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terça-feira, 29 de outubro de 2024

JÔNATAN O FILHO DE SIMÉIA E O GIGANTE DE 24 DEDOS

 

 

   A Bíblia menciona um gigante com seis dedos nas mãos e nos pés em 2 Samuel 21:20-21 e 1 Crônicas 20:6-7. Vamos analisar esses versículos: 2 Samuel 21:20-21 (ARA): 20 Houve ainda outra peleja em Gate, onde havia um homem de grande estatura, que tinha seis dedos em cada mão e seis em cada pé, vinte e quatro ao todo; também este descendia dos gigantes.

  21 Quando ele injuriava a Israel, Jônatas, filho de Simeia, irmão de Davi, o feriu." 1 Crônicas 20:6-7 (ARA): "6 Houve ainda outra peleja em Gate, onde havia um homem de grande estatura, que tinha seis dedos em cada mão e seis em cada pé, vinte e quatro ao todo; também este descendia dos gigantes.

   7 Quando ele injuriava a Israel, Jônatas, filho de Simeia, irmão de Davi, o feriu. Contexto Histórico e Cultural: Esses versículos estão situados no contexto das guerras entre os israelitas e os filisteus. Os filisteus eram um povo que habitava a região costeira de Canaã e frequentemente entravam em conflito com Israel. Os gigantes mencionados aqui são descendentes dos refains, uma raça de gigantes que habitava a região antes da conquista israelita.

    Explicação Teológica: A vitória de Jônatas sobre o gigante com seis dedos é um exemplo da contínua proteção e provisão de Deus para Israel. Mesmo diante de inimigos formidáveis, Deus capacita Seu povo a prevalecer. A menção específica dos seis dedos em cada mão e pé sublinha a natureza extraordinária do inimigo, tornando a vitória ainda mais impressionante e destacando o poder de Deus em ação.

 Interpretação Simbólica: 

   O gigante com seis dedos pode simbolizar desafios que parecem insuperáveis. A vitória de Jônatas, um membro da família de Davi, pode ser vista como uma reafirmação da promessa de Deus de proteger e fortalecer a linhagem de Davi, da qual viria o Messias. Etimologia. A palavra hebraica usada para "gigante" aqui é (rapha), que se refere aos refains, uma raça de gigantes mencionada em várias partes do Antigo Testamento. Exemplos Concretos: Davi e Golias: Assim como Davi derrotou Golias, um gigante filisteu, Jônatas, filho de Simeia (irmão de Davi), também derrotou um gigante.

 Isso mostra um padrão de Deus usando indivíduos aparentemente insignificantes para realizar grandes feitos. Proteção Divina: A vitória sobre inimigos poderosos serve como um lembrete da proteção divina sobre aqueles que confiam em Deus. Esses versículos, portanto, não apenas narram um evento histórico, mas também reforçam temas teológicos importantes sobre a fidelidade de Deus e a capacitação divina para superar desafios aparentemente insuperáveis.  

domingo, 20 de outubro de 2024

AS LEIS DE JESUS CRISTO E AS DOS HOMENS

 O conceito de "fardo" é abordado em várias passagens da Bíblia, mas uma das mais conhecidas está em Mateus 11:28-30. Vamos analisar esses versículos em detalhe: Mateus 11:28-30 (ARA) 28 -Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

    No contexto do Novo Testamento, Jesus estava falando a um público que estava sobrecarregado pelas exigências da Lei Mosaica e pelas tradições adicionais impostas pelos fariseus. Essas leis e tradições eram vistas como um "fardo" pesado que as pessoas tinham que carregar. Explicação Teológica, Jesus oferece um contraste entre o "fardo" pesado da lei e o "fardo" leve de segui-lo. Ele convida aqueles que estão cansados e sobrecarregados a encontrar descanso nele. O "jugo" de Jesus é uma metáfora para a disciplina e o ensino que ele oferece, que é caracterizado por mansidão e humildade. 

  Interpretação Simbólica: O "jugo" simboliza a submissão e a obediência. No contexto agrícola, um jugo é um dispositivo colocado sobre os bois para que possam trabalhar juntos de maneira eficiente. Jesus usa essa imagem para ilustrar que, ao nos submetermos a ele, encontramos um tipo de trabalho que é leve e que traz descanso para a alma.

   Etimologia Jugo: No grego, a palavra "zygos" refere-se a um dispositivo de madeira usado para unir dois animais para que trabalhem juntos. Simboliza a ideia de parceria e cooperação.- Fardo: A palavra grega "phortion" refere-se a uma carga ou peso que alguém deve carregar. No contexto de Mateus 11:30, Jesus está dizendo que a carga que ele oferece é leve em comparação com as cargas pesadas impostas pela lei e pelas tradições humanas.

   Exemplos Concretos1. Descanso Espiritual: Muitas pessoas hoje se sentem sobrecarregadas por expectativas religiosas ou sociais. Jesus oferece um descanso que é espiritual e profundo, aliviando a carga dessas expectativas.

   2. Mansidão e Humildade: Ao seguir o exemplo de Jesus, que é manso e humilde, os cristãos são chamados a viver de uma maneira que não impõe cargas pesadas sobre os outros, mas que oferece alívio e descanso. A conclusão Mateus 11:28-30 é uma passagem poderosa que oferece conforto e esperança. Jesus convida todos a encontrar descanso nele, prometendo que seu jugo é suave e seu fardo é leve. Esta mensagem é especialmente relevante para aqueles que se sentem sobrecarregados pelas exigências da vida e das tradições religiosas.

COMENTÁRIO

    A verdadeira liberdade é, pois, inseparável dá força interior capaz de assumir o fardo, comum a todos, do mal que pesa tanto em mim próprio quanto no meu adversário. 

   A falsa liberdade é apenas uma manifestação da fraqueza que não suporta nem mesmo o mal que está em nós, até que seja projetado sobre o adversário e considerado como exclusivamente dele. A mais elevada forma de liberdade espiritual deve ser como Paulo que acreditava, procuranda na fortaleza da alma capaz de liberar juntamente o oprimido e o opressor.

   Porém, em qualquer circunstância, deve o oprimido ser capaz de liberdade interior para que possa ter a força necessária de mostrar compaixão para com o opressor.

   Sem essa capacidade de compadrecer-se, nenhum dos dois será capaz de reconhecer a verdade de sua situação: um parentesco comum, num comum complexo de pecados.
    Falar sobre o interrogado de a liberdade de domínio e legitimidade de domínar a força pela força, a resposta dos grande sábios biblicos; cada um responde em seu tratado que poderia ser permitido conforme as "Leis imperiais", mas que duvidava ser aplicável ao cristão, obrigado a seguir a lei de Cristo, no Imperio romano

   Concedemos que as leis humanas não punem o que permitiram. Contudo, que fará Cristo, vosso chefe, se infrigirdes essa lei a resposta e: se vosso inimigo tem fome, dai-lhe de comer... "Assim fazendo amontoareis sobre sua cabeça carvões ardentes, isto é, acendereis nele o fogo do amor".

   Assim fica claro esta objeção de que pagar o mal com o bem apenas nos expõe a males maiores, porque continua os ensinos de Jesus: Se podeis evitar o mal sofrendo-o vós mesmo, fazei-o, tentai auxiliar vosso Inimigo vencendo-o pela bondade, a coragem e a humildade. Se isso não ajudar, será então melhor morrer um só do que os dois. É melhor que sejais enriquecido pela vantagem da paciência do que pagar o mal com o mal.

   Nessa matéria, não basta praticar a lei de ouro. "Quanto mais alta a vossa posição tanto mais disposto deveis estar para perdoar o crime alheio". Perdoar os outros e esquecer-lhes as ofensas é penetrar com eles no mistério que nos cura, mistério da morte e ressurreição de Cristo, e por esse perdão somos curados.

   Nós estamos vivendo uma liberdade cega diante das coisas de Deus, quando disse Jesus, que no mundo tive muitas dificuldades mas venci o mundo, isso é para nos encorajar a não desistir, devemos escutar a "A voz interior que nos manda que confiamos e devemos continuar a lutar contra o mundo inteiro mesmo que estou só, Jesus diz para não teme este mundo, mas orienta para ir para frente, não tendo em mim senão o temor de Deus". "No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo" (João 16:33). Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz.

   Crê que não pode haver paz duradoura na terra sem uma transformação interior que não faz o homem reencontrar sua sã razão de fé, mesmo porque homem algum jamais pôde descrever plenamente a Deus, o mesmo acontece em se tratando da verdadeira fé em Jesus salvador. Não devemos se encorporar com as ações que são humilhantes, precisamos falar com franqueza diante de situações que não nos convém, é humilhante, falar com franqueza e manter firmemente as convicções, dar nossa vida por aquilo que consideramos certo é o próprio âmago de um Deus.

   Jesus nos ensinou que a oração é a primeira e última lição que na aprendizagem da Bíblia e da aprendizagem da nobre e corajosa arte do sacrifício de si mesmo nos diversos estados de vida, sem dúvida alguma, a oração requer fé viva em Deus. O poder de Jesus é inconcebível sem essa fé, pode-se dar a Deus qualquer outro nome, contando que implique a Lei viva da Vida, sendo a lei e o Legislador uma só coisa, não pode o homem servir a Deus e aos poderes deste mundo, nem é possível ser ao mesmo tempo furioso e moderado 

   Os homens covardes desejam vinganças, mas, por medo da morte, eles voltam-se para outros, talvez um homem covarde é menos que um homem. Não merece ser inserido como membro de uma comunidade de homens e mulheres, a oração não é a diversão de uma mulher idosa, bem compreendida e aplicada, é o mais poderoso instrumento de fé que Deus entregou através do sangue de Seu Filho para todos nós.


domingo, 6 de outubro de 2024

ESBOÇO DE PREGAÇÃO JOÃO 10.1-8 Rádio Comunicação da Igreja Evangélica

 

 

A Fé em Deus Está Ligada ao Cérebro

 

Estudo aponta como a fé em Deus está ligada ao cérebro Fonte da CFTPB


A crença na existência de Deus pode estar ligada ao cérebro, segundo um novo estudo da Universidade de Georgetown (EUA), publicado na revista científica Nature.

Um grupo de neurocientistas descobriu que a capacidade de uma pessoa de identificar padrões visuais complexos, de forma inconscientemente, tem uma forte correlação com a força de sua crença em um Deus que cria padrões no universo.

O estudo foi realizado com um grupo de 199 cristãos da cidade de Washington, nos EUA, e em um grupo de 149 muçulmanos de Cabul, no Afeganistão. Sendo assim é o primeiro estudo a explorar a crença religiosa por meio da aprendizagem implícita, que absorve informações complexas sem consciência do que foi aprendido.

Entre os neurocientistas envolvidos no estudo estão Adam B. Weinberger, Natalie M. Gallagher, Zachary J. Warren, Gwendolyn A. English, Fathali M. Moghaddam e Adam E. Green.

Para medir a capacidade de aprendizagem implícita dos participantes do estudo, os participantes foram submetidos a um teste cognitivo. Eles assistiram uma sequência de pontos que apareciam e desapareciam rapidamente na tela do computador, tendo que apertar um botão para cada um dos pontos em movimento.

Dessa forma os participantes que registraram a capacidade de aprendizagem implícita mais forte conseguiram captar os padrões ocultos na sequência de forma inconsciente eles apertaram o botão dos pontos antes deles aparecerem.

De acordo com Adam Green, que é professor associado do departamento de psicologia da Universidade de Georgetown, essa característica tem grande relevância para aqueles que têm fé.

“Acho que o que estamos descobrindo é que há diferenças intrínsecas entre as pessoas que influenciam a forma como seus cérebros processam informações visuais, e isso parece ter alguma influência sobre como elas tendem a narrativas que enfatizam um Deus intervencionista”, diz Green ao site The Christian Post.

“Acho que pode ser plausível, com base no que descobrimos, dizer que uma porcentagem maior de pessoas em lugares com mais fé mostra maior aprendizado implícito, o que é uma interpretação justa. Mas há muito mais nesta história. Este é apenas um pequeno pedaço”, o pesquisador acrescenta.

Sabemos como a religião e a fé cristã influenciam, moldam e guiam nossas vidas. Como a mensagem de Jesus é de vida, bondade, e que ser como Ele é escolher o caminho de uma vida consagrada. Agora, também a ciência reconhece os benefícios da fé. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a fé tem impactos positivos diretos na saúde física, emocional e psicológica das pessoas.

Ou seja, ter uma crença forte em algo maior, pode diminuir os riscos de doenças diversas, como insuficiência renal, acidente vascular cerebral, cardiovasculares e respiratórias. 

O poder da fé na psicologia

Durante muito tempo, parecia que a ciência e a fé estavam em lados opostos. No entanto, estudos recentes, principalmente na psicologia, têm provado que a fé é extremamente benéfica às pessoas, não invalida avanços científicos e, logo, deve ser estudada. David De Steno, autor do livro “Como Deus Funciona: A Ciência por trás dos Benefícios da Religião”, realizou uma série de experimentos para comprovar o que já sabíamos há muito tempo: que os pilares da fé cristã podem ajudar as pessoas a serem melhores.  

A importância da oração

Clic no link azul:Um destes experimentos foi em relação aos momentos de oração/meditação

DeSteno e sua equipe comprovaram que, depois de apenas três semanas com um momento diário de recolhimento, solitude, conexão consigo e com Deus, a maioria das pessoas participantes do estudo não demonstraram desejo de vingança, por exemplo. 

Sabemos como nossos momentos de conversa com Jesus são importantes no nosso dia a dia, uma bússola quando estamos perdidos, a luz quando só vemos escuridão. São eles que acalmam nossas aflições e trazem esperança. A oração nos coloca no caminho da vida consagrada.

Gratidão

A gratidão foi outro tema extensamente estudado pela equipe do psicólogo. Os profissionais descobriram que o simples ato de agradecer no dia a dia impacta fortemente nossas mentes. Os momentos em que estamos com amigos, em oração, ou à mesa, e damos graças a Deus pelo que Ele nos proveu e nos proporciona diariamente nos fazem entender como somos abençoados e no estudo de De Steno, os que agradeciam diariamente, ainda que não cristãos, mentiram 73% menos do que os que não praticavam a gratidão. As pessoas gratas são mais solícitas, generosas, e até mesmo mais pacientes. 

Comunidade de Fé

Outro ponto importante da religião no estudo foi a sensação de comunidade e união. Pertencer a uma comunidade de fé e sentir que se tem irmãos de caminhada é um fator decisivo no comportamento das pessoas. 

Fonteweb: Provincia Marista Brasil -Centro Sul


Estudo aponta como a fé em Deus está ligada ao cérebro By CFTPB - In Notícias Mundiais Sem categoria

 

Estudo aponta como a fé em Deus está ligada ao cérebro

A crença na existência de Deus pode estar ligada ao cérebro, segundo um novo estudo da Universidade de Georgetown (EUA), publicado na revista científica Nature.

Um grupo de neurocientistas descobriu que a capacidade de uma pessoa de identificar padrões visuais complexos, de forma inconscientemente, tem uma forte correlação com a força de sua crença em um Deus que cria padrões no universo.

O estudo foi realizado com um grupo de 199 cristãos da cidade de Washington, nos EUA, e em um grupo de 149 muçulmanos de Cabul, no Afeganistão. Sendo assim é o primeiro estudo a explorar a crença religiosa por meio da aprendizagem implícita, que absorve informações complexas sem consciência do que foi aprendido.

Entre os neurocientistas envolvidos no estudo estão Adam B. Weinberger, Natalie M. Gallagher, Zachary J. Warren, Gwendolyn A. English, Fathali M. Moghaddam e Adam E. Green.

Para medir a capacidade de aprendizagem implícita dos participantes do estudo, os participantes foram submetidos a um teste cognitivo. Eles assistiram uma sequência de pontos que apareciam e desapareciam rapidamente na tela do computador, tendo que apertar um botão para cada um dos pontos em movimento.

Dessa forma os participantes que registraram a capacidade de aprendizagem implícita mais forte conseguiram captar os padrões ocultos na sequência de forma inconsciente — eles apertaram o botão dos pontos antes deles aparecerem.

De acordo com Adam Green, que é professor associado do departamento de psicologia da Universidade de Georgetown, essa característica tem grande relevância para aqueles que têm fé.

“Acho que o que estamos descobrindo é que há diferenças intrínsecas entre as pessoas que influenciam a forma como seus cérebros processam informações visuais, e isso parece ter alguma influência sobre como elas tendem a narrativas que enfatizam um Deus intervencionista”, diz Green ao site The Christian Post.

“Acho que pode ser plausível, com base no que descobrimos, dizer que uma porcentagem maior de pessoas em lugares com mais fé mostra maior aprendizado implícito, o que é uma interpretação justa. Mas há muito mais nesta história. Este é apenas um pequeno pedaço”, o pesquisador acrescenta.

Fonte: Guia-me com informações de The Christian Post

Adam Green, professor de psicologia da Universidade de Georgetown, nos EUA. (Foto: Georgetown College)

quinta-feira, 3 de outubro de 2024

HOMEM DE POUCA FÉ

 

NÃO DIGA PALAVRAS DE BLOQUEIOS DA BENÇÃO

  A paz de Deus. Em Nome do Senhor Jesus. 


Todos, hoje vamos alertar todos vocês sobre um assunto mu importante, você pode estar destruindo a bênção de Deus para sua vida com apenas uma palavra, vejamos o que esta escrito no livro de Mateus 14.27-33: Jesus, porem, imediatamente lhes falou, dizendo: Tende ânimo; sou eu,  temais. Sou eu. em meio a noite tão escura e tempestuosa, o som da voz familiar devolveu a segurança onde a visão não era suficiente.

  Mateus de 28-33 - fala de Pedro andando sobre as águas disse-lhe ele: Vem, Pedro descendo do barco e andando sobre as águas, foi ao encontro de Jesus. Vemos claramente que Pedro começou a caminhar sobre as águas indo ao encontro de Jesus, mas por que Pedro teria afundado nas águas? No momento que Pedro escuta a voz de Satanás questionando o ato de caminhar sobre as águas, seu coração e sua mente geram um questionamento, uma incerteza. Pedro neste momento em seu coração e na sua mente questiona: será que é Jesus mesmo? Será que eu não irei naufragar? Quando deixamos Satanás plantar em nós a raiz de dúvidas e ficamos somente será; perdemos a bênção do Senhor, o seu será tem o poder de bloquear  as  bênçãos! Não seja uma pessoa que vive somente no será, não seja uma pessoa de pouca fé, confie no Senhor teu Deus, deposite totalmente sua fé Nele, e creio que Deus é fiel e justo para te abençoar.

  Observamos que a força do vento e seus efeito, embora o vento estivesse tão forte quanto antes, toda atenção estivera centralizada em Jesus, e o Senhor honrou a sua fé concentrando-lhe o poder sobrenatural, Quando a concentração na fé foi interrompida, Pedro retornou ao controle dos poderes naturais. Quando Jesus estendeu sua mão uma nova exibição de poder sobrenatural, não apenas salvamento físico por meio de força humana. Vamos ouvir muitas alegorias sobre este texto de pregadores famosos, mas as alegorias são uma forma de expressar melhor o textos para alguns de poucos conhecimentos e uma forma demonstrativa mais fácil de compreender.

  Certa ocasião o Espírito Santo foi derramado de forma maravilhosa sobre diversas reuniões pelas quais orávamos, sentimos que havíamos alcançado a Deus em favor deles. Os acontecimentos que se seguiram provaram nossa convicção. As orações mudam as coisas. Há um grande poder no tipo certo de orações. Veja o exemplo de Elias no Monte Carmelo, um homem "sujeito às mesmas paixões do justo" (Tiago 5:16). O arrependimento também se faz necessário neste contexto para que tudo funcione. "Confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros." Este texto de Tiago 5:16 diz A oração, para ser mais eficaz, deve ser mais eficaz, deve ser mais inteligente. 

  Por isso encontramos a exortação, confessai, pois, os vossos pecados uns aos outros, isto não quer dizer que os cristãos devem entregar-se a confissões públicas indiscriminadas ou mesmo particulares, e certamente a passagem nada tem a ver com as confissões secretas feitas a um sacerdotes. Os crentes devem confessar suas faltas apenas para que possam orar uns pelos outros. Não havido unanimidade quanto à tradução da última parte desde versículo: Tg 5:16, mas o significado é claro: Um homem bom tem grande poder em suas orações.

  Falando do avivamento: Me consolava, Deus mandando mais de um anjo para me fortalecer e eu ficava satisfeito porque estava junto com meus irmãos da fé, senti que estava experimentando um pouco do que Paulo queria dizer quando escreveu: "preencho o que resta das aflições de Cristo", por um mundo perdido. Está em Colossenses 1:24: Agora me regozijo no meio dos meus sofrimentos por vós, e cumpro na minha carne o que resta das aflições de Cristo, por amor do seu corpo, que é a igreja; Paulo é o ministro da Reconciliação de Cristo (Col 1:24-29). Lembrar que antes, Paulo orou que os colossenses pudessem sofrer com alegria (1:11). E diz que é ele afirmar que essa é a sua própria experiência.

  A minha determinação alguns temiam que eu estivesse ficando desequilibrado, eles não conseguiam me entender, nem minha tremenda incumbência. Até hoje muitos não conseguem compreender. Sigo o pensamento de "O homem carnal não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura". Os homens egoístas não podem entender tal sacrifício. "Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á." "Se o grão de trigo caindo na terra, não morrer..." Nosso Senhor Jesus era um "Homem de dores". Mas muitas vezes eu confiando que Deus me daria uma luz para falar daqueles cultos através dos artigos que escrevia.

  Passamos várias horas em oração, muitas vezes passamos a noite inteira em oração de vigília pelo ministério. Naquela ocasião parecia um grande privilégio passar uma noite inteira com o Senhor. Sentia que Ele ficava tão perto de nós. Parecia-nos que nem nos cansávamos nessas horas, o nosso líder sempre me dava alguma palavras de ideias. Deus nos ensinou o que significa não conhecer os outros na carne. Ele nos levou a um relacionamento tão intenso que o nosso companheirismo parecia ser só no Espírito. Além disso nosso "eu" parecia haver morrido com relação um ao outro.




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sábado, 28 de setembro de 2024

QUANDO AS ATITUDES NÃO TRAEM AS PALAVRAS

 

A qualidade de um ser com uma fé autêntica, é uma virtude que a todo momento é muito importante para quem deseja ser discípulo de Jesus Cristo
O testemunho do discípulo autêntico é também coerente: suas ações não traem suas palavras. Ele procura viver o que prega. E nesse processo, claro, não há espaço para fingimento ou qualquer falsificação de sentimentos. Como dizer que o Salmo 23: "O Senhor é meu Pastor e nada me faltará". A dor não deixa de doer, o sofrimento não deixa de machucar, a tristeza não deixa de produzir lágrimas. Porém, para aquele que crê "cada lágrima que cai é uma verdade em Cristo Jesus", a autenticidade possibilita o exercício coerente da fé, que não mascara a realidade difícil, mas permite uma relativização do “poder” das adversidades. Assim, sendo Deus soberano sobre a história nossa e da humanidade, é preciso relativizar qualquer outro “senhorio”, venha ele de onde vier; nossas atitudes e posturas serão determinadas por nossa confiança em Deus.

Será que nossa postura diante das adversidades e sofrimentos poderá “trair” nosso testemunho verbal sobre a soberania de Deus? Por outro lado, a negação de nossas fragilidades e fraquezas humanas não produzirá também um testemunho distorcido do Evangelho? É preciso tomar  cuidado com a Palavra, é possível encontrar um equilíbrio que nos torne testemunhas autênticas de Jesus? A resposta é sim.

Para entender o que a Bíblia fala:

1. Como apóstolo Paulo e seus amigos são dirigidos acerca do lugar para onde deveriam ir (vs. 6-10)? Que princípios de “orientação” você percebe nestes versos?

2. Medite sobre como este incidente, em que a mensagem do Evangelho atravessa o Mar Egeu para chegar ao continente europeu, afetou sua história pessoal e do mundo todo.

3. Paulo e os companheiros responderam imediatamente ao que entendiam ser uma mensagem de Deus. De que forma a obediência deles foi confirmada ao desembarcarem na Macedônia (vs. 11-15)? 

4. Os donos da jovem escravizada desencadearam a prisão de Paulo e Silas (vs. 16-24). A resposta dos discípulos, depois de serem açoitados e presos (injustamente), foi orar e cantar hinos a Deus (v. 25). Descreva os eventos que antecederam e geraram a pergunta do carcereiro: “Que devo fazer para ser salvo?” (vs. 23-30).

5. Fica claro no livro de Atos que Deus está interessado no mundo e nas nações sendo alcançadas pelo Evangelho. Mas ele também está preocupado com pessoas, individualmente. Quais pessoas foram afetadas pela obediência de Paulo à direção de Deus (vs. 14-15, 18, 30-33)?

Para Refletir

Recontando a história, ouso incentivar o leitor que leve este evangelho de Jesus para casa, o lugar mais próximo, leve, acessível e íntimo de cada um de nós. Deixe o abalo, que sacode aquilo que precisa ser sacudido, abrir portas, escancarar janelas e destravar trancas. Pense em encher o seu lar com compromisso pessoal e familiar com o evangelho de acordo com o batismo e a identidade que ele nos traz; momentos simples de oração e leitura da Palavra de Deus; acolhimento de portas abertas ao vizinho, ao amigo e até ao estrangeiro; cuidado bondoso e criativo com as próprias mãos ao que necessita; e, por fim, mesa posta colocada no centro para refeições calmas e sem pressa. (Jony W. De Almeida) A comunhão não é o fim. A missão é.

A comunhão, aquela intimidade sagrada com Deus, não é o último momento da vida cristã. Nós o reconhecemos, mas esse reconhecimento não é apenas para ser provado ou mantido como um segredo… ‘Vá e diga’. Essa é a conclusão da celebração da Comunhão. Esse também é o último chamado da vida cristã: ‘Vá e diga. O que você ouviu e viu não é apenas para você… Vá, não demore, não espere, não hesite, mas ande agora e volte para os lugares dos quais você veio, e faça com que aqueles que você deixou para trás em seus refúgios saibam que nada há a temer, que Ele ressuscitou. Ele de fato ressuscitou’.(Henri Nouwen, Meditações com Henri Nouwen, Danprewan, 2003)

Para Terminar

1. Apóstolo Paulo e Silas falaram do Evangelho assim como o demonstraram em sua vida. Como tem sido sua experiência com este duplo desafio de testemunhar sobre Jesus com suas palavras e com seu viver?

2. Existe alguma pessoa ou tarefa para a qual Deus está chamando você? Que passos você precisa desenvolver para uma obediência imediata e sem reservas a este “chamado”?

Eu e Deus

Quero ser um bom testemunho a ti, Senhor Deus, para que não falte a ninguém entre meus familiares, amigos ou vizinhos o convite de minha parte a entrar em tua presença e sair da violência, do esquecimento ou do egoísmo. Amém.”(Eugene Peterson, Um Ano com Jesus, Ultimato)
 
Autor do estudo: Reinaldo Percinotto Júnior
Este estudo bíblico foi desenvolvido a partir do artigo “Abalo sob medida”, de Jony Wagner de Almeida, publicado na edição 366 da revista Ultimato.

AS ELEIÇÕES AMIGOS A CADA 4 ANOS QUE TE VISITAM

 Por Valdeci Fidelis

 Em tempos de corrida eleitoral este ano, o dia 6 de outubro, o Brasil elegerá muitos prefeitos e vereadores, além de muitos cargos que iram compor as bancadas das câmaras e das prefeituras brasileiras. Quero falar da essencial vida de um político e de um filósofo, os políticos são diferentes e opostos dos filósofos.

 O grande jurista Rui Barbosa, já dizia que: "não compreendo como a inutilidade vence as eleições com tanta burrice, eu chego até pensar que burrice é uma ciência".

   Observação de um político ele busca-se mover as massas através do uso da retórica, tirando vantagem da ignorância do povo, ao contrário na filosofia busca-se prover cada indivíduo com o máximo de conhecimento através dos diálogos. Enquanto que a principal preocupação de um político prende-se a maneira como sua imagem é vista pelos outros, o filósofo esforça-se em conhecer a vida de si mesmo, o sentimento político no sentido de manipular a juventude, busca desviar seus olhos da verdade. Enquanto isso o filósofo por outro lado, esforça-se em abrir os olhos da juventude para a verdade com o intuito de forjar seu crescimento. A medida que o conflito continua, as pessoas de justiça estarão destinadas a serem oprimidas pelas forças política como a execução de Sócrates demonstrou.

Neste ponto, podemos perguntar se a justiça neste mundo é um fato possível. Está é a minha opinião lembrar que Platão chegou ao final de seus dias com um longos e sinceros esforços e estudos. Cito Platão como história dos poderes políticos que sempre perseguiram àqueles que direcionaram seus pensamentos a juventude, com a prisão e morte de Sócrates.

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

IDOSO ESSA CRIATURA MARAVILHOSA

 Valdeci Fidelis 25/09/2024 

Como estamos cuidando do idoso senil: Darei algumas dicas e informações que considero importantes para um bom atendimento aos idosos, a idade pode alterar, mas não é este o caso.

É admirável a disposição em cuidar de um idoso. Cuidar de alguém com 80 anos  ou 90 ou mais, e com sinais de senilidade exige cuidado e paciência, dedicação e conhecimento.

                  Algumas dicas que eu acho de suma importancia:

 1. Deve ter uma comunicação clara e simples como: Ao conversar com essa pessoa deve usar frases curtas e palavras fáceis sem complexidade que seja fácil de entender. Evitar perguntas que exigem respostas complexas, mesmo porque não estar em uma escola e sim em casa para repousar junto com as pessoas ao seu redor.

 É preciso ter paciência e empatia: Se colocar no lugar dela naqueles momentos dificies;  lembre-se que a pessoa pode ter dificuldades em se comunicar ou realizar tarefas, ja causada pela idade; ter paciência e tentar se colocar no lugar dela, pensar se fosse comigo!

 2. Faça uma rotina: Estabeleça a rotina para o idoso, incluindo horários para as refeições, banho, atividades e descanso. A rotina proporciona segurança e bem-estar, isto evita preocupação da parte de que cuida.

 3. E deverá está em ambiente que  tenha segurança: Adaptar o ambiente para evitar acidentes, retire objetos que possam causar quedas, (como tapetes pequeno sinteticos, tapetes grande que pode gerar obstáculos) instale barras de apoio no banheiro e certifique-se de que a iluminação seja adequada, lembrar que queda de idoso é perigoso, e dentro de banheiro muito mais)

 4. cuidar bem da alimentação que seja saudável: Ofereça alimentos nutritivos e fáceis de mastigar, muitos idosos tem arcadas dentária com deformações para mastigar, consulte um nutricionista para obter um plano alimentar adequado para o idoso.

 5. Cuida da hidratação: Incentive a ingestão de líquidos ao longo do dia, não são necessário so na hora que sente cede, estabeleça meta e seja cuidadoso.

 6. Muito importante a higiene pessoal: Ajude o idoso a manter a higiene pessoal, prestando atenção em suas necessidades, se preciso for ajude-o a se locomover.

 7. Exercicios de atividades: Estimule atividades que a pessoa gosta, como ouvir música, ler ou realizar atividades manuais, jogar cartas, ouvir estórias e conte ou leia para ele.

 8. Os cuidados médicos: Acompanhe as consultas médicas e siga as orientações do médico, ser rgído não maltratar é obedecer horio e disciplinar tudo.

 9. Você também deverá se cuidar para cuidar dela: É fundamental cuidar da sua saúde física e mental, e  espiritual e dovocional, reserve um tempo para você e procure apoio em grupos de cuidadores ou familiares, lembrar que sozinho somos francos.

DESAFIOS QUE NOS ATRAPALHAM

 Você deve observar as seguitnes causas em sua vida:

  a)  Mudanças de humor: Seja paciente e tente descobrir o que está causando a irritabilidade ou a tristeza em você.

 b) Esquecimento: Use lembretes visuais e repita as informações, coloque na porta da geladeira, perto da tv no carro alarme no smartphone.

 c) Você tem dificuldade em realizar tarefas: Divida as tarefas em passos menores e peça ajuda quando necessário, convide uma pessoa para dividir com ela.

 d) Negação: Respeite os sentimentos da pessoa, mas tente convencê-la da importância dos cuidados e que ela significa muito para você e a família. Não esqueça da saúde do idoso procurando um geriatra, um neurologista, ou uma pessoas especialista para obter orientações específica. (Não faça nada por conta propria, idoso nesta "faixa-etária" é como uma criança. É sempre bom participar de grupos de apoio, pode ser uma ótima maneira de compartilhar experiências e receber apoio de outras pessoas que passam pela mesma situação.

 

IDOSO

segunda-feira, 23 de setembro de 2024

CCB Defesa da Fé Edição 91. O perfil eclesiástico da CCB. Por Natanael Rinaldi

 

Defesa da Fé Edição 91O perfil eclesiástico da CCB. Por Natanael Rinaldi


Em continuação à primeira matéria desenvolvida sobre a CCB, prosseguimos nossa exposição abordando alguns aspectos que nos permitem melhorar nossa concepção sobre o perfil dessa denominação evangélica. A primeira parte do texto que segue tem caráter meramente enciclopédico, é de domínio público, e usufrui da anuência dos membros da CCB. A segunda, desenvolvida pelo apologista Natanael Rinaldi, aprofunda-se um pouco mais no exclusivismo comentado na edição anterior e nos prepara para iniciarmos as reflexões bíblicas mais controversas sobre a CCB nas próximas edições.


A liturgia da CCB: O culto da CCB segue uma ordem preestabelecida, mas sem uma liturgia fixa, assim, os pedidos de hinos, orações, testemunhos e pregação da Bíblia são feitos de forma espontânea, baseados na inspiração do Espírito Santo.

       Os serviços são solenes, com uma atmosfera formal; desse modo, evitam-se manifestações individualizantes, mas preza-se a participação coletiva.

Há uma série de práticas no culto, como, por exemplo, o uso do véu pelas mulheres; a prática do ósculo santo na saudação entre irmãos e irmãs; assento separado nas igrejas entre homens e mulheres; as orações são feitas de joelhos; podem haver até três orações no início do serviço e apenas uma no final, como agradecimento; também são permitidas até três pregações no mesmo culto, todavia, por tradição, decidiu-se que uma única pregação é suficiente, evitando-se, assim, que uma pregação se sobreponha à outra.

O padrão de realização do Culto é igual em quaisquer de seus templos.


A hierarquização da CCB: Segundo os estatutos da CCB, suas atividades são conduzidas por um ministério organizado, servindo sem expectativas de receber salários , distribuído segundo as necessidades de cada localidade, constituído por anciãos, cooperadores do ofício ministerial e diáconos. Somente os anciãos e diáconos são ministros ordenados.

Para todos os cargos de ministério, auxiliares de jovens e menores, músicos oficializados, encarregados de orquestras e administradores, as pessoas devem ser batizadas conforme a doutrina seguida pela Congregação Cristã no Brasil.

Vejamos, a seguir, as funções desempenhadas na CCB:


AnciãoResponsável pelo atendimento da obra, realização de batismos, santas ceias, ordenação de novos obreiros (anciãos e diáconos), apresentação de cooperadores do ofício ministerial e cooperadores de jovens e menores, atendimento às reuniões para mocidade, encarregado de conferir ensinamentos à igreja, cuidar dos interesses espirituais e do bem-estar da igreja, entre outras funções.

Diácono: Responsável pelo atendimento assistencial e material à igreja. É auxiliado por irmãs obreiras chamadas de "irmãs da obra da piedade". Assim como o ancião, atende a diversas congregações de sua região.

Cooperador do ofício ministerial: Responsável pela cooperação nos ensinamentos e presidência dos cultos oficiais e das reuniões de jovens e menores em determinada localidade (desde que não haja um cooperador de jovens e menores responsável pelo atendimento dessa localidade), não podendo realizar batismos, Santa Ceia, reuniões para mocidade, ordenações, entre outras coisas que só cabem ao ancião ou ao diácono.

Cooperador de jovens e menores: Responsável por atender às reuniões de jovens e menores de sua comum congregação.

Músico: Membro habilitado que, depois de passar por testes musicais, é oficializado para tocar nos cultos e demais serviços.


Encarregado de orquestra: São organistas mulheres, oficializadas, designadas para avaliar outras organistas aprendizes no processo de oficialização.
Examinadoras


Auxiliar de jovens e menores: São jovens, rapazes ou moças solteiros, designados para preparar e organizar os recitativos das reuniões de jovens e menores individuais ou em grupo e cuidar da ordem e da organização durante a reunião.

A administração da CCB: Existe um ministério material, constituído por presidente, tesoureiro, secretário, auxiliares da administração, conselho fiscal e conselho fiscal suplente. Os administradores são eleitos a cada três anos e o conselho fiscal, anualmente, durante a Assembléia Geral Ordinária. É permitida a recondução ao cargo.

Para construções de templos, utilizam-se, na maioria dos casos, de voluntariado mobilizado em esquema de mutirão. Para outros serviços das igrejas, como portaria, limpeza, som, fundo bíblico sem fins lucrativos, entre outros, também são escolhidos, entre os membros, voluntários que não possuem expectativa de receber salário.

Segundo os seus estatutos, a CCB não possui registro de membros, considerando que estes devem responder somente a Deus; não prega o dízimo e mantém-se pelo espírito voluntário dos seus membros, que contribuem com coletas anônimas e voluntárias. O exercente de qualquer cargo espiritual ou de administração se mantém pelo seu trabalho, ou meios próprios, uma vez que é vedada qualquer espécie de remuneração ou retribuição pelo exercício dessas atividades ou pela ministração de serviços espirituais ou sacramentos.

As mudanças de caráter doutrinário na CCB são discutidas em assembléia anual e pelo conselho de anciãos, formado pelos anciãos mais antigos no ministério (não necessariamente de idade). Nessas assembléias, são considerados "tópicos de ensinamentos", os quais, tomados em reuniões e por oração, tratam de assuntos relacionados à doutrina, costumes e comportamento na atualidade.

A organização eclesiástica da CCB é uma forma adaptada do governo presbiteriano: um grupo de igrejas locais é reunido em uma "região administrativa", normalmente correspondente a um município nos Estados onde a igreja é maior e vários municípios onde a Congregação é menor, presidida por um conselho de anciãos e por um corpo administrativo. As regiões administrativas são agrupadas em "regionais", que, por sua vez, se concentram nas assembléias estaduais. O organismo máximo é a Assembléia Geral, que ocorre na congregação do Brás (SP), anualmente, sempre no mês de abril.



A orquestra da CCB: A CCB possui uma orquestra de música sacra muito valorizada. E provê aos fiéis escolas musicais gratuitas e ensaios musicais em suas dependências. Atualmente, o órgão é o único instrumento permitido às mulheres, sendo possível aos homens a execução de mais de vinte outros tipos de instrumentos.

O hinário da CCB é intitulado de Hinos de louvores e súplicas a Deus. Possui muitas melodias de autores norte-americanos e italianos, com algumas poesias traduzidas e semitraduzidas do inglês e do italiano. São 450 hinos e, entre eles, há especiais para batismos, santas ceias, funerais, cinqüenta peças para as reuniões de jovens e menores e sete coros. Esse hinário é motivo de orgulho para muitos membros que defendem, sem conhecimento, que todas as suas melodias são inéditas, originais e, conseqüentemente, superiores aos louvores dos hinários oficiais de outras denominações, como, por exemplo, a Harpa Cristã assembleiana e o Cantor Cristão batista.

A Congregação Cristã não produz gravações de seus hinos, e muito menos as autoriza.


A política na CCB: A CCB é uma organização religiosa apolítica, crendo na separação total entre Estado e religião. Não mantém ligação, nem se manifesta de forma alguma em relação a causas ou partidos políticos, candidatos a cargos públicos, ou qualquer outra instituição ou organização, governamental ou não. Se algum membro de seu corpo ministerial aceitar cargos políticos, deverá renunciar ao seu cargo congregacional. Seus membros são doutrinados a não votarem em candidatos que neguem a existência de Deus e a sua moral.


A mídia e CCB: A CCB não possui propaganda em meios de comunicação, como, por exemplo, rádio, televisão, imprensa escrita, ou qualquer outro tipo de propagação da sua doutrina que não seja o ato de freqüentar quaisquer de suas igrejas pelos interessados em conhecê-la. A CCB não autoriza que seus trabalhos, sejam eles cultos ou não, sejam gravados e reproduzidos.


Sete pontos que revelam o caráter exclusivista da CCB: A seguir, apresentaremos alguns aspectos que reafirmam mais detalhadamente o exclusivismo da CCB apresentado na edição anterior. Esclarecemos que não temos a pretensão de esgotamento desses aspectos e não nos deteremos em refutar biblicamente cada uma dessas características, primeiro pela obviedade bíblica das respostas e, segundo, por não ser esta a proposta dessa exposição, que é, tão-somente, o delineamento do perfil da CCB.


1. A irmandade:  A Lista secreta de ensinamentos de 1961, publicação da CCB, declara: "O Senhor nos guiou a somente considerar nossos irmãos aqueles que se batizam entre nós. Na obra de Deus não temos parentes nem amigos, todos somos iguais e quem não está na doutrina não é considerado como irmão, nem tem liberdade nos cultos".

2. O jugo desigual: Os líderes da CCB ensinam aos membros a não se prenderem a um jugo desigual, apoiando sua exortação em 2 Corintios 6.14. Mas, quem são os classificados como "infiéis" e estão em "trevas", segundo eles? Resposta: os crentes evangélicos. Unir-se a um crente de outra igreja é considerado, pela CCB, jugo desigual.

3. Os sábios e entendidos: Os membros da CCB gostam de citar o discurso de Jesus: "Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos" (Mt 11.25). Costumam dizer que os sábios e entendidos são os "sectários", pessoas identificadas por eles como pertencentes a outras denominações evangélicas, pessoas que gostam de estudar a Bíblia e livros teológicos; por outro lado, os pequeninos são os membros da CCB.
4. A visitação às outras igrejas: Não bastasse ser pecado de morte se opor à CCB, também consideram pecado visitar outras igrejas evangélicas. Visitar outras igrejas é ser cúmplice de pecado de morte. Isso porque o ensino dos anciãos, mediante suas "Listas de doutrinas secretas", declara que as manifestações espirituais em igrejas diferentes da CCB são operadas por espíritos mundanos ou demoníacos. O que está atrás dessa proibição é o receio de que se inverta a situação e que a "irmandade" observe que, nas igrejas evangélicas, se ensina a Bíblia e o medo de que os membros da CCB sejam expostos a ensinamentos bíblicos jamais acessíveis em seus cultos.

5. As declarações de estranha fé: Os líderes da CCB denominam as "declarações de fé" dos crentes evangélicos de "estranha fé", mas não explicam ou refutam essas declarações: primeiro, porque isso não seria possível à luz da Bíblia; segundo, porque, para isso, seria preciso estudar a Bíblia que, segundo a CCB, precisa ficar de lado, sob a alegação de que a "letra mata" (2Co 3.6).
6. A proibição de leituras: É proibido aos membros da CCB ler qualquer literatura publicada por igrejas evangélicas. Essa é uma prática comum às seitas, notadamente das testemunhas de Jeová, que, enquanto distribuem sua literatura de casa em casa, recusam terminantemente a aceitar qualquer literatura que não seja publicada pela Sociedade Torre de Vigia. O que revela isso? Medo de que seus associados tomem conhecimento das falsas profecias apontadas em seus periódicos e questionem o que consideram ser o "canal de comunicação" entre Deus e os homens. Semelhantemente, procedem os anciãos da CCB.

7. A apostasia da igrejas: Os líderes da CCB apregoam a apostasia da igreja cristã através dos séculos e a restauração por meio da CCB. Esta é uma reivindicação própria de movimentos sectários, cada qual indicando sua entidade religiosa como responsável pela restauração da Igreja fundada no dia de Pentecostes. Segundo esse ponto de vista, não haveria Igreja de Cristo durante certo período de apostasia, o que contradiz diametralmente a promessa de Jesus (Mt 16.18) e a ininterrupta glorificação de Deus pela Igreja, através dos séculos (Ef. 3.21). Como poderia Deus ser glorificado na Igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, se ela tivesse apostatado? Deve-se ter presente que, segundo a história da fundação da CCB, isso se deu apenas em 1910.

Considerações finais: Como se pôde observar nesta exposição, a CCB é uma igreja muito bem organizada em termos eclesiásticos e administrativos, mas possui um caráter exclusivista incompatível com as recomendações bíblicas. Na próxima edição, convidamos os leitores de Defesa da Fé a nos acompanhar numa abordagem mais detida sobre o proselitismo e a motivação dos membros da CCB para a pregação do evangelho.


(continua na próxima edição...)


1 CONGREGAÇÃO CHRISTÃ DO BRASIL Convenção. São Paulo, 1936 p. 6.

2 CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL. Estatuto, art. 8, § 1. São Paulo, 2004.

3 CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL. Estatuto Art. 23.

4 CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL. Estatuto Art. 24.

5 http://www.congregacaocrista.org.br/ Acessado em 18/4/2011.

6 CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL. Estatuto, art. 8, § 1. São Paulo, 2004

7 http://www.congregacaocrista.org.br/ Acessado em 18/04/11.