Teólogo Valdeci Fidelis 0826/2013 CFTPB. Não compreendeis ainda? Mc 8:21. Jesus é Salvação Eterna. Deus jamais inspira desejos no caminho da perfeição, sem fornecer os meios de exercitá-los. Porque sua vida de oração evidencia- nos ainda mais o espírito de renúncia, cujos desejos de unção com Deus não conhece limites. Semeando a Palavra; e reflexões divinas; Caminho da Luz e Cristo em Mim, Servo do Senhor Jesus.
Pesquisar este blog
segunda-feira, 6 de agosto de 2018
Saul
Saul
Nota: Para outros significados, veja Saul (desambiguação).
Saul (em hebraico: שאול המלך, "Pedido a Deus") ou Saulo foi primeiro rei do antigo reino de Israel, conforme a tradição judaico-cristã.
Filho de Quis, da tribo de Benjamim, Saul teria nascido por volta de 1066 a.C. e reinado por quarenta anos, embora haja controvérsias quanto à duração exata de seu reinado.
Origem e ascensão ao trono real de Israel
Antes de Saul, não se pode definir uma nação israelita. Tratava-se de diversas tribos unidas por laços étnicos e culturais, que se aliavam ou batalhavam entre si de acordo com a conveniência, e eram governadas por juízes, geralmente pessoas de renome que lideravam suas respectivas tribos em combates, e serviam como legisladores em tempo de paz. O elemento religioso judaico, com a crença no Deus único veio trazer uma aliança entre estas tribos em torno do Tabernáculo e da Arca da aliança.
De acordo com o texto bíblico[1], com o envelhecimento do último juiz Samuel, as tribos israelitas uniram-se para pedir um rei que pudesse guiá-los como havia nas outras nações. Apesar da oposição por parte de Samuel à proposta (já que Deus deveria ser o "único rei" de Israel), este acaba pedindo um sinal divino que lhe indica o benjaminta Saul como escolhido para governar o seu povo, apesar da oposição de alguns.
Reinado
Saul, antes um líder guerreiro do que realmente um governante, não alterou quase nenhum dos padrões tribais que imperavam sobre Israel desde a época dos juízes. Saul contava com auxiliares próximos como seu filho Jônatas. No inicio de seu governo, os amonitas, comandado por Naas, iniciaram o cerco a cidade de Jabes. Saul convocou todo o reino de Israel e venceu os amonitas. Saul, então, entrou em guerra contra os filisteus. Como os hebreus não tinham o domino da metalurgia, foram obrigados a lutar com equipamentos agrícolas. Saul e seu filho conseguiram importantes vitórias militares sobre os filisteus o que garantiu ao povo de Israel um período pacífico. Saul combateu Moabe, Edom, Soba e os amalequitas. Mas a constante ameaça dos filisteus, os desentendimentos entre as tribos e a imaturidade de Saul fadaram seu reinado ao fracasso. Saul em sua arrogância teria usurpado funções sacerdotais e violado as leis de Moisés quanto aos aspectos de guerra.
O juiz Samuel, vendo a decadência de Saul e inspirado por Deus acabaria por retirar seu apoio de Saul, e ungindo um jovem rapaz da tribo de Judá, Davi, para ocupar o lugar de Saul. Mesmo que este tenha conquistado um cargo na corte de Saul, e desposado Mical, a filha de Saul, Davi tornou-se objeto de inveja por parte de seu sogro. Davi havia liderado destacamentos contra os filisteus, e seu sucesso em combate e adulação por parte do povo, despertaram os ciúmes do governante. Davi é obrigado a fugir.
Saul cometeu suicídio se jogando sobre a própria espada ao ver seus filhos Jônatas (a quem ele havia escolhido como seu sucessor no trono de Israel), Abinadabe e Malquisua sendo mortos pelos filisteus durante a Trágedia do Monte Gilboa.
Nobiliarquia & Tratamentos
Desde o nascimento até a ascensão ao trono real: Saul da tribo de Banjamim [1]
1049 a.C.-1004 a.C.: O Rei Saul [1]
↑ a b A Bíblia Sagrada - versão revista e corrigida 2012.
Árvore genealógica
Raquel
Jacó
Lia
Benjamim
Judá
Afias
Becorate
Zeror
Abiel
Quis
Obed
Saul
Jessé
Jônatas
Abinadade
Mauquisua
Isbosete
Merabe
Mical
David
Betsabá
Mefibosete
Salomão
Mica
Roboão
Pitom
Meleque
Tareá
Acaz
Jeoada
Alemete
Azmavete
Zinri
Moza
Bineá
Rafa
Eleasá
Azael
Eseque
Azricão
Bocru
Ismael
Searias
Obadias
Hanã
Ulão
Jeús
Elifelete
Precedido por
Samuel (Juiz de Israel)
Rei de Israel
1030 a.C - 1010a.C
Sucedido por
David
v • e
Reis de Israel e Judá
Casa de Davi
Reis de Israel e Judá
Reis de Judá
Tribos de Israel
Abimeleque
Monarquia unida
Saul
Isboset
David
Salomão
Israel
Reino do Norte
Jeroboão I
Nadabe
Baasa
Elá
Zimri
Tibni
Omri
Acabe
Acazias
Jeorão
Jeú
Jeoacaz
Jeoás
Jeroboão II
Zacarias
Salum
Menaém
Pecaías
Peca
Oseias
Judá
Reino do Sul
Roboão
Abias
Asa
Josafat
Jeorão
Acazias
Atalia
Joás
Amassias
Uzias
Jotão
Acaz
Ezequias
Manassés
Amon
Josias
Jeoacaz
Joaquim
Jeconias
Zedequias
Asmoneus
Simão Macabeu
João Hircano
Aristóbulo I
Alexandre Janeu
Salomé Alexandra
João Hircano II
Aristóbulo II
Antígono II
Dinastia herodiana
Herodes
Arquelau
Antipas
Filipe, o Tetrarca
Salomé
Agripa
Herodes de Cálcis
Agripa II
Revolta de Bar Kokhba
Simon bar Kokhba
em Itálico indica uma disputa de reino ou não da linha-real.
Portal de Israel Portal da Bíblia
Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
Este artigo usa material do artigo Wikipedia Saul, que é lançado sob o Creative Commons Attribution-Share-Alike License 3.0.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: