos maiores músicos de seu tempo. Ao terminar o ano escolar, dirigiu-se para Eisenach, onde uma família local o acolheu.
Concluído os estudos preparatórios, que duraram três anos, ingressou na Universidade de Erfurt, em 1501. Em 1502 obteve o grau de bacharel em Artes, e em 1505 licenciou-se. Levado pelo desejo paterno, começou a estudar Direito em 1505. Dois meses depois, muda de ideia e entra para Ordem dos Agostinianos.
Depois de estudar Teologia durante dois anos, ordenou-se sacerdote e começou a viver como professor de Ética na Universidade de Wittenberg. Esteve sete meses em Roma, em 1510,a fim de tratar de alguns assuntos de sua ordem, voltando de lá impressionado com a falta de espirito religioso e de moralidade do Vaticano. Em 1512, doutorou-se em Teologia pela mesma Universidade de Wittenberg.
Em outubro de 1517, indignando-se contra a mercantilização das Indulgencias, publicou 95 proposições (teses) relativas à doutrina e aos abusos cometidos na sua pregação. (V. Reforma e Contra Reforma).  Submeteu suas teses a debate, afixando-as à porta do Castelo de Wittenberg, onde eram colocados os avisos da universidade.
Foi extraordinária a rapidez com que as suas teses se tornaram bandeira de uma crescente rebelião contra a Igreja Católica. O vidente modo como foi tratado determinou seu progressivo afastamento de Roma.
 As Indulgências eram uma espécie de perdão dos pecados e das faltas menores que a Igreja concedia as pessoas, em troca de certos favores.
Lutero, baseando-se nos motivos teológicos e bíblicos, discordava desta maneira de se obter perdão. Mostrava que o perdão, evidentemente, não podia ser uma coisa comprada pelo pecador: era um dom, um presente gratuito de Deus, obtido pelo mérito de Cristo, mediante a fé do crente. Segundo Lutero, o que ocorria, então, era um ”trafico mercenário de perdão”.
Inicialmente, Lutero, segundo parece, não se dava totalmente conta do alcance de suas ideias. Entrementes, estas empolgavam a Alemanha, criando um grupo de admiradores de sua pessoa e de sua atitude. O dominicano Johann Tetzel combateu acremente suas doutrinas, acusando-o de heresia e de cisma. Um oponente ainda mais veemente foi Johann  Eck, que, num debate publico com Lutero, obrigou-o a declarar que tanto os papas como os concílios podiam incidir em erro. Tal declaração leva Lutero definitivamente para o campo contrário ao da |Igreja Católica, que afirma a infidelidade de ambos.
Condenação de Roma O Papa Leão X, mesmo julgando que se tratava de uma disputa entre frades, condenou severamente o reformador. Em junho de 1520, numa bula, declara-o herege, condenando-lhe, ao mesmo tempo, um prazo irrevogável de 60 dias para  retratar-se. Em vez disto, o monge rebelde Lutero expos, com mais clareza ainda, os seus pontos vista em três tratados:
1º Discursos à Nobreza Alemã;
2º Do Cativeiro Babilônico da Igreja;
3º Da Liberdade Cristã.
Depois destas obras era já impossível qualquer reconciliação. O Papa apela para o imperador católico Carlos V, que reúne a Dieta de Worms  (reunião dos príncipes e bispos alemães). Lutero, chamado à mesma, confessou-se separado de Roma e disposto a defender seus pontos de vista.
Seus partidários, temerosos de represália, levam-no ocultamente para o “Castelo de Wartburg”, sob o pseudônimo de Junker Georg, Foi aí que principiou a tradução da Bíblia para o alemão e começou, ao mesmo tempo, a escrever contra a Igreja Católica. Ao sair do seu retiro de Wartburg, então não pode mais controlar o movimento popular-religioso orientado por suas ideias, nem impedir a divisão dos seus partidários.
CASAMENTO:
Em junho de 1525 casou-se com uma  ex-freira, Katherine von Bora, com qual teve seis filhos. Passou seus últimos anos no antigo Convento de Wittenberg. Nunca se preocupou com a saúde, até que,  finalmente, após uma curta enfermidade, faleceu aos 63 anos, no pequeno povoado de Eisleben, onde havia nascido. (A.X.T.)

Fonte: William Benton, Editor
Pesquisa: Encl. Barsa Britânica vol. 8 pags 399-400
Conforme lei 9610/98, Ecad  Dec. Lei 8.469/15

sábado, 26 de agosto de 2017

IADM-Primeira Palestra com Casais em Marabá Paulista

A Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, em Marabá Paulista, e o Pastor João Rezende que pastoreia aquela igreja, celebro juntamente com os membros e convidados a primeira palestra com casais, com a presença do palestrante Pr. Moacir Aguiar de Presidente Venceslau, juntamente com sua esposa. 
É comum observarmos casais que mal conversam entre si, nem parece que se amam, uma das causas talvez, esteja na ignorância do que os diferencia. 
Respeitar os interesses do homem no lazer e no trabalho, e os da mulher com as atividades que lhes dão alegria, anima a ambos e reforça a união do casal se firmando na obediência conforme o texto em Cantares,do grande sábio Salomão, contrario, sobrevém frustrações e ressentimentos.

Vemos nos restaurantes casais sem assunto e muito silencio! Talvez seja exagero, mas que há década vimos perdendo a habilidade de conciliar as diferenças entre os comportamentos masculinos e os femininos. Para o convívio ser possível, ambos ou ao menos um terá que ceder, senão correm o risco de despersonalizarem. Vou me ter aqui a um só traço, que me parece importante, pois interferem amplamente nos modos de convivência.

Quando as diferenças estão no auge, na infância, meninas e meninos pouco brincam juntos. Andam em bandos, formando clube do Bolinhas, logo que se vêem soltos num espaço qualquer.
As meninas, inventam brincadeira de faz-de-conta, que são gente grande, a maioria dos folguedos masculinos presupoem a um grupo homogêneo, no qual as diferenças aparecem em jogar: disputam velocidades, bola e cesto.

Entre as meninas, quase todos os jogos são teatrinhos, as diferenças estão nos ensaio de convivência assimétricas: mãe/filha, professora /aluna, cantora/plateia, espécie de exercício para quando crescerem.

Os esposos querem filhos homem, eles correm, jogam, velejam de igual para igual. As esposas sonham em vestir a menina/filha, querem ensina-la passo-a-posso a se tornar mulher, quase continuação do faz-de-conta. Observam-se na interação resquícios do brincar de casinha, de escolinha, tenho observado isso com a minha neta de 4 anos que sempre me diz : vo vamos conversar um pouco, trazendo tudo aquilo de meninas ou seja mãe/filha, professora/aluna.

Ao atingir a época do casamento, então homem e mulher levam suas vivência tão diferentes para uma nova vida, os rapazes deixam de ir ao clube do bolinha, largando a parceria que tinha na juventude, mas fica ali uma saudade que mais tarde pode tornar-se uma síndrome de abstinência com depressão e ate violência como e visto todos os dias. E insensato mulheres/namoradas/noivas/esposas, procurarem isola-los dos hábitos masculinos, interação que os mantém curiosos, interessados, vivos, jovem.

Já as moças, passam direto da casinha aos papeis inerentes a mulher adulta, exercida por meio da individualização (consciência de sua individualidade independente). Os homens constroem grupos, as mulheres se constroem. Se isso vem da cultura ou da natureza, não posso dizer, mas que existem um efeito para toda causa, isso eu posso creditar, pois muitos episódios da vida feminina, são construídos de tarefas individuais quase íntima, no âmago, hoje já são comum organizarem-se grupos de grávidas, de lactentes ou outras necessidade como dependência.

Diferenças entre homens em grupos em que as mulheres se individuando sós a manifesta-se em outro aspecto importante. As mulheres cantam, falam, conversam entre si sobre tudo que fazem, que sentem ou planejam, mulher fala muito e pede auxilio a outra quando precisa, o homem é mais conservador, sufocar a si mesmo.

A necessidade do homem relatar é bem menor, sempre no seu papel, mulher é aquela que procura discutir a relação, falar sobre sentimento não é o forte dos homens, ele gosta de papear, não sabe o que dizer, pois o homem as vezes sofrem por não compreender a mulher e fica a procura da mulher certa e jamais achará se ele não fizer um concerto com si mesmo e Deus aceitar este concerto.

As tentativas de eliminar as diferenças na marra não dão bom resultados, se for bem sucedidas geram silêncios, e tédios entre os casais, que não mais deprimente do que o silêncio com o medo de ouvir o que o outro tem a dizer. A adaptação e as concessões tornam a vida ressentida e muito marcante, a comunicação empobrece e substitui ao silêncio.

Já na terceira idade, paradoxalmente as mulheres parecem mais com os meninos que elas não foram: elas buscam o que querem, formam grupos, viajam em bando, participam de projetos coletivo coisas que sempre individualizaram. Os homens da terceira idade, ficam mais caseiros, são presentes nas brincadeiras com os netos e atuantes no cotidiano da família - consertam, arrumam, levam, trazem, vai ao super mercado, organizam a casa e ficam mais sociáveis.

Talvez assim seja porque na velhice os papeis sociais e individuais que a natureza biológica de cada instaura e perdem o sentido, tornando-se iguais finalmente! no meio tempo é preciso viver e deixar viver. O jeito falante de um e fazedor do outro tem tudo a ver com a sobrevivência da nossa espécie humana, meninos e meninas continuam diferentes enquanto interessa a natureza na formação do caráter de cada um.

Fica registrada na história da igreja de Marabá Paulista, este encontro que todos se maravilharam na presença do Senhor que foi o anfitrião da celebração, vimos que os casais se mostraram emocionados nas palavras do Preletor Moacir Aguiar, e grandemente soube discorrer na Palavra ao "Primeira Palestra com Casais 2017" desde  o culto oficial ao jantar conforme reportados video em plano superior.

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