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sexta-feira, 6 de junho de 2014

AS IGREJAS E SUAS RAIZES

  

CRISTÃOS LANÇANDO NOVAS RAÍZES-
Pesquisa: Por que não Paulo, mas sim João?
Pelo ano 70 a.C..., o cristianismo criara raízes em muitas das cidades mais importantes do Império. “A Palavra” propagava-se rapidamente com a ávida adesão judeus e gentios à fé. Os egípcios não constituíam exceção. Se acreditarmos no escritor (...). Eclesiástico do século IV foi o Evangelista marcos quem levou pessoalmente o cristianismo ao Egito: “O mesmo Marcos... foi o primeiro a instituir Igrejas na cidade de Alexandria”. Seja qual for a verdade da tradição a respeito de Marcos, sabemos da presença de cristãos no pais no século I. Nos Atos (Livro de Atos dos Apóstolos 18:24-28) (aqui) Lucas conta que habitantes do Egito ( judeus ou prosélitos dos judaísmo) estavam presentes na festa do Pentecostes. “É possível que alguns destes judeus egípcios fossem batizados e começassem a pregar ao regressarem ao seu país” Os Atos” mencionam também “Um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria”, que  tinha sido instruído no caminho do Senhor”, aparentemente na sua terra natal. Uma carta do séc. II atribuída ao imperador Adriano refere-se igualmente a “cristãos e aqueles que se intitulam bispos de cristo” no Egito. Por todo o Novo Testamento, especialmente nos Atos e Cartas, Há inúmeras referencias à propagação do cristianismo pela Síria, Ásia Menor e Grécia. “Na Primeira Carta aos Coríntios,  (I Coríntios 2:1-6I Coríntios 3:18-19).
 Paulo menciona “as Igrejas da Ásia” e a “porta larga” que” se abriu ali... “Cheia” “de perspectivas para mim”. 0s documentos sólidos sobre a propagação do cristianismo pela Ásia Menor no século I nos é fornecido pelo livro de conclusão ao Novo Testamento, o Apocalipse. O seu autor, João diz que lhe foi ordenado: ”Escreve o que vês, num livro, e envia-o às sete Igrejas: Efésio, Esmirna, Pérgamo, Tiatira, Sardes, Filadélfia e Laodiceia.” Os problemas de cada uma delas são rapidamente apontados numa carta, ditada na visão de João por um anjo enviado por Cristo, sendo-lhes oferecidos conselhos,estímulos e repreensões. Cristo, por exemplo, aconselha a Igreja de Tiatira a enviar uma profetiza falsa “… tenho contra ti que toleras Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que se prostituam e comam dos sacrifícios da idolatria. (Atos 16:14, 15). (aqui) que ali tinha seguidores. Quem quer que João tenha escolhido para entregar copias da mensagem visionaria as sete Igrejas deve ter saído da pequena Ilha de Patmos, no Mar Egeu, ao longo da costa turca e seguida para metrópoles continental Efésio. Com uma população de 250 mil almas no século I. Efésio era a quarta maior cidade do Império e capital da província da Ásia, onde viviam muitos judeus, cristãos judeus, cristãos gentios, cristãos seguidores de João Batista e, no final do século, os nicolaítas (uma seita gnóstica). Na sua caminha João vai a Esmirna. La uma comunidade de cristãos estava ameaçada por uma comunidade judaica da cidade, “Eis que o Diabo vai lançar alguns dentre vós na prisão, para serdes postos à prova”. Diz João, “e tereis uma tribulação de dez dias, mostre fiel até a morte, e eu te darei a coroa da vida” 50 anos depois, o, povo pagão vão atacar  os cristãos; por volta de 156, em Esmirna, era martirizado quem confessassem sua fé,  aos cristãos de Pérgamo ao norte de Esmirna. O mensageiro de João levou o aviso: “Converte-te”. O Centro de culto ao imperador na Ásia Menor- “Onde Satanás habita”, escreve João-Pérgamo tinha habitantes que tentavam os cristãos para “que comessem das carnes sacrificadas aos ídolos e se prostituíssem”. Aquela profetisa a quem João chamou de Jezabel, isso foi depois de entregar a revelação de João à Igreja de Tiatira, conforme uma rainha idólatra do antigo Israel.
 Tentava os fieis para que comprometessem a sua piedade prestando cultos aos ídolos, o enviado deve ter  continuado no rumo sudeste para a Igreja de Sardes, João  diz “ conheço tua conduta: tens fama de estar vivo, mas estás morto. Torna-te vigilante e consolida o resto que estava para morrer, pois não achei perfeita a tua conduta diante do meu Deus. Igreja de Filadélfia foi a seguinte a ouvir a Revelação de João. Esta pequena comunidade mantiveram-se firme na fé, apesar das perseguições. Finalmente, a revelação foi transportada ainda mais para o sul, para a Igreja de Laodiceia. João tentou inspirar alguma vida nessa comunidade, exortando-a: “Conheço tua conduta: não és frio nem quente". “Oxalá fosse frio ou quente”.

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