Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Quem é egoísta?

 Quem é egoísta?

Janeiro 10, 2024

P. Primeiro, se dizem que o egoísmo, coloca o próprio interesse sobre o interesse dos outros, é um vício, uma imoralidade. Então, quando você busca satisfazer seu interesse, eles o acusam de viciado e imoral, provoca esperando que você sinta culpa e deixe de cuidar de si mesmo cuidando dos outros, vivendo uma vida de abnegação.

R. Filipenses 2:3 NVI. Não sejam egoístas, nem tentem impressionar ninguém. Sejam humildes e considerem os outros mais importantes que vocês

P. Se essa intimidação sentimental não funcionar, redefinem o conceito egoísmo, substituindo seu significado verdadeiro, cuidar de si, satisfazer seu próprio interesse, pelo que egoísmo não é, fazer mal aos outros, obter o que você deseja de qualquer jeito, mesmo que seja com mentiras, trapaças ou uso da força.

R. O livro de Provérbios 6.16-19. Deus mostra 6 coisas que ele odeia e uma que abomina: "olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocentes, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que prefere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

P. Então, não o acusarão apenas de viciado e imoral, mas também de criminoso.

R.  2 Timóteo 2: 9-10. Diz: Por causa disso sofro e estou preso  como um criminoso. Mas a Palavra de DEUS NÃO ESTÁ PRESA. 

R. Outra resposta está em 1 Co 6:10. nem ladrões, nem viciados em álcool ou outras drogas, nem estelionatários herdarão o reino de Deus.

P. Um egoísta verdadeiro, que deseja satisfazer seu auto interesse realizando seus sonhos e propósitos para buscar a própria felicidade, não pode se engajar em ações que levam a sentimentos contraditórios, 

R. A Bíblia é a palavra de Deus e, como tal, não se contradiz. As alegações  contraditórias que estão na Bíblia são todas falaciosas tem uma passagem,  que diz: "Então arrependeu-se o Senhor de haver feito o homem sobre a face da terra e pesou-lhe em seu  coração" (Gn 6:6)

P. Agir e está fazendo o mal, para o próprio bem, tem consequências nefastas para quem assim age. Egoísta querer se autopromover a razão egoísta não se envolvem em interações de soma zero, em que, inevitavelmente, para um poder ganhar, outro deverá perder.

R. Em Juízes 21:15 lemos que: vemos o sentimento de pena ou lamentação das 11 tribos de Israel, quando a tribo do povo de benjamim quase desapareceu em meio a guerra civil daquele período, também inserido no livro de Juízes 19:21 sobre a concubina do Levita, que sofreu abusos dos jebuseus (Gebeá)

Mas porque os egoístas podem e devem observar as consequências remotas de seus atos, porque toda ação deletéria que promoverem, por uma questão de justiça, repercutirá negativamente em seu próprio ser, logo depois da satisfação efêmera.

P. Egoístas de verdade, para obterem não apenas uma satisfação imediata, mas sim uma felicidade duradoura que não vem de sua idoneidade, precisam realizar ações que sejam eficientes e que criam valor, ações transformadoras que utilizam suas próprias mentes e seus próprios corpos para obterem algo útil, algo interessante para si e o mundo, trazendo à existência aquilo que não existia antes?

R. Quando Jesus reconheceu que o povo pensava somente em conhecer a si mesmo, como a máximas de Sócrates e Platão, " Conheça a si mesmo" isso era uma religião da filosofia do Antigo Egito; Jesus disse: "Negue a Si mesmo" porque vir para Jesus é confiar somente nele e negar tudo como ele disse ao jovem rico.

Sem a criação de valores humanos, não é possível satisfazer uma necessidade, nem engajar-se em ações cooperativistas, realizar trocas livres e voluntárias que geram lucros para todos, resultando em agregação de valores e formação de riquezas.

P. O pensamento de altruísmo é a antítese do egoísmo?.

R. Altruístas são pessoas que elegem o sacrifício como virtude, seja o auto sacrifício, ou o sacrifício dos outros. Como o auto sacrifício, para os altruístas, demonstra nobreza, fica implícito que aqueles que exigem o sacrifício alheio, estão lhe oferecendo a oportunidade de alcançar a nobreza.

P. Quem reclamaria do sacrifício tendo sido convencido de que a abnegação, voluntária ou forçada, é um ato de nobreza?

 R. Ninguém.

P. Obviamente, os que promovem o altruísmo exigindo o auto sacrifício alheio querem satisfazer o seu próprio interesse, mas essa satisfação, por se dar sobre um vício condenável, não pode ser confundida com o egoísmo verdadeiro, o egoísmo racional?.

R. O altruísmo racional, sugere agir  altruisticamente  pode ser motivado por benefício pessoais a longo prazo. em alguns casos pessoas veem sem pensar em ganhos diretos. 

Mas a luz da interpretação poderá variar dependendo das perspectivas de ver, ouvir, sentir e ser agir em benefício dos outros, dependem das expectativas filosóficas e éticas de cada organização religiosa.

P. O verdadeiro egoísta, o egoísta racional, é aquele que jura não viver pelo altruísmo, jura não viver do sacrifício alheio, jura não viver pelo auto sacrifício.

R. Para a Bíblia, o ego será responsável pelo afastamento do homem e do Pai. O primeiro efeito desse mal começa em acreditar que somos melhores do que outras pessoas. Contudo, a soberba nunca se limita em menosprezar os nossos semelhantes, pois chega o dia em que o orgulhoso duvida até mesmo de Deus. Ele está convencido de que o seu próprio caminho é ele mesmo..

Uma vida sustentada pela coerção, seja pela iniciação do  uso da força, seja pela prática de fraude, mentiras e trapaças, não é a vida de alguém que se deve respeitar.

1 Coríntios 13:4-5. O amor é sofredor, é benigno; o amor 

não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se 

ensoberbece, não se porta com indecência, não busca os

 seus interesses, não se irrita, não suspeita mal. Filipenses 2:3. Nada façais por contenda ou por vanglória,

 mas por humildade; cada um considere os outros 

superiores a si mesmo. -- Anúncio --

1 Coríntios 10:24. Ninguém busque o proveito próprio; 

antes, cada um, o que é de outrem. Veja Também! Plano 

Leitura Novo Testamento, Salmos e Provérbios e

Tiago 3:16. 

Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há confusão

 e toda obra má perturbação e toda obra perversas a.

Quando alguém lhe disser que a sua felicidade é imoral, porque pelos seus próprios meios, você encontrou o que é belo, o que é verdadeiro e o que é seu por direito, não seja enganado.. Tudo isso e uma afronta a dignidade de Deus, é como muitos falam, Jesus tem poder, Jesus deu poder aos discípulos, se ele deu é porque é dele, então diga o correto é Jesus é o poder, Lucas 9:1-25 expulsar demônios, curar doenças, mandou todos que anunciarem o Reino de Deus e curarem os doentes, lembrar em Mateus  4:18-20

CONCLUSÃO

Se cederes àqueles que querem lhe incutir culpa por viver para satisfazer seus próprios interesses, terá que viver eternamente com uma culpa imerecida porque a natureza do ser humano exige que cada indivíduo, cada um de nós, satisfaça seu auto interesse para existir como o ser racional que só os seres humanos podem ser.

Viver a vida em sociedade deve ter um único sentido, buscar a própria felicidade através da interação livre e voluntária com quem julgamos ser possível criar, produzir, trocar valores materiais, intelectuais e espirituais capazes de gerar mútuo benefícios.

Não se deixe culpar. Satisfaça seu auto interesse sem sacrificar ninguém. Assim, terás uma vida feliz.

P.: Pergunta. R.: Resposta


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: