A Relação entre os Dez Mandamentos, a Lei Natural e as Leis Jurídicas
Teólogo Valdeci Fidelis 0826/2013 CFTPB. Não compreendeis ainda? Mc 8:21. Jesus é Salvação Eterna. Deus jamais inspira desejos no caminho da perfeição, sem fornecer os meios de exercitá-los. Porque sua vida de oração evidencia- nos ainda mais o espírito de renúncia, cujos desejos de unção com Deus não conhece limites. Semeando a Palavra; e reflexões divinas; Caminho da Luz e Cristo em Mim, Servo do Senhor Jesus.
Pesquisar este blog
sexta-feira, 30 de agosto de 2024
OS 10 MANDAMENTOS LEI NATURAL E JURÍDICA
quinta-feira, 29 de agosto de 2024
EDIFICAÇÃO DO CORPO DE CRISTO E SEU MINISTÉRIO DA GRAÇA BENDITA
Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para assim redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. que aqui seja obedecida
O Glória a Deus, é uma exortação como essa e outras proferidas por homens inspirados pelo Espírito Santo, que me sinto forte, e peço que vocês assim o sinta também, pois o próprio Paulo já de antemão advertia a igreja que viria os tempos trabalhosos, (2Tm. 3:1) e estamos vivendo esse tempo, acredito que cada um de nós temos esse compromisso pelo menos me refiro a lideranças de grupos e ou igrejas, em outras palavras, o que está inseridos em Ef. 4:11, quando a palavra de Deus diz que Deus levantou lideranças espirituais para, ou querendo alcançar o aperfeiçoamento dos santos, para a obra, para edificação do corpo de Cristo seu Ministério.
Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homens perfeitos, à medida da estatura completa de Cristo, com essas humildes palavras exorto aos irmãos para continuarmos orando, apegado a palavra, a todos
ensinando tanto a nós mesmo, como nossos filhos e liderados, e tenhamos em mente as palavras de Judas, o servo de Jesus Cristo, aos, santificados em Deus, e conservados por Jesus Cristo: que no intuito de escrever a cerca da salvação comum, teve por necessidade escrever-nos, e exortar-nos a batalhar pela fé que foi dada aos santos.
Jesus Cristo é para todos desse blog, e que todos nós possamos está sempre celebrando e gozando de plena saúde e bem-aventuranças. O que acontece quando o valor da verdade é privada dentro do núcleo de cada religião e não consegue convencer nem englobar todas as demais sendo que a religião se propõe a ser universalista?
Seria necessário pensar mais na perspectiva cristã da salvação como verdade e do estar na verdade como salvação?
Você sabe a diferença da igreja Maronita oriental x a Santa Sé do Vaticano?
Sabe que Calvinistas são cristãos e não pensam iguais aos evangélicos e católicos?
Sabe que a função da teologia salvífica da Igreja Anglicana se esbarra no arcabouço de outras teologias?
Você consegue abraçar o senso de que apesar de Cristo ser Um só ele não é visto de forma igual em todas as religiões de tradição cristã?
Tem muito mais que conhecer, acredite! Essas questões citadas são para lembrar apenas e não para ensinar aos nobres irmãos estudiosos e conhecedores das Escrituras e a Teologia.
Ótima semana e paz de Cristo a todos!
quarta-feira, 28 de agosto de 2024
BARBEARIA GUNTEN UNIDADE DAMHA
Por Valdeci Fidelis blog
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COMO ÓRGÃO DE ESTADO
Valdeci e Valdeci, [28/08/2024 00:08 Notícias Detalhe na integra
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO COMO ÓRGÃO DE ESTADO
06/08/2020 | Por: Estadão | 3015 Reprodução/ Estadão
A necessidade de isolamento social, provocado pela pandemia da Covid-19, se transformou em um acelerador de ações em toda a cadeia da educação. Os projetos desafiadores pautados nas tecnologias da informação e de comunicação; a implantação dos sistemas híbridos e das metodologias ativas e criativas e tantas outras iniciativas previstas para fazer parte paulatinamente da vida de alunos e de professores, de repente se tornaram essenciais para que o calendário acadêmico sofresse menos com a interrupção das aulas presenciais.
Nos bastidores, muito além das práticas cotidianas docentes e discentes, estão as políticas públicas que garantem as diretrizes e as normativas padronizadas para todas as instituições de ensino superior (IES). Um desafio extra, considerando as dimensões continentais do Brasil e suas consequentes características regionais. Dentro da magnitude do Ministério da Educação (MEC), desde sua criação nos moldes atuais, em 1995, o Conselho Nacional de Educação (CNE) tem por missão formular e avaliar as políticas de educação, zelando pela qualidade do ensino e o cumprimento da legislação educacional. Além disso, cabe ao grupo dos 12 conselheiros da Câmara do Ensino Superior – e dos 12 da Câmara da Educação Básica – assegurar a participação da sociedade no aprimoramento da educação brasileira.
Nos últimos cinco meses, os processos decisórios do Governo na condução das atividades escolares deixaram ainda mais explícita a importância da boa relação institucional e do alinhamento de visão e de ações entre o MEC, o CNE e a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Por força dessa conexão – e do diálogo intenso desde abril – foi possível a edição da Portaria nº 544, publicada em 16 de junho, que estendeu a possibilidade das aulas remotas em substituição às presenciais até 31 de dezembro de 2020 e flexibilizou a realização de atividades práticas e estágios profissionais viáveis por meios digitais.
Esse vínculo está pautado no desenvolvimento constante, integrativo e inovador da educação, objetivos que não podem ser perdidos de vista nem em tempos de emergência sanitária e de saúde. Por essa razão, é imprescindível que os integrantes do CNE continuem compromissados com a qualidade do ensino, a inclusão, a diversidade e a manutenção do diálogo com as entidades representativas.
O que está em jogo são políticas públicas de Estado que terão efeitos imediatos e consequências refletidas nas gerações seguintes. E, sendo assim, todos os integrantes do CNE devem estar preparados para contribuir com esse grandioso desafio.
A expectativa da ABMES é positiva e entusiasmada em continuar contribuindo para a apresentação de propostas que ampliem e democratizem o acesso à educação superior.
Bibliografia Relacionada em fonte
CONTEÚDO RELACIONADO
CBESP 08/10/2020
Hora:13h30 às 18h
MAIS LIDAS
1ª
ABMES e Symplicity apresentam resultados da 3ª edição do Indicador de Empregabilidade
SHN Qd. 01, Bl. "F", Entrada "A", Conj. "A"
Edifício Vision Work & Live, 9º andar
CEP: 70.701-060 - Asa Norte, Brasília/DF
Fone: (61) 3961-9832 | E-mail: abmes@abmes.org.br
CENTRAIS DE CONTEÚDO
A ABMES ABMES Plus ABMES Editora ABMES Blog ABMES LInC Legislação Central Multimídia Imprensa Central do Associado ABMES Contato
REDES SOCIAIS
© 2009 - 2024 ABMES. Todos os direitos reservados.
Esta é uma publicação relacionada com a fonte do A Folha de Estado de S. Paulo
Valdeci e Valdeci, [28/08/2024 00:08]
ABMES
segunda-feira, 26 de agosto de 2024
AS DOENÇAS DE PELE
DERMATOSES
As pessoas que sofrem de alguma moléstia da pele devem considerar-se felizes!
Por mais estranho que pareça ser essa afirmação, ela não deixa de ser verdade, primeiro, porque as dermatoses, como a psoríase, o eczema, a acne, e muitos outras, elas são válvulas de segurança do corpo, que assim expele venenos cujos prejuízos dão muito menores do lado "de fora" do corpo, que se fosse do lado "de dentro".
Depois, porque há real verdadeira vantagem em ter um sinal visível de que no interior do organismo existe qualquer coisa que não vai bem com sua saúde. Em muitos casos de doença os indícios so aparecem quando é tarde para poder curá-la. Além disso, as moléstias da pele permitem observar a marcha para a cura.
As causas de todas as doenças, qualquer que seja a forma como se manifestem, constituem indicações de que o organismo se esforça para compensar ou eliminar alguma coisa que está perturbando seu bom funcionamento. No caso das doenças da pele, a causa está na acumulação de toxinas no sangue. Esta sobrecarga, da qual o organismo procura livrar-se, provém dos seguintes motivos:
1.Alimentação errada, com excesso, muitas vezes, não tanto do total dos alimentos (ingeridos), mas da quantidade de determinado alimento, absorvido além das necessidade reais do organismo;
2. Insuficiência dos órgãos de eliminação, isto é debilidade funcional dos intestinos e da própria pele;
3. Deficiência dos rins e do fígado, forçado a eliminar toxinas em proporção maior do que lhes é possível;
4. Falta de exercício físico;
5. respiração insuficiente.
Com todos esses fatores, o mais frequente, como também o mais importante, é o primeiro: Alimentação errada. A alimentação quando errada ou seja uma má alimentação é origem de muitas doenças. Certo que a relação de existência entre alimentação e as doenças da pele (Dr. H.W. Barber), o principal na alimentação não é a quantidade, mas sim o emprego de alimento de alto valor nutritivo, que assegurem melhor e maior assimilação pelo organismo, coadjuvados a vida ao ar livre e o exercício físico. Atletas, cuidadosos da sua alimentação, raramente sofrem de quaisquer dermatoses, exceto as devidas a ferimentos ou infecções.
certos alimentos parecem inofensivos, tais como o pão francês, ( pão branco) do cafezinho da manhã, o açúcar de cana (que hoje transformando também em etanol) as infinitas marcas e tipos de saberes das massas etc. Acredita, porém, que o consumo de grande quantidade de açúcar pode ser uma causa de predispor à sicose da pele que ocasiona a inflamação do folículo piloso, produzindo pápulas ou pústulas.
" Obserações feita mostram que, pelo o jejum, é possível vencer as mais rebeldes afecções da cútis, que tenham resistido às poderosas drogas" Dr. E. K. Benedek
Fonte pesquisa: EDEL-Conhecimento da Medicina Domestica Prof. Alfonss Balbach.. pag 234/235 vol. 1
sábado, 24 de agosto de 2024
BIBLIA E A INTERPRETAÇAO REVELAÇÃO E O ESPIRITO SANTO
Valdeci e Valdeci, [24/08/2024 21:24]
Quais são os significados do livro Apocalipse 1.3, Apocalipse
As pesquisas, Bíblia Ap. 1:3 diz: "Bem-aventurado aquele que lê e aqueles que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas, porque o tempo está próximo."
O livro do Apocalipse, também conhecido como o Apocalipse de João, é o último livro do Novo Testamento da Bíblia. É uma obra profética que contém visões e revelações dadas ao apóstolo João na ilha de Patmos. O livro é altamente simbólico e descreve eventos futuros relacionados ao fim dos tempos, a segunda vinda de Jesus Cristo e o estabelecimento do Reino de Deus.
O versículo 1:3 destaca três aspectos importantes sobre o livro do Apocalipse Leitura e audição: O livro do Apocalipse é destinado a ser lido e ouvido. Isso implica que é uma mensagem que deve ser compreendida e assimilada pelo povo de Deus. A leitura e audição atenta do livro são encorajadas para que as pessoas possam entender as revelações e se preparar para os eventos futuros.
Bem-aventurança: Aqueles que leem e ouvem as palavras do Apocalipse são considerados bem-aventurados. Isso significa que eles são abençoados por Deus por receberem e compreenderem as revelações contidas no livro. A mensagem do Apocalipse é uma fonte de bênçãos espirituais para aqueles que a recebem e a aplicam em suas vidas.
Guardar as coisas escritas: Além de ler e ouvir, o versículo enfatiza a importância de guardar as coisas escritas no livro do Apocalipse. Isso significa que as pessoas devem obedecer e aplicar as instruções e ensinamentos encontrados no livro. A obediência às palavras do Apocalipse é essencial para a preparação e a vida espiritual dos crentes.
Em resumo, o livro do Apocalipse é uma obra profética que contém visões e revelações sobre eventos futuros relacionados ao fim dos tempos. Aqueles que leem, ouvem e guardam as palavras do Apocalipse são considerados bem-aventurados e são abençoados por Deus. A obediência às instruções e ensinamentos do livro é essencial para a preparação e a vida espiritual dos crentes.
Apocalipse 1.3, como saber o que é: interpretação, e revelação da Palavra para entender a interpretação e revelação da Palavra no contexto de Apocalipse 1:3, é importante considerar alguns princípios hermenêuticos e teológicos.
Contexto histórico e literário: É fundamental compreender o contexto histórico e literário do livro do Apocalipse. O livro foi escrito por João durante o período de perseguição aos cristãos no Império Romano, e é uma forma de encorajamento e esperança para a igreja em meio às dificuldades. O Apocalipse é uma combinação de gêneros literários, incluindo profecia, apocalíptica e epístola.
Simbolismo e linguagem figurativa: O livro do Apocalipse é altamente simbólico e usa uma linguagem figurativa para transmitir suas mensagens. Muitos dos eventos e imagens descritos têm significados simbólicos mais profundos. Portanto, é importante interpretar esses símbolos à luz do contexto bíblico e histórico, bem como de outros livros proféticos.
Revelação progressiva: A revelação da Palavra de Deus é progressiva ao longo da história bíblica. O Apocalipse é a culminação dessa revelação, trazendo à tona verdades e eventos que foram profetizados em outros livros da Bíblia. Portanto, é importante interpretar o Apocalipse à luz do restante das Escrituras, buscando conexões e cumprimentos proféticos anteriores.
Orientação do Espírito Santo: A interpretação correta da Palavra de Deus requer a orientação do Espírito Santo. É importante orar e buscar a direção do Espírito Santo ao estudar o livro do Apocalipse, pois Ele é o autor inspirador das Escrituras e pode nos guiar na compreensão correta das verdades reveladas.
Aplicação pessoal e comunitária: Além de interpretar corretamente o Apocalipse, é importante aplicar suas verdades à nossa vida pessoal e comunitária. O livro do Apocalipse nos desafia a viver de acordo com os princípios e ensinamentos revelados, a fim de nos prepararmos para a segunda vinda de Cristo e vivermos de maneira fiel ao Reino de Deus.
Em resumo, a interpretação da OBESERVAÇÃO, REVELAÇÃO, ESPIRITO SANTO. Interpretação e revelação da Palavra no contexto de Apocalipse 1:3 envolve compreender o contexto histórico e literário do livro, interpretar os símbolos e linguagem figurativa, considerar a revelação progressiva da Palavra de Deus, buscar a orientação do Espírito Santo e aplicar as verdades reveladas em nossa vida pessoal e comunitária.
Valdeci e Valdeci, [24/08/2024 21:24]
Apocalipse 1:3 conclusão
Valdeci e Valdeci, [24/08/2024 21:24]
Apocalipse 1:3 conclusão
quinta-feira, 22 de agosto de 2024
BIBLIA SEGUNDO CORINTIOS 11
domingo, 18 de agosto de 2024
Minha querida neta Maria Júlia,
Minha querida neta Maria Júlia,
Hoje é um dia muito especial, um marco em sua jornada. Ao ser batizada, você deu um passo importante em direção à fé, abraçando o amor de Deus e a esperança de um futuro brilhante. Que essa nova etapa seja repleta de bênçãos, alegrias e aprendizagens.
Lembro-me do dia em que você nasceu, pequenina e frágil, mas com um brilho nos olhos que me encantou. Hoje, vejo uma menina forte, cheia de vida e com um coração puro. Agradeço a Deus por ter me concedido a graça de ser seu avô eu e a sua avó e podermos testemunhar cada momento desse seu crescimento. Que você cresça com sabedoria, compaixão e fé. Que a luz de Cristo guie seus passos e a proteja sempre. Te amamos infinitamente, minha neta!
Maria Júlia, nossa florzinha, era assim que todos nós te chamava, essa data de hoje 18 de agsto 24, sempre seja lembrada, este dia tão importante em que você veio para Jesus atraves das águas.
Hoje é um dia para celebrarmos sua união com Deus. Lembramos-nos como se fosse ontem quando te segurei em meus braços pela primeira vez. O tempo passou voando e agora você está aqui, dando mais um passo importante em sua vida.
Um tempo nostalgíco que sempre fomos, eu e sua vó, queremos afirmar que:
A cada dia que passa, me surpreendo com a menina incrível que você se tornou. Sua alegria contagia a todos à sua volta e sua bondade me enche de orgulho. Que Deus continue te abençoando com muita saúde, paz e felicidade, com esta fé no coração, ardente em teus olhos
Guardamos com carinhos todas as nossas lembranças juntas. Desde as brincadeiras mais simples até os momentos mais especiais. Que nossa história continue sendo escrita com muito amor e cumplicidade. Nós te amamos muito minha neta!
Maria Júlia, hoje com o coração transbordando de alegria, celebramos seu batismo. Ao ser batizada, você escolheu trilhar um caminho de fé e amor, um caminho que a levará a descobrir a beleza da vida e a grandeza de Deus.
Que essa nova etapa seja repleta de experiências enriquecedoras e que você possa compartilhar seu amor com o mundo. Que a fé que você abraçou hoje seja a sua força e a sua luz.
Lembro-me com carinho de quando você era apenas um bebê. E hoje, vejo uma menina inteligente, curiosa e cheia de vida. Que você continue sendo essa pessoa especial que você é. Te amo muito, minha neta! Seus pais tenham orgulhos da grandeza que inspirou em todos nós, pela desisão realizado em Cristo como Salvador para sua vida, Jesus te ama! as bençãos de Deus em sua vida.
sábado, 17 de agosto de 2024
AMAR EM ESSÊNCIA A TRANSIÇÃO DO OUTRO Parte II
AMAR EM ESSÊNCIA A TRANSIÇÃO DO OUTRO Parte II
Valdeci Fidelis |
Seu amigo Valdeci Fidelis (Graça e Paz para você, sua família, seus amigos e todos nós!)
Poderíamos admitir que a vida seja uma emanação sublime da divindade do amor maior DEUS. Enquanto isso, o amor seria a sintonia afetiva plena com a essência sagrada da criação e graça recebida. Sem dúvida, nesta fase de transição crítica acelerada da alma do ser neste planeta, o amor e a consciência da verdade estão mais do que nunca em questão dentro de nós, desafiano os limites que traçamos para a expressão apenas moderada do bem comum através de nós.
Realmente, creio que nós estamos prestes a viver uma crise de civilização sem precedentes, que atinge a interioridade no âmago do ser individual e do ser coletivo aqui ancorados. Diante deste estado siria uma amostra dos princípios naturais e do sobrenatural.
Natureza mãe age e reage terapêuticamente através da soberania de suas leis, para atingir em cheio a maestria intrínsêca e o arcabouço externo de nosso ser de amor com reflexo direto até mesmo, no próprio corpo do planeta que vivemos.
Estamos famintos e sedentos da presença majestosa de fé, do sentido de uma proteção verdadeira e sem falha de vida, pois a insegurança vital e essêncial que nos atinge por completo.
Enquanto isso os nossos representantes do poder institucional constituído, atualmente e politicamente se ocultam por trás de suas frágeis fortalezas defensivas que começam a ser abaladas pelo próprio encaminhamento natural dos fatos e das verdades.
Esta situação acaba, de forma progressiva, a se transformar num confronto mortal entre tudo o que já está intrinsecamente ultrapassado e o sentido libertário do novo que se instala sem cerimônia no âmago de cada um de nós e na comunidade como um todo.
É necessário um combate frontal e decisivo que se inicia entre a realeza do ser de amor que nos representa dentro de nós e a magnitude do poder enganoso das ideologias que sustentam a pecaminosa posse de tudo o que a ferrugem corrói e as traças consomem.
Portanto, uma dramática batalha campal já se processa, tanto no âmago individual como coletivo entre a universalidade do sagrado que nos redime perante nossa consciência íntima e o particularismo, podemos compreender ato antipedagógico das ideologias aplicaveis e responsáveis pela morte aparente do amor verdadeiro entre todos nós como seres humanos.
Um salto intrínsêco de qualidade começa a se processar em todos os quadrantes do planeta. Uma grande revolução em espírito e verdade já está se processando tanto dentro como fora de nós.
Temos necessidade urgente de novos homens e de novas mulheres, com os quais possamos realizar uma parceria libertária de vida, que venha de Deus. Um novo homem e uma nova mulher dependem unicamente da qualidade intrínsêca do espírito que somos nós. Este estado aparentemente caótico de coisas não representa desintegração apocalíptica do pequenino mundo terreno, mas o fim inapelável de tudo aquilo que este sistema embasado no sistema socioeconômico e político-cultural mercantilista possui de antipedagógico e injusto, de corrupto e corruptor, de perverso e aterrador.
Viver num planeta em que os choques pedagógicos de polaridades são a tônica dominante em virtude da presença insolente do instinto e do Ego, estamos a notarmos que as contradições e os abalos se intensificam de forma natural e avassaladora, para que se realize, quer queiramos ou não, a substituição dos paradigmas profanos ultrapassados por um modelo de sociedade totalmente norteado pela mais paradigmática das verdades básicas: "amar a essência sagrada do Outro tanto quanto se ama a si mesmo, privilegia o trabalho profícuo a favor de todos; e a superação, através da sabedoria verdadeira, a ascendência massacrante que o instinto e o ego ainda exercem sobre todos nós".
Vamos conhecer e ter o privilégio magistral de viver, a partir de agora, em uma época revolucionária da distopia da história humana, que vai determinar que o Outro seja reconhecido, por fim, como nosso irmão essencial.
O desprendimento de alma, a coragem lúcida, a solidariedade em todos os níveis, a sintonia com a essência sagrada da vida e a consciência absoluta do sentido intrínseco da morte serão fatores determinantes para nos levar sabiamente ao interior de nós mesmos, assim liberar-nos da dependência massacrante em relação do ser humano ao "antropocentrismo promíscuo e obsceno" que determina nossa vivência terrena. Da mesma forma que cada um de nós é único, singular e insubstituível no universo infinito da criação, o planeta Terra, enquanto durar, também o é e será.
Entretanto, este planeta não passa, como sabemos, apenas de um pequenino e mágico grão de areia na infinitude divina da criação, e que já maioria de nós, supostamente amparados pelo dogmatismo teológico das religiões terrenas pela atitude de si mesmo e na essência da sua contrapartida representada pelo racionalismo biomecanicista da ciência oficial, tendemos a considerar nossa vivência terrena apenas do ponto de vista antropocêntrico; e isto é sério, tendemos a considerar, afetiva e ideologicamente, o pensamento tanto do planeta Terra como as nossas desejadas aquisições particularizadas de vida como se representassem o centro do universo infinito da criação.
Ao não exercermos a humildade verdadeira e a compaixão sem meias medidas, com medo de perder tudo o que jamais nos faz pensar que nos pertenceu e não nos pertence, perdemos o que chamamos oportunidade preciosa de ampliar nossa receptividade sensível além dos parâmetros comuns que regem a rotina de vida na comunidade, com o seu poder, portanto, era uma chance a oportunidade de desvendar, pela luz do conhecimento revelador, o mistério aparente da vida e da morte.
Assim não há um mistério, se o amor e o conhecimento se encontram bloqueados pelo espírito de sistema, que criamos para manter de forma antipedagógica a falsa segurança de todos nós, com prejuízo fragrante de nossa relação com a plenitude mágica da vida e a essência sagrada outro.
Então, chega a hora exata, já chegou para todos nós, em que a lei sobrenatural que já chegou a evolução de nosso ser de amor nos coloca frente a frente com a análise de nossa consciência íntima, com a realidade inefável da vida e com o fantasma da morte ilusória de nossa própria essência.
Assim é o agir, para o bem de todos nós, o dinamismo de expressão, mostrar todos os atos dos fatos e das verdades, então vai passar pedagogicamente por cima de nossas falsas aquisições de vida, que sempre nos afastaram, através do jogo falaz das aparências e dos rótulos pecaminosamente sedutores, da realeza sagrada do conhecimento verdadeiro e do amor universal.
Mas quando nós entramos para um caminho que nos leva ao conhecimento íntimos de si mesmo, negando-se a ti mesmo, nos revela que só podemos nutrir um relacionamento com O Pai trinitário por intermédio da pessoa do Espirito Santo, por que Ele providenciou a nossa salvação e não pelo homem comum.
O Filho se tornou verbo, realidade e o Espírito Santo é que aplica ao ser humano e nós buscamos, o Espirito Santo é uma pessoa trinitária, isso vem de Deus implica em certos benefícios e responsabilidade para o ser cristão. O beneficio maior é a possibilidade de um relacionamento real com Ele: Jesus, no sentido que os discípulos ao se referir a alguém que dirá palavras de consolação, mas alguém que irá consolar, porque era assim do mesmo sentido em que eles se relacionavam com Jesus em sua vida terrena.
O Espírito como Consolador, não está se referir a alguém que dirá que apenas diga palavra, mas é aquele que consolará alguém, esperar o despido do egoísmo deletério, isso quer dizer aqueles que agem no sentido danoso e destrutivos com base no egocentrismo de si mesma.
Diz primeiro que o egoísmo, colocar o próprio interesse sobre o interesse dos outros é um vício, uma imoralidade abominável, você busca satisfazer a sua vontade, quanto alguns chamam de avarento ou avareza, você busca seu auto interesse em primeiro lugar, que você sinta culta e deixe cuidar de si, ao voltar a cuidar dos outros sem preparar a si mesmo para se apresentar como um obreiro capacitado. Se tornar um abnegado por uma causa que não seja apenas a sua luta para o Senhor Jesus Cristo. Amém
sexta-feira, 9 de agosto de 2024
CONCILIO DE NICEIA UM RASTRO DESAFIADOR
A Influência de Baal até o Concílio de Nicéia: Um Rastro Desafiador
A influência do culto a Baal em um período que se estende até o Concílio de Nicéia é um tema complexo e repleto de nuances. A transição de crenças politeístas, como as associadas a Baal, para o monoteísmo cristão envolve um processo histórico longo e repleto de sincretismos.
Por que é desafiador traçar essa influência?
Escrita e Registros: Muitas práticas religiosas antigas, especialmente as politeístas, eram transmitidas oralmente e não possuíam registros escritos detalhados, tornando a reconstrução histórica complexa.
Sincretismo: A tendência das religiões de se adaptarem e absorverem elementos de outras culturas, especialmente em períodos de contato e dominação, dificulta a identificação precisa de influências específicas.
Interpretação: A interpretação de textos antigos e símbolos religiosos é frequentemente sujeita a diversas perspectivas e debates acadêmicos.
Possíveis Influências e Resquícios:
Apesar das dificuldades, alguns estudiosos sugerem que elementos do culto a Baal podem ter deixado vestígios em algumas práticas e crenças posteriores, inclusive no cristianismo primitivo. Entre as possíveis influências, podemos citar:
Crenças na fertilidade: A associação de Baal à fertilidade da terra pode ter deixado resquícios em algumas práticas agrícolas e ritos de fertilidade, mesmo em comunidades que adotaram outras religiões.
Culto a deuses solares: A identificação de Baal com o sol pode ter influenciado a concepção de divindades solares em outras religiões, incluindo o cristianismo, onde Jesus é frequentemente associado à luz e ao sol.
Rituais e símbolos: Alguns símbolos e rituais associados ao culto a Baal podem ter sido adaptados e incorporados a outras tradições religiosas, como o Politeismo.
O Concílio de Nicéia e a Padronização Cristã:
O Concílio de Nicéia, ocorrido em 325 d.C., foi um marco fundamental na história do cristianismo. Seu objetivo principal era estabelecer uma doutrina cristã unificada, combatendo heresias e definindo a natureza de Deus e de Jesus Cristo. A partir desse concílio, o cristianismo passou por um processo de institucionalização e padronização, o que contribuiu para a marginalização e supressão de crenças e práticas religiosas anteriores.
Conclusão:
A influência de Baal e do culto a ele até o Concílio de Nicéia é um tema que ainda suscita muitos debates entre os estudiosos. Embora seja difícil traçar uma linha direta e identificar influências específicas, é possível que alguns elementos do culto a Baal tenham deixado marcas em práticas e crenças posteriores, inclusive no cristianismo primitivo. No entanto, o processo de cristianização e a padronização da doutrina cristã contribuíram para a supressão de muitas dessas crenças e práticas.
Gostaria de explorar algum aspecto específico dessa temática, como a relação entre Baal e outras divindades, ou a influência do culto a Baal em regiões específicas? Possíveis tópicos para futuras discussões:
O Ciclo de Baal como Síntese Teológica do Espaço de Canaã
Afirmar que o Ciclo de Baal é uma síntese teológica do espaço de Canaã no segundo milênio a.C. implica em considerar vários elementos:
Diversidade de Deuses: O panteão cananeu era rico e complexo, com Baal como uma figura central, mas não única. A interação entre diversas divindades, como El, Anat e Mot, refletia as preocupações e crenças da sociedade da época.
Explicar este periódo já no Novo testamento veja como segue o em Mateus 16:13-20 abaixo:
A visita de Cristo ao "panteão" com os discípulos não é um evento registrado nos Evangelhos. No entanto, é possível que você esteja se referindo ao episódio em Cesareia de Filipe, onde Jesus pergunta aos discípulos: "Quem dizem os homens que eu sou?" (Mateus 16:13-20; Marcos 8:27-30; Lucas 9:18-20). Vamos analisar este evento em Mateus 16:13-20.
Mitologia e Cosmogonia: O Ciclo de Baal apresenta uma cosmogonia, ou seja, uma narrativa sobre a origem e organização do universo. Essa cosmogonia, repleta de mitos e lendas, moldava a visão de mundo dos cananeus e influenciava suas práticas religiosas e sociais.
Relação Homem-Natureza: A natureza desempenhava um papel fundamental na religião cananeia. A fertilidade da terra, as estações do ano e os fenômenos naturais eram associados a divindades e influenciavam as práticas agrícolas e rituais.
Sociedade e Política: As narrativas do Ciclo de Baal refletiam a estrutura social e política da época. A figura de Baal, como deus da tempestade e da fertilidade, estava ligada ao poder real e à ordem social.
Influência em Outras Culturas: A religião cananeia, e o Ciclo de Baal em particular, exerceram influência em outras culturas da região, como os hebreus, deixando marcas na Bíblia e em outras fontes históricas.
Para afirmar essa síntese, é preciso considerar as seguintes evidências:
Textos Cuneiformes: Os textos cuneiformes encontrados em Ugarit oferecem uma rica fonte de informações sobre a mitologia cananeia e o culto a Baal.
Arqueologia: Os achados arqueológicos em sítios cananeus, como templos e objetos cultuais, corroboram os relatos mitológicos e fornecem informações sobre as práticas religiosas.
Comparação com Outras Culturas: A comparação com outras mitologias da região, como a egípcia e a mesopotâmica, permite identificar elementos comuns e diferenças, enriquecendo a compreensão do contexto cultural do Ciclo de Baal.
Análise Linguística e Literária: A análise dos textos cuneiformes, tanto em termos linguísticos quanto literários, permite identificar as características e as funções dos diferentes elementos narrativos e teológicos.
Em resumo, o Ciclo de Baal representa uma rica expressão da religiosidade cananeia, oferecendo uma visão complexa e multifacetada do mundo e da sociedade da época. Ao analisar essa obra, podemos compreender melhor as crenças, valores e práticas de um povo que deixou marcas profundas na história do Oriente Médio.
Gostaria de explorar algum aspecto específico do Ciclo de Baal ou da religião cananeia?
A relação entre Baal e El, outra divindade importante no panteão cananeu.
O sincretismo religioso na antiguidade e seus impactos.
A influência do culto a Baal nas religiões abraâmicas.
A importância do Concílio de Nicéia para a formação da identidade cristã.
quarta-feira, 7 de agosto de 2024
CESARElA DE FELlPE