Teólogo Valdeci Fidelis 0826/2013 CFTPB. Não compreendeis ainda? Mc 8:21. Jesus é Salvação Eterna. Deus jamais inspira desejos no caminho da perfeição, sem fornecer os meios de exercitá-los. Porque sua vida de oração evidencia- nos ainda mais o espírito de renúncia, cujos desejos de unção com Deus não conhece limites. Semeando a Palavra; e reflexões divinas; Caminho da Luz e Cristo em Mim, Servo do Senhor Jesus.
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quinta-feira, 6 de junho de 2024
TEMPLO DE SALOMÃO SERÁ IMPOSSIVEL
segunda-feira, 3 de junho de 2024
A TERRA CHORA AS DORES DOS FILHOS
Romanos 8:22 (ARA) "Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora."
Uma Exegese Completa:
Contexto Histórico e Cultural. A epístola aos Romanos foi escrita pelo apóstolo Paulo por volta do ano 57 d.C. para a igreja em Roma. O contexto cultural da época era dominado pelo Império Romano, e a igreja estava composta tanto por judeus quanto por gentios convertidos ao cristianismo. Paulo escreve para explicar a justiça de Deus e a salvação pela fé em Jesus Cristo.
Explicação Teológica:
Neste versículo, Paulo está falando sobre a condição atual do mundo e da criação. Ele usa a metáfora das "dores de parto" para descrever o sofrimento e a expectativa de algo novo e melhor que está por vir. A criação está em um estado de corrupção e decadência devido ao pecado, mas há uma esperança futura de redenção e renovação.
Interpretação Simbólica:
As "dores de parto" simbolizam tanto o sofrimento presente quanto a esperança de uma nova criação. Assim como as dores de parto precedem o nascimento de uma nova vida, o sofrimento atual da criação precede a renovação que virá com a manifestação dos filhos de Deus e a restauração de todas as coisas.
Etimologia:
A palavra grega usada para "geme" é "στενάζω" (stenazo), que significa gemer ou suspirar com angústia. A palavra para "angústias" é "ωδίνω" (odinō), que se refere especificamente às dores de parto.
:Exemplos Concretos
1. Natureza em Decadência: Podemos observar a natureza sofrendo através de desastres naturais, mudanças climáticas e a extinção de espécies. Esses eventos podem ser vistos como parte do "gemido" da criação.
2. Esperança de Redenção: Assim como uma mulher em trabalho de parto suporta a dor com a esperança de uma nova vida, os cristãos suportam o sofrimento presente com a esperança da redenção final e a restauração do mundo.
Conclusão:
Romanos 8:22 nos oferece uma visão profunda do estado atual do mundo e da esperança cristã. A metáfora das dores de parto nos ajuda a entender que o sofrimento presente não é o fim, mas um prelúdio para a renovação e a glória futura que Deus tem preparado para a Sua criação.
O período citado por muitos pregadores, fala em Êxodo 17 que houve um tempo interbiblico de 430 anos. Qual livro e profeta faz referência a esse período?
A menção de 430 anos em Gálatas 3:17 por Paulo é usada para ilustrar a fidelidade
Biblia.chat
A referência ao período de 430 anos não está diretamente em Êxodo 17, mas sim em Êxodo 12:40-41. Este período se refere ao tempo que os israelitas passaram no Egito antes do Êxodo. Vamos examinar o texto e sua referência em outros livros da Bíblia.
Êxodo 12:40-41 (ARA)
12:40 "O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos.
v. 41 Ao cabo de quatrocentos e trinta anos, nesse mesmo dia, todas as hostes do Senhor saíram da terra do Egito."
Referências em Outros Livros da Bíblia
Gênesis 15:13-14
v. 13 "Então, lhe foi dito: Sabe, com certeza, que a tua posteridade será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos.
v. 14 Mas também eu julgarei a gente a que têm de sujeitar-se; e, depois, sairão com grandes riquezas."
Gálatas 3:17
v. 17 E digo isto: uma aliança já anteriormente confirmada por Deus, a lei, que veio quatrocentos e trinta anos depois, não a invalida, de forma a abolir a promessa."
Exegese Completa
Contexto Histórico e Cultural:
O período de 430 anos mencionado em Êxodo 12:40-41 refere-se ao tempo que os israelitas passaram no Egito, desde a chegada de Jacó e sua família até o Êxodo. Este período inclui tanto os anos de prosperidade inicial sob José quanto os anos de escravidão subsequente.
Explicação Teológica
A menção de 430 anos em Gálatas 3:17 por Paulo é usada para ilustrar a fidelidade
O Salmo 126.4
IMAGEM DO GOOGLE |
O Salmo 126 é um cântico de peregrinação que celebra o retorno dos exilados de Babilônia e expressa a alegria e a esperança do povo de Israel. O versículo 4 menciona especificamente o deserto de Neguebe: "Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as correntes no Neguebe. Contexto Histórico e Cultural: O deserto de Neguebe é uma região árida no sul de Israel.
Durante o tempo bíblico, essa área era conhecida por suas condições extremas de sêca e calor. No entanto, também era uma região onde, ocasionalmente, ocorriam chuvas torrenciais que transformavam temporariamente o deserto em um lugar fértil e cheio de vida. Essas chuvas criavam "correntes" ou "torrentes" que enchiam os leitos secos dos rios, trazendo renovação e esperança.
Explicação Teológica: O uso do Neguebe no Salmo 126:4 é uma metáfora poderosa. Assim como as correntes de água no deserto trazem vida e renovação a uma terra seca, o salmista pede a Deus que restaure a sorte de Israel, trazendo renovação e alegria ao povo que havia experimentado o exílio e a desolação.
Interpretação Simbólica: A imagem das "correntes no Neguebe" simboliza a transformação e a renovação. O deserto, que normalmente é um lugar de morte e desolação, se torna um lugar de vida e esperança quando as águas chegam. Da mesma forma, a restauração de Israel é vista como uma transformação milagrosa, onde a tristeza e a desolação do exílio são substituídas pela alegria e pela prosperidade.
Etimologia: A palavra hebraica para "correntes" usada aqui é (afikim), que pode ser traduzida como "canais" ou "leitos de rios". Esta palavra enfatiza a ideia de canais secos que, de repente, se enchem de água, trazendo vida ao deserto.
Exemplos Concretos 1. Transformação Espiritual: Assim como o deserto de Neguebe se transforma com a chegada das chuvas, a vida espiritual de uma pessoa pode ser renovada pela intervenção divina.
2. "Esperança em Tempos de Dificuldade": O Salmo oferece esperança para aqueles que estão passando por tempos difíceis, lembrando que Deus pode transformar situações de desespero em momentos de alegria e renovação.
Conclusão: O Salmo 126:4 utiliza a imagem do deserto de Neguebe para transmitir uma mensagem de esperança e renovação. A metáfora das correntes no deserto ilustra a capacidade de Deus de transformar situações de desolação em momentos de grande alegria e prosperidade. Este versículo, portanto, não só celebra a restauração de Israel, mas também oferece uma promessa de renovação espiritual e esperança para todos os que confiam em Deus.
https://biblia.chat. Valdeci Fidelis, compilação
quinta-feira, 30 de maio de 2024
Sobre Espíritos Familiares. Quem são eles?
SINTONIA SUPREMA DA CRIAÇÃO
As dificuldades do povo brasileiro e a Soberania das leis da vida
Obrigado pela sua atenção fraterna e especial. Obrigado pela qualidade da luta de cada um de nós a favor da primazia do bem geral. Primazia que vem de Deus.
Obrigado pela qualidade de nossa participação junto à essência sagrada da vida e de nossos semelhantes.
Obrigado à Natureza mãe por nos ofertar a oportunidade preciosa de irmos, intrinsecamente, além das expectativas profanas. A soberania das leis da vida tem o poder de colocar no seu devido lugar, no momento dialeticamente exato, geralmente através de abalos traumáticos, aquilo que o livre-arbítrio, calcado no instinto e no Ego desbragados, tenta monopolizar de forma antipedagógica, portanto lesiva à essência fidedigna do bem geral.
Como em oportunidade anterior, gostaria de insistir sobre minha imensa preocupação pelo fato de o povo brasileiro, incluindo todas as classes sociais sem exceção, ter colocado no lugar da compreensão ampliada sobre o significado de nossa destinação básica de vida o condicionamento profundamente arraigado a alguns fatores de ordem contingente: a) o futebol, tratado como uma entidade mítica maior do que a essência sagrada da vida ( dai então, os 1x7 e 0x3, isto é, 1x10: cujo significado "transcendente" raros, até agora, compreenderam); b) o batuque com samba, considerado como uma entidade mítica maior do que a Natureza
mãe; c) a novela televisiva, considerada como uma entidade mítica maior do que a verdade maior; d) os programas televisivos alienantes, a serviço das profanas elites dominantes em seu intuito de continuar escravizando culturalmente o povo; e) o churrasquinho, carne e embutidos, com cervejinha; e) a sensualidade e o erotismo desbragados; f) a injustiça social; g) o desrespeito pela essência sagrada do Outro; h) a desunião em espírito e verdade, estimulada pelo sistema socioeconômico dominante a serviço das elites profanas detentoras do poder institucional intrinsecamente ultrapassado; i) a indisciplina cívica; j) a ausência do sentido de maturidade cidadã; k) a busca compulsiva do confronto sem sentido, com uns tão pecadores querem prender, por puro capricho narcisista mórbido, outros pecadores de semelhante naipe; i) a violência incontida, como resposta à falta de educação essencial das elites profanas dominantes; m) o sucateamento dos bens públicos ( olhem a malha ferroviária!); n) a falta de respeito pelo Outro; o) o horror pela reflexão e pela leitura; p) o narcisismo mórbido; q) as elites profanas dominantes cobrando escola do povo e sucateando a escola pública; r) a brincadeira e a piada de mau gosto, como defesa antipedagógica contra o sentido de íntima frustração e de desamparo; s) o desprezo pela dimensão sagrada de si mesmo e do Outro; t) a tristeza irreverente e a falsa alegria no lugar da sintonia com a plenitude da compaixão; u) a omissão de socorro no lugar da solidariedade sem meias-medidas (não é preciso dizer que há, felizmente, as raras exceções magistrais); v) a solidão não criativa e, portanto, acompanhada dos atributos profanos do ser, no lugar da solidão criativa e do respeito ao próximo; w) o intelecto pouco elaborado, sendo prisioneiro de um componente sensitivo-intuitivo magistralmente intensificado é verdade, mas ainda quase sempre desnorteado; x) o patrimonialismo e o clientelismo avantajados; y) o corporativismo excessivo e o nepotismo; z) e fatores outros.
Com as devidas exceções, a comunidade brasileira tende a ser masoquista e, ao mesmo tempo, sádica consigo mesma.
Dá a impressão que aqui é o lugar mais difícil do mundo terreno para se viver, justamente em virtude de o brasileiro não querer, de jeito nenhum, transformar a si mesmo como o seu muito especial dom sensitivo intuitivo, caso fosse acompanhado orientação de um componente intelectivo à altura do mesmo, em subsídio de um ser providencial de vida que viesse a colaborar para uma mudança inovadora dos paradigmas que condicionam a expressão do racionalismo mecanicista excessivo das ciências dos homens, do formalismo dogmático abusivo das religiões terrenas e do capitalismo selvagem.
Então, patéticos e caricatos ídolos profanadores passam a ser reverenciados no lugar das verdades maiores e e do sobrenatural da essência sagrada da vida. Mesmo assim, fiquemos sempre firmes, nesta etapa emblemática da transição intrínseca planetária, caminhar rumo à expressão ampliada da sintonia reveladora com os valores supremos da criação.
domingo, 26 de maio de 2024
sábado, 4 de maio de 2024
PERFIL DOS APÓSTOLOS DE JESUS
terça-feira, 30 de abril de 2024
quinta-feira, 11 de abril de 2024
O título de Doutor Honoris Causa
O título de Doutor Honoris Causa é um título honorífico concedido a pessoas que se destacaram em áreas como educação, filantropia, assistencialismo, política, teologia, filosofia, cientistas ou em qualquer outra atividade. O título é concedido de forma extraordinária a uma pessoa que se destaca em sua atuação no decorrer de sua vida. O título de Doutor Honoris Causa pode ser concedido a personalidades nacionais ou estrangeiras que tenham se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à Humanidade. O título de Doutor Honoris Causa tem origem do latim e significa “por causa de honra”. Por isso, esse título é dado em reconhecimento a quem fez um importante trabalho, mesmo que a pessoa não tenha graduação ou especialização na área. O indivíduo portador desse título recebe o mesmo tratamento e privilégios como se tivesse feito um doutorado acadêmico convencional. O título não possui valor comercial, mas algumas instituições, aproveitando que não é obrigatório o aval do Ministério da Educação (MEC) brasileiro para conceder o diploma, têm vendido a honraria por até R$ 3.600.
DOUTOR HONORIS CAUSA O QUE SIGNIFICA
O título de Doutor Honoris Causa é um título honorífico concedido a pessoas que se destacaram em áreas como educação, filantropia, assistencialismo, política, teologia, filosofia, cientistas ou em qualquer outra atividade. O título é concedido de forma extraordinária a uma pessoa que se destaca em sua atuação no decorrer de sua vida.