Pesquisar este blog

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

NESTA PASCOA SEJAMOS HUMILDE


A HUMILDADE E A CARIDADE

Condensação: Valdeci Fidelis

Ó nobre virtude da humanidade tão necessarária ao homem nesta vida moral? Não sem razão se diz ser a base e o fundamento de todas as outras sem ela não é verdadeira virtude. Bem que seja a primeira, visto que o amor de Deus e a caridade a excedem em dignidade e primazia, no entanto existe tal conveniência e simpatia entre a caridade e a humildade em "Quem permanece na caridade permanece em Deus e Deus nele".(1.Jo, 4,16) ."Que nunca andam uma sem a outra.(1.Jo.3,18)” que diz “Meus filhinhos, não amemos somente em palavras, nem de língua, mas por ações e em verdade”.

Não é mister para nós a tarefa das virtudes prestar atenção atual a todas. Enredaria por demais os pensamentos e os afetos, mas a humildade e caridade são as principais cordas a que se anexam todas as outras, firmando-nos bem nestas duas,(caridade e humildade), na mais baixa e na mais alta, garantida estará a conservação de toda edificação de nossa construção, neste edifício que depende da fundação e do teto. Quero dizer, estando o coração aplicado ao exercício destas duas virtudes, (caridade e humildade) não haverá grandes dificuldades em acertar com as outras.

Sendo fiel servidor de Cristo, com o desejo ardente de generosa imitação no ouvido e no coração, lembrando a frase de Newton:...”Mais valem os exemplos do que os preceitos" em resumo quero dizer "Pregar e escrever belas coisas sobre a humildade de pouco vale, o que importa é vivê-la".

O reino de Deus, é comparado a um tesouro escondido no campo: "O tesouro, uma vez, descoberto é escondido a fim ser conservado" nunca vamos encontrar sem os procurarmos, guardar no coração ciosamente, mostrando ao próximo um digno exemplo de ser imitada não devemos fugir as humilhações, para sermos mais humildes, é preciso se assemelhar a Jesus, em tudo, principalmente nas vossas humilhações, Quero crê que todos os irmãos, Vos amam, não sei como podem não querer se assemelhar a Vós, mas sempre penso que devemos falar alguma coisa a seu amor, porque Deus nos exaltará no tempo de sua visita, amor e abjeção é a raiz da paz e da alegria.

Humilhar-se é muito..., ser humilhado é tudo, é o caminho mais seguro e rápido para a glória, se não o de Nosso Senhor, de quem diz o Apóstolo: em felip.2,8-9 "Humilhou-se até a morte e morte de cruz, por isso Deus o exaltou e lhe deu um nome acima de todo o nome". Assim sem humildade não há virtude, é vicio, é timidez, é subserviência, é covardia, obediência não só é toda a virtude, mas faz que sejam virtudes as que não são.

Doutrinando:

1- “Qual deve ser a nossa atitude em relação ao Espírito Santo, e como devemos venerá-lo? A devoção para com o Espírito Santo tem que ser dupla: uma parte é negativa, devemos deshonrá-lo; a outra é positiva, devemos honrá-lo.”

2-A primeira, Paulo aos Tessalonicenses, (I.5,19) resume em duas palavras,diz:”Não extingais o Espírito Santo” e aos Efésios, (4,30) “Não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual foste selados para o dia da redenção".

3-Não apagar o Espírito Santo em nós pelo pecado mortal; não extinguir os efeitos de sua inhabitação em nós, de sua ação sobre nós, pelo desprezo, descaso, e negligencia para corresponder as suas inspirações e os dons em nós.

4-Não entristecer o Divino Espírito, entregando-nos a pecados voluntários, ainda que leves em si.

5-Como havermos de honrá-lo;. Antes de tudo fiquemos com o que já fazemos, porém, aproveitemo-lo melhor com o fim de aumentar e aperfeiçoar esta devoção, assim temos a gloria do Culto em Cristo e da oração.

6-Basta convecermo-nos do alto valor e da necessidade para nossa vida espiritual de termos grande devoção ao Espírito Santo, para encontrarmos em nosso amor meios e modos de venerá-lo como Ele o merece.

7-É nosso dever amar a Jesus o motivo por que o Pai Eterno nos ama,” Pai vos ama porque vos me amastes”.(Jo.16,27).

8-Não há coisa mais sublime para quem tem fé, ter a certeza de Deus, o Onipotente,lhe querer bem e o julga digno de seu amor, Se o amor para Cristo Jesus é a causa do amor do Pai para conosco, é a norma e medida do grau deste amor. amem.

9- Nosso interesse exige e reclama da nossa parte um esforço Maximo e continuo para amarmos a Cristo, procurando conhecer os meios e caminhos que devemos escolher para honrar e glorificar, a existência e florescimento por meio da oração, a graça de amar a Jesus.

10-Para amarmos, precisamos conhecer, “Nada se pode amar sem conhecer, e quanto melhor conhecemos a Cristo com todas as veras do nosso coração, devemos tratar de conhecê-lo cada vez mais e melhor.”

11-O primeiro Evangelho é o de luta, de trabalho, de sofrimentos e de obediência à vontade de Deus. O segundo Evangelho é de gloria, de alegria e felicidade, prêmios das nossas vitórias, recompensas de nossas virtudes, combate continuo contra o demônio e a nossa natureza decaída e o descanso sem fim.

12- “Estes dois Evangelhos representam os dois estados a que somos chamados e entre os quais teremos de repartir a nossa existência, um estado na vida presente onde somos assaltados por múltiplos desejos, que não podemos satisfazer, porque não é permitida a lei divina, estamos cercados de mil perigos, que pela graça de Deus havemos de vencer".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: