Valdeci Fidelis 25/09/2024
Como estamos cuidando do idoso senil: Darei algumas dicas e informações que considero importantes para um bom atendimento aos idosos, a idade pode alterar, mas não é este o caso.
É admirável a disposição em cuidar de um idoso. Cuidar de alguém com 80 anos ou 90 ou mais, e com sinais de senilidade exige cuidado e paciência, dedicação e conhecimento.
Algumas dicas que eu acho de suma importancia:
1. Deve ter uma comunicação clara e simples como: Ao conversar com essa pessoa deve usar frases curtas e palavras fáceis sem complexidade que seja fácil de entender. Evitar perguntas que exigem respostas complexas, mesmo porque não estar em uma escola e sim em casa para repousar junto com as pessoas ao seu redor.
É preciso ter paciência e empatia: Se colocar no lugar dela naqueles momentos dificies; lembre-se que a pessoa pode ter dificuldades em se comunicar ou realizar tarefas, ja causada pela idade; ter paciência e tentar se colocar no lugar dela, pensar se fosse comigo!
2. Faça uma rotina: Estabeleça a rotina para o idoso, incluindo horários para as refeições, banho, atividades e descanso. A rotina proporciona segurança e bem-estar, isto evita preocupação da parte de que cuida.
3. E deverá está em ambiente que tenha segurança: Adaptar o ambiente para evitar acidentes, retire objetos que possam causar quedas, (como tapetes pequeno sinteticos, tapetes grande que pode gerar obstáculos) instale barras de apoio no banheiro e certifique-se de que a iluminação seja adequada, lembrar que queda de idoso é perigoso, e dentro de banheiro muito mais)
4. cuidar bem da alimentação que seja saudável: Ofereça alimentos nutritivos e fáceis de mastigar, muitos idosos tem arcadas dentária com deformações para mastigar, consulte um nutricionista para obter um plano alimentar adequado para o idoso.
5. Cuida da hidratação: Incentive a ingestão de líquidos ao longo do dia, não são necessário so na hora que sente cede, estabeleça meta e seja cuidadoso.
6. Muito importante a higiene pessoal: Ajude o idoso a manter a higiene pessoal, prestando atenção em suas necessidades, se preciso for ajude-o a se locomover.
7. Exercicios de atividades: Estimule atividades que a pessoa gosta, como ouvir música, ler ou realizar atividades manuais, jogar cartas, ouvir estórias e conte ou leia para ele.
8. Os cuidados médicos: Acompanhe as consultas médicas e siga as orientações do médico, ser rgído não maltratar é obedecer horio e disciplinar tudo.
9. Você também deverá se cuidar para cuidar dela: É fundamental cuidar da sua saúde física e mental, e espiritual e dovocional, reserve um tempo para você e procure apoio em grupos de cuidadores ou familiares, lembrar que sozinho somos francos.
DESAFIOS QUE NOS ATRAPALHAM
Você deve observar as seguitnes causas em sua vida:
a) Mudanças de humor: Seja paciente e tente descobrir o que está causando a irritabilidade ou a tristeza em você.
b) Esquecimento: Use lembretes visuais e repita as informações, coloque na porta da geladeira, perto da tv no carro alarme no smartphone.
c) Você tem dificuldade em realizar tarefas: Divida as tarefas em passos menores e peça ajuda quando necessário, convide uma pessoa para dividir com ela.
d) Negação: Respeite os sentimentos da pessoa, mas tente convencê-la da importância dos cuidados e que ela significa muito para você e a família. Não esqueça da saúde do idoso procurando um geriatra, um neurologista, ou uma pessoas especialista para obter orientações específica. (Não faça nada por conta propria, idoso nesta "faixa-etária" é como uma criança. É sempre bom participar de grupos de apoio, pode ser uma ótima maneira de compartilhar experiências e receber apoio de outras pessoas que passam pela mesma situação.
IDOSO
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: