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terça-feira, 31 de dezembro de 2024

Tem medo do que um homem forte pode fazer?

 

Tem medo do que um homem forte pode fazer? É porque ainda  não viu do que um homem fraco é capaz.

Quando Nietzsche diz que “aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro”, ele nos alerta sobre o perigo de permitir que as características do mal que enfrentamos se enraízem dentro de nós.

Em outras palavras, ao confrontar a crueldade, a injustiça ou a maldade, existe a tentação de adotar métodos semelhantes àqueles que criticamos.

Um exemplo histórico claro são revoluções que, nascendo de um desejo legítimo de justiça, acabam se convertendo em regimes tão opressores quanto aqueles que derrubaram.

É como se, no processo de combater algo que vemos como maligno, começássemos a nos transformar nisso.


O LIVRO E-BOOK: "O PARAISO ESTAR ENTRE NÓS"

A analogia pode ser expandida para o indivíduo: quando alguém se coloca numa posição de luta constante contra o que vê como errado no mundo, há o risco de se endurecer emocionalmente, tornando-se insensível às nuances da vida. 

A fronteira entre o “justo” e o “tirano” torna-se mais frágil do que se pensa.

John Milton (9 de dezembro de 1608 - 8 de novembro de 1674). Representante do classicismo inglês e autor do célebre livro O Paraíso Perdido, um dos mais importantes poemas épicos da literatura Universal. Foi politico, dramaturgo e estudioso de Religião.

“A mente é um lugar em si mesma e pode fazer do inferno um paraíso ou do paraíso um inferno.”

- The Poetical Works of John Milton: With Notes of Various Authors‎ - Vol. II, Página 46, linhas 254-255, de John Milton, Henry John Todd - Publicado por Printed for C. and J. Rivington; J. Cuthell; J. Nunn; J. and W.T. Clarke; Longman and Co.; 1826.


A indignação, nessa analogia, surge como a percepção de que algo está errado. Não é um sentimento negativo por si só, mas uma força que desperta a consciência crítica. 

É aquela sensação de inquietação frente a injustiças, desequilíbrios ou situações que não parecem certas.

Sem a indignação, caímos facilmente no conformismo, aceitando as coisas como estão.

Portanto, a indignação tem a função de nos tirar da apatia, forçando-nos a enxergar que o mundo pode - e deve — ser diferente.


É como o primeiro passo para romper com a inércia.


De certa forma, essa indignação pode ser vista como uma forma de amor à justiça, porque só nos indignamos com aquilo que sentimos que pode ser melhor.

Ela é o motor que alimenta a busca por mudanças.

 Thomas Fuller (1608 - 16 de agosto de 1661), foi um historiador e religioso inglês.


EURIPEDES


"Paciência abusada vira fúria." Nada tem mais força que uma necessidade medonha... Eurípides (484-406 a. C.) foi um dramaturgo grego, criador de personagens profundamente humanos, privilegiou as mulheres e fez delas as verdadeiras heroínas. Na obra “Medéia”, Eurípedes deu vida a um dos personagens mais importe do teatro universal.


Eurípides nasceu em Salamina, Grécia, por volta de 484 a. C. em uma família humilde. Era considerado excêntrico por seus contemporâneos, tinha o costume de meditar e escrever em completo isolamento em uma gruta em frente ao mar.

Eurípides nunca tomou parte dos negócios públicos, mas em suas tragédias apresentava uma constante preocupação política. Sempre se reunia com Anaxágoras e outros filósofos.


Eurípides escreveu em torno de 93 peças, mas só foram resgatadas 19 tragédias e fragmentos de outras obras. A primeira tragédia de Eurípides, “As Pelíadas”, apresentada no festival de teatro ateniense, em homenagem a Dioniso, em 455 a. C. não chegou até nós. Participou 22 vezes do festival, venceu quatro, sendo a primeira em 441 a. C.

Foi um dos três grandes representantes da tragédia grega, ao lado de Sófocles e Ésquilo. Foi considerado por Aristóteles o poeta mais trágico entre todos eles. "Nada tem mais força que uma necessidade medonha." (Eurípedes)


 Helen (412 BC), como traduzido por Richmond Lattimore

Psicologia

SOLIDÃO • def.): Estado ou condição de quem se sente ou está só; Sensação de quem se sente sozinho, isolado, mesmo estando entre outras pessoas.

Você se identifica? Para ter mais, basta ser mais. Você ainda sente essa agitação, essa inquietação? E está disposto a usá-la como uma ferramenta para gerar novas ideias e ações?

Quando escolhemos não enfrentar aquilo que pode ser uma ameaça, corremos o risco de comprometer a segurança dos mais vulneráveis. Ao permitir que algo perigoso permaneça sem limites, muitas vezes, é quem tem menos condições de se defender que acaba pagando o preço.

 QUEM POUPA O LOBO SACRIFICA A OVELHA (Victor Hugo)

Imagine que há uma situação em que o silêncio ou a inação parecem a saída mais conveniente; o problema é que, ao não agir, podemos estar dando espaço para que o problema cresça e atinja aqueles que têm menos poder para se proteger. Em qualquer contexto, evitar o confronto ou fechar os olhos para algo potencialmente nocivo pode até ser confortável a curto prazo, mas acaba deixando os mais frágeis expostos.

Proteger os mais vulneráveis significa, muitas vezes, enfrentar aquilo que pode parecer mais fácil ignorar. Afinal, quando evitamos um problema por medo ou conveniência, estamos, em última análise, permitindo que ele permaneça – e, ao fazer isso, alguém mais fraco sempre acaba arcando com as consequências.

Deixe o seu como forma de reconhecimento.

FILOSOFIA 

O QUE PODE SER ACRESCENTADO AO HOMEM QUE GOZA DE BOA SAÚDE, NÃO TEM DIVIDA E A CONSCIENCIA LIMPA?.

“em vontade de potência”, termo popularizado pelo filósofo Friedrich Nietzsche, refere-se à ideia de que a vida é impulsionada por uma força fundamental de busca por poder e autossuperação. Na visão de Nietzsche, a “vontade de potência” é o desejo de expandir habilidades, afirmar a própria individualidade e viver de forma plena, indo além das limitações impostas por normas sociais ou pela própria existência. É a motivação para conquistar, criar e superar desafios, sendo uma força motriz da evolução humana e do desenvolvimento pessoal.


Psicologia de Adam Smith: “Adam Smith foi um filósofo, professor e economista escocês do século XVIII. Ficou popularmente conhecido como o “pai do capitalismo” e, ainda hoje, é entendido como o grande representante do liberalismo econômico.

Fonte: Foi autor de um dos livros mais lidos por economistas, “A Riqueza das Nações”, publicado em 1776.”

“O que pode ser acrescentado à felicidade do homem que goza de boa saúde, não tem dívidas e está com a consciência limpa?”


FONTE PESQUISADA:- The theory of moral sentiments: To which is added a dissertation on the origin of languages - Página 62, Adam Smith - Printed for A. Millar, A. Kincaid and J. Bell in Edinburgh; and sold by T. Cadell, 1767 - 478 páginas. 

PSICOLOGIA

"Mantenha-se como você começou, e se apresse a fazer o que é possível.

Tudo que você precisa fazer é avançar; compreenderá que algumas coisas são menos temíveis [...]. Nenhum mal é tão grande, quanto é o último mal de todos. A morte chega; seria uma coisa a temer, se pudesse ficar com você. Mas a morte não deve vir, ou então deve vir e passar.

[...] Nenhum homem pode ter uma vida pacífica que pense demais em alongá-la ou acredite que viver por muitas atribuições é uma grande bênção.

Repasse este pensamento todos os dias, para que você possa sair da vida contente; pois muitos homens se apegam e agarraram-se à vida, assim como aqueles que são levados por uma correnteza e agarram-se a pedras afiadas. A maioria dos homens minguam e fluem em miséria entre o medo da morte e as dificuldades da vida; eles não estão dispostos a viver, e ainda não sabem como morrer.

Por esta razão, torne a vida como um todo agradável para si mesmo, banindo todas as preocupações com ela." (Sêneca)

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Gabor Maté

Médico e autor húngaro-canadense com experiência em saúde da família e especial interesse no desenvolvimento infantil, trauma e nos potenciais impactos ao longo da vida na saúde física e mental. 

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 Voltaire, (1694-1778) foi um filósofo e escritor francês, um dos grandes representantes do Movimento Iluminista na França. Foi também ensaísta, poeta, dramaturgo e historiador.
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"A necessidade de falar e o embaraço de nada ter para falar são duas coisas capazes de tornar ridículo ainda mesmo o maior homem."

- Página 122, Voltaire, ‎Walther - chez George Conrad Walther, 1748, 488 páginas


Fontes pesquisadas - Patience provok'd turns to Fury.


- Gnomologia: Adagies and Proverbs; Wise Sentences and Witty Sayings, Ancient and Modern, Foreign and British‎ - item 3859 Página 164, de Thomas Fuller, Pre-1801 Imprint Collection (Library of Congress) - Publicado por Printed for B. Barker, 1732 - 297 páginas.



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