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quarta-feira, 31 de julho de 2019

1ª FEIJOADA da ADMM- MARABÁ PAULISTA SP

  A Igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, de Marabá Paulista SP, realizou no final de semana dia 27 de Julho de 2019, organizou "A Feijoada Beneficente Prol Construção". A meta é arrecadar dinheiro para dar andamento na construção da sua sede nesta cidade acima citada, no extremo Oeste paulista, localizada  no bairro  próximo ao Centro de Saúde Municipal, (hospital). O evento aconteceu próximo ao centro dia 27 de julho, na casa de um membro, e contou com um ambiente agradável. Muitos das pessoas que prepararam a feijoada completa, trabalharam dia e noite para que tudo saísse no horário que foram prometidas para os amigos e membros da igreja e a população da cidade colaboraram assiduamente.

 Foi servida a feijoada com acompanhamentos, com exceção de bebidas refrigerantes; incluídos como vinagrete, saladas, e muitos outras como arroz branco e farofa. Custo por refeição foi de R$ 30,00. E foi possível comprar a feijoada e levar para comer em casa, pois os organizadores disponibilizaram apenas marmitex para o arroz e, saches para outros Ingredientes.

Foi solicitado para que todos trouxesse sua vasilha  recipiente para levar a porção de feijoada e todos compareceram como foi previsto. “Estaremos de coração aberto para acolher a comunidade de Marabá Paulista e região. Será uma  obra muito especial essa Igreja do Ministério Madureira!”, disse o Pastor João Rezende e a sua esposa a Missionária Neide. Muitos parceiros marabaenses colaboraram para que fosse um grande evento. À frente do cardápio estavam as obreiras como lideres de cozinha e ouvia-se algumas dizerem: “Há muitos anos minha família acompanha e faz parte do Senhor Jesus" e é uma grande honra fazer parte desta iniciativa idealizada pelo Pr. João. A feijoada foi feita com muito amor e espero que todos gostem, afirmou  o líder da igreja local.
Essa foi a primeira vez que Deus colocou em nossos corações para nos ajudar e compartilhar esses sabores e delicioso almoço com esta comunidade marabaense.

Acesse o blogue no link a seguir
http://fotografianobrasil.blogspot.com

quarta-feira, 24 de julho de 2019

CAMPANHA DO CERCO DE JERICÓ E SUAS HISTÓRIAS

Celebramos o final das sete semanas, sete sexta feiras, concluímos 13 voltas, por que 13 voltas? Foram 6 semana com uma volta cada sexta feira, na última sexta-feira foram repetidas todas ao cumulo e mais uma no total de sete somada as
outras existentes.

Esta campanha contou com a participação de todos os membros da congregação Maré Mansa, e foi uma benção para todos, saímos com mais forças vocacionais para entender mais e melhor o poder sobrenatural de nosso Deus nesta campanha.
 Sabemos que a cidade de Jericó também existiu no tempo de Jesus Cristo, era uma cidade na orla ocidental do Gor, à distância de 10 km do rio Jordão, estando-lhe sobranceira uma cadeia de estéreis e alcantiladas montanhas.

1 - A cidade do tempo de Josué ela ficava cerca de 2 km ao noroeste da moderna povoação de Eriha, e 32 km ao nordeste de Jerusalém, perto da fonte de pura e doce água, sendo todos os outros mananciais da vizinhança tinham água salobra. Ali conforme explica as Escrituras no livro de 2 Reis, onde não se podia beber água e Eliseu joga um pedaço de madeira e purifica a água daquele poço.

2 - Á Fonte de Eliseu:
Chama-se hoje Ain es-Sultan e Fonte de Eliseu, talvez por se julgar ser aquela que pelo profeta a água foi purificada a pedido dos habitantes (2 Rs 2.19 a 22).

3 - Esta cidade de Jericó que tanto os povos veneram tanto como as campanhas ministériais, orações, restaurações, capacitação, chamam de Cerco de Jericó ou Muralhas de Jericó, foi uma cidade real da alta antiguidade, a principal do vale do Jordão, à qual se referem era uma cidade bem conhecida naquele tempo veja o que diz os livros de Números: "Depois partiram os filhos de Israel,  e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó (Nm 22.1)" e Deuteronômio: "Sobe ao monte de Abarim, ao monte de Nebo, que está na terra de Moabe, de fronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que darei aos filhos de Israel por possessão (Dt 32.49)  e - 26.3, 63 - 31.12 - 33.48 - 36.13 - Dt 34.1 - "Isto é o que Moisés repartiu em herança nas campinas de Moabe, além do Jordão para o oriente de Jericó (Js 13.32)" - "Mas o exército dos caldeus perseguiu o rei, e alcançou a Zedequias nas campinas de jericó, e todo o seu exército se espalhou, abandonando-o (Jr 52.8)" 

4 - Jericó se achava defendida por muralhas e portas de considerável resistência, como são pregadas nos cultos religiosos nos dias atuais:
 "E aconteceu que, havendo-se de fechar a porta, sendo já escuro, aqueles homens saíram; não sei para onde aqueles homens se foram; ide após eles depressa, porque os alcançareis. (Js 2.5)" , 15 - 6.2,5,20 e 12.9). Todos cidadãos eram abastados, sendo produtivos os terrenos circunjacentes:
"E o Sul, e a campina do vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Zoar. (Dt 34.3" "Também os filhos do queneu, sogro de Moisés. subiram sogro de Moisés, subiram da cidade das palmeiras com os filhos de Judá ao deserto de Judá, que está ao sul de Arade, e foram, e habitaram com o povo. (Jz 1.16 - 3.13)".
 Grupo de Louvor da esq. para dir: Presb. Daniele Mattos, Pastora Adriana  e Maria José (Mazé)

5  - Os importantes vaus do Jordão e, que narra a trajetória de Josué e Calebe, que eles atravessaram, e os principais, ficavam em frente de Jericó, que foi a primeira cidade na Palestina que ele conquistou (Js 2.1-2 ), depois da volta dos dois espias. (veja sobre Raabe.) Estando a cidade condenada por Deus, foi incendiada, depois da queda dos muros, e arrasada, tendo Josué pronunciado uma maldição sobre aquele homem que diveras tentasse reedificar esta cidade de Jericó.

"E naquele tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do SENHOR seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de jericó; sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas (Js 6.26)".

6 - ELIAS E ELISEU: Quinhentos anos depois cria-se uma escola de profetas:

 A condenação caiu, quinhentos anos mais tarde, sobre Hiel, de Betel (1 Rs 16.34). Foi ali estabelecida uma escola de profetas, sendo visitada por Elias e Eliseu veja: "Os filho de Jericó, trezentos e quarenta e cinco (2 Rs 2.4 a 18)".

7 - A cidade foi tomada pelos caldeus (2 Rs 25.5), mas repovoada depois da volta do cativeiro (Ed 2.34 "E junto a ele edificaram os homens de Jericó;  também ao seu lado edificou Zacur, filho de Imri, Ne 3.2)". 

8 - A CURA E OS MILAGRES N.T.

 Pr. Milton na Ministração ao Cerco de Jericó 7/19
 Novo testamento tempo de Cristo, era Jericó a segunda cidade da Judéia. Foi ali que Jesus curou:         Bartimeu, o cego com 7 mergulhos,
Zaqueu, recebeu a visita do Salvador os textos relatam o seguinte sobre os milagres de Jesus: 

"E, saindo eles de Jericó, seguiu-o grande multidão (Mt 20.29 "  "Depois, foram para Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando- (Mc 10.46 a 52" - "E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando Lc 18.35)" e 19.1-10). 

Em certo tempo, Jericó foi adquirida e passa fazer parte da propriedade de Cleópatra, que lhe foi dada por Antônio, sendo depois arrendada a Herodes, o Grande, que ali construiu muitos palácios e edifícios públicos.
 Finalmente, a Nova Jericó foi destruída pelos romanos, cerca do ano 230 d.C. no período de Tertulianos que disse "Não se nasce cristão, torna-se"

Pesquisa: de acordo com a Bíblia NVI
Igreja Evangélica de Missões-
@iemissoes-ministério-de-capacitação e ensino teológico-eclesiástico.




 Este é um video  feito por Celular  co  pouca iluminação no interio da igreja no momento que se iniava as sete voltas a frente o pastor Milton lider da Igreja.

JONAS EM NÍNIVE

Não sei se é possível fazer parte de um poço de petróleo ou fazer parte de um poço de Jesus, muitos preferem o poço de petróleo, por acreditar no que pode pegar e não no sobrenatural de Deus e de Jesus.
Já li textos que estão disponíveis na internet que o profeta Servo de Deus Jó, era um covarde, que aceita o que Deus lhe ofereceu além de estar na mão de Satã.

Agora ouvir também outro pregador afirmar o Jonas como um erro na vida do evangelho quadrangular (os quatro evangelhos). Jonas como instrumento de Jesus Cristo que Deus abençoou o povo Ninivitas, como povo abençoado se seguisse às coisas que Jonas ensinava.

Jesus Cristo é que estava agindo no Espírito Santo que era á promessa da boa notícia ou as Boas Novas do evangelho como cita em Mateus.

O livro de Jonas, tem como o autor deste livro ter sido identificado com aquele Jonas, de que se faz menção em 2 Rs 14.25. 
Más, por outro lado, alguns críticos modernos recusam-se a considerar a obra como uma narração de fatos, julgando-a apenas um conto religioso, preparado com fins edificantes depois do exílio.
Isto, porém, não se harmoniza com as referências de Jesus a Jonas.
1- Este livro, à exceção do capítulo. 24, contém uma simples narrativa. 
Conta que Jonas, tendo sido enviado, no cumprimento de uma missão a Nínive, ele procurou fugir para Társis - mas, sendo surpreendido por uma tempestade que Deus ordenou, é lançado ao mar, sendo engolido por um grande peixe, em cujo ventre permaneceu pelo espaço de três dias (capítulo 1º), no fim dos quais, pela sua oração fervorosa a Deus, é maravilhosamente salvo (capítulo 2).
EXPLANAÇÃO
Lançado ao mar: 
Jesus manda que os pescadores lance suas redes no nas águas. Depois de um dia de fracasso entre os pescadores.

Grande peixe: 
É o símbolo cristão que alimentou a multidão... Das duas passagens onde Jesus pergunta dos pães e de alimentar 5 mil e 4 mil pessoas e o que sobraram?.


Ficou por 3 dias na barriga do peixe: 

Significa Jesus ficou 3 dias no ventre da terra, na  sepulcro?. Nós somos pó da terra imbuído do sopro da vida dado por Deus Pai.
RETORNO.
2-Como Deus novamente o mandasse a Nínive, ele para ali partiu, e anunciou àquela cidade a sua destruição - mas os ninivitas agora acreditando nas suas palavras, obedecem os pedidos ordenados ao povo: jejuam, oram, e arrependem-se, por isso são misericordiosamente poupados (capítulo. 3) eles foram obedientes
Oraram:
Jejuaram: 
Arrependem-se:

Mas Jonas, imaginando que o haviam de considerar um falso profeta, desgosta-se daquele ato de divina misericórdia, e deseja morrer. 
Quando deixou a cidade, sentou-se, e uma aboboreira o abriga, mas essa planta seca em pouco tempo, pelo que Jonas se entristece. 
E então Deus lhe faz ver, naquele fato, quanta razão havia na Sua suprema bondade para com os ninivitas arrependidos (capítulo.4). Considera-se difícil de resolver a questão do caráter histórico do livro.

3 - É certo, porém, que a existência e o ministério do profeta, juntamente com os principais fatos da sua vida, são referidos por Jesus Cristo (Mt 12.39 a 41, e 16.4 - Lc 11.29,30), que não somente reconhece de um modo explícito a missão profética de Jonas, mas também em Mt 12.40 (embora seja possível ser isto apenas um comentário do Evangelista) descreve a sua estada no ventre do monstro marinho, indicativo de outro fato análogo, que havia de dar-se com Ele próprio.
(Isto é a representação futura da condição de Jesus diante as monstruosas condições dos reis da época).

E depois de aludir à pregação do profeta em Nínive, e ao arrependimento dos seus habitantes, tem esta expressão: "Eis aqui está quem é maior do que Jonas."

(Isso presume-se que João Batista era ali anunciado, como ele anunciou quando lhe perguntavam se ele era o MISSIAS).

Toda a narrativa apresenta, também, o mais comovente contraste entre a terna misericórdia de Deus e a rebelião, impaciência e egoísmo do Seu servo, bem como entre a facilidade com que se arrependeram os ninivitas pela pregação de um profeta que os visitou como estrangeiro, e a dureza que os israelitas mostraram para com os servos do Senhor, que entre eles viviam e trabalhavam. 

Mas, indubitavelmente, o grande propósito do livro foi ensinar aos israelitas que a compaixão de Deus não se limitava a eles próprios, mas se estendia aos homens de todas as nações.

Está escrito nos evangelhos sinóticos mas citar em MT 28.19, (ide e pregai o evangelho a todas as nações.)

quinta-feira, 27 de junho de 2019

A VIDA DE ABRÃO O MAIS ANTIGO DOS HEBREUS

ABRAÃO: OU ABRÃO?
 Este nome de Deus primeiramente aparece em conexão com Abrão. (Gênesis 17: 1-2.) Anos antes e em diferentes ocasiões, Deus prometera a Abraão que faria dele uma grande nação e uma numerosa descendência. Os anos se passaram e o filho prometido a Sara e Abrão não vinha.
Foi então que ele recorreu àquele expediente carnal que trouxe Ismael e o Islamismo ao mundo. E a promessa de Deus ainda não havia se cumprido. E agora, de acordo com as leis da natureza, era muito tarde: Teólogo e escritores bíblicos contradizem a sua idade, mas a mais próxima era que Abrão contava com 99 anos de idade e Sara com 90 anos; final é a única mulher que dize sua idade na Bíblia. A esta altura é que Deus lhe aparece como o Deus Todo-poderoso (El-Shadai) e repete Sua promessa.
E aqui é que seu nome foi mudado de Abrão para Abraão, que significa "pai de muitas nações". Aqui temos uma promessa desconcertante, mas Abraão não vacilou, pois ele "era forte na fé, dando glória a Deus". Romanos 4:20. A fé forte de Abraão era baseada sobre esta nova revelação de Deus como Deus Todo-poderoso (El-Shadai). "Ele não considerou mais seu corpo como morto... nem a madre de Sara como infrutífera"; pois seus pensamentos estavam sobre um Deus Todo-suficiente. Esta é uma bela ilustração da diferença entre a lei da natureza e o Deus da natureza. As leis da natureza não podiam produzir um Isaque, mas isto não era problema para o Deus da natureza. Não importa, se todas as coisas forem contra Deus; Ele é Todo-suficiente nele mesmo.

Descendente de Sem, filho de Noé Era Caldeu segundo (Gn 11.10) e seguintes (Gn 11.28). Foi escolhido por Deus para ser o pai de uma grande nação (Gn 12.1-3), deixou a Mesopotâmia, dirigindo-se a Canaã. Sua história é narrada nos capítulos do livro de Genesis 11-25, viveu primeiro em Harã, onde morreu seu pai, depois em Siquém e Betel.
A penúria obrigou-o a dirigir-se até o Egito, onde para salvar sua própria vida cedeu sua esposa Sara ao Faraó. Depois disso O Senhor Deus castigou o Faraó, então como Abraão era um pastor nômade, sempre a procura de boas pastagens para os seus rebanhos.
Na história de Abraão encontra-se uma das maiores teofanias da Bíblia. Deus se (diz El Shadday, o Deus da Montanha (Gn 15.7); 28.13; 35.11), e fez com Abraão uma “aliança”. Este termo resume toda a religião, fixando exigências morais e rituais, como a circuncisão (Gn 17.23-27.
O curioso é que para assegurar a prosperidade prometida, Abraão uniu-se à sua escrava egípcia Hagar, da qual teve um filho com Abraão e foi chamado de Ismael Cf. (Gn 16.).
O milagre: O milagre de Deus dando à estéril esposa de Abraão chamada Sara um filho que se chamou Isaac (Isaque), herdeiro da promessa, que valoriza a intervenção divina, Isaque, e não Ismael, que figura na genealogia de Jesus no Evangelho de Mateus logo no primeiro capitulo.
Sendo assim para consagrar definitivamente a promessa e a aliança, Deus pede a Abraão que sacrifique o seu filho Isaque, isso está no capitulo 22 onde narra esse episodia de uma elevação trágica alcançada apenas na Grécia Clássica, que inspirou inúmeros quadros de arte, poemas e ensaios filosóficos, que retrata o desespero absoluto de Abaão, no momento exato em que Abraão se aprestava para obedecer cegamente à ordem dada por Deus e ele o recebia pela fé.
Mas como Deus é misericordioso suspendeu o sacrifício e renova a promessa (Gn 22.15-19), o apostolo Paulo interpreta a história de Abraão na Epístola aos Romanos, (Rm 4.) como à luz da tipologia cristã: Abraão, o incircunciso,foi o pai dos circuncisos ou predestinados.
Conclusão:  
Foi depois da fome que Abrão rumou depois do Egito para o vale de Manre, onde se fixou; seu sobrinho Ló, rumou para a cidade próxima chamada Sodoma a cidade do pecado.
Abraão é o mais antigo patriarca na linhagem dos Hebreus que se tem noticia, nasceu em Ur, na Caldeia, sua migração sempre levou com ele o sobrinho Ló (Lot), mas tarde Deus ordenou que deixasse a pátria e a tribo, e fosse Canaã onde seria pai de um grande povo, Canaã havia muita fome, e partiu para o Egito.

Tempos depois de seu retorno Deus apareceu novamente a Abraão e anuncio a estéril esposa Sara com mais de 80 anos, teria um filho que devia dar o nome de Isaac, em provação de sua fé, so quando seu filho completou 25 anos, foi que o Senhor ordenou que sacrificasse, mas lhe fazer a vontade apareceu um anjo e suspendeu-lhe o braço em recompensa a sua obediência, Deus confirmou nas bênçãos com sua escrava Hagar, um filho chamado Ismael, do qual descenderam os Ismaelitas.

Na história deste hebreu patriarca mais antigo registra que quando sua esposa Sara veio a falecer, Abraão casou-se novamente com uma mulher de nome Cetura (Quetura), menciona a Bíblia em (Gn 25.1-6) e também em (1Cr 1.32-33) numa genealogia, mas entre os capítulos do livro de Genesis (24-25) alguns afirmam que estão relacionados (Cf. Gn 24.36) – aconteceu após a morte de Sara, Cetura ou Quetura foi mãe dos filhos de Abraão com quem teve seis filhos, e Hagar um filho Ismael, e Sara deu a luz a Isaque o prometido por Deus tinha Abraão 99 anos, até com mais de 140 anos ele gerou os seus 8 (oito) filhos; foi nos primeiros 25 anos de vida ao lado de Isaque entre o nascer e o sacrifício de Isaque, e o falecimento de Sará que ele casou com Quetura.

A cronologia não é verídica, mas na ordem foi assim: Hagar era escrava de sua esposa Sara, 1º nasceu Ismael; Sara (Sarai) esposa, 2º nasceu Isaque; e de Quetura (Cetura) 3º nasceram outros seis (6) filhos: Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, e a Isbaque e Suá, que o Antigo Testamento faz narrativa bíblica do povo medianita e o povo árabe a qual pertenceu Zípora, a esposa de Moisés.
Seus filhos foram oito ao todo: Ismael, Isaque, Zinrã, Jocsã, Medã, Midiã, Isbaque e Suá

Fontes de pesquisadas por: Valdeci Fidelis é ThM e Membro do CPB.
A Vida de Abraão solicita ao leitor pesquisar na Bíblia as concordâncias entre parênteses e aspas.



A VIDA DE JESUS CRISTO

A VIDA DE JESUS.
Quando buscamos conhecer a história de Jesus de Nazaré, devemos primeiro buscar o tema central na Bíblia Sagrada, pois Jesus está feito revelação na Palavra que transforma e salva, a história em assim faz parte do conhecimento e podemos fortalecer o fé através da oração no Senhor “O Filho de Deus”
RESUMO
A historicidade de Jesus, assim a única fonte para estabelecer-se uma vida de cristo é o Novo Testamento, sobretudo os quatros Evangelhos, os Atos dos Apóstolos e as Cartas de Paulo. Os autores desses escritos foram discípulos de contemporâneos de Jesus Cristo. Há controvérsia sobre o valor histórico do Novo Testamento, formado de escritos religiosos.
A controvérsia surgiu no século 17 e se intensificou no século 19, com o racionalismo alemão de Ebrard e Reuss. Seguiram-se Herder, Eichorn e Paulus que, negando o sobrenatural, procuraram limitar-se aos elementos puramente naturais da narração. Tentando superar essa interpretação, que mutila os documentos não levando em conta a maior parte de seu conteúdo.
Strauss apresentou a teoria mitológica, discernindo e separando nos Evangelhos o Jesus mítico do Jesus histórico. Mas como Celso e Flavio José, adversários do cristianismo nos primeiros séculos, os racionalistas jamais negaram o foto da existência de Cristo. As recentes discussões entre Bulltmann e Karl Jaspers, sobre a realidade do mito, dão à discussão maior profundidade e complexidade. Para  estabelecer a historicidade de Virgilio, Cícero, Cesar, dispomos de manuscritos  cuja data original  dista séculos da época em que viveram esses personagens.
Em relação a Jesus, os manuscritos são quase contemporâneos. Existem pequenas discordâncias entre os autores evangélicos. Tais discrepâncias e a rejeição pela comunidade primitiva de muitos evangelhos detalhistas e apócrifos corroboram a fidelidade dos discípulos ao fato histórico. Jesus existiu, e, como é natural, foi visto de mais de um angulo por mais de um discípulo.
A VIDA DE JESUS.
JESUS Nasceu em Belém de Judá, seus pais foram José e Maria, José era descendente da família real de Davi, e Maria, também da estirpe real de Davi Os apóstolos evangelistas Mateus e Lucas dão sua genealogia conforme reveladas nos evangelhos sinóticos. Mateus incluiu a presença de duas ligações ilegítimas na linhagem de Cristo: Judá, o filho de Jacó, com Tamar (Gn 38), Davi com a mulher de seu general Urias (2 Sm 11)
José e Maria moravam em Nazaré e haviam ido a Belém para o censo decretado pelo imperador romano Augusto, eles não encontrando hospedaria na cidade, refugiaram-se em uma gruta - estribaria, onde nasceu Jesus. Pastores da região e príncipes do Oriente reconheceram na criança o Messias esperado. O casal fugiu para o Egito. Herodes, informado da impressão causada pelo nascimento de Jesus, ordenou a matança das crianças de Belém e arredores (Mt 2.16).
Depois da morte de Herodes, José e Maria regressaram do Egito e passaram morar em Nazaré, onde aquele era carpinteiro. Ali viveu Jesus. No período de vida oculta – do nascimento a vida publica – apenas sabemos que Jesus esteve em Jerusalém para ser circuncidado e sua mãe purificada (Lc 2.21-22) e, todos os anos, para a festa da Páscoa (Lc 2.41).
Aos 12 anos de idade, em uma dessas visitas a Jerusalém, Jesus deslumbrou os doutores do Templo pela sua interpretação das Escrituras. No ano 15 do reinado de Tibério, Jesus reapareceu para ser batizado por João Batista. Após um período de escassez no deserto, vemó-lo explicando as Escrituras na sinagoga de sua cidade Nazaré, na Galileia (Lc 4.14), e iniciando pregação e afirmação de poderes extraordinários que arrastavam multidões. Dali passou à Judéia, à Samaria, a Jerusalém.
Tornou-se famoso pelo estilo oratório simples e incisivo, pela suave força de sua doutrina quanto às relações com Deus (Mt 6.9) e os semelhantes, pela fraternidade universal, pelas reações contra o sectarismo e o ritualismo dos fariseus e sacerdotes (Mt 23.13), e, finalmente pela exaltação dos humildes, dos mansos e dos pobres (Mt 5., pelo caráter universal da religião que pregava. Mais ou menos aos 33 anos foi acusado de subverter a lei religiosa, e a ordem política da Judéia.
 Traído por Judas Iscariotes, seu discípulo, foi preso no Jardim das Oliveiras após haver celebrado a Ceia Pascoal com os discípulos. Entregue ao Sinedrio, passou uma noite de humilhações, flagelos e pancadas, sendo a seguir levado ao governador romano Poncio Pilatos, que remeteu ao Rei Herodes. Este devolveu de novo a Pilatos que, julgando-o inocentou e inócuo ao Império Romano, pensou apaziguar o povo romano irado com um simples castigo de açoites. Mas o povo, açulado pelos sacerdotes, gritou que crucificassem e preferiu a liberdade do ladrão Barrabás à libertação de Jesus. Cristo foi crucificado entre dois ladrões no Monte Gólgota, também denominado Calvário. As passagens do Novo testamento que se referem à paixão de Cristo são geralmente lidas em paralelo com o capitulo 53 de Isaias.

Mesmo considerando sua história até este ponto, Jesus não pode ser confundido com os profetas que surgiram em Israel como fenômenos crônicos. Basta que se compare o conteúdo de sua mensagem, acima do que havia de mais respeitado em Israel, a Lei de Moisés e os profetas (Lc 24.44).
Contrariando todas as tendências de seu povo e do mimetismo religioso, ele se identifica com Deus (Lc 22.69). A diferença entre Cristo e os fundadores de religiões, Buda, Maomé e todos os demais, é que ele é simultaneamente revelador e a revelação de Deus. A fé se coloca em termos pessoais entre cada individuo e ele, aceitando-o ou recusando-o (Jo 3.18,36; 12.48).
Os Evangelhos e as Epistolas não encerram a vida de Jesus com a crucificação. 3 dias após seu sepultamento, seus discípulos, mulheres e homens amedrontados declararam havê-lo visto, de inicio aqui e ali, depois durante 40 dias de maneira contínua, até sua ascenção aos céus.
É este o ponto central do cristianismo, sem o qual se torna inútil e vão como declara Paulo em sua primeira carta aos Coríntios (1Co 15.14). Todos os historiadores concordam que os primeiros cristãos acreditaram na sobrevivência gloriosa de Jesus. Divergem quanto à origem dessa criança. Para Ramires (1777) foi má fé dos discípulos que roubaram o cadáver.
Para Salomão Reinach foi a contaminação de fatores não-cristãos, como a ressurreição dos deuses e o culto dos heróis. Teríamos então uma exacerbação do messianismo judeu. Os apóstolos precisaram desenvolver um objeto de culto, fazer com que o Jesus terrestre, que eles admiravam, ressuscitasse o Jesus da fé.
Os cristãos católicos, ortodoxos e evangélicos, colocam na origem dessa crença uma intervenção objetiva e não apenas subjetiva. O dogma católico diz que a ressurreição de Cristo não deve ser considerada como simples mistério de fé nem como a reanimação de um cadáver, mas como mistério e fato histórico.
Há uma grande diferença, desta vez para o inverso, entre os evangelhos apócrifos e os Evangelhos a respeito da ressurreição: os sinóticos e o Evangelho de João apresentam a crença como baseada em fatos negativos como as aparições, que são distintas de visões.
Não são apresentados argumentos, mas testemunhas (At. 2.32; 3.15), que são apenas os seus seguidores. É, de novo, um problema de aceitação pessoal, um problema de fé. A história de Jesus Cristo, e todas as suas conseqüências, prolongam a questão persistente nos Evangelhos: “Quem pensam que eu sou?” (Mc 8.27).

E ele dá a resposta na perspectiva do problema psicológico humano da salvação: aceitá-lo ou negá-lo é optar definitivamente (Mt 10.33; Jo 14.8-9). Respondendo à pergunta de quem era Jesus, os Evangelhos apresentam expressões que outros lhe aplicaram e as aceitou: Messias, Eleito, Filho de Davi; expressões com que ele mesmo se designou: Filho de Deus e Filho do Homem; e expressões dele e de outros a seu próprio respeito.
Todos esses termos devem ser entendidos de acordo com o sentido histórico. Messias não é um termo técnico do Antigo Testamento, aplicando-se ao povo todo como nação ungida, reino sacerdotal. Mas, na época de Jesus, em que o povo vivia sob o jugo romano, o termo tinha a conotação que hoje lhe damos de Libertador. “O mesmo se pode afirmar dos termos “Diletos” “O Eleito” (Lc 9.35; 23.35) e Filho de Davi”.
Jesus teve profunda concepção da paternidade divina, entendia a Deus como Pai (17 vezes no sermão da montanha, 107 vezes no Evangelho de João). Daí o termo “Filho de Deus” revestir-se de particular importância, sobretudo porque ele distingue sua filiação da dos discípulos (Mt 11.27; Mt 6.9). O termo “Filho do Homem” refere-se a uma passagem de contexto messiânico (Dn 7.13). A expressão aparece 14 vezes em Marcos; 9 vezes em Mateus; 8 vezes em Lucas e 12 vezes em João e mais freqüentemente em sentido escatológico, ou seja com sentido referente ao fim do mundo. Parece ter sido o termo preferido por Jesus pelo seu sentido misterioso.
 Outras expressões aplicadas a Jesus nos Atos dos Apóstolos 8.10, na 1ª Carta aos Coríntios 1.24,30, como “Poder e Sabedoria de Deus” é de inspiração sapiencial como se ver nos Provérbios 3.22-31. “Último Adão” (Rm 5.12-21) é uma antítese que daria sentido ao episodio da tentação de Jesus no deserto, como Adão fora tentado no Paraíso, “Primogênito” (Rm 8.29; Ap 1.4) indica ser Jesus a síntese do universo criado (Cl 1.15-15). “Ressurreição e Vida” (Jo 11.25) “Caminho, Verdade e Vida” (Jo 14.6) em correlação com a via de acesso ao Pai (Ef 2.18; Hb 10.19).
A expressão lembra os ditos de Philo sobre o caminho real da sabedoria. Mas aqui o caminho não é uma doutrina, é uma pessoa. “Porta” “é uma expressão antiga como Gênesis (Gn 28.17) e aparece em parábolas e ditos de Jesus (Lc 23.24), Pão de vida” é termo tão antigo como quanto “maná” (Ex 16.1-36)Tem o significado de assimilação da sabedoria como se pode ver comparando Isaias 25.6 e o capitulo 6 de João sobre a multiplicação dos pães. “Irradiação da Glória Divina” (Hb 1.3) seria uma expressão de origem alexandrina que se encontra em Philo aplicada à sabedoria.
A luz do Antigo Testamento o termo assume conotação de transcendência divina como no Êx 14.16 “Luz do Mundo” (Jo 8.12) é uma ideia de origem grega, lembrando a gnose com o seu combate entre luz e trevas, tema da 1ª Carta de João 2.8, mas também presente no Antigo Testamento (Is 42.6) “Imagem de Deus”, “Cabeça do Corpo” místico: Cristo é a cabeça da comunidade dos fiéis (igreja) (Cl 1.18)


BIBLIOGRAFIA – ENCICLOPADIA BRITÂNICA BARSA
Albert Schweitzer, A. Busca do Jesus Histórico (1910),
E. Renan, Vida de Jesus (1863)
Daniel Rops, Jesus em Seu Tempo (1956)
l. de Grandmaison,Jesus Cristo (1930-35)
Giovanni Papini, Vida de Jesus (1921);
E.J. Goodspeed, A Vida de Jesus (1950)
S.J. Case, Jesus Uma Nova Biografia (1927)
John Knox, O Homem Jesus Cristo (1941) – (J.T.L)




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quarta-feira, 19 de junho de 2019

BÍBLIA: QUEM FOI O HOMEM QUE FUGIU NU

Quem era o Jovem nu citado na Bíblia? Quem era o Jovem nu citado na Bíblia? As Escrituras nos informa que o Getsêmani, era o jardim da casa dos pais de João Marcos, que depois foi chamado apenas de Marcos, embora possam pensar que ele seja o segundo livro do Evangelho por seguir a ordem, mas ele é o primeiro escrito pelos apóstolos, que pelo embasamento bíblico consta Mateus pela genealogia de Jesus o Filho de Deus.
O evangelho de Marcos trás um fato exclusivo e, no mínimo, curioso no momento que Jesus está sendo levado pela guarda ao Sinédrio. Um homem vestido com apenas um lençol está segundo Jesus e quando a guarda tenta prendê-lo, o jovem acaba deixando cair o lençol e foge nu.
Estes são os versículos que relatam o ocorrido: "Um jovem, vestindo apenas um lençol de linho, estava seguindo a Jesus. Quando tentaram prendê-lo, ele fugiu nu, deixando o lençol para trás." Marcos 14:51,52
Essa passagem parece estar meio que fora de contexto, como se não precisasse estar ali, por não acrescentar nada à mensagem do evangelho. Então, o que levou Marcos a escrever sobre esse fato? Quais são seus motivos, afinal? Acredito que tenha sido algo relevante para o próprio autor e boa parte dos historiadores diz que este jovem que o texto relata seria o próprio João Marcos. Claro que não temos certeza, mas esta é uma suposição.
Uma presunção interessante que encontrei a respeito do ocorrido, é a seguinte: "É provável que a casa de Maria, mãe de João Marcos, fosse o local onde ocorreu a última ceia de Jesus. Como Judas saiu antes do término da ceia, não sabia que Jesus tinha ido ao Getsêmani, por isso o traidor se dirige à casa de Maria, acompanhado de uma guarnição de soldados armados que fazia a segurança do Templo. Nesse momento, o jovem João Marcos, que já estava deitado, se levanta e vê que Judas está saindo na direção do jardim onde Jesus costumava orar. 
Então, o jovem Marcos resolve avisar a Jesus e sai apressado, enrolado apenas com um lençol, pois na pressa, teria sido a única coisa que encontrou para se cobrir. Ao chegar lá, Jesus já estava preso, Marcos então meio desnorteado, vai o acompanhando até que é obrigado a correr, deixando o lençol nas mãos dos guardas." (Professor Marcos André, Clube da teologia)
Bom, esta é apenas uma conjectura, existem outras fontes que podem trazer explicações diferentes. Pessoas usam este texto como forma de trazer uma mensagem, por exemplo falando que esse jovem vestido com o lençol é um símbolo daqueles que seguem a multidão sem saber direito o que estão fazendo. O jovem do lençol também representa aqueles que são seguidores ocasionais de Cristo; pessoas que seguem movimentos e não verdadeiramente a Jesus.

E você, o que pensa a respeito? Acha que o jovem do lençol era mesmo João Marcos ou apenas um desconhecido que ele quis citar?

quinta-feira, 6 de junho de 2019

EZEQUIEL O PROFETA

É universalmente reconhecido que o livro foi escrito pelo grande profeta, cujo nome é mencionado no seu título. A DATA do seu aparecimento nos é indicada no fato de Ezequiel ter começado a profetizar no ano quinto do cativeiro do rei Jeoaquim (1.2), isto é, no reinado de Zedequias (592 a.C.), continuando as suas profecias até ao ano 27, pelo menos (29.17). o ano em que começou o seu ministério profético foi o 30 do reinado de Nabopolassar e da reforma de Josias.

Que a sua influência era grande entre o povo, está claro pelas numerosas visitas que lhe faziam os anciãos que iam ter com ele para saberem que mensagens tinha recebido de Deus (8.1 - 14.1 - 20.1, etc.) o livro pode dividir-se em nove seções, que, pela maior parte, podem cronologicamente ter a seguinte disposição: 1. Chamada de Ezequiel ao ministério profético (1 a 3.14), no quinto ano do cativeiro de Jeoaquim, 594 a.C. 2. Predições e representações simbólicas sobre a próxima destruição de Jerusalém e sofrimentos] do povo, sendo anunciada a promessa da preservação de uma parte remanescente (3.15 a 7), que foi libertada no ano da chamada do profeta. 3. Visões que o profeta teve quatorze meses depois das precedentes, nas quais se mostra o templo poluído pelos cultos idólatras do Egito, da Fenícia e da Assíria. Depois vem descrito o castigo que veio sobre os habitantes de Jerusalém e sobre os sacerdotes, sendo apenas poupados, por exceção, alguns fiéis. Finalmente, brilham as promessas de tempos mais felizes e de um culto mais puro (cap. 8 a 11). 

4. Uma série de repreensões e de avisos contra os predominantes pecados e erros do povo, e chama então os judeus ao arrependimento - e, renovando as suas ameaças de castigo, declara que o sofrimento deles é conseqüência dos seus próprios atos e não somente dos pecados de seus pais (cap. 12. a 19). *veja outra série de avisos, que apareceram um ano mais tarde, anunciando o profeta que se aproximavam novos julgamentos divinos, acompanhados, porém, das promessas de melhores tempos pela misericórdia do Senhor (20 a 23).

 6. Predições proferidas dois anos e cinco meses depois, no nono ano do cativeiro do rei Jeoaquim, anunciando aos judeus expatriados o cerco de Jerusalém, que começava naquele mesmo dia da profecia (vede 2 Rs 25.1), e assegurando-lhes a completa destruição da cidade (24).
 7. Predições de que iam ser castigadas por julgamento divino as nações pagãs, vizinhas da Palestina (25 a 32) - e eram essas as que especial hostilidade tinham mostrado para com a Judéia: Amom, Moabe, Edom, Filístia, Tiro, Sidom e Egito. Estas profecias foram feitas por intervalos, desde o ano undécimo ao 27 do cativeiro de Jeoaquim.

 8. Depois da destruição de Jerusalém, são dirigidas exortações aos judeus para que se arrependam e reformem as suas vidas. Profetiza a restauração de israel, como rebanho guiado por Davi, o seu pastor - também é predita a destruição dos seus inimigos, primeiramente o país de Edom, e mais tarde o ‘de Gogue, da terra de Magogue’ - e por último são anunciados os triunfos do reino de Deus sobre a terra (33 a 39).

 9. Representações do estabelecimento e prosperidade do Reino de Cristo, debaixo das figuras simbólicas de uma nova divisão da terra de Canaã, da reedificação do templo, e da reorganização dos seus serviços (40 a 48). o livro acha-se, em grande parte, escrito em prosa poetizada, embora sejam intercaladas muitas passagens de pura poesia.

 Deus fortalece. Um dos quatro grandes profetas, o qual foi sacerdote dos judeus (Ez 1.3). Era filho de um sacerdote, que se chamava Buzi, e fez parte da grande leva de cativos que Nabucodonosor mandou para Babilônia com Jeoaquim, o jovem rei de Judá. Ele e muitos outros dos seus compatriotas foram habitar um lugar da Mesopotâmia, perto do rio Quebar, onde recebeu as revelações divinas que o seu livro encerra. Começou a profetizar no quinto ano do seu cativeiro, e pelo espaço de vinte e dois anos continuou nas suas profecias, condenando ousadamente a idolatria e toda a maldade dos seus compatriotas.

 A sua audácia e a veemência das suas palavras custaram-lhe a vida. A sua memória foi grandemente reverenciada tanto pelos judeus como pelos medos e persas. Foi contemporâneo de Jeremias, tendo havido entre os dois profetas correspondência epistolar. os seus escritos mostram notável vigor, e evidentemente foi ele a pessoa mais própria para fazer oposição a um povo de ‘fronte obstinada e duro de coração’, ao qual tinha sido mandado.

 A sua vida foi uma consagração completa à obra que queria realizar. Ele sempre pensa e sente como profeta, sendo neste ponto muito diferente de Jeremias. Que ele, na verdade, era homem de grande fortaleza espiritual, deduz-se da breve narração acerca da morte de sua mulher (Ez 24.15 a 18). o ponto central das predições de Ezequiel é a destruição de Jerusalém. Depois deste acontecimento, o seu principal cuidado era dirigir palavras de consolação aos exilados judeus, anunciando-lhes o seu futuro livramento e a volta à sua pátria. Foi morto por um dos seus companheiros de exílio, que era entre os cativos homem de posição.

 Deus fortalece. Um dos quatro grandes profetas, o qual foi sacerdote dos judeus (Ez 1.3). Era filho de um sacerdote, que se chamava Buzi, e fez parte da grande leva de cativos que Nabucodonosor mandou para Babilônia com Jeoaquim, o jovem rei de Judá. Ele e muitos outros dos seus compatriotas foram habitar um lugar da Mesopotâmia, perto do rio Quebar, onde recebeu as revelações divinas que o seu livro encerra. Começou a profetizar no quinto ano do seu cativeiro, e pelo espaço de vinte e dois anos continuou nas suas profecias, condenando ousadamente a idolatria e toda a maldade dos seus compatriotas.

 A sua audácia e a veemência das suas palavras custaram-lhe a vida. A sua memória foi grandemente reverenciada tanto pelos judeus como pelos medos e persas. Foi contemporâneo de Jeremias, tendo havido entre os dois profetas correspondência epistolar. os seus escritos mostram notável vigor, e evidentemente foi ele a pessoa mais própria para fazer oposição a um povo de ‘fronte obstinada e duro de coração’, ao qual tinha sido mandado.

 A sua vida foi uma consagração completa à obra que queria realizar. Ele sempre pensa e sente como profeta, sendo neste ponto muito diferente de Jeremias. Que ele, na verdade, era homem de grande fortaleza espiritual, deduz-se da breve narração acerca da morte de sua mulher (Ez 24.15 a 18). o ponto central das predições de Ezequiel é a destruição de Jerusalém. Depois deste acontecimento, o seu principal cuidado era dirigir palavras de consolação aos exilados judeus, anunciando-lhes o seu futuro livramento e a volta à sua pátria. Foi morto por um dos seus companheiros de exílio, que era entre os cativos homem de posição.

A leitura da Bíblia Sagrada deve ser o centro da verdade, porque as demais informações fazem parte da historicidade do profeta de Deus, ainda que se aproxime de tudo em capítulos e textos as concordâncias e conotações devem serem observada com muito cuidado; buscarmos as citações bíblicas se fazem obrigatório para uma leitura correta de interpretações corretas.

 Pesquisa: NVI pesquisador Valdeci Fidelis ThM

EZEQUIEL

Deus fortalece. Um dos quatro grandes profetas, o qual foi sacerdote dos judeus (Ez 1.3). Era filho de um sacerdote, que se chamava Buzi, e fez parte da grande leva de cativos que Nabucodonosor mandou para Babilônia com Jeoaquim, o jovem rei de Judá. Ele e muitos outros dos seus compatriotas foram habitar um lugar da Mesopotâmia, perto do rio Quebar, onde recebeu as revelações divinas que o seu livro encerra. Começou a profetizar no quinto ano do seu cativeiro, e pelo espaço de vinte e dois anos continuou nas suas profecias, condenando ousadamente a idolatria e toda a maldade dos seus compatriotas.

 A sua audácia e a veemência das suas palavras custaram-lhe a vida. A sua memória foi grandemente reverenciada tanto pelos judeus como pelos medos e persas. Foi contemporâneo de Jeremias, tendo havido entre os dois profetas correspondência epistolar. os seus escritos mostram notável vigor, e evidentemente foi ele a pessoa mais própria para fazer oposição a um povo de ‘fronte obstinada e duro de coração’, ao qual tinha sido mandado.

 A sua vida foi uma consagração completa à obra que queria realizar. Ele sempre pensa e sente como profeta, sendo neste ponto muito diferente de Jeremias. Que ele, na verdade, era homem de grande fortaleza espiritual, deduz-se da breve narração acerca da morte de sua mulher (Ez 24.15 a 18). o ponto central das predições de Ezequiel é a destruição de Jerusalém. Depois deste acontecimento, o seu principal cuidado era dirigir palavras de consolação aos exilados judeus, anunciando-lhes o seu futuro livramento e a volta à sua pátria. Foi morto por um dos seus companheiros de exílio, que era entre os cativos homem de posição.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

AS JUMENTAS NÚMEROS 22....

 O livro de Números, fazem uma contagem de muito relatos e coisas sobrenatural de Deus, um exemplo é quando da citação em que Deus usa uma jumenta para falar com Balaão; ora, nada se cria  apenas Deus as transforma.Não imaginário e que já venha existir, pois Deus criou tudo e faz como ele quer que funcionem e apo é que a jumenta se tornou gente humanamente falante, e nem o homem se transformou em jumenta, porque tudo posso naquele que me conforta diz o salmos, mas essas vozes  deus colocou na boca de uma jumenta por ser um animal de estimação na época dos Israelitas e hebreus, sendo um animal escolhido pelo SENHOR para servi o seu povo.

A freqüência com que se menciona na Bíblia o jumento mostra o grande uso que desse animal se fazia em todos os tempos, nas terras de que trata a Bíblia. As referências a este animal podem, ultimamente, formar cinco grupos, em conformidade com os nomes hebraicos das diferentes espécies no original.

 l. o primeiro é o clamor, o nome ordinário do burro doméstico, macho ou fêmea, porém mais propriamente o macho. Nos países orientais é o burro um animal de mais valor do que entre nós - é mais corpulento, e se tem com ele todo o cuidado. Pode fazer uma jornada de um dia, andando a meio galope, e tem uma maneira viva e fogosa de caminhar. A raça é cuidadosamente selecionada, valendo 40 libras um burro da Síria, quando tenha sido bem tratado.
 A cor e as marcas do burro doméstico são quase as mesmas por toda a parte, sendo a cor parda a mais geral (como diz o jargão popular cor de burro quando foge). Há, contudo, na Síria uma variedade de jumentos brancos, de grande preço pela sua beleza, embora essa espécie seja de feição delicada. Naquele tempo somente reis e pessoas ricas montavam sobre este animal, que principalmente se criava nas cercanias de Bagdá e Damasco na Síria. Está nas Escrituras Sagradas que Débora e Baraque dirigem-se aos poderosos de israel, dizendo-lhes: "vós os que cavalgais jumentas brancas" (Jz 5.10).
 Entre os judeus montavam jumentos as pessoas de mais honra, como o menino Jesus na sua entrada triunfal em Jerusalém; os jumentos são também empregados na cultura das terras, e para transportarem cargas. Abraão foi num jumento desde Berseba até ao monte Moriá (Gn 22.3). e Jz 10.4 a 12.14). As mulheres também montavam em jumentos. Acsa e Abigail são particularmente mencionadas, como passeando ou viajando assim (Jz 1.14 e 1 Sm 25.20). Ainda que o jumento era considerado animal de importância, não era empregado na alimentação, a não ser em tempo de fome (2 Rs 6.25), pois pertencia ao número dos animais imundos pela lei de Moisés, visto como não remói e tem casco inteiro.

 2. A segunda palavra, athon, é sempre traduzida por mula ou jumenta. Balaão ia montado sobre uma jumenta (Nm 22.23) - a mulher rica sunamita albardou a sua jumenta para ir procurar o profeta Eliseu (2 Rs 4.24) - Saul andava em busca das jumentas de Quis (1 Sm 9.3) - e Jedias tinha a seu cuidado as jumentas de Davi (1 Cr 27.30). Eram mais valiosas do que os jumentos, e sabemos que parte da riqueza de Jó constava de mil jumentas (Jó 42.12). 3. o terceiro termo, aiir, significava sempre um jumento novo, freqüentemente usado para passeio (Jz 10.4 e 12.14). o nosso Salvador fez a sua entrada triunfal em Jerusalém montado sobre uma jumenta, vindo um jumentinho com ela. o animal escolhido não o foi por ser o tipo da mansidão, como geralmente se supõe, mas sim por ser considerado em certa elevação, e julgado, por isso, próprio para levar o Rei de Israel (Mt 21.2,5,7).

 4.5. o quarto e quinto termos, pere e arod, são invariavelmente aplicados ao jumento selvagem , ainda que provavelmente se achem indicadas duas espécies diferentes (Jó 39.5 - Sl 104.11 - Is 32.14 - Jr 2.24 - Dn 5.21 - Os 8.9). o burro selvagem já se não encontra na Palestina ou no monte Sinai, mas, pela freqüente menção que dele se faz no A.T., deve ter havido abundância desses animais naqueles tempos antigos. Todos os jumentos selvagens são velozes corredores, e vagueiam sobre largas áreas à procura de pastagem.

Aqui no Ocidente foram muito utilizados nas obras tanto na agricultura, como no transporte, nas construções de barragens ou açudes nas regiões pobres do polígamo do nordeste brasileiro como em utilização de meio de labutas e trabalhos domésticos por resistirem a grandes período de secas e faltas de alimentos.

Fonte: Bíblia NVI
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BALAÃO Nm 22

Significação desconhecida, talvez devorador. Um adivinho ou profeta, a quem Balaque, rei de Moabe, ordenou que amaldiçoasse os israelitas. Era filho de Beor, e residia em Petor, na Mesopotâmia (Nm 22.5). Em lugar de amaldiçoar os inimigos de Balaque, ele, por instrução e impulso divinos, os abençoou, predizendo a futura grandeza de israel (Ne 13.2 - Mq 6.5 - 2 Pe 2.15 - Jd 11 - e Ap 2.14). Ainda que vivia entre os pagãos, tinha Balaão algum conhecimento do verdadeiro Deus, sendo, além disso, homem de grande inteligência, com fama de santidade e sabedoria. Era considerado profeta entre a sua gente, que, em conformidade com as idéias de muitas outras nações da antigüidade, tinha o curioso costume de entregar aos deuses destruidores os inimigos, antes de entrar em combate com ele. Balaão negociara com os seus dons especiais, como se mostra no fato de terem os mensageiros de Balaque levado consigo presentes para recompensarem o profeta pelos seus encantamentos, quando foram ter com ele a pedido do rei. os israelitas haviam começado as suas conquistas na Terra Santa, e por isso o rei de Moabe, com os midianitas, seus aliados, procurou por todos os meios deter o seu avanço. Todavia, Balaão, avisado por Deus, recusou, embora desejoso do seu lucro (2 Pe 2.15), levar a efeito o que o rei desejava - e só depois de ter ido a sua casa outra deputação mais importante é que ele resolveu partir. Mas isso era contra a vontade de Deus, que pela boca da jumenta fez de algum modo compreender a Balaão o seu mau passo. Viu-se depois o resultado deste fato. Não somos, porém, levados a crer que ele se tornou verdadeiro crente no Senhor, porque mais tarde vamos encontrá-lo empregando vilmente todos os esforços para conseguir a destruição dos israelitas (Nm 25). E morreu quando combatia pelos midianitas contra aqueles, que ele tinha pensado em amaldiçoar (Nm 31.8,16).

quarta-feira, 8 de maio de 2019

JESUS CRISTO É CITADO NO ANTIGO TESTAMENTO

Valdeci Fidelis
 Jesus Cristo no Antigo Testamento

Já o Antigo Testamento fornece indicações que remetem para o Messias, o Salvador e Redentor que há-de vir. Na maldição lançada sobre a serpente, logo após a queda do Homem, já se encontra uma indicação que remete para um Redentor que há-de vir (Gn 3:15).

O autor da Epístola Aos Hebreus reconhece, nos atos do rei-sacerdote Melquisedeque, que leva pão e vinho a Abraão e o abençoa (Gn 14:17-20; Heb 7), uma indicação que remete para Jesus Cristo.

Deus, o Filho, acompanhou o povo de Israel ao longo da História. O apóstolo Paulo dá, expressamente, testemunho da presença de Cristo durante a peregrinação pelo deserto: "[...] nossos pais [...] beberam todos de uma mesma bebida espiritual; porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo" (1Cor 10:1-4).

Os profetas veterotestamentários anteveem pormenores concretos relacionados com a aparição do Redentor:

- Isaías descreveu-o com nomes que sublinham a Sua imparidade: "Porquanto um menino nasceu para nós, um filho nos foi dado; tem a soberania sobre os seus ombros, e o seu nome é: Conselheiro-Admirável, Deus herói, Pai-Eterno, Príncipe da Paz" (Is 9:5*).

- Miquéas anunciou o local de nascimento do Senhor: «E tu, Beth-leém Efrata, posto que pequena entre milhares de Judá, de ti me sairá o que será Senhor em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade» (Mq 5:2).

- Malaquias profetizou a vinda de um anjo que prepararia o caminho para o Filho de Deus: "Eis que eu envio o meu anjo, que preparará o caminho diante de mim; e, de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o anjo do concerto, a quem vós desejais; eis que vem, diz o Senhor dos exércitos" (Ml 3:1). Este anjo que havia de preparar o caminho é João Batista (Mt 11:10).

- Zacarias descreveu a entrada do Senhor em Jerusalém: "Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém: eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, sobre um asninho, filho de jumenta" (Zc 9,9).

Desta forma, a encarnação do Filho de Deus, bem como o Seu caminho sobre a Terra, foram profetizados no Antigo Testamento.

* fonte da:  Difusora Bíblica. Edição e copyright, vide (Observações referentes à redação dos textos).