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quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Teologia

             Minhas pregações como um teologo qual base devo usar?

Como teólogo, a base para a sua pregação deve ser construída sobre sólidos princípios teológicos, uma compreensão profunda das Escrituras e uma abordagem sensível às necessidades e questões da sua congregação. Aqui estão algumas orientações sobre a base que você pode usar para as suas pregações:

Escrituras Sagradas: A Bíblia deve ser o alicerce central das suas pregações. Estude e compreenda as Escrituras em seu contexto histórico, cultural e literário. Seja cuidadoso ao interpretar e aplicar os textos bíblicos, evitando leituras superficiais ou fora de contexto.

Doutrina Teológica: Baseie suas pregações em doutrinas teológicas sólidas. Isso inclui a compreensão da Trindade, da natureza de Cristo, da salvação, da graça, da justificação, entre outros temas centrais da fé cristã. Explique essas doutrinas de maneira acessível e relevante para a vida cotidiana dos seus ouvintes.

Contexto Cultural e Social: Considere a cultura e as questões sociais do seu público. Relacione as verdades teológicas com as experiências e desafios contemporâneos, mostrando como a fé cristã é relevante para enfrentar as questões do mundo atual.

Vida Espiritual e Discipulado: Baseie suas pregações em princípios que promovam o crescimento espiritual e o discipulado. Ajude seus ouvintes a entenderem como aplicar os ensinamentos bíblicos em suas vidas diárias, encorajando a transformação e a maturidade espiritual.

Hermenêutica e Exegese: Utilize métodos de hermenêutica e exegese para interpretar os textos bíblicos com precisão. Isso envolve compreender o contexto histórico, cultural e linguístico dos textos, bem como as intenções originais dos autores.

Testemunho Pessoal: Compartilhe experiências pessoais relevantes que demonstrem como os princípios teológicos impactaram a sua vida e fé. Isso pode criar conexões emocionais e tornar a mensagem mais autêntica.

Amor e Empatia: Baseie suas pregações no amor e na empatia. Mostre compreensão pelas lutas e desafios que as pessoas enfrentam, oferecendo esperança e encorajamento baseados na verdade bíblica.

Clareza e Comunicação Eficaz: Comunique-se de forma clara e acessível. Evite terminologia técnica excessiva que possa alienar os ouvintes. Use ilustrações, exemplos e histórias para transmitir as verdades teológicas de maneira envolvente.

Oração e Dependência de Deus: Ore fervorosamente pelo direcionamento e sabedoria de Deus ao preparar e entregar suas pregações. Reconheça sua dependência do Espírito Santo para guiar e impactar os corações dos ouvintes.

Estudo Contínuo: Mantenha-se constantemente engajado no estudo e aprofundamento teológico. Isso permitirá que suas pregações sejam enriquecidas e atualizadas à medida que você cresce na sua compreensão da fé.

Lembre-se de que a pregação não se trata apenas de transmitir conhecimento, mas também de edificar, consolar, desafiar e inspirar a congregação a crescer em sua relação com Deus e com os outros. Portanto, a sua base deve ser sólida, mas também sensível às necessidades espirituais das pessoas que você serve.

terça-feira, 8 de agosto de 2023

O CATIVEIRO QUEM FORAM OS REIS

 Seu 1º nome foi Eliaquim - II Reis II Crônicas 36.4 E fez o que era mal aos olhos do Senhor, conforme tudo quanto fizeram seus pais - II Reis Nabucodonosor o amarrou em cadeias e o levou cativo para Babilônia, também alguns utensílios da casa do Senhor, levou Nabucodonosor. II Crônicas II Reis Final do reinado de Jeoaquim - II Crônicas 36.8 Morte de Jeoaquim - II Reis JOAQUIM - Reinou 3 meses - II Reis II Crônicas 36.9 Filho de Jeoaquim - II Reis II Crônicas 36.8 Durante o reinado de Joaquim, o rei de Babilônia o levou cativo, transportou os utensílios da Casa do Senhor, os príncipes e os homens valorosos, e todos os carpinteiros e ferreiros; ninguém ficou, senão o povo pobre da terra. - Ler II Reis E, no decurso de um ano, o rei Nabucodonosor mandou que o levassem à Babilônia, como também os mais preciosos utensílios da Casa do Senhor, e pôs a Zedequias, seu irmão, rei sobre Judá e Jerusalém II Crônicas E o rei de Babilônia estabeleceu rei, em lugar de Joaquim, ao tio deste, Matanias, e lhe mudou o nome para Zedequias - II Reis ZEDEQUIAS (MATANIAS) - Reinou 11 anos em Jerusalém - II Reis II Crônicas Último rei de Judá O rei de Babilônia mudou o seu nome para Zedequias - era tio de Joaquim II Reis E fez o que era mau aos olhos do Senhor, seu Deus; nem se humilhou perante o profeta Jeremias, que falava da parte do Senhor - II Crônicas Zedequias reina e é levado, com o seu povo, cativo para babilônia - II Reis II Crônicas No 9º ano do reinado de Zedequias, Nabucodonosor rei de Babilônia, veio contra Jerusalém, e a cidade foi sitiada, arrombada, e Zedequias foi levado cativo para Babilônia. Seus filhos foram degolados, os olhos de Zedequias vazados, e ele foi atado com duas cadeias de bronze. Leia tudo isto e mais, em - II Reis 25 - II Crônicas QUEDA DE JERUSALÉM - () Israel e Judá tiveram muitas oportunidades para se consertarem, mas permaneceram na desobediência. Assim, o Reino Norte - Israel, foi levado cativo para Assíria por Salmaneser, rei da Assíria em 722 a.c. Judá, o Reino Sul, levado para o cativeiro em Babilônia, pelo rei Nabucodonosor em 587 a.C - permanecendo lá 70 anos, conforme profetizou o profeta Jeremias

13 13 Jeremias 25,12 - Acontecerá, porém, que, quando se cumprirem os setenta anos, visitarei o rei da Babilônia, e esta nação, diz o SENHOR, castigando a sua iniquidade, e a da terra dos caldeus; farei deles um deserto perpétuo. Jeremias Porque assim diz o SENHOR: Certamente que, passados setenta anos na Babilônia, vos visitarei e cumprirei sobre vós a minha boa palavra, tornando-vos a trazer a este lugar. Daniel no ano primeiro do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número de anos, de que falou o SENHOR ao profeta Jeremias, em que haviam de acabar as assolações de Jerusalém, era de setenta anos. Isto é o resultado da desobediência. CATIVEIRO Deus usou o profeta Ezequiel, para falar ao vale de ossos secos, que Ele Deus, ia restaurar Israel e Judá e unir novamente, após o cativeiro Ezequiel, 

SABEMOS QUE DEUS ANDA AO NOSSO LADO

 


  O Deus Pai Tu és soberano, poderoso e sábio de justiça que não tem prazer nela, tem misericórdia pelas falhas, mandou que o sol se abrisse e desse luz para a vida a nossa terra, dai-me o divina unção o Senhor e soberano, que eu possa alcançar com virtude e amor, eis-me aqui Senhor, pronto a te agradecer por mais uma oportunidade de te adorar em verdade. Faça com que a cada medida que isso aconteça, nós muitas vezes, deixamos de ser adoradores e esquecemos que somos dirigidos por Deus. 
Jesus disse que as coisas que entesouramos em nosso coração se transformaram em pequenos deuses que passaram a controlar nossa vida, vamos correr atrás de nossos sonhos, vamos saber mais de Deus e de seus Filho amado Jesus Cristo de Nazaré, a quem confiamos plenamente.

Em Deus combatendo os conflitos que existem em nós. Conflitos espirituais que tem muito a ver com nossa alma, pela recusa ou dificuldade de andar segundo a vontade de Deus, isso tem nos afetados nos nossos relacionamentos familiares, vamos sonhar o sonho de Deus, Jesus afirma Você pode ter um senho melhor" Que sempre seja Deus que presida sua alegria.

 É preciso pedir perdão. Já começamos a oração assim: Creio em um só Deus, Pai todo poderoso criador dos Céus e da Terra, Jesus disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. João 5:17, ainda que não sejamos capaz de curar uma pessoa doente, é sempre possível cuidar dela, não desista de participar conheça as pessoas ao seu convívio, conde-os para uma conversa que essa conversa seja o melhor que voce conheça; podemos falar muitas coisas bonitas, mas nada se compara com a cordialidade de deixar nosso convidado falar e se não entendermos a sua fala convidar-lhe para uma outra oportunidade já familiarizado talvez com

4 todas as coisas visíveis e invisíveis. Falamos que Jesus é o Filho Unigênito de Deus, que Deus é verdadeiro, afirmo que Ele foi nascido antes de todos os séculos, e veio para que os homens tenham salvação, e por que foi Crucificado, padeceu e sepultaram, confirmamos que foi por Pôncio Pilatos. Tudo isso está confirmadonas nos Evangelhos. Nas Escrituras Sagradas, aceitamos que ele há de vir em sua glória e o seu reino não terá fim. 

Creio em Deus é a mais importante, a fonte das outras verdades respeitantes do homem. Ao mundo e à nossa vida. Recorde sempre o agravo, porque o homem não deve esquecer o que foi grato, e o que foi ingrato, como dizem os manuais de boa conduta esqueça tudo e vida nova, uma coisa alenta o Espírito, outra adestra o nosso juízo, devemos amortecer (leia: O Salmista escreveu: Graças te dou, visto que por modo assombrosamente maravilhoso me formaste; as tuas obras são admiráveis, e a minha alma o sabe muito bem. Salmo 139:14)....

5 seus efeitos de causa em sobre o nosso coração, sobre a alma, tornar sua mente e seu coração um superador e consolador de dificuldade permanecer livre de todos e jamais cometam a leviandade de se deixar levar sua atenção por nenhuma outra pessoa oferecida que não conheça seu caráter, você deseja superar espiritualmente, digo; você aspira a uma posição confortada e confiável, deverá esperá sem pressa, pois o Senhor Deus deve cuidar de tudo por você e sem pressa alcançará de você. 

E que você é algo sagrado, porque sagrados foram as lutas e padecimentos que você teve através da fé em Cristo, obedeça ao desejo de Jesus, o Apostolo Paulo diz: (Gl 13:26). Você não deve se preocupar com as festas e natais, isso é uma fração no tempo, que muito tem haver com nossa vida, deve aproveitá-lo, se não o fizer, ele passará em silencio, e só nos restará a velhice sem ação como uma sombra.

6 Cuide bem de sua renda econômica, seu gasto pode comprometê-lo um desequilíbrio, lembre-se que o pouco que temos, como o muito, tem que ser preservado (Ef. 2:4). Lembre-se que o maior bem que você tem é sua própria cultura espiritual e intelectual, sua ascensão à erudição e absorção aos pináculos do saber sobre a vida daquele que é o nosso Redentor, seja um guardião permanente desses bens, vigia os movimentos e atos de sua vontade e se arme com a armadura de Cristo Jesus (Efésios 6:13)- (Jesus disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças, de modo algum entrareis no reino dos céus. Mateus 18:3). O Senhor te guiará continuamente, fartará a tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam. Isaias. 58:11)

7 O ser humano é propenso a se deixar invadir pelas emoções, tristes, violentas, amargas, ou ingrata que recebe, isso altera o caráter e a azeda a saúde, ao sentir que as coisas estão saindo de seu controle, valendo mais a vontade de si mesmo do a razão de obediência com Jesus Cristo filho de Deus. Portanto devemos sentir aliviados ao descobrir que Deus pode e transforma o homem comum em extraordinário, dia após dia isto pode acontecer com você, conforme seguirmos o caminho de Deus, sonhe o sonho de Deus, repare por mais que as grandes tarefas sejam enorme, os pequenos atos que praticamos cada instante podem ter maior impacto do que possamos imaginar. Nós não estamos restritos e nem somos pressionados a seguir o Mestre Jesus, seu filho poderá mudar o mundo para Deus? Sabemos que Deus anda ao nosso lado, ainda que você não veja, deve confiar na oração e saber que a paz vive em nome de Jesus.

domingo, 6 de agosto de 2023

CELEBRAÇÃO DO BATISMO NA IGREJA CATÓLICA VILA MARISTELA PP. LUCCA E LUÍZA

 

     HOJE FOI UMA LINDA FESTA PARA OS PAIS DE LUCCA E LUIZA GUNTENDORFER.

                              FORAM CELEBRADOS OS BATISMOS DOS IRMÃOS.


                                                                                                  By Valdeci Fidelis

Hoje foi só festa para Igor e Letícia, realizaram de uma só vez o batismo de seus dois filhos, na Igreja Católica da Vila Maristela em Presidente Prudente - São Paulo, como são ele e ela frequentadores, apresentaram-se os padrinhos e madrinhas em uma única cerimonia as 11 horas, 06 de agosto de 2023, deste domingo, como também estava lotada toda a igreja com muitas crianças seus pais e muitos outros batismos.

Os temas de efeitos para os padrinhos: Sacramento da Igreja Católica, representa a iniciação cristã. Os pais dão preferência a padrinhos e madrinhas católicos cristãos e a bênção batismal lhes foram realizadas.

 Algumas vezes, nós podem exigir que casos em que os familiares podem não concordar com a escolha dos padrinhos ou com a realização do batizando. Isso não é o caso em voga; existem alguns que falam sobre esse assunto. Mesmo por que não era isso que esperavam todos que foram convidados a serem envolvidos nas lembranças para posteridade? Fotos do momento.

Não há uma resposta única até onde eu conheço para essa atitude, pois pode depender de vários fatores, como a religião, a tradição, a preferência ou a situação dos pais, em alguns as possíveis razões são:

Como podemos conversar com os pais dos batizados e perguntar qual é o motivo deles. Talvez eles possam explicar melhor ou até mesmo permitir que você faça algumas fotos antes ou depois da cerimônia.

Eu me pergunto: não sei porque os pais das crianças batizadas não permitiram fazer fotos na celebração. Talvez eles tenham alguma razão pessoal ou religiosa. O melhor é poder tentar conversar com eles e entender o ponto de vista deles. Mas lembrar-se-a de ser respeitoso e compreensivo, pois cada família tem sua própria forma de celebrar, esse momento não há uma resposta única para essa perguntar, pois pode depender de vários fatores, como a religião escolhida pelo casal, a tradição, a preferência ou a situação dos pais. Algumas possíveis razões também são:

Os pais querem preservar a intimidade e a espiritualidade do momento, sem distrações ou interferências externa. Os pais podem não terem permissão ou autorização da igreja ou do celebrante para tirar fotos durante a permanença na abobada da igreja.

Ou os pais não têm recursos financeiros ou disponibilidade para contratar um fotógrafo profissional baratos, ou que não são adeptos desses fatos, ou pedir a alguém que façam novas fotos, o que não caracterizou no impedir a realização, casos que pode acontecer com as melhores famílias, podemos conversar com os pais dos batizando e perguntar qual é o motivo deles.  

Eu não sei porque os pais do pai das crianças batizadas não se permitiram ou não  foram permitidos fazer fotos na celebração, os pais das crianças talvez eles tenham alguma razão pessoal ou religiosa, devemos falar com eles e isso é; tentar conversar com eles e entender o ponto de vista deles. (os pais dos)

 Mas lembre-se de ser respeitoso e compreensivo, pois cada família tem sua própria forma de celebrar esse momento.

Fomos deixados fora das fotos dos meus netos e bisnetos porque foi erro ou falta de considerações

Eu quero dizer que sentimos muito ou que tenhamos se sentidos excluídos das fotos dos nossos netos e bisnetos. Eu não sei se foi um erro ou uma falta de consideração, mas eu imagino que os avós dos seus primeiros netos, devem ter sido muito tristes e frustrantes para eles. Tenho certeza de que os pais e avós, possam expressar seus sentimentos para os pais das crianças e pedir que eles incluam nas próximas fotos. Você também pode aproveitar outras oportunidades para tirar fotos com seus netos e bisnetos, como em aniversários, festas ou passeios.

 O importante é que você mantenha o contato e o carinho com eles, pois isso vale mais do que qualquer foto.

Devemos perguntar a falta de incluir nas fotos na igreja?

Eu acho que devemos e podemos perguntar, mas com cuidado e delicadeza. Talvez eles os pais das crianças tenham tido algum motivo para não incluir nós nas fotos na igreja católica, já que nós estava-mos juntos na igreja, somos protestantes evangélicos (crente cristão), ou problemas com o tempo, o espaço ou a organização. Vocês podem dizer que gostaria de ter participados das fotos na igreja, pois é um lugar especial e significativo para eles. Mas não devemos fazer acusações ou cobranças, pois isso pode gerar conflitos ou ressentimentos.  Vamos tentar entender o lado deles e mostrar o nosso, sem julgar ou criticar. Assim, podemos evitar mal-entendidos e fortalecer os laços familiares para que os recém sacramentados em Cristo Jesus pelo batismo e selamento, nesse caso é o mais importante é a família em Cristo.


segunda-feira, 31 de julho de 2023

ESBOÇOS ORGANIZAÇÃO RELIGIOSA

 Explanar a situação de uma organização religiosa diante dos poucos interesses dos líderes pode ser um desafio complexo, pois pode variar dependendo da religião, contexto cultural e outras circunstâncias específicas. No entanto, vou tentar fornecer uma explicação geral sobre essa situação:

1.      Decréscimo do engajamento: Se os líderes religiosos não estão interessados ou engajados com a organização, isso pode levar a uma diminuição do interesse dos membros e seguidores. Líderes entusiasmados e apaixonados têm mais probabilidade de inspirar e atrair as pessoas para a causa da organização.

2.      Perda de direção: Os líderes são fundamentais para estabelecer a visão, missão e valores de uma organização religiosa. Sem um compromisso dos líderes, a direção da organização pode se tornar vaga ou indefinida, causando confusão e desânimo entre os membros.

3.      Desalinhamento de valores: Se os líderes não demonstram interesse ou compromisso com os valores fundamentais da organização religiosa, pode haver um desalinhamento entre o que a organização representa e as ações dos líderes. Isso pode minar a confiança dos membros e prejudicar a reputação da organização.

4.      Falta de liderança eficaz: Líderes desinteressados podem levar a uma falta de liderança eficaz na organização religiosa. A liderança é crucial para motivar, coordenar e orientar as atividades da comunidade religiosa.

5.      Possíveis conflitos internos: A falta de interesse dos líderes pode criar espaço para conflitos internos na organização, à medida que diferentes facções podem surgir, cada uma com suas próprias ideias e abordagens para lidar com a situação.

6.      Estagnação e estancamento: A ausência de líderes engajados pode resultar em estagnação e falta de crescimento da organização religiosa. Novas ideias e iniciativas podem não ser implementadas, e a organização pode ficar presa em uma rotina monótona.

7.      Perda de relevância: Uma organização religiosa cujos líderes não demonstram interesse em acompanhar as mudanças na sociedade pode perder relevância com o tempo. As necessidades e expectativas dos membros e da comunidade em geral podem mudar, e líderes desinteressados podem não ser capazes de responder a essas mudanças.

Para lidar com essa situação, é crucial que a comunidade religiosa busque abordagens adequadas. Isso pode envolver a comunicação aberta entre os membros e os líderes para entender os motivos por trás da falta de interesse, buscar novas lideranças mais engajadas ou trabalhar em conjunto para revitalizar a visão e os objetivos da organização. A oração, a reflexão e o apoio mútuo também são fundamentais para fortalecer a comunidade religiosa em tempos de desafios.

Falar mais sobre o assunto , são os tópicos muito interessante para apresentar a sociedade eclesiástica:

Com certeza! Abordar a questão dos poucos interesses dos líderes em uma organização religiosa pode ser um tópico relevante e interessante para apresentar à sociedade eclesiástica. Aqui estão alguns tópicos adicionais que podem aprofundar a discussão:

1.      Causas da falta de interesse: Explorar as possíveis razões por trás da falta de interesse dos líderes pode ajudar a compreender melhor a situação. Pode ser causado por sobrecarga, desânimo, desgaste espiritual, falta de apoio ou outros fatores.

2.      Impacto na comunidade: Analisar como a falta de interesse dos líderes afeta a comunidade religiosa é essencial. Discutir os efeitos na participação dos membros, nas atividades da igreja, no crescimento e na vitalidade geral da organização.

3.      Qualidades de liderança: Examinar as qualidades desejáveis em líderes religiosos pode destacar a importância de liderança autêntica, carismática e comprometida com os princípios e valores da fé.

4.      Mobilização da base: Explorar como os membros da comunidade podem se unir e se envolver ativamente para fortalecer a organização mesmo em tempos de liderança limitada.

5.      Renovação espiritual: Discutir a necessidade de renovação espiritual tanto para líderes quanto para membros, enfatizando a importância de uma conexão pessoal com a fé e como isso pode impactar positivamente a comunidade religiosa.

6.      Modelos de liderança: Apresentar diferentes modelos de liderança na história das religiões pode trazer insights sobre como líderes carismáticos, transformacionais e de serviço podem moldar o destino de uma organização religiosa.

7.      Participação e empoderamento: Destacar a importância da participação ativa e do empoderamento dos membros na tomada de decisões e no envolvimento nas atividades da organização.

8.      Mentoria e desenvolvimento de líderes: Explorar estratégias para incentivar e desenvolver novos líderes, por meio de mentoria, treinamento e capacitação, visando a continuidade e o crescimento da organização.

9.      Exemplos de superação: Pesquisar e compartilhar histórias de comunidades religiosas que enfrentaram desafios semelhantes e conseguiram superar a falta de interesse dos líderes para crescer e florescer.

10.  Redescobrindo o propósito: Incentivar a reflexão sobre o propósito fundamental da organização religiosa, seus valores e missão, e como esses elementos podem ser reforçados para inspirar novos líderes e membros.

Lembre-se de embasar sua apresentação em fontes confiáveis e estudos relevantes para dar suporte aos seus argumentos. Essa discussão pode ser uma oportunidade valiosa para envolver a comunidade em reflexões construtivas e impulsionar mudanças positivas na organização religiosa. Boa sorte em sua apresentação!

Como seria a plicação das palavra de Charles, nos dias atuais sobre o cristianismo e sua interpretação leviana nos dias de hoje

Peço desculpas, mas não estou familiarizado com o nome "Charles Pugeon" em relação ao cristianismo ou a qualquer outra figura relevante para essa discussão até minha data de conhecimento em setembro de 2021. É possível que você tenha digitado o nome incorretamente ou talvez esteja se referindo a alguém que não tenho informações.

No entanto, posso falar sobre a aplicação de palavras e ensinamentos de figuras históricas relevantes para o cristianismo, como Jesus Cristo ou outros teólogos e pensadores importantes, sobre a interpretação leviana do cristianismo nos dias atuais.

Interpretação leviana do cristianismo nos dias atuais pode ser entendida como:

1.      Superficialidade: Algumas pessoas podem ter uma abordagem superficial em relação à fé cristã, tratando-a como uma questão puramente ritualística ou cultural, sem se aprofundar nos ensinamentos e valores essenciais do cristianismo.

2.      Moralismo sem profundidade espiritual: Há casos em que o cristianismo é reduzido a um conjunto de regras morais e éticas, sem uma busca genuína por um relacionamento pessoal com Deus e uma compreensão profunda dos princípios do amor e da graça divina.

3.      Falta de compromisso com ações concretas: Algumas pessoas podem afirmar ser cristãs, mas não traduzem sua fé em ações concretas que demonstram compaixão, justiça social e cuidado com os outros.

4.      Apropriação seletiva da Bíblia: Algumas interpretações levianas podem envolver a escolha seletiva de passagens bíblicas para justificar preconceitos pessoais ou ideologias, ignorando o contexto histórico e literário das Escrituras.

5.      Mercantilização da fé: Em algumas situações, a fé cristã pode ser comercializada como uma mercadoria, com foco na prosperidade material em vez de crescimento espiritual e conexão com Deus.

Para abordar essas interpretações levianas, é essencial:

1.      Estudo profundo das Escrituras: Encorajar os cristãos a estudar e compreender as Escrituras com uma abordagem séria e intencional, procurando entender o contexto e a mensagem completa dos textos sagrados.

2.      Foco no relacionamento com Deus: Enfatizar a importância de um relacionamento pessoal com Deus, buscando aprofundar a espiritualidade e a conexão com o divino.

3.      Prática do amor e serviço: Incentivar a prática do amor ao próximo, serviço à comunidade e justiça social como expressões tangíveis da fé cristã.

4.      Combate ao legalismo: Alertar contra a abordagem legalista do cristianismo e enfatizar a importância da graça divina como um elemento central da fé.

5.      Diálogo e respeito: Promover um diálogo respeitoso entre diferentes interpretações e tradições cristãs, buscando compreender e aprender com as perspectivas dos outros.

É essencial lembrar que o cristianismo é uma fé diversa, com várias tradições e interpretações. O objetivo deve ser promover uma abordagem respeitosa e enriquecedora, que leve em conta a profundidade espiritual e a compreensão autêntica dos ensinamentos cristãos.

Claro, vou expandir um pouco mais sobre a importância de uma abordagem reflexiva e equilibrada em relação ao cristianismo nos dias atuais.

1.      Enfrentando os desafios contemporâneos: Vivemos em uma época com desafios únicos e complexos, como avanços tecnológicos, mudanças sociais e questões éticas em constante evolução. Uma interpretação leviana do cristianismo pode não ser adequada para lidar com esses desafios, mas uma abordagem fundamentada em princípios sólidos pode ajudar a trazer respostas significativas e relevantes.

2.      A diversidade no cristianismo: O cristianismo é uma fé diversa, com diferentes denominações, tradições teológicas e práticas culturais. Uma compreensão abrangente das várias vertentes do cristianismo pode ajudar a apreciar a riqueza e complexidade dessa religião e a promover um diálogo construtivo entre diferentes grupos.

3.      Ética cristã e responsabilidade social: O cristianismo enfatiza a importância da ética e da responsabilidade social. Uma abordagem mais profunda e comprometida pode levar os cristãos a enfrentar questões globais, como a pobreza, a injustiça e a degradação ambiental, trabalhando para promover um mundo mais justo e compassivo.

4.      Compreendendo o contexto histórico: A interpretação leviana do cristianismo pode ignorar o contexto histórico em que as Escrituras foram escritas e os ensinamentos foram transmitidos. Compreender o contexto cultural, social e político dos tempos bíblicos pode enriquecer nossa compreensão dos ensinamentos e ajudar a aplicá-los de maneira mais relevante aos dias atuais.

5.      Integração da fé e razão: Uma interpretação equilibrada do cristianismo busca integrar a fé com a razão e a ciência, reconhecendo que ambas podem coexistir harmoniosamente e complementar-se mutuamente.

6.      Renovação espiritual e crescimento pessoal: Uma abordagem mais profunda do cristianismo pode levar a uma busca contínua de renovação espiritual e crescimento pessoal, promovendo uma conexão mais significativa com Deus e com os outros.

7.      Diálogo inter-religioso: Uma abordagem reflexiva e respeitosa do cristianismo pode facilitar o diálogo e a compreensão entre diferentes tradições religiosas, promovendo a paz e a cooperação inter-religiosa.

Em última análise, uma abordagem mais profunda e reflexiva do cristianismo pode enriquecer a experiência religiosa, fornecer respostas mais significativas para os desafios contemporâneos e promover um senso de unidade e compreensão dentro da comunidade cristã e com o mundo em geral. Isso requer um compromisso ativo de buscar conhecimento, crescimento espiritual e aplicação prática dos ensinamentos cristãos no mundo em que vivemos.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

20 benefícios que o estudo da teologia traz para a vida do cristão

  

 

20 benefícios que o estudo da teologia traz para a vida do cristão

Após ler esses benefícios sua visão irá mudar a respeito do estudo da palavra do Senhor

Por

 Folha Gospel

 -

 30/06/2023

Bíblia e celular (Foto: Nicolas Lobos, Unsplash)Bíblia e celular (Foto: Nicolas Lobos, Unsplash)

É uma grande tragédia saber que muitas pessoas têm abandonado o estudo da Bíblia Sagrada, muitos Cristãos até afirmam usando a Bíblia, que “A letra mata, mas o Espírito vivifica”.

Acreditamos firmemente que todo cristão precisa Estudar Teologia em algum momento de sua caminhada cristã. 

Isso irá ajudá-lo a ver as coisas de Deus de outra forma. 

Para exemplificar isso, confira abaixo os 20 benefícios que estudar teologia pode trazer para a vida do servo de Deus. Após ler esses benefícios sua visão irá mudar a respeito do estudo da palavra do Senhor:

20 razões para você estudar teologia

1.) Para saber dar as “razões da sua esperança”. Somos chamados por Deus a entender a Sua Palavra.

2.) Crescer na direção de uma “fé inteligente”. Deus nos chama não somente a crer, mas também a pensar.

3.) Capacitar-se para uma melhor atuação pastoral (não no sentido de ser um pastor vocacionado apenas, mas estando preparado para pastorear pessoas em sua escola, trabalho, igreja, conselhos, relacionamento. etc).

4.) Crescer na espiritualidade (algo tão necessário para a comunhão com Deus).

5.) Conhecer com maior profundidade a Palavra de Deus. Conhecer a palavra de Deus mais a fundo nos ajuda a se aproximar cada vez mais de Deus.

6.) Entender as raízes históricas do cristianismo.

7.) Preparar-se para o diálogo com as outras religiões (Quantas pessoas perdem a oportunidade de evangelizar porque não sabe como dialogar com quem pensa diferente? A teologia nos ajuda a expor melhor as razões da nossa fé).

8.) Entender de modo científico e sistemático a fé cristã.

9.) Entender mais sobre a história da Igreja Cristã.

10.) Conhecer as belezas da Tradição cristã.

11.) Preparar-se para ser alguém que manuseia com destreza a Palavra da verdade.

12.) Ser reconhecido como um especialista na área teológica e assim poder ajudar mais pessoas.

13.) Melhorar a sua autoestima por ter realizado o sonho de toda uma vida.

14.) Ter um amplo leque cultural, inclusive com o conhecimento básico de línguas como grego e hebraico.

15.) A teologia exercita o raciocínio lógico e equilibra mente e coração, inteligência racional e inteligência emocional.

16.) Quem tem formação teológica (mesmo que seja um curso livre) tem um maior leque de atuação na igreja de Cristo, já que a maioria dos ministérios exige certa preparação para que sejam bem executados.

17.) Requalificar-se para uma melhor atuação dentro da Igreja.

18.) Satisfazer inquietações e dúvidas bíblicas.

19.) Contribuir na transformação da sociedade. Conhecer bem a Palavra é importante para impactar positivamente a sociedade.

20.) Ajudar as pessoas por meio de aconselhamento.

Você já pensou em ter esses 20 benefícios em sua vida, fazendo um curso livre de teologia sem mensalidades 

quinta-feira, 29 de junho de 2023

PROFISSÃO DE UMA FÉ EM JESUS CRISTO

 O olhar de um crente na Palavra de Deus, precisamos ter cuidado em muitos pontos decorrente de só falar eu sou um crente fiel, é preciso procurar descobrir o que Deus esta falando  embasado no texto que Ele quer que seja destacado para cada época existem um propósito. Ore ao Espirito Santo , para ele te revelar a passagem central do texto, busque entendimento do texto, porque com certeza você já orou a respeito da vida cotidiana de todos os membro da igreja e os irmãos. Lembre-se que você apresentou a Jesus todas suas suas dúvidas e só  ele tem a resposta  

Quanto ao significado da fórmula “Filho unigênito”, observemos o Credo Niceno-Constantinopolitano: o Filho é “nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; gerado, não criado, consubstancial ao Pai.” Este “Filho unigênito” é “nosso Senhor Jesus Cristo”.

 

No Antigo Testamento, “SENHOR” é a denominação de Deus; no Novo Testamento, é transferida para Jesus, para sublinhar a sua natureza divina. Neste contexto, “Senhor” quando escrito com inicial maiúscula também significa que Jesus Cristo desempenha e rege sobre o céu e a terra (Fl 2.9-11). Com as afirmativas seguintes se referem à origem majestosa de Jesus enquanto homem e ao seu nascimento milagroso, Jesus nasceu do Espírito Santo (Lc 1.35; Mt 1.18), assim sendo, a Sua origem não se deve à procriação com a influência de um homem, porque a Escritura confirma que Maria era virgem quando teve Jesus (Lc 1.27).

O ato de nascer virginal não deve ser visto como um aspecto auxiliar ou somente como uma ideia antiga e mitológica: ele faz parte das persuasões básicas cristãs. Essa menção de Maria nos Evangelhos é a manifestação que Jesus foi um homem de verdade e que teve dores, cansaços, fome sede, vontade e teve uma mãe.

 

 Para, além disso, a história de Jesus também é confirmada pela menção de “Pôncio Pilatos” De 26 a 36 d.C., este homem foi governador romano na Palestina, o que significa que a paixão de Cristo ocorreu durante este império no seu governo (Jo 18.28 ss). Depois, são referidos três episódios essenciais relativamente a Jesus: “foi crucificado, morto e sepultado”. Com isso mostra uma vez mais a veracidade da natureza humana de Jesus: Ele teve de sofrer uma morte, morte de cruz. Ele morreu e foi sepultado.

 Ou seja, participou no destino geral da humanidade. O caráter exagerado só surge com o fato de que Ele ressuscitou ao terceiro dia. Ou seja, trata-se de algo completamente fora do âmbito do conhecimento humano que só pode ser expresso e compreendido do ponto de vista da fé.

 

Por detrás de esta formulação estar uma profissão de fé, que já é mencionada em 1Co 15.3.4: “Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras; e que foi sepultado e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”. O fato de ser feita duas vezes a observação segundo as Escrituras mostra que não se trata aqui de casos arbitrários, todavia antes de necessidades essenciais histórico-salvíficos. Jesus Cristo “ressuscitou dos mortos”, a Sua ressurreição é a qualidade e a promessa da ressurreição dos mortos em geral.


 No entanto, o Credo dos Apóstolos ainda sobrepuja uma menção inserida entre “morto” e ressuscitou ao terceiro dia: desceu à mansão dos mortos. Concernente comprovativo encontra-se em 1Pe 3.19. Este texto bíblico relata que Jesus, após a sua morte na cruz, “pregou aos espíritos em prisão”; depois ressuscitou dos mortos, a redação continua dizendo que Jesus Cristo “subiu aos céus” (cf. At 1.9-11). Com este ato, ficou terminada a vida terrena de Jesus, como igualmente a sua presença imediata como Ressuscitado. A aceitação do Ressuscitado no céu representa o seu regresso para junto do Pai e o seu enaltecimento. Este enaltecimento de Jesus Cristo expressa-se linguisticamente na expressão: “e está assentado à direita de Deus, Pai Todo-Poderoso”(Cf NVI) (Cl 3.1). No fim do segundo artigo de fé, é expressa a fé de que o Senhor enaltecido irá voltar para levar consigo os seus (Jo 14.3). 2.4.3.

 

O terceiro artigo de fé do Credo no Espírito Santo, na Igreja una santa, universal na comunhão dos santos, na remissão dos pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna. No início do terceiro artigo de fé, encontra-se a profissão da fé no Espírito Santo. O Espírito Santo é a terceira pessoa da divindade. Também uma vez, é o Credo Niceno-Constantinopolitano que expressa a natureza divina do Espírito Santo, a sua união com o Pai e o Filho: “Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas”. Ou seja, se é um crente que professa a fé no Espírito Santo e na Sua divindade. 


Alguma das obras do Espírito Santo é a Igreja, a Igreja não é qualquer coisa que parta do ser humano ou que tenha sido criada por ele: é algo instituído por Deus, ela é a reunião daqueles que são batizados, que levam a sua vida tentando imitar e seguir Cristo e que professam Jesus Cristo como seu Senhor. A deliberação da Igreja de Jesus Cristo incide, por um lado, em dar ao homem acesso à redenção e à comunhão eterna com o Deus e, por outro, em adorar e louvar a Deus. A Igreja de Jesus Cristo tem um lado escondido e um lado visível. Neste aspecto, obedecem às duas naturezas de Jesus Cristo, que é, ao mesmo tempo, verdadeiro Homem e verdadeiro Deus.

 Esse lado que é escondido da Igreja não pode ser alcançado só pelo intelecto do ser humano, apenas através da fé, e pode ser experiencial, por exemplar nos sacramentos e na palavra de Deus na oração, isto é, em todos os sinais que vem proceder da salvação divina e da proximidade com o Espirito Santo de Deus. O lado aparente da Igreja manda para a verdadeira caridade de Jesus Cristo, assim tal como o homem Jesus, a Igreja de Cristo faz parte da história da humanidade, então o Homem Jesus foi puro, algo que não ocorre no caso do lado visível da igreja, assim como através dos seres humanos que na igreja atuam, ela toma parte do caráter pecaminoso desses homens.


 Constitui isso que os erros e os defeitos da história da humanidade também se acham juntos na Igreja, a fé dos Apóstolos, apenas se fala na "Santa Igreja universal".


      A formulação "numa Igreja una, santa, universal e apostólica" é retirada do Credo Niceno-Constantinopolitano. Esta formulação evidencia os critérios essenciais da Igreja de Cristo: ela é “uma”, ela é “santa”, ela é universal e ela é “evangelizadora”. A Igreja é “uma”: o facto de a Igreja de Jesus Cristo ser una, é fundamentado na profissão de fé de um único Deus. Deus, o Pai, é o Criador. Jesus Cristo é a única cabeça da Igreja, Ele é o único Senhor. É um único Espírito Santo que atua nesta Igreja e que preenche os crentes com o conhecimento da verdade. A Igreja é “santa”: a santidade da Igreja é uma dádiva de Deus. Nela se confirma algo santo, por exemplo, os santos sacramentos e o Espírito Santo que atua nela; a igreja é “universal” (do termo grego "katholikós"): a universalidade ou catolicidade da Igreja denota que ela é oni-abrangente, pode-se dar a denominação que desejar, mas continua sendo a igreja única do evangelho de Jesus Cristo, isto é, ultrapassa largamente os limites daquilo que é experiencial pelo Homem.

 
É na Igreja que a vontade salvífica universal de Deus se exprime diretamente, o que implica que abrange o aquém e o além, o passado e o presente. Também abrange o futuro e encontra a sua plenitude na nova criação. A igreja é «apostólica»: a Apostolicidade da igreja tem duas vertentes, uma pautada com o conteúdo da verdade salvífica e outra de cunho pessoal. Por um lado, toda igreja é apostólica, ela condiz o que os evangelistas imitaram a Jesus, porque é nela que se proclama o Evangelho da morte, da ressurreição e da revinda de Cristo, tal como os apóstolos do cristianismo primitivo o pregaram. Por outro lado, a igreja é apostólica, porque se realiza historicamente o ministério apostólico na pessoa dos apóstolos contemporâneos, que atualmente estão ativos na palavra.

 

           Na sua consolidação histórica, a Igreja de Jesus Cristo não consegue fazer totalmente necessário correto ao mandamento da unicidade, da santidade, da universalidade e apostólica. Isso também se deve, em parte, ao caráter impuro dos homens que nela operam, apesar destas carências, a igreja de Cristo não se conservar no oculto nem no enclausuramento. Ela torna-se individualmente perceptível onde estiver atuando o ministério de apóstolo, onde é praticada a ministração dos três sacramentos aos vivos e aos mortos e onde é proclamada a verdadeira palavra de Deus.

  

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