Pesquisar este blog

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A ARCA

O QUE É A ARCA E SUA TRANSIÇÃO? TIRE SUAS DÚVIDAS.


Uma replica da Arca da Aliança; Exposta no interior
do Templo Maior, sede do Ministério Brasil Novo
Uma caixa, ou qualquer vaso de forma semelhante. Há três arcas, que pedem especial menção. l. A arca de Noé (Gn 6.14 a 8.19). Noé, por mandado de Deus, construiu uma embarcação na qual ele, sua família e uma grande variedade de animais foram salvos do dilúvio. As dimensões da arca eram: 300 côvados de comprimento, 50 de largura, e 30 de altura. Foi feita de madeira de cipreste, sendo muito bem betumadas as juntas por dentro e por fora para torná-la impermeável à água. Tinha três andares e uma janela que, provavelmente, se prolongava em volta de toda a arca com pequenas interrupções. (*veja Noé.) 2. A arca de Moisés. Era uma arca feita de juncos (Êx 2.3 a 6), na qual o menino Moisés foi colocado, quando exposto à beira do rio Nilo. Como a arca de Noé, foi feita impermeável por meio de betume e pez. (*veja Moisés.) 3. A arca da Aliança ou do Testemunho: esta, com a sua cobertura, o propiciatório, achava-se realmente revestida de santidade e mistério. Em Êx 25 vem uma completa descrição da sua estrutura. o propiciatório, que servia de apoio aos querubins, era considerado como o símbolo da presença de Deus (*veja Propiciatório). Por vezes se manifestava a divindade por uma luminosa nuvem, chamada Shequiná. Quem tinha o cuidado da arca eram os levitas da casa de Coate, que a levaram pelo deserto. Mas, antes de ser transportada, era toda coberta pelos sacerdotes, e já não era vista. Continha a arca as duas tábuas da Lei, chamando-se por isso a arca da Aliança, e provavelmente também uma urna com maná, e a vara de Arão (Hb 9.4). A arca, que ocupava o lugar mais santo do tabernáculo, o Santo dos Santos, nunca era vista senão pelo sumo sacerdote, e isso somente em determinadas ocasiões. A arca realiza um papel eminente na história do povo escolhido. Foi levada pelos sacerdotes até ao leito do Jordão, cujas águas se separaram, para poder passar o povo israelita (Js 4.9 a 11). Por sete dias andou aos ombros dos sacerdotes em volta de Jericó, antes de caírem os muros da cidade (Js 6.1 a 20). Depois de fixar-se na Palestina o povo de israel, a arca permaneceu por algum tempo no tabernáculo em Gilgal, sendo depois removida para Silo até ao tempo de Eli, quando foi levada para o campo de batalha, porque os israelitas supunham que pela presença dela podiam alcançar completa vitória. Mas não foi assim, e a arca ficou em poder dos filisteus (1 Sm 4.3 a 11). A santidade da arca, enquanto estiveram de posse dela os pagãos, foi manifestada por milagres, sendo grandes as tribulações nas terras dos filisteus para onde era levada (1 Sm 4 e 6). Depois de seis meses foi devolvida a arca para território hebreu. Primeiramente, esteve em Bete-Semes, onde a curiosidade do povo foi terrivelmente castigada (1 Sm 6.11 a 20) - depois disto foi transportada para Quiriate Jearim (1 Sm 7.1), donde seguiu mais tarde, por ordem de Davi, para a cidade de Jerusalém, com grande cerimonial. Mas antes disso esteve por algum tempo em Perez-Uzá, onde foi ferido de morte Uzá, quando estendia a mão à arca que parecia tombar (2 Sm 6.1 a 19). Mais tarde foi colocada por Salomão no templo (1 Rs 8.6 a 9). Quando os babilônios destruíram a cidade de Jerusalém e saquearam o templo, provavelmente foi a arca tirada dali por Nabucodonosor e destruída, visto como não se achou mais vestígio dela. Não é mencionada entre as coisas sagradas que foram expostas na cidade santa (Ed 1.7 a 11). Tácito, historiador romano, dá testemunho do estado vazio do Santo dos Santos, quando Pompeu ali entrou. A ausência da arca, no segundo templo, foi uma das notas de inferioridade deste com respeito ao edificado por Salomão. 

POR QUE DIÁCONOS E PASTORES ORAM COM IMPOSIÇÃO DE MÃOS?  

Imposição de mãos não é uma invenção da igreja, não é também um ritual, um costume, mas é um ato solene através do qual o Espírito Santo opera profundamente em favor de quem a recebe.A imposição de mãos tem 2 objetivos específicos:* Conceder autoridade divina (Nm 27: 23): O texto lido mostra que quando o Senhor escolheu Josué como sucessor de Moisés, ele recebeu imposição de mãos de Moisés diante de toda a congregação e todos ficaram cientes de que Josué seria o substituto de Moisés a frente do povo e ninguém contestou tal coisa.Isto ocorreu porque na imposição de mãos de Moisés, o Senhor concedeu a Josué autoridade divina para ficar a frente do povo O mesmo ocorre hoje.Sempre que é levantado em nosso meio um pastor, um diácono, etc., esta pessoa recebe imposição de mãos da igreja, e naquela hora o Senhor concede a ele autoridade divina para exercer tal função e confirma diante da igreja que aquele servo foi escolhido para exercer aquela função.* Transmitir Graça: É aqui que vemos a imposição de mãos como um meio de graça.Quando há algum servo que está triste, necessitado de alguma benção, ele recebe uma imposição de mãos e o Senhor o restabelece.Também o Senhor pode através da imposição de mãos curar, libertar, etc. (Como exemplo de cura temos Jesus que impunha as mãos e curava, e também abençoava - ou seja concedia graça - as criancinhas impondo-lhes as mãos).Outro exemplo de transmissão de graça através da imposição de mãos, ocorre no Maanaim, na aula de Batismo com o Espírito Santo, quando na imposição de mãos dos pastores muitos irmãos recebem este batismo.Para que a imposição de mãos venha realmente ser uma benção para nós precisamos observar algumas coisas.* Primeiro, como ela é um ato solene (como vimos na definição), ao recebê-la, temos de nos portar com solenidade, ou seja, estarmos em comunhão com o Senhor, olhos fechados, prestando atenção e acompanhando a oração que está sendo feita naquele momento.* Também não se pode fazer imposição de mãos em qualquer lugar, tem-se que se ter um lugar propício (ninguém vai receber uma imposição de mãos na rua, por exemplo), com muita discrição.* Tem-se também que se ter fé, sinceridade ao pedi-la (não ocultar o motivo ou parte dele).* Não se impõe as mãos sobre objetos e também a pessoa que impõe as mãos é que deve orar.

COMO ORAR A DEUS?

Com fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus.A oração, para ser agradável ao Senhor, tem que ser com fé, reverência e temor. Em nome de Jesus; Muitas pessoas oram diretamente para Jesus, mas isto não é correto, pois o próprio Senhor Jesus mostrou-nos a forma correta de oração: Orar ao Pai e terminar em nome de Jesus (Jo 16: 23).


"E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar." Jo 16:23 
Com fé, pois sem fé é impossível agradar a Deus.
A oração, para ser agradável ao Senhor, tem que ser com fé, reverência e temor.
Em nome de Jesus; Muitas pessoas oram diretamente para Jesus, mas isto não é correto, pois o próprio Senhor Jesus mostrou-nos a forma correta de oração: Orar ao Pai e terminar em nome de Jesus (Jo 16: 23). 


   Bíblico - GN 24: 55 

"Então disseram seu irmão e sua mãe: Fique a donzela conosco alguns dias, ou pelo menos dez dias, depois irá." GN 24:55 Fique a donzela conosco alguns dias: Os valores desta vida que tentam impedir o homem de se aproximar do Senhor. 
A tradição, a religiosidade, a cultura...
Não me detenhais pois o Senhor tem prosperado o meu caminho: O Espírito santo tem chamado, tem intercedido com gemidos inexprimíveis, tem mostrado o caminho que é o Senhor Jesus, esse caminho é próspero, água, pão, luz, Salvação, Eternidade. 
Não detenhas a operação do Espírito em sua vida, ouça a voz do chamado do Senhor.
Para que eu volte ao meu Senhor: O projeto de Salvação é de retorno a Eternidade, é o momento do arrebatamento, em que a igreja será resgatada deste mundo, de diante dos impedimentos desta vida. 
O homem foi chamado para o louvor e glória do nome do Senhor, porém o homem se afastou pela desobediência, mas agora o Espírito Santo tem chamado para que o homem possa retornar, se reconciliar, e assim poder novamente louvar o nome do Senhor face a face na Eternidade. 
Chamemos a donzela e perguntemos-lho: O livre arbítrio, a escolha que o homem pode fazer sem força e sem violência (Zc 4:6). 
É a definição, Jesus a vida (Jo 14:6), ou o pecado e a morte (Rm 6:23).
Ela respondeu: Irei: A igreja definida. 
Há um povo que respondeu ao chamado do Espírito Santo tem tido seu caminho prosperado, tem ouvido a voz do Senhor ensinando o caminho, iluminando o caminho para não haver tropeços, curando, libertando. 
Hoje o Espírito Santo está te chamando, muitas coisas. 
Muitas pessoas te pedirão para ficar, o que você responde para o Espírito Santo de Deus, irei, ou ficarei?"Ninguém que lança mão do arado e olha para traz é apto para o reino de Deus" (Lc 9:62).
A trindade representada pelas figuras de:

a) Abraão: Pai
b) Isaque: Filho
c) Servo: Espírito Santo
d) Rebeca: Igreja


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: