Pesquisar este blog

sábado, 4 de agosto de 2012

ENTENDENDO A BIBLIA


PARA ENTENDER A BIBLIA.



Agindo como agem, os intérpretes da Bíblia se assemelham às conhecidas historia dos cegos que examinavam um elefante. Os que examinavam as pernas do elefante diziam que se tratava de uma torre, os que examinaram o corpo diziam ser um muro, os que examinaram as orelhas, dizia se tratar de um grande leque, e assim por diante ninguém via o elefante como ele era.

Daí surgiram às seitas, as denominações, as facções dentro do cristianismo, isso é válido para tanto interpretação da Bíblia como pra construção de teorias científica ou filosófica, segundo John Dewey. (pág. 37, ciência dos homens e a ciência de Deus) do filosofo Augusto Litholdo,
Os evangélicos vão lendo as escrituras, verificam que há repetidamente a declaração de que quem crer está salvo, mas que não crer está condenado.

Concluem que a pessoa precisa crer, aceitar pessoalmente Jesus como salvador e isso basta para a salvação, continuando a leitura, vamos encontrar a declaração de Jesus, conforme Marcos 16:16. Diz Jesus: “Quem crer e for batizado será salvo”. Segundo tal declaração, não basta só a pessoa aceitar Jesus, O Cristo, é preciso ser batizada nas águas e no Espírito Santo.

Os evangélicos sabem que a água do batismo não lava os pecados, não salva ninguém. Alem do mais o ladrão que estava na cruz ao lado de Jesus, não foi batizado e foi salvo, João Batista não foi batizado e foi salvo, nesse caso ninguém irá dizer o contrário.
Como entender a declaração de Jesus?
Para entendê-la é preciso afastar-se da interpretação global e buscar outra que corresponda ao que a Bíblia em geral está afirmando, interpretar a Bíblia, Jesus diz quem crer e for batizado será salvo, quanto aos que serão condenados, basta não crerem. Se a pessoa não crer já está condenada, não há necessidade de se cogitar do que ela deva fazer depois de crer, é que Jesus cristo está dizendo e não aquilo que muitos intérpretes da Bíblia pretendem.

É preciso estudar os assuntos discutidos na Bíblia; não apenas os livros e capítulos. Exemplo: Que diz a Bíblia sobre a existência de Deus? A criação do universo? O problema do mal? Etc.etc.etc. cada assunto deve ser examinado conforme toda extensão da História Sagrada.

Os capítulos 2, 3 do livro de Gênesis discutem a origem e a natureza do homem, esses assuntos são discutidos em outros livros da História Sagrada, por outros autores, I Corintios 15: I Corintios 2: Romanos 5: Cartas aos Hebreus, etc etc.

Para ser salvo não precisa entender a mensagem da Bíblia por inteira, e como um doente ir ao médico, o paciente e inculto e sem esclarecimento procura um médico, este lhe diz que está com uma infecção virulenta, com nível X, ou que os microorganismos são anaeróbicos, o paciente nada entendeu do que o médico disse.
Diz ainda o médico que há a necessidade de modificar o meio ambiente interno para que os vírus não se reproduzam e assim sejam mortos sem que haja continuidade de sua existência. O paciente ficou na mesma. Mas ele acredita que está enfermo e que precisa ser curado, ele crê no médico e toma os medicamentos de acordo com a prescrição médica; então sara, mesmo sem entender bem o que aconteceu, ele agradece tomo momento ao medico pela cura.

Duas considerações: Devem ser tomadas; 1- Por um lado, muitas pessoas, por não entenderem a mensagem, podem estar vivendo uma ilusão pensam estar no caminho certo e estão fora dele. Por outro lado, existem as pessoas semelhantes a Tomé só aceita se entenderem (vendo).

Consideração 2- Chegará o momento e já chegou quando a Bíblia será divulgada com extensão e intensidade nunca existida antes e mais ainda, sua mensagem será esclarecida como nunca se viu em toda a história da humanidade.

Temos que confiar em quem estar nos ouvindo, prestar atenção nas suas interpretações bíblicas, nada adiantará ler a bula do remédio, se não entendemos, precisamos de confiança naquele que nos revela  a palavra de Deus, como ciência de Deus dada ao conhecimento do homem 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: