OSÉIAS, É UMA DAS JÓIAS PRECIOSAS. Prepareseu esboço embasado nele:
Teólogo Valdeci Fidelis 0826/2013 CFTPB. Não compreendeis ainda? Mc 8:21. Jesus é Salvação Eterna. Deus jamais inspira desejos no caminho da perfeição, sem fornecer os meios de exercitá-los. Porque sua vida de oração evidencia- nos ainda mais o espírito de renúncia, cujos desejos de unção com Deus não conhece limites. Semeando a Palavra; e reflexões divinas; Caminho da Luz e Cristo em Mim, Servo do Senhor Jesus.
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segunda-feira, 29 de julho de 2024
LIVRO DO PROFETA MENOR OSÉIAS 8
quarta-feira, 10 de julho de 2024
O texto do Filho Pródigo Lc 15:11-24
O texto do Filho Pródigo, encontrado em Lucas 15:11-24, é uma parábola contada por Jesus para ensinar sobre o amor incondicional de Deus e o arrependimento.
Vamos analisar cada parte do texto: 1. Versículos 11-12 "Disse ainda: Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles.
"Neste trecho, vemos que o filho mais novo pede sua parte da herança ao pai, o que era incomum e desrespeitoso na cultura da época. Isso mostra a rebeldia e a falta de consideração do filho para com o pai. 2. Versículos 13-16: "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.
Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.
Nesta parte, vemos o filho mais novo desperdiçando sua herança em uma vida de luxo e pecado, até que se encontra em extrema necessidade. Ele chega ao ponto de desejar comer a comida dos porcos, o que era considerado impuro para um judeu, mostrando o quão baixo ele havia caído
3. Versículos 17-19: "Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’.
"Neste momento, o filho mais novo se arrepende de seus erros e decide voltar para seu pai, reconhecendo sua culpa e sua indignidade. Ele planeja pedir perdão e aceitar qualquer consequência, até mesmo ser tratado como um empregado.
4. Versículos 20-24: "Assim, ele partiu e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão por ele; correu para seu filho, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e sandálias nos pés.
Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’.
E começaram a festejar."Neste desfecho emocionante, vemos o pai do filho pródigo demonstrando um amor incondicional e perdão ao receber seu filho de volta.
Ele não apenas o perdoa, mas o restaura como filho, mostrando a alegria e a festa no reencontro. Isso ilustra o amor de Deus por nós, que nos recebe de braços abertos quando nos arrependemos e voltamos para Ele.
Essa parábola nos ensina sobre o perdão, o arrependimento e o amor incondicional de Deus, independentemente de nossas falhas e erros. É um lembrete do quanto Deus está disposto a nos perdoar e nos receber de volta em Seus braços.
Fonte pesquisada Por Valdeci Fidelis. Siga Valdeci Fidelis no Spotify.com
sábado, 6 de julho de 2024
SALVAÇÃO EM JESUS É PELA FÉ
1 Pedro 5.8
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quarta-feira, 3 de julho de 2024
JESUS É A CHAVE DO PODER
JESUS É A CHAVE DO PODER
terça-feira, 2 de julho de 2024
QUER ESTUDAR TEOLOGIA PR. VALDECI FIDELIS
APERFEIÇOAMENTO PARA LIDERANÇA E ACONSELHAMENTO PASTORAL
Gostaria de fazer aqui um pequeno resumo de O Paraíso Perdido que Deus criou para Adão e Eva, é desnecessário dizer que este trabalho foi baseado na concepção judaico-cristã da criação do homem. Entretanto, gostaria de discuti-lo do ponto de vista de sua profunda percepção da psiquê humana. Em Gênesis 2:18-24 repare que no momento da criação da mulher Deus não disse nada no sentido de ela ser dominada pelo homem. A determinação "o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) foi um juízo de Deus que só viria depois, como consequência do pecado.
"E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele... E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.
E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gn 2:18-24). Claro que nos meios evangélicos cristãs não devemos dar muita ênfase as historias seculares, mas é preciso ao palestrante da Palavra de Deus conhecer assuntos que não valha como prova de amor para o mundo trinitário, mas como conhecimento para uma boa interpretação, o escritor Milton ( )"Paraíso Perdido, (1634) como o seu titulo indica, é uma estória épica a respeito do paraíso.
Ele descreve como Adão e Eva, os progenitores bíblicos, são tentados por Satã a trair as instruções de Deus, e assim, são expulsos do Jardim do Edem. Satã foi originalmente um anjo que ocupava uma alta posição sob as ordens de Deus. Entretanto, ele luta e lidera outros anjos em uma rebelião contra o poder divino.
É expulso do céu e cai no inferno. Mas, Deus determina no livro de Genesis que "teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) seriam as limitações da mulher, mostradas na doutrina dos apóstolos, por ela ter dado ouvidos ao diabo e por ter entabulado com ele uma certa amizade. Para neutralizar a rápida amizade entre a mulher e a serpente ocorrida no Éden, Deus colocou inimizade entre Satanás e a mulher, e desde então ela vem sendo o alvo preferido dos ataques do diabo.
Veja o que diz: o escritor insiste em seu livro que Satanás acalentando sua ambição de controlar o Céu, convoca os anjos que haviam descidos ao inferno com ele para construírem o Pandemônio, o Palácio de Satã. Satã então parte sozinho para o novo mundo criado por Deus para os seres humanos.
Seu intento é corromper os seres humanos e destruir os planos de Deus. Curiosamente quando Satã aproxima-se deste novo mundo, sente-se ansioso em implementar seu projeto, experimentado, experimentando tanto a dúvida quanto o medo, e, finalmente o desespero. Ele repetidamente questionava-se sobre seu confronto com Deus.Milton retrata a mente de Satã, da seguinte forma: Eu, miserável!
Que modo deve eu espalhar um infinito ódio e um infinito desespero? Esse modo é o inferno; eu mesmo sou o inferno, um abismo mais profundo ainda ameaçando devorar-me completamente. Observamos que ele mesmo tem duvida que não muita coisa diante do poder divino de Deus e descreve suas duvidas.
A lamentação de desespero de Satã de que eu mesmo sou o inferno é real e perspicaz. Mais adiante, quanto Satã tenta Eva no Jardim do Edem, Milton diz Mas o quente inferno que nele arde, embora no céu... O inferno não existe ou reside em nenhum outro lugar fora da vida de uma pessoa.
Para quem está sofrendo na condição de inferno uma vida fora da presença do Senhor Deus do altíssimo, ainda que viva em um ambiente mais bonito torna-se um lugar de agonia. Se a mente de uma pessoa é impura, tudo ao seu redor tornar-se-á impuro.
Por que Satã sofreu em seu inferno interior? Por que ele caiu do céu no caminho do inferno? Porque deixou de vigiar conforme as Escrituras Sagradas chama nossa atenção em cartas de Paulo quando na prisão Cartas aos Efésios: Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
Efésios 5:6 (NVI) Apostolo Paulo continua: "Vós, mulheres, sujeitaivos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher" (Efésios 5:22-23), aos maridos coube uma responsabilidade não só difícil, mas até mesmo impossível de ser cumprida na carne do velho homem: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5:25). "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.
Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus" (1 Co 11:11-12). "Vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos... Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.
Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações" (1 Pe 3:1, 6-7). Neste contexto fica claro um relato de Milton que ele descreve: O que poderia ser menos do que proporcionarlhe louvor. A mais fácil recompensa, e retribuir-lhe agradecimentos. Quão devidos!
Mas seu bem todo em mim tornou-se mal, e forjado não pela malícia. Tão alto elevado à sujeição repugna; Ao mais sublime grau quer elevar-me. Vejamos que em outras palavras, mesmo que ele desfrutasse da mais alta posição e glória entre os anjos, Satanás perdera seu senso de estima e tornara-se escravo de sua ambição, como vemos hoje as ambições e egoísmo nas pessoas ainda que vivam nos meios que se digam evangélicos, assim foi com Satanás para usurpar o poder absoluto para si.
Sua arrogância se Fez consumir-se ele foi incapaz de agir com justiça ou tolerância com os fatos que havia alguém acima dele. Assim ele traiu Deus e influenciou outros anjos ao mal. Com sua mente ambiciosa e vaidosa, porque ambição egoística e vaidade resultam em pecados, Satanás assim tornou-se a causa para sua queda ao inferno, para Satanás seus seguidores esta não é apenas uma estória do mundo mítico.
Essa mesma mentalidade pode ser vista naqueles que são lideres de igrejas e que abandonam a fé após anos de lutas, onde muitos ocupavam-se altas posições em ministérios e por egoísmo deixam por convites de outros lideres para fazerem parte de suas equipes. No evangelho de Jesus Cristo a Bíblia é a base de tudo, aqueles que querem obstruir a propagação do evangelho de Cristo, isto é o avanço da evangelização, estar violando o poder que o Espírito Santo da como dom à aquele e à quem, pessoas assim já são arrogantes e querem dominar o mundo que vive, se esquece que Deus não tolera aquele o que quer destruir a fé com a corrupção.
Aquele que comete caluniar qualquer uma das duas leis do mandamento de Deus escolhido por Jesus, que são amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como nós mesmo é tido como caluniador, e o caluniador desde que não venha se arrepender e vir para Jesus em batismo, está propenso ao inferno do lago de fogo. Satanás antes de executar o seu plano, hesita, mas resolve finalmente colocá-lo em ação. Ele sente que não pode alterar mais seu curso, uma vez que, assim fazendo, seria desprezado pelos outros anjos que arregimentara para o seu intento, isso prova que ele foi, é sempre será egoísta, andando ao derredor rugindo como um leão decaído, de sua corte tentando os filhos de Deus. Existe, obviamente, um princípio de hierarquia nesse ato, o qual todo casal cristão saberá respeitar, "porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem." (1 Co 11:8-9).
Todavia vemos que naquele juízo do Éden a vontade da mulher ficou subordinada à vontade do marido e ao domínio deste sobre ela, coisas que vieram como consequências do pecado, e não do projeto original de Deus para a mulher. Este completo manual oferece o significado, bem como a grandeza do que é Teologia e sua inegável autoridade. Traz também apreciações e a necessidade da revelação, a autoridade da Escritura Sagrada bem como sua divina inspiração.
Acercar-se de forma apresentada a Doutrina de Deus, a Trindade Divina, As Obras de Deus, Os Anjos, a Doutrina do Homem, a Doutrina do Pecado, a Doutrina de Cristo, Doutrina da Salvação e a do Espírito Santo, a Doutrina da Igreja e também a Doutrina das Últimas Coisas. Inegavelmente é a obra mais empregada por teólogos e estudantes de teologia pela sua praticidade.
Sua praticidade tem a intenção de rever que as coisas de Deus, e é preciso conhecer a Teologia Bíblia Novo Testamento e o AntigooTestamento e outros desconhecidos. Valdeci Fidelis; Código do texto: T Classificação de conteúdo: seguro.
segunda-feira, 1 de julho de 2024
quarta-feira, 26 de junho de 2024
Quando surgiu a atividade de Repórter?
Como e quando surgiu a atividade de Repórter?
Século XVII:
Os primeiros jornais regulares surgiram na
Europa, especialmente na Alemanha, com publicações
como a "Relation" (1605), considerada por muitos
como o primeiro jornal moderno.
Na Inglaterra, "The Weekly News" começou a ser publicado em 1622.
Esses jornais
começaram a empregar pessoas para coletar notícias, muitas vezes correspondentes que enviavam informações de diferentes localidades.
Século XVIII e XIX:Com o aumento da alfabetização e a expansão das cidades, a demanda por notícias cresceu significativamente. O conceito de repórter começou
a se solidificar, com jornalistas dedicados à coleta de notícias em campo, cobrindo
eventos importantes, investigações e entrevistas.
Revolução Industrial:
A Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX) trouxe avanços
tecnológicos que
facilitaram a produção e distribuição de jornais em larga escala,
como a prensa a
vapor. Esse período também viu a profissionalização do jornalismo, com o
surgimento de escolas de jornalismo e a formação de
associações de jornalistas.
Papel do Repórter:
Um repórter é responsável por coletar, investigar e relatar
informações
sobre eventos recentes, entrevistando fontes, verificando fatos e
produzindo reportagens que informam
o público. O papel do repórter evoluiu com o tempo,
adaptando-se a novos meios
de comunicação, como o rádio, a televisão e, mais
recentemente, a internet.
Evolução e Modernização
Século XX:A introdução do rádio e da televisão trouxe novas
dimensões ao trabalho
dos repórteres, que agora também precisavam ser adeptos
em reportagens ao vivo
e em vídeo. Grandes eventos mundiais, como as guerras
mundiais, exigiram
repórteres correspondentes de guerra, que cobriam os
conflitos diretamente do
campo de batalha.
Era Digital: A internet revolucionou a comunicação e o jornalismo,
com a ascensão de repórteres digitais que trabalham para
websites de notícias, blogs e plataformas de mídia social.
A velocidade da disseminação de informações aumentou,
exigindo que os repórteres trabalhassem de forma mais rápida e
eficiente para verificar e divulgar notícias.
Conclusão
A atividade de repórter surgiu da necessidade de coletar e
disseminar informações
de forma sistemática e confiável, acompanhando o
desenvolvimento da imprensa
escrita.
Ao longo dos séculos, a profissão evoluiu e se
adaptou às mudanças
tecnológicas e sociais, mantendo-se essencial para a formação de uma
sociedade informada.
No Brasil o repórter teve notoriedade na imprensa.
No Brasil, a profissão de repórter ganhou notoriedade
ao longo dos séculos XIX e XX, acompanhando o desenvolvimento
da imprensa no país. A seguir, estão alguns
marcos importantes na evolução e estabelecimento do repórter no cenário
jornalísticobrasileiro:
Século XIX
Primeiros Jornais:
O jornal "Correio Braziliense", fundado por Hipólito José da Costa em 1808,
é considerado o primeiro jornal brasileiro, embora fosse publicado em Londres.
O primeiro jornal publicado no Brasil foi a "Gazeta do Rio de Janeiro" (1808).
Durante o século XIX, a imprensa começou a se expandir, especialmente após a
chegada da família real portuguesa ao Brasil, que incentivou a criação de
tipografias e a publicação de jornais.
Repórteres Pioneiros:Jornalistas como José do Patrocínio, que trabalhava para o "Gazeta de Notícias", destacaram-se como repórteres e ativistas abolicionistas, usando
o jornalismo para promover mudanças sociais.
Século XX
Jornalismo Impresso:
Durante a Primeira República, jornais como "O Estado de S. Paulo" e "Jornal do
Brasil" começaram a estabelecer seções dedicadas a reportagens, aumentando
a importância do repórter na coleta e disseminação de notícias.
- O surgimento de revistas semanais, como "O Cruzeiro" (1928), ampliou o
- papel dos repórteres, que agora também se dedicavam a reportagens
- investigativas e fotográficas.
Rádio e Televisão:
Com o advento do rádio nos anos 1920 e 1930, e da televisão nos anos 1950, o
papel do repórter se expandiu para esses novos meios de comunicação. Repórteres
de rádio como Heron Domingues, famoso pelo "Repórter Esso", tornaram-se figuras conhecidasNa televisão, programas jornalísticos como o "Jornal Nacional" da Rede
Globo, que estreou em 1969, destacaram repórteres como Cid Moreira e Sérgio
Chapelin.
Era Digital
Internet e Mídias Sociais:
Nos anos 1990 e 2000, a internet transformou o jornalismo,
e os repórteres passaram a produzir conteúdo para plataformas
online, blogs e redes sociais. O jornalismo digital
trouxe novos desafios e oportunidades, com repórteres precisando se adaptar
à velocidade e à interatividade das notícias online.
Notoriedade e Impacto
Coberturas Marcantes:
A cobertura de grandes eventos, como a redemocratização do Brasil, os
escândalos de corrupção, as Copas do Mundo e os Jogos Olímpicos,
solidificaram a importância dos repórteres brasileiros. Jornalistas como
Tim Lopes, que foi assassinado enquanto investigava o tráfico de drogas
no Rio de Janeiro, e Elio Gaspari, conhecido por suas reportagens investigativas
e livros sobre a ditadura militar, destacaram-se pela coragem e impacto de seu
trabalho.
Conclusão
Os repórteres brasileiros ganharam notoriedade na imprensa através de um longo processo de desenvolvimento do jornalismo no país, adaptando-se a novas tecnologias e
desafios sociais. Desde os primeiros jornais até a era digital, os repórteres
desempenharam um papel crucial na formação da opinião pública e na promoção
de mudanças sociais e políticas.
Quais diferenças entre repórter e jornalista No Brasil?
No Brasil, os termos "repórter" e "jornalista" são frequentemente usados de forma intercambiável, mas há diferenças específicas entre as duas funções dentro do
campo do jornalismo. Aqui estão as principais diferenças:Jornalista
Definição:
O jornalista é um profissional de comunicação que pode atuar em diversas áreas
dentro do jornalismo, incluindo redação, edição, fotografia, produção, reportagem
e outros segmentos.
Áreas de Atuação:
- Edição: Jornalistas que revisam e editam os textos produzidos por outros
- repórteres ou redatores.
- Fotografia: Jornalistas que produzem e editam
- fotos para
- acompanhar as reportagens.
- Produção: Jornalistas que coordenam a logística e os aspectos técnicos
- da produção de conteúdo jornalístico, especialmente em rádio e TV.
- Comentários e Colunas: Jornalistas que escrevem colunas de opinião ou
- comentários sobre assuntos específicos.
Redação: Jornalistas que escrevem artigos, editoriais e outros tipos de textos
jornalísticos.
Formação:
- No Brasil, a formação de um jornalista geralmente envolve a conclusão de
- um curso superior em Jornalismo ou Comunicação Social.
Repórter Definição:O repórter é um tipo específico de jornalista cuja principal função é coletar,investigar e reportar informações diretamente do campo, cobrindo eventos, entrevistando pessoas e fazendo reportagens. Funções Específicas:Cobertura de Eventos: Repórteres vão a locais de eventos
- (como conferências, desastres, manifestações, etc.) para cobrir o que
- está acontecendo.Investigação: Repórteres investigativos conduzem
- pesquisas aprofundadas sobre determinados temas, frequentemente
- revelando informações que não são facilmente acessíveis.
- Entrevistas: Realizam entrevistas com fontes variadas para coletar informações e declarações para suas reportagenens.
- Reportagens ao Vivo: Especialmente em rádio e TV, repórteres fazem transmissões ao vivo, relatando eventos em tempo real.
Diferenciação no Cotidiano:
- Enquanto todos os repórteres são jornalistas, nem todos os jornalistas
- atuam como repórteres. Por exemplo, um editor ou um comentarista
- pode ser jornalista sem necessariamente fazer reportagens de campo.
Conclusão
Em resumo, a principal diferença entre um repórter e um jornalista no Brasil
reside na especialização e nas funções desempenhadas. O jornalista é um
termo mais amplo que engloba diversas funções dentro do campo do jornalismo,
enquanto o repórter é especificamente um jornalista que coleta e reporta
informações diretamente do local dos eventos. Ambos são essenciais para
a produção de notícias e informações de qualidade.
terça-feira, 25 de junho de 2024
sábado, 22 de junho de 2024
PROFESSOR DE TEOLOGICA NACIONAL
CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROFESSOR
CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS DESSES PROFESSORES
1. Demonstram conhecimento da aula.
2. Têm uma atitude amigável uns para com os outros e para com o professor.
3. São responsáveis quanto ao aprendizado.
4. Respeitam o currículo e a escola.
5. Aprendem conceitos, habilidades e atitudes conforme o currículo.
6. Demonstram um comportamento que indica uma atitude positiva para com os outros alunos e para consigo mesmos.
7. Geralmente não existe nenhum problema de comportamento em sala de aula.
8. Aprendem muito mais e melhor.
FACULDADE TEOLÓGICA NACIONAL
2.Teste das Forças e Virtudes Pessoais. As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos. principalmente quando estamos a colacar em práticaao mesmo tempo ensinando aos alunos.
3. A arte desenvolve a percepção visual e auditiva: desenvolve a organização espacial e a discriminação sonora e visual.
Esses conhecimentos são:
A arte desenvolve a percepção visual e auditiva: desenvolve a organização espacial e a discriminação sonora e visual. Esses conhecimentos são: A arte desenvolve a percepção visual e auditiva: desenvolve a organização espacial e a discriminação sonora e visual. Esses conhecimentos são transferidos para outros campos como: matemática, leitura, filosofia, e muitos mais.
Nossa Visão. Nossa Missão: A evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma e a fórmula como aprendemos e ensinamos. Com os anos de experiência, você poderá trabalhar em parceria e assessorar escolas, empresas, governos e ongs para seus crescimento e conhecimentos.
Fixar normas para avaliação do desempenho do pessoal docente da Escola
4. Desenvolver, no aluno, as quatro habilidades compreensão auditiva, expressão para a aprendizagem, escuta, fala, leitura e escrita. que devem ser desenvolvidas pelos alunos. Mesmo porque são coisas que os alunos devem aprender a fazer, e são desenvolvidas ao longo de cada etapa na educação pelo professor, e apartir disso a desenvolverem a capacitação e competência.
1 Pergunte: Até a presente data, o senhor recebeu informações da escola do seu filho sobre normas e testes? O objetivo desta pesquisa é ajudar nossa escola a avaliar o grau de sucesso de nosso trabalho com os senhores. Instruções: Por favor, responda a cada pergunta circulando o número que corresponde ao seu.
2. O professor ensina. Intencionalmente porque quer ensinar Áreas que ocupam nossa atenção consciente, dimensão formal Ênfase nos conteúdos Intencionalmente porque quer aprender Área normal: processos de ensinoaprendizagem: o aluno médio estuda, trabalha, aprende... O aluno aprende Sem intenção mesmo sem querer aprender Problemas de aprendizado, de motivação... Mas, graças aos exercícios, avaliações... há alunos que acabam aprendendo, apesar de sua pouca vontade... Sem intenção Sem pretender ensinar, sem se dar conta... Áreas que podem fugir mais à nossa atenção consciente, dimensão informal... Área de influência predominante, valores, atitudes, motivação... Modelos de identificação O aluno quer ser como... A figura do professor o transforma em modelo de identificação.
Muitos aprendizados importantes para a vida (valores, condutas) se aprendem pela imitação dos modelos apresentados pela mídia... Ensinamos coisas mais importantes que nossa matéria, com o que somos, como nosso modo de relacionamento com os alunos, com comentários incidentais... O interesse e o desinteresse, a autoestima, as ilusões... são ensinados e aprendidos... Morales, 2011, p. 20
3. CARACTERÍSTICAS DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA
Relação íntima entre saber e poder Saber fundamentando e legitimando a delegação social recebida pelo professor. Assimetria Caráter interessado: intuito de influenciar e transformar o outro. Limitação imposta e não natural dos tempos e espaços. Caráter de violência: é mais ultimato do que contrato. Potencialmente conflitual.
4. Ao professor, só resta abster-se de toda violência desnecessária e legitimar aos olhos dos alunos a sua função, reforçando a sua autoridade através da competência profissional de ordem científica e relacional. Somente a aceitação dessa legitimidade, por parte dos alunos, permitirá ao professor estabelecer contratos parciais e limitados dentro das margens de liberdade que são concedidas pela instituição externa. A relação pedagógica tem de se basear no respeito pela pessoa, pois só esse respeito evita a chantagem afetiva e defende a pessoa. É mais fácil amar o aluno do que respeitá-lo. Porque o amor origina desejo de gratificação e de retribuição, enquanto que o respeito é desinteressado, levando a cumprir o imperativo kantiano de considerar sempre uma pessoa como um fim em si e jamais como um meio (p. 48)
5. O BOM PROFESSOR, VISTO PELOS ALUNOS (CUNHA, 1996)
Alunos consultados: concluintes do EM e do ES Conhecimento sobre a matéria. Habilidade para organizar as aulas. Ênfase no aspecto afetivo. Forma como o professor se relaciona com sua área de conhecimento. Percepção da ciência e da produção de conhecimento. Qual é o melhor professor que você teve no curso de... Por quê? Metodologia, refletindo sua fé nas potencialidades do aluno, sua preocupação com a aprendizagem. Valorização do professor exigente. Clima positivo da aula: senso de humor, gosta de ensinar, tornar a aula interessante.
6. O BOM PROFESSOR, VISTO PELOS ALUNOS (MORALES, 2011)
1633 alunos de Trinidad e Tobago, de sete a dezessete anos Mais novos. Aspecto físico. Ensinam bem. Por volta de doze anos Capacidade para manter a ordem. Habilidades didáticas Atendimento às necessidades individuais dos alunos. Redação: o que é para você um bom professor? Mais velhos Bem preparados. Educados e respeitosos. Motivados e dedicados à profissão. Exibem preocupação com os alunos. Utilizam o reforço positivo Todos Aspectos relacionais Sabe dar segurança Não discrimina alunos
7. O BOM PROFESSOR VISTO PELOS ALUNOS (ESTRELA, 2002)
Apoia-se em pesquisas dela em Portugal, e de autores britânicos. Alunos do secundário: Qualidades de ensino. Manutenção da disciplina. O professor que não mantém a disciplina funciona com um anti-modelo ( Não quero ser como fulano... )
8. a compreensão dos fenômenos de (in) disciplina não se pode desligar da relação triangular professor-aluno-saber... e das variáveis políticas, sociológicas, psicológicas, pedagógicas que a influenciam. Sem a construção de uma relação positiva com o saber, a relação pedagógica perde muito da sua razão de ser, ficando relegada para o plano de uma relação afetiva difusa, positiva ou negativa. E, numa época em que caminhamos abertamente para uma sociedade de informação, de livre acesso ao saber, o desafio da escola joga-se na capacidade de redefinição de uma relação com o saber, que não acentue as desigualdades sociais, através de novas formas relacionais que essa construção inevitavelmente gerará. Caso contrário, correremos o risco de a escola se transformar numa mera instância de socialização concorrente com outras instâncias exteriores à escola, mas que não potencializará a mobilidade social que ela é suposta promover. (Estrela, 2002, p. 77)
9. DISCIPLINA NA CLASSE
Concebida como uma ação educativa (não como mera sanção ou desabafo emocional) Funções muito específicas, das quais o professor deve ter consciência clara. Não é considerada como algo diferente da habilidade geral para ensinar.
10. O PROFESSOR COMO RESPONSÁVEL PELA INDISCIPLINA (ESTRELA, 2002)
Os alunos retaliam o professor em relação a: Comportamento distante do professor. Despersonalização da relação. Brandura quando é esperada força. Os alunos punem o professor por meio de: Comportamentos disruptivos. Não participação. Imposição da personalidade.
11. CLASSROOM MANAGEMENT (KOUNIM, APUD ESTRELA, 2002)
Situações naturais de aula (videos) Técnicas com correlações elevadas com a disciplina O professor sabe o que se passa, mesmo estando de costas. Atenção simultânea a duas situações diferentes. Rítmo de aula e suavidade de transição entre as tarefas. Variedade de estímulos oferecidos aos alunos. Capacidade de manter o grupo ocupado numa tarefa comum
12. CLASSROOM MANAGEMENT (KOUNIM, APUD ESTRELA, 2002)
Bons organizadores Maus organizadores Estabelecem regras. Dão diretrizes precisas. Apresentam claramente expectativas quanto ao comportamento dos alunos. Respondem de forma consistente. Intervêm prontamente para parar o desvio. Utilizam as regras em caso de indisciplina Regras vagas e não reforçáveis. Dão diretrizes pouco precisas. Comunicam ambiguamente as expectativas. Inconsistentes na resposta a comportamentos desviantes dos alunos Não evocam as consequências dos comportamentos desviantes. Reagem com lentidão.
Fontes pesquisasdas:
13 REFERÊNCIA:
1. CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 6. ed. Campinas: Papirus,
2. ESTRELA, Maria Teresa. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. 4. ed. Porto: Porto Editora,
3. MORALES, Pedro. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2011.
Valdeci Fidelis -é teólogo; elaboração da pesqusa, negrito (grifo do autor)
quarta-feira, 12 de junho de 2024
SER REPORTER GOSPEL
Os fundamentos do trabalho de um repórter na produção de notícias são essenciais para garantir a qualidade, precisão e relevância da informação transmitida ao público. Aqui estão alguns dos principais fundamentos:
Investigação e Pesquisa: O repórter deve investigar minuciosamente os fatos e realizar pesquisas detalhadas. Isso inclui entrevistar fontes, consultar documentos, verificar dados e reunir todas as informações necessárias para uma compreensão completa do assunto.
Verificação de Fatos: A precisão é crucial no jornalismo. O repórter deve confirmar a veracidade de todas as informações antes de publicá-las. Isso envolve checar as fontes, confirmar dados estatísticos e assegurar que os detalhes apresentados são corretos.
Objetividade e Imparcialidade: É importante que o repórter mantenha uma abordagem neutra e objetiva. As notícias devem ser apresentadas de forma imparcial, sem viés ou opinião pessoal, permitindo que o público forme sua própria opinião baseada nos fatos.
Clareza e Coerência: A escrita jornalística deve ser clara e coerente, facilitando a compreensão do público. A estrutura da notícia deve ser lógica, com uma introdução clara, desenvolvimento do tema e uma conclusão que resuma os pontos principais.
Ética e Responsabilidade: Os repórteres devem seguir os princípios éticos do jornalismo, incluindo respeito à privacidade, integridade e responsabilidade social. Devem evitar sensacionalismo e respeitar os direitos das pessoas envolvidas nas notícias.
Contextualização: Além de relatar os fatos, é importante fornecer contexto para que o público entenda a relevância e as implicações das notícias. Isso pode incluir histórico, análises e explicações adicionais.
Atualização e Relevância: As notícias devem ser atuais e relevantes para o público. O repórter precisa estar atento aos acontecimentos recentes e às questões que são de interesse público.
Habilidades de Comunicação: Boa comunicação, tanto escrita quanto verbal, é fundamental. O repórter deve ser capaz de fazer perguntas incisivas, escrever de forma eficaz e, em alguns casos, reportar ao vivo de maneira clara e confiável.
Uso de Tecnologias: O domínio das ferramentas tecnológicas para pesquisa, gravação, edição e publicação de notícias é cada vez mais importante. Isso inclui o uso de mídias sociais, plataformas digitais e softwares específicos para jornalismo.
Sensibilidade Cultural e Social: O repórter deve ser sensível às diversas culturas e contextos sociais, respeitando diferenças e evitando estereótipos ou preconceitos. Sensibilidade Cultural e Social: O repórter deve ser sensível às diversas culturas e contextos sociais, respeitando diferenças e evitando estereótipos ou preconceitos.
Esses fundamentos são a base do trabalho jornalístico e ajudam a garantir que as notícias sejam confiáveis, informativas e úteis para o público.
Comoqueremos mostrar a sociedade que vivemos as coisas que fiaram no passadp, mostranr que a biblia fala sobre o Israel e Palestina, tem também Palestina dos cruada as cidades que são em nome de 13 localizadas no mapa todas são próximas vejamos em ordem alfabetas:
CIDADES HISTÓRICO SOBRE PALESTINO:
1. Ai - é uma cidade onde os Israelitas foram, derrotados vergonhosamnte e surpreendente por causa do pecado de Acã, com base verídicas no livro de Josué 7.
2.- Belém, cidade onde Jesus nasceu, em uma majendoura por motivos de grande lotação nos aposentos por motivos do rescenciamento de crianças.
3.- Berseba - com esse nome era ocupado pela tribo berseba, no extremo sul da Terra Prometida.
4.- Betel cidade antga funda muito antes de Abraão basicamente um século, afirma que ali foi onde Abraão ergueu um altar (Gn 12.8; 13.-4) onde Jacó teve uma experiência marcante e renovou aliança com o Senhor (GN 35.10-15).
5.- Dã -Tribo com esse nome ela ocupava o ponto do extremo norte da Terra Prometida.
6.- Damasco - cidade antiga e muito importante já existente no tempo de Abraãa (Gn 14.15 e 15.2). Novo Testamento, o apóstolo Paulo, ia para esta cidade com a finalidade de prender e perseguir os cristãos. A sua conversão se deu no caminho. Alguns entendidos afirmam que Damasco é a cidade mais antiga do mundo em existência contínua dos tempos antigos até os dias atuais.
7. Jericó - uma impotante cidade - fortaleza que Josué precisava conquistar para entrar para ganhar entrada na Terra Prometida. Alguns arqueólogos consideram Jericó como a mais antiga cidade jà conhecida na história da humanidade.
8.- Jerusalém - Capital e grande centro da vida nacional e religiosa dos israelitas. Ali foi construido um majestoso templo nessa cidade.
9. Jope - Cidade porto que servia a Jerusalém a 55 quilômetros distante, foi chamado Jafo nos tempos antigos (Js 19.46). Nos dias do Novo Testamento uma comunidadede cristã floresceu na cidade com nomes em destaque, mencionando o nome de Dorcas ( At 9.36-42). O apóstolo Pedro, se hospedou em Jope na casa de Simão (At 10.23). Hoje a cidade é um suburio de Tel-aviv, capital de Israel.
10. Gaza - Cidade antiga a pocos quilometros da costa. Sempre foi importante como por ser um centro comercial, por causa de sua localização e estratégia nas principais rotas de transportes terrestre. Desde sua menção no Antigo Testamento (Gn 10.19) até hoje, tem sido um lugar cobiçado e disputado e é cenário de lutas incessantes e guerras.
11. - Sidônia -Importante cidade porto localizado no norte dos israelitas (Gn 10.15 e 1 Cr 1.13).
11. - Siquém - Lugar onnde Josué desafiou o povo a renovar a aliança com Deus, e onde advertiu a todos a deixarem o louvor de deuses falsos para adorar e servir ao Deus verdadeiro. Uma cidade localizada entre o monte Gerizim. Quem controlava esta passagem pelas montanhas comandava as estradas no sentido leste-oeste.
12. -Sucote-Esta cidade um lugar onde Jac edificou um abrigo para sua família e para seu gado e reconheceu a proteção e a bênção de Deus (Gn 31.17). Moisés usou Sucote como ponto de referência para estabelecer linhas de demarcação das diversas heranças (Js 13.27).
13. -Tiro - Cidade localizada ao norte da Terra Prometida (Js 19.290. Davi e Salomão seu filho utilizaram este excelente porto para receber madeira e construtores do Líbano para as obras do Templo. Parece que os residentes de Tiro eram excelentes trabalhadores em matais e branze e Hirão foi o principal na confecção dos utensÍlios do Templo.