Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de junho de 2023

Nova Criação, Tentações Antigas 1°Co. 1:30

   

O apostolo Paulo escreve em 1 Coríntios capitulo 1º versículo 30 o seguinte: "Mas vós sois dele em Jesus Cristo, o qual de Deus nos foi feito sabedoria, e justiça, e santificação, e resgate. Paulo, explica que ; mas Jesus, introduz o bendito contraste. Dele e não da sabedoria eram os coríntios, em cristo Jesus".

É por sua graça que estais em Jesus Cristo, que, da parte de Deus, se tornou para nós sabedoria, justiça, santificação e redenção, 1 Coríntios 1:30

Fonte comentário de: Albert Barnes

Mas dele – Ou seja, por sua agência e poder. Não é pela filosofia; não de nós mesmos; mas por sua misericórdia. O apóstolo mantém em destaque, que não era de sua filosofia, riqueza ou posição que eles haviam sido elevados a esses privilégios, mas de Deus como autor.

Vocês são – vocês são o que são pela misericórdia de Deus. 1 Coríntios 15:10 . Você deve suas esperanças a ele. A ênfase neste versículo é para ele colocar nesta expressão, “sois”. Vocês são cristãos, não pela ação do homem, mas pela ação de Deus.

(Veja a nota complementar em Romanos 8:10 .)

Em Cristo Jesus – Veja a nota em 1 Coríntios 1: 4 . Pelo médium, ou através da obra de Cristo, essa misericórdia foi conferida a você.

Sabedoria – Ou seja, ele é para nós a fonte da sabedoria; é por ele que somos feitos sábios. Isso não pode significar que sua sabedoria se torne estrita e adequadamente nossa; que isso nos é atribuído e considerado como nosso, pois isso não é verdade. Mas deve significar simplesmente que os cristãos se tornaram “verdadeiramente sábios” pela agência, pelo ensino e pela obra de Cristo. Os filósofos tentaram tornar-se sábios por suas próprias investigações e investigações. Mas os cristãos haviam se tornado sábios pela obra de Cristo; isto é, foi por suas instruções que eles se familiarizaram com o verdadeiro caráter de Deus; com sua lei; com sua própria condição; e com a grande verdade de que havia uma imortalidade gloriosa além do túmulo. Nenhuma dessas verdades foi obtida pelas investigações dos filósofos, mas pelas instruções de Cristo. Da mesma maneira, foi através dele que eles foram praticamente sábios para a salvação. Compare Colossenses 2: 3: “Em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento”. Ele é o grande agente pelo qual nos tornamos verdadeiramente sábios. Cristo é frequentemente representado como eminentemente sábio e como a fonte de toda a verdadeira sabedoria para seu povo. Isaías 11: 1 ; Mateus 13:54 ; Lucas 2:40 , Lucas 2:52 ; 1 Coríntios 1:24 ; 1 Coríntios 3:10 . “Vocês são sábios em Cristo.” Muitos comentaristas supuseram que a bela descrição da sabedoria, em Romanos 3: 26-27 ); e,

(2) Porque, por sua influência, obra, espírito e verdade, somos feitos pessoalmente santos aos olhos de Deus.

O primeiro é, sem dúvida, o que se pretende aqui, como a santificação é especificada a seguir. O apóstolo aqui se refere simplesmente ao fato, sem especificar o modo em que isso é feito. Isso deve ser aprendido com outras partes do Novo Testamento. Compare a nota em Romanos 4:25 . A doutrina da justificação é que Deus considera e trata os justos que crêem em seu Filho e que são perdoados por causa do que ele fez e sofreu. As várias etapas do processo podem ser assim declaradas:

(1) O pecador é por natureza exposto à ira de Deus. Ele está perdido e arruinado. Ele não tem mérito próprio. Ele violou uma lei sagrada, e essa lei o condena, e ele não tem poder para fazer expiação ou reparação. Ele nunca pode ser considerado um homem “justo” por seus próprios méritos. Ele nunca pode justificar sua conduta, como um homem pode fazer em um tribunal de justiça onde ele é injustamente acusado, e assim deve ser declarado justo.

(2) Jesus Cristo tomou o lugar do pecador e morreu em seu lugar. Ele honrou uma lei violada; ele tornou consistente que Deus perdoasse. Por seus terríveis sofrimentos, sofridos no lugar do pecador, Deus mostrou seu ódio ao pecado e sua vontade de perdoar. Sua verdade será justificada, e sua lei honrada, e seu governo garantido, se agora ele perdoar o ofensor quando penitente. Ao suportar essas tristezas pelos outros, e não por si mesmo, elas podem ser consideradas e julgadas por Deus. Todos os “benefícios” ou “resultados” dessa expiação, portanto, como foi feito para outros, podem ser aplicados a eles, e toda a vantagem de tal substituição em seu lugar, pode ser entregue a eles, como realmente quando um homem paga uma mão para um amigo; ou quando ele paga outro resgate. O preço é calculado como pago por eles e os “benefícios” fluem para o devedor e o cativo. Não é considerado que eles pagaram, pois isso não é verdade; mas isso foi feito por eles, e o benefício pode ser deles, o que é verdade.

(3) Deus teve o prazer de prometer que esses benefícios podem ser conferidos àquele que crê no Salvador. O pecador é “unido” pela fé ao Senhor Jesus, e é assim julgado ou reconhecido. Deus “estima” ou o julga crente de acordo com a promessa. E, acreditando e se arrependendo, ele considera consistente perdoar e justificar aquele que está tão unido a seu Filho pela fé. Ele é justificado, não pelo ATO da fé; não por nenhum mérito próprio, mas pelos méritos de Cristo. Ele não tem outro terreno e nenhuma outra esperança. Assim, ele é de fato um homem perdoado e justificado; e Deus assim julga e julga. A lei de Deus é honrada, e o pecador é perdoado e salvo; e agora é tão consistente para Deus tratá-lo como um homem justo, como seria se ele nunca tivesse pecado – uma vez que a lei de Deus mostra tão alta honra, como teria havido se ele fosse pessoalmente obediente, ou ele sofreu pessoalmente sua penalidade. E como, através da morte de Cristo, os mesmos “resultados” são garantidos na manutenção do governo moral de Deus como seria por sua condenação, é consistente e apropriado que Deus o perdoe e o trate como um homem justo; e fazê-lo está de acordo com a infinita benevolência de seu coração.

E santificação – Por ele somos santificados ou santificados. Evidentemente, isso não significa que sua santidade pessoal seja reconhecida por nós, mas que, por seu trabalho aplicado a nossos corações, nos tornamos pessoalmente santificados ou santos. Compare Efésios 4:24 . Isso é feito pela ação de seu Espírito, aplicando a verdade à mente João 17:19 , pela ajuda que ele fornece em provações, tentações e conflitos, e pela influência da esperança em sustentar, elevar e purificar a alma. Toda a verdade empregada para santificar foi ensinada principalmente por ele; e todos os meios que podem ser usados ??são a compra de sua morte e estão sob sua direção; e o Espírito, por cuja agência os cristãos são santificados, foi enviado ao mundo por ele e em resposta a

 

Quando o Evangelho é apresentado como “Venha para Jesus para ser hétero”, ao invés de “Venha para Jesus para ser feito justo diante de Deus”, nós não deveríamos nos surpreender quando as pessoas não vêm a Jesus. Se ele não é o alvo do arrependimento delas, então ele não será acreditado como o alvo definitivo da fé delas. Elas vão apenas trocar um ídolo por outro e acreditar que são cristãs por causa disso.

O que a comunidade gay precisa ouvir não é que Deus os fará héteros, mas que Cristo pode torná-los dele. Nessa era, talvez eles nunca serão “héteros” (pela falta de palavras melhores), mas eles podem ser santos (1Co 1.30). Devemos lembrar aos outros (e a nós mesmos) que Cristo está os chamando em última instância para ele mesmo, para conhecer Cristo, amar Cristo, servir Cristo, honrar Cristo e exaltar Cristo para sempre. Quando ele é feito o alvo do arrependimento deles e o objeto da fé deles, eles são feitos justos com Deus Pai, e lhes é dado o poder pelo Espírito Santo para negar todo pecado, seja sexual ou outros.

Como eu mencionei anteriormente, não queremos que as pessoas apenas troquem os ídolos debaixo da pretensão de estarem caminhando na fé. Alguém que esteja tentando buscar a heterossexualidade e não Cristo está tão longe de uma posição justa perante Deus quanto alguém que está buscando ativamente a homossexualidade. Eles colocaram sua fé na nova “orientação” ao invés de conhecer o Deus vivo.

Nova Criação, Tentações Antigas

Como o verdadeiro evangelho muda a tentação? O dia após que Jesus me salvou, eu me senti como uma nova pessoa e como a mesma pessoa tudo ao mesmo tempo. Eu ainda era muito atraída por mulheres (e de várias maneiras, eu ainda sou). Eu visitei igrejas esperando ser encorajada. Esperando ser lembrada do poder do evangelho na luz das minhas tentações, mas ao invés disso, eu tinha ouvido a mentira que a “libertação” significava que eu não deveria estar sentindo as mesmas tentações. Que na minha vinda a Cristo, eu deveria estar livre de me sentir como o velho eu.

Mas graças a Deus pelas Escrituras. Nelas, eu li sobre Cristo e como ele em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hb 4.15). Imagine a festança que experimentei quando percebi que Deus também foi tentado. E como, se esse for o caso, eu vou julgar minha posição com Deus não pelas minhas tentações, mas como vou responder às minhas tentações (1Jo 3.9).

Todos Pecadores, Gays ou Héteros

“O evangelho heterossexual” cria espaço para muito desencorajamento para aqueles estão em Cristo e são atraídos pelo mesmo sexo. Primeiramente porque isso assume que ir para Cristo significa que você será hétero. Se a tentação pelo mesmo sexo ainda é encontrada como uma realidade presente e consistente, a suposição lógica será que você ainda é a mesma pessoa, a pessoa que talvez não conhece Deus verdadeiramente porque você ainda é tentado pelo pecado.

Mas olhando para Cristo, sabemos que isso está longe da verdade. Seja casado ou solteiro, cristãos que sentem tentações pelo mesmo sexo não são menos cristãos por conta disso. Se for o caso, eles podem ser o tipo pelo qual Jesus é mais profundamente solidário. Eles são o povo que Cristo convocou para ir ao seu trono da graça por ajuda no tempo oportuno que, para todos nós, é todos os dias (Hb 4.16).

Deus não veio primeiramente para fazer homens e mulheres atraídos pelo mesmo sexo completamente héteros, ou para fazê-los casados. Cristo veio para nos fazer justos para com Deus. E ao nos fazer justos para com Deus, ele está nos satisfazendo em Deus. Isso é boas novas por uma razão. Porque isso proclama ao mundo que Jesus veio para que todos os pecadores, gays e héteros, possam ser perdoados dos seus pecados para amar a Deus e se alegrar nele para sempre.

 

Esta fonte é responsável por divulgar e autorizar a permissão do texto.

 

 

 

 

AFORISMOS:

 Rogério Lima

20 de janeiro de 2013 às 18:09

A BÍBLIA É O LIVRO DA INSTRUÇÃO. DELA JORRA MANANCIAL DE ÁGUAS CRISTALINAS.

Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas. (Mateus Capítulo 7. Novo Testamento).”

Isaias o mais culto dos Profetas (Cap. 64:8 – Velho Testamento) – “Mas, agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obras das tuas mãos.”

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.” Jeremias, O Profeta chorão 33:3,6.

Amar ao próximo como a ti mesmo resume tudo, Bíblia.

Meus Caros deste importantíssimo informativo.



Sinto uma enorme inquietação do autor deste sítio em dar publicidade às coisas que pretendem em vão desqualificar a existência de DEUS. Talvez isto seja sede de relacionar-se, intimamente, com Cristo e isto é muito bom. Indubitavelmente, o viabilizador ruma para uma saudável e frutífera convivência intima com o pai celeste.



Todo o livro sagrado é permeado de instrução saudáveis. Ensina-nos a ser feliz, sobretudo. Acalma nossa alma.



Evidentemente que o Velho Testamento, além de ter, inúmeros ensinamentos positivos e edificantes, possui uma parte histórica e que já está anulada com a nova aliança, sim. Vertida pelo sangue de JESUS CRISTO na cruz do calvário. Olhemos por este ângulo, senhores. No mais, leia a Bíblia em sua inteireza. Mas, como se ler um manual inspirado por Espírito Santo, por luz divina.

Rogério Lima.

 

1.     Denise

14 de novembro de 2021 às 6:51

Na minha visão jorra sangue isso sim.

Responder

1.     VANESSA

14 de fevereiro de 2022 às 11:01

Irmãos, existe um contexto, um período histórico, logo muitos conselhos serviam para que os fiéis sobrevivessem diante do período em que eram escravos, em nada tem relação com a permissividade da escravidão. Entendam, é como se hoje algum profeta venha nos aconselhar sobre como nos comportar diante do cenário politico atual, (pois ele sabe o que é o melhor para suas criaturas, nós é que nos guiamos por nossas idéias sem consultá-lo para tudo), ele não vai falar em escravidão, pois, “teoricamente” não existe mais escravidão, ele falaria sobre obediência das leis, obediência no emprego, não revidar, deixar Deus nos justificar se estamos com razão, pedir perdão, liberar perdão. São passagens que se referem a um contexto da época. A Bíblia tem diversas linguagens, para entender precisa analisar o contexto e não versículos soltos para tentar soltos e aleatórios. espero ter ajudado um pouquinho, pois assim como muitos um dia eu também não entendia nada. A Paz do Senhor!

Responder

1.     Larissa

15 de maio de 2022 às 9:46

Vanessa, compreendi sua explicação e agradeço por isso, mas ainda fica uma dúvida pra mim. Se muitas coisas foram escritas para a época, para que aquelas pessoas fossem felizes, essa explicação também não se aplica ao homossexualismo? Ainda tenho dúvida com relação a isso e me custa acreditar que nosso Senhor abominaria o amor entre duas pessoas apenas pelo fato de serem do mesmo sexo. Desde já agradeço se puder me explicar melhor!

Responder

1.     Jordana

23 de maio de 2022 às 21:56

Ele.abomina sim ,pq quando ele fez o homem ele fez uma companheira pra ele ,que seria Adão e Eva, quando Deus pediu pra colocar os animais na arca foi um macho e uma fêmea, então se Deus fez isso ,ele já deixou bem claro na bíblia um homem e uma mulher, um macho uma fêmea no mundo dos animais. Pq senão ele teria feito dois homem e duas mulheres para ser casal .o único amor é do homem e da mulher .Deus nunca irá abençoa dois homem duas mulheres, desculpa mas essa é a verdade mas repeito quem gosta do mesmo sexo .só que vivemos em um tempo que esta na hora de nos arrependemos dos maus caminho .pois jesus fala em Apocalipse, 3: 19 eu repreendo e castigo todos que eu amo ,arrependei vó de vossos pecados, eis que estou a porta e bato aquele que ouvi a minha voz e abrir a porta eu entrarei ele ceará comigo e eu com ele no trono do meu pai,Deus ama o pecador mas não o pecado .e aí daquele que conhecer a verdade e não se arrepender .sera lançado no fogo de enxofre

2.     Álvaro Hauenstein Junior

29 de junho de 2022 às 23:48

Eu discordo da Jordana acho que quando foi separado os animas um para cada sexo foi pela questão Biológica/cientifica, pra que a terra fosse repovoada seria necessária que fosse animais de Sexo oposto, não está relacionado com amor e digo mais uma coisa, temos em vista Jesus, já que ele mesmo diz Ninguém vai ao pai se não por mim, ou seja tudo oque valia antes passou a não valer mais, exemplo apedrejar prostitutas entre outras coisas, vc acha q se o homossexualismo fosse algo tão horrível quando é tratado hoje pela maiorias das igrejas Cristã, com toda certeza Cristo teria mencionado algumas coisa sobre isso, vale salientar também que coisas ditas por apóstolos nem sempre estavam corretas, até porque nem eles conseguiam entender a verdadeira natureza de Deus completamente, e outra não é porque certa pessoa está citada na bíblia que ela é correta, Rei Salomão é o maior exemplo disso…

3.     Maicon

5 de julho de 2022 às 8:08

Bem vou te deixar, uma pergunta, sobre, isso que você, esta falando, porque DEUS, DESTRUIU, sodoma e Gomorra, as coisas la tava TÃO fora de controle, que os homens, queria ter ato sexual, com os anjos por isso a destruição, foi o fato, de que os prazeres sexual, estava acima, do respeito, ate MESMO o próximo

4.     Aldeir

18 de agosto de 2022 às 9:04

Olá, a bíblia é feita por 2 testamento o velho e o novo, sendo o velho escrito por profetas. E o novo escrito por discípulos que seguiram e aprenderam com o próprio Deus. Que veio ao mundo para ajustar todas as coisas ele mesmo. Ele o próprio disse que não veio para destruir as leis, mas sim para dar-lhe cumprimento ...  . Romanos 1:26 novo testamento fala que a prática homossexual tratá doença incuráveis, e que eles receberam no seu corpo a condenação da sua prática aqui na terra. E o que vimos hoje doenças incuráveis que veio existir no mundo por causa dessa prática. Atual delas é a varíola dos macacos. A bíblia nos ensina a amar os homossexuais, mas não permite que aceite essa prática. Que biblicamente é errado. Jesus ensinou que não deve ser mais “olho por olho e dente por dente” expressão usada no antigo testamento para matar alguém que pecasse. Ou não obedece a ordem de Deus. Novo Testamento nos ensina a amar o próximo. E ensina-los o caminho da verdade q é Jesus. Ensina-los que existe um Deus e que um inferno cheio de demônios. Ensina-los que algumas práticas podem causa frágeis consequência.

5.     Ingrid

21 de novembro de 2022 às 12:37

Simplesmente pelo fato de Ele ter feito homem e mulher. Senão Ele teria feito mulher com mulher e homem com homem. E outra também que Ele disse: Multipliquem e encham a terra. E se Ele tivesse feito casais do mesmo sexo como iriam encher a terra. Hoje pode acontecer a fecundação através da sêmen de outro homem, mas antes não existia isso.

Fica com Deus e Ele te abençoe.

6.   

7.     Maura

29 de março de 2023 às 23:25

O problema nao é o amor entre duas pessoas e sim a pratica de fazer algo que nao foi deixado por Deus para ser feito por pessoas do mesmo sexos, se fosse assim pra que Deus criaria eva? Teria feito outro homem nao uma mulher Deus é amor e multiplicação e so podemos multiplicarmos com opostos e nao com iguais.


Rogério Lima

20 de janeiro de 2013 às 18:09

A BÍBLIA É O LIVRO DA INSTRUÇÃO. DELA JORRA MANANCIAL DE ÁGUAS CRISTALINAS.

”Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina; Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas. (Mateus Capítulo 7. Novo Testamento).”

Isaias o mais culto dos Profetas (Cap. 64:8 – Velho Testamento) – “Mas, agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obras das tuas mãos.”

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes. Eis que eu trarei a ela saúde e cura, e os sararei, e lhes manifestarei abundância de paz e de verdade.” Jeremias, O Profeta chorão 33:3,6.

Amar ao próximo como a ti mesmo resume tudo, Bíblia.

Meus Caros deste importantíssimo informativo.

Sinto uma enorme inquietação do autor deste sítio em dar publicidade às coisas que pretendem em vão desqualificar a existência de DEUS. Talvez isto seja sede de relacionar-se, intimamente, com Cristo e isto é muito bom. Indubitavelmente, o viabilizador ruma para uma saudável e frutífera convivência intima com o pai celeste.

Todo o livro sagrado é permeado de instrução saudáveis. Ensina-nos a ser feliz, sobretudo. Acalma nossa alma.

Evidentemente que o velho testamento, além de ter, inúmeros ensinamentos positivos e edificantes, possui uma parte histórica e que já está anulada com a nova aliança. Vertida pelo sangue de JESUS CRISTO na cruz do calvário. Olhemos por este ângulo, senhores. No mais, leia a Bíblia em sua inteireza. Mas, como se ler um manual inspirado por espírito Santo, por luz divina.

Rogério Lima.

Responder

1.    

Denise

14 de novembro de 2021 às 6:51

Na minha visão jorra sangue isso sim.

Responder

1.    

VANESSA

14 de fevereiro de 2022 às 11:01

Irmãos, existe um contexto, um período histórico, logo muitos conselhos serviam para que os fiéis sobrevivessem diante do período em que eram escravos, em nada tem relação com a permissividade da escravidão. Entendam, é como se hoje algum profeta venha nos aconselhar sobre como nos comportar diante do cenário politico atual, (pois ele sabe o que é o melhor para suas criaturas, nós é que nos guiamos por nossas idéias sem consultá-lo para tudo), ele não vai falar em escravidão, pois, “teoricamente” não existe mais escravidão, ele falaria sobre obediência das leis, obediência no emprego, não revidar, deixar Deus nos justificar se estamos com razão, pedir perdão, liberar perdão. São passagens que se referem a um contexto da época. A Bíblia tem diversas linguagens, para entender precisa analisar o contexto e não versículos soltos para tentar soltos e aleatórios. espero ter ajudado um pouquinho, pois assim como muitos um dia eu também não entendia nada. A Paz do Senhor!

Responder

1.    

Larissa

15 de maio de 2022 às 9:46

Vanessa, compreendi sua explicação e agradeço por isso, mas ainda fica uma dúvida pra mim. Se muitas coisas foram escritas para a época, para que aquelas pessoas fossem felizes, essa explicação também não se aplica ao homossexualismo? Ainda tenho dúvida com relação a isso e me custa acreditar que nosso Senhor abominaria o amor entre duas pessoas apenas pelo fato de serem do mesmo sexo. Desde já agradeço se puder me explicar melhor!

Responder

1.    

Jordana

23 de maio de 2022 às 21:56

Ele.abomina sim ,pq quando ele fez o homem ele fez uma companheira pra ele ,que seria Adão e Eva, quando Deus pediu pra colocar os animais na arca foi um macho e uma fêmea, então se Deus fez isso ,ele já deixou bem claro na bíblia um homem e uma mulher, um macho uma fêmea no mundo dos animais. Pq senão ele teria feito dois homem e duas mulheres para ser casal .o único amor é do homem e da mulher .Deus nunca irá abençoa dois homem duas mulheres, desculpa mas essa é a verdade mas repeito quem gosta do mesmo sexo .só que vivemos em um tempo que esta na hora de nos arrependemos dos maus caminho .pois jesus fala em Apocalipse, 3: 19 eu repreendo e castigo todos que eu amo ,arrependei vó de vossos pecados, eis que estou a porta e bato aquele que ouvi a minha voz e abrir a porta eu entrarei ele ceará comigo e eu com ele no trono do meu pai,Deus ama o pecador mas não o pecado .e aí daquele que conhecer a verdade e não se arrepender .sera lançado no fogo de enxofre

2.    

Álvaro Hauenstein Junior

29 de junho de 2022 às 23:48

Eu discordo da Jordana acho que quando foi separado os animas um para cada sexo foi pela questão Biológica/cientifica, pra que a terra fosse repovoada seria necessária que fosse animais de Sexo oposto, não está relacionado com amor e digo mais uma coisa, temos em vista Jesus, já que ele mesmo diz Ninguém vai ao pai se não por mim, ou seja tudo oque valia antes passou a não valer mais, exemplo apedrejar prostitutas entre outras coisas, vc acha q se o homossexualismo fosse algo tão horrível quando é tratado hoje pela maiorias das igrejas Cristã, com toda certeza Cristo teria mencionado algumas coisa sobre isso, vale salientar também que coisas ditas por apóstolos nem sempre estavam corretas, até porque nem eles conseguiam entender a verdadeira natureza de Deus completamente, e outra não é porque certa pessoa está citada na bíblia que ela é correta, Rei Salomão é o maior exemplo disso…

3.     

Maicon

5 de julho de 2022 às 8:08

Bem vou te deixar, uma pergunta, sobre, isso que você, esta falando, porque DEUS, DESTRUIU, sodoma e Gomorra, as coisas la tva TÃO fora de controle, que os homens, queria ter ato sexual, com os anjos por isso a destruição, foi o fato, de que os prazeres sexual, estava acima, do respeito, ate MESMO o próximo

4.    

Aldeir

18 de agosto de 2022 às 9:04

Olá, a bíblia é feita por 2 testamento o velho e o novo, sendo o velho escrito por profetas. E o novo escrito por discípulos que seguiram e aprenderam com o próprio Deus. Que veio ao mundo para ajustar todas as coisas ele mesmo. Ele o próprio disse que não veio para destruir as leis, mas sim para [...]. Romanos 1:26 novo testamento fala que a prática homossexual tratá doença incuráveis, e que eles receberam no seu corpo a condenação da sua prática aqui na terra. E o que vimos hoje doenças incuráveis que veio existir no mundo por causa dessa prática. Atual delas é a varíola dos macacos. A bíblia nos ensina a amar os homossexuais, mas não permite que aceite essa prática. Que biblicamente é errado. Jesus ensinou que não deve ser mais “olho por olho e dente por dente” expressão usada no antigo testamento para matar alguém que pecasse. Ou não obedecesse a ordem de Deus. Novo Testamente nos ensina a amar o próximo. E ensina-los o caminho da verdade q é Jesus. Ensina-los que existe um Deus e que um inferno cheio de demônios. Ensina-los que algumas práticas podem causa frágeis consequência.

5.    

Ingrid

21 de novembro de 2022 às 12:37

Simplesmente pelo fato de Ele ter feito homem e mulher. Senão Ele teria feito mulher com mulher e homem com homem. E outra também que Ele disse: Multipliquem e encham a terra. E se Ele tivesse feito casais do mesmo sexo como iriam encher a terra. Hoje pode acontecer a fecundação através da sêmen de outro homem, mas antes não existia isso.

Fica com Deus e Ele te abençoe.

6.    

Maura

29 de março de 2023 às 23:25

O problema nao é o amor entre duas pessoas e sim a pratica de fazer algo que nao foi deixado por Deus para ser feito por pessoas do mesmo sexos , se fosse assim pra que Deus criaria eva ? Teria feito outro homem nao uma mulher Deus é amor e multiplicação e so podemos multiplicarmos com opostos e nao com iguais.

Por: Jackie Hill Perry. © Desiring God Foundation. Website: desiringGod.org. Traduzido com permissão. Fonte: The Heterosexual Gospel.

quinta-feira, 1 de junho de 2023

TEÓLOGO KALL RAHNER liberdade cristã. Manual de teologia pastoral (1971-1972).

  Karl Rahner  reflete. 

Este trabalho quer tratar a liberdade cristã na ótica de Karl Rahner, o que implica o desafio de “libertar” o conceito de liberdade das reduções em que a palavra se encontra hoje aprisionada. Nesse sentido, “libertar” a liberdade significa retirar-lhe o peso do efêmero, que talvez seja a marca do homem da chamada pós-modernidade e que, no extremo, é o que escraviza impeditivamente o entendimento da liberdade cristã como “evento do eterno.

Mas não é só. Cuidar da liberdade que é cristã implica perceber a liberdade como uma misteriosa experiência, por seu caráter indissociável da relação do ser humano com Deus. Por isso, a liberdade que pretendemos “descobrir” nessas linhas tem sua origem encoberta no “mistério absoluto a que chamamos Deus”.

Tal relação somente será entendida no contexto hodierno se perseguir o exato sentido que ora a presente página assim delimita:

a tarefa de pensar o cristianismo através da sua configuração na cultura plural parece-me fadada à superficialidade meramente morfológica do fenômeno cristão [...] se nós não nos perguntássemos pela idéia, ou pela essência, ou pelo ato que produz a forma ou a figura cristãs como absolutas. Ab-solutas, no sentido rigoroso do termo, isto é, livres da relação, livres na relação; livres, assim, para a livre relação. A proposta que o estudo persegue

Assim é que esse estudo encontra a liberdade como a realidade da experiência transcendental. É quando o sujeito experimenta a sua própria ação não como um evento objetivo, mas como um evento subjetivo, que o homem experiência um acontecer salvífico, na medida em que o exercício da liberdade não se reduz a uma escolha efêmera, mas implica o evento, cujo objeto valorado é o próprio homem. Nas palavras de Rahner,

quando se entende realmente a liberdade, compreende-se que ela não é a faculdade de fazer isto ou aquilo, mas a faculdade de decidir sobre si mesmo e construir-se a si mesmo.

É esta a perspectiva que faz do exercício da liberdade um evento salvífico e que, por isso mesmo, implica trazer a concepção de salvação para a concepção de criação. Em sua sabedoria, Rahner defende que o homem, quando se aceita real e serenamente como criatura, se aceita como ser da liberdade e da responsabilidade, como o ser da diferença entre o que ele é e o que deve ser. Essa diferença pede ao cristão uma superação e, portanto, “um ‘não’ a alguma coisa e um ‘sim’ a outra coisa, a uma coisa melhor..

Desse modo é no exercício da sua misteriosa liberdade que o homem, num tempo único que lhe é dado pelo Criador, vai-se construindo, na história, na superação da diferença entre um “não” e um “sim”, ou seja, “entre a preguiça do seu espírito e o seu egoísmo, por um lado, e a luz da verdade, do amor, da fidelidade e do desinteresse, por outro. 

É diante disso que o tema da liberdade e o tema da criação se entrelaçam de tal maneira no cristianismo que se tornam indissociáveis na compreensão que se pretenda alcançar do que seja o homem.

 A estrutura metodológica que se utiliza

Neste ponto impõe-se esclarecer a estrutura deste trabalho, que é marcada pelo entrelaçamento e pela complexidade de suas questões, porque assim nos impõe a realidade do cristianismo, tal como o percebeu o autor sob estudo. Por isso, não perseguir esta complexa trama incorreria cair numa “temível simplificação”, conforme a advertência de Rahner:

Quem leva em consideração apenas uma parte dentro de um estado de coisas complexo, pode falar de um modo “claro”. Sua clareza, contudo, é tão-só a de um temível simplificateur (simplificador). Quando o objeto não permite que a sua realidade seja simplificada, é inevitável certa complicação na linguagem.

    Rahner recomenda ao leitor que vá penetrando na trama das reflexões que ele reconhece, também lhe foram difíceis. A ressalva é pertinente porque se observarmos os capítulos que se apresentam, poderia parecer que seus títulos, por si, apontam uma impermeabilidade, apontam uma seqüência estanque em que o primeiro traria a liberdade como mistério do Pai; o segundo trataria a liberdade como um evento salvífico e, portanto, discorreria sobre o Filho; e o terceiro encerraria a segunda parte, apresentando a missão do Espírito Santo, na autocomunicação de Deus ao ser humano.

  Tal não corresponde ao que se pretende porque como nos diz a clareza de Rahner, “assim não pode ser].  E não pode mesmo, pois quando “o Pai se nos dá a si próprio em absoluta autocomunicação mediante o Filho no Espírito Santo”, aí, está dada a experiência da “Trindade da história da salvação e revelação, e na qual fazemos a experiência da Trindade imanente”, ou seja, de como a Trindade é em seu ser mais íntimo, donde este trabalho pressupõe a ação da Trindade desde aqui e por todas as linhas até a conclusão, que melhor exporá a premissa trinitária que desde já se expôs.

  Dito isso, é a partir da afirmação de que a liberdade não se pode dissociar do tema da criação, que esta Primeira Parte luta por dar significado a uma teologia da criação que responda alguns problemas cruciais que desafiam a fé cristã – individual ou coletivamente –, no que tange à concepção de Deus, de ser humano e o papel desempenhado pela liberdade diante de ambos.

  Nesse sentido, será impossível reter a Primeira Parte apenas na análise da Primeira pessoa trinitária, ou seja, o Pai, uma vez que o cristianismo se funda na Revelação do Filho, que nos deixa seu Espírito, para que possamos atualizar a mensagem cristã de modo a que ela alcance os “confins do mundo”, sob a inspiração do Espírito de Jesus Cristo. Nesta Parte, desponta a liberdade como o mistério fundamental da relação entre Deus Pai e o ser humano, com o quê se espera tirar conseqüências do pensamento rahneriano para a experiência e a vivência cristã nos dias que correm.

  Na mesma linha, se o título pode sugerir que a Segunda Parte se exaure no exame da Segunda pessoa, ou seja, no Filho, o estudo mostrou-nos, de novo, o papel da liberdade de Deus Pai que quer revelar-Se por seu Filho, e nisso revela-Se por nosso Redentor. As implicações dessa revelação redentora, para a teologia da criação de nosso autor, desembocam no caminho de questões tais como o conhecimento de Deus, o encontro com o Deus homem e o significado a se atribuir ao mundo, à história e ao tempo, diante do misterioso evento salvífico que se dá na liberdade absoluta da autocomunicação de Deus pelo Logos.

   Finalmente, a Terceira Parte aborda a autocomunicação existencial pelo Espírito Santo mantendo o tema da autocomunicação. Portanto, carregando a missão do Filho e do Espírito Santo numa volta à liberdade transcendental, que deve ser entendida não como um conceito, mas como a experiência que permite ao homem, numa abrupta ruptura de si, a busca do caminho de Deus que se confunde

   KARL RAHNER. Curso fundamental da fé: introdução ao conceito de cristianismo, 2ª ed. SP: Paulus, 1989, 121. As próximas referências ao autor se farão como RAHNER e a esta obra pela abreviatura CFF.

  VÁZQUEZ MORO. A configuração do cristianismo numa cultura plural, Perspectiva Teológica, Belo Horizonte, no 70, 363-364, set./dez. 2003..

 RAHNER. In Publik-Forum, 23 de fevereiro de 1979, nº 4, 13. Apud H. VORGRIMLER. K. Rahner: experiencia de Dios em su vida y en su pensamiento. Santander: Sal Terrae, 2004, 23. Tradução brasileira: Karl Rahner: experiência de Deus em sua vida e em seu pensamento. SP: Paulinas, 2006, 25-6. As próximas referências a esta obra se farão pela abreviatura EDV, segundo a edição em Espanhol. 

 RAHNER. O Deus Trino, fundamento transcendente da história da salvação. Mysterium Salutis II/1, Petrópolis:Vozes, Cap. 5, seção I, 290. As próximas referências a este artigo se farão pela abreviatura. GOS CATÓLICOS, PROTESTANTES E ORTODOXOS.

sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

KARL RAHNER (1904-1985)

Um dos maiores teólogos católicos do século XX, Karl Rahner nasceu em Freiburg, na Alemanha, em 1904. Foi sacerdote jesuíta, ordenado em 1932. O teólogo Karl Rahner, foi um dos mais importantes e criativos teólogos da tradição católica no século XX, teve um papel fundamental no incentivo à abertura da igrejacatólica-romana às diversas tradições religiosas. Foi um dos principais assessores teológicos do Concílio Vaticano II.
 Em 1965 fundou a "Concilium", revista internacional de Teologia, com a colaboração de Yves Congar e Edward Schillebeeckx. Foi um pensador que influenciou muitos teólogos. Segundo muitos teólogos "todos bebemos em Rahner". O pensamento teológico na atualidade "é devedor, mas em profundidade, à reflexão deste alemão". O projeto de auto-comunicação de Deus; a relação da Antropologia com a Cristologia e a Igreja e o espírito são pontos essenciais da reflexão de Karl Rahner. Rahner estudou na universidade de Freiburg e acompanhou os cursos de Martin Heidegger, uma das influências decisivas na sua formação (outras influências importantes seriam Kant e o jesuita belga Joseph Maréchal). Karl Rahner passou a maior parte da sua vida ensinando teologia sistemática em cidades como Innsbruck e Munique. Deixou uma obra vastíssima, que inclui as "Investigações Teológicas", em 14 volumes. Karl Rahner faleceu em 1985.

Karl Rahner foi profundamente ligado à renovação da teologia católica e da Igreja. Desde 1948 foi professor de teologia dogmática em Innsbruck. Posteriormente lecionou também teologia nas Universidades de Munique e Münster. A partir de 1964, e durante três anos, participou dos trabalhos da comissão teológica do Vaticano ll, dando ao mesmo tempo cursos sobre a concepção cristã do mundo na Faculdade de Filosofia de Münster, onde sucedeu Romano Guardini. A aposentadoria de Rahner, em 1971, não interrompeu sua atividade científica e pastoral, já que continua sendo membro ativo do Sínodo Nacional da Alemanha.

Sua obra insere-se na corrente filosófica alemã de Heidegger, de quem foi discípulo, e nutrese do pensamento teológico alemão tanto católico quanto protestante. É uma teologia aberta e profundamente tradicional, mas fortalecida com um novo alento de vida e cultura moderna. Sua numerosa produção vai de 1941 a praticamente seus últimos dias, em 1985. Cabe assinalar as seguintes obras: Ouvinte da palavra (1941); Visões e profecias (1952); Liberdade de palavra na Igreja (1953); Missão e graça (1959); Cristologia (1972); Mudança estrutural da Igreja (1973); Curso fundamental da fé (1976). Muitos de seus escritos foram coletados nos Escritos de Teologia (1954-1975) e na coleção “Quaestiones disputatae” (iniciada em 1958). Dirigiu também as obras enciclopédicas Sacramentum mundi (1969) e Manual de teologia pastoral (1971-1972).

É, suas obras usadas em tcc e tese de doutorado em ciencia da religião. Tenho uma tese dedicada a ele