A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE PEDAGOGIA - Resumo de Bruna Cardoso Cruz. em teologia em foco
Nesse sentido, profissão de professor está mais próximo de um conceito que aponta para uma atividade humana necessária, sustentada por bases teórico-práticas e éticas, do que o pleito da constituição de um seguimento profissional, nos termos que conhecemos. A direção que estamos dando a essa discussão significa, além da defesa da necessidade de um delineamento diferente para a profissão docente e, portanto, da construção de um processo diferenciado de profissionalização, também o reconhecimento da complexidade, das dificuldades e da perspectiva de longo prazo dessa empreitada. (Guimarães 2004, p. 47)
Para Libâneo é necessário reaver a essência da prática escolar para saber o que é primordial para a identidade profissional dos professores. Segundo ele, uma educação de qualidade para os educandos depende de uma formação teórica e prática de qualidade dos educadores. Segundo acadêmicos da faculdade de Pedagogia da Fesurv Universidade de Rio Verde é importante que o professor conheça bem o conteúdo sobre o qual ministrará suas aulas, contextualizando no todo de modo a facilitar a aprendizagem dos alunos, pois conhecendo as especificidades do conteúdo saberá a melhor forma de aplicá-lo e relacioná-lo com os demais assuntos, estabelecendo um elo entre teoria e prática.
Assim, cabe também ao professor dominar as técnicas e metodologias de ensino, que contribuirão para a transmissão do conhecimento adquirido, pois através destas motivará o aluno a participar e se interessar pelas aulas.
Para alguns professores a práxis é vista como uma alternativa acadêmico-pedagógica voltada ao estágio curricular, tendo-se presente a dimensão formadora e a função social da universidade. Por meio da experiência prática do sujeito, que nela se relaciona permanentemente com o objeto, acredita-se que o conhecimento é prático, pois há sempre uma busca contínua, sendo este construído pelos homens ao longo dos anos, voltado a uma prática social e um contexto histórico.
CONSIDERAÇÕES FINAIS Acredita-se que seja fundamental que as propostas de formação de professor tenham em vista que a transformação da prática docente necessite de uma ampliação em relação a consciência sobre a prática, ocorrendo por meio de reflexões sobre as ações. É importante mencionar que a realidade em que o aluno está inserido é fundamental no processo de construção do saber, uma vez que cada um trás consigo o conhecimento de sua própria realidade, do qual o educador precisa apoderar-se para interligá-lo a um saber mais elaborado.
Só assim, fará com que o aluno estabeleça uma relação entre o conteúdo programático e sua realidade. Na busca de novos recursos para as instituições de ensino, depara-se com alguns conflitos, sendo de interesses pessoais ou políticos. Essa forma de agir implica em melhor conhecimento e maior compreensão dos problemas, bem como clareza e intencionalidade, em relação à universidade e também à sociedade.
Observa-se que a profissionalização do professor está além de uma qualificação profissional, ela está voltada à capacidade de solucionar problemas variados e complexos, impostos pela sociedade. Nem sempre a prática de educar foi fundamentada por teorias bem estruturadas/elaboradas, apesar de sabermos que o ato de educar presume uma relação recíproca entre a teoria e a prática.
Através da necessidade de tornar a prática da educação eficaz, há-se uma exigência rigorosa em relação à sistematização dos conhecimentos, cabendo a pedagogia definir objetivos a serem atingidos e os procedimentos a serem utilizados.
Ao observar algumas pesquisas voltadas aos processos de ensino-aprendizagem, percebese que é de suma importância que haja reflexão sobre a prática docente juntamente com os sujeitos diretamente ligados a escolarização.
É fundamental que se pense na formação dos profissionais da educação a partir das necessidades e demandas da prática, de maneira que possa contribuir para um melhor planejamento e desenvolvimento de nosso país.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Filosofia da Educação, São Paulo: Moderna, As diretrizes Curriculares para o curso de Pedagogia: um adeus à Pedagogia e aos pedagogos? In: SILVA, Ainda M. M. e outros (Orgs.). Novas subjetividades, currículo, docência e questões pedagógicas na perspectiva da inclusão social. XIII ENDIPE, Recife, Formação de professores: pensar e fazer/célia Linhares... [et al.]; Nilda Alves (Organizadora). 3. ed. São Paulo: Cortez, (Questões da nossa época; 1). GUIMARÃES, Valter Soares. Formação de professores: Saberes, identidade e profissão Campinas, SP: Papirus, (Coleção Entre Nós Professores). LIBÂNEO, José C. Didática, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DD&A Editora, LIBÂNEO, José C. O campo do conhecimento pedagógico e a identidade profissional do pedagogo. In: LIBÂNEO, José C. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo; Cortez, 1998, Cap. I. MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, (Coleção Práxis). Por Valdeci Fidelis, é Teólogo e Mestre Doutor em Ciência da Religião.
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