Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF CUMPRIMENTA O SECRETARIO DO TESOURO DOS E.U.A.

Tamanho da fonte:

Segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 às 20:33

Brasil defende equilibrio comercial com EUA e aposta no crescimento da economia global

Presidenta Dilma Rousseff cumprimenta o secretário do Tesouro dos Estados Unidos da América, Timothy Geithner, durante audiência. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff recebeu em seu gabinete na tarde desta segunda-feira (6/2) o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner. A ocasião foi vista como uma oportunidade para tratarem do crescimento do comércio entre os dois países e da necessidade de se equilibrar a balança comercial entre Brasil e Estados Unidos, ponto fortemente defendido pela presidenta durante o encontro.

Na oportunidade, o secretário americano disse que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, está com grandes expectativas a respeito de sua visita ao Brasil, prevista para o próximo mês, e classificou a relação entre os dois países como estratégica. Geithner afirmou ainda à presidenta que está otimista em relação à economia americana e que, em encontro com empresários do Brasil, notou uma impressão positiva da economia do país.

“Nosso foco é tirar vantagem deste momento pós crise econômica – Estados Unidos e Brasil – e garantir que trabalhemos juntos em um nível global para construir uma relação econômica mais balanceada, mais estável, mais forte e melhor”, disse Geithner, em entrevista coletiva concedida após a reunião.

O secretário do Tesouro americano manifestou ainda interesse sobre fontes de energia limpa e ressaltou a importância de um acordo sobre a Rodada de Doha, opinião compartilhada pela presidenta.

Por sua vez, ao tratar sobre o G-20, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que não se pode responsabilizar as commodities pelo desequilíbrio na economia mundial e defendeu a estabilidade da balança comercial, não apenas com os Estados Unidos, mas com demais países do mundo.

Participaram ainda da reunião no Palácio do Planalto os ministros brasileiros Guido Mantega (Fazenda) e Antonio Palocci (Casa Civil), o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas A. Shannon, além de assessores de Geithner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: