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segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Isaias 45

Alguem me perguntou se eu conhecia a Deus, respondi que amava a Deus, isso é muito mais que apenas conhecer, por que conhecer a Deus? Será que preciso conhecer e conversar com Ele, para saber dEle, ele nós deu seu Filho Amado que lavou com sangue a cruz para nos salvar, se quer um conselho eu falarei o que diz a Biblia Sagrada que é atraves dela que eu falo com o Deus Vivo.
Olha o que diz em Isaias 45:21-Declarai as vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu, senão eu, o SENHOR? pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não há além de mim (Is 45:21).
Ouvir a Deus é diferente de escutar a Deus, voce póde escutar falar do Senhor, mas dificil querer ouvir, para ouvir requer fé, obdiencia, e pratica. A primeira parte do capítulo 45 apresenta as instruções do Senhor a Ciro, que libertaria os cativos de Israel e financiaria a reconstrução do templo e da cidade de Jerusalém. O capítulo continua a profecia que começou nos últimos três versículos do capítulo 44.
Os Judeus foram levados cativos pelos babilônios em 587 a.C. A Babilônia foi subsequentemente conquistada por Ciro, um persa, que divergiu as águas do Eufrates da cidade e marchou com seus exércitos no leito do rio seco sob as muralhas da cidade. (45:1) As palavras de Isaías—escritas há mais de 130 anos antes da época de Ciro e mesmo assim apresentando seu nome, tanto aqui quanto no capítulo anterior v2.
 "Eu irei diante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trincas de ferro"—deve ter desempenhado um papel importante na libertação dos cativos de Judá e em convencer Ciro a fazer essas coisas.
O capítulo conclui com o testemunho do Senhor de que somente Ele é Deus, o Criador dos céus e da Terra. Através dEle, o meio para a salvação seria provido para toda a humanidade. No final se dobrará todo o joelho diante dEle e jurará, ou confessará, (Is 45:23) toda a língua confessará que Ele é Deus.
O versículo 3 promete: “Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome”. “Tesouros escondidos” significa especificamente a Babilônia. Destilai, ó céu, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra e produza a salvação, e juntamente com ela brote a justica; eu, o SENHOR. as criei (45:8).
O Senhor proclamou que Ele é o Deus de Israel—um povo mantido em cativeiro por Ciro e seus antecessores, os babilônios que Ciro conquistou—e chama Ciro pelo seu nome através do profeta Isaías.
Moisés via a Deus, conversou com Ele, Moisés escreveu que o homem que pratica a justiça que vem da Lei, viverá por ela. ... Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo. (Rm 10:17)
Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não digas em teu coração: Quem subirá ao céu? ... 17 De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Rm 10:6).
A mensagem  é que Ciro seria privilegiado em conquistar muitas nações e tomar posse de suas riquezas. “Ciro, a quem tomo pela mão direita” complementa “que te chama pelo teu nome”; a frase “descingir os lombos dos reis” é complementada por “E dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas”, provendo uma explicação do significado. “Eu irei adiante de ti” compara-se com “endireitarei os caminhos tortuosos”.
No versículo 4, o Senhor proclama a razão pela qual Ele chamou Ciro por nome: “Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me conhecesses”. Ciro foi nomeado para realizar um assunto de grande importância para os servos do senhor, os descendentes de Israel.
Lembrar que tudo começa quando Deus chama à Abraão no capitulo (Gn12) e manda descer para o Egito, pois havia muita fome em sua terra, o Egito era sinonimo de fartura, lembrar que depois o SENHOR puniu Faraó e sua casa com grandes pragas que assolariam  todo o Egito. Pela fome  Abraão mentiu sobre sua esposa ao Faraó.
Enquanto Abraão escolheu viver como estrangeiro errante habitando em tendas. "Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus." (Hb 11:9-10). Ló, por sua vez, tinha o que costumamos chamar de "olho maior que a barriga" e"levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra... Então Ló escolheu para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã (em tendas) e Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma" (Gn 13:10-12). Quando se deu por conta estava habitando uma bela casa em comum com cidadãos sodomitas, por desobediência e não mais ouvir a Deus.
Nós precisamos é de fé, crê somente em Jesus e amar o próximo, e lembrar o que diz a palavra em verso 14- Assim diz o SENHOR; A riqueza do Egito, e as mercadorias do Etiópia, e os sabeus, homens de grande estatura, passarão ao teu poder e serão teus; seguir-te-ão, irão em grilhões, diante de ti e se prostarão e te farão as suas suplicas, dizendo: Só contigo está Deus, e não há outro que seja Deus. (Isaias 45:14).
Num texto publicado, amigo e colaborador deste blogue escreveu o seguinte: "Ló era o que costumamos chamar de "crente carnal", um convertido, porém vivendo da maneira errada no lugar errado. Por isso Deus fala dele na Palavra como "o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis. Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras injustas" (2 Pe 2:7-8). Talvez seja este também o seu sentimento sincero e a razão de se envolver em política ou votar em políticos cristãos querendo uma mudança. Bem, foi também o que Ló sentiu enquanto morava em Sodoma. O que ele fez para mudar? Passou a sentar-se à porta da cidade, o lugar onde os juízes se sentavam para julgar, uma espécie de tribunal público nas cidades da antiguidade. "E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló assentado à porta de Sodoma" (Gn 19:1). O que ele fazia ali? Bem pelos desdobramentos dos acontecimentos é possível entender suas intenções. Quando a coisa apertou e os habitantes quiseram abusar dos anjos que Ló hospedava em sua casa, recusando até mesmo as filhas virgens que Ló vergonhosamente ofereceu, os sodomitas com toda razão mostraram a Ló o seu devido lugar: "Esse indivíduo, como estrangeiro veio aqui habitar, e quer se arvorar em juiz!" (Gn 19:9). É por isso que digo que, assim como os sodomitas de então, os incrédulos de hoje têm razão quando retrucam para cristãos intrometidos que eles não têm nada a ver com o estilo de vida que escolheram." (Mario Persona).

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