Pesquisar este blog

domingo, 15 de setembro de 2024

“O Senhor é a Nossa Justiça” (Jr 33:16-17).

      “O Senhor é a Nossa Justiça” (Jr 33:16-17). 

                                                                                  Texto: Valdeci Fidelis

As posições dos cristãos que atuam na esfera pública sem ceder às ideologias seculares são conhecidas e propiciaram, ao longo dos últimos séculos, a própria formação das democracias ocidentais. 

 

Sem perceber a influência decisiva da fé cristã, a história da formação das instituições políticas do Ocidente não pode ser compreendida de forma adequada se o propósito não tiver voltado para a humanidade. 

Quando fala o grande profeta Isaías em 33:17-18:

Os teus olhos verão o rei na sua formosura, e verão a terra que se estende em amplidão.


 O teu coração meditará no terror, dizendo: Onde está aquele que escreveu ou (serviu de escrivão?) onde está o que pesou tributo? Onde está o que contou as torres? (Isaias 33:17-18).

O respeito à individualidade e à vida, enquanto dádiva do Criador, a primazia da família, a defesa da propriedade, a gritante falibilidade humana, e a liberdade dada por Deus para que o homem faça uso dos seus dons, (1Co 12:4-11).

 Exerça suas vocações, e coma do fruto do seu trabalho, sem que os poderosos deste mundo abusem do seu poder para roubar e oprimir ao cidadão comum. Todo ser humano é merecedor destes dons que Deus lhe projetou, ele escreveu em seu coração, como o profeta falou em Eclesiastes:

“Tudo fez formoso em seu tempo; também pôs no mundo coração do homem, sem que este possa descobrir a obra que Deus fez desde o princípio até o fim Eclesiastes 3:11”. Nascia assim “o desejo pela eternidade”.    

 

Neste texto, quero contar com referto de sinceridade e verdade, não tão é perfeito conhecimento de causa, mas em justiça, em algum trecho das páginas da vida, repassado de entusiasmo por um assunto que lhe é caro ao espírito e ao coração. 

Assim é nascida a honra que me concede o autor deste perfil, muito edificado quando bem se lançou ao mundo na obra, pronto a lançar-se de público, e o que penso da nobre e a pessoal virtude que lhe tenha acompanhado durante esses tempos. 

 

  Quando éramos mais jovens, um líder inteligente, estudioso, irrepreensível, que desde pequeno, bem cedo, deu prova de cultura e praticar as virtudes cristãs, que desprendem o homem de si próprias, como também das criaturas para juntar-se mais e mais a Deus. 

   Pontualmente exímio na humanidade, e na humildade, e tanto é na caridade, é um homem de alma profundamente humana e humilde: rico de dotes intelectuais e morais, oculta aos olhos de todos, se, se vale destes dotes quando lhe impera o dever é por Deus anunciado no prover do seu chamado. Despido de qualquer vaidade, guarda nas honras e elogios, um equilíbrio admirável, um equilíbrio que não se altera nas críticas e quando lhe censuras.

     Sua caridade é proverbial, um ardente amor a Deus, e um grande amor das suas grandes virtudes de bondade. Geralmente quando a ele recorremos a um conselho, para uma direção, para um conforto, para um auxilio qualquer que for a necessidade e gênero. Caridade no trato o é, e muito sinceramente, no juízo que faz das pessoas: Sempre procura interpretar benignamente as ações dos outros e, ao deparar com uma ação, que não tem margem para uma defesa, procura, pelo menos, uma alternativa, atenuante para quem a criara a desarmonia em curso.

    Assim por viver numa era de materialismo em que uma grande ambição desmesurada de riquezas e de gozos cava abismos, isso separa o homem e as sociedades, e bem que, surge entre nós um modelo extraordinariamente de vida cristã, de vida de fé, doação, vida vivida no ambiente da família, que tem nos últimos anos respirado o ar veiculado pela onda de egoísmo de descrença e crueldade. “Posso testemunhar, por mais de trinta anos o melhor título entre vários já recebidos e o mais apropriado, não poderia ter escolha melhor: Criar uma maravilhosa instituição religiosa, buscando as soluções para as dualidades libertadoras hoje existentes, mesmo sabendo que só Jesus Cristo é   Salva".  Amostra eloquentemente de sua visão em Jesus Cristo ele crê na transfiguração, quando teve uma visão em um quarto onde se hospedava em um hotel, quando teve seu encontro com Deus, compreendia em si todas as virtudes, ainda que cético fosse, desde muito, ainda assim pode compreender que já praticava as virtudes cristãs. 

    Desprendeu o homem de si mesmo e das criaturas, para uni-lo mais e mais a Deus, ei-lo aí, Supremo Deus, justo a fé que lhe ilumina e conforta, quando procurado pelos fieis, sabe entender suas dúvidas e as queixas com muita paciência em horas e horas cansativas, sempre procura encontrar recursos na fé, e na persuasão para amenizar os sofrimentos, tristezas, dissabores entre as pessoas.

   Um homem de notável didaticidade, de verdadeiro pendor matemático que honrou certa vez nos passados anos de vida profanada, tornou-se popular, como poucos, na sua época que foi queridinho dos marreteiros picaretas, ou corretores não reconhecidos, na esquina da praça nove de julho, cruzamentos das ruas Barão do Rio Branco com Joaquim Nabuco; chamadas de bocas pelos negócios ilícito ali existente na época, sem nunca comprometer sua formação de caráter, devidamente ilibada diante de tais situações, com aqueles que conviviam.

    Alguns anos depois, este homem, passa a falar a língua dos profetas de Deus, com tanta perfeição, hoje fala com precisão, entre parênteses, com que unção ele o faz, sem oratória ele é um orante: As palavras e os conceitos surgem de sua fé na mais rica espontaneidade sem erros e sem tropeços, resume a pureza do grande Deus dos seus Exércitos. Este homem de quem vos falo é um cidadão, que merece de todos deste ministério muitas e muitas homenagens por tudo que tem feito em “Nome do Senhor Jesus Cristo”, para todos os irmãos na fé.

Este texto é parte do seu livro na web Google Play/livros

 Acesse link; VALDECI FIDELIS-ENTRE O CÉU E ATERRA E-BOOK.pdf - Google Play Livros

239 paginas. Editora Valdeci Fidelis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: