Comitê Gestor se reúne para traçar diagnóstico da atual situação da drogadição em Prudente
Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013
Os membros do comitê gestor participaram de uma reunião no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal para discutir o diagnóstico da drogadição em Presidente Prudente. As informações integram o Plano de Ação Municipal. O documento deve ser concluído até dia 26 de março. A formação do comitê é uma exigência do governo federal para que a cidade possa fazer adesão ao “Programa Crack, é Possível Vencer”, que deve ser implantado em Prudente ainda neste ano. Para viabilizar a vinda do programa a Prefeitura deve atende uma série de requisitos, como a formação do Comitê Gestor. O grupo terá a missão de elaborar o documento que será utilizado na adesão ao programa que viabilizará recursos para que Prudente possa implementar os serviços de enfrentamento ao crack. O programa deve construir uma rede de atenção aos usuários de drogas conforme as necessidades da cidade.
Conforme a secretária municipal de Assistência Social, Regina Penati, “o encontro tem como objetivo dar continuidade a tarefa de montar o diagnóstico da atual situação da drogadição no município”. Segundo ela, o trabalho é realizado em dois eixos, o primeiro tem como objetivo apontar a situação vivenciada pelo município, como o número de casos e faixa etária. Outro ponto contempla a questão dos serviços que são oferecidos pelo município.
“A intenção é fazer um levantamento de toda estrutura que o município possui em termos de atendimento e também envolvendo a questão da drogadição, para conferir o precisa ser estruturado”, explica a secretária de Assistência Social. Segundo ela, no final do encontro cada membro do comitê gestor saiu com uma tarefa acerca do diagnóstico sobre drogadição, para ampliar a articulação entre o comitê e os setores que tratam sobre o assunto.
O Comitê Gestor conta com a participação de representantes das secretarias municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e Assuntos Viários, Coordenadoria da Juventude, além de coordenadores do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD). As ações articuladas contemplam a prevenção do uso, o cuidado, os usuários e o enfrentamento do tráfico de drogas através de três eixos: prevenção; cuidado; atuação da autoridade. O objetivo é de prevenir o uso das drogas e promover a atenção integral ao usuário do crack através da oferta de serviços de tratamentos e atenção aos usuários e aos seus familiares.
O próximo encontro do comitê gestor ficou agendado para a próxima quarta-feira (6/03) às 8h30 na sede do Caps, na Cohab.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: