Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para quê todo aquele que nele cre não pereça, mas tenh a vida eterna disse Jesus: Missão João 3:16 Não compreendeis ainda? Mc 8:21. Jesus é Salvação Eterna. Deus jamais inspira desejos no caminho da perfeição, sem fornecer os meios de exercitá-los. Porque sua vida de oração evidencia- nos ainda mais o espírito de renúncia, cujos desejos de unção com Deus não conhece limites.
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terça-feira, 5 de março de 2019
quarta-feira, 23 de janeiro de 2019
#MEU REINO NÃO DESTE MUNDO JOÃO 18.36
24/08/2012
O que Jesus quis dizer com a seguinte expressão: ‘Meu reino não é deste mundo’?
Na época de Jesus Israel estava sob o
domínio opressor dos Romanos. Eles eram obrigados a pagar altas taxas aos seus
dominadores e viviam sob grande humilhação. Como exemplo, um soldado romano
podia obrigar um judeu a carregar sua carga por uma milha (cerca de 1
quilômetro e meio). Esse jugo havia começado no ano de 63 AC.
Os judeus criam que quando o Messias viesse
iria se tornar rei de Israel, comandando as tropas para os libertar do jugo
romano. Mas Jesus veio para cumprir uma missão muito maior, um outro propósito.
Ele não tinha a intenção de derrotar a
supremacia Romana, embora alguns dos seus discípulos tivessem essa expectativa.
Ele veio para anunciar um outro reino. João 18:36 informa: “O meu reino não é
deste mundo. Se o meu reino fosse deste mundo, os meus ministros se empenhariam
por mim, para que não fosse eu entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é
daqui” (João 18:36).
Jesus pregou o evangelho com a finalidade
de libertar Israel do pecado, da ignorância a fim de anunciar a justiça, o
amor, a verdade. Veio fundar um novo reino. Um reino que não é regido por
governantes, que erram, mas pelo próprio Deus. Um reino para subsistir pela
eternidade. “Pois desta maneira é que vos será amplamente suprida a entrada no
reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” (2 Pedro 1:11).
Os discípulos demoraram compreender o
objetivo da missão de Jesus, pois constantemente, mesmo com todas as suas
advertências, eles discutiam sobre quem seria o maior deles (Mateus 18:1 e
Lucas 22:24). Jesus, querendo que eles compreendessem, dizia que o maior é
aquele que serve, e que dessa forma o exemplo máximo de serviço aos semelhantes
seria dado, através de sua morte. “Ninguém tem maior amor do que este: de dar
alguém a própria vida em favor dos seus amigos” (João 15:13).
Jesus hoje nos convida a aceitar a natureza
espiritual de seu reino, que logo, logo, será estabelecido. (Mateus 3:2, 4:17,
5:3). Se os judeus tivessem aceitado o ministério de Jesus e seus ensinos,
provavelmente teriam uma melhor sorte, pois teriam evitado um grande número de
problemas que lhes sobrevieram ao longo dos séculos, e quem sabe não seriam até
hoje o povo escolhido por Deus para dar sua mensagem? Contudo eles O
rejeitaram. Mas nós podemos hoje aceitar o reino de Deus, e crer que em “breve
virá”.
MEU REINO NÃO É NESTE MUNDO-O EVANGELHO SOCIAL CUIDADO
O QUE É A TEOLOGIA DO EVANGELHO SOCIAL?
Tendo suas raízes em Friedrich
Schleiermacher (1764-1834), o teólogo e filósofo alemão, considerado
cristocêntrico e visionário pelos racionalistas e radical pelos ortodoxos, a
teologia do evangelho social sofreu também a influência de outro teólogo alemão,
Albrecht Ritchl (1822-1889), que ressaltou o conteúdo ético-social da
Teologia.Como uma das expressões mais características da teologia liberal
norte-americana, o evangelho social teve como o seu maior intérprete o pastor
batista Walter Rauschembusch (1861-1918), professor no seminário batista de
Rochester, de 1897 até o seu falecimento.
Na América do Sul, esse movimento pode
também ser identificado como a “teologia da libertação”, cujas linhas
ideológicas chegam mesmo ao extremo de propor uma aliança estratégica entre
cristãos revolucionários e marxistas não dogmáticos, no propósito comum de
estabelecerem a “justiça social”, até mesmo por meio de uma revolução.
Embora tenha suas origens em meados do
século passado, a teologia do evangelho social, também conhecida como O
Evangelho do Caminho de Jericó, alcançou maior sucesso nos anos seguintes à
Primeira Guerra Mundial, pelo fato de se atribuir às injustiças sociais as
causas da grande conflagração internacional que ceifou milhões de vidas.
O movimento teve o seu lado positivo,
pois procurou levar a Igreja a empenhar-se em atividades mais amplas em favor
dos menos favorecidos da sorte, e criticou os governos corruptos e os sistemas
ideológicos injustos.
Foi uma resposta nova da ética cristã
em uma nova situação histórica, pois, particularmente nos Estados Unidos, era
grande o número de problemas decorrentes do rápido crescimento industrial.
A consciência cristã, assim desafiada,
converteu-se numa “consciência social”.
Rauschembusch, filho de um
missionário luterano junto aos alemães, quando pastoreava a segunda igreja
batista alemã de Nova York, em 1886, impressionou-se com as deprimentes
condições sociais ali existentes.
Fundou o influente movimento
Fraternidade do Reino, que lançou, em 1889, a revista mensal Pelo Direito,
visando a classe trabalhadora e defendendo um programa social cristão. Seu
livro Cristianismo e a Crise Social, editado em 1907, obteve grande sucesso,
pois foram feitas 17 edições com um total de 50 mil exemplares vendidos.
Identificando o reino de Deus como um
reino neste mundo, o evangelho social assumiu a liderança do neoprotestantismo
entre as duas grandes guerras mundiais, ocupando assim o terreno perdido pelo
liberalismo, cujo otimismo sofreu fragorosa derrota com a guerra de 1914-1918.
Nessa corrente teológica, o propósito
original do cristianismo seria transformar a sociedade no reino de Deus,
baseando-se em João 10.10: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a
destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” Isto seria
conseguido através de uma reconstituição das relações humanas.
Assim, o reino de Deus fundado
por Jesus seria teleológico, ou seja, considera-se o mundo como um sistema de
relações entre meios e fins.
A igreja existiria para realizar o
reino, lutando contra o mal e constituindo se em meio de salvação para a
sociedade.
Nessa teologia, o pecado original não
existe. Todos nós participaríamos na culpa da comunidade, sendo a exploração
dos pobres, as favelas, as péssimas condições de trabalho, o trabalho das
crianças, etc., os maiores pecados.
A força motriz para a eliminação do
pecado da comunidade seria o amor pela humanidade. A igreja redime a sociedade
pela educação, pela moralidade.
A salvação tornaria-se, portanto, pelas
obras. O Evangelho Social rejeita o Deus transcendente e prega um Deus
imanente, que se esforça em nossos esforços.
Jesus, nessa teologia, seria um
grande mestre, exemplo inigualável de moral, mas sempre homem e meramente
homem.
Ele é o primus inter pares.Sendo uma
teologia de acomodação e de ajuste às conquistas nos campos da ciência, da
evolução da economia e da política, tem como alvo a transformação das
instituições sociais pelo evangelho, como:família, igreja, escolas, governo,
etc., concluindo que o cristianismo existe para reformar a sociedade.
No Brasil, que passa agora por uma fase
de transformação como a ocorrida nos Estados Unidos um século atrás, o
evangelho social está presente numa tendência de querer comprometer a igreja
com os movimentos sociais rurais ou urbanos, como o Movimento Sem-Terra, os
sindicatos, etc. Eis, a seguir, alguns dos pontos mais salientes dessa corrente
teológica:
a) Ensina que a Igreja deve assumir um
compromisso com os pobres, e que tal compromisso não é uma tarefa a vir depois
de uma revolução, mas que se impõe já, como uma condição de nossa fé na obra de
Jesus.
b) Afirma sua fé nos pobres e nas
possibilidades de eles se organizarem e obterem a libertação da escravidão em
que vivem;
c) Entende que a Igreja tem por missão
denunciar a riqueza geradora de injustiças e protestar contra ela.
Exame crítico:
Uma análise da teologia do evangelho
social, do ponto de vista do ensino bíblico mostra o seguinte:
a) Abandonou o Deus pessoal
b) a doutrina do pecado original
c) todo sentido sobrenatural da vida
cristã.
O problema principal é o pecado
individual e não a desigualdade dos bens deste mundo. Jesus não condenou os ricos
como ricos e nem defendeu os pobres como pobres. . .
As palavras de Jesus: “O meu
reino não é deste mundo” (Jo 18.36) não significam tão-somente que havia uma
distância imensa entre as condições sociais de Jesus e as de Pilatos...
O texto de Mateus 6.33 certamente
não trata de um reino deste mundo;
As duas guerras mundiais provaram
definitivamente que o homem é um pecador nato e sem quaisquer condições de, por
si mesmo, amar o seu próximo,e manter a paz entre si; O amor dirigido a apenas
uma classe torna-se abstrato e não alcança o indivíduo. O comunismo, como regime voltado para
os interesses de uma classe — os proletários —,certamente alimenta o ódio aos
burgueses.
O amor ensinado e exemplificado por
Jesus não pode-se comparar com o de classes, conforme Mateus 5.44;
Nenhuma reforma social é possível sem
que os indivíduos, cada um de per si, experimentem o arrependimento e recebam
de Deus o perdão e o poder para viverem uma nova vida em que “as coisas velhas
já passaram” (2 Co 5.17).
O pecado seria da “sociedade” e não do
indivíduo, razão pela qual no evangelho social não existe arrependimento
pessoal; A redenção seria pela educação e não pela morte vicária de Cristo.
PESQUISAS
PESQUISASquinta-feira, 27 de dezembro de 2018
O MUNDO DOS EVANGÉLICOS AINDA NÃO É DE DEUS
O MUNDO DOS EVANGÉLICOS AINDA NÃO É DE
DEUS
O numero de evangélicos no Brasil aumentou
e agora o que mudará?
Certo tempo atrás, necessitando a influência
calamitosa de ensinamentos de profissão de fé religiosa e confessionais, podia
se ver propagandas ao ar livre com alto falantes em veículos que dizia O BRASIL
É DO SENHOR JESUS, mas não houve evangelização nem o derramamento de chuvas dos
céus e, não assim a igreja do Senhor transformou-se em Templo de adoração e não
em igreja de Cristo, a igreja não mudou mais mudou e muito a influência da
sociedade brasileira.
Se analisarmos o último censo geral
do IBGE, existe, de fato, um aumento expressivo no número dos que se alegam
evangélico. Observemos, in verbis, o
texto a seguir, retirado do site do IBGE:
“O número de evangélicos no Brasil
aumentou 61,45% em 10 anos, segundo dados do Censo Demográfico divulgado nesta pagina pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Em 2000, cerca de 26,2 milhões se disseram evangélicos, ou 15,4% da população.
Em 2010, eles passaram a ser 42,3 milhões, ou 22,2% dos brasileiros. Em 1991, o
percentual de evangélicos era de 9% e, em 1980, de 6,6%.”
O que me assusta nisso é que a esperteza,
no aprendizado diário de nossas vidas, na profundeza, é aproximadamente nula.
Não se tem uma inteligência de transformações de valores em Cristo na sociedade
brasileira em função do aumento de evangélicos.
Antigamente, era corriqueiro se dizer
sobre os católicos alguma coisa mais ou menos assim: “aquele é católico, mas
não significa praticante”. No meio evangélico, isso jamais foi uma estandarte, ocasião
que evangélico era sinal de alguma pessoa honesto, honrado, fiel, verdadeiro
nos procedimentos, finalmente, não se aceitava a expressão “evangélico não
praticante”.
O que mais me vem fazer sofrer é ver qualquer
povo evangélico acéfalo. Um povo que não tem profetas, um povo sem comando e
indo para onde.
Também me dói é ter a perceber que esse avanço
só se deu a partir de um tempo que pessoas que se diziam sem compromisso com
outras religiões, passaram a conviver com as igrejas evangélicas e com isso originando
um aumento no número absoluto. Porém, ao oposto do que precisaria ser esse povo
evangélico, excepcionalmente, não alcança mais perpetrar a diferença.
Lembrarmos-nos das palavras do
profeta Malaquias, bem como disse: “Então voltareis e vereis a
diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o
serve” (Mal 3.18), podemos inferir que aqui no Brasil ser
evangélico ou não ser evangélico é quase a mesma coisa.
Hoje, um evangélico come na mesa do
idólatra, canta no palco de Belzebu e Mamom, canta na mistura do sagrado e
profano, hoje, evangélico faz fila para ir a “show” de outro suposto evangélico,
com dançarinas seminuas, hoje em dia, pastores e mais pastores casam-se e
recasam-se e tudo continua bem.
Hoje o evangélico usa piratarias,
frauda impostos (não que sejam justos, mas a Bíblia manda pagar), são desleais,
são rebeldes, enfim, hoje não há diferença entre quem serve a Deus, a Jeová
verdadeiro, e quem não serve. Hoje, somos tão ou mais pecadores que outros
segmentos, colocamos no poder político do país, para nos administrar, pessoas politeístas,
que sempre foram ateístas, pessoas que praticam e defendem a prática do aborto,
pessoas que mentem por causas políticas, pessoas sem nenhum pudor, mas que nos
cercam e com suas ofertas tem comprado quase que 80% dos supostos líderes
evangélicos desta Nação apenas com um sorriso nos lábios. Que angústia esse
quadro!
Fico triste a cada ano que se passa,
pois não vejo aqui em nosso querido Brasil, a pretexto de bandeiras e
ideologias diversas e estranhas à Palavra de Deus, uma Nação como a que o
salmista ensina. Se fixarmos nossos olhos em cada palavra do salmista,
choraríamos. Na realidade, caminhamos no sentido oposto ao que seria uma Nação
cujo Deus é o Senhor.
“Para
que nossos filhos sejam como plantas crescidas na sua mocidade; para que as
nossas filhas sejam como pedras de esquina lavradas à moda de palácio. Para que
as nossas dispensas se encham de todo provimento; para que os nossos rebanhos
produzam a milhares e a dezenas de milhares nas nossas ruas. Para que os nossos
bois sejam fortes para o trabalho; para que não haja nem assaltos, nem saídas,
nem gritos nas nossas ruas. Bem-aventurado o povo ao qual assim
acontece; bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR.”
O salmista nos ensinou essas coisas
em seu livro narrado em negrito acima no capítulo 144, do verso 12 - 15,
certamente perceberíamos o que estou dizendo
no Salmos.
Atualmente observando uma Nação cujos
deuses e semideuses são a improbidade, o despudor, canais de TV, líderes de igreja
(aqui incluídos os que se dizem deuses evangélicos, como os apóstolos, os
bispos, os pastores “showman”, os gospel cantores e tantos outros que são venerados
a ferro e fogo), uma nação que usurpa dos pobres, que mata bebês, que defende
as relações ilícitas contrárias à natureza (Rm 1.26), e tantas outras, só posso
falar uma coisa: O BRASIL QUE TANTOS FALAM INDA NÃO É DO SENHOR JESUS!.
domingo, 23 de dezembro de 2018
SALVAÇÃO É UM DOM GRATUITO NÃO DEVEMOS NADA POR RECEBER-LO
SALVAÇÃO É UM DOM
GRATUITO
Romanos
6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de
Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor."
Não podemos
fazer-nos "dignos" da graça de Deus. Salvação é um dom gratuito ao
indigno, ao que não merece, e todos nós estamos nesta categoria. "Cristo
morreu pelos ímpios" Romanos 5:6. Efésios 2:8, 9: "Porque
pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus;
não de obras, para que ninguém se glorie."
1) NECESSITAMOS DE
UMA NOVA NATUREZA !
Deus o ama e deseja
que você saiba que há somente um caminho para a salvação, e esse é mediante o
nascer de novo. João 3:7: "Importa-vos nascer de novo." João
1:12 diz-nos como. "Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o
poder de serem feitos filhos de Deus; a saber: aos que crêem no seu nome."Aceitar
a Jesus é a única maneira de nascer de novo. Não somos filhos de Deus por
natureza. Devemos receber a Cristo a fim de nos tornarmos filhos de Deus.
Somente Jesus
pode limpar os nossos pecados e mudar nossa natureza; 1 Pedro 2:24: "Carregando
ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados." Jesus
tomou nosso lugar e derramou seu sangue a fim de nos lavar os pecados. Quantia
alguma de "boas obras" pode lavar um único pecado ou
trocar nossa natureza.
Salvação ocorre
quando clamamos a Jesus, crendo, para nos salvar. Então ele entra em nossa vida
e nos tornamos filhos de Deus com uma nova natureza. Embora a salvação não seja
pelas obras, a salvação verdadeira sempre produz mudança de vida. Cristo entra
mediante convite pessoal, como Senhor e Salvador para mudar nossa vida e viver
sua vida por intermédio de nós.
2) A SALVAÇÃO É
INSTANTÂNEA !
Deus o ama e
deseja que você saiba que a salvação é instantânea. No momento em que nos
arrependemos, que deixamos nossos pecados e nos voltamos para Jesus, ele nos
salva. Como diz o hino: "Tal qual estou, eis-me aqui Senhor, pois o teu
sangue remidor..." Cristo disse ao ladrão não batizado e não salvo, na
cruz, (uma resposta instantânea de salvação ao clamor confiante do ladrão): "Hoje
estarás comigo no paraíso" -- Lucas 23:43. (Paraíso é o mesmo
lugar que Paulo viu como o céu de Deus, 2 Coríntios 12:2-4.) Jesus garantiu a
salvação de uma prostituta: "A tua fé te salvou; vai-te em
paz" -- Veja Lucas 7:50. Salvação instantânea!
A salvação inclui
o aceitar a Jesus Cristo tanto como Senhor (Deus, Senhor, novo gerente de nossa
vida) e Salvador. Envolve a crença de coração (o centro de nosso ser que rege,
governa e escolhe). Romanos 10:9: "Se com a tua boca confessares a
Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os
mortos serás salvo."
3) A SALVAÇÃO É
SIMPLES!
Deus o ama e
deseja que você saiba que a salvação é simples. Romanos 10:13: "Porque:
Todo aquele que invocar o nome do Senhor, será salvo." "O
sangue de Jesus, seu Filho, [de Deus] nos purifica de todo pecado" --
1 João 1:7. Devemos, pessoalmente e com fé, clamar a Jesus para nos salvar. É
assim que o recebemos. Se clamarmos assim, ele deve salvar-nos, ou Deus estaria
mentindo, e Deus não pode mentir.
Se Jesus nos amou
a ponto de morrer para nos salvar, então desapontar-nos-ia quando invocássemos
o seu nome? É claro que não! Deus o ama e deseja que você seja salvo.
Você gostaria de
receber Jesus como seu Senhor e Salvador neste instante?
Eis uma oração
que você pode fazer agora mesmo com todo o coração:
"Senhor
Jesus, entra em meu coração e em minha vida. Lava-me de todo pecado com teu
sangue vertido. Faze-me um filho de Deus. Dá-me teu dom gratuito de vida
eterna, e faze-me saber que estou salvo, agora e para sempre. Agora recebo-te
como meu único Senhor e Salvador pessoal. Em nome de Jesus. Amém."
Jesus o salvou ou
ele mentiu? Ele tinha de fazer uma das duas coisas. Segundo Romanos 10:13, se
você invocou, crendo Nele, Ele o salvou e você está limpo de seu pecado.
4) A SALVAÇÃO É
CERTA !
A pessoa pode
saber que é salva não simplesmente pelo sentimento, mas porque a Palavra de
Deus o afirma! Decore João 3:36: "Quem crê no Filho tem a vida
eterna." O que é que você tem neste instante, segundo a Palavra
de Deus? Para onde você iria se morresse neste instante, segundo a Palavra de
Deus?
"(Porque
andamos por fé, e não por vista). Mas temos confiança e desejamos antes deixar
este corpo, para habitar com o Senhor". (2 Coríntios 5:7,8) Se agora você sabe que
Jesus o salvou, segundo sua palavra, por favor, tire alguns instantes agora e
agradeça-lhe em voz alta o tê-lo salvo enquanto oramos.
1 João
5:13: "Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a
vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus."
5) SALVAÇÃO É CRER !
Escolha crer em
Cristo, com sentimentos ou sem eles, e Ele lhe provará Sua realidade à medida
que você der o passo da fé, crendo que Ele cumpriu Sua palavra e o salvou.
Três homens
entram no mesmo elevador e querem ir para o sétimo andar. Um sorri, outro
chora, outro tem o rosto impassível, sem emoções. Todos os três chegam ao
sétimo andar, a despeito de seus sentimentos, porque acreditaram no elevador e
se entregaram a ele.
Assim também
acontece com a confiança em Cristo -- com sentimentos ou sem eles. Ele o
salvará instantaneamente e o levará aos céus.
A realidade de
sua salvação mostrar-se-á em sua reação de amor em obediência ao seguir a Jesus
Cristo. João 14:23: "Se alguém me ama, guardará a minha
palavra." Se você realmente foi salvo, você obedecerá! Entre
outras coisas, isto significa que você sairá da frieza espiritual e seguirá ao
Cristo bíblico!
A salvação
verdadeira produz boas obras e obediência a Cristo. Trabalhar pela salvação
mostra incredulidade na suficiência de Jesus Cristo para nos salvar.
Entretanto, a salvação verdadeira e a verdadeira fé, sempre produzem boas
obras! Tiago 2:20: "Queres, pois, ficar certo, ó homem insensato,
de que a fé sem as obras é inoperante?"
Macieiras produzem maçãs. Os cristãos verdadeiros produzem boas obras. As maçãs são
produtos da árvore e provam que é uma macieira. Mas já era macieira antes de
produzir maçãs.
Da mesma forma, as boas obras nunca produzem um cristão;
meramente provam que essa pessoa é cristã. De acordo com 2 Coríntios
5:17: "E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura: as
cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas."
Devemos ter a
salvação a fim de demonstrá-la, assim como devemos ter o carro antes de
podermos demonstrá-lo!
Fonte: www.casadosenhor.com.
A LIBERTAÇÃO DO HOMEM DO MUNDO DO PECADO
"Deus os tirou do Egito; as suas forças são como as do boi selvagem." NM 23:22
Deus os tirou do Egito: A libertação do homem do mundo, do pecado...
A sua força são como as do unicórnio: O unicórnio é um touro selvagem, ou seja, além do domínio humano.
O poder do Senhor é assim comparado, porque também está acima dos limites do homem, o Senhor é um Deus de operações impossíveis, o único que pode transformar a personalidade do homem, fazê-lo nascer de novo.
Contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação: O encantamento é um tipo de feitiço, o povo do Senhor, lavado pelo Sangue de Jesus, está acima de qualquer encantamento, o livramento do Senhor, os meios de graça, são os recursos contra as lutas, as dificuldades impostas pelo mundo e pela carne, o Senhor disse: "Eu sou o Senhor que vos santifico" (Lv 22:32).
A igreja não vive de adivinhações, mas de profecias, direção segura do Espírito Santo, Dons Espirituais.
Que coisas Deus tem obrado!
A igreja vive de suas experiências com o Senhor, cada servo tem uma experiência para contar, curas, livramentos, libertações, eu tenho as minhas, o Senhor tem obrado em favor de seu povo, tem sustentado, dirigido.
A obra do Senhor tem sido revelada a igreja fiel, definida.
Tenho ouvido muitos dizerem não olhai para trás, pois é como olhasse para o Egito, e o Senhor Deus nos resgatou de lá para que viesse para Ele, como uma nova criatura em Cristo Jesus.
sábado, 22 de dezembro de 2018
quarta-feira, 12 de dezembro de 2018
sexta-feira, 30 de novembro de 2018
CARTAS DE PAULO AS COMUNIDADES
FALANDO DAS ESCRITURAS SAGRADAS
As cartas dos apóstolos às comunidades e as pessoas dão uma visão sobre a vida comunitária e a atividade missionária no tempo do cristianismo primitivo da época. Estas cartas também fornecem informações sobre a doutrina que os apóstolos ensinavam e que Paulo veio e proclamava mandado do seu enviado.
No "Apocalipse de João", o livro profético do Novo Testamento,
Jesus Cristo adverte a Sua Igreja de várias formas, aliviar com a promessa da
sua revinda e aponta para passagens futuros.
Criação do cânone neotestamentário para a Igreja Primitiva Cristã, o
atual Antigo Testamento era a verdadeira Bíblia. (Além disso, as “palavras do
Senhor” (logias) legado dar início por ganhar uma estimação particular).
Primeiramente, as logias eram comunicadas de boca-em-boca. Ainda antes de serem
registados por escrito qualquer dos relatos da ação de Jesus, já continham elas
nas comunidades de igrejas confissões de fé e hinos nos quais já professavam a
morte e a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo.
As profissões de fé também ficaram incluídas nos registros escritos
dos apóstolos. As escrituras mais remotas do cristianismo primitivo, que nos
foram deixadas, são as cartas do apóstolo Paulo. Elas eram lidas nos ofícios
divinos e também passadas para as comunidades vizinhas.
de Deus em relação aos homens e, nesse sentido, estão interligadas As
Cartas Paulinas, no Evangelho de Marcos é o testemunho escrito mais antigo da
fé cristã o teor e a estrutura como foi conduzido dos Evangelhos de Mateus e
Lucas eles estão muito envolvidos ao mais antigo dos Evangelhos, para
preservação da tradição apostólica, poder transmiti-la e distingui-la das
doutrinas falsas já na época preocupava, tornou-se necessário criar uma
compilação de escrituras que fossem vinculativas para a Igreja dos últimos dias
da graça.
Uma das cartas festivas para a Páscoa do bispo Atanásio de Alexandria,
datada do ano 367 d.C., enumera a vinculação de todas as 27 Escrituras do Novo
Testamento, então, este cânone veio a receber aprovação pelos concílios da
Igreja reunidos em Hippo Regius (393 d.C.) e Cartago (397 d.C.), estes cânone
veterotestamentário e o cânone neotestamentário devem a sua origem não apenas a
avaliações humanas, mas antes, e por sobre de tudo, à vontade divina.
SÍNTESE:
O autor da Escritura Sagrada é Deus. Os seus redatores foram
homens que foram inspirados pelo Espírito Santo. Na forma de edição e as formas
de expressão destes livros bíblicos são distinguidas pela visão conceitual
vivente na era dos respetivos redatores bíblico. A Escritura Sagrada dá
testemunho da revelação divina, mas não representa um relato integral de todos
os atos de Deus. Sabemos que Bíblia, ou seja, a Escritura Sagrada é composta
pelo Antigo Testamento e pelo Novo Testamento. As duas partes dão testemunho do
plano de salvação.
O cânone cristão do Antigo Testamento é baseado no cânone hebraico. O
Antigo Testamento é composto por 17 Livros Históricos, 5 Livros Sapienciais e
17 Livros Proféticos; conteúdo dos 14 livros veterotestamentários morosos
(livros apócrifos) representa um elo de união respeitável entre as escrituras
veterotestamentárias e as escrituras neotestamentárias. Para a fé e a doutrina,
estes livros são tão vinculativos como as demais escrituras canônicas do Antigo
Testamento.
Novo Testamento contém vários registos sobre o envio e o desempenho
atuante de Jesus e dos seus apóstolos. Os 27 livros do Novo Testamento passaram
a ser analisados como partes vinculativas (canônicos) no século IV. O Novo
Testamento é composto por cinco Livros Históricos, 21 Livros Sapienciais e um
Livro Profético, a significação da Escritura Sagrada para a doutrina e a fé a
Escritura Sagrada é o embasamento para a doutrina da Igreja de Jesus Cristo.
Por imediata, a divulgação da palavra nos serviços divinos também é
baseada na Escritura Sagrada, pois ela é o ponto de partida e o fundamento para
a prédica interpretação da Palavra através do Espírito Santo conseguir entender
a Escritura Sagrada da forma certa, baseada na inspiração divina, só é possível
através desse mesmo Espírito; estar na vontade de Deus e, por conseguinte,
também a Escritura Sagrada dada por Ele, só são compreensíveis, em todo o seu
alcance, por meio do efeito do Espírito Santo ”Mas Deus no-las revelou pelo seu
Espirito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus...” (1Co
2,10-12). Enquanto ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus,
“Ainda os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros
dos ministérios de Deus” (1Co 4,1), os apóstolos também estão na incumbência da
interpretação da Escritura Sagrada, então só alcançam através do Espírito
Santo, em nome de Jesus Cristo o centro da Escritura.
Na interpretação cristã, o Antigo Testamento tem como função principal
organizar a vinda do Messias e dar testemunho d'Ele; sendo o próprio Jesus a
confirmá-lo (Jo 5.39; Lc 4.17-21; 24-27). “Ele explicou aos seus discípulos a
Escritura aceitando por referência a sua atuação; e, nesse contexto, Ele fez
uma observação: “Que convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava na lei
de Moisés, e nos profetas e nos Salmos” (Lc 24.44)”.
Assim
sendo, o Antigo Testamento tem de ser interpretado a partir do Filho de Deus. A
Antiga Aliança exerce a sua finalidade em Cristo, a encarnação do Filho de Deus
é a automanifestação central de Deus e representa o núcleo da história de
salvação, este fato é expresso pelas palavras: "Jesus Cristo é o centro da
Escritura." a definição que as afirmativas feitas nos diferentes livros
veterotestamentários ou nos livros veterotestamentários tardios têm para a fé e a doutrina, é acurado pelo grau de harmonia do seu conteúdo com
aquilo que o Evangelho ensina.
LEITURA DA BÍBLIA EM TUDO.
A utilização pessoal da Escritura Sagrada é uma recomendação que cada
crente leia regularmente trechos da Escritura Sagrada, “Biblia” com muito
cuidado porque existem outras literalmente chamamos de “A Bíblia Sagrada”
a importância de sua leitura é oferecer conforto e aperfeiçoamento,
dar orientação e advertência, e serve para enriquecer os conhecimentos que
são edificantes. O mais importante é sempre a atitude no coração com a qual o
leitor se dedica à leitura da Bíblia. O experimento de aumentar temor a Deus e
santificação, seguida de uma oração sincera, solicitando a benesse do
entendimento certo, é muito admirável para uma leitura útil da Bíblia. A
leitura clara da Escritura Sagrada coopera para um melhor entrosamento do
Evangelho. E isso faz desenvolver os conhecimentos e fortifica a segurança na
fé. SÍNTESE A Escritura Sagrada é o fundamento da doutrina da Igreja conseguir
entender da forma certa e em toda a sua profundidade, só é possível sob o
efeito da atuação do Espírito Santo. Os apóstolos de Jesus também estão
incumbidos de interpretar a Escritura Sagrada. E só o conseguem através do
Espírito Santo. Jesus Cristo é o centro da Escritura. Sendo assim, a definição
das escrituras veterotestamentárias também se define pela concordância com
aquilo que o Evangelho ensina. Para o crente, a leitura da Escritura Sagrada
como Bíblia sua leitura nos oferece cada momento consolação, edificação,
orientação, advertência e aumento do reconhecimento sobre Deus
Manifestações atuais do Espírito Santo é uma recomendação inconfundível
de que o Espírito Santo, depois de Jesus Cristo ter voltado para o lado do Seu
Pai, e apareceria algo de novo, ou seja, algo que até àquela data era oculto,
referida em João 16.12-14 “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o
podeis suportar agora”. Porém, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos
conduzirá em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas falará tudo o
que tiver ouvido, e vos propagará o que há de vir.
Ele “me glorificará; porque há-de receber do que é meu, e vo-lo há-de
anunciar”. Foi com estas palavras que Jesus Cristo anunciou aos seus apóstolos
que eles receberiam, pelo meio do Espírito Santo, mais conhecimentos sobre a natureza
de Deus e o seu plano salvífico. Os apóstolos do cristianismo primitivo
vivenciaram a agir do Espírito Santo da forma anunciada pelo Senhor. As cartas
dos apóstolos confirmam que o Espírito Santo deu entrada a vastas informações
sobre o Senhor (Fl 2.6-11; Cl 1.15-20) e episódios futuros (1Co 15.51-57). A
ação e a declaração deles eram distinguidas por aquilo que o Espírito Santo
lhes revelava (Ef 3.1-7).
quinta-feira, 22 de novembro de 2018
domingo, 18 de novembro de 2018
ZACARIAS 13
"E acontecerá em toda a terra, diz o SENHOR, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; mas a terceira parte restará nela." ZC 13:8
E acontecerá em toda terra, diz o Senhor, que as duas partes dela serão extirpadas, e expirarão; Mas a terceira parte restará dela: Há um juízo sobre o mundo, a morte pelo pecado.
O número três fala de santificação, existe um povo separado, um povo que tem guardado as orientações do Senhor, que tem estado sob a proteção do Espírito Santo, sendo preparado para herdar a eternidade.
Farei passar esta terceira parte pelo fogo: Passar pelo fogo, é santificar, as obras do espírito não se consomem, são obras de ouro, de poder, são obras santas.
Purificarei, como se purifica a prata: A prata fala da salvação, A prata purificada é a salvação firmada em Jesus.
A provarei, como se prova o ouro: importa que sejamos provados, para sermos aprovados.
Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei: O Senhor está com os ouvidos abertos para a sua igreja, o povo santificado, lavados no sangue de Jesus, ganhou o direito de entrar nos Santo dos Santos .
Direi: é meu povo; e ela dirá: o Senhor é meu Deus: É a identidade da igreja, do servo, é o reconhecimento da grandeza do Senhor e a demonstração de misericórdia do Senhor nosso Deus para com a igreja.
"Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens".
Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo". GÁLATAS 1: 11 E 12
sábado, 10 de novembro de 2018
UMA PONTE QUE ME LEVARIA AO FUTURO
UMA PONTE QUE LEVA A ALGUM LUGAR O PORQUE DE TUDO ISSO
Esta é um desabafo de um membro que certa vez me perguntou por carta através de textos que leu neste blog veja o que ele se expressou:
Há um traço na minha vida, há um traço que fica no meu quociente, um sentimento que me envolve num aspecto emocional, que não consigo esquecer, que travo uma luta incansável para vencer e não consigo.
Pessoas diferentes, me fazem bem em conversar, até me faz esquecer que os problemas não existem, pois não é um querer comum, é uma fixação para alguma coisa ou alguém especial que esta longe de ser aquilo que eu sempre pensei ser, eu mesma no meu alcance de reconhecer que tudo que eu sofro e motivo que eu mesmo criei no longo decorrer da vida.
Se não consigo aquilo que preciso me vem uma frustração continua que me sinto roubado de tudo aquilo que sonhei fazer em prol dos outros, fico desesperado por completo, uma infelicidade como fosse tudo errado, na minha cabeça, desenrola uma fantasia e na realidade é vazia.
Porque e tão difícil a satisfação, dedico a vida a cuidar dos outros, fico preso nas coisas que me cercam, porque não consigo confiar que alguém faça por mim, como realidade não tenho alguém capaz de me oferecer alegria ou tristezas reais, concretas falando de tudo que eu nunca ouvi, como dar e receber, tudo torna-se difícil de conseguir.
As vezes sinto que ando com pouca tranquilidade, sem o mínimo de valor a minha consciência, tenho vontade de desistir, sai e não mais querer saber quem são essas pessoas, mas não posso ser uma pessoa sem destino, sem compromisso, sem ter para onde ir, tenho que ver para onde estou indo, quero chegar em algum lugar que não sei como chama-lo, nem onde fica, só sei que eu quero alcançar e abraçar uma felicidade que já conheço e quase me tiraram.
Me acho contente as vezes quando esqueço que dia fui eu quem construí muitas coisas que ai estão em andamento, dando muitos frutos bons, me bate as vezes uma razão que me diz: Esqueça tudo e recomece outra vez... acho que não tem outro caminho a não ser pela justa razão de ser eu mesmo como fui no passado, vivendo o presente a espera do futuro...
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