Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

MISERICÓRDIA E GRAÇA DE DEUS

GRAÇA: É bondade  de Deus exercida em prol da pessoa indigna, aquele que não está fazendo por merecer. Portanto graça é o ato divino de conceder ao pecador toda a bondade de Deus, a qual ele não merece receber, conforme Êxodo 13:19.

 Na misericórdia Deus suspende o sofrimento merecido, na graça Deus concede bençãos não merecidas. Todo pecador merece ir para o inferno; assim Deus exerce Sua misericórdia livrando o pecador da condenação.

Nenhum pecador em quanto estiver em pecador merece ir para o paraíso; assim sendo Deus exerce a Sua graça doando ao pecador o privilegio de ir gratuitamente para o paraíso celestial. Essa diferença entre  misericórdia e graça é notada em relação aos anjos que não caíram.

 Deus nunca exerceu misericórdia para com eles, posto que jamais tiveram necessidade dela, pois não pecaram, assim também pode ser a vida do ser humano,são aqueles que pecaram e se arrependeram recebem a graça.os anjos alem de nunca terem pecados, nunca ficaram debaixo dos efeitos da maldição. Todavia eles são objetos da livre e soberana graça de Deus pela qual foram eleitos (1 Tm 5:21) e preservados eternamente de pecado e colocados em posição de honra (Dn 7:10; 1 Pe 3:22)

AMOR: A  perfeição da natureza divina pela qual Ele é continuamente impelido a se comunicar. É, entretanto, não apenas um impulso pela qual Ele é emocional, mas uma afeição racional e voluntária, sendo fundamentada na verdade e santidade e no exercício da livre escolha. Este amor encontra seus objetos primários nas diversas Pessoas da Trindade.

 Assim, o universo e o homem são desnecessários para o exercício do amor de Deus. Amor é, portanto, a perfeição de Deus pela qual Ele é movido eternamente à Sua própria comunicação, Ele ama a Si mesmo, Suas virtudes, Sua obra e Seus dons.

 A SANTIDADE: Significa que Deus é inteiramente separado de tudo quanto é mal e de tudo quanto o aborrece (Lv 11:43-45; Dt 23:14; Jó 34:10; Pv 6:16-19;15:9-26; Is 59:1-2; Lc 20:26; Hc 1:13;Dt 25:16 e Salmos 5:4-6).

RETIDÃO: Ela também é chamada de justiça absoluta, é a retidão da natureza divina, em virtude da qual Ele é infinitamente Reto em Si mesmo (santidade legislativa) encontrada  em; Salmos 145:17; 116:5; Ed 9:15; Jr 12:1; Jo 17:25).

JUSTIÇA: Essa é chamada de justiça  relativa, é a execução da retidão ou a expressão da justiça absoluta (santidade judicial). Strong a chama de  santidade transitiva. A retidão é a fonte da Santidade de Deus, a justiça é a demonstração de Sua santidade.
 A justiça de Deus pode ser retributiva e remunerativa. A justiça retributiva se divide em punitiva e corretiva, A justiça punitiva e aquela pela qual Deus pune os pecadores pela transgressão de Suas leis. Esta justiça de Deus exige a execução das penalidades impostas por Suas leis 9( Salmos 3:5; 11:4-7;  Dt 32:4;. 
A justiça corretiva é aquela  pela qual Deus "pune" Seus filhos para corrigi-los ( Hb 12:6-7).

Aqueles que não são Seus filhos, Deus pune como um juiz Severo ( Rm 11:22; Hb 10:31), mas aos Seus filhos, Deus "pune" (corrige) como um Pai Amoroso (Jr 10:24)   A justiça remunerativa é aquela pela qual Deus recompensa, com Suas bençãos, aos homens pela obediência de Suas leis ( Hb 6:10; 2 Tm 4:8; 1 Co 4:50.

 IRA: Esta deve ser considerada como um aspecto negativo da santidade de Deus, pois em Sua ira Deus aborrece o pecado e depois odeia tudo quanto contraria Sua santidade. Podemos, então, dizer que a ira é a manifestação da santidade negativa de Deus. A ira é também designada de severidade (Rm 11:12)

BONDADE: É uma concepção genérica incluindo diversas variedades que se distinguem de acordo com os seus objetos. Bondade é perfeição absoluta e felicidade perfeita em Si mesmo (Mc 10:18; Lc 18:18-19; Sl 33:5; 119:68;107:8; Na 1:7).  Sa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: