GRAÇA: É bondade de Deus exercida em
prol da pessoa indigna, aquele que não está fazendo por merecer. Portanto graça
é o ato divino de conceder ao pecador toda a bondade de Deus, a qual ele não
merece receber, conforme Êxodo 13:19.
Na misericórdia Deus suspende o sofrimento merecido, na graça Deus concede bençãos não merecidas. Todo pecador merece ir para o inferno; assim Deus exerce Sua misericórdia livrando o pecador da condenação.
Na misericórdia Deus suspende o sofrimento merecido, na graça Deus concede bençãos não merecidas. Todo pecador merece ir para o inferno; assim Deus exerce Sua misericórdia livrando o pecador da condenação.
Nenhum pecador em quanto estiver em pecador
merece ir para o paraíso; assim sendo Deus exerce a Sua graça doando ao pecador
o privilegio de ir gratuitamente para o paraíso celestial. Essa diferença
entre misericórdia e graça é notada em relação aos anjos que não caíram.
Deus nunca exerceu misericórdia para com eles, posto que jamais tiveram
necessidade dela, pois não pecaram, assim também pode ser a vida do ser
humano,são aqueles que pecaram e se arrependeram recebem a graça.os anjos alem
de nunca terem pecados, nunca ficaram debaixo dos efeitos da maldição. Todavia
eles são objetos da livre e soberana graça de Deus pela qual foram eleitos (1
Tm 5:21) e preservados eternamente de pecado e colocados em posição de honra
(Dn 7:10; 1 Pe 3:22)
AMOR: A perfeição da natureza divina pela qual Ele é continuamente impelido a se comunicar. É, entretanto, não apenas um
impulso pela qual Ele é emocional, mas uma afeição racional e voluntária, sendo
fundamentada na verdade e santidade e no exercício da livre escolha. Este amor
encontra seus objetos primários nas diversas Pessoas da Trindade.
Assim, o
universo e o homem são desnecessários para o exercício do amor de Deus. Amor é,
portanto, a perfeição de Deus pela qual Ele é movido eternamente à Sua própria
comunicação, Ele ama a Si mesmo, Suas virtudes, Sua obra e Seus dons.
A SANTIDADE: Significa que Deus é
inteiramente separado de tudo quanto é mal e de tudo quanto o aborrece (Lv
11:43-45; Dt 23:14; Jó 34:10; Pv 6:16-19;15:9-26; Is 59:1-2; Lc 20:26; Hc
1:13;Dt 25:16 e Salmos 5:4-6).
RETIDÃO: Ela também é chamada de justiça
absoluta, é a retidão da natureza divina, em virtude da qual Ele é
infinitamente Reto em Si mesmo (santidade legislativa) encontrada em;
Salmos 145:17; 116:5; Ed 9:15; Jr 12:1; Jo 17:25).
JUSTIÇA: Essa é chamada de justiça
relativa, é a execução da retidão ou a expressão da justiça absoluta (santidade
judicial). Strong a chama de santidade transitiva. A retidão é a fonte da
Santidade de Deus, a justiça é a demonstração de Sua santidade.
A justiça de
Deus pode ser retributiva e remunerativa. A justiça retributiva se divide em
punitiva e corretiva, A justiça punitiva e aquela pela qual Deus pune os
pecadores pela transgressão de Suas leis. Esta justiça de Deus exige a execução
das penalidades impostas por Suas leis 9( Salmos 3:5; 11:4-7; Dt
32:4;.
A justiça corretiva é aquela pela
qual Deus "pune" Seus filhos para corrigi-los ( Hb 12:6-7).
Aqueles que não são Seus filhos, Deus pune
como um juiz Severo ( Rm 11:22; Hb 10:31), mas aos Seus filhos, Deus
"pune" (corrige) como um Pai Amoroso (Jr 10:24) A justiça remunerativa é aquela pela
qual Deus recompensa, com Suas bençãos, aos homens pela obediência de Suas leis
( Hb 6:10; 2 Tm 4:8; 1 Co 4:50.
IRA: Esta deve ser considerada como
um aspecto negativo da santidade de Deus, pois em Sua ira Deus aborrece o
pecado e depois odeia tudo quanto contraria Sua santidade. Podemos, então,
dizer que a ira é a manifestação da santidade negativa de Deus. A ira é também
designada de severidade (Rm 11:12)
BONDADE: É uma concepção genérica incluindo
diversas variedades que se distinguem de acordo com os seus objetos. Bondade é
perfeição absoluta e felicidade perfeita em Si mesmo (Mc 10:18; Lc 18:18-19; Sl
33:5; 119:68;107:8; Na 1:7). Sa
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