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quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Lucas 19;45-48 Jesus jamais usou de violência

OPERAÇÃO LIMPEZA COM JESUS
 Lucas 19:45-48
Jesus de Nazaré abriu uma passagem majestosamente entre o povo e, as grandes passadas, látego na mão esquerda, tomou a direção dos currais situados do outro lado do Átrio dos Gentios, no pé da Fortaleza Antônia.
 Muitos foram para trás do Mestre, que ao chegar nos estábulos, Jesus, com uma frieza que todos admiravam, foi abrindo os portões, um atrás do outro, incitando bois, bodes e cordeiros, a dispersarem-se. Em poucos instantes, centenas de animais irromperam no átrio.
 O rabi com mesma decisão e destreza com que havia tangido para fora do templo a primeira manada, dirigiu aqueles animais em direção às mesas e pontos de vendas dos "cambistas" e "intermediários".
 Como era de esperar, o estouro provocou pânico entre os judeus, que, em sua atropelada fuga, derrubaram umas infinidades de tendas; os bois por seu lado, acabaram por pisotear as bancas de gêneros, derramando numerosos cântaros de azeite e sal.
 Um número grande de peregrinos aproveitaram-se para derrubar outras bancas e mesas que ainda restavam, se aproveitando do momento confuso naquela hora de pânico geral. Em poucos minutos o comercio havia sido varrido, para alegria de milhares de judeus, que odiavam aquela profanação na casa de Deus.
 Claro que chamados os soldados romanos fizeram presentes e tudo já estava silenciado, completa tranquilidade, Jesus de Nazaré, não havia tocado em nada com o seu Látego, em nenhum  só hebreu, nem derrubou mesa alguma; disso posso ter fé, foi até a escadaria e gritou à multidão:
 Vós haveis sido testemunhas, hoje, do que está escrito nas Escrituras: “Minha casa será chamada uma casa de oração para todas as nações, mas vós haveis feito dela um covil de ladrões". (Lc 19:45-48)
 Antes que o rabi concluísse suas palavras, um grupo de jovens judeus se destacou de entre a multidão aplaudindo Jesus e entoando hinos de agradecimentos pela coragem do galileu.
No evangelho aparece um ato que Jesus está colérico, capaz de golpear e açoitar as pessoas, Jesus havia pregado muitas outras vezes naquela mesma esplanada do templo, e jamais tinha comportando-se daquele modo, ele conhecia perfeitamente as intenções e os cambalachos e os roubos que se registravam todos os dias no átrio dos Gentios e, não obstante jamais se manifestou violentamente contra essa situação.
Se, naquela manhã diz a teologia ter sido um dia de segunda-feira, provocara o estouro do gado, isso só se dera é minha opinião, como fruto de circunstancias concretissima e de uma situação insustentável. Os líderes do templo foram até Jesus e interrogaram severamente: E perguntaram: Não ouviste o que dizem os filhos dos levita?
Respondeu-lhes Jesus: Nas bocas dos meninos e das criancinhas aperfeiçoaram-se os louvores. Os jovens vendo isso intensificaram seus louvores e os judeus foram embora, e os grupos de peregrinos foram para os portões que dava acesso ao templo.
 Estes levitas não permitiram que fossem transportados nenhuma vasilha pela esplanada, eles impediram que voltasse os cambistas e os intermediários, os apóstolos os 12 permaneceram encolhido espantados com esta atitude do Mestre. José de Arimateia, Nicodemos e outros amigos de Jesus não estão presentes, ai eles (Judeus) o sinédrio aproveitou, fez uma reunião de emergência para avaliar a confusão; decisão: É preciso deter o "impostor!" sem perda de tempo.
 Mas onde achar e como. Os escribas e o restante dos sacerdotes, dava-se de acordo que a multidão se inclinavam para Jesus, neste ínterim o procurador romano Pôncio Pilatos em Jerusalém estava ai uma situação que não podia perder de vista o Galileu.
A Palestina enviavam muitos peregrinos e anciões para Jerusalém e estrangeiros devido a pascoa, perto das piscinas de Bezatá, criaram 5 grupos de escritas expertos para seguir os passos do Mestre, especialmente escribas*.  A grande diferença entre os escribas e o restante do sacerdócio-fariseus, levitas, chefes do templo etc. baseia-se no saber. Os escribas vinham ser os depositários da ciência e da iniciação para chegar a fazer das chamada "corporações do escribas"
Nicodemos era um dos escribas e amigo do Mestre, e sabia quem consideravam quatro coisas, mais lhe valera não ter vindo ao mundo, antes a saber, exemplo: *(Naqueles tempos o sinédrio achava-se dividido em dois grandes grupos: Os fariseus e saduceus. Estes últimos formavam um partido organizado, integrado fundamentalmente pela nobreza laica e a sacerdotal, pelos "anciãos" os notáveis do povo e dos sacerdotes chefes. Havia um sumo sacerdote de nome José Ben, com apelido de Caifás, era o sumo-sacerdote em exercício ele era um Saduceu)
Nicodemos amigo fiel de Jesus, era um escribas de muitos prestígios, destes prestigiosos escribas de Israel, o que proporcionou prestígios foi ser portador da "ciência secreta" uma tradição isotérica, que ensina em seu texto que dizia: "Não se deve explicar publicamente as Leis sobre incesto diante de três ouvintes, nem a história da criação do mundo diante de dois, nem a visão do carro de fogo diante de um só, a não ser que este seja prudente e de bom senso".
Sua "teologia" está distinta da dos fariseus, pois atinha-se ao texto da "Torá" relativa ao culto e ao sacerdócio da Torá, e havia muitos escribas que praticavam a doutrina dos saduceus (Nota do autor).
Muitos dizem que Jesus deu chibatada, jamais ele faria coisas assim, primeiro que ele respeitava os direitos do povo, e pregava o amor entre as nações,
 Fonte: Condensação do Livro "Operação Cavalo de Troia  J.J. Benitez.

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