2 Pregações proferidas: O seguidor de Jesus Cristo Quem não tem uma causa pela qual morrer, não tem motivo para viver (M. L. King).
Agradeço a todos meus irmãos em Cristo Jesus, a minha congregação, a minha família que me deram apoios em tudo para que concluísse este tratado simples como esboços para contribuir com quem busca viver em uma nova era com tão pouco tempo para fazer muito ainda até a vinda de Jesus. (Valdeci Fidelis) O Senhor é a Nossa Justiça (Jr 33:16-17). As posições dos cristãos que atuam na esfera pública sem ceder às ideologias seculares são conhecidas e propiciaram, ao longo dos últimos séculos, a própria formação das democracias ocidentais. Sem perceber a influência decisiva da fé cristã, a história da formação das instituições políticas do Ocidente não pode ser compreendida de forma adequada se o propósito não tiver voltado para a humanidade. Quando fala o grande profeta Isaías em 33:17-18: Os teus olhos verão o rei na sua formosura, e verão a terra que se estende em amplidão.
O teu coração meditará no terror, dizendo: Onde está aquele que escreveu ou (serviu de escrivão?) onde está o que pesou tributo? Onde está o que contou as torres? (Isaias 33:17-18). O respeito à individualidade e à vida, enquanto dádiva do Criador, a primazia da família, a defesa da propriedade, a gritante falibilidade humana, e a liberdade dada por Deus para que o homem faça uso dos seus dons, (1Co 12:4-11). Exerça suas vocações, e coma do fruto do seu trabalho, sem que os poderosos deste mundo abusem do seu poder para roubar e oprimir ao cidadão comum. Jaime Carrijo Cunha Junior, hoje cidadão prudentino merecedor destes dons que Deus lhe projetou, Ele escreveu em seu coração, como o profeta falou em Eclesiastes:
3 3 Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs no mundo coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o principio até o fim Eclesiastes 3:11. Nascia assim o desejo pela eternidade. Neste texto, quero contar com referto de sinceridade e verdade, não tão é perfeito conhecimento de causa, mas em justiça, em algum trecho das páginas da vida, repassado de entusiasmo por um assunto que lhe é caro ao espírito e ao coração. Assim é nascida a honra que me concede o autor deste perfil, muito edificado quando bem se lançou ao mundo na obra, pronto a lançar-se de público, e o que penso da nobre e a pessoal virtude que lhe tenha acompanhado durante esses tempos. O moço que eu conhecera, quando éramos mais jovens, um líder inteligente, estudioso, irrepreensível, que desde pequeno, bem cedo, deu prova de cultura e praticar as virtudes cristãs, que desprendem o homem de si próprias, como também das criaturas para juntar-se mais e mais a Deus. Pontualmente exímio na humanidade, e na humildade, e tanto é na caridade, é um homem de alma profundamente humana e humilde: rico de dotes intelectuais e morais, oculta aos olhos de todos, se, se vale destes dotes quando lhe impera o dever é por Deus anunciado no prover do seu chamado. Despido de qualquer vaidade, guarda nas honras e elogios, um equilíbrio admirável, um equilíbrio que não se altera nas críticas e quando lhe censuras. Sua caridade é proverbial, um ardente amor a Deus, e um grande amor das suas grandes virtudes de bondade. Geralmente quando a ele recorremos a um conselho, para uma direção, para um conforto, para um auxilio qualquer que for a necessidade e gênero. Caridade no trato o é, e muito sinceramente, no juízo que faz das pessoas: Sempre procura interpretar benignamente as ações dos outros e, ao deparar com uma ação, que não tem margem para uma defesa, procura, pelo menos, uma alternativa, atenuante para quem a criara a desarmonia em curso. Assim por viver numa era de materialismo em que uma grande ambição desmesurada de riquezas e de gozos cava abismos, isso separa o homem e as sociedades, e bem que, surge entre nós um modelo extraordinariamente de vida
4 4 cristã, de vida de fé, doação, vida vivida no ambiente da família, que tem nos últimos anos respirado o ar veiculado pela onda de egoísmo de descrença e crueldade. Posso testemunhar, por mais de trinta anos o melhor título entre vários já recebidos e o mais apropriado, não poderia ter escolha melhor: Criar uma maravilhosa instituição religiosa, buscando as soluções para as dualidades libertadoras hoje existentes, mesmo sabendo que só Jesus Cristo é a Resposta". Amostra eloquentemente de sua visão em Jesus Cristo ele crê na transfiguração, quando teve uma visão em um quarto onde se hospedava em um hotel, quando teve seu encontro com Deus, compreendia em si todas as virtudes, ainda que cético fosse, desde muito, ainda assim pode compreender que já praticava as virtudes cristãs. Desprendeu o homem de si mesmo e das criaturas, para uni-lo mais e mais a Deus, ei-lo ai, Supremo Deus, justo a fé que lhe ilumina e conforta, quando procurado pelos fieis, sabe entender suas dúvidas e as queixas com muita paciência em horas e horas cansativas, sempre procura encontrar recursos na fé, e na persuasão para amenizar os sofrimentos, tristezas, dissabores entre as pessoas. Um homem de notável didaticidade, de verdadeiro pendor matemático que honrou certa vez nos passados anos de vida profanada, tornou-se popular, como poucos, na sua época que foi queridinho dos marreteiros picaretas, ou corretores não reconhecidos, na esquina da praça nove de julho, cruzamentos das ruas Barão do Rio Branco com Joaquim Nabuco; chamadas de bocas pelos negócios ilícito ali existente na época, sem nunca comprometer sua formação de caráter, devidamente ilibada diante de tais situações, com aqueles que conviviam. Alguns anos depois, este homem, passa a falar a língua dos profetas de Deus, com tanta perfeição, hoje prega com precisão, entre parênteses, com que unção ele o faz, sem oratória ele é um orante: As palavras e os conceitos surgem de sua fé na mais rica espontaneidade sem erros e tropeços, resume a pureza do Deus dos Exércitos.
5 Este homem de quem vos falo é um cidadão prudentino: Pr. Jaime Carrijo, que merece de todos deste ministério muitas e muitas homenagens por tudo que tem feito em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, para todos os irmãos. Bispo Jaime Carrijo Cunha Junior, É filho de Maria Zélia Nunes Cunha e Jaime Carrijo Cunha o pai de mesmo nome assim lhe é Junior. Nascido no dia 18 de janeiro de 1956, em Lins São Paulo - interior paulista; morou em varias cidades quando ainda criança, como Votuporanga, São José do Rio Preto; veio para Presidente Prudente com os pais, aonde veio falecer seu pai deixando viúva sua mãe dona Zélia, que reside até hoje, nesta cidade. Bispo Jaime foi uma criança sempre alegre, muito inteligente, mas uma vez outra estava envolto com problemas com seus colegas, pois era também uma criança peralta segundo sua mãe confirmou. Seus primeiros estudos foram feitos no antigo colégio Adolfo Arruda melo, viveu sua infância entre Presidente Prudente e a cidade de Lins sua cidade de origem, onde era costumeiro passar as férias na fazenda dos seus tios. Contraiu matrimônio com Rosirene Donha Carrijo Cunha de família prudentino em 23 de abril de 1977, desta união nasceram seus três filhos: Thiago, Thais e Thamy. Conversão: A senhora Rosirene converteu-se primeiro, mas com muitas lutas no qual irei discorrer mais adiante, o seu esposo Jaime Carrijo veio a conversão em Jesus Cristo para edificação de seu ministério de igrejas. PARE DE SOFRER Comportamento:
7 Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Mateus 23:12) Vivemos numa sociedade que se preocupa com a exaltação do "eu", onde todos podem tudo em busca do prazer e da satisfação momentânea, sem se importar com as consequências. A exaltação do "eu" passa, como tudo nesta vida, o vazio volta, e a vida sem sentido retoma sua rotina, de novamente buscar a exaltação, de novo, de novo, de novo... Quando vivemos para CRISTO, seu amor nos completa, sua companhia é real e viva, olhamos para a cruz e vemos nela o sinal da máxima humilhação, onde JESUS pagou com a dívida do nosso pecado. Contudo, ela está vazia, bem como o sepulcro, porque ELE ressuscitou e VIVE, e através da sua vida, nós também podemos viver. Não importa se a sociedade nos acha estranha ou nos humilha com seus conceitos, pois, certo é que, a exemplo de CRISTO, todos os que permanecerem fiéis a ELE serão como ELE exaltados pelo Pai. Isso sim é uma esperança viva. Segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus. Pare e observe atentamente, pois o Apóstolo Paulo fala de algo irrevogável da parte de DEUS: Promessa de vida que está em Jesus Cristo. Paulo, o apostolo não tinha ideia, naquele dia que saía para prender e matar cristãos indefesos, que por volta do meio dia, seria envolto por uma brisa vinda do céu. O Espírito Santo distribui seus dons e opera onde, quando, em quem, na medida e do modo que lhe agrada. Ele distribui a cada um de acordo com a sua vontade (1 Co 12:11). Essa promessa não é só para o futuro, mas também para o presente e começa exatamente no momento em que nós confessamos Cristo como único Senhor de nossas vidas. Vivê-la significa vencer o medo, a insegurança, a solidão, a desesperança, o fracasso e todas as fragilidades que o pecado pode gerar em nós, afinal, se têm Cristo, temos também a sua vitória sobre o mundo e a promessa de que estaremos com Ele em seu Reino pela Eternidade. Viver pela fé em Cristo é estar certo de que a promessa de Deus se cumprirá em nossas vidas. Alegre-se em sua fé por Cristo Jesus. "Foi o poder do nome de Jesus que deu forças a este homem. O que vocês estão vendo e sabendo foi feito pela fé no seu nome, pois foi à fé em Jesus que curou este homem em frente de todos vocês (Atos 3:16).
8 O relato é de um homem, que era um mendigo e que nunca havia andado, nasceu aleijado, contudo, a fé em Jesus o curou milagrosamente, ao ponto de pular liberto, o endemoniado é curado, o enfermo é curado, o pecador é redimido, vidas são transformadas e onde havia a miséria, confusão, abandono, passará a ter provisão, comunhão e segurança. Viver com Jesus é ver milagres acontecendo todos os dias, basta prestarem atenção. Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completa la até o Dia de Cristo Jesus (Fp 1:6 )Ele está voltando, O Cristo Jesus. (Filipenses 1:6). Você e eu somos uma obra inacabada de Deus! Deus está ainda trabalhando em nós! Ele não desistiu! O soberano Senhor se preocupa com nosso temperamento, emoções, inseguranças, sonhos, valores, e até mesmo o valor que você dá a você mesmo, sabia disso? Por isso a confiança em Jesus é fundamental para que o Espírito Santo continue nos moldando, transformando, segundo o modelo de Jesus, e a cada obstáculo superado podemos repetir: Até aqui, nos ajudou o Senhor. Vamos em frente, seguindo em vitória. Esse tipo de comportamento faz com que a pessoa se esqueça das coisas prazerosas do dia-a-dia e passe a maior parte de seu tempo investigando a vida do outro. É como uma lente de aumento. Ela começa ver as coisas de maneira exagerada e acredita que todos aqueles pensamentos sejam reais. Não aceita que você sai com os amigos que sempre se encontravam, com os amigos e seus familiares ainda que sejam da mesma comunidade. Mexem nas coisas, endereços de redes sociais e pessoais com frequência. Liga demasiadamente procurando a que horas termina a reunião de amigos ou futebol entre eles, mesmo já sabendo onde o companheiro estar. É importante deixar claro que você não gosta desses tipos de atitudes, e que elas acabam desgastando o relacionamento. Não incentive ou ache que seja demonstração de amor sua companheira ir até seu trabalho e lhe fizer surpreso diante dos amigos. Confiança e respeito são à base de um relacionamento saudável e duradouro!
9 Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado, e todo aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado (Mateus 23:12). Vivemos numa sociedade que se preocupa com a exaltação do "eu", onde todos podem tudo em busca do prazer e da satisfação momentânea, sem se importar com as consequências. A exaltação do "eu" passa, como tudo nesta vida, o vazio volta, e a vida sem sentido retoma sua rotina, de novamente buscar a exaltação, de novo, de novo, de novo. Quando vivemos para Cristo, seu amor nos completa, sua companhia é real e viva, olhamos para a cruz e vemos nela o sinal da máxima humilhação, onde JESUS pagou a dívida do nosso pecado. Contudo, ela está vazia, bem como o sepulcro, porque ELE ressuscitou e VIVE, e através da sua vida, nós também podemos viver. NÃO DEVEMOS SER INSENSATOS NEM CEGOS: Insensatos e cegos! Qual é o maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta? Portanto o que jurar pelo altar jura por ele e por tudo o que sobre ele está: E o que jurar pelo templo jura por ele e por aquele que nele habita, o que jurar pelo céu jura pelo trono de Deus, e por aquele que está assentado nele (Mt 23:19-22). Ainda em Mateus enfatiza que limpa primeiro interior do corpo e do prato, para que também o exterior fique limpo, pois se não limpais o exterior do corpo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniquidade (verso 25). Sepulcros deram origem a muitas tradições romanas então cuidadas ao tratar deste assunto, pois até os anos 177 d.c, ouve uma invasão de artes das imagens, assim se cumpria as profecias dos evangelho de Mateus: Mt 29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se existíssemos no tempo dos nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. A DISCIPLINA Como os textos referidos no versículo (Mt 23:30) A disciplina é um processo que leva vinte anos e envolve pais, escola, igreja, e outros elementos. A tarefa dos pais é guias para uma vida de responsabilidade e amadurecida. E isso demanda tempo, e exige muita atenção, Aliás, atenção
10 dobrada se quer preparar os filhos para uma vida de respeito, uma vida reta, decente para seu bem e o dos outros. Parece missão tão pesada e difícil, mas a disciplina se torna fácil quando a criança se sente amada. Quando se sente rejeitada, a disciplina fica muito pesada. E a reação com ira, com hostilidade, com ressentimento somente surge quando não existe um elo de amor forte. E que diz a Palavra de Deus? Colossenses 3.21 diz: Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não fique desanimado, lembre-se que a criança é um feixe de energias e emoções que precisam ser ordenadas. A criança, então, é o cartão de visita dos pais. Não se esqueçam disso. Eles demonstram qual tipo de educação lhe é aplicada, onde muitas vezes não é dele a culpa e sim por mimar muito, é tarefa dos pais coordenarem o comportamento dos filhos. Terapeutas de família, psicólogos já têm um resumo da história da família e dos relacionamentos internos, das alianças dentro daquela casa somente pela conduta da criança quando entra no consultório ou quando está com os pais. Esses profissionais leem a criança, e percebem como é a vida em casa. Isso quer dizer que para a criança ser disciplinada, necessário é que os pais se disciplinem. Há uma diferença entre "castigar" e "disciplinar". São coisas diferentes. Não estamos falando de castigo, mas, de disciplina. Porque castigar é vingar-se, disciplinar é colocar em ordem. Esses textos de Provérbios: O que retém a sua vara aborrece a seu filho; mas o que o ama, há seu tempo o castiga (Pv 13: 24) "Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga". "Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a a ti com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do Seol. Mas vamos lembrar que a vara era usada pelo pastor no Oriente (com o ainda o é). Era usada para guiar, e não para bater ou espancar a ovelha; o lobo sim era espancado. A vara era usada para consolar, é como diz o Salmo 23.4, "Ainda que eu ande pelo v ale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Lembre-se de que Deus o colocou como responsável pela disciplina dos seus filhos. E se isso acontecer de acordo com a Sua Palavra, você vai ter a Sua aprovação, e a bênção dos céus. E a obediência do filho não é opcional nem é desejável. A Bíblia diz que a obediência é exigida. Lembre-se de que você é uma autoridade na sua casa, é autoridade para os seus filhos porque Deus o fez assim.
11 Fonte: Este texto é parte de um livro na web que se encontra publicado na www.docplayer.com/valdeci fidelis, pode encontrar em www.playlivros.com/biblioteca valdeci fidelis
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: