SEITAS CHINESAS
CONFUCIONISMO
O confucionismo, conhecido pelos chineses como Jô Caio (ensinamentos dos sábios) mais um sistema filosófico-religioso-politico,do do que religião propriamente dita. O caráter do confucionismo tem um grande amor pela vida da humanidade.
Todo o seu sistema se fundamenta nos deveres recíproco dos homens, divididos em relações entre príncipe e de súditos, pais e filhos e cidadãos, alem de dar um novo brilho a antiga religião dos passados. A educação do homem, dos povos e dos governos eis a grande meta do confucionismo.
O FUNDADOR:
O fundador do Confucionismo, o mais notável mestre e filosofo da China chamava-se K'ong Fu-tse, em
chinês, daí o nome Confúcio. Tem poucos dados sobre a sua vida, que mistura-se varias lendas no Estado de Lu, no ano de 551 aC. E diz-se que para obter a graça celeste de uma gravidez, sua mãe realizou uma peregrinação pela montanha de Ni-kiecula, a vegetação abriu-se a sua passagem e ela encontrou cinco personagens e um unicórnio, animal benfazejo .
As cinco personagens eram representativas da madeira, fogo, terra, metal e água, os cinco elementos considerados popularmente como responsáveis pela origem das coisas terrena então revelado o nascimento de um filho, futuro “rei sem coroa”.
O relato da infância de Confúcio, apresentava-o como uma criança exemplar, desde cedo interessada em ritos religiosos e tradições que, ainda bem jovem, conquistou discípulos mesmo entre os senhores de Lu, tendo também exercido cargos importantes no Estado, intransigente, porem aos seus princípios, abandonou diversas vezes funções de importância, trocando-as pelos os estudos e comentários dos livros sagrados quase toda sua vida a procura de um “príncipe sábio e conselheiro”que realizasse um governo de acordo com suas orientações, já com 55 anos de idade, Confúcio visitou vários estados vizinhos, falando aos senhores feudais sobre suas ideias. Foi recebido como um erudito, mas nenhum dos governantes pensou em por em pratica, voltou para casa com a intenção de concentrar-se no ensino e foi bem sucedido.
Alguns dos seus alunos atingiram posição de autoridade que o próprio Confúcio foi incapaz de alcançar, discípulos se comportaram sempre como ministros a espera de um dignitário, porem Confúcio morreu em 479 a.C. sem jamais ter ocupado um alto cargo no estado, os discípulos se dividiram em oito seitas diversas. Muitos deles tornaram-se professores famosos, ministros de Estados, governantes e tutores do rei. Eram disputados por serem os únicos por conservar em suas escolas uma disciplina regular de treinamento para o serviço publico. Vulgarizaram e distorceram o Confucionismo, inventando lendas e tradições, bem como alterando mesmo suas doutrinas para conciliá-la com outras correntes intelectuais, tornando agradáveis aos poderosos a custas dos quais viviam.
DOUTRINAS:
Deus em Confúcio, a ideia de Deus aparecia definida, sobretudo como um principio cósmico imaterial denominado Tien. Mas não se negava a noção mais antiga de um Deus antropomórfico chamado de Shant-ti, pai do universo adorado num culto estatal. Admitia se a idéia de Deus como Tão(caminho) que assumiu aspecto de uma lei sobrenatural, determinantes das relações cosmos sociedades com a pratica de rito inflexíveis.
CÉU-Era como uma natureza, reguladora de tudo que existem no mundo, assim, o céu regulava todos os acontecimentos e atos humanos, punindo ou recompensando a cada um de acordo com sua sabedoria para compreender os fenômenos de céu, que e, quase uma testemunha silenciosa dos seus atos.
ORDEM CÓSMICA-O Yin, principio feminino negativo e o Yang, principio masculino positivo, embora contrários se completam e se equilibram. Geram todos os elementos do Cosmo. Impulsionam os cinco estados motivos da natureza, através do chamado “principio de destruição”: A terra absorve a água, a água apaga o fogo, o fogo derrete o metal, o metal corta a madeira, a madeira trabalha a terra. O ser humano pulsa ritmicamente com todo o universo e os fenômenos do céu repercutem na sua vida física, moral e espiritual, através dessa orientação natural e cósmica. Como intermediário entre o céu e a terra, o imperador completa com sua sabedoria, a harmonia universal. No inicio dos anos 70, (1970) logo após a “revolução cultural da china", Confúcio simboliza para o regime, influencias reacionárias no plano cultural e filosófica, a humanidade possui três grande obras dos séculos e milênios, são os seguintes:
BAGAVAD GITA- “Sublime Canção” da Índia, remonta aos tempos dos Vedas, apareceu a 5000 anos a.C.
O TAO TE KING-de Lao –Tse. O "livro que revela Deus" surgiu no sexto século, da nossa era na China.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: