Pesquisar este blog

segunda-feira, 3 de junho de 2024

A TERRA CHORA AS DORES DOS FILHOS

  



 A expressão "a terra chora a dor de parto" não aparece exatamente dessa forma na Bíblia. No entanto, há passagens que falam sobre a criação gemendo e sofrendo como em dores de parto. Um exemplo disso é encontrado em Romanos 8:22:

Romanos 8:22 (ARA) "Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora."

Uma Exegese Completa:

 Contexto Histórico e Cultural. A epístola aos Romanos foi escrita pelo apóstolo Paulo por volta do ano 57 d.C. para a igreja em Roma. O contexto cultural da época era dominado pelo Império Romano, e a igreja estava composta tanto por judeus quanto por gentios convertidos ao cristianismo. Paulo escreve para explicar a justiça de Deus e a salvação pela fé em Jesus Cristo.


Explicação Teológica:

Neste versículo, Paulo está falando sobre a condição atual do mundo e da criação. Ele usa a metáfora das "dores de parto" para descrever o sofrimento e a expectativa de algo novo e melhor que está por vir. A criação está em um estado de corrupção e decadência devido ao pecado, mas há uma esperança futura de redenção e renovação.

Interpretação Simbólica:

As "dores de parto" simbolizam tanto o sofrimento presente quanto a esperança de uma nova criação. Assim como as dores de parto precedem o nascimento de uma nova vida, o sofrimento atual da criação precede a renovação que virá com a manifestação dos filhos de Deus e a restauração de todas as coisas.


Etimologia:

A palavra grega usada para "geme" é "στενάζω" (stenazo), que significa gemer ou suspirar com angústia. A palavra para "angústias" é "ωδίνω" (odinō), que se refere especificamente às dores de parto.


:Exemplos Concretos

1. Natureza em Decadência: Podemos observar a natureza sofrendo através de desastres naturais, mudanças climáticas e a extinção de espécies. Esses eventos podem ser vistos como parte do "gemido" da criação.

2. Esperança de Redenção: Assim como uma mulher em trabalho de parto suporta a dor com a esperança de uma nova vida, os cristãos suportam o sofrimento presente com a esperança da redenção final e a restauração do mundo.


Conclusão:

Romanos 8:22 nos oferece uma visão profunda do estado atual do mundo e da esperança cristã. A metáfora das dores de parto nos ajuda a entender que o sofrimento presente não é o fim, mas um prelúdio para a renovação e a glória futura que Deus tem preparado para a Sua criação.

O período citado por muitos pregadores, fala em Êxodo 17 que houve um tempo interbiblico de 430 anos. Qual livro e profeta faz referência a esse período?

 A menção de 430 anos em Gálatas 3:17 por Paulo é usada para ilustrar a fidelidade


Biblia.chat

A referência ao período de 430 anos não está diretamente em Êxodo 17, mas sim em Êxodo 12:40-41. Este período se refere ao tempo que os israelitas passaram no Egito antes do Êxodo. Vamos examinar o texto e sua referência em outros livros da Bíblia.

 Êxodo 12:40-41 (ARA)

  12:40 "O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.

v. 41 Ao cabo de quatrocentos e trinta anos, nesse mesmo dia, todas as hostes do Senhor saíram da terra do Egito."


Referências em Outros Livros da Bíblia


Gênesis 15:13-14

v. 13 "Então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos.

v. 14 Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e, depois, sairão com grandes riquezas."


Gálatas 3:17

v. 17 E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa."


Exegese Completa


Contexto Histórico e Cultural:

O período de 430 anos mencionado em Êxodo 12:40-41 refere-se ao tempo que os israelitas passaram no Egito, desde a chegada de Jacó e sua família até o Êxodo. Este período inclui tanto os anos de prosperidade inicial sob José quanto os anos de escravidão subsequente.


 Explicação Teológica

A menção de 430 anos em Gálatas 3:17 por Paulo é usada para ilustrar a fidelidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: