Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

A Prefeitura de Presidente Prudente faz melhorias ao meio Ambiente


Meio Ambiente retoma frentes de serviços e promove benfeitorias em diversas áreas

Segunda-feira, 6 de Agosto de 2012
Retomando os serviços de rotina, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semea) de Presidente Prudente, pela qual responde o secretário Fernando Luizari Gomes, atua em diferentes setores públicos da cidade na programação do dia. Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (06/08), as equipes da pasta estão apostas nas ruas. No Parque São Matheus e São Lucas são realizadas podas em árvores. O Parque do Povo é contemplado com podas em grama. No Departamento de Policia Civil da Vila Formosa são mantidas limpeza e podas em arbustos. Já em alguns locais públicos do município os trabalhadores da Semea executam erradicação de árvores. Outras diferentes áreas verdes de Prudente, além das praças públicas e avenidas, recebem mutirões de limpeza em geral.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação

Saúde realiza ação em alusão ao Dia da Saúde e lança Semana de Combate a Leishmaniose

Segunda-feira, 6 de Agosto de 2012
Saúde realiza ação em alusão ao Dia da Saúde e lança Semana de Combate a Leishmaniose
Em alusão ao Dia Nacional da Saúde, lembrado nesse último domingo (05/08), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Presidente Prudente promoveu na manhã desta segunda-feira (06) uma mobilização no Calçadão da Maffei, nas proximidades da Praça 9 de Julho. Quem passou pelo local, no período entre 9h e 11h30, pôde obter informações sobre dengue, leishmaniose, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e hepatites virais, bem como receber preservativos. Além disso, a população contou com cães para adoção e vacinação contra raiva animal. Já os alunos do Grupo de Servidores Públicos Aposentados e Agregados participaram da ação com atividades de ginástica e danças.
Conforme a educadora de saúde da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), Elaine Bertacco, muitas pessoas insistem em ter galinha no perímetro urbano, o que é proibido, e o mosquito palha se alimenta do sangue da ave. No entanto, ela frisa que o protozoário não se desenvolve neste animal, pois seu sangue tem temperatura acima de 41ºC, e sim em todos os tipos de mamíferos, com maior incidência em cachorros.“É preciso sensibilizar as pessoas para que elas façam o dever de casa, seja no combate a dengue, no combate a leishmaniose e na luta contra as DSTs. A mobilização também é uma forma de estimulá-los a reservarem tempo no dia a dia para cuidar e zelar pela sua própria saúde”, comenta a educadora.
Segundo ela, a mobilização tem como objetivo promover saúde e prevenção a doenças, uma vez que o município soma 15 casos de leishmaniose e 202 de dengue. “Caso não haja limpeza em relação a recipientes que acumulem água, bem como materiais orgânicos, como frutas, galhos, fezes de animais, entre outros, haverá focos para criação de dengue e leishmaniose. Esses hábitos têm que ser de rotina”, complementa a educadora. De acordo com a educadora da VEM, o evento ocorre na área central de Prudente em razão do fluxo de pessoas no local. “Ele vendo acaba percebendo como não pode deixar o seu quintal”, pontua.
De acordo com o diretor do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), o médico veterinário Célio Nereu Soares, os moradores aderiram à vacinação contra raiva animal e se interessaram pelos cães que estavam expostos para doação. “Trouxemos quatro cachorros. Em pouco mais de uma hora de evento já tínhamos doado dois e reservado os outros dois. Isso para nós, enquanto profissionais e idealizadores do evento, é gratificante”, diz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: