Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ENIGMAS BIBLICOS


A palavra Bíblia, vem do nome da cidade de Biblos, que se chamava Gubla, muito tempo depois os Gregos deram esse nome, devido o papiro que em grego se chamava Biblos, o termo Biblos não é semita, mas talvez um fitônimo paleomediterraneo.

Os livros da Bíblia, perguntaram, vou falar sobre uma parte até onde pude entender; Os Profetas: Parece que os livros em questão foram reunidos numa coletânea no seculo III a.C., segundo documentos ou textos proveniente dos apóstolos os principais profetas. Os últimos, em geral, são agrupados em profetas antigos (dos seculos X e IX) grandes profetas (até cerca do ano 500), profetas no exílio (na Babilônia) e profetas pós exílio.

A maioria dos livros Bíblicos, foi escrito em hebreu, com exessão dos os que foram escritos depois do séc.V ( 500 anos) a.C, o texto completo da Bíblia (em hebreu)foi traduzido pela primeira vez por assembleia de linguistas judeus e gregos ( a tradução atribui-lhes o numero 70 ou 72, dai o nome de tradução dos Setenta) eles trabalharam em Alexandria, no Egito no séc. III e II a. C. Os Setenta fizeram esta tradução, não para uso dos gentios, (os estranhos) a fé judaica mas para os Israelitas que já habitavam no Egito, que não mais falavam o hebraico essa tradução permitiu ao mundo mediterrâneo assim conhecer as tradições judaicas, e assim devemos reconhecer que a Bíblia foi o primeiro livro de arqueologia do mundo.

Judeus incluíram nos livros dos profetas vários livros históricos, como de Josué, dos Juízes, de Samuel e Reis, o livro que fala das conquistas da terra de Canaã está no livro de Josué, o livro de Juízes, relata a instalação das tribos na terra prometida e suas lutas, está nos livros de Samuel e Reis, a historia da formação de um poder unificado sobre todas as tribos. Os livros são classificados em duas categorias: Grande e menores, segundo sua importância tanto histórico como religioso, porque nos conta os acontecimentos que houve na palestina, entre conquista e exílio.

Os livros religiosos de importância: Conta como foi a vida dos povos em Canaã, que são os poemas (Salmos, Provérbios, Livro de Jó) e "rolo" como o Cântico dos Cânticos, Rute, o Eclesiastes, Ester, Daniel, Esdras, Neemias as Cronicas e Deuteronômio.

Estudos Teológicos e Arqueologicos.
Fonte de pesquisa :A arqueologia e o Enigma da Bíblia
Autor: Louis Fredéric- grandes civilizações

Um comentário:

  1. Curiosa, um tanto preocupante por parte da ciência e da fé, é preciso estudar mais o texto

    ResponderExcluir

Postar um comentario,diga o que achou dessa postagem: