Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de setembro de 2023

AO LÍDER TRABALHO DE ENSINAR E EDUCAR.

 


AO LÍDER TRABALHO DE ENSINAR E EDUCAR.

Valdeci Fidelis -Th

  Uma professora, (1858-1940) tornou-se famosa por ser a primeira mulher escritora sueca a ganhar o prêmio Nobel de Literatura. Sua obra  "A Viagem Maravilhosa de  Nils Holgersson", foi traduzida para varios idiomas e apresentado pela primeira vez aos leitores japones, a muito tempo atrás. Ela nasceu em uma familia de certa posição, ela foi influenciada pela grande paixão de seu pai pela literatura. Ela era muito jovem quando foi acometida por uma doença que dificultou seu andar, não podendo ir a escola, cresceu ouvinda lendas e contos de fadas, naturamente, continuou a cultivar e sua meta fazer uma rica sensibilidade literária. Quando adolecente era uma lina moça sua meta fazer da literatura seu propósito de vida.

  Assim como muitos que hoje lutam para conseguirem uma carreira literária e tendo vivido acometido de enfermidades, podemos  sentir quão grande foi o sofrimento e podemos entender perfeitamente o que ela viveu e sentia. Essas dificuldades primeiramente, ela aspirou ser uma professora; mas tinha grande dificuldades financeiras na sua famíla, ela resolveu pedir dinheiro emprestado a sua escolha para pagar a taxa de matrícula no colégio de formação de professores.

    Ela após formar-se, ela continuou devotando-se a arte de escrever, Seu pai veio a falecer, ela sem abalar-se com a morte do seu pai e tampouco com as circunstâncias, ela dedicou toda sua paixão ao que ele gostava que era a literatura. Ela vei ganhar um prêmio de literatura aos 32 anos de idade, através de um concurso ganhou seu o prêmio tão cobiçado por todos, foi através de uma novela que havia escrito. "A Saga de Gosta Berlings", foi publicada no ano seguinte, esse sucesso provou ser o seu ponto de partida, como mostrou que seu sonho de criança, ouvindo contos de fadas e outros contos.

   A grande escritora Lagerlof, recebeu o Prêmio Nobel em 1909, aos 51 anos. No seu discurso de premiação ao invés de falar sobre si mesma, ela fez uma menção ao seu falecido pai e a sua terra natal, bem como expressou palavras de agradecimentos a muitas outras pessoas. Assim suas palavras encerravam um profundo amor e sentimento as pessoas com as quais ela estava em débito. Aqueles que a ouviam não podiam se conter de tão grande emoção, devemos sempre ouvir, depois pensar e depois agir, mesmo porque o coração de uma pessoa tem ação e poder de movimrntar outros corações.

   Mesmo uma pessoa não sendo elouquente, mas se usamos palavras ditas com emoção, sinceridade e seriedade, elas são tocante, por outro lado quero dizer que não importando ser elouquente a palavra possa ser, se a mesma se não for falada com o coração, essa palavra não poderá penetrar profundamente no coração de outras pessoas, as que ouvem não sentiram nada além de um som que vem de lá e passa sem deixar uma marca no íntimo de quem ouvem. Quero afirmar que o mais importante, é que, as palavras surjam das profundezas dos nossos corações as palavras advindas do coração com amor e gratidão como as citadas pelo agradecimento de ter ganho o seu primeiro Nobel aos 51 anos, invocou a simpatia e compreensão de muitos ali presentes.

   Temos que compreender que ganhar um Nobel, no passado ou seja nos dias atuais, é como uma linda flor que sejam no inicio da estação ou no fim das estações de floradas, elas florecem do solo fértil, do seu coração, de sua humanidade, é uma gloriosa vitória conseguida através de seus tenazés esforços em realizar seus sonhos que sonhaste na bela e frondosa juventude. Não desistam de serem felizes, por que? a escritora de tanto ouvir viveu o sonho, ela expressou firmemente sua oposição as duas guerras mundiais, como a venda de seus livros form proibida na Alemanha, ela não deixou se abalar por isso, em 1940 precisamente no mês de março daquele ano, pouco antes de sua morte, ela fica atormentada pela invasão do Exército na Finlândia, ela enviou para o povo finlandês sua medalha de ouro, que lhe fora presenteada com o Prêmio Nobel, mesmo sabendo quanto isso lhe era caro, foi sua maneira de encorajar o povo finlandês, que estavam sofrendo com as chamas da guerra.

   Nos seus momentos finais ela fala ao seu medico que atendia, suas últimas palavras ela dizia: "Doutor, apaz não está próxima?" a Nobel de Literatura Selma Lagerlof, ela dedicou toda sua vida, buscando o amor e a paz, e viveu pelas suas crenças, que sonhora ainda quando criança.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: