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sábado, 5 de março de 2016

Isaías 56:1-17

Neste capítulo o Senhor declara que nos últimos dias todos aqueles que guardam Seus mandamentos, pertencendo ou não à linhagem de Israel, serão recebidos como parte do povo do convênio—podendo participar integralmente das bênçãos e convênios do Senhor, inclusive das ordenanças do templo. Esta profecia de Isaías foi, em parte, cumprida quando foi revelado a Pedro que o evangelho deveria ser pregado aos gentios. A profecia foi cumprida ainda mais quando foi anunciado pela Primeira Presidência, em 8 de junho de 1978, que todos os homens dignos, membros da Igreja, poderiam receber o sacerdócio, inclusive as bênçãos do templo, sem acepção de raça ou cor. O capítulo termina com uma vívida descrição de ministros que abandonaram o Senhor, contrastado-os com o povo justo que não fazia parte da linhagem do convênio, mas que aceitou o Senhor.
O conceito principal deste capítulo reflete-se nas palavras do hino “Alegres Cantemos”:
Alegres cantemos, não somos estranhos,
Podemos na terra encontrar salvação;
Alegres notícias os povos recebem;
Em breve virá a final redenção (ênfases adicionadas).[1]

O versículo 1 declara: “Assim diz o SENHOR: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar”. O Senhor adverte que o dia da salvação, quando Ele se manifestará, está prestes a vir. “Justiça”, como foi usado aqui, significa “equidade”.[2] Outros significados encontrados na obra de Isaías incluem justiça social,[3]retribuição,[4] raciocínio são,[5] e um sistema de lei equitativo.[6] O Senhor adverte a todos a fazer justiça.
No versículo 2, o Senhor declara a necessidade de guardar Seus mandamentos: “Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal”.[7] A retidão pessoal nos preparará para o dia do Senhor. “Homem” e “filho do homem” significa qualquer membro da família humana, independente de seus ancestrais ou sexo. Guardar o sábado, ou o dia do Senhor, é um convênio que fazemos com Deus que mostra nosso amor e lealdade a Ele.
Os versículos 1 e 2 contêm um quiasma:
A: (1) Assim diz o SENHOR: Guardai o juízo,
B: e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar.
C: (2) Bem-aventurado o homem que fizer isto,
C: e o filho do homem que lançar mão disto;
B: que se guarda de profanar o sábado,
A: e guarda a sua mão de fazer algum mal.

“Guardai o juízo” complementa “guarda a sua mão de fazer algum mal”, que define mais precisamente o significado desta frase. “Fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar” corresponde-se com “que se guarda de profanar o sábado”. Esta equidade quiasmática enfatiza a importância de guardar o dia santificado. Ao guardar o juízo e evitar o mal, juntamente com guardar o dia do Senhor, prepara o homem no caminho da retidão para salvação do Senhor, que está prestes a vir.
Nos versículos 3 até 6, o Senhor declara que aqueles que antes eram excluídos sob a Lei de Moisés seriam um dia recebidos para compartilhar de todas as bênçãos do evangelho, baseando-se somente no princípio de retidão pessoal. O versículo 3 começa: “E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca”. Os estrangeiros—ou seja, aqueles que não eram parte da casa de Israel, mas que aceitaram o evangelho apesar de não serem parte da linhagem do convênio—receberão as mesmas bênçãos que o povo do convênio receber.[8] Os eunucos, que sob a Lei de Moisés eram excluídos,[9] também serão bem-vindos a compartilharem das bênçãos e ordenanças do Senhor, baseando-se na retidão pessoal. Os estrangeiros e os eunucos também representam aqueles que, desde os tempos antigos, eram proibidos de receberem as bênçãos do sacerdócio devido suas descendências.[10]
O versículo 4 declara: “Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança”— A retidão pessoal por guardar os mandamentos seria o único requerimento para receber as bênçãos e convênios do Senhor.
No versículo 5, o Senhor promete grandes bênçãos aos eunucos que O servirem: “Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará”. [11] A palavra hebraica traduzida como “lugar” neste passagem é “família de descendentes”.[12] Aqueles que foram negados a oportunidade de terem filhos durante a vida mortal por causa de problemas físicos, receberão bênçãos ainda maiores baseando-se na retidão pessoal. “Um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará” refere-se ao nome da família sendo perpetuado através de seus descendentes, por toda a eternidade. A casa do Senhor é o lugar onde as bênçãos mencionadas serão concedidas.
No versículo 6 Isaías resume: “E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança”. Isaías declara que as bênçãos do convênio ficariam disponíveis a todos—inclusive aos justos que não fazem parte da linhagem escolhida. “O sábado” não significa somente o dia de descanso e adoração;[13]sob a Lei de Moisés, dias de celebrações importantes eram consideradas como sábados, ou dias santificados.[14] Havia também anos de sábado, ou santificado[15] e anos de júbilo, cada um com requerimentos e observâncias específicos.
Durante Seu ministério terreno o Senhor Jesus Cristo profetizou que o evangelho e as bênçãos do sacerdócio seriam concedidos aos membros da casa de Israel primeiro, e por último aos outros; mas nos últimos dias a ordem seria invertida: “Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos”.[16]
Néfi predisse estas mesmas coisas acerca das dispensações do evangelho que viria depois dele:
“E chegará o tempo em que ele se manifestará à todas as nações, tanto aos judeus como aos gentios; e depois de haver-se manifestado aos judeus e também aos gentios, ele manifestar-se-á aos gentios e também aos judeus; e os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”.[17]
O evangelho seria dado aos gentios, porque os judeus rejeitariam o Messias durante Seu ministério terreno. Na dispensação da plenitude dos tempos, os gentios e outros receberiam as bênçãos do evangelho antes que o povo judeu tivessem a oportunidade de recebê-las.

sábado, 27 de fevereiro de 2016

O POVO QUE É DE DEUS OUVE A PALAVRA DE DEUS

O povo que é de Deus, ouve a Palavra de Deus
Quando um pastor te orientar a fazer um proposito com  Deus, observe que ele está falando a palavra de Deus, ele não tem o direito de te cobrar resultado sobre nada, ele tem que desdobrar em oração pela fé, e ninguém tampouco tem o direito de lhe interrogar fazendo pergunta: E daí resolveu o problema? Fez como o pastor mandou? Olha nos oramos também.
Não temos que ficar falando para o irmão, mesmo porque é uma responsabilidade dele com Jesus, é Jesus Cristo que vai interceder sobre tudo, e nós só devemos orar e sempre agradecer.
Perguntar não faz mal! Faz sim, quando se trata das coisas de Deus, ou queremos parecer com o apostolo Tomé? São obras do Pai e o Filho sim, este pode cobrar do Pai, por que ninguém vai ao Pai a não ser pelo filho dele o Senhor Jesus.

"Vocês conhecem o caminho para onde vou". Disse-lhe Tomé: "Senhor, não sabemos para onde vais; como então podemos saber o caminho? Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim."   (João 14:4-6)
Pregadores da Palavra que querem mérito junto ao povo, ou a sua congregação, buscam um lugar no alto (púlpito) esbanja profetadas e depois pergunta ao fiel: ai meu irmão Deus te abençoou? Lembra que te falei!

Para fazer prova devemos arar para o irmão em dificuldade, para que Jesus abençoe e restaure a sua vida, quando essa benção chegar na vida desta pessoa, os sinais Jesus mostrará na sua vida, aquele que foi abençoado pela misericórdia do Senhor, virá até você e falará sobre a benção ou bençãos, ele jamais esquecerá daquilo que ouviu de sua boca.

Lembra-se quando Jesus curou os dez leprosos, e somente um voltou para agradecer, o Mestre não perguntou ele confirmou: Não eram dez e os outros?
Tenha certeza, ao ouvi um conselho e tomar como uma bussola que vai nortear sua vida, voce irá ser benevolente e fidedigno a pessoa que que te orientou, não é preciso porque o Senhor Jesus o fará por você, é como estivesse construído uma ponte sobre as águas do sofrimento e conduzido a praia da felicidade. 

Hoje somos pessoas eleitas e vivemos  debaixo da graça e não mais na lei, mas temos que respeitar e buscar os mandamentos e os estatutos.
Porém, recordem que os homens de Deus, em tempos antigos, se deleitavam grandemente nos mandamentos do Senhor. Sentiam muito respeito pelos preceitos de Jeová, e amavam Sua lei. 
Se alguém dá as costas e recusa a ouvir sobre os deveres e as ordenanças, temo que não ame a Palavra de Deus em sua plenitude. 

Quem não a ama em sua amplitude, não a ama em sua totalidade. 
"Aqueles que buscam fama pergunta ao que está do lado: Parece que ele leu o que escrevi, ou alguém falou a ele, ou pergunta voce já leu o que escrevi, se deleitam com o que ouve busca informar deixando de ouvi o conteúdo que Deus está falando".

Por outro lado, os que se deleitam com a pregação de deveres, mas não dão importância às doutrinas da graça, estão igualmente equivocados. Eles dizem: “valeu a pena escutar esse sermão, pois tem a ver com a vida diária.” Agrada-me muito que pensem assim, porém, se, ao mesmo tempo, rejeitam outros ensinos do Senhor, vocês possuem sérias falhas. Jesus disse: “O que é de Deus, ouve as palavras de Deus.” 

Temo que, se consideram que uma porção das palavras do Senhor são indignas de sua consideração, vocês não são de Deus. Amados irmãos, nós valorizamos as palavras do Senhor em toda sua extensão, e estamos propensos atenção dos incrédulos, até mesmo de cristãos que se omitem a evangelizar com medo de serem humilhados.

Quero finalizar deixando um texto muito importantes para aqueles que buscam no Senhor a salvação:
Diz a Palavra: Se humilhar é bom mas ser humilhado é tudo, "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra". (2 Cr. 7:14)

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Jesus Cristo o libertador

JESUS O ÚNICO PODER QUE LIBERTA 

Fé e Religião
Gostaria de começar perguntando como uma relação direta sobre o que todos buscam e poucos creem: Você se considera religioso ou espiritualizado? O papel da fé em uma pessoa que está doente é muito importante do ponto de vista da fé, desde de quem cuida como do doente.

Varias religiões incentivam o convívio social para atrair voce ao meio dos fieis, mas cuidado se voce é portador de depressão e se deparará com um banquete daqueles que costumam muitas igrejas oferecerem ao termino de um culto e voce cair de boca sem limitar-se, pois a angustia, tristeza, depressão te leva a comer tanto se na verdade voce deveria procurar fazer uma dieta (jejum) e muita oração.

Ser espiritualista é ter interferência com sua saúde, controles entre os sistemas nervosos, cuidados para com o endocrinológico e imunológico que se associa a vários níveis de substancias inflamatórias, que levará ao infarto, esclarecem os cardiologista de plantão nos PS.

Por tudo isso lhe aliviará do "nó" na garganta, do "aperto" no peito, e outros sintomas comuns, está provado pelos médicos Israelenses que morrem 20% a menos aqueles que são crentes na fé, o medico lê o coração e pode saber com que tremor e terror consentem muitos pacientes numa cirurgia medica.

Aqueles que tem confiança na competência do cirurgião sabe que ele não é infalível. Cabe ao medico curva-se em oração a Deus, e confiar no poder restaurador de Jesus, que da vida e ao o medico em oração, o toque de Cristo na mão, as energias de todo o ser são possuídas de vigor, e as forças vitais triunfam sobre ele, com calma, valor, confiança e força.

Para os agoniados que padecem: Alguém que se clama a tremer de tremor à beira da sepultura, à alma cansada do fardo de tantos sofrimentos e pecados, são lhe oferecer desejos as palavras das Escrituras Sagradas e do Salvador são suas: 

Eu quero ser limpo, isto é uma condição de ser dietético: A distinção entre limpo e imundo, são muito citados nas Escrituras, será feita em todos os assuntos desde o regime de alimentação; (glutonaria): Diz o Senhor "Eu sou o Senhor vosso Deus que vos separei dos povos. Fareis pois diferença entre os animais limpos e imundos, e entre as aves imundas e as limpas; e as vossas almas não fareis abomináveis por causa dos animais ou das aves, ou de tudo o que se arrasta à terra; as quais apartei de vós, para tê-las por imundas." (Levítico 20:24-25).

Irmãos, muitos dos artigos de alimentação publicados livremente, que conta que eram comidos pelos povo pagãos, eram proibidos aos Israelitas. Não era que fosse feita nenhuma distinção arbitrária. As coisas proibidas eram nocivas. como ainda são hoje aos cristãos em Cristo Jesus.

O fato de serem chamadas de imundas ensinava uma lição de que as comidas imundas são prejudiciais e são contaminadoras. Corrompe o corpo como Templo do Senhor e por contaminar a alma, e isto incapacita a comunhão com Deus pela desobediência, torna-o inapto para serviço elevado e santo.

Um principio fundamental da vida; O coração, porque a gratidão, o regozijo, a benignidade, a confiança no amor e cuidado de Deus, eis as maiores salvaguardas da nossa saúde, assim eram o povo israelitas escolhido por obedienciária. Provérbios; "O coração alegre serve de bom remédio". (Pv 17:22).

Sois luz para o mundo. Com fidelidade: Os mesmos resultados, os israelitas falharam no cumprimento do desígnios de Deus, deixam assim de receber as bênçãos que lhes teriam pertencido. Mas em José, Daniel, Moisés e Eliseu, e em muitos outros, temos nobres exemplos dos resultados do verdadeiro plano de vida, idêntica fidelidade hoje produzirá os mesmo frutos, quanto a nós está escritos:  "Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes d'Aquele que vos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz". (1 Pedro 2:9).

Os que buscam a cura pela oração, não devem negligenciar o emprego de remédio ao seu alcance. Não é uma negação da fé usar os remédios que Deus proveu para aliviar a dor e ajudar a natureza em sua obra de restauração. Não é nenhuma negação da fé cooperar com Deus, e colocar-se nas condições mais favoráveis para o restabelecimento.

Deus pôs em nosso poder o obter conhecimento das leis da vida. Este conhecimento foi colocado ao nosso alcance para ser empregado, devemos toda facilidade para restauração da saúde, aproveitando-nos de todas as vantagens possíveis, agindo em harmonia com os princípios da lei.

Crê na Palavra.

Ezequias, rei de Israel, estava a beira da morte doente, e um profeta de Deus levou-lhe a mensagem de que haveria de morrer. Ele clamou ao Senhor, e Este ouviu a Seu servo, e mando-lhe dizer que lhe seriam acrescentados quinze anos de vida. 

Ora, uma palavra de Deus haveria curado instantaneamente a Ezequias; mas Deus dará indicações especiais: "Tomem uma pasta de figos, e a ponham com emplastro sobre a chaga e sarará".

Jesus certa ocasião, ungiu os olhos de um cego com terra (lama), e mandou-lhe: "Vai, lava-te no tanque de Siloé...Foi pois, e lavou-se, e voltou vendo". A cura poderia ser operada pelo poder de Deus no grande Meste-Medico, mas Cristo preferiu fazer uso de simples agente da natureza, Não favorece as medicações de drogas, sancionou o emprego de remédio simples e naturais.

Gratidão.

Ao termos orado pela restauração de um enfermo, seja qual for o desenlace do caso, não percamos a fé em Deus, se formos chamados a sofrer a perda, aceitamos o amargo cálice, lembrando-nos de que é a mão de um Pai que nô-lo chega aos lábios, mas, sendo a saúde restituída, não se deveria esquecer que o objeto da misericordiosa cura se acha sob renovada obrigação. Lembre-se dos dez leprosos foram purificados, apenas um voltou em busca de Jesus.

Não se torne um dos noves, muito menos os inconsequentes noves leprosos que esqueceram e tornaram-se insensíveis diante das misericórdias de Deus, lembramos que o apostolo Tiago nos ensina: "Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação". (Tiago 1:17).

O maior incentivo para cuidar de nosso corpo.

O conhecimento do corpo de um homem deve ser um Templo para Deus, uma morada para a revelação de Sua gloria, ser o mais alto incentivo ao cuidado e o desenvolver das nossas faculdades físicas, tem o Criador agindo na estrutura do homem global que nos ordena estudarmos para lhe compreender as necessidades e fazermos nossa parte no preserva-la de danos e contaminação.

Tem Deus como trino, Pai, Filho e Espirito Santo como um só Deus verdadeiro criador e Redento, tem Satanás seu trino de: Satanás, a carne  e o mundo, que ainda está sob seu poder mas com os dias contados. 

O maior segredo foi dado ao homem, e chama às atenções às leis que o Senhor ensinou ao povo de Israel, Deus definiu instruções a seus hábitos de vida. Deu-lhes a conhecer as leis tanto físicas como espiritual; ordenou a condição de obedienciária, assegurou-lhes dizendo: "E o Senhor de ti desviará toda enfermidade" (Deuteronômio 7:15).

"Aplicai o vosso coração a todas as palavras que hoje testifico entre vós." (Deut. 32:46 e "Porque são vida para os que as acham, e saúde para o seu corpo". (Provérbios 4:22).

Jesus é o único poder que liberta: 

Precisamos conhecer e saber que as bençãos dada pela obediência pode fluir à medida e a graça de Cristo, as leis de Deus, este é o caminho que pode conservar firme no caminho do justo. Afirma ainda "Não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior." (João 5:14).

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Valdeci Fidelis oficial: Reis e Profetas

Valdeci Fidelis oficial: Reis e Profetas: O livro dos Profetas, reúne, em inúmeros capítulos, (Os Nebi’Im hebreus, Nabi no singular) os fatos relativos aos acontecimentos que tivera...

A difusão dos Judaismo e o Cristianismo no mundo


Reis e Profetas

O livro dos Profetas, reúne, em inúmeros capítulos, (Os Nebi’Im hebreus, Nabi no singular) os fatos relativos aos acontecimentos que tiveram lugar depois que as tribos, invocando a ajuda do deus Yahwé estabelecendo-se na terra de Canaã; as lutas contra os povos já instalados na região desde o tempo do Neolítico e que se opunham à ideia de um deus único, Yahwé, aos cultos cananeus e dos outros povos.

Vejamos que estes livros nos informam extensamente sobre as lutas que as tribo de Yahwé, os semitas tiveram de sustentar contra os Egípcios, Fenícios, os Assírios e os Babilônios, que foram guiados por algumas personalidades que orientaram o pensamento político e religioso do povo Israelitas: Os Profetas. Parece que os livros em questão que até hoje nos orientam pelo caminho sagrado foram reunidos em coletânea no século III antes de Cristo, pelos textos provavelmente dos discípulos dos principais profetas da época.

Como são agrupados e chamados de profetas antigos dos (séculos X e IX), os grandes profetas foram marcados até cerca do ano 500, profetas no exílio (Babilônia) e profetas pós exílio. Para o povo Judeu vieram incluírem nos livros dos profetas vários livros históricos, em especial os de Josué, dos Juízes, de Samuel, e dos Reis, estes livros relatam a conquista da terra de Canaã, este em especial o de Josué, que relata as lutas, instalações das tribos, nesta terra prometida que era um sonha de Moises, (Livro de Juízes), e finaliza com a formação de um poder unificado sobre todas as tribos,  nos livros de Samuel e Reis).

Os profetas foram classificados pelos os escrituristas do qual os Judeus não concordassem, em Profetas que anunciassem o evangelho, criaram em duas categorias; grandes e menores, segundo sua importância, o papel dos livros são de grande importância  á nós conhecermos seus conteúdos e propósitos, mostram qual seria as  ordenanças do Senhor sobre estes homens santos, eles nos informaram sobre os acontecimentos que aconteceram no ponto de vista histórico, como também do ponto de vista religioso que se desenrolaram na Palestina entre a conquista e o exílio, e consagraram no tocante ao desenvolvimento do monoteísmo num conjunto de cultos que eram realizados e regras de transformação numa religião estabelecida.

Outros grandes livros da Bíblia são de importância menor, como objetivos nosso, porque são de pensamentos religiosos mais que histórico, como remontam o AT, o ponto moral é que e uma historia fascinante onde todos que vem para o cristianismo moderno se apaixonam e as vezes aparecem em nosso cotidiano. Mas contém importantes informações sobre a vida de uma civilização dos povos em Canaã.

Porque estes livros, contam as épocas que nos referimos, sobre tudo os poemas, Salmos, Provérbios, Livro de Jó, outros como os na época que referimos como os “rolos” tais como: Livro de Daniel, Cânticos dos Cânticos, Livro de Rute, O livro de Eclesiastes, Ester, Esdras, Neemias, e as Crônicas.

Um livro muito importante é o de Esdras na parte que relata o retorno do cativeiro na Babilônia e a reconstrução do templo em Jerusalém, o livro de Cronicas completam o livro de Reis. Os livros apócrifos, (Deuterocanônicos), são texto que não se encontram no texto Hebreus, que foram traduzidos pelos ‘Setentas’ gregos de Alexandria (séculos III e II) antes de Cristo.
 A histórias dos Judeus estão toda escritas no Livro de Macabeus, que conta a luta do povo Judeu contra a denominação do povo grego, quer dizer os livros apócrifos são mais religiosos que históricos.

Como também trazem até o nosso conhecimento os livros do grande abençoado por Deus o Patriarca Moises, autor da Torá com os livros chamados de pentateuco: Genesis, Êxodo, Levítico, dos Números e Deuteronômio. Pentateuco é uma palavra grega que quer dizer "5 livros" eles os chamavam assim para dizer tudo de uma só vez "Pentateuco: pente é livros e teuchos é livro, em origem grega assim traduzido, termo clássico".  

Como a maioria dos livros que compõe a Bíblia foram escritos em língua dos hebreus, com exceção os que surgiram após o século V, que vieram ser redigidos em aramaico, e só depois em língua grega, todos estes livros se espalharam pelo mundo afora, sua difusão pelos judeus da Diáspora, juntamente com o cristianismo, só atingiu os israelitas, mas foram traduzidas em todas as línguas graças aos esforços dos missionários. Não é preciso dizer que muito poucas vezes os livros foram bem compreendidos e que a maioria das pessoas que a ele recorrem não eram muito de interpretação literal das Escrituras.

A Bíblia precisa ser interpretada com muita precaução, afim de que se reconstitua graças pelo analisar os textos, graças de uma análise de coração e exclusividade para nosso Deus de Israel, e respeitar as novas descobertas da arqueologia que tem provado a cada dia uma prova cabal que tudo é capaz aquele que crê e busca no conhecimento dos povos da Bíblia.

Como ela foi traduzida pela primeira vez por uma Assembleia de linguísticas, gregos e judeus (os textos em hebreu) mas é atribuídos aos números 70 ou 72, assim ela é chamada, fato ocorrido em Alexandria, no Egito, nos séculos III e II a.C, esta é a obra de todas as traduções e relativamente exata, alguma coisa modificadas em decorrência dos filólogos que efetuaram atualizações nos últimos séculos para melhorar a nossa compreensão literal.

Fonte: Pesquisa com embasamento no livro do autor Louis Fréderíc

sábado, 6 de fevereiro de 2016

Não há igreja fora da Igreja


"Não deixemos de congregar-nos, como é costume de alguns; antes, façamos admoestações, e tanto mais quanto vedes que o dia se aproxima." (Hebreus 10.25)
Qual é o grande e sublime dia que se aproxima? O dia da vinda de Jesus. Todavia o nosso "eu", egocêntrico por natureza, quando não se entrega por si mesmo, diz: quero ser livre! "Rompamos os seus laços e sacudamos de nós as suas algemas!" Este "eu" declara a sua assim chamada individualidade. Mas estou profundamente convicto de que, quando o Senhor voltar, desejará nos encontrar – aqueles que são Seus – reunidos, como no dia de Pentecoste, quando veio o Espírito Santo sobre Seus discípulos: "Ao cumprir-se o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos no mesmo lugar." (Atos 2:1)

Você está em comunhão com outros cristãos? Pertence a uma comunidade cristã regida pelas Escrituras? E se no lugar em que você mora não há uma verdadeira comunhão de pessoas consagradas a Deus, por que você não deveria colocar sua casa à disposição para cultos e reuniões de oração? "Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa, e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração." (Atos 2:46).
A verdadeira comunhão com o Senhor, que conduz ao arrebatamento, se expressa visivelmente por meio de perseverante comunhão com outros filhos de Deus. Eis a razão porque a Palavra nos admoesta a que nos congreguemos com regularidade piedosa. 

Por isso jamais ataque a Igreja do Senhor, jamais se permita iludir fora da sua cobertura e jamais se una àqueles que a denigrem, pois o homem e suas vãs filosofias passarão, mas as portas do inferno jamais prevalecerão contra a Igreja de Jesus e contra aqueles que a amam e nela se abrigam.
Seu amigo Pr. Reinaldo Ribeiro

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Salmo 91 o que respondi


“Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti.” Salmo 91: 7-8

Em 1 Samuel 18:7-8, fica claro qual a intenção de uma alegria e muita esperança, no verso 7 o povo declara ao próprio Saul, e vejamos que no verso 8 o rei Saul já se deixou que a maldade lhe entrasse pelos olhos ao ver o povo elogiando Davi. Vejamos o texto abaixo:

E sucedeu que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de Davi; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma.
E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto. E saía Davi aonde quer que Saul o enviasse e conduzia-se com prudência, e Saul o pôs sobre os homens de guerra; e era aceito aos olhos de todo o povo, e até aos olhos dos servos de Saul.
O povo feliz com a vitoria de Davi sobre o Golias festejavam, como uma confraternização de paz, eles sempre estiveram sobre as ameaças dos filisteus, Israel não poderia permanecer sobre o jugo deste povo mal, impossível de conviverem em união harmonioso, o povo oferta sua gratidão a Deus e colocam valores referentes a Saul e Davi. Jesus em sua pregações e parábolas ensina muitos significados deste Salmo através do Livro de Mateus. (25...)
 E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas. E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim,malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; Mateus 25:35-42.
O por que de "Mil cairão ao teu lado e  Dez mil à tua direita"
6 Sucedeu, naqueles dias, porém, que, quando Davi voltava de ferir e matar herói dos filisteus, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul, cantando e dançando, com adufes, com alegria, e com instrumentos de música, tamborins e címbalos.
7 E enquanto dançando e cantando em coro: Se respondiam umas às outras, dizendo: Saul  matou mil, porém, Davi dez mil.
8 Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez mil deram a Davi, e a mim somente mil; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?
9 E, desde aquele dia em diante, Saul tinha Davi em suspeita. (1Sm 18:6-9).
A partir desde dia Saul falou a Jônatas, seu filho, e a todos os seus servos sobre sua intenção de matar Davi.  Lembrar que este Salmo é um dos mais importante da Bíblia. o Salmo 91 serve para todos os momentos da sua vida. Leia, ore, espalhe a palavra de Deus e torne sua vida mais feliz.
É no Senhor que eu confio e nada mais!

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Fé e Doutrina

Doutrina-Irmãos, por doutrina muitos confundem como uma mera doutrina religiosa ou seguir a risca os passos que são manifestados em nossa vida como regra. Mas falo de Doutrina do Evangelho de Cristo, mesmo que muitas citações neste texto siga o AT, já era determinação do SENHOR para a vinda do Filho, conforme descrito em Isaías 53. Declaração e possessão mútua de profissão de fé:

Cremos que a Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus (2 Pedro 1:21);
Cremos na santíssima Trindade-Pai, Filho e Espirito Santo (Cl 1:16; Sl 90:2; João 8:58; e 15:26;e Atos 18.

Cremos que a mudança é efetuada no coração e na vida através do novo nascimento (Jo 3:7; 2 Co 5:17; Jo 15:19; Sl 1:1-2).
Cremos que depois de termos sido purificado pelo precioso sangue de Jesus Cristo, recebido o testemunho do Espirito Santo na conversão e participantes de sua Santidade é o que Deus deseja (1 Tess 4:3; 2 Co 7:1; Pv  4:18; Rom 12:2; Ef 6:13; Fp 1:6).

Cremos que o batismo nas águas por imersão, em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, é um mandamento do  Nosso Senhor Jesus, é um sagrado sinal exterior de uma obra interior (Mat 28:19; Rom 6:4).
Cremos na comemoração da observância da ceia do Senhor, pelo sagrado uso do pão partido, um precioso tipo de pão da VIDA, Jesus Cristo (Lc 22:18; Lc 22:19; 1 Cor 11:23).
Cremos que o homem foi criado a imagem de Deus, mas pela desobediência e transgressão caiu da pureza e inocência, às profundezas do pecado e iniquidade (Gal 11:27; Rm 5:19; Rm 5:12; Sl 51:5).
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Cremos que sendo pecadores, Cristo morreu por nós, o justo pelo injusto, levando os pecados nossos, e assim assinando com seu sangue e sua vida o perdão de todos aqueles que Nele crerem (Isaías 53:5; Is 1:18; Tt 2:14,);
Cremos que a salvação dos pecadores é inteiramente pela graça que não temos justiça alguma (Ef 2:28; Rm 8:1; Gl 2:20;Rm 6:23).

Cremos que pelo sincero arrependimento, verdadeira aceitação do coração para com o Senhor Jesus Cristo, somos justificados pela fé através do seu precioso sangue e que em vez de condenação, obtemos a mais bendita paz (1 João 1:9; Rm 5:1-2 e Rm 8:1).

Cremos na necessidade dos pais num ato de compromisso com a educação cristã de seus filhos apresentarem ao Senhor (Lucas 2:22-23; 1 Timóteo 1:5:18 e Timóteo;3:15).
Cremos que o batismo no Espirito santo é o recebimento do prometido consolador a fim de revestir o crente com poder do alto (João 14:16-17; At 1:1:5-8; At 2:4; Atos 8:17).
Cremos que é a vontade de Deus que vivamos e andamos no Espírito (Ef 4:30; Gl 5:16; e 5:25).

Cremos que o Espirito Santo tem diversos dons concedidos a Igreja crente e fiel ao Senhor Jesus (1 Co 12:4; 12:5; 12:7; e 1 Co 14:1; e 14:12;)
Cremos que o fruto   do Espirito Santo é uma verdadeira característica da vida cristã ( Gl 5:22; Gl 5:24; João 15:8).

Cremos que a moderação do crente deve ser notória a todos os homens e jamais devem ser levadas a extremos fanáticos, manifestações escandalosas, calunias murmurações, mas que sua sóbria experiência cristã seja de uma firme retidão, sensatez, humildade que o crente deve ser moderado em seu falar, andar, vestir, enfim, em tudo conforme Cristo (Fl 4:5; Ef 4:14-15; 1Co 13:5;Cl 3:12-13).

Cremos que a cura divina é uma manifestação do poder do Senhor Jesus Cristo, sobre todos os que creem em seu nome, para curar os enfermos e aflitos em resposta á fé daqueles que oram (Mt 8:17; Mc 16:17-18; Tg 5:15);
Cremos que tendo aceitado o Senhor Jesus Cristo como salvador pessoal e rei, e tendo quando esteja em seu poder identificar-se com  a Igreja vivível de Cristo, sobre a terra e trabalhar com o maior entusiasmo e fidelidade pela edificação do reino de Deus (Sl 111:1; Hb 10:24-25; At 15:5; At 2:47; Rm 12:5; Mt 3:16=17).

Cremos na segunda vinda de Cristo, Ele descerá dos céus nas nuvens, de glória com vos de arcanjo e com trombetas de Deus e que esta hora que ninguém sabe antecipadamente, os mortos em Cristo se levantarão e os remidos que estiverem vivos serão levados juntos com ele nas nuvens a encontrar com o Senhor (1 Tess 4:16-17. Tito 2:12-13; Mt 24:36-42-44; Lc 12:35-37).

Cremos que os governos na terra são instituições divinas para a promoção da ordem na sociedade humana e dos interesses da mesma e que se deve orar pelos governantes, devendo eles ser obedecidos e apoiados em tudo, exceto somente nas coisas contrárias à vontade de Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual é soberano ( Rm 13:13; At 5:29; Mt 10:28; e Mt 23:10.

Cremos que os mortos tanto pequenos como grandes serão ressuscitados, estarão com os vivos perante o trono de julgamento de Deus, e que aí uma solene e terrível separação se dará em que os maus serão condenados à punição eterna e os justos à vida eterna. E esse julgamento estabelecerá para sempre o estado eterno dos homens no céu ou no inferno, conforme a Palavra de Deus ( Ap 20:12; Ap 20:15).
Cremos que o céu é um lugar glorioso para os filhos de Deus e um lugar onde não há trevas, nem tristeza, nem dor, nem lagrimas, nem morte, mas um lugar de paz e alegria (1 Co 2:9; Jó 14:2; Ap 7:15-17; Ap 21:4; Ap 22:4).

Cremos que o inferno é um lugar de trevas e de tormento, reservado para os que rejeitaram e desprezaram o amor e o sacrifício de um Redentor Jesus Cristo ( Mt 13:41-42; Ap 20:10-15; Ap 14:10-11; Mc 9:43-44).
Cremos que o é dever da Igreja evangelizar e levar a toda criatura a luz da verdade do Evangelho (2 Tm 4:1-2; Pv 11:30).

Cremos que o método estabelecido por Deus para manter o ministério e promover a propagação do Evangelho de Jesus Cristo conforme sua ordem é o dizimo e as ofertas, não só par prover quanto ás necessidades materiais e financeira da sua  Igreja, mas para soerguer a economia e a moral espiritual do seu povo de tal sorte que haja por força abençoá-los as ofertas voluntárias e uma ordenança do Senhor ( Mal 3:10; Lc 6:38; Mal 3:11-12; e  2 Co 9:7).

Cremos que confessar a Palavra é proferi-la como uma convicção do nosso espirito, o que e creio no coração, isso confesso. Ao faze-lo há um poder de vida que e libertado. A palavra de Deus é como semente. Quando confesso é como se plantasse, Confessá-la repetidamente é como regá-la. Ora, sementes “Tendo, pois, a Jesus, o Filho de Deus, como grande sumo sacerdote que penetrou os céus, conservemos firmes a nossa confissão" ( Hb 4:14).

Cremos “Porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movido pelo Espirito Santo” (2 Pe 1:21).    

Que o Espirito Santo de Deus  esteja com voce.     
Fonte: Teologia e referencia Bíblia          

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

OS NOMES DE DEUS

Somos acostumados a ouvir pessoas tratar o nome de Deus como sendo uma trindade, ou melhor os deuses, como sendo O Pai, O Filho e O Espirito Santo, Deus é único, ainda que tenha nomes ou vários nomes assim chamados conforme época e idioma do pais que os adoram.

Os nomes de Deus. A palavra portuguesa Deus, que tem a mesma forma na língua latina, representa alguns nomes da Bíblia, referentes ao Criador. (a) o termo de uso mais freqüente é Elohim, que restritamente falando, é uma forma do plural, derivando-se, presumivelmente, da palavra eloah. 

Mas, embora seja plural, é certo que, quando se refere ao único verdadeiro Deus, o verbo da oração, de que Elohim é o sujeito, e o nome predicativo vão quase invariavelmente para o singular. As principais exceções são quando a pessoa que fala, ou aquela a quem se fala, é um pagão (Gn 20:13 - 1 Sm 4:8). (b) El, provavelmente ‘o único que é forte’, também ocorre freqüentemente. E encontra-se este nome com adições: El-Elyon, ‘o Deus Altíssimo’ (Gn 14:18) - El-Shaddai, ‘o Deus Todo-poderoso’ (Gn 17:1) - e entra na composição de muitos vocábulos hebraicos (por exemplo Eliabe, Micael). (c) Adonai, Senhor, ou Superior. 

Esta palavra e as duas precedentes eram empregadas quando se queria significar o Deus da Humanidade, sem especial referência ao povo de israel. (d) Todavia, Jeová, ou mais propriamente Jahveh, o Senhor, o Ser que por Si mesmo existe, o Ser absoluto, que é sempre a Providência do Seu povo, designa Aquele que num especial sentido fez o pacto com o povo de israel. (e) outro nome, ou antes, titulo, ‘o Santo de israel’ (Is. 30:11) merece ser aqui mencionado, porque ele nos manifesta o alto ensino moral dos profetas, fazendo ver aos israelitas que o Senhor, a quem eles adoravam, estava muito afastado dos ordinários caminhos do homem, e portanto era necessário que o Seu povo fosse como Ele, odiando o pecado. 

É sob este título que o Senhor é reconhecido como uma pedra de toque não só da pureza cerimonial, mas também da pureza ética. (f) Pai. Nas primitivas religiões semíticas, este termo, enquanto aplicado aos deuses, tinha uma base natural, pois que os povos acreditavam que eram descendentes de seres divinos. Todavia, no A.T. é Deus considerado como o Pai do povo israelita, porque Ele, por atos da Sua misericórdia, o constituiu em nação (Dt 32:6 - os 11:1 - *veja Êx :). 

De um modo semelhante é Ele chamado o Pai da geração davídica de reis, porque Ele a escolheu e a tornou suprema (2 Sm 7:14 - Sl 2:7, 12 - 89:27). Mais tarde se diz que Deus Se compadece dos que o temem (isto refere-se particularmente aos israelitas e aos que aceitam a religião de israel), como um pai se compadece dos seus filhos (Sl 103:13 - Mt 3:17). A doutrina de Deus. Certas considerações nos são logo sugeridas sobre este ponto. (a) Em nenhuma parte da Bíblia se procura provar a existência de Deus. A crença no Criador é doutrina admitida. 

Nunca houve qualquer dúvida a respeito da existência da Divindade, ou da raça humana em geral. Entre os argumentos que podemos lembrar para provar a existência do Criador, devem ser notados: a relação entre causa e efeito, conduzindo-nos à grande Causa Primeira - a personalidade, a mais alta forma de existência que se pode conceber, de sorte que uma Causa Primeira, que carecesse de personalidade, seria inferior a nós próprios - a idéia de beleza, de moralidade, de justiça - o desejo insaciável, inato em nós, de plena existência que nunca poderia ser satisfeita, se não houvesse Aquele Supremo Ser, Luz, Vida e Amor, para onde ir. (b) Deus é um, e único (Dt 6:4, doutrina inteiramente aceita por Jesus Cristo, Mc 12:29). Porquanto se houvesse mais que uma Divindade, haveria, de certo, conflito entre esses seres todo-onipotentes. Por isso, contrariamente ao dualismo de Zoroastro, segundo o qual há dois seres supremos, um bom e outro mau, a Bíblia ensina que Deus tem a autoridade suprema mesmo sobre o mal (Is 45:6,7). 

Este fato fundamental da Unidade de Deus não está em contradição com a doutrina cristã da Trindade, antes pelo contrário, a salvaguarda. (c) Deus é o Criador e o Conservador de tudo (Gn 1:1 - At 17:24 - Ap 4:11 - e semelhantemente Jo 1:3 - Col 1.16, onde o imediato Agente é a Segunda Pessoa da Trindade). Todos os dias estamos aprendendo, com clareza de percepção, que a matéria não é coisa morta e sem movimento, que as próprias pedras tremem pela sua energia, sustentando a sua coesão pelas formidáveis e ativas forças que sem interrupção nelas operam. 

O nosso conhecimento, cada vez mais aperfeiçoado, sobre os métodos de Deus na Criação, leva-nos a um louvor cada vez mais elevado. (d) Estamos, também, sabendo mais com respeito à relação de Deus para conosco, como governador e conservador de tudo.

Relativamente a este assunto há duas verdades, nenhuma das quais deverá excluir a outra: (1) Ele é transcendente, isto é, superior ao universo, ou acima dele (*veja is 40:22 - 42:5 - 1 Tm 6:16). (2) É igualmente importante notar que Deus é imanente, isto é, está na matéria, ou com ela. Nesta consideração, nós e todos os seres vivemos Nele (At 17.28 - *veja também Jo 1:3-4) - e Ele em nós está pelo simples fato de que sendo Espírito (Jo 4:24) é dotado de onipresença. 

A adoração a Deus. 
Se a religião é, na verdade, uma necessidade natural, o culto é sua forma visível. Porquanto, embora possamos supor a priori que nos podemos colocar na presença da Divindade sem qualquer sinal exterior, é isto, contudo, tão incompatível como a natureza humana, e tão contrário às exigências da religião, visto como esta pede a adoração a Deus com toda a nossa complexa personalidade, que não é possível admitir-se tal coisa. 

É certo que Jesus Cristo disse: 
‘Deus é Espirito - e importa que os seus adoradores o adorem em espirito e em verdade’ (Jo 4:24). (*veja Altar, Baal, igreja, Eloí, Espírito Santo, Jewá, Jesus Cristo, Senhor, Senhor dos Exércitos, Tabernáculo, Templo, Trindade, Adoração.)

Fonte; Dic. Biblico

sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

Malaquias 3:10

Fazer prova de mim diz o Senhor Deus dos Exércitos

Hebreus 11:17 Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
No momento que seu coração se enche de graças, nunca deixe de agradecer a Deus, nunca deixe de participar avivadamente daquilo que o prometeste ao Senhor, quando ouvimos falar de dízimos que fala "alguém rouba a mim" Deus espera em voce com toda confiança divinal, e não o fazer cumprir-se esta promessa é tirar de Jesus esta confiança esperada neste momento de oração ao Senhor, roubar a Deus não é fazer prova e deixar de obedecer é negar a 10ª parte daquilo que Deus mais quer de voce a fidelidade para com Cristo Jesus nosso salvador. Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
Com reflexão neste texto e nos versículos já citados, e se estivermos entregando todos nossos dízimos com confiança plena e perseverando na fé em o nome de Jesus, não endurecendo nossos corações, ouvindo sua voz, poderemos sim fazer prova de Deus que nos encherá de Paz e alegria plena interior.
Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Colossenses 3:15 E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.
Fazermos prova de Deus não é exigirmos de Seu poder em nosso beneficio, mas é confiarmos em Seu poder, que será por nós se cumprirmos com Seu mandar. É cumprir com a vontade de Deus não por mera obrigação, ou para recebermos retorno, mas sim com temor, respeito, obediência, na certeza de que receberemos o melhor do Pai. Grande prova desta fé é o relato que vemos de Abraão.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. Malaquias 3:10
-Conheço as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra, e não negaste o meu nome. Apocalipse 3:8.
Texto: (1Jo 2,22-28) Caríssimos: Quem é mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? O Anticristo é aquele que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho também não possui o Pai. Quem confessa o Filho possui também o Pai. Permaneça dentro de vós aquilo que ouvistes desde o princípio. Se o que ouvistes desde o princípio permanecer em vós, permanecereis com o Filho e com o Pai. E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. Escrevo isto a respeito dos que procuram desencaminhar-vos. 
Quanto a vós mesmos, a unção que recebestes da parte de Jesus permanece convosco, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine. A sua unção vos ensina tudo, e ela é verdadeira e não mentirosa. Por isso, conforme a unção de Jesus vos ensinou, permanecei nele. Então, agora, filhinhos, permanecei nele. Assim poderemos ter plena confiança, quando ele se manifestar, e não seremos vergonhosamente afastados dele, quando da sua vinda.

"Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitoria. O Senhor fez conhecer a salvação, e as nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra alegrai-vos e exultai! (Sl 97)"
- Palavra do Senhor.
Demos Graças a Deus.