Pesquisar este blog

Estudo de Teologia Respostas


Valdeci Fidelis-Escola de Lideres


"Estou enviando as respostas separadas das perguntas; como referência  5-RE: resposta da pergunta 5"
PROVA: Curso Internacional de Teologia-Curso 36 respostas, Ache onde estão estas perguntas que cabe nestas respostas (bíblicas)

1-RE: Ato ou efeito de revelar, dom ao conhecimento, ação divina, que se comunica com ao homem, desígnios de Deus, e a verdade: Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus (1 Co 2:10)

2-RE: É a forma de Deus transmitir ao homem seus pensamentos, o que comprova que a Bíblia foi inspirada por Deus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (2 Tm 3:16-17)

3-RE: Há três teorias da inspiração bíblica: a) Ortodoxia-a Bíblia é a Palavra de Deus. b) Modernismo a contém a Palavra de Deus; c) a Neo-ortodoxia, a bíblia torna-se palavra de Deus.

 4-RE: São os dons. O amor é uma parte tão importante do caráter de Deus que o apóstolo João escreveu: "Deus é amor". Isto significa que Deus mantém o bem-estar dos outros como a Sua principal preocupação. Para uma definição completa do amor, leia 1 Coríntios 13. Para ver o amor em ação, estude a vida de Jesus. O Seu sacrifício na cruz pelos pecados dos outros é o supremo ato de amor.

 5-RE: Providencia divina é o meio pela qual Deus governa todas as coisas no universo
6-RE: Deus é onipresente Salmo Para onde me irei do teu espírito, ou para onde fugirei da tua face? (Sl 139:7)
Ah Senhor DEUS! Eis que tu fizeste os céus e a terra com o teu grande poder, e com o teu braço estendido; nada há que te seja demasiado difícil; (Jeremias 32:17. 2Pe 3:8, e Hb.1:11-12.)

7-RE: Três pessoas sendo uno: Pai, Filho e Espírito Santo.

8-RE: A.T-Deuteronômio: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. (6:4). N.T-Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um.
E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num (Jo.5:7-8).

9-RE: Esta palavra não encontrei na Bíblia, mas ela mostra que Deus está no controle de tudo, em todos os momentos que precisamos dele. Cito: Sl 38:24-29, efésios 1:3 e Deuteronômio: Pois o SENHOR teu Deus te abençoou em toda a obra das tuas mãos; ele sabe que andas por este grande deserto; estes quarenta anos o SENHOR teu Deus esteve contigo, coisa nenhuma te faltou. (2:7.) A revelação bíblica demonstra que a providência de Deus não é uma doutrina abstrata, mas que diz respeito à vida diária num mundo mau e decaído. 
Toda pessoa experimenta o sofrimento em certas ocasiões da vida e daí surge a inevitável pergunta “Por quê?” (cf. Jó 7.17-21; Sl 10.1; 22.1; 74.11,12; Jr 14.8,9,19). Essas experiências alvitram o problema do mal e do seu lugar nos assuntos de Deus. 

10-RE: Antropologia e Teologia

11-RE: Rm 1:3 Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne.

12-RE: (João 9:2) com base  neste cap. o espirito que chamamos de almas, com a sensibilidade de sentir a transição entre  a vida  e a morte.
Descrevo sucintamente
: Traducionismo, e criacionismo.

13-RE:Palavra  do latim que quer dizer  Imagem de Deus.

14-RE: O pecado é a transgressão as coisas de Deus. A palavra Pecado é um termo comumente utilizado em contexto religioso, descrevendo qualquer desobediência à vontade de Deus; em especial, qualquer desconsideração deliberada das Leis Divinas. ...

15-RE: A Bíblia diz que é a morte. Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.(Rm 6:23)
 “Não sabeis que daquele a quem vos apresentais como servos para lhe obedecer, sois servos desse mesmo a quem obedeceis, seja do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” – (Romanos 6:16)

16-RE:Sabemos que qualquer pecado pelo qual não peçamos perdão a Deus ocasionará a nossa morte no final. Se nos apegarmos a um pecado, por menor que seja, e o praticarmos diariamente ou costumeiramente em nossa vida, sem pedir perdão a Deus, este é um pecado “para a morte”. Somente quando estivermos lutando contra este pecado e pedindo perdão e poder de Deus para vencermos este pecado é que o pecado não será para a morte, mas para que Deus mostre Sua força e vença este pecado em nós.

Se alguém está triste por pecar, se arrependeu e nos pede que ajudemos em oração, podemos orar, pois este pecado não é para a morte. Contudo, se alguém peca continuamente o mesmo pecado, não se arrepende e não pede perdão a Deus, não devemos orar para que Deus a perdoe, pois a atitude da pessoa faz com que o pecado seja para a morte.


17-RE: Por que Ele nasceu na mesma carne e natureza que temos? Para que Ele pudesse ter entendimento de nossas fraquezas e inclinações para o pecado, e ser um Sumo Sacerdote misericordioso por nós. As palavras “em todas as coisas” realmente significam “em todas as coisas”? É claro que sim!

18-RE: A natureza divina de Cristo é claramente afirmada na declaração de Pedro quando interrogado pelo seu Mestre: "Quem diz o povo ser o Filho do homem" O discípulo responde: "tu és o Cristo, o Filho de Deus" (Mt 16. 16). Esta declaração é repetida diversas vezes nos Evangelhos (Mt 14.33; 8.29; 27.40; Mc 14.61-62; Lc 22.70; Jô 5.25; 10.36). Deus o Pai por duas vezes assevera a deidade do Filho (Mt3. 17; Mt 17.5). O próprio Jesus afirmou a sua divindade ao declarar: "Quem vê a mim, vê o Pai..." (Jô 14.9), e "Eu e o Pai somos um" (Jo 10.30). Até mesmo os demônios reconheceram a divindade de Cristo ao gritarem: ?Que temos nós contigo, Jesus, Filho de Deus?? (Mt 8,29).

19-RE: A união hipostática é um termo usado para descrever como Deus Filho, Jesus Cristo, tomou para Si a natureza humana, ao mesmo tempo permanecendo 100% Deus. a Bíblica justifica em que Jesus sempre foi Deus (João 8:58; 10:30), mas na incarnação Jesus se fez carne – Ele passou a ser um ser humano (João 1:14). A adição da natureza humana à natureza divina resulta em Jesus, o Deus-homem. Essa é a união hipostática, Jesus Cristo, uma Pessoa, 100% Deus e 100% homem.

20-RE:São quatro aspectos ou estágios da humilhação de Cristo são (1) encarnação, (2) sofrimento, (3) a morte, e (4) o enterro. Às vezes, um quinto aspecto (descida aos infernos) está incluído.

21-RE: Os estagio são: exaltação de Cristo são (1) ressurreição (2), ascensão (3) sessão, e (4) retorno em glória. Justificação Bíblica:

A ressurreição (Rm 6:9-10) foi o ponto de transição em Jesus "estado de exaltação. Foi a pessoa de Cristo que foi exaltado, e não apenas a sua natureza humana, mas o foco desta atividade de exaltação foi a mudança em sua natureza humana a um estado novo, muito mais gloriosa. (Lucas 24:30), preparar o pequeno almoço (João 21:12-13 ), e comer (Lucas 24:42-43). Era um corpo de "carne e osso", pois Jesus disse: "Um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho" (v. 39).


22-RE: Este fato significa que Cristo recebeu o governo da igreja em acréscimo ao governo do universo como rei eterno e supremo, significa também que o seu ofício de mediador e sacerdote é exercido de maneira plenamente eficaz, em igualdade e exatamente conforme a vontade de Deus.
Justificação: Efésios 1:3-20-22: “O qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja”.


a-RE: Dentro do vasto campo da teologia cristã, o arminianismo está intimamente relacionado com o calvinismo (ou teologia reformada), sendo que os dois sistemas compartilham a mesma história e muitas doutrinas. No entanto, eles são frequentemente vistos como rivais dentro do evangelicalismo por causa de suas divergências sobre os detalhes das doutrina da predestinação e da salvação.
  1.  a eleição (e condenação no dia do julgamento) foi condicionada pela fé racional ou não-fé do homem; a expiação, embora qualitativamente suficiente à todos os homens, só é eficaz ao homem de fé;
  2. sem o auxílio do Espírito Santo, nenhuma pessoa é capaz de responder à vontade de Deus;
  3. a graça não é irresistível; e
  4. os crentes são capazes de resistir ao pecado, mas não estão fora da possibilidade de cair da graça. O ponto crucial do arminianismo remostrante reside na afirmação de que a dignidade humana requer a liberdade perfeita do arbítrio
23-RE: O calvinismo foi uma doutrina criada por João Calvino (século XVI), um dos principais reformadores protestantes. Na escola de Calvino, em Genebra, receberam instruções os fundadores da Igreja Presbiteriana. O Calvinista é pois no extremo um profundo conhecedor da Bíblia, um moralista, um puritano, que pondera todas as suas ações pela sua relação individual com a moral cristã. 
O Calvinista acredita que Deus escolheu um grupo de pessoas e que as restantes vão para o Inferno. 



24-RE: Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens






25-RE "Seguir a paz com todos e a santificação; sem a santificação ninguém verá




 ao Senhor" ( Hb 12:14).


  
Foge também dos desejos da mocidade e segue a justiça, a fé e o amor, a paz com um



 coração puro, invocam o Senhor" ( 2 Tm 2:22)



Seguir ‘a paz’ e ‘a santificação’ é o mesmo que seguir ‘a justiça’, ‘a fé’, ‘o amor’ e ‘a paz’. A 
justiça, a fé (evangelho), o amor e a paz são progressivos? O amor de Deus não foi plenamente demonstrado através da pessoa de Cristo?
Seguir a paz e a santificação com todos, é seguir a Cristo juntamente com todos os que invocam ao Senhor (Igreja), isto porque os que seguem a Cristo recebem um novo coração puro ( Mt 5:8 ; Sl 51:10 ).
 26-RE:  Atos 2:24-32
Contudo, Deus o ressuscitou dos mortos, rompendo os laços da morte, porque era impossível que a morte o retivesse. …
Atos 3:15
Vós matastes o Autor da vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos. E nós somos testemunhas deste fato.
 Atos 4:10-12
tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em o Nome de Jesus Cristo, o nazareno, aquele a quem vós crucificastes, porém a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, por intermédio desse Nome é que este homem está aqui, diante de vós, plenamente curado! …
 27-RE: Sim,  Hb 5:5-6 Desse mesmo modo, Cristo não buscou para si próprio a glória de se tornar sumo sacerdote, mas foi Deus quem lhe declarou: “Tu és meu Filho; Eu hoje te gerei”

28-RE: Um ateu pode ter uma atitude ativa (quando defende de forma veemente a ausência de qualquer deus) ou uma atitude passiva (quando nega apenas por não haver provas que demonstrem a existência da divindade).
 Como eu sei que Deus não existe? Eu sei que Deus existe porque eu falo com Ele todos os dias. Eu não O ouço falar comigo “de uma forma audível”, mas sinto a Sua presença, sinto a Sua liderança, conheço o Seu amor, desejo a Sua graça. As coisas aconteceram na minha vida de forma que não há outra explicação senão Deus. Deus me salvou e mudou a minha vida de forma tão milagrosa que eu só posso aceitar e louvar a Sua existência.



29-RE: São os ateus agnósticos não acreditam em Deus, mas ao mesmo tempo não descartam a possibilidade de existência. Quem são:


Nas religiões teológicas (que envolvem a crença em um ser divino), um ateu é aquele que nega a existência de um ser supremo, onipotente (que pode tudo), onisciente (que sabe tudo) e onipresente (que está ao mesmo tempo em todos os lugares).

30-RE: São Perturbador, oposto, dominador.
Comentário: Os anjos maus também ocorrem freqüentemente no Novo Testamento com nomes diversos: Satanás = Adversário (Mc 1,13), Demônio (Mt 4,12; Lc 4,2), Belzebu (Mt 10,25), Belial (2Cor 6,15)... Jesus diz que ele "é homicida desde o princípio e que não permaneceu na verdade" (Jo 8,44; cf 1 Jo 3,8)( Bons Jo 12:31)



31-RE: Escatologia é uma parte da teologia e filosofia que trata dos últimos eventos na história do mundo ou do destino final do gênero humano, comumente denominado como fim do mundo. Em muitas religiões, o fim do mundo é um evento futuro profetizado no texto sagrado.  A escatologia é uma interpretação cristã sobre o último e definitivo, para cada pessoa e para o mundo, articulando Bíblia, Tradição e Sinais dos Tempos. 
32-RE: I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO





II- O ARREBATAMENTO DA IGREJA


III- A TRIBULAÇÃO

IV- O MILÊNIO

V- OS JUÍZOS FUTUROS

VI- AS RESSURREIÇÕES
I - A SEGUNDA VINDA DE CRISTO
33-RE: O arrebatamento e a segunda vinda são descritos pelas mesmas palavras.
Preservação da ira significa proteção sobrenatural para os crentes durante a tribulação, não libertação por ausência (assim como Israel permaneceu no Egito durante as pragas, mas protegido de seus efeitos). E se aqueles dias não fossem abreviados, ninguém se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias. (Mt 24:22)



34 Ao mesmo tempo que ocorre a ressurreição dos mortos em Cristo, os crentes vivos serão transformados; seus corpos se revestirão de imortalidade (1 Co 15.51,53). Isso acontecerá num instante, “num abrir e fechar de olhos” (1 Co 15.52).


 Tanto os crentes ressurretos como os que acabaram de ser transformados serão “arrebatados juntamente” (4.17) para encontrar-se com Cristo nos ares, ou seja: na atmosfera entre a terra e o céu.

35-RE: O juízo final é ponto final do pecado do homem, o juízo final será o início da perdição  para aqueles que rejeitaram a palavra de Deus, o juízo final será doloroso e colocará o homem ímpio no lugar de maior sofrimento, o inferno. Bíblia: Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

36-RE: O céu é um lugar eterno, Farei que subsista para sempre a sua descendência, e o seu trono como os dias dos céus.(Sl 89:29). Nos, porém, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e uma nova terra, nos quais habita a justiça. ( 2 Pe 3:13)
xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: