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segunda-feira, 29 de julho de 2024

LIVRO DO PROFETA MENOR OSÉIAS 8

 OSÉIAS, É UMA DAS JÓIAS PRECIOSAS. Prepareseu esboço embasado nele:

Como Explicar Oséias 8 para a Igreja e Membros
Oséias 8 é um capítulo repleto de mensagens profundas sobre a infidelidade de Israel a Deus e as consequências de seus atos. Para apresentar esse capítulo de forma clara e impactante à igreja e aos membros, sugiro a seguinte estrutura:
1. Introdução:
01- Contexto Histórico: Apresente brevemente o contexto histórico em que o profeta Oséias viveu e as principais características do reino de Israel naquela época.
02- Tema Central: Destaque que o tema central do capítulo é a infidelidade de Israel e a consequente punição divina.
03- Relevância para os Dias Atuais: Mostre como as lições de Oséias 8 são relevantes para a vida da igreja hoje, relacionando-as com situações e desafios contemporâneos.
2. A Infidelidade de Israel (Oséias 8:1-4):
04- Aliança Quebrada: Explique como Israel, apesar de ter feito uma aliança com Deus, o abandonou e buscou outros deuses.
05- Ídolos e Falsas Esperanças: Mostre como os israelitas colocaram sua confiança em ídolos e em alianças políticas, em vez de confiar em Deus.
06- Consequências da Infidelidade: Descreva as consequências da infidelidade de Israel, como a opressão, o exílio e a perda da identidade como povo de Deus.
3. A Futilidade da Revolta (Oséias 8:5-7):
07- Impossibilidade de Fugir: Mostre que Israel não poderia escapar das consequências de seus pecados, pois Deus era o único que poderia libertá-los.
08- A Futilidade dos Ídolos: Enfatize que os ídolos nos quais os israelitas confiavam eram incapazes de salvá-los.
09- O Juízo de Deus: Explique que o julgamento de Deus era justo e necessário, pois Ele é um Deus santo e justo.
4. A Responsabilidade dos Líderes (Oséias 8:8-13):
10- A Culpa dos Líderes: Mostre como os líderes de Israel, tanto políticos quanto religiosos, eram responsáveis pela apostasia do povo.
11- A Hipocrisia Religiosa: Denuncie a hipocrisia religiosa dos líderes que ofereciam sacrifícios, mas não tinham um coração sincero para com Deus.
12- O Desejo de Deus por Justiça: Destaque que Deus buscava justiça e misericórdia, não sacrifícios vazios.
5. Conclusão:
13- Um Chamado ao Arrependimento: Faça um chamado à igreja para se arrepender de seus pecados e voltar-se para Deus.
14- A Esperança da Restauração: Lembre que, mesmo diante do julgamento, há sempre a esperança da restauração para aqueles que se arrependem.
15- A Importância da Obediência: Enfatize a importância de obedecer à palavra de Deus e viver uma vida que agrada a Ele.
Recursos Visuais e Práticos:
16- Mapas: Utilize mapas para ilustrar os lugares mencionados no texto e facilitar a compreensão do contexto histórico.
17- Imagens: Utilize imagens que representem a infidelidade, a idolatria e a justiça divina.
18- Dinâmicas: Proponha dinâmicas que ajudem os participantes a refletir sobre a mensagem do texto e a aplicá-la em suas vidas.
19- Testemunhos: Convide membros da igreja para compartilhar testemunhos sobre como a mensagem de Oséias 8 os impactou.
Dicas Adicionais:
20- Linguagem Clara e Simples: Utilize uma linguagem clara e simples, evitando termos técnicos e complexos.
22- Aplicação Prática: Mostre como as lições de Oséias 8 podem ser aplicadas na vida cotidiana dos membros da igreja.
24- Envolvimento da Congregação: Incentive a participação da congregação através de perguntas e comentários.
Ao seguir essas orientações, você poderá apresentar o livro de Oséias 8 de forma clara, relevante e impactante para a igreja e seus membros.
Gostaria de explorar algum desses pontos com mais detalhes ou abordar outros aspectos do texto?
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Lucas Silva

quarta-feira, 10 de julho de 2024

O texto do Filho Pródigo Lc 15:11-24

 O texto do Filho Pródigo, encontrado em Lucas 15:11-24, é uma parábola contada por Jesus para ensinar sobre o amor incondicional de Deus e o arrependimento.

 Vamos analisar cada parte do texto: 1. Versículos 11-12 "Disse ainda: Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. 

"Neste trecho, vemos que o filho mais novo pede sua parte da herança ao pai, o que era incomum e desrespeitoso na cultura da época. Isso mostra a rebeldia e a falta de consideração do filho para com o pai. 2. Versículos 13-16: "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos.

 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. 

Nesta parte, vemos o filho mais novo desperdiçando sua herança em uma vida de luxo e pecado, até que se encontra em extrema necessidade. Ele chega ao ponto de desejar comer a comida dos porcos, o que era considerado impuro para um judeu, mostrando o quão baixo ele havia caído 

3. Versículos 17-19: "Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. 

"Neste momento, o filho mais novo se arrepende de seus erros e decide voltar para seu pai, reconhecendo sua culpa e sua indignidade. Ele planeja pedir perdão e aceitar qualquer consequência, até mesmo ser tratado como um empregado.

4. Versículos 20-24: "Assim, ele partiu e foi para seu pai. Estando ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão por ele; correu para seu filho, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.

 O filho lhe disse: ‘Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos seus servos: ‘Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e sandálias nos pés.

 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado’. 

E começaram a festejar."Neste desfecho emocionante, vemos o pai do filho pródigo demonstrando um amor incondicional e perdão ao receber seu filho de volta.

 Ele não apenas o perdoa, mas o restaura como filho, mostrando a alegria e a festa no reencontro. Isso ilustra o amor de Deus por nós, que nos recebe de braços abertos quando nos arrependemos e voltamos para Ele.

 Essa parábola nos ensina sobre o perdão, o arrependimento e o amor incondicional de Deus, independentemente de nossas falhas e erros. É um lembrete do quanto Deus está disposto a nos perdoar e nos receber de volta em Seus braços. 

 Fonte pesquisada Por Valdeci Fidelis. Siga Valdeci Fidelis no Spotify.com

sábado, 6 de julho de 2024

SALVAÇÃO EM JESUS É PELA FÉ

 

"No mundo cristão quem é Satanás e seus adoradores? Na Biblia não diz que  Jesus desceu ao inferno e
tomou as chaves de Satanás. Isso é uma forma de elucidação para a igreja".

1 Pedro 5.8

Neste que estamos é o mundo cristão, Satanás é geralmente identificado como um anjo caído que se rebelou contra Deus e se tornou o adversário de Deus e da humanidade. A figura de Satanás aparece em várias partes da Bíblia, tanto no Antigo há muitos relatos quanto no Novo Testamento. Vamos explorar isso mais detalhadamente.

 Contexto Bíblico e Histórico
1. Antigo Testamento:
 Isaías 14:12-15: Este texto é frequentemente interpretado como uma referência à queda de Satanás. A palavra "Lúcifer" (que significa "portador de luz" em latim) é usada aqui para descrever uma estrela caída, que muitos teólogos acreditam ser uma metáfora para Satanás.

Ezequiel 28:12-17: Embora esteja explicito este texto se refira ao rei de Tiro, muitos estudiosos veêm uma descrição simbólica da queda de Satanás, especialmente nos versículos que falam de um ser perfeito e cheio de sabedoria que foi expulso do Éden.

2. Novo Testamento:
 Lucas 10:18: O Senhor Jesus diz: "Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago", o que é interpretado como uma referência à queda de Satanás. Quando caía seria uma tradução melhor; Jesus deu a entender que o poder de Satanás foi destruído, e que o sucesso desses discípulos foi uma evidência da vitória.

 Em Apocalipse 12:7-12: Descreve uma guerra no céu em que Miguel e seus anjos lutam contra o dragão (identificado como Satanás), que é expulso do céu, 7-9. Agora somos introduzidos ao Swete que elucida muito bem (Swete foi um teólogo estudioso de Cristo) disigna corretamente de "a suprema tentativa da parte do dragão de destronar o Filho da Mulher, restabelecendo-se ele próprio na presença de Deus". São vários os termos de dignativos de Satanás, neste parágrafo verso 9, mais do que em qualquer outra simples Palavra de Deus: o grande dragão, antiga serpente... diabo, e Satanás, é uma das mais terríveis frases nas Escrituras - não algo que Satanás se glorie, mas algo que o céu reconhece - sedutor de todo o mundo.

Agora veremos em II Tm 3:13. Mas os homens maus e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados (2Tm 3:13). porque  já muitos enganadores entraramno mundo,  os quais não confessam que Jesus cristo veionem carne (2 Jo 7) onde ele é enfrentado por Miguel e seus anjos (Ap. 12:7); Daniel (Dn 10:13-21 e Judas (9), este tal é o enganador e o anticristo. 

Ênfase: não é simplesmente sobre o fato passado da vinda de Cristo na carne, mas também na continuação de sua humanidade e até mesmo sobre a futura manifestação do Senhor. Porque Cristo não veio no interior da carne, mas em carne, porque a divindade em Jesus já veio com ele e não depois  do nascimento. 

  Explanando: é o seguinte o versículo de João 15:4-17 permanecei:.. É uma ordem dada para guardar o seus mandamentos. Quando: é o seguinte os melhores textos dão-se, esse texto não se lança dúvida sobre o fato da sua vinda mas apenas levanta perguntas em sua vinda; por exemplo. 
Resultados permanente encontra-se em a) ter confiança e b) em não serem envergonhados. 
Confiança: Ousádia (paresia): literalmente, quer dizer ter liberdade para falar ou prontidão para dizer qualquer coisa. Na sua vinda. Devemos ser capazes de expressar sem reservas quando prestarmos contas de nossa mordomia, pos somos mordomos do Senhor aqui na terra.

Porque dele nos afastamos envergonhados: Literalmente, não acovardar-se com vergonha dEle como um alguém que é culpado, quando da Sua vinda. Parousia palavra teológica: A única ocorrência da palavra nas obras de João, muito usada em conexão com o juízo que acompanha a Sua volta. Conexão com (Mt 24:3, 27, 37; I Co. 15:23; I Ts. 2:19; 3:13.

 Etimologia e Significado
 Satanás: A palavra "Satanás" vem do hebraico (satan), que significa "adversário" ou "acusador". No Novo Testamento, a palavra grega (Satanás) é usada com o mesmo significado.
 Diabo: A palavra "diabo" vem do grego (diábolos), que significa "caluniador" ou "acusador". em linguagem abrasileirado a biblia que satanás é o pai da mentira.
 Adoradores de Satanás
Não há dúvida no contexto cristão, que os adoradores de Satanás são aqueles que conscientemente escolhem seguir e venerar Satanás em vez de Deus. Isso pode incluir práticas ocultas, rituais satânicos e a rejeição dos ensinamentos cristãos.
 
A Bíblia adverte contra tais práticas:
  Deuteronômio 18:10-12: "Não se achará entre ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro, nem encantador, nem necromante, nem mágico, nem quem consulte os mortos; pois todo aquele que faz estas coisas é abominação ao Senhor." Já pensou como seguir a Deus é bom. 
  A provanação para os emonistas diz que Ele devia receber o mesmo tratamento dos outros (v. 20c); 13:5 Idetinfica-lo era mais dificil, mas ele devia ser denunciado pelo fracasso de suas predições averiguaveis Dt 18:22. Porque no v. 21 E, se disseres no teu coração: Como conheceremos qual seja a palavra que o Senhor falou? 22. 
Quando o profeta falar em nome do SENHOR e tal palavra não se cumprir, nem suceder assim, esta é a palavra que o Senhor não falou; com presunção a falou o profeta; não o temerás. Dt 18:22
  Interpretação Teológica:
Teologicamente, Satanás é visto como o principal adversário de Deus e da humanidade, tentando desviar as pessoas do caminho da justiça. Ele é descrito como um ser astuto e enganador, que usa mentiras e tentações para afastar as pessoas de Deus.
  1 Pedro 5:8: "Sede sóbrios, vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar." 
  Explanação: a) Sede sóbrios (calmos) e vigilantes, vosso advesário (oponentes sobre uma ação judicial). B) andar em derredor como um leão que ruge procurando alguém para devorar: Essa passagem pode ser uma velada referência a Nero ou com seus leões no antiteatro. 
  Resumindo: 1Pedro 5:8, entende-se que é um diabo pessoal de forma humana e enganadora. Resisti-lhe: Compare a Tiago 4:7: A determinação cristã provoca a ajuda divina. E o conhecimento do que a irmandade espalhada pelo mundo sofre as mesmas aflições tende a tomar os cristãos sem dificuldades mais firmes na fé.

  Exemplos Concretos
  1.Tentação de Jesus: Em Mateus 4:1-11, Satanás tenta Jesus no deserto, oferecendo-lhe poder e riquezas em troca de adoração. Jesus resiste a todas as tentações, citando as Escrituras. O sentido mais óbvio desta passagem, é que foi uma experiencia realmente histórica. Os pontos de vista que encontramos que negam isto, não diminuem as dificuldades de interpretação do texto, com os diversos testes foram dirigidos contra anatureza humana de Jesus, e ele resistiu nesse reino.
 Entretanto, a perfeita união das naturezas divina e humana na sua pessoa fizeram que o resultado fosse esse, pois Deus não peca nunca. Mas isso não diminuiu de maneira nenhuma a força do ataque.
   2. Jó: No livro de Jó, Satanás desafia a integridade de Jó, argumentando que ele só é fiel a Deus por causa de suas bênçãos. Deus permite que Satanás teste Jó, mas Jó permanece fiel. O desafio de Satanás à integridade de Jó é encontrado no livro de Jó, especificamente nos capítulos 1 e 2. Vamos analisar esses capítulos em detalhe.

  Contexto Histórico e Cultural: 
O livro de Jó é considerado um dos livros mais antigos da Bíblia, possivelmente escrito durante a época dos patriarcas (Abraão, Isaque e Jacó). Jó é descrito como um homem íntegro e justo, que temia a Deus e se desviava do mal (Jó 1:1). Ele era um homem muito rico e respeitado em sua comunidade. 
Análise do Texto Jó 1:6-12, Vejam o que fala nesses versos: v. 6- certo dia, os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. 7 O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio?" Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela". 8 Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó?.
 Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal". 9 "Será que Jó não tem razões para temer a Deus?", respondeu Satanás. 10 "Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. 11 Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face". 12 O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não toque nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor.

 Jó 2:1-6 Em outro dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles para apresentar-se.2 E o Senhor disse a Satanás: "De onde você veio?" Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela".3 Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo".4 "Pele por pele!", respondeu Satanás. "Um homem dará tudo o que tem por sua vida.5 Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face".6 O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele"
. Explicação Teológica; Satanás, cujo nome em hebraico ("Satan") significa "adversário" ou "acusador", desafia a integridade de Jó, sugerindo que a fidelidade de Jó a Deus é baseada apenas nas bênçãos materiais e na proteção divina. Deus permite que Satanás teste Jó, mas com limites específicos: primeiro, Satanás pode tocar em tudo o que Jó possui, mas não nele (Jó 1:12); depois, Satanás pode tocar na saúde de Jó, mas não tirar sua vida (Jó 2:6). Interpretação Simbólica. 

  A história de Jó é frequentemente interpretada como uma lição sobre a fé e a perseverança em meio ao sofrimento. Jó representa a humanidade em sua luta para entender o sofrimento e a justiça divina. A integridade de Jó, mesmo diante de perdas extremas e sofrimento físico, serve como um exemplo de fé inabalável. 
  Etimologia:Santam significa "adversário" ou "acusador" Integridade. Jò: Significa "completo", "inteiro", "perfeito" em hebraico, referindo-se à moralidade e caráter irrepreensíveis de Jó.

  Exemplos Concretos1. Perda de Bens e Família: Jó perde seus filhos, servos e rebanhos, mas não amaldiçoa a Deus (Jó 1:13-22).2. Sofrimento Físico: Jó é afligido com feridas dolorosas, mas ainda mantém sua fé (Jó 2:7-10). Esses exemplos mostram que, apesar das provações extremas, Jó permanece fiel a Deus, demonstrando que sua integridade não depende das circunstâncias externas, mas de sua relação com Deus. 
 Espero que esta análise ajude a entender melhor o desafio de Satanás à integridade de Jó e a profundidade teológica deste seu relacionamento com Deus.

  Conclusão
  Satanás é uma figura central no cristianismo como o adversário de Deus e da humanidade. Ele é descrito como um ser poderoso e enganador, mas que será derrotado no fim dos tempos. Os cristãos são advertidos a resistirem às suas tentações e a permanecerem firmes na fé.

Valdeci Fidelis.
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quarta-feira, 3 de julho de 2024

JESUS É A CHAVE DO PODER

 JESUS  É A CHAVE DO PODER

 "Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves  do Reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será ligado nos céus"

  A Biblia não é um livro criado para discutir certo ou errado os tópicos complicados ou controversos que se relaciona a doutrina ou crenças cristã. Seu principal objetivo é compartilhar as mensagens do evangelho amigável e abragente de forma acessível.

  Em Tessalonicenses 5:21, podemos compreender o que Apóstolos Paulo exortou: "Podemos reter o que é bom e rejeitar o que é mau". Ao usar qualquer fonte bíblica sobre orientação espiritual, é bom e sempre sábio discernir e comparar com a Bíblia e reter o que é verdadeiro e edificante e descartar o que pode ser confuso ou impreciso. Aquele que crê, e é muito confuso, deve procurar com o amor espiritual o que a Palavra de Deus fala.

  O Espírito Santo tem a capacidade de se comunicar e se revelar de maneiras surpreendentes e variadas, sobre a interpretação que ouvimos que cada pessoa recebe o dom de revelar de acordo com sua fé e a sua  graça, recebida do dom dado a cada um. Ouvir "Jesus tomou a chave de Satanás", nada mais que uma alusão de interpretar de um jeito incomum .

   A ideia de que Cristo desceu ao inferno após a ressurreição e tomou as chaves de Satanás é um tema que tem gerado bastante debate teológico. Vamos analisar isso à luz das Escrituras e do contexto histórico e cultural. Contexto Bíblico: A passagem que muitas vezes é citada em relação a este tema é Apocalipse 1:18, onde Jesus diz: "Eu sou aquele que vive. Estive morto, mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do Hades."

 Análise Exegética
1. Contexto Histórico e Cultural:
 No contexto judaico do primeiro século, o "Hades" era entendido como o lugar dos mortos, uma concepção que tem raízes na nação e tradição hebraica do "Sheol". Não era necessariamente um lugar de tormento, mas sim um lugar onde os mortos aguardavam o julgamento.

  2. Explicação Teológica: 
 A declaração de Jesus em Apocalipse 1:18 é uma afirmação de Sua vitória sobre a morte e o Hades. Ao ressuscitar, Jesus demonstrou Seu poder sobre a morte, que é o último inimigo (1 Coríntios 15:26).

  A "chave" simboliza autoridade e controle. Portanto, quando Jesus diz que tem as chaves da morte e do Hades, Ele está afirmando que tem autoridade sobre a morte e o destino final dos mortos.

   3. Interpretação Simbólica:
  A chave é um símbolo de poder e autoridade. No contexto bíblico, dizer possuir a chave de algo significa ter controle absoluto sobre isso. Por exemplo, em Isaías 22:22, a chave da casa de Davi é dada a Eliakim, simbolizando sua autoridade.

   4. Etimologia:
   A palavra grega usada para "chave" é (kleis), que significa literalmente uma chave, mas figurativamente pode significar poder ou autoridade. "Hades" é a palavra grega para o mundo dos mortos, equivalente ao "Sheol" hebraico.

Exemplos Concretos 1 Pedro 3:18-20: Alguns interpretam esta passagem como uma referência a Cristo pregando aos espíritos em prisão, o que alguns entendem como uma descida ao Hades.

 No entanto, como esta interpretação é debatida e não é universalmente muito aceita. Efésios 4:8-10 fala sobre Cristo "descendo às partes mais baixas da terra" e depois ascendendo, o que alguns interpretam como uma referência à Sua vitória sobre as forças do mal. 

   Conclusão: ideia de que Cristo desceu ao inferno e tomou as chaves de Satanás não é explicitamente afirmada nas Escrituras. O que é claro, no entanto, é que Jesus, através de Sua morte e ressurreição, conquistou a morte e tem autoridade sobre o Hades. Ele possui as chaves, simbolizando Seu poder e controle sobre o destino final de todos os seres humanos.
 Para uma melhor compreensão mais profunda, é importante considerar e tornar claro o contexto histórico, cultural e teológico das passagens bíblicas relevantes e reconhecer que algumas interpretações podem variar entre diferentes tradições cristãs.   

terça-feira, 2 de julho de 2024

QUER ESTUDAR TEOLOGIA PR. VALDECI FIDELIS

 

APERFEIÇOAMENTO PARA LIDERANÇA E ACONSELHAMENTO PASTORAL 

Gostaria de fazer aqui um pequeno resumo de O Paraíso Perdido que Deus criou para Adão e Eva, é desnecessário dizer que este trabalho foi baseado na concepção judaico-cristã da criação do homem. Entretanto, gostaria de discuti-lo do ponto de vista de sua profunda percepção da psiquê humana. Em Gênesis 2:18-24 repare que no momento da criação da mulher Deus não disse nada no sentido de ela ser dominada pelo homem. A determinação "o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) foi um juízo de Deus que só viria depois, como consequência do pecado.

 "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele... E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo o animal do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea. Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar; e da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.

 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne." (Gn 2:18-24). Claro que nos meios evangélicos cristãs não devemos dar muita ênfase as historias seculares, mas é preciso ao palestrante da Palavra de Deus conhecer assuntos que não valha como prova de amor para o mundo trinitário, mas como conhecimento para uma boa interpretação, o escritor Milton ( )"Paraíso Perdido, (1634) como o seu titulo indica, é uma estória épica a respeito do paraíso.

 Ele descreve como Adão e Eva, os progenitores bíblicos, são tentados por Satã a trair as instruções de Deus, e assim, são expulsos do Jardim do Edem. Satã foi originalmente um anjo que ocupava uma alta posição sob as ordens de Deus. Entretanto, ele luta e lidera outros anjos em uma rebelião contra o poder divino.

 É expulso do céu e cai no inferno. Mas, Deus determina no livro de Genesis que "teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará" (Gn 3:16) seriam as limitações da mulher, mostradas na doutrina dos apóstolos, por ela ter dado ouvidos ao diabo e por ter entabulado com ele uma certa amizade. Para neutralizar a rápida amizade entre a mulher e a serpente ocorrida no Éden, Deus colocou inimizade entre Satanás e a mulher, e desde então ela vem sendo o alvo preferido dos ataques do diabo.

 Veja o que diz: o escritor insiste em seu livro que Satanás acalentando sua ambição de controlar o Céu, convoca os anjos que haviam descidos ao inferno com ele para construírem o Pandemônio, o Palácio de Satã. Satã então parte sozinho para o novo mundo criado por Deus para os seres humanos.

 Seu intento é corromper os seres humanos e destruir os planos de Deus. Curiosamente quando Satã aproxima-se deste novo mundo, sente-se ansioso em implementar seu projeto, experimentado, experimentando tanto a dúvida quanto o medo, e, finalmente o desespero. Ele repetidamente questionava-se sobre seu confronto com Deus.Milton retrata a mente de Satã, da seguinte forma: Eu, miserável! 

Que modo deve eu espalhar um infinito ódio e um infinito desespero? Esse modo é o inferno; eu mesmo sou o inferno, um abismo mais profundo ainda ameaçando devorar-me completamente. Observamos que ele mesmo tem duvida que não muita coisa diante do poder divino de Deus e descreve suas duvidas.

 A lamentação de desespero de Satã de que eu mesmo sou o inferno é real e perspicaz. Mais adiante, quanto Satã tenta Eva no Jardim do Edem, Milton diz Mas o quente inferno que nele arde, embora no céu... O inferno não existe ou reside em nenhum outro lugar fora da vida de uma pessoa.

 Para quem está sofrendo na condição de inferno uma vida fora da presença do Senhor Deus do altíssimo, ainda que viva em um ambiente mais bonito torna-se um lugar de agonia. Se a mente de uma pessoa é impura, tudo ao seu redor tornar-se-á impuro.

 Por que Satã sofreu em seu inferno interior? Por que ele caiu do céu no caminho do inferno? Porque deixou de vigiar conforme as Escrituras Sagradas chama nossa atenção em cartas de Paulo quando na prisão Cartas aos Efésios: Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.

 Efésios 5:6 (NVI) Apostolo Paulo continua: "Vós, mulheres, sujeitaivos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher" (Efésios 5:22-23), aos maridos coube uma responsabilidade não só difícil, mas até mesmo impossível de ser cumprida na carne do velho homem: "Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela" (Ef 5:25). "Todavia, nem o homem é sem a mulher, nem a mulher sem o homem, no Senhor.

 Porque, como a mulher provém do homem, assim também o homem provém da mulher, mas tudo vem de Deus" (1 Co 11:11-12). "Vós, mulheres, sede sujeitas aos vossos próprios maridos... Como Sara obedecia a Abraão, chamando-lhe senhor; da qual vós sois filhas, fazendo o bem, e não temendo nenhum espanto.

 Igualmente vós, maridos, coabitai com elas com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações" (1 Pe 3:1, 6-7). Neste contexto fica claro um relato de Milton que ele descreve: O que poderia ser menos do que proporcionarlhe louvor. A mais fácil recompensa, e retribuir-lhe agradecimentos. Quão devidos!

 Mas seu bem todo em mim tornou-se mal, e forjado não pela malícia. Tão alto elevado à sujeição repugna; Ao mais sublime grau quer elevar-me. Vejamos que em outras palavras, mesmo que ele desfrutasse da mais alta posição e glória entre os anjos, Satanás perdera seu senso de estima e tornara-se escravo de sua ambição, como vemos hoje as ambições e egoísmo nas pessoas ainda que vivam nos meios que se digam evangélicos, assim foi com Satanás para usurpar o poder absoluto para si. 

Sua arrogância se Fez consumir-se ele foi incapaz de agir com justiça ou tolerância com os fatos que havia alguém acima dele. Assim ele traiu Deus e influenciou outros anjos ao mal. Com sua mente ambiciosa e vaidosa, porque ambição egoística e vaidade resultam em pecados, Satanás assim tornou-se a causa para sua queda ao inferno, para Satanás seus seguidores esta não é apenas uma estória do mundo mítico.

 Essa mesma mentalidade pode ser vista naqueles que são lideres de igrejas e que abandonam a fé após anos de lutas, onde muitos ocupavam-se altas posições em ministérios e por egoísmo deixam por convites de outros lideres para fazerem parte de suas equipes. No evangelho de Jesus Cristo a Bíblia é a base de tudo, aqueles que querem obstruir a propagação do evangelho de Cristo, isto é o avanço da evangelização, estar violando o poder que o Espírito Santo da como dom à aquele e à quem, pessoas assim já são arrogantes e querem dominar o mundo que vive, se esquece que Deus não tolera aquele o que quer destruir a fé com a corrupção.

 Aquele que comete caluniar qualquer uma das duas leis do mandamento de Deus escolhido por Jesus, que são amar a Deus sobre todas as coisas e o próximo como nós mesmo é tido como caluniador, e o caluniador desde que não venha se arrepender e vir para Jesus em batismo, está propenso ao inferno do lago de fogo. Satanás antes de executar o seu plano, hesita, mas resolve finalmente colocá-lo em ação. Ele sente que não pode alterar mais seu curso, uma vez que, assim fazendo, seria desprezado pelos outros anjos que arregimentara para o seu intento, isso prova que ele foi, é sempre será egoísta, andando ao derredor rugindo como um leão decaído, de sua corte tentando os filhos de Deus. Existe, obviamente, um princípio de hierarquia nesse ato, o qual todo casal cristão saberá respeitar, "porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem. Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem." (1 Co 11:8-9).

 Todavia vemos que naquele juízo do Éden a vontade da mulher ficou subordinada à vontade do marido e ao domínio deste sobre ela, coisas que vieram como consequências do pecado, e não do projeto original de Deus para a mulher. Este completo manual oferece o significado, bem como a grandeza do que é Teologia e sua inegável autoridade. Traz também apreciações e a necessidade da revelação, a autoridade da Escritura Sagrada bem como sua divina inspiração.

 Acercar-se de forma apresentada a Doutrina de Deus, a Trindade Divina, As Obras de Deus, Os Anjos, a Doutrina do Homem, a Doutrina do Pecado, a Doutrina de Cristo, Doutrina da Salvação e a do Espírito Santo, a Doutrina da Igreja e também a Doutrina das Últimas Coisas. Inegavelmente é a obra mais empregada por teólogos e estudantes de teologia pela sua praticidade. 

Sua praticidade tem a intenção de rever que as coisas de Deus, e é preciso conhecer a Teologia Bíblia Novo Testamento e o AntigooTestamento e outros desconhecidos. Valdeci Fidelis; Código do texto: T Classificação de conteúdo: seguro.


quarta-feira, 26 de junho de 2024

Quando surgiu a atividade de Repórter?

              Como e quando surgiu a atividade de Repórter?

 A atividade de repórter surgiu no contexto do desenvolvimento da imprensa e da comunicação de massa, esp e Contexto Histórico

Século XVII:

Os primeiros jornais regulares surgiram na

Europa, especialmente na Alemanha, com publicações

como a "Relation" (1605), considerada por muitos

como o primeiro jornal moderno.

Na Inglaterra, "The Weekly News" começou a ser publicado em 1622.

Esses jornais

começaram a empregar pessoas para coletar notícias, muitas vezes correspondentes que enviavam informações de diferentes localidades.

Século XVIII e XIX:Com o aumento da alfabetização e a expansão das cidades, a demanda por notícias cresceu significativamente. O conceito de repórter começou

a se solidificar, com jornalistas dedicados à coleta de notícias em campo, cobrindo

eventos importantes, investigações e entrevistas.

Revolução Industrial:

A Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX) trouxe avanços

tecnológicos que

facilitaram a produção e distribuição de jornais em larga escala,

como a prensa a

vapor. Esse período também viu a profissionalização do jornalismo, com o

surgimento de escolas de jornalismo e a formação de

associações de jornalistas.

Papel do Repórter:

Um repórter é responsável por coletar, investigar e relatar

informações

sobre eventos recentes, entrevistando fontes, verificando fatos e

produzindo reportagens que informam

o público. O papel do repórter evoluiu com o tempo,

adaptando-se a novos meios

de comunicação, como o rádio, a televisão e, mais

recentemente, a internet.

Evolução e Modernização

Século XX:A introdução do rádio e da televisão trouxe novas

dimensões ao trabalho

dos repórteres, que agora também precisavam ser adeptos

em reportagens ao vivo

e em vídeo. Grandes eventos mundiais, como as guerras

mundiais, exigiram

repórteres correspondentes de guerra, que cobriam os

conflitos diretamente do

campo de batalha.

Era Digital: A internet revolucionou a comunicação e o jornalismo,

com a ascensão de repórteres digitais que trabalham para

websites de notícias, blogs e plataformas de mídia social.

A velocidade da disseminação de informações aumentou,

exigindo que os repórteres trabalhassem de forma mais rápida e

eficiente para verificar e divulgar notícias.

Conclusão

A atividade de repórter surgiu da necessidade de coletar e

disseminar informações

de forma sistemática e confiável, acompanhando o

desenvolvimento da imprensa

escrita. 

Ao longo dos séculos, a profissão evoluiu e se

adaptou às mudanças

tecnológicas e sociais, mantendo-se essencial para a formação de uma

sociedade informada.

No Brasil o repórter teve notoriedade na imprensa.

No Brasil, a profissão de repórter ganhou notoriedade

ao longo dos séculos XIX e XX, acompanhando o desenvolvimento

da imprensa no país. A seguir, estão alguns

marcos importantes na evolução e estabelecimento do repórter no cenário

jornalísticobrasileiro:

Século XIX

Primeiros Jornais:

O jornal "Correio Braziliense", fundado por Hipólito José da Costa em 1808,

é considerado o primeiro jornal brasileiro, embora fosse publicado em Londres.

O primeiro jornal publicado no Brasil foi a "Gazeta do Rio de Janeiro" (1808).

Durante o século XIX, a imprensa começou a se expandir, especialmente após a

chegada da família real portuguesa ao Brasil, que incentivou a criação de

tipografias e a publicação de jornais.

Repórteres Pioneiros:Jornalistas como José do Patrocínio, que trabalhava para o "Gazeta de Notícias", destacaram-se como repórteres e ativistas abolicionistas, usando

o jornalismo para promover mudanças sociais.

Século XX

Jornalismo Impresso:

Durante a Primeira República, jornais como "O Estado de S. Paulo" e "Jornal do

Brasil" começaram a estabelecer seções dedicadas a reportagens, aumentando

a importância do repórter na coleta e disseminação de notícias.

  • O surgimento de revistas semanais, como "O Cruzeiro" (1928), ampliou o
  • papel dos repórteres, que agora também se dedicavam a reportagens
  • investigativas e fotográficas.

Rádio e Televisão:

Com o advento do rádio nos anos 1920 e 1930, e da televisão nos anos 1950, o

papel do repórter se expandiu para esses novos meios de comunicação. Repórteres

de rádio como Heron Domingues, famoso pelo "Repórter Esso", tornaram-se figuras conhecidasNa televisão, programas jornalísticos como o "Jornal Nacional" da Rede

Globo, que estreou em 1969, destacaram repórteres como Cid Moreira e Sérgio

Chapelin.

Era Digital

Internet e Mídias Sociais:

Nos anos 1990 e 2000, a internet transformou o jornalismo,

e os repórteres passaram a produzir conteúdo para plataformas

online, blogs e redes sociais. O jornalismo digital

trouxe novos desafios e oportunidades, com repórteres precisando se adaptar

à velocidade e à interatividade das notícias online.

Notoriedade e Impacto

Coberturas Marcantes:

A cobertura de grandes eventos, como a redemocratização do Brasil, os

escândalos de corrupção, as Copas do Mundo e os Jogos Olímpicos,

solidificaram a importância dos repórteres brasileiros. Jornalistas como

Tim Lopes, que foi assassinado enquanto investigava o tráfico de drogas

no Rio de Janeiro, e Elio Gaspari, conhecido por suas reportagens investigativas

e livros sobre a ditadura militar, destacaram-se pela coragem e impacto de seu

trabalho.

Conclusão

Os repórteres brasileiros ganharam notoriedade na imprensa através de um longo processo de desenvolvimento do jornalismo no país, adaptando-se a novas tecnologias e

desafios sociais. Desde os primeiros jornais até a era digital, os repórteres

desempenharam um papel crucial na formação da opinião pública e na promoção

de mudanças sociais e políticas.

Quais diferenças entre repórter e jornalista No Brasil?



No Brasil, os termos "repórter" e "jornalista" são frequentemente usados de forma intercambiável, mas há diferenças específicas entre as duas funções dentro do

campo do jornalismo. Aqui estão as principais diferenças:Jornalista

Definição:

O jornalista é um profissional de comunicação que pode atuar em diversas áreas

dentro do jornalismo, incluindo redação, edição, fotografia, produção, reportagem

e outros segmentos.

  1. Áreas de Atuação:

    • Edição: Jornalistas que revisam e editam os textos produzidos por outros
    • repórteres ou redatores. 
    • Fotografia: Jornalistas que produzem e editam
    • fotos para
    • acompanhar as reportagens.
    • Produção: Jornalistas que coordenam a logística e os aspectos técnicos
    • da produção de conteúdo jornalístico, especialmente em rádio e TV.
    • Comentários e Colunas: Jornalistas que escrevem colunas de opinião ou
    • comentários sobre assuntos específicos.
  2. Redação: Jornalistas que escrevem artigos, editoriais e outros tipos de textos

  3. jornalísticos.

  4. Formação:

    • No Brasil, a formação de um jornalista geralmente envolve a conclusão de
    • um curso superior em Jornalismo ou Comunicação Social.

Repórter Definição:O repórter é um tipo específico de jornalista cuja principal função é coletar,investigar e reportar informações diretamente do campo, cobrindo eventos, entrevistando pessoas e fazendo reportagens. Funções Específicas:Cobertura de Eventos: Repórteres vão a locais de eventos

    • (como conferências, desastres, manifestações, etc.) para cobrir o que
    • está acontecendo.Investigação: Repórteres investigativos conduzem
    • pesquisas aprofundadas sobre determinados temas, frequentemente
    • revelando informações que não são facilmente acessíveis.
    • Entrevistas: Realizam entrevistas com fontes variadas para coletar informações e declarações para suas reportagenens.
    • Reportagens ao Vivo: Especialmente em rádio e TV, repórteres fazem transmissões ao vivo, relatando eventos em tempo real.
  1. Diferenciação no Cotidiano:

    • Enquanto todos os repórteres são jornalistas, nem todos os jornalistas
    • atuam como repórteres. Por exemplo, um editor ou um comentarista
    • pode ser jornalista sem necessariamente fazer reportagens de campo.

Conclusão

Em resumo, a principal diferença entre um repórter e um jornalista no Brasil

reside na especialização e nas funções desempenhadas. O jornalista é um

termo mais amplo que engloba diversas funções dentro do campo do jornalismo,

enquanto o repórter é especificamente um jornalista que coleta e reporta

informações diretamente do local dos eventos. Ambos são essenciais para

a produção de notícias e informações de qualidade.

sábado, 22 de junho de 2024

PROFESSOR DE TEOLOGICA NACIONAL

       CARACTERÍSTICAS DE UM BOM PROFESSOR

     As características do professor estão muito ligadas à sua personalidade e ao seu caráter. Estas características são também individuais e dependem da situação e da matéria. Sugerimos que você faça uma lista que contenha 5 (cinco) características de um bom e experiente professor. Geralmente os educadores estão de acordo com respeito às qualidades necessárias. Como resultado de um seminário, professores elaboram uma lista que contém as características (importantes) de um bom professor, a saber: 
1. Conhece profundamente a matéria a ser ensinada. 
2. Prepara cada aula de forma específica, identificando claramente o objetivo de cada lição e aula. 
3. Explica aos alunos o objetivo da lição.
4. Explica o motivo da tarefa a ser realizada. 
5. Cria um ambiente agradável para o aprendizado. 
6. Gosta de trabalhar com os alunos. 
7. Dá instruções claras e é bem organizado. 
8. Apresenta o conteúdo da matéria com modelos ou exemplos.
9. Mantém-se dentro dos limites do objetivo. 
10. Exige muito dos alunos, treina-os para que sejam responsáveis quanto ao estudo.
11. Atua de maneira constante. 
12. É dedicado e responsável, exige muito de si mesmo. 
13. É criativo, versátil na maneira de ensinar, possui novas idéias e novos materiais. 
14. É entusiasta e enérgico, porém aceita idéias dos alunos. 
15. Notifica o aluno quanto ao seu aproveitamento. 
16. É flexível, está sempre disposto a dar e receber (aconselhar e escutar). 
17. Provê oportunidades de aprendizagem para os alunos atrasados ou avançados sem causar embaraços, isto é, adapta o ensino segundo as necessidades individuais dos alunos. 
18. Estimula a sala de aula para que haja respeito mútuo e cooperação (lições e pesquisas em grupo). 
 
19. Página Trata os alunos como indivíduos. 
20. Respeita as opiniões dos alunos, reagindo sempre de maneira construtiva. 
21. Encoraja os alunos a melhorar e ter um bom conceito de si mesmos. 
22. Tem senso de humor, expressa seus sentimentos e atitudes. 
23. Tem um relacionamento amigável com os alunos, mantendo a disciplina. 
24. Coopera com os outros professores. 
25. Veste-se de forma adequada. 
26. Usa métodos de ensino comprovados. 
27. Continua seu desenvolvimento profissional. 
28. Conhece a vida pessoal dos alunos. 
29. Importa-se em conhecer a comunidade e os recursos locais.

 Várias pesquisas indicam cinco pontos essenciais que descrevem um bom professor. São eles:
 1) Conhecer bem a matéria.
 2) Tratar os alunos como indivíduos e ser amigável.
 3) Ser criativo, entusiasta e inovador no preparo das aulas.
 4) Ser exigente e manter a disciplina.
 5) Manter-se dentro dos limites do objetivo. 

CARACTERÍSTICAS DOS ALUNOS DESSES PROFESSORES

 1. Demonstram conhecimento da aula. 

2. Têm uma atitude amigável uns para com os outros e para com o professor. 

3. São responsáveis quanto ao aprendizado.

 4. Respeitam o currículo e a escola.

 5. Aprendem conceitos, habilidades e atitudes conforme o currículo.

6. Demonstram um comportamento que indica uma atitude positiva para com os outros alunos e para consigo mesmos.

7. Geralmente não existe nenhum problema de comportamento em sala de aula.

 8. Aprendem muito mais e melhor.

FACULDADE TEOLÓGICA NACIONAL

 2.Teste das Forças e Virtudes Pessoais. As Forças e Virtudes Pessoais são habilidades pré-existentes que quando utilizamos, nos sentimos vitalizados, com maior fluidez e melhor performance no que fazemos. principalmente quando estamos a colacar em práticaao mesmo tempo ensinando aos alunos.  

 

3. A arte desenvolve a percepção visual e auditiva: desenvolve a organização espacial e a discriminação sonora e visual.

 Esses conhecimentos são:

A arte desenvolve a percepção visual e auditiva: desenvolve a organização espacial e a discriminação sonora e visual. Esses conhecimentos são: A arte desenvolve a percepção visual e auditiva: desenvolve a organização espacial e a discriminação sonora e visual. Esses conhecimentos são transferidos para outros campos como: matemática, leitura, filosofia, e muitos mais.


Nossa Visão. Nossa Missão: A evoluir desenvolve programas educacionais que transformam a forma e a fórmula como aprendemos e ensinamos. Com os anos de experiência, você poderá trabalhar em parceria e assessorar escolas, empresas, governos e ongs para seus crescimento e conhecimentos.

 Fixar normas para avaliação do desempenho do pessoal docente da Escola

 4. Desenvolver, no aluno, as quatro habilidades compreensão auditiva, expressão para a aprendizagem, escuta, fala, leitura e escrita. que devem ser desenvolvidas pelos alunos. Mesmo porque são coisas que os  alunos devem aprender a fazer, e são desenvolvidas ao longo de cada etapa na educação pelo professor, e apartir disso a desenvolverem a capacitação e competência.


 1 Pergunte: Até a presente data, o senhor recebeu informações da escola do seu filho sobre normas e testes? O objetivo desta pesquisa é ajudar nossa escola a avaliar o grau de sucesso de nosso trabalho com os senhores. Instruções: Por favor, responda a cada pergunta circulando o número que corresponde ao seu.


2. O professor ensina. Intencionalmente porque quer ensinar Áreas que ocupam nossa atenção consciente, dimensão formal Ênfase nos conteúdos Intencionalmente porque quer aprender Área normal: processos de ensinoaprendizagem: o aluno médio estuda, trabalha, aprende... O aluno aprende Sem intenção mesmo sem querer aprender Problemas de aprendizado, de motivação... Mas, graças aos exercícios, avaliações... há alunos que acabam aprendendo, apesar de sua pouca vontade... Sem intenção Sem pretender ensinar, sem se dar conta... Áreas que podem fugir mais à nossa atenção consciente, dimensão informal... Área de influência predominante, valores, atitudes, motivação... Modelos de identificação O aluno quer ser como... A figura do professor o transforma em modelo de identificação.


 Muitos aprendizados importantes para a vida (valores, condutas) se aprendem pela imitação dos modelos apresentados pela mídia... Ensinamos coisas mais importantes que nossa matéria, com o que somos, como nosso modo de relacionamento com os alunos, com comentários incidentais... O interesse e o desinteresse, a autoestima, as ilusões... são ensinados e aprendidos... Morales, 2011, p. 20


3. CARACTERÍSTICAS DA RELAÇÃO PEDAGÓGICA  

Relação íntima entre saber e poder Saber fundamentando e legitimando a delegação social recebida pelo professor. Assimetria Caráter interessado: intuito de influenciar e transformar o outro. Limitação imposta e não natural dos tempos e espaços. Caráter de violência: é mais ultimato do que contrato. Potencialmente conflitual.


4. Ao professor, só resta abster-se de toda violência desnecessária e legitimar aos olhos dos alunos a sua função, reforçando a sua autoridade através da competência profissional de ordem científica e relacional. Somente a aceitação dessa legitimidade, por parte dos alunos, permitirá ao professor estabelecer contratos parciais e limitados dentro das margens de liberdade que são concedidas pela instituição externa. A relação pedagógica tem de se basear no respeito pela pessoa, pois só esse respeito evita a chantagem afetiva e defende a pessoa. É mais fácil amar o aluno do que respeitá-lo. Porque o amor origina desejo de gratificação e de retribuição, enquanto que o respeito é desinteressado, levando a cumprir o imperativo kantiano de considerar sempre uma pessoa como um fim em si e jamais como um meio (p. 48)


5. O BOM PROFESSOR, VISTO PELOS ALUNOS (CUNHA, 1996)


 Alunos consultados: concluintes do EM e do ES Conhecimento sobre a matéria. Habilidade para organizar as aulas. Ênfase no aspecto afetivo. Forma como o professor se relaciona com sua área de conhecimento. Percepção da ciência e da produção de conhecimento. Qual é o melhor professor que você teve no curso de... Por quê? Metodologia, refletindo sua fé nas potencialidades do aluno, sua preocupação com a aprendizagem. Valorização do professor exigente. Clima positivo da aula: senso de humor, gosta de ensinar, tornar a aula interessante.


6. O BOM PROFESSOR, VISTO PELOS ALUNOS (MORALES, 2011)


 1633 alunos de Trinidad e Tobago, de sete a dezessete anos Mais novos. Aspecto físico. Ensinam bem. Por volta de doze anos Capacidade para manter a ordem. Habilidades didáticas Atendimento às necessidades individuais dos alunos. Redação: o que é para você um bom professor? Mais velhos Bem preparados. Educados e respeitosos. Motivados e dedicados à profissão. Exibem preocupação com os alunos. Utilizam o reforço positivo Todos Aspectos relacionais Sabe dar segurança Não discrimina alunos


7. O BOM PROFESSOR VISTO PELOS ALUNOS (ESTRELA, 2002) 


Apoia-se em pesquisas dela em Portugal, e de autores britânicos. Alunos do secundário: Qualidades de ensino. Manutenção da disciplina. O professor que não mantém a disciplina funciona com um anti-modelo ( Não quero ser como fulano... )



8. a compreensão dos fenômenos de (in) disciplina não se pode desligar da relação triangular professor-aluno-saber... e das variáveis políticas, sociológicas, psicológicas, pedagógicas que a influenciam. Sem a construção de uma relação positiva com o saber, a relação pedagógica perde muito da sua razão de ser, ficando relegada para o plano de uma relação afetiva difusa, positiva ou negativa. E, numa época em que caminhamos abertamente para uma sociedade de informação, de livre acesso ao saber, o desafio da escola joga-se na capacidade de redefinição de uma relação com o saber, que não acentue as desigualdades sociais, através de novas formas relacionais que essa construção inevitavelmente gerará. Caso contrário, correremos o risco de a escola se transformar numa mera instância de socialização concorrente com outras instâncias exteriores à escola, mas que não potencializará a mobilidade social que ela é suposta promover. (Estrela, 2002, p. 77)


9. DISCIPLINA NA CLASSE


 Concebida como uma ação educativa (não como mera sanção ou desabafo emocional) Funções muito específicas, das quais o professor deve ter consciência clara. Não é considerada como algo diferente da habilidade geral para ensinar.


10. O PROFESSOR COMO RESPONSÁVEL PELA INDISCIPLINA (ESTRELA, 2002) 

Os alunos retaliam o professor em relação a: Comportamento distante do professor. Despersonalização da relação. Brandura quando é esperada força. Os alunos punem o professor por meio de: Comportamentos disruptivos. Não participação. Imposição da personalidade.


11.  CLASSROOM MANAGEMENT (KOUNIM, APUD ESTRELA, 2002)


 Situações naturais de aula (videos) Técnicas com correlações elevadas com a disciplina O professor sabe o que se passa, mesmo estando de costas. Atenção simultânea a duas situações diferentes. Rítmo de aula e suavidade de transição entre as tarefas. Variedade de estímulos oferecidos aos alunos. Capacidade de manter o grupo ocupado numa tarefa comum


12.  CLASSROOM MANAGEMENT (KOUNIM, APUD ESTRELA, 2002) 


Bons organizadores Maus organizadores Estabelecem regras. Dão diretrizes precisas. Apresentam claramente expectativas quanto ao comportamento dos alunos. Respondem de forma consistente. Intervêm prontamente para parar o desvio. Utilizam as regras em caso de indisciplina Regras vagas e não reforçáveis. Dão diretrizes pouco precisas. Comunicam ambiguamente as expectativas. Inconsistentes na resposta a comportamentos desviantes dos alunos Não evocam as consequências dos comportamentos desviantes. Reagem com lentidão.


Fontes pesquisasdas:


13 REFERÊNCIA:

1. CUNHA, Maria Isabel da. O bom professor e sua prática. 6. ed. Campinas: Papirus,

2. ESTRELA, Maria Teresa. Relação pedagógica, disciplina e indisciplina na aula. 4. ed. Porto: Porto Editora, 

3. MORALES, Pedro. A relação professor-aluno: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2011.


Valdeci Fidelis -é teólogo; elaboração da pesqusa, negrito (grifo do autor)

quarta-feira, 12 de junho de 2024

SER REPORTER GOSPEL

 Os fundamentos do trabalho de um repórter na produção de notícias são essenciais para garantir a qualidade, precisão e relevância da informação transmitida ao público. Aqui estão alguns dos principais fundamentos:

  1. Investigação e Pesquisa: O repórter deve investigar minuciosamente os fatos e realizar pesquisas detalhadas. Isso inclui entrevistar fontes, consultar documentos, verificar dados e reunir todas as informações necessárias para uma compreensão completa do assunto.

  2. Verificação de Fatos: A precisão é crucial no jornalismo. O repórter deve confirmar a veracidade de todas as informações antes de publicá-las. Isso envolve checar as fontes, confirmar dados estatísticos e assegurar que os detalhes apresentados são corretos.

  3. Objetividade e Imparcialidade: É importante que o repórter mantenha uma abordagem neutra e objetiva. As notícias devem ser apresentadas de forma imparcial, sem viés ou opinião pessoal, permitindo que o público forme sua própria opinião baseada nos fatos.

  4. Clareza e Coerência: A escrita jornalística deve ser clara e coerente, facilitando a compreensão do público. A estrutura da notícia deve ser lógica, com uma introdução clara, desenvolvimento do tema e uma conclusão que resuma os pontos principais.

  5. Ética e Responsabilidade: Os repórteres devem seguir os princípios éticos do jornalismo, incluindo respeito à privacidade, integridade e responsabilidade social. Devem evitar sensacionalismo e respeitar os direitos das pessoas envolvidas nas notícias.

  6. Contextualização: Além de relatar os fatos, é importante fornecer contexto para que o público entenda a relevância e as implicações das notícias. Isso pode incluir histórico, análises e explicações adicionais.

  7. Atualização e Relevância: As notícias devem ser atuais e relevantes para o público. O repórter precisa estar atento aos acontecimentos recentes e às questões que são de interesse público.

  8. Habilidades de Comunicação: Boa comunicação, tanto escrita quanto verbal, é fundamental. O repórter deve ser capaz de fazer perguntas incisivas, escrever de forma eficaz e, em alguns casos, reportar ao vivo de maneira clara e confiável.

  9. Uso de Tecnologias: O domínio das ferramentas tecnológicas para pesquisa, gravação, edição e publicação de notícias é cada vez mais importante. Isso inclui o uso de mídias sociais, plataformas digitais e softwares específicos para jornalismo.

  10. Sensibilidade Cultural e Social: O repórter deve ser sensível às diversas culturas e contextos sociais, respeitando diferenças e evitando estereótipos ou preconceitos. Sensibilidade Cultural e Social: O repórter deve ser sensível às diversas culturas e contextos sociais, respeitando diferenças e evitando estereótipos ou preconceitos.

Esses fundamentos são a base do trabalho jornalístico e ajudam a garantir que as notícias sejam confiáveis, informativas e úteis para o público.

Comoqueremos mostrar a sociedade que vivemos as coisas que fiaram no passadp, mostranr que a biblia fala sobre o Israel e Palestina, tem também Palestina dos cruada as cidades que são em nome de 13 localizadas no mapa todas são próximas vejamos em ordem alfabetas:

CIDADES HISTÓRICO SOBRE PALESTINO:

1. Ai - é uma cidade onde os Israelitas foram, derrotados vergonhosamnte e surpreendente por causa do pecado de Acã, com base verídicas no livro de Josué 7.

2.- Belém, cidade onde Jesus nasceu, em uma majendoura por motivos de grande lotação nos aposentos por motivos do rescenciamento de crianças.

3.- Berseba - com esse nome era ocupado pela tribo berseba, no extremo sul da Terra Prometida.

4.- Betel cidade antga funda muito antes de Abraão basicamente um século, afirma que ali foi onde Abraão ergueu um altar (Gn 12.8; 13.-4) onde Jacó teve uma experiência marcante e renovou aliança com o Senhor (GN 35.10-15).

5.- Dã -Tribo com esse nome ela ocupava o ponto do extremo norte da Terra Prometida.

6.- Damasco - cidade antiga e muito importante já existente no tempo de Abraãa (Gn 14.15 e 15.2). Novo Testamento, o apóstolo Paulo, ia para esta cidade com a finalidade de prender e perseguir os cristãos. A sua conversão se deu no caminho. Alguns entendidos afirmam que Damasco é a cidade mais antiga do mundo em existência contínua dos tempos antigos até os dias atuais.

7. Jericó - uma impotante cidade - fortaleza que Josué precisava conquistar para entrar para ganhar entrada na Terra Prometida. Alguns arqueólogos consideram Jericó como a mais antiga cidade jà conhecida na história da humanidade.

8.- Jerusalém - Capital e grande centro da vida nacional e religiosa dos israelitas. Ali foi construido um majestoso templo nessa cidade.

9. Jope - Cidade porto que servia a Jerusalém a 55 quilômetros distante, foi chamado Jafo nos tempos antigos (Js 19.46). Nos dias do Novo Testamento uma comunidadede cristã floresceu na cidade com nomes em destaque, mencionando o nome de Dorcas ( At 9.36-42). O apóstolo Pedro, se hospedou em Jope na casa de Simão (At 10.23). Hoje a cidade é um suburio de Tel-aviv, capital de Israel.

10. Gaza - Cidade antiga a pocos quilometros da costa. Sempre foi importante como por ser um centro comercial, por causa de sua localização e estratégia nas principais rotas de transportes terrestre. Desde sua menção no Antigo Testamento (Gn 10.19) até hoje, tem sido um lugar cobiçado e disputado e é cenário de lutas incessantes e guerras.

11. - Sidônia -Importante cidade porto localizado no norte dos israelitas (Gn 10.15 e 1 Cr 1.13).

11. - Siquém - Lugar onnde Josué desafiou o povo a renovar a aliança com Deus, e onde advertiu a todos a deixarem o louvor de deuses falsos para adorar e servir ao Deus verdadeiro. Uma cidade localizada entre o monte Gerizim. Quem controlava esta passagem pelas montanhas comandava as estradas no sentido leste-oeste.

12. -Sucote-Esta cidade um lugar onde Jac edificou um abrigo para sua família e para seu gado e reconheceu a proteção e a bênção de Deus (Gn 31.17). Moisés usou Sucote como ponto de referência para estabelecer linhas de demarcação das diversas heranças (Js 13.27).

13. -Tiro - Cidade localizada ao norte da Terra Prometida (Js 19.290. Davi e Salomão seu filho utilizaram este excelente porto para receber madeira e construtores do Líbano para as obras do Templo. Parece que os residentes de Tiro eram excelentes trabalhadores em matais e branze e Hirão foi o principal na confecção dos utensÍlios do Templo.