Alguem me perguntou se eu conhecia a Deus,
respondi que amava a Deus, isso é muito mais que apenas conhecer, por que
conhecer a Deus? Será que preciso conhecer e conversar com Ele, para saber
dEle, ele nós deu seu Filho Amado que lavou com sangue a cruz para nos salvar,
se quer um conselho eu falarei o que diz a Biblia Sagrada que é atraves dela
que eu falo com o Deus Vivo.
Olha o que diz em Isaias 45:21-Declarai as
vossas razões. Que tomem conselho uns com os outros. Quem fez ouvir isto desde
a antiguidade? Quem desde aquele tempo o anunciou? Porventura, não o fiz eu,
senão eu, o SENHOR? pois não há outro Deus, senão eu, Deus justo e Salvador não
há além de mim (Is 45:21).
Ouvir a Deus é diferente de escutar a Deus,
voce póde escutar falar do Senhor, mas dificil querer ouvir, para ouvir requer
fé, obdiencia, e pratica. A primeira parte do capítulo 45 apresenta as
instruções do Senhor a Ciro, que libertaria os cativos de Israel e financiaria
a reconstrução do templo e da cidade de Jerusalém. O capítulo continua a
profecia que começou nos últimos três versículos do capítulo 44.
Os Judeus foram levados cativos pelos
babilônios em 587 a.C. A Babilônia foi subsequentemente conquistada por Ciro,
um persa, que divergiu as águas do Eufrates da cidade e marchou com seus
exércitos no leito do rio seco sob as muralhas da cidade. (45:1) As palavras de
Isaías—escritas há mais de 130 anos antes da época de Ciro e mesmo assim
apresentando seu nome, tanto aqui quanto no capítulo anterior v2.
"Eu irei diante de ti, endireitarei os
caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trincas de
ferro"—deve ter desempenhado um papel importante na libertação dos cativos
de Judá e em convencer Ciro a fazer essas coisas.
O capítulo conclui com o testemunho do Senhor
de que somente Ele é Deus, o Criador dos céus e da Terra. Através dEle, o meio
para a salvação seria provido para toda a humanidade. No final se dobrará todo
o joelho diante dEle e jurará, ou confessará, (Is 45:23) toda a língua
confessará que Ele é Deus.
O versículo 3 promete: “Dar-te-ei os tesouros
escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o Senhor, o
Deus de Israel, que te chama pelo teu nome”. “Tesouros escondidos” significa
especificamente a Babilônia. Destilai, ó céu, dessas alturas, e as nuvens
chovam justiça; abra-se a terra e produza a salvação, e juntamente com ela
brote a justica; eu, o SENHOR. as criei (45:8).
O Senhor proclamou que Ele é o Deus de
Israel—um povo mantido em cativeiro por Ciro e seus antecessores, os babilônios
que Ciro conquistou—e chama Ciro pelo seu nome através do profeta Isaías.
Moisés via a Deus, conversou com Ele, Moisés
escreveu que o homem que pratica a justiça que vem da Lei, viverá por ela. ...
Logo a fé vem pelo ouvir, e o ouvir vem pela palavra de Cristo. (Rm 10:17)
Mas a justiça que é pela fé diz assim: Não
digas em teu coração: Quem subirá ao céu? ... 17 De sorte que a fé é pelo
ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Rm 10:6).
A mensagem
é que Ciro seria privilegiado em conquistar muitas nações e tomar posse
de suas riquezas. “Ciro, a quem tomo pela mão direita” complementa “que te
chama pelo teu nome”; a frase “descingir os lombos dos reis” é complementada por
“E dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas”, provendo uma
explicação do significado. “Eu irei adiante de ti” compara-se com “endireitarei
os caminhos tortuosos”.
No versículo 4, o Senhor proclama a razão pela
qual Ele chamou Ciro por nome: “Por amor de meu servo Jacó, e de Israel, meu
eleito, eu te chamei pelo teu nome, pus o teu sobrenome, ainda que não me
conhecesses”. Ciro foi nomeado para realizar um assunto de grande importância
para os servos do senhor, os descendentes de Israel.
Lembrar que tudo começa quando Deus chama à
Abraão no capitulo (Gn12) e manda descer para o Egito, pois havia muita fome em
sua terra, o Egito era sinonimo de fartura, lembrar que depois o SENHOR puniu
Faraó e sua casa com grandes pragas que assolariam todo o Egito. Pela fome Abraão mentiu sobre sua esposa ao Faraó.
Enquanto Abraão escolheu viver como
estrangeiro errante habitando em tendas. "Pela fé habitou na terra da
promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros
com ele da mesma promessa.
Porque esperava a cidade que tem fundamentos,
da qual o artífice e construtor é Deus." (Hb 11:9-10). Ló, por sua vez,
tinha o que costumamos chamar de "olho maior que a barriga"
e"levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda
bem regada, antes do Senhor ter destruído Sodoma e Gomorra... Então Ló escolheu
para si toda a campina do Jordão, e partiu Ló para o oriente, e apartaram-se um
do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã (em tendas) e
Ló habitou nas cidades da campina, e armou as suas tendas até Sodoma" (Gn
13:10-12). Quando se deu por conta estava habitando uma bela casa em comum com
cidadãos sodomitas, por desobediência e não mais ouvir a Deus.
Nós precisamos é de fé, crê somente em Jesus e
amar o próximo, e lembrar o que diz a palavra em verso 14- Assim diz o
SENHOR; A riqueza do Egito, e as mercadorias do Etiópia, e os sabeus, homens de
grande estatura, passarão ao teu poder e serão teus; seguir-te-ão, irão em
grilhões, diante de ti e se prostarão e te farão as suas suplicas, dizendo: Só
contigo está Deus, e não há outro que seja Deus. (Isaias 45:14).
Num texto publicado, amigo e colaborador deste blogue escreveu o seguinte: "Ló era o que costumamos chamar de "crente
carnal", um convertido, porém vivendo da maneira errada no lugar errado.
Por isso Deus fala dele na Palavra como "o justo Ló, enfadado da vida
dissoluta dos homens abomináveis. Porque este justo, habitando entre eles,
afligia todos os dias a sua alma justa, vendo e ouvindo sobre as suas obras
injustas" (2 Pe 2:7-8). Talvez seja este também o seu sentimento sincero e
a razão de se envolver em política ou votar em políticos cristãos querendo uma
mudança. Bem, foi também o que Ló sentiu enquanto morava em Sodoma. O que ele
fez para mudar? Passou a sentar-se à porta da cidade, o lugar onde os juízes se
sentavam para julgar, uma espécie de tribunal público nas cidades da
antiguidade. "E vieram os dois anjos a Sodoma à tarde, e estava Ló
assentado à porta de Sodoma" (Gn 19:1). O que ele fazia ali? Bem pelos
desdobramentos dos acontecimentos é possível entender suas intenções. Quando a
coisa apertou e os habitantes quiseram abusar dos anjos que Ló hospedava em sua
casa, recusando até mesmo as filhas virgens que Ló vergonhosamente ofereceu, os
sodomitas com toda razão mostraram a Ló o seu devido lugar: "Esse indivíduo,
como estrangeiro veio aqui habitar, e quer se arvorar em juiz!" (Gn 19:9).
É por isso que digo que, assim como os sodomitas de então, os incrédulos de
hoje têm razão quando retrucam para cristãos intrometidos que eles não têm nada
a ver com o estilo de vida que escolheram." (Mario Persona).
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