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sábado, 4 de junho de 2022

DISSERTAÇÃO: Prova final ao Título de Doutor em Teologia

                                                       
                        DOUTORANDO
No caminho da ciência e da pesquisa teológica
    Concentração em Ciência da Religião

-2022-

FAINTE - FACULDADE DE INTEGRAÇÃO TEOLÓGICA

 Prova final ao Título de Doutor em Teologia 



                     Novo caminho da ciência e da pesquisa Valdeci Fidelis -Th.D

Humilhar-se é muito, ser humilhado é tudo, é o caminho mais seguro e rápido para a glória, se não o de Nosso Senhor Jesus Cristo de quem diz o Apóstolo Paulo: em Felipe 2.8-9 "Humilhou-se até a morte e morte de cruz, por isso Deus o exaltou e lhe deu um nome acima de todo o nome". Assim sem humildade não há virtude, é vício, é timidez, é subserviência, é covardia, obediência não só é toda a virtude, mas faz que sejam virtudes as que não são.

Apresentamos visível destaque que a Bíblia é uma revelação de Deus. E é nos ditos na Bíblia que Deus deu a revelação por inspiração. Se a Bíblia é a revelação de Deus, justo é aceitar falar por si mesma sobre a sua própria natureza. É nosso propósito, então, inquirir neste capítulo do sentido e da natureza da inspiração, segundo Paulo em suas treze (13) cartas sobre a Bíblia Sagrada afirma o propósito testemunho da Sagrada Escritura. Neste curso que estou seguindo, o curso que estou aqui a observar é o pretexto no seu sentido mais elevado. Dar as caras que a razão solicita uma crença na essência de Deus. E abalizar, além disso, que é razoável esperar uma revelação escrita de Deus. É da competência da razão divina, em relação à revelação, primeiro que tudo vem de Deus, examinar a Bíblia que professam ser uma revelação de Deus. Se essas buscas forem satisfatórias, deve, então, a razão é aceitar e comunicar-se com a palavra como vindas de Deus, partir deste princípio, devemos acreditar aceitando as coisas apresentadas como sendo verdadeiras. "A revelação é o vice-rei que apresenta primeiro seus credenciamentos à assembleia provincial e então preside" (Liebnitz). Na maneira pré-citada "a razão mesma prepara o caminho para uma revelação acima da razão e garante uma confiança implícita em tal revelação quando uma vez dada" (Strong). Supra a razão não é contra a razão. É apenas calvo racionalismo que rejeita tudo que não pode aprofundar ou demonstrar racionalmente. "O povo mais irrazoável do mundo é aquele que depende unicamente da razão, no sentido estreito" (Strong). Aqui o arrazoamento ou mesmo o exercício da faculdade lógica não é tudo da razão. A razão, no seu sentido, envolve a aglomerada força mental para distinguir a confiança. A pretexto só pode rejeitar precisamente aquilo que contraria fatos conhecidos. E então, para estar afiançado, a razão deve estar acondicionada em sua atividade por um santo Amor e iluminada pelo Espírito Santo (Strong). A semelhante razão a Escritura não apresenta nada contraditório sobre a separação a proibição da mulher sobre a ordenação feminina ao ministério eclesiástico, conquanto ela faz conhecido muito, além do poder desajudado do homem para descobrir ou compreender completamente. Quando Paulo disse: Toda a Escritura é dada por inspiração de Deus (2 Timóteo 3:16), ele empregou a palavra grega "theopneustos" com a ideia de divina inspiração. A palavra grega compõe-se de "theos", significa Deus, e "pneu", significando respirar. A palavra composta é um adjetivo significando literalmente "inspirado de Deus". Desde que é o fôlego vinda do sopro do criador no homem e este está na mulher, é o mesmo que que produz a fala, esta palavra sopro nas narinas ao criar o primeiro homem imagem e semelhança, tirou de Adão a sua ajudadora Eva, o apóstolo Paulo não confirma que a Bíblia condene ou proibida a mulher de pastorear como autoridade ministerial, proveu um costume muito hábil e impressivo de dizer que a Escritura é a palavra de Deus. 
 Apesar disso, foi só em casos específicos que as palavras a serem escritas constituíram oralmente especificadas pelos escritores da Bíblia. Em muitos casos as mentes dos escritores tornaram-se o laboratório em que Deus converteu Seu fôlego, como se fosse, em linguagem humana. Isto não se fez por um processo mecânico: não se suspenderam a personalidade e o temperamento dos escritores, manifestos ambos nos escritos; diante de várias religiões comparadas neste estudo. Daí lemos em Gaussen: "Ao mantermos que toda a escritura vem de Deus, longe estamos de pensar que nela o homem nada é... Na Escritura todas as palavras são do homem, como lá, também, todas as palavras são de Deus. Num certo sentido, a Epístola aos Romanos é totalmente uma carta de Paulo e, num sentido ainda mais elevado, é totalmente uma carta de Deus". A Informação é um combustível para preencher e mudarmos seja o mundo, seja o curso das ações e introduzir a imagem promotora e mobilizadora da missão evangelizadora, para mobilizar, necessário se faz, antes, informar-se e formar. Hoje temos muitos meios de se comunicar, mostrou-se que a obra de Cristo avançou nos últimos duzentos anos como nunca visto nos dois milênios de Jesus. As informações que temos como internet, a Bíblia nas plataformas de áudios instruindo os analfabetos, o rádio, a TV, o evangelho já chegou a todo o mundo, agora são as pessoas e os locais de mais difícil acesso, e são muitos o que resta ainda para igreja moderna ainda seguindo essa metodologia moderna, são preciosos os conhecimentos para esclarecer tais realidades e urgências é a obrigação de matérias e doutrinas e o conhecer de Deus.
 “Qual deve ser a nossa atitude em relação ao Espírito Santo, e como devemos venerá-lo? A devoção para com o Espírito Santo tem que ser dupla: uma parte é negativa, devemos desonrá-lo; a outra é positiva, devemos honrá-lo. “A primeira Carta de Paulo aos Tessalonicenses, (I.5,19) resume em duas palavras, diz: “Não extingais o Espírito Santo” e aos Efésios, (4,30) “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus no qual foste selados para o dia da redenção".
Não apagar o Espírito Santo em nós pelo pecado mortal; não extinguir os efeitos de sua (morada de Deus dentro de nós) em nós, de sua ação sobre nós, pelo desprezo, descaso, negligenciam para corresponder às suas inspirações e os dons em nós. A fé que é gerada pela habitar do Espirito Santo em cada um de nós, pode gerar no homem e na mulher a entrar em comunhão com Deus. Uma habitação celestial veremos em 2 Co 5.1; os seus dez primeiros versículos no capítulo 5 onde o apóstolo Paulo discute sobre o vaso de barro (4.7), a ressurreição de Cristo (4.13-15) e o invisível como também o visível (4.18)
Não entristecer o Divino Espírito, entregando-nos a pecados voluntários, ainda que leves em si. Como havermos de honrá-lo. Antes de tudo fiquemos com o que já fazemos, porém, aproveitemo-lo melhor com o fim de aumentar e aperfeiçoar esta devoção, assim tem a glória do Culto em Cristo e da oração. Basta convencermo-nos do alto valor e da necessidade para nossa vida espiritual de termos grande devoção ao Espírito Santo, para encontrarmos em nosso amor meio e modos de venerá-lo como Ele o merece.

“É nosso dever amar a Jesus o motivo por que o Pai Eterno nos ama,” Pai vos ama porque vós me amastes”. (Jo.16.27). Não há coisa mais sublime para quem tem fé, ter a certeza de Deus, o Onipotente, lhe querer bem e o julga digno de seu amor, Se o amor para Cristo Jesus é a causa do amor do Pai para conosco, é a norma e medida do grau desse amor, amém. Nosso interesse exige e reclama da nossa parte um esforço máximo e continuo para amarmos a Cristo, procurando conhecer os meios e caminhos que devemos escolher para honrar e glorificar, a existência e florescimento por meio da oração, a graça de amar a Jesus. Para amarmos, precisamos conhecer, “Nada se pode amar sem conhecer, e quanto melhor conhecemos a Cristo com todas as veras do nosso coração, devemos tratar de conhecê-lo cada vez mais e melhor”. O primeiro Evangelho é o de luta, de trabalho, de sofrimentos e de obediência à vontade de Deus. A vitória recompensa de nossas virtudes, o combate continua contra o demônio e a nossa natureza decaída e o descanso sem fim.

 “Na Bíblia estes dois evangelhos representam os dois estados a que somos chamados e entre os quais teremos de repartir a nossa existência, um estado na vida presente onde somos assaltados por múltiplos desejos, que não podemos satisfazer, porque não é permitida a lei divina, estamos cercados de mil perigos, que pela graça de Deus havemos de vencer”. Igrejas são obrigadas, e precisam observar quando as pessoas se sentem apoiadas e orientam a sua vida segundo o Evangelho de Jesus Cristo, atestados pelo Espírito Santo e amor a Deus, para, desta maneira, se organizarem para a sua volta e para a vida eterna. Ir ter com todas as pessoas para lhes como pregou o Cristo no Ide ensinar o Evangelho de Jesus Cristo e batizá-las com água e o Espírito Santo. Exercitar assistência pastoral e criar uma comunhão fraterna na qual cada um deverá olhar para as obras de Deus em sua vida, tendo as doutrinas da Bíblia como Palavra de Jesus O Filho de Deus vivo. 

Agradeço ao meu professor na avaliação dessa dissertação humilde, mas feita com grande amor ao evangelho de nosso Redentor e salvador Jesus Cristo de Nazaré. 


Eu agradeço a Fainte suporte do aluno. Valdeci Fidelis 'Doutorando em Teologia'
Tecerei alguns agradecimentos nesse texto publico aqui no meu blog, por se tratar de uma tese de disertação muito longa com mais de 250 páginas, seria impossivel publicá-lo qui, más estará disponibilizado no Player livros;  ou no Google livros.

 Meus Irmãos em Cristo, o curso de doutorado não é para qualquer um. Precisa ter foco e determinação para se dedicar a uma pesquisa com o objetivo de trazer novas descobertas sobre um tema a ser explorado. Muitas vezes o futuro doutor leva de quatro a cinco anos para concluir esse estudo e precisa abdicar de muitas coisas, e você que tem o desejo e deseja fezer isso, tem que ter amor e obediência a Deus. Feliz, recebi da minha querida esposa um agradecimento de "Parabéns, amado amado esposo, você conseguiu, você merece". Eu afirmo a ela que "Essa foi mais uma batalha vencida em prol da ciência e do conhecimento". Eu amo você. 

Minhas irmãs e amados irmãos em Cristo Jesus, agradeço aqueles que me desejaram "parabéns pelo seu doutorado". Lhes afirmos não foi nada fácil chegar até aqui. Os obstáculos foram diversos, muitos desafios, mas acredito que o que mais me deu orgulho foi ter conquistado a permissão para o doutorado sanduíche: comecei em uma faculdade a estudar parte do meu doutorado, mas por falta de doutores para orienção do curso fui avido e me transferir para terminar em outra com suporte a fim de complementar minhas pesquisas em laboratório e contar com o apoio de outros docentes pesquisadores. Isso foi excelente. Conseguir não por merecimento, mas por esforço e tem como centro as minhas pesquisas os olhos, memte e coração, amor e obediência a JesusCristo a quem me dedico como um humilde servo do Senhor, não eu mas é merecedora fé a Jesus que amamos muito. 

 AGRADECIMENTOS
 Resumida em  3 páginas de 3 /250

Orientador:
Agradeço a minha tese dissertativa de doutorando ao meu orientador, que soube me conceder as palavras certas para que eu desenvolvesse este trabalho.


Meus pais; mãe e pai falecidos:

normal;"Agradeço minha tese de doutorado à minha falecida mãe, que me ensinou tanto e tornou possível a realização deste grande sonho em minha vida.
 
DETERMINAR QUE: Opressão e ignorância não ajuda a verdade os opressores se alimentam da ignorância de um povo, da ausência de fala e compreensão acerca das questões que interessam a uma sociedade. Não permita que a preguiça, a vontade de deixar para depois te roubem a chance de não ser mais um a alimentar essa condição. Não deixe que a procrastinação te roube um tempo significativo, repleto de possibilidades em sua vida. É comum nos cansarmos e termos dúvidas quanto ao caminho que traçamos, mas faça as escolhas e aja conforme elas exijam. Jesus tem poder.

Voce pode gostar:
Acompanhe nos podcasts digitais. https://anchor.fm/pr-valdeci-fidelis7, e no google.podcast, caxbox, spotfine e outros, 

terça-feira, 19 de abril de 2022

Igreja Presbiteriana do Brasil - MARÉ MANSA cantata da páscoa

 

O SIGNIFICADO  DA CEIA DO SENHOR

 Por que da ceia do Senhor e sua celebração? O que é a Ceia do Senhor? Como e quando deve ser celebrada? Quem pode participar dela? Quero esclarecer um pouco desta ordenança de Jesus praticada nas igrejas…  o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão, e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes em que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor até que ele venha.” (1 Coríntios 11.23-26) Observando a expressão “fazei isto”, percebemos que se trata de uma ordem de Jesus. É um imperativo, e fica ainda mais evidente ser uma ordenança para a Igreja, quando Jesus repete a expressão “todas as vezes que”… mostrando que este ato deveria ser parte da nossa prática cristã.

UM MEMORIAL

 Existem um lugar nas Escrituras Sagradas, que mencionam o pão e o vinho se tornando literalmente o corpo e o sangue do Senhor na hora em que o partilhamos. Pelo contrário, Jesus deixa claro o caráter simbólico do ato ao dizer: “fazei isto em memória de mim”. A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte! Os elementos são, portanto, figurativos, e não literais. 

UM RITUAL DE ALIANÇA:

 Os orientais davam muito valor à alianças, e as respeitavam. Quando Jesus institui exatamente o pão e o vinho como os elementos da ceia, ele sabia exatamente o quê estava fazendo. Para os judeus, o pão e vinho faziam parte de um ritual de aliança de sangue, o mais alto nível de aliança a que alguém poderia se submeter. Ao contrair uma aliança deste nível, as duas partes estavam declarando que misturavam suas vidas e tudo o que era de um passava a ser de outro e vice-versa; por isso Jesus declarou na ceia que o cálice era a aliança no seu sangue, estabelece com isso, na ceia, um ritual de aliança. No Velho Testamento "vemos Abraão indo ao encontro de Melquisedeque, sacerdote do Deus altíssimo, e levando pão e vinho. O que era isto? Um ritual de aliança. Quando ceamos, estamos reconhecendo que realmente estamos aliançados com Cristo, e que nossas vidas estão misturadas, fundidas uma na outra (1 Co.6.17). Jesus deixou bem claro aos que o seguiam que não bastava apenas simpatizar-se com ele ou seguí-lo pelos milagres que operava, mas que era necessário aliança, e aliança no mais elevado e sagrado nível que os judeus conheciam: a aliança de sangue. Muitos não compreendem isto por não conhecer os costumes da época, mas era a este tipo de aliança que Jesus se referia ao proferir estas palavras: “Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tendes vida em vós mesmos. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeira comida, e meu sangue é verdadeira bebida. Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, permanece em mim e eu nele.” (João 6.53-56)" É óbvio que Jesus não falava sobre comer a carne literalmente, mas sim sobre aliança, sobre mistura de vida; isto fica claro quando o Mestre conclui dizendo que tal pessoa permaneceria nele e ele nesta pessoa. Este texto também não fala diretamente da ceia, mas sim da nossa aliança com Cristo; embora deixe claro qual é figura da ceia: um ritual de aliança onde testemunhamos comunhão entre nós e o Senhor Jesus Cristo. 

UM TEMPO DE COMUNHÃO No tempo apostólico as ceias eram também chamadas de “ágapes” (ou “festas de amor Jd.12), o que reflete parte de seu propósito; as ênfases na expressão “corpo” que encontramos no ensino bíblico da ceia, reflete esta visão de unidade e comunhão. Encontramos mesa que é um lugar para celebração da comunhão em praticamente quase todas as culturas e épocas, e a mesa do Senhor não deixa de ter também esta característica. 

UM ATO DE CONSEQUÊNCIAS ESPIRITUAIS. 

Na epístola de Paulo aos coríntios, fica claro que a Ceia do Senhor tem consequências espirituais; ela será sempre um momento de benção ou de maldição para os que dela participam. “Porventura o cálice da benção que abençoamos não é a comunhão do sangue de Cristo? O pão que partimos não é a comunhão do corpo de Cristo?” Quando abençoamos o cálice à mesa, não participamos do sangue de Cristo? E, quando partimos o pão, não participamos do corpo de Cristo? E, embora sejamos muitos, todos comemos do mesmo pão, mostrando que somos um só corpo (Corintios 10.16-17)". Observe o termo “cálice da benção”. 

Isto não é figurado, é real. A Ceia do Senhor traz bênçãos espirituais sobre aqueles que dela participam. Um outro termo empregado neste versículo, que nos revela algo importante, é “comunhão”; quando ceamos, estamos pela fé acionando um poderoso princípio, temos comunhão com o sangue e com o corpo de Cristo! O que isto significa? Quando Ele derramou seu sangue, Jesus o fez para a remissão de nossos pecados, logo, ao comungarmos o sangue, estamos provando que tipo de bênçãos? A purificação, e também a proteção, pois o diabo não pode transpor o poder do sangue de Cristo para nos tocar (Ex 12.23, Ap 12.12). 

E o que significa ter comunhão com o corpo? O corpo de Jesus foi moído porque ele tomou sobre si nossas enfermidades, e as nossas dores carregou sobre si, e pelas suas feridas fomos sarados, confere em (Isaías 53.4,5). A obra redentora de Cristo nos proporciona cura física, e na Ceia do Senhor é um momento onde podemos provar a benção da saúde a da cura. Naqueles tempos muitos se encontravam debilitados e em plena fraquesas e doentes na igreja de Corinto por não discernirem o sentido do corpo do Senhor Jesus Cristo na Santa Ceia. 

Ao falar sobre comungarem com o corpo do Senhor, Paulo se referia não apenas ao corpo do Cristo crucificado por meio do qual somos sarados, mas também ao corpo ressurreto, no qual habita toda a plenitude da divindade e é fonte de vida aqueles que com Ele comungam. A Ceia do Senhor deve ser um momento especial na vida, em especial de comunhão, reflexão, devoção, fé, e adoração ao nosso Salvador e Redentor. Tudo devemos buscar para ser feito de coração e com reverência, pois é um ato de conseqüências espirituais. 

A PALAVRA MALDIÇÃO: A Bíblia não usa especificamente esta palavra, más mostra que a maldição pode vir como um juízo de Deus para quem desonra a Ceia do Senhor. 'Depois de ter dito que ao participar da mesa do Senhor a pessoa está anunciando a morte de Jesus até que ele venha', o apóstolo Paulo, inspirado pelo Espírito Santo, traz uma severa advertência: “Quem, comendo pão ou bebe do cálice do Senhor indignamente é culpado de pecar contra o corpo e o sangue do Senhor. ( Co 11.27-32 NV), em outra versão biblica diz: aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor. Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice, pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si. Eis a razão porque há entre vós muitos fracos e doentes, e não poucos que dormem. Porque, se nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados. Mas, quando julgados, somos disciplinados pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.” (1 Coríntios 11.27-32).

 Para muitas pessoas, a Ceia é algo que as amedronta; preferem não participar dela quando não se sentem dignas, para não serem julgadas; mas veja que a Bíblia não nos manda deixar de tomar, e sim fazer um auto-exame antes, pois se houver necessidade de acerto devemos fazê-lo o mais depressa possível "aquele que é a verdadeira luz, que ilumina a todos, estava chegando ao mundo; NV(1 Jo 1.9). Deixar de participar da mesa do Senhor é desonrá-la também! Devemos ansiar pelo momento em que dela partilharemos, e não evitá-la. Mas há aqueles que querem fingir que estão bem, e participam sem escrúpulo algum do que é sagrado; para estes, não tardará o juízo. Participar da mesa do Senhor tem conseqüências espirituais; ou o cristão é abençoado ou é amaldiçoado. Não há meio termo; a refeição não é apenas um simbolismo; não se participa da Ceia do Senhor como se participa de uma cerimônia qualquer, pois é um momento santificado por Deus e de implicações no reino espiritual. 

QUEM PODE PARTICIPAR:

 A Ceia, como ritual de aliança que é, destina-se, portanto, aos que já se encontram em aliança com Cristo; ou seja, aos que já nasceram de novo e estão em plena comunhão com Deus. Há igrejas que só servem a Ceia para quem pertence ao seu rol de membros; consideramos isto um grande erro, pois a Ceia do Senhor é para quem o serve de todo coração, independentemente de tal pessoa congregar em nossa igreja local ou não; se a pessoa faz parte do Corpo de Cristo na terra, então deve participar da mesa. Há ainda, aqueles que afirmam só poder participar da Ceia do Senhor quem já se batizou nas águas, mas não há sustentação bíblica para isto; desde o momento em que a pessoa se comprometeu com Cristo em sua decisão ela já está dentro da aliança firmada por Jesus na cruz. Entendemos que o novo convertido deva ser encaminhado para o batismo tão logo seja possível. 

Os critérios básicos são: estar aliançado com Cristo, e com vida espiritual em ordem. Contudo, não proibimos ninguém de participar, apenas ensinamos o que a Bíblia diz, para que cada pessoa julgue-se a si mesma. Nem Judas Iscariotes, em pecado e endemoninhado foi proibido por Jesus de participar da Ceia (Lc 22.3,21). A instrução bíblica é que a pessoa se examine a si mesma, e não que seja examinada pelos outros. Portanto não examinamos ninguém, nem as proibimos, só instruímos. Se a pessoa insistir em participar de forma indigna colherá o juízo divino. ONDE ACONTECE Não há um lugar determinado para se realizar a Ceia, onde quer que estejam reunidos os cristãos ela poderá ser feita. 

No livro de Atos, lemos que o pão era partido de casa em casa (Atos 2.46), o que nos deixa totalmente à vontade em relação a celebrá-la nas células; mas Paulo ao usar as seguintes palavras: “…quando vos reunis na igreja…” e “Se alguém tem fome coma em casa…” (1 Coríntios 11.18 e 34); revela que na cidade de Corinto a Ceia era praticada também num local maior de reunião para toda a igreja. Portanto, como nos reunimos no templo e nas casas, à semelhança dos dias do Novo Testamento, também praticamos a Ceia do Senhor nos dois locais de reunião, sendo que a maior incidência se dá no templo quando reunimos todo o corpo local.

  ACONTECE QUE É PRECISO ENTENDER A BIBLIA?

 Quando entendemos que não há uma periodicidade definida pela Bíblia quanto à celebração da Ceia; Jesus apenas disse: “…fazei isto, TODAS AS VEZES QUE o beberdes, em memória de mim” (1 Co 11.25b). Esta expressão “todas as vezes que” nos dá liberdade de fazermos quando quisermos, mas sempre em memória do Senhor Jesus Cristo. Em nossa igreja, celebramos a Ceia do Senhor mensalmente no templo, e não temos periodicidade definida nas casas.

 COMO É CELEBRADA?

 Encorajamos os líderes de célula a utilizarem um só pão que deve ser partido na hora da Ceia, e um cálice a ser dividido entre o grupo, como sinal de comunhão. Já no templo, devido à quantidade de pessoas e ao tempo de reunião, não procedemos assim; o normal é já servimos o pão cortado em pequenos pedaços e o suco de uva em pequenos cálices individuais. Na igreja primitiva, quando celebrada nas casas, a Ceia do Senhor era também chamada de ágape ou festa de amor. Os irmãos se reuniam para ter comunhão ao redor da mesa, onde tomavam suas refeições juntos; e juntamente com as refeições celebravam a Santa Ceia. Nas casas é possível cearmos de maneira informal e festiva, e é o que  devemos fazer como servos do Senhor fazermos o impossivel para que tudo saia como Paulo escreveu nas sua cartas aos discipulos irmãos.

Assencao de Jesus

Publicado: 20 de abril de 2022 em Sem categoria

E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Atos 1:9 E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as mãos, os abençoou. E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. Lucas 24:50-51 E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco, os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir. (Atos 1:10-11)

sexta-feira, 8 de abril de 2022

SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO

 SAL DA TERRA E LUZ DO MUNDO

Publicado: 8 de abril de 2022 em Sem categoria

 

Você já ouviu a expressão luz do mundo? Ela está diretamente associada à vida de Jesus, que enquanto esteve na terra foi a luz para uma sociedade que estava em trevas. Assim como Ele, os cristãos de hoje também devem fazer a diferença onde estão inseridos, agindo de modo diferenciado com as pessoas que os rodeiam. Neste texto, quero elencar o que significa ser "sal da terra e luz do mundo" e mostrar o que a Bíblia fala sobre isso. Além disso, mostrarei algumas dicas para aplicar esse conceito diariamente. Confira! O que significa ser sal da terra e luz do mundo? De modo simplificado podemos dizer que ser sal da terra e luz do mundo representa ter uma vida que glorifica a Deus e leva outras pessoas a seguir Jesus.

Dessa maneira, todo cristão recebe esse chamado, pois ele é convocado para transformar a vida das pessoas que estão ao seu redor. Essas palavras foram ditas por Jesus no sermão da montanha e têm um significado prático para os dias de hoje. A função do sal é dar sabor para as comidas, que sem ele são insípidas e sem graça.

Uma pitada de sal pode fazer toda a diferença. Do mesmo modo, a vida do cristão deve trazer felicidade e mudança. Boas ações têm grandes efeitos, por menor que sejam. Jesus nos chamou para fazermos a diferença no mundo, assim como o sal faz com a comida. Jesus também disse que somos a luz do mundo. A luz serve para iluminar a escuridão, guiando os passos das pessoas. Ela deve estar em uma posição de destaque para conseguir iluminar o máximo do espaço.

Da mesma maneira, a vida do cristão deve iluminar os que estão em sua volta. É preciso testemunhar sobre Jesus e tirar as pessoas das trevas, conduzindo-as para o brilho de Cristo. Sendo assim, é fundamental espalhar essa luz e deixar que ela atinja quem está ao redor. O que a Bíblia fala sobre isso? Se você quer entender um pouco mais sobre esse conceito, é interessante conhecer os versículos que falam sobre isso, como: “Falando novamente ao povo, Jesus disse: “Eu sou a luz do mundo".

"Quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida”. João 8:12; “Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo”. João 9:5; “Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” João 1:4-5; Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” João 12:46; “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.” Mateus 5:14-16.

Como ser luz do mundo?

Além de conhecer o conceito, também é fundamental saber como aplicá-lo diariamente na sua vida dia a dia em conviver com outras pessoas dentro e fora do seu convívio. Nós temos que conferir algumas dicas para que possamos ser dessa maneira! Manter a idoneidade a idoneidade representa o bom caráter de uma pessoa. O comportamento do cristão deve ser exemplar em qualquer contexto, seja no trabalho, na família ou em outros ambientes sociais. Desse modo, a integridade e honestidades são essenciais em qualquer momento. É preciso viver de acordo com os princípios bíblicos de justiça e retidão e amar verdadeiramente o próximo como a nós mesma.

Agindo dessa maneira, você será uma luz para as pessoas que fazem parte do seu dia a dia, pois elas confiarão na sua palavra e terão vontade em conhecer mais sobre como é que você vive. Manter uma boa relação com familiares tão importante quanto ser um exemplo para as pessoas ao nosso redor, em um mundo de hoje que o outro só pensa em se manter, más é manter uma boa relação com os familiares para que isso aconteça. As relações com a família nem sempre são muito simples, pois é normal que as desavenças e opiniões diferentes contrarie e aconteçam constantemente. Apesar dessas dificuldades, é fundamental se esforçar para manter um bom relacionamento com filhos, cônjuge e outros parentes que fazem parte do nosso cotidiano.

 É preciso controlar o temperamento, evitar brigas desnecessários e manter o clima de amor. Viver com alegria a pessoa que vive com Deus também deve viver com alegria, pois o bem-estar e o conforto vêm com o sentimento de entender o propósito de vida; portanto, é essencial compartilhar esse sentimento com as pessoas ao redor, mostrando como é bom viver com Jesus, desse modo, viver com uma fé inabalável e com a certeza da salvação em Cristo Jesus é algo que traz alegria e que deve ser compartilhado.

O vazio e a solidão que os prazeres mundanos oferecem para muitas pessoas podem ser remediados com o conhecimento da Bíblia e de suas promessas, buscar ser virtuoso outra forma de viver dessa maneira é buscar ser gentil e hospitaleiro, os valores que hoje não são prioridades para a sociedade devem fazer parte da vida do cristão, mesmo que isso seja um desafio. É preciso vontade para se desviar dos caminhos mundanos e se afastar do mal e evitar fazer o que é errado perante Deus.

Desse modo, o cristão deve trocar os prazeres mundanos, como bebidas e drogas, por conteúdos que colaboram no relacionamento com Deus. Encontrar bons livros para ler, música de qualidade para ouvir e reservar momentos de adoração e devoção diariamente são exemplos do que pode ser feito. Nesta mensagem, quero explicar o que significa ser luz do mundo e como isso pode ser feito pelo cristão. Aplicar esse conceito na vida é muito importante, mas também é necessário propagar essa luz para que outros conheçam mais sobre Jesus e as bençãos que Ele oferece; portanto, dê o exemplo com seus atos e seu testemunho e se você quer conhecer mais sobre a vida de Jesus e ser luz do mundo, conheça sobre cristianismo e espiritualidade, seja luz para o próximo em nome de Jesus.

 Deus seja glorificado por isso e continue a capacitar vocês e se tornarem "Sal e Luz do Mundo"

quinta-feira, 7 de abril de 2022

HISTÓRIAS DAS RELIGIÕES

 HISTÓRIAS DAS RELIGIÕES – A RELIGIÃO DOS POVOS PRIMITIVOS 

A religião está na base da vida de cada um povo; as relações sociais entre os homens e lhes consagra os momentos da existência. O fenômeno religioso possui uma psicológica única, determinada por aquele sentido ou sentimento que impele todo ser pensante a estabelecer uma relação intima com um espirito superior, a divindade, da qual reconhece o domínio e com a qual ama sentir-se unido.

Submetendo-se, por instintiva sujeição, as leis do Ser supremo, o homem procura estabelecer com ele as melhores relações e procura, por meio de preces, promessas e sacrifícios, esconjurar-lhe a cólera e obter-lhe a proteção.

Todavia, se o senso ou sentimento é fenômeno humano e social comum a todos os povos da terra, os modos de imaginar a divindade, os ritos e as práticas individuais para propicia-las, foram e são diferentes entre civilização e civilização, entre povo e povo.

 O ESTUDO DAS RELIGIÕES E AS VÁRIAS ESCOLAS

Em busca das origens da fé e de suas várias manifestações, pretende o Estudo das Religiões pesquisar, como sempre o fez em todos os tempos, com o maior interesse. Poder-se-ia até dizer que tal pesquisa segue o processo geral do pensamento humano, mesmo se associando a outros estudos e completando-se com eles.

Entre os historiadores da antiguidade, que se ocuparam com a religião dos povos, deve-se citar Herôdoto (séc V, a.C.) que descreve estranhos cultos praticados em longínquos países, assimilados, como afirmaria mais t6arde Plutarco, pelo mundo greco-romano.

Outro historiador notável é Agostinho ou Santo Agostinho que, em “De Civitate Dei”, ao defender a verdade cristã, examina, embora brevemente, as demais religiões. Com a Renascença e com as grandes descobertas geográficas, aumentou a curiosidade de estudar ouras diferentes religiões e suas manifestações religiosas, também em relação as populações cuja existência recentemente se conhecera. Todavia, um verdadeiro e próprio estudo das religiões cientificamente aprofundado, teve início somente no início do século XIX, que viu a vitória da pesquisa cientifica em todos os campos do saber humano.

 No oitocentos, graças às pesquisas e aos documentos fornecidos por filósofos, teólogos, historiadores, arqueólogos e etnólogos, foi finalmente possível, com um processo ordenado e sistemático, reconstruir o desenvolvimento dos fenômenos religiosos. No intuito de integrar tais pesquisas, os estudantes dirigiram sua atenção para aquilo que os missionários e os exploradores vinham relatando sobre os costumes dos povos selvagens com quem estiveram em contacto, considerando que este poderiam ser os continuadores de concepções pré-históricas ainda existentes.

Em uma época distante de nós talvez milhares de séculos, os homens, impressionados por imanes fenômenos da natureza, conheceram, por inata disposição mental, a existência de um Ser supremo, dominador do céu e da terra. Esse instintivo censo do divino guio-lhes o espirito para a piedade religiosa e para a concepção do bem e do mal”. 

“A prova que o senso de divindade é inerente a cada individuo no-la fornecem os selvagens, que vive nos mais remotos recantos da terra, desde o Yamanas, habitantes da Terra do Fogo a região mais meridional do globo, às mais nórdicas populações do Ártico. Os Yamanas invocam o Ser supremo chamando-o Watauinewa e Hitapuan, nomes que significam “Pai, meu pai, pai meu”

Surgiram, assim, várias escolas e teorias, cada uma delas procurando explicar a seu próprio modo as origens das religiões. Para citarmos somente as mais importantes, mencionaremos a Escola Filológica, assim denominada porque seus representantes se restringiam a documentação literária (e por isso muito avançada em confronto aos primitivos), relativo aa às religiões indo-europeias; segundo o maior expoente desta escola, Muller, o sentimento religioso teria despertado no homem sob a impressão do sentidos dos fenômenos da natureza; a religião teria sido percebida, ao início, de maneira vaga, sem uma precisa concepção de divindade (Enoteísmo) e somente sucessivamente as passaria a concepção de um Ser supremo de ilimitado poder (Monoteísmo) ou de varias potencias (Politeísmo) com florilégios mitológicos.

Mas a teoria aguentou muito parcialmente a crítica porque, se podia ser considerada válida para os povos indo-europeus de cultura mais adiantada, não se poderia aplica-las as populações inferiores e primitiva do mundo todo. Em meados do sec. 19, sob a influencia do Evolucionismo materialista (teoria defendida por cientistas como Darwin e von Naegeli) surgiu a Escola Antropológica, que sitiou as religiões na base das observações sobre selvagens viventes.

Segundo teorias expressas por essa escola, algumas práticas religiosas em uso entre os selvagens encontram-se ainda hoje entre povos que alcançaram alto grau de civilização. Isso significaria que religiões superiores teriam superiores teriam evoluído após passares por um estágio inferior de que as citadas sobrevivências seriam a prova.

Em nítido contraste com a Escola Antropológica está à Escola Histórica, a qual não admite pressupostos nem conclusões teóricas, mas exigem que os estudiosos enfrentem a pesquisa baseando-se exclusivamente na realidade histórica dos documentos e sigam um processo lógico, despido de preceitos. O mérito dessa escola é ter trazido à luz o fato de que também entre populações viventes, em um estado ínfimo de civilização, se encontram concepções religiosas puras e elevadas.

Outra contribuição ao estudo geral das religiões foi dada pela Escola Sociológica, a qual pôs em relevo a influência que a sociedade religiosa exerce no indivíduo e reconheceu a tendencia de toda religião em organizar-se em comunidade (ou seja, em igreja). Foi, ao invés, segundo a qual a religião não seria mais do que um fenômeno social e, o “senso da divindade”, uma necessidade das massas e não do indivíduo.

 

COMO SE DISTINGUEM AS RELIGIÕES DO MUNDO (Caracteres comuns)

Quem queria traçar um quadro das religiões do passado e do presente deve, antes de tudo, classifica-las em duas (2) categorias:

Religiões inferiores, entendendo-se por “inferiores” aquela mais pobres de conteúdo espiritual, caracterizadas pelos seus ritos rudes e superstições, e religiões superiores, inspiradas em conceitos morais e sustentadas por elevados princípios dogmáticos.

Outra diferença de capital importância é aquela que diz respeito à concepção do Ser divino, pelo qual se distingue as religiões monoteístas daquelas politeístas. No Monoteísmo, realmente, a divindade não só como uma, mas como exclusiva. Somente de seu poder, que é ilimitada, depende a origem do mundo e de sua existência; somente dela se aguarda o juízo final para todas as obras terrenas. Diferente é a Monoteísta, que, mesmo admitindo várias divindades, dirige o culto a fé. Mas uma concepção não exclui necessariamente a outra e até se encontram, geralmente, associadas sem contraste algum.

Entretanto, na base de qualquer forma de culto, subsistem alguns elementos comuns, que se encontram seja nas religiões do passado seja naquelas do presente e nas religiões inferiores bem como naquelas superiores:

1)      A concepção de uma ou mais divindades, superiores e independentes de qualquer forma humana;

2)      O conceito de sagrado, pelo qual a divindade é respeitada e venerada. A ela se deve completa submissão e com ela se deve completa submissão e com ela é possível comunicar-se espiritualmente;

3)      A função religiosa, pela qual se adora e se propicia a divindade;

4)      O oficio de um sacerdote, que superintende ao culto e ao qual e confiada a custodia e transmissão da fé;

5)      O sacrifício, que pode ser material ou espiritual (espiritual), e que é efetuado tanto para expiar os pecados como para impetrar graças;

6)      O lugar sagrado, ligado ao culto, que pode encontrar-se tanto ao ar livre como em local fechado (templo).


Fonte de pesquisas: Encliclopédia Ilustrada Trópico, vol. 8 pag 1369 doc 403. De acordo com a lei 9.610/98, 19/02/1998. Seu conteúdo traz lista das obras protegidas a criação e direitos autorais, ou também se trata sobre o tema como o Decreto Nº 9.574/18

sexta-feira, 11 de março de 2022

QUEM ESTUDA E PARA QUE ESTUDAR TEOLOGIA

 QUEM ESTUDA E PARA QUE ESTUDAR TEOLOGIA  

É O APERFEIÇOAMENTO A LIDERANÇA: Gostaria de fazer aqui um pequeno resumo de O Paraíso Perdido que Deus criou para Adão e Eva, é desnecessário dizer que este trabalho foi baseado na concepção judaico-cristã da criação do homem. Entretanto, gostaria de discuti-lo do ponto de vista de sua profunda percepção da psique humana. Em Gênesis 2:18-24 repare que no momento da criação da mulher Deus não disse nada no sentido de ela ser dominada pelo homem. A determinação "o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) foi um juízo de Deus que só viria depois, como consequência do pecado. "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele... E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gn 2:18-24). Claro que nos meios evangélicos cristãs não devemos dar muita ênfase as histórias seculares, mas é preciso ao palestrante da Palavra de Deus conhecer assuntos que não valha como prova de amor para o mundo trinitário, mas como conhecimento para uma boa interpretação, o escritor Milton (...)"Paraíso Perdido, (1634) como o seu título indica, é uma estória épica a respeito do paraíso. Ele descreve como Adão e Eva, os progenitores bíblicos, são tentados por Satã a trair as instruções de Deus, e assim, são expulsos do Jardim do Eden. Satã foi originalmente um anjo que ocupava uma alta posição sob as ordens de Deus. Entretanto, ele luta e lidera outros anjos em uma rebelião contra o poder divino. É expulso do céu e cai no inferno. Mas, Deus determina no livro de Genesis que "teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) seriam as limitações da mulher, mostradas na doutrina dos apóstolos, por ela ter dado ouvidos ao diabo e por ter entabulado com ele uma certa amizade. Para neutralizar a rápida amizade entre a mulher e a serpente ocorrida no Éden, Deus colocou inimizade entre Satanás e a mulher, e desde então ela vem sendo o alvo preferido dos ataques do diabo. Veja o que diz: o escritor insiste em seu livro que Satanás acalentando sua ambição de controlar o Céu, convoca os anjos que haviam descidos ao inferno com ele para construírem o Pandemônio, o Palácio de Satã. Satã então parte sozinho para o novo mundo criado por Deus para os seres humanos. Seu intento é corromper os seres humanos e destruir os planos de Deus. Curiosamente, quando Satã aproxima-se deste novo mundo, sente-se ansioso em implementar seu projeto, experimentado, experimentando tanto a dúvida quanto o medo, e, finalmente o desespero. Ele repetidamente questionava-se sobre seu confronto com Deus.

 Milton retrata a mente de Satã, da seguinte forma: Eu, miserável! Que modo deve eu espalhar um infinito ódio e um infinito desespero? Esse modo é o inferno; eu mesmo sou o inferno, um abismo mais profundo ainda ameaçando devorar-me completamente. Observamos que ele mesmo tem dúvida que não muita coisa diante do poder divino de Deus e descreve suas dúvidas. A lamentação de desespero de Satã de que eu mesmo sou o inferno é real e perspicaz. Mais adiante, quanto Satã tenta Eva no Jardim do Éden, Milton diz: Más o quente inferno que nele arde, embora no céu... O inferno não existe ou reside em nenhum outro lugar fora da vida de uma pessoa. Para quem está sofrendo na condição de inferno uma vida fora da presença do Senhor Deus do altíssimo, ainda que viva em um ambiente mais bonito torna-se um lugar de agonia. Se a mente de uma pessoa é impura, tudo ao seu redor tornar-se-á impuro. Por que Satã sofreu em seu inferno interior? Por que ele caiu do céu no caminho do inferno? Porque deixou de vigiar conforme as Escrituras Sagradas chama nossa atenção em cartas de Paulo quando na prisão Cartas aos Efésios: Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência. Efésios 5:6 (NVI) Apostolo Paulo continua: "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher" (Efésios 5:22-23), aos maridos coube uma responsabilidade não só difícil, mas até mesmo impossível de ser cumprida na carne do velho homem: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5:25). "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor. Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus." (1 Co 11:11-12). "Vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos... Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto. Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações." (1 Pe 3:1, 6-7). Neste contexto fica claro um relato de Milton que ele descreve: O que poderia ser menos do que proporcionar-lhe louvor. A mais fácil recompensa, e retribuir-lhe agradecimentos. Quão devidos! Mas seu bem todo em mim tornou-se mal, e forjado não pela malícia. Tão alto elevado à sujeição repugna; ao mais sublime grau quer elevar-me. Vejamos que em outras palavras, mesmo que ele desfrutasse da mais alta posição e glória entre os anjos, Satanás perdera seu senso de estima e tornara-se escravo de sua ambição, como vemos hoje as ambições e egoísmo nas pessoas ainda que vivam nos meios que se digam evangélicos, assim foi com Satanás para usurpar o poder absoluto para si.

Sua arrogâncias se fez consumir-se ele foi incapaz de agir com justiça ou tolerância com os fatos que havia alguém acima dele. Assim ele traiu Deus e influenciou outros anjos ao mal. Com sua mente ambiciosa e vaidosa, porque ambição egoística e vaidade resultam em pecados, Satanás assim tornou-se a causa para sua queda ao inferno, para Satanás seus seguidores esta não é apenas uma estória do mundo mítico. Essa mesma mentalidade pode ser vista naqueles que são líderes de igrejas e que abandonam a fé após anos de lutas, onde muitos ocupavam-se altas posições em ministérios e por egoísmo deixam por convites de outros líderes para fazerem parte de suas equipes. No evangelho de Jesus Cristo a Bíblia é a base de tudo, aqueles que querem obstruir a propagação do evangelho de Cristo, isto é o avanço da evangelização, estar violando o poder que o Espírito Santo da como dom a aquele e à quem, pessoas assim já são arrogantes e querem dominar o mundo que vive, se esquece que Deus não tolera aquele o que quer destruir a fé com a corrupção. Aquele que comete caluniar qualquer uma das duas leis do mandamento de Deus escolhido por Jesus, que são amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como nós mesmo é tido como caluniador, e o caluniador desde que não venha se arrepender e vir para Jesus em batismo, está propenso ao inferno do lago de fogo. Satanás antes de executar o seu plano, hesita, mas resolve finalmente colocá-lo em ação. Ele sente que não pode alterar mais seu curso, uma vez que, assim fazendo, seria desprezado pelos outros anjos que arregimentara para o seu intento, isso prova que ele foi, é sempre será egoísta, andando ao derredor rugindo como um leão decaído, de sua corte tentando os filhos de Deus. Existe, obviamente, um princípio de hierarquia nesse ato, o qual todo casal cristão saberá respeitar, "porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem." (1 Co 11:8-9). Todavia vemos que naquele juízo do Éden a vontade da mulher ficou subordinada à vontade do marido e ao domínio deste sobre ela, coisas que vieram como consequências do pecado, e não do projeto original de Deus para a mulher. Este completo manual oferece o significado, bem como a grandeza do que é Teologia e sua inegável autoridade. Traz também apreciações e a necessidade da revelação, a autoridade da Escritura Sagrada bem como sua divina inspiração. Acercar-se de forma apresentada a Doutrina de Deus, a Trindade Divina, As Obras de Deus, Os Anjos, a Doutrina do Homem, a Doutrina do Pecado, a Doutrina de Cristo, Doutrina da Salvação e a do Espírito Santo, a Doutrina da Igreja e também a Doutrina das Últimas Coisas. Inegavelmente é a obra mais empregada por teólogos e estudantes de teologia pela sua praticidade. Sua praticidade tem a intenção de rever que as coisas de Deus, e é preciso conhecer a Teologia-Bíblia Novo Testamento e o Velho Testamento e outros desconhecidos. Valdeci Fidelis; Código do texto: T Classificação de conteúdo: seguro. 

 . Estamos vivendo tempos de sede espiritual, onde heresias têm procurado se instalar no meio da Igreja. Não bastam apenas termos talentos naturais ou compreensão das consequências das crises que o mundo atravessa. Precisamos exercer influências com nosso testemunho perante os que dispomos a ensinar a Palavra de Deus. Esse treinamento compacto e objetivo da Teologia Sistemática é muito importante porque nos dará ampla visão da teologia Divina, atrairá futuros líderes ao aprendizado e criará um ambiente mais espiritual na nossa Igreja (Koinonia). Aprendizados errados geram desastres e resistência à Obra de Deus. Somente o correto de forma correta leva ao sucesso, na consciência e submissão ao Espírito Santo que rege a Igreja. Temos que combinar estratégias de ensino com o nosso caráter revelado em nossas vidas; devemos incentivar a confiança dos alunos na Escritura, com coerência e potencial. Temos capacidade, em Deus, de mudarmos o mundo, começando do mundo interior das consciências humanas dos alunos, que se tornarão futuros evangelizadores capacitados na Palavra de Deus. Não preguemos a verdade para ferirmos os outros ou para destruir, mas para ajudar e corrigir as almas, com amor, esperando que Deus lhes conceda o entendimento do Reino dos Céus. DEVEMOS ESTUDAR TEOLOGIA COM RESPONSABILIDADE DEVEMOS ESTUDAR TEOLOGIA COM ORAÇÃO. A Palavra de Deus é discernida espiritualmente. Por isso, devemos orar pedindo a Deus que abra os nossos olhos para podermos ver as maravilhas de sua lei (1Co 2.14; Sl). Entender a Bíblia é uma virtude espiritual que somente Deus pode nos dar (Ef). A qualidade de nosso estudo teológico passa pela qualidade de nossa espiritualidade, que se manifesta numa vida de dependência de Deus pela oração. A Bíblia diz que Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes (1Pe 5.5). À medida que aprendemos das Escrituras, devemos ter o cuidado de não nos orgulharmos, assumindo assim uma atitude de superioridade em relação àqueles que não conhecem o que temos estudado. Para evitar o orgulho, devemos associar o conhecimento ao amor (1 Co 8.1).

 Podemos e devemos usar nossa razão para estudar e tirar conclusões do estudo das Escrituras Sagradas, mas nunca fazer deduções que contradiga o que a própria Bíblia diz. Nossas conclusões lógicas podem muitas vezes ser errôneas, pois os pensamentos de Deus são mais altos que os nossos pensamentos (Isaías. A Bíblia é a essência da verdade, e todo o seu conteúdo é justo e permanente (Salmos). Toda conclusão lógica que tivermos ao estudar teologia, deve estar em harmonia com toda a Bíblia. Caso contrário, nossa lógica está enganada, pois a Bíblia não se contradiz jamais. DEVEMOS ESTUDAR Deus estabeleceu mestres na igreja e seminários de teologia (1Co 12.28). Isso significa que devemos ler livros escritos por teólogos e seminários preparados como o Seminário Gospel. Conversar com outros cristãos sobre teologia é também uma excelente maneira de conhecer mais sobre Deus.  O uso de uma boa concordância bíblica nos ajudará a procurar palavras-chave sobre determinado assunto. Resumir versículos relevantes e estudar passagens difíceis também ajuda. É grande a alegria ao descobrir temas bíblicos. É a recompensa do próprio estudo. 

ESTUDAR TEOLOGIA COM ALEGRIA. Não podemos estudar teologia de forma fria, pois ela trata do Deus vivo e de suas maravilhas. O estudo da Bíblia é uma maneira de amar a Deus de todo o coração (Dt 6.5), pois seus ensinamentos dão alegria ao coração, são grandes riquezas (Sl 19.8;). No estudo da teologia somos levados a dizer: Ó profundidade da riqueza da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos e inescrutáveis os seus caminhos! Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu, para que ele o recompense? Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.

A ele seja a glória para sempre! Amém (Rm). CURIOSIDADES BÍBLICAS: A palavra Bíblia vem do grego, através do latim, e significa: livros. Os primeiros materiais utilizados para as escrituras foram: a pedra, usada por Moisés para receber os dez mandamentos (Êxodo 24:12 e 34:1); o papiro, material extraído de uma planta aquática desse mesmo nome (Jó 8:11; Isaías18:2); de papiro deriva o termo papel (II João 12) e o pergaminho, pele de animais, curtida e preparada para escrita, usado a partir do início do século I, na Ásia menor (II Timóteo 4:13). A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos. A Bíblia foi o primeiro livro impresso no mundo após a invenção do prelo, em 1452 em Mainz, Alemanha. A primeira Bíblia em português foi impressa em 1748, a tradução foi feita a partir da vulgata latina e iniciou-se com D. Diniz (...). A divisão em capítulos foi introduzida pelo professor universitário parisiense Stephen langton, em 1227, que viria a ser eleito bispo de cantuária pouco tempos depois. A divisão em versículos foi introduzida em 1551, pelo impressor parisiense Robert Stephanus. Ambas as divisões tinham por objetivo facilitar a consulta e as citações bíblicas, e foi aceita por todos, incluindo os judeus. O versículo central da Bíblia é os Salmos 118:8, o qual divide a mesma ao meio. Os livros de Ester e cantares de Salomão não possuem a palavra Deus. 7

 A PERSEGUIÇÃO A IGREJA DO SENHOR

A luta da igreja contra satanás, vem como uma citação do teólogo e escrito bíblico Joel Beeke, sobre teologia sistemática reformada, vem alertar que a luta que não terminou a luta com a escrita de Apocalipse. Satanás continua operando no povo que estão sempre dentro da igreja e mesmo na igreja, dentro dela como também os que estão fora da igreja.

Ele sempre é o causador das desordens entre o povo ou a humanidade desde o começo da queda do homem; semeou a semente da corrupção, a heresia e as fornicações; contendas e os cismas na igreja bem visível, ele instiga ondas de perseguições contra a igreja do Senhor, à igreja visível através dos séculos

Satanás quando fala no anticristo, tem a sua representação quando presidiu sobre o surgimento do prelado, quando o clero buscou aumentar seu domínio e o poder com os bispos, arcebispos, patriarcas e papas. Ele fomentou o crescimento da superstição quanto aos sacramentos, incluindo regeneração batismal, transubstanciação e a substituição da ceia do senhor pela Missa. Ele também estimulou a introdução de práticas pagãs ao culto cristão, tais como o uso de vestimentas dos sacerdotes romanos (aqueles que mandaram prender e matar o cristo) pagãos e a adoração de quadros, crucifixos, estátuas e relíquias dos santos.

Escreveu J. Beeke: Se você for um verdadeiro crente em Cristo Jesus, Satanás o odeia porque você é portador da imagem de Cristo, feitura especial de Deus “minha imagem e semelhança” criado em Cristo Jesus para as boas obras, e porque você foi arrancado das trevas quando no poder de Satanás, veio para a Luz, você abandonou Satanás e fugiu do seu território. Pela graça de Deus, você reconheceu a cristo como seu Senhor e Mestre. Testifica como afirmação do apostolo Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16.16).

A pessoa de Satanás odeia porque Cristo está em você, pense nisso e você ama a Cristo, entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o começo não para pecar, mas para a salvação, pela fé na verdade pela santificação do Espirito e para que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Tessalonicenses 2.13-14).

Amados irmãos em cristo, “Pois esta é a ordem que o Senhor Deus deu a nós, o seu povo:  Eu coloquei você como luz para os outros povos, a fim de que você leve a salvação ao mundo inteiro” (Atos 13.47-48). Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou, para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou.

Com isso não quer dizer que estamos livres de sofrer, mesmo porque todos nós temos que passar por sofrimentos e problemas. Assim a raiz de toda a nossa miséria é o pecado, precisamos vigiar muito, porque ele nos separa de Deus e nos traz sobre nós o seu desagrado quer dizer nos desagradamos a e não é isso que Deus espera de nós. Além de tudo isso ainda tem o dia do julgamento que se aproxima e os pecadores estão em perigo do fogo eterno do inferno.

Existem variadas religiões que prometem libertação e vida. No entanto, nós não estamos interessados em opiniões humanas porque as Escrituras nos advertem que “pela sua sabedoria o mundo não conheceu a Deus.” Ao invés disto, nós deveríamos buscar a mensagem de Deus, que estão registada para nós em Seu livro, quero afirmar que este livro é a Bíblia Sagrada. Estamos convencidos que pela Escritura podemos chegar a um conhecimento bem claro da salvação por intermédio da fé em Cristo Jesus.” ...conheces as Sagradas Escrituras; elas têm o condão de te comunicar a sabedoria que conduz à salvação pela fé que há em Cristo Jesus.” (2 Timóteo 3.15).    

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segunda-feira, 7 de março de 2022

DESCENDENCIA DE NOÉ

                    GOGUE E MAGOGUE

 

Por que o livro de Apocalipse no capitulo versículo 1 (Ap 1.1) como todos nós sabemos é um livro de revelação e não de medo, mas as pessoas quando pregam sobre o livro , fazem até profecias de como vai acabar o fim do mundo, eles querem mostrar o que tem escondido por muitos tempos pensam eles em suas exposições escatológicas, o que eles não falam é que é uma palavra grega que significa  revelar, no sentido de mostrar uma coisa antes estava ocultada ou escondida.

Em Apocalipse 1.1 dizem: revelação de Jesus cristo, a qual Deus lhe deu, (a Revelação dada aqui é de Jesus Cristo, não de João, como muitos pensam; João era nada mais que o instrumento empregado para receber e escrever este relato) quando diz: para manifestar aos Seus servos  as coisas que devem acontecer brevemente (refere-se ao principio dos acontecimentos, que seguem até esta hora, e, de fato, seguirão para sempre; para a idade da igreja e para o futuro); e por seu as enviou e notificou a João seu servo ( embora lhe veio a Revelação de Cristo, foi entregue a João por “Seu Anjo”): O qual deu testemunho da Palavra de Deus (considerava-se a si mesmo simplesmente como uma testemunha do que tinha visto e só afirmava manter um registro justo e fiel dela), e do testemunho de Jesus Cristo (João era somente uma testemunha de Cristo), e de todas as coisas que tem visto (refere-se às visões e símbolos revelados a João).

É afirmativo quando jesus fala a João que todos aqueles que obedecem às advertências lhes prometeu uma Benção): no versículo 3 -Bem-aventurado aqueles que lê, e os ouvem as palavras desta Profecias, e guardam as coisas que nela estão escritas. Por que lhes promete benção? Porque o tempo está próximo: Refere-se ao princípio do cumprimento destas coisas que começaram com a Igreja, registradas em Apocalipse, nos capítulos 2e 3, e continuam eternamente. No livro de Gn 10.1-2, dão referencias aos filhos de Noé, depois do Diluvio e suas gerações, tais como são na genealogia de Noé: Sem; Cão e Jafé; entretanto nasceram filhos depois do diluvio (a ordem era assim: Sem Cão e Jafé entretanto, a ordem se inverteu agora, com Jafé, como veremos, em primeiro lugar, devido a sua ascendência.) Ver.2 Filhos de Jafé são: Gomer, Magogue, Madai, Java, Tubal, Meseque e Tiras. Temos visto e lido sobre o grande império de Ninrode filho de Cuxe, que é descendente de Noé; a grande figura de Ninrode formada através que se refere ao capitulo da cidade babilônia. Ele e sua cidade prefiguraram ao anticristo vindouro e sua cidade. Pode-se supor que ele

assessorou e construiu a Torre de Babel, foi ele Ninrode que organizou segundo as Escrituras Gn 10; dirigiu a primeira rebelião organizada contra Deus, “E o do seu reino foi Babel (Referente a Babilônia que já foi capital sumeriana na antiga Mesopotâmia, hoje chama-se Iraque: Ninrode fundou essa cidade), e Ereque, e Acada e Calné, na terra de Sinar, depois saindo desta terra  foi para Assíria e edificou a cidade de Nínive (quando se diz “saiu desta terra Ninrode para Assíria e construiu Nínive”, significa que ele fundou ambas, a Babilônia e Nínive; que hoje chamam-se (Iraque e Mossul). Canaã no v 16 e 18 que fala de Canaã, foram os maiores adversários de Israel quando tentava conquistar a terra. A palavra de oposição na Bíblia se refere esse povo contra o povo de Deus em Canaã contra Israel, tudo isso como cita em Ezequiel 38, foi planejado por Satanás no tempo de Noé)

sábado, 5 de março de 2022

A PERSEGUIÇÃO A IGREJA DO SENHOR

                                A PERSEGUIÇÃO A IGREJA DO SENHOR



A luta da igreja contra Satanás, vem como uma citação do teólogo e escritor bíblico Joel Beeke, sobre teologia sistemática reformada, vem alertar que a luta não terminou com a escrita de Apocalipse. Satanás continua operando no povo que estão sempre dentro da igreja e mesmo fora da igreja, dentro dela como também os que estão fora dos chamados a igreja.

Ele sempre é o causador das desordens entre o povo ou a humanidade desde o começo da queda do homem; ele semeou a semente da corrupção, a heresia e as fornicações; contendas e os cismas na igreja bem visível, ele instiga ondas de perseguições contra a igreja do Senhor, à igreja visível através dos séculos

Satanás quando fala no anticristo, tem a sua representação quando presidiu sobre o surgimento do prelado, quando o clero buscou aumentar seu domínio e o poder com os bispos, arcebispos, patriarcas e papas. Ele fomentou o crescimento da superstição quanto aos sacramentos, incluindo regeneração batismal, transubstanciação e a substituição da Ceia do Senhor pela Missa. Ele também estimulou a introdução de práticas pagãs ao culto cristão, tais como o uso de vestimentas dos sacerdotes romanos (aqueles que mandaram prender e matar Cristo) pagãos e a adoração de quadros, crucifixos, estátuas e relíquias dos santos.

Escreveu J. Beeke: Se você for um verdadeiro crente em Cristo Jesus, Satanás o odeia porque você é portador da imagem de Cristo, feitura especial de Deus “minha imagem e semelhança” criado em Cristo Jesus para as boas obras, e porque você foi arrancado das trevas quando no poder de Satanás, veio para a Luz, você abandonou Satanás e fugiu do seu território. Pela graça de Deus, você reconheceu a Cristo como seu Senhor e Mestre. Testifica como afirmação do apóstolo Hu Pedro: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mateus 16.16).

A pessoa de Satanás odeia porque Cristo está em você, pense nisso e você ama a Cristo, entretanto, devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados pelo Senhor, porque Deus vos escolheu desde o começo não para pecar, mas para a salvação, pela fé na verdade pela santificação do Espirito e para que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo (2 Tessalonicenses 2.13-14).

Amados irmãos em Cristo, “Pois esta é a ordem que o Senhor Deus deu a nós, o seu povo:  Eu coloquei você como luz para os outros povos, a fim de que você leve a salvação ao mundo inteiro” (Atos 13.47-48). Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou, para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogénito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou.

Com isso não quer dizer que estamos livres de sofrer, mesmo porque todos nós temos que passar por sofrimentos e problemas. Assim a raiz de toda a nossa miséria é o pecado, precisamos vigiar muito, porque ele nos separa de Deus e nos traz sobre nós o seu desagrado quer dizer nós desagradamos e não é isso que Deus espera de nós. Além de tudo isso ainda tem o dia do julgamento que se aproxima e os pecadores estão em perigo do fogo eterno do inferno.

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