projeto educar Pesquisar este blog

domingo, 24 de agosto de 2025

VALDECI FIDELIS E O LIVRO ALMA DE JUSTO

 VALDECI FIDELIS ALMA DE JUSTO

A GRAÇA DE DEUS EM NOME DE JESUS
MEMÓRIAS SOBRE A HISTÓRIA DO POVO DE DEUS
PRIMEIRA PARTE.
APRESENTAÇÃO
Valdeci Fidelis é pastor graduado, Bacharel em teologia pela Faculdade Teológica Nacional - Pós Graduado em Mestrado e Doutorado em Teologia pela FAINTE (Faculdade de Integração Teológica) autor escritor evangélico, membro efetivo do CFTPB – Conselho Federal de Teólogo Pastores do Brasil.
Valdeci Fidelis: É Doutor em Teologia pela FAINTE
Parabéns a Valdeci Fidelis pela conquista do doutorado em Teologia pela FAINTE Essa é uma realização notável que demonstra um profundo compromisso com os estudos teológicos e um desejo de aprofundar seus conhecimentos nessa área.
O que significa ser doutor em Teologia pela FAINTE? Mestre em pesquisa:
Um doutorado exige a realização de uma pesquisa original e significativa na área da teologia. Isso significa que Valdeci Fidelis conduziu um estudo aprofundado sobre um tema específico, contribuindo para o avanço do conhecimento teológico. Sua capacidade e competência de ensino e pesquisa: Os doutorandos são treinados para ensinar em nível superior e conduzir pesquisas independentes.
2
Valdeci Fidelis está agora qualificado para lecionar em programas de graduação e pós-graduação em teologia, além de realizar pesquisas em diversas áreas da disciplina. Referência na área: A obtenção do título de doutor posiciona Valdeci Fidelis como uma referência na área da teologia. Sua expertise e conhecimento podem ser valiosos para igrejas, seminários, universidades e outras instituições que se dedicam ao estudo da religião. Valdeci Fidelis: Pode exercer áreas de atuação de professor universitário: Lecionando em cursos de graduação e pós-graduação em teologia.
Como pesquisador: Conduzindo pesquisas em diversas áreas da teologia, como história da igreja, teologia sistemática, ética cristã e outras. Tese de Doutorado em Teologia e Doutrinas Contemporâneas: Uma Explicação Simples Imagine a teologia como um grande quebra-cabeça. 
Cada peça representa uma ideia ou crença sobre Deus, a vida, o mundo e o que significa ser humano. Uma tese de doutorado em teologia é como alguém tentando montar uma nova parte desse quebra-cabeça, usando as peças antigas e criando novas. Mas por que criar novas peças? O mundo muda: Novas descobertas científicas, mudanças sociais e desafios globais fazem com que as pessoas repensem suas crenças. A teologia não é estática. Novas perguntas surgem e exigem respostas. Diferentes perspectivas: Pessoas de diferentes culturas e experiências trazem novas visões para as antigas questões.
 Então, o que faz uma tese de doutorado em teologia? Ele estuda e examina textos religiosos, filosofias e outras fontes para entender as ideias existentes; avalia como essas ideias se conectam com o mundo atual e elabora proposta de novas interpretações ou aplicações das ideias religiosas. Uma tese de doutorado em teologia é um trabalho profundo que busca expandir nosso entendimento sobre a fé e sua relevância para o mundo de hoje. É como um farol que ilumina novos caminhos para pensarmos sobre questões existenciais e espirituais.
 A teologia é um campo vasto e complexo, mas com um pouco de curiosidade e vontade de aprender, você pode desvendar seus enigma e mistérios. Como consultor teológico pode oferecer consultoria para igrejas, seminários e outras instituições. Como autor: Escrevendo livros, artigos e outros materiais sobre temas teológicos. Líder religioso: Ocupando posições de liderança em igrejas ou outras organizações religiosas.
 Analisando a Tese de Valdeci Fidelis: "As Religiões Comparadas e as Matéria das Doutrinas Contemporânea" A conclusão do doutorado por Valdeci Fidelis, com uma tese intitulada "As Religiões Comparadas e a Teologia", representa um marco significativo para os estudos teológicos e inter-religiosos. O tema proposto é extremamente relevante e abre portas para diversas discussões e análises. Possíveis Linhas de Investigação da Tese: A partir do título, podemos inferir algumas possíveis linhas de investigação que Valdeci Fidelis pode ter explorado em sua pesquisa: Diálogo inter-religioso: A tese provavelmente aprofunda o estudo das relações entre diferentes religiões, buscando pontos em comum e áreas de convergência. Teologia pluralista: O conceito de "religiões comparadas" sugere uma abordagem teológica que valoriza a pluralidade religiosa e busca construir pontes entre diferentes tradições. 
Crítica ao exclusivismo religioso: A pesquisa pode ter analisado as implicações teológicas do exclusivismo religioso e defendido a importância do diálogo e da compreensão mútua entre as diferentes crenças. Novas perspectivas para a teologia: A tese pode ter proposto novas perspectivas para a teologia nos novos tempos, considerando as realidades religiosas contemporâneas e os desafios do pluralismo religioso.
3
O MOTIVO DE ESCREVER ESTE TRABALHO DE INTRODUÇÃO Rever as mudanças e transformações como o livro tem aproximadamente 6.000
anos de história, nesses anos de existência foram usados diversos tipos de materiais para seus registros, somente através dos livros a humanidade aprendeu e muito mais fácil do que no período passado distante os antigos serviam de instrumentos com ponta de ferro para gravar, os sinais nas pedras, marfim, tijolos e madeiras.
 Antigamente, os Sumérios usavam tijolos de barro para o registro; os Maias e Astecas utilizavam materiais macios em cascos de árvores e madeiras; quando mais tarde foram inventados pelos gregos - romanos tinham tábuas de madeiras cobertas com cera, ferramentas com duas pontas. Depois criaram a pena metálica, seu consumo hodierno foi tão grande que em 1851 na Exposição Mundial de Paris, só na França calculava-se seu consumo de 200 milhões de unidades. 
Com duas pontas na ferramenta: Uma para riscar e gravar e outra para achatar, surgiu então o lápis de grafite. Somente em 2.200 a.C os egípcios desenvolveram a tecnologia do papiro. Mais tarde surgiu o pergaminho, feito geralmente de pele de carneiro, o que implicava na morte de diversos animais para a confecção de um livro. Foi proibido. O papel, muito usado hoje, surgiu por volta do século II na China com uma técnica ainda primitiva, mas com o tempo ele começou a ser produzido da celulose da madeira. Somente no século 19 ocorre com mais frequência a circulação e oferta de papel para impressão de livros e jornais.
Hoje vivemos a era do Livro digital: será o livro do futuro? Com o avanço das tecnologias, os suportes de leituras e de registros também evoluíram nesses últimos anos.
Atualmente, os novos suportes de leituras e registros são os livros eletrônicos, os quais possibilitam criar, compartilhar e divulgar, sem os custos de impressão e gastos de papéis.
As plataformas digitais são uma ferramenta que possibilita tudo isso e, ainda, é ideal para ser usada por professores e alunos por ser prática e fácil de usar, disponível em Português, permitindo ao usuário escolher modelos de capas e layouts, inserção de textos e imagens, formatar seu próprio livro, convertê-lo em pdf, imprimi-lo e distribuir.

RESUMO
Gostaria de fazer aqui um pequeno resumo de “O Paraíso Perdido” que Deus criou para Adão e Eva, é desnecessário dizer que este trabalho foi baseado na concepção judaico-cristã da criação do homem. Entretanto, gostaria de discuti-lo do ponto de vista de sua profunda percepção da psique humana. Em Gênesis 2:18-24 repare que no momento da criação da mulher Deus não disse nada no sentido de ela ser dominada pelo homem. A determinação "o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará” (Gn 3:16) foi um juízo de Deus que só viria depois, como consequência do pecado. "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele... E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem, o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gn 2:18-24). Claro que nos meios evangélicos cristãs não devemos dar muita ênfase às histórias seculares, mas é preciso ao palestrante da Palavra de Deus conhecer assuntos que não valha como prova de amor para o mundo trinitário, mas como conhecimento para uma boa interpretação, o escritor Milton (1608-1674) "Paraíso Perdido”, (1634) como o seu título indica, é uma estória épica a respeito do paraíso. Ele descreve como Adão e Eva, os progenitores bíblicos, são tentados por Satã a trair as instruções de Deus, e assim, são expulsos do Jardim do Edem. Satã foi originalmente um anjo que ocupava uma alta posição sob as ordens de Deus. Entretanto, ele luta e lidera outros anjos em uma rebelião contra o poder divino. É expulso do céu e cai no inferno.
Mas, Deus determina no livro de Gênesis que "teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) seriam as limitações da mulher, mostradas na doutrina dos apóstolos, por ela ter dado ouvidos ao diabo e por ter entabulado com ele uma certa amizade. Para neutralizar a rápida amizade entre a mulher e a serpente ocorrida no Éden, Deus colocou inimizade entre Satanás e a mulher, e desde então ela vem sendo o alvo preferido dos ataques do diabo.
Veja o que diz: o escritor insiste em seu livro que Satanás acalentando sua ambição de controlar o Céu, convoca os anjos que haviam descido ao inferno com ele para construírem o Pandemônio, o Palácio de Satã. Satã então parte sozinho para o novo mundo criado por Deus para os seres humanos. Seu intento é corromper os seres humanos e destruir os planos de Deus
5
Satã aproxima-se deste novo mundo, sente-se ansioso em implementar seu projeto, experimentando, experimentando tanto a dúvida quanto o medo e, finalmente, o desespero. Ele repetidamente questionava-se sobre seu confronto com Deus. Milton retrata a mente de Satã, da seguinte forma: eu, miserável! Que modo deve eu espalhar um infinito ódio e um infinito desespero? Esse modo é o inferno; eu mesmo sou o inferno, um abismo mais profundo ainda ameaçando devorar-me completamente.
Observamos que ele mesmo tem dúvida de que não há muita coisa diante do poder divino de Deus e descreve suas dúvidas. A lamentação de desespero de Satã de que “eu mesmo sou o inferno” é real e perspicaz. Mais adiante, quanto Satã tenta Eva no Jardim do Edem, Milton diz “Mas o quente inferno que nele arde, embora no céu...” O inferno não existe ou reside em nenhum outro lugar fora da vida de uma pessoa. Para quem está sofrendo na condição de inferno uma vida fora da presença do Senhor Deus do altíssimo, ainda que viva em um ambiente mais bonito torna-se um lugar de agonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: